You are on page 1of 12

1 GEECT GERNCIA DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA CEDUP CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL ABLIO PAULO CURSO TCNICO COM HABILITAO

AO EM QUMICA

EVELISE FERREIRA DA SILVA JONECI EDIO DO NASCIMENTO KEILA VIEIRA PEREIRA

TITULAO DE CIDOS POLIPRTICOS

CRICIMA, OUTUBRO DE 2011

GEECT GERNCIA DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA CEDUP CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL ABLIO PAULO CURSO TCNICO COM HABILITAO EM QUMICA

EVELISE FERREIRA DA SILVA JONECI EDIODO NASCIMENTO KEILA VIEIRA PEREIRA

TITULAO DE CIDOS POLIPRTICOS

Relatrio apresentado a professora Aline Cipriano, responsvel pela disciplina de Analise Qumica do Curso Tcnico com Habilitao em Qumica.

CRICIMA, OUTUBRO DE 2011

SUMRIO

1. INTRODUO ............................................................................................................ 4 2. REFERENCIAL TERICO ......................................................................................... 5 2.1. Titulao ............................................................................................................... 5 2.2. Titulaes de cidos e Bases fortes ...................................................................... 5 2.3. cido Cloridrico (HCL) ........................................................................................ 5 2.4. Hidroxido de Sdio (NaOH).................................................................................. 6 2.5. Carbonato de Sdio (Na2CO3) .............................. Error! Bookmark not defined. 2.6. Biftalato de Potssio (C8H5KO4) ........................ Error! Bookmark not defined. 2.7. Alaranjado de metila .............................................................................................. 6 2.8. Fenolftaleina .......................................................................................................... 6 3. MATERIAIS E REAGENTES..................................................................................... 7 4. PROCEDIMENTO ....................................................................................................... 8 4.1. Preparao da soluo de cido Clordrico .......................................................... 8 4.2. Preparao de soluo de Hidrxido de Sdio ...................................................... 8 4.3. Fatorao da soluo do cido Clordrico com Carbonato de Sdio.................... 8 4.4. Fatorao de soluo Hidrxido de Sdio com cido Clordrico ................ Error! Bookmark not defined. 4.5. Titulao de soluo de Hidrxido de Sdio com Biftalato de Potssio ...... Error! Bookmark not defined. 5. CLCULOS ................................................................................................................. 9 6. CONCLUSO ............................................................................................................ 10 7. REFERNCIA BIBLIOGRFICA ............................................................................ 12

1. INTRODUO
Este relatrio descreve o experimento realizado, com procedimentos que so capazes de determinar a quantidade de substancias de uma soluo pelo confronto com outra espcie qumica, de concentrao e natureza conhecidas. A maneira de realizar essas medidas em laboratrio atravs de titulaes de cidos poliprticos.

2. REFERENCIAL TERICO

2.1. Titulao
Titulao uma tcnica comum de laboratrio em anlise qumica quantitativa, usado para determinar a concentrao de um reagente conhecido. O mtodo consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentrao conhecida. A substncia de interesse em qualquer determinao recebe o nome de analito. A espcie qumica com concentrao definida recebe o nome de titulante, que , em geral, uma soluo obtida a partir de um padro primrio, podendo ser um sal ou uma substncia gerada na soluo que se deseja valorar. A soluo a ter sua concentrao determinada recebe o nome de titulado.

2.2. Titulaes de cidos Poliprticos


Os cidos denominados poloprticos, so substancias ou ons com capacidade de doar dois ou mais protons, sendo que essa ionizao ocorre por etapas e assim eles possuem duas ou mais constantes de ionizao. Temos como exemplo o H2SO4, H2S, e o H3PO4 que foi o cido usado nesse experimento. Na maior parte dos cidos poliprticos, desprezamos a sua segunda parte de protlise (....), pois esta muito pouco extensa, com excessao ao cido sulfrico, que tem sua priemeira constante de ionizao K1, muito elevada. Para os cidos poliprticos, todo o proton ionizavel se dissocia em etapas, por isso em dada titulao exde transferencia de proton existem varios pontos de equivalencia correspondente a cada proton que ioniza. O pH da soluo de um acido poliprotico que sofre a titulao pode ser estimado em qualquer ponto, considerando as espcies em soluo e o equilibrio de transferencia de protons que determina o Ph.

2.3. cido Fosfrico (H3PO4) Acido fosfrico um liquido claro, incolor, inodoro sua consistencia xaroposa. usado como agente acidificante, um cido produzido em massa, barato e disponivel em grandes quantidades, usado na remoo de ferrugem. O fsfor ocorre naturalmente em alimentos como o leite, carne, ovos, aves, nozes e peixes. Tambm usado no refrigente Coca Cola, por isso o efeito dela contra a ferrugem. O cido fosfrico triacido, sua neutralizao ocorre por etapas, na volumetria de neutralizaoestes pontos sao determinadosquando se atinge a zona de viragem do indicador utilizado. Figura 1, O grfico abaixo mostra a curva de titulao do H3PO4:

2.4. Hidrxido de Sdio (NaOH)


O hidrxido de sdio, tambm conhecido como soda custica, um hidrxido custico usado na indstria (principalmente como uma base qumica) na fabricao de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso domstico para a desobstruo de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido sua elevada reatividade. Reage de forma exotrmica com a gua e produzido por eletrlise de uma soluo aquosa de cloreto de sdio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

2.5. Alaranjado de metila


Alaranjado de metila um indicador de pH frequentemente usado em titulaes. frequentemente escolhido para ser usado em titulaes por causa de sua clara mudana de colorao. Por causa de sua mudana de colorao na faixa de pH medianamente cido, normalmente usado em titulaes de cidos. Diferentemente de um indicador universal, o alaranjado de metila no tem um largo espectro de mudana de cores, mas tem um bem definido ponto final. Em uma soluo comeando a se tornar menos cida, o alaranjado de metila tornar-se- de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo. Processo inverso ocorre para uma soluo aumentando em acidez.

