You are on page 1of 27

ELEMENTOS DE INTERPRETAO

CONCEITO a cincia ou a arte da obteno de informaes fidedignas por meio da fotografia atravs da aplicao de tcnicas de interpretao e avaliao. APLICAES No suporte a vrias cincias que se ocupam da organizao poltica, econmica, cultural e ambiental do mundo moderno.

INTERPRETAO DE AROFOTOS E IMAGENS As arofotos so imagens obtidas atravs da utilizao, principalmente, de filme pancromtico e a luz plena na faixa do visvel.
As imagens so obtidas com o uso de sensores que possibilitam a visualizao em vrias faixas do espectro.

Obtidas as fotografias areas e imagens (satlite), definidos os objetivos do trabalho inicia-se o processo de fotointerpretao que envolve trs etapas.

A foto leitura: uma interpretao onde se busca identificar os aspectos qualitativos existentes nas fotos tais como: vegetao, reas urbanas, rede de drenagem. A foto anlise: o estudo da avaliao e ordenao das partes que compe a fotografia/imagem, mencionando aspectos semiquantitativos daquilo que se interpreta. A fotointerpretao: o processo que utiliza o raciocnio lgico, dedutivo e indutivo na busca da compreeno e explicao dos objetos, feies ou condies estudadas nas fases anteriores.

ASPECTOS BSICOS DA FOTOINTERPRETAO A tarefa de foto-interpretao identificar as caractersticas de reas e objetos, determinando seu significado, atravs das imagens representadas nas fotografias areas ou imagens obtidas por satlite.

Para uma interpretao completa, so necessrias vrias tcnicas. Cada tcnica facilita e/ou melhora cada um dos elementos de interpretao. Os principais dentre estes so chamados de elementos de reconhecimento.

ELEMENTOS DE RECONHECIMENTO Matiz


O primeiro elemento a considerar o matiz (incluindo as cores). Numa imagem em branco e preto, o matiz varia do completamente branco at o preto, passando pelas vrias nuanas de cinza (claro, mdio e escuro). O olho humano pode definir entre 130 a 200 diferentes matizes de cinzas. Nas fotografias em cores, possvel ver vrios milhares de combinaes de cores em vrios nveis de intensidade.

Forma O segundo elemento de reconhecimento a forma. Devemos lembrar sempre que a forma que aparece a de uma vista rea.
Geralmente, quando vemos formas com traados retos e uniformes nas fotos areas ou em imagens, estas representam aspectos humanos (casas, estradas, plantaes, etc.).

As formas dos objetos construdos pelo homem freqentemente so regulares e de mais fcil percepo.

Padro Um outro elemento de reconhecimento o padro (s vezes chamado modelo), que se caracteriza pele unio ou extenso das formas. Existem muitos padres que o fotointrprete pode aproveitar para sua especialidade. Alguns padres so facilmente reconhecidos, como os aspectos retilneos e axadrezado das cidades (devido as ruas), ou os de uma rede de drenagem formada por rios de drenagem formada por rios e crregos.

Densidade possvel encontrar reas na natureza com formas, padres, etc. que possuem caractersticas similares, mas no com a mesma freqncia por quilmetro quadrado ou hectare. Esta freqncia ou intensidade denominada, na fotointerpretao, como densidade. Por exemplo, a densidade de casas pode variar de uma cidade para outra.

Declividade A declividade est quase na mesma categoria que a densidade, pois, ela tambm refere-se a uma caracterstica que pode variar em ntensidade. Notadamente, utilizamos o ngulo de declive para o reconhecimento dos tipos de vertentes, mergulhos, superfcie e linhas inclinadas.

o nico elemento de reconhecimento totalmente dependentes da viso estereoscpica, apesar de que a terceira dimenso facilita a percepo dos outros elementos de reconhecimento.

Textura A textura vem do arranjo de muitos elementos iguais ou similares que esto numa mesma rea ou que, em conjunto, compem um objeto. Por exemplo, s vezes no podemos ver uma rvore individualmente numa imagem, mas podemos ver a textura do conjunto das rvores, o que nos permite identificar que aquela uma rea de floresta e, algumas vezes, at de que tipo.
A textura pode ser classificada de muito grosseira at super fina; nesta ltima, os elementos da imagem quase se unem. Tambm podemos usar a classificao spera e aveludada para expressar, qualitativamente, a textura.

Tamanho

O tamanho do objeto real funo do tamanho da sua imagem na fotografia, e este depende exclusivamente das escala da fotografia. Conhecendo a escala, podemos medir o tamanho real de qualquer objeto visvel na imagem .
Essas medies complementam a fotointerpretao. S quando conhecemos a escala da fotografia e nesta fazemos medies do tamanho dos objetos.

CARACTERSTICAS DE UM FOTOINTRPRETE

O fator mais importantes para a fotointerpretao , sem dvida, o fotointrprete. Existem algumas caractersticas e qualidades que preciso que o intrprete possua.

Primeiramente, acuidade visual, que a capacidade de ver claramente as imagens nas fotografias.
A Segunda caractersticas a pacincia e a adaptabilidade para estudar um problema e chegar soluo correta e no somente aceitvel, ou rpida e incorreta.

O terceiro grupo de qualidades compreende o discernimento, o bom senso, o raciocnio e a lgica de intrprete durante a execuo de sua tarefa, para obteno da soluo correta, atravs do uso de todos os seus recursos.

A quarta caracterstica, e altamente desejvel a experincia profissional anterior. Esta minimiza a necessidade de ida ao campo.

Uma outra caracterstica a confiana que o fotointrprete deve ter em seu prprio trabalho, em suas decises, defendendo-as com argumentos lgicos e no com opinies subjetivas, no substanciadas.
A ltima habilidade a ser mencionada o poder de imaginao e observao, a capacidade de deduzir a induzir.

You might also like