You are on page 1of 4

www.provasparaconcursos.com.

br

APOSTILA - PEDAGOGIA
01 - O vocabulrio e a formulao sinttica, nos textos para crianas, no costumam exceder o domnio cognitivo do leitor. Por isso, a preferncia dos escritores por um tipo de redao que coincida com as particularidades do estilo infantil. (Regina Zilberman . A literaturainfantil na escola. Global Editora , p . 5 1 ). A partir das idias apresentadas nesse texto, julgue os itens a seguir, referentes a caractersticas da linguagem dos textos da literatura infantil. I frases relativamente curtas II poucas frases subordinadas III utilizao freqente de voz passiva IV utilizao freqente de discurso indireto A quantidade de itens certos igual a (Cespe/UNB - Pedagogia) A - 1. B - 2. C - 3. D - 4.

02 - Um professor que deseje alcanar os objetivos traados para as aulas de literatura infantil deve I conhecer um acervo literrio representativo da literatura infantil. II dominar critrios de julgamento esttico que o preparem para selecionar obras de valor na formao dos alunos. III escolher textos que preparem os alunos para serem obedientes e calados em aula. Assinale a opo correta. (Cespe/UNB - Pedagogia) A - Apenas o item I est certo. B - Apenas os itens I e II esto certos. C - Apenas os itens I e III esto certos. D - Apenas os itens II e III esto certos.

03 - Considerando que, de acordo com tericos da rea, existam trs nveis estruturais da linguagem escrita: o pr-silbico, o silbico e o alfabtico, assinale a opo cuja caracterizao apresentada refere-se ao nvel silbico. (Cespe/UNB - Pedagogia) A - O aluno utiliza smbolos grficos de acordo com o nmero de slabas das palavras. B - O aluno utiliza duas ou trs letras para representar uma palavra. C - O aluno percebe que nem sempre um mesmo som corresponde a uma mesma letra. D - O aluno entende que, para representar palavras diferentes, ele precisa de caracteres variados.

04 - Letramento pode ser diferenciado de alfabetizao, ao ser conceituado como (Cespe/UNB - Pedagogia) A - a capacidade do indivduo de ler e de escrever. B - a possibilidade de codificar e decodificar a lngua escrita. C - um ato de transcrio das unidades sonoras em unidades grficas com coerncia. D - a condio de quem cultiva e exerce as prticas sociais que usam a escrita.

05 - Paulo Freire contribuiu de maneira decisiva para o aprofundamento da prtica pedaggica com jovens e adultos. Assinale a opo cujos pressupostos apresentados referem-se proposta de Paulo Freire. representaes. (Cespe/UNB - Pedagogia) A - Os temas geradores devem ser estabelecidos com neutralidade para que os alunos no sejam induzidos em suas representaes. B - A educao um ato coletivo e solidrio, pois pressupe a troca entre pessoas. C - O professor tem a responsabilidade de transmitir aos educandos os saberes acumulados e selecionados por ele. D - A educao uma questo de trabalho tcnico e jamais de trabalho poltico.

www.provasparaconcursos.com.br 06 - Com o objetivo de concretizar uma poltica de educao de jovens e adultos na sociedade brasileira, necessrio estabelecer alguns parmetros para se evitarem os altos nveis de evaso identificados em pesquisas recentes. Esses parmetros, incluem (Cespe/UNB - Pedagogia) A - selecionar atividades e saberes a partir da histria de vida dos educandos. B - atividades de alfabetizao podendo ser utilizados os mesmos livros didticos elaborados para crianas, pois os processos tm os mesmos objetivos. C - a previso de horrios especficos para a realizao das atividades pedaggicas, independentemente do contexto social dos estudantes, no interfere na aprendizagem de adultos, desde que o tempo seja bem aproveitado. D - evitar as atividades ldicas, pois no so apropriadas para essa modalidade de educao.

07 - Considere a situao em que uma professora de educao infantil tenha desenvolvido uma atividade fsica a partir de um poema indicado para crianas. Assinale a opo correta acerca desse tipo de atividade pedaggica. (Cespe/UNB - Pedagogia) A - A professora agiu corretamente, pois, na educao infantil, deve-se trabalhar apenas com livros e msicas infantis. B - Poemas so instrumentos inadequados para a realizao de atividades fsicas. C - Essa atividade possibilita a ampliao e o enriquecimento das mltiplas linguagens. D - As atividades fsicas so geralmente coletivas, por isso no contribuem para a construo da singularidade de cada criana.

08 - Assinale a opo correta em relao aos fundamentos atuais da educao infantil. (Cespe/UNB - Pedagogia) A - Nesse nvel, as atividades relacionadas ao processo de alfabetizao devem ser excludas, pois os alunos no esto em idade apropriada para realiz-las. B - A implementao de aes sistemticas que garantam o carter educativo de todas as relaes construdas fundamental para a qualidade do trabalho pedaggico nessa etapa. C - Na educao infantil, o jogo deve ser utilizado exclusivamente para divertir e no, para construir o conhecimento. D - As atividades ldicas devem ser utilizadas pelo professor para acalmar a turma e desenvolver a coordenao motora dos alunos.

09 - Quando inicia a vida escolar, a criana traz consigo a valorao de comportamentos favorveis ou desfavorveis sade provenientes da famlia e de outros grupos de relao mais direta. Durante a infncia e a adolescncia, pocas decisivas na construo do comportamento humano, a escola passa a assumir papel destacado devido sua funo social. A respeito do assunto e considerando o papel da escola na promoo da sade individual, julgue os seguintes itens.3 I A promoo da sade feita por meio da educao, da adoo de estilos de vida saudveis, do desenvolvimento de aptides e capacidades individuais e da produo de um ambiente saudvel. II Atividades de lazer so importantes para a manuteno da sade. III A subnutrio, embora torne o organismo frgil, no o deixa vulnervel ao desenvolvimento de doenas infecciosas. A quantidade de itens certos igual a (Cespe/UNB - Pedagogia) A - 0. B - 1. C - 2. D - 3.

10 - A sade coletiva envolve diversos fatores, entre os quais o bem-estar social, portanto, de interesse pblico. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. I A sade coletiva est ligada eficcia da sociedade em garantir a implantao de polticas pblicas voltadas para melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente a realidade e promover a transformao positiva dos fatores que determinam a condio de sade. II O conhecimento das condies do meio, como o saneamento e a moradia, essencial para a criao de medidas que promovam a qualidade de vida do indivduo, das famlias e das comunidades. III A formao de uma conscincia ambiental importante para a proteo e a recuperao ambiental, e pode favorecer a melhoria da sade coletiva.

www.provasparaconcursos.com.br

A quantidade de itens certos igual a (Cespe/UNB - Pedagogia) A - 0. B - 1. C - 2. D - 3.

11 - No dia da aula de geometria, cada aluno de uma determinada turma recebeu 5 palitos de picol idnticos para construir polgonos equilteros utilizando os palitos como lados da figura. Considere-se que cada aluno tenha construdo um tringulo e que, nessa situao, deixaram de ser utilizados 62 palitos. Se cada aluno, em vez de tringulo, tivesse construdo um losango, o nmero de palitos que no teriam sido utilizados seria igual a (Cespe/UNB - Pedagogia) A - 15. B - 17. C - 21. D - 31.

www.provasparaconcursos.com.br

Folha de Respostas
01 - B 02 - A 03 - A 04 - D 05 - B 06 - A 07 - C 08 - B 09 - C 10 - D 11 - D

You might also like