2.8. Fenolftaleina
Fenolftaleina utilizada frequentemente em titulaes, na forma de suas solues alcolicas, mantm-se incolor em solues cidas e torna-se cor-de-rosa em solues bsicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8.

3. MATERIAIS E REAGENTES
Tabela 1 MATERIAIS Balo volumtrico Becker Erlenmeyer Pipeta Baqueta de vidro Suporte universal Vidro relgio Balana REAGENTES Acido Fosfrico 0,02 M Hidrxido de sdio Alaranjado de metila Fenolftalena Cloreto de Sdio Gelo gua destila

4. PROCEDIMENTOS

4.1. Preparao da soluo de cido Fosfrico


Durante a leitura feito do procedimento observou-se que descrevia apenas o preparo de uma soluo de 250 ml de Acido fosfrico, porem a pratica deveria ser preparados 1000 ml da soluo, para que ocorresse essa realizao foi realizado um calculo e ento chegando ao resultado, foi desenvolvido o seguinte procedimento: pesou-se 1,16 ml deH3PO4, diluiu-se em 50 ml de gua destilada, colocando em um balo volumtrico com capacidade de 1000 ml. Completou-se com gua destilada e agitamos at que essa mistura ficasse totalmente homognea.

4.2. Primeiro processo:


Retiramos do balo de 1000 ml, a quantidade de 50 ml da soluo preparada, colocamos em um erlenmeyer de 250 ml, adicionamos 50 ml de gua destilada, 15 g de cloreto de sdio, e por fim 6 gotas de fenolftalena em soluo 0,1%. Feito isso resfriamos a soluo preparada com gelo para que atingisse a temperatura entre 5 e 6 oC. Titulou-se com soluo de Hidrxido de Sdio (NaCl) 0,1N, at que conseguimos atingir e observar a primeira cor rsea persistente. Anotou-se a quantidade de base gasta.

4.3. Segundo processo:


Seguiu-se como na primeira etapa do primeiro processo, retirou-se 50 ml do balo com soluo de acido fosfrico 0,02 M, colocou-se em um erlenmeyer adicionando mais 50 ml de gua destilada, acrescentou-se 6 gotas de soluo de alaranjado de metila 0,1%. Titulamos com a soluo de Hidrxido de Sdio 0,1N at que ocorresse a viragem para alaranjado .

5. CLCULOS E DISCUES

5.1 Preparao da soluo de cido Fosfrico 0,02M : 1. =

2. 0,02=

3.

10 Atravs de alguns questionamentos, pode-se observar que a primeira etapa foi a base para os demais procedimentos. Ela deve estar precisamente dentro dos padres recomendados no procedimento. Em relao ao segundo procedimento houve a questo do resfriamento, esse etapa de resfriamento serve para dificultar a ionizao H+, fazendo com que somente a primeira etapa de ionizao acontecesse , tornando assim a primeira cor rsea persistente. Se durante a prtica no houvesse o resfriamento da soluo, aconteceria a total ionizao dos H+ e a cor correspondente seria com um tom diferenciado. Durante a titulao desse mesmo procedimento houve um gasto total de 25,2 ml da base. Durante o terceiro procedimento, onde no houve o resfriamento, gastou-se menor quantidade de base, um volume de 9,8 ml da mesma, a viragem acontece de forma mais rpida e de difcil percepo ao olho humano. Qualquer descuido do tcnico pode interferir nos clculos e resultados de cor de viragem, quando ocorreu a viragem a soluo de cor caramelo passou a um tom alaranjado claro.

11 6. CONCLUSO

Baseados em contedos estudados na disciplina de Anlise Qumica e em alguns procedimentos de titulao j realizados em laboratrio, podemos observar o quo importante este tipo de anlise, atravs dele podemos conhecer mais a fundo como distinguir a dissociao de alguns cidos, como isso funciona na teoria e tambm na pratica, a importncia do preparo correto das solues. Obteve-se o conhecimento de que a titulao de neutralizao consiste em uma titulao de acido com soluo padro alcalina, ou vice-versa, a seriedade de se conhecer os pontos de escala do pH, como se situa o ponto de equivalncia quando esta titulao envolve um cido forte com uma base forte, saber escolher o indicador apropriado. Com a manipulao desses cidos e bases e tambm do sal, pode-se colocar em prtica as normas laboratoriais j estudadas no inicio do curso, entendendo a importncia das mesmas. Com a realizao deste relatrio, tambm pode-se aprofundar os conhecimentos dos reagentes utilizados na pratica , onde se encontram, para que servem e como so produzidos. Por fim com essa pratica aperfeioamos nossos conhecimentos tcnicos.

12

7. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

www.colegioweb.com.br>quimica>equilibrio inico (acessado em 23/10/2011) HTTP://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/112.pdf (acessado em 23/10/2011) Spq.pt/boletim/docs/boletim.spq_117_043_18.pdf (acessado em 23/10/2011) Unl.pt/guia/2007/fet/c-431/uc-7078-5 (acessado em 23/10/2011) Ebah.com.br/content/abaaaa1hcad/acidosoliproticos (acessado em 24/10/2011) Scribd.com/doc/58265053/29/acidospoliproticos (acessado em 24/10/2011)

You might also like