You are on page 1of 8

4d em frente

Projeto

Disciplina: Estgio Integrado Alunos: Cristiano, Samanta e Shana.

4d Arquitetura
Escritrio de arquitetura, voltado para o conceito contemporneo, com 6 anos de atuao no mercado gacho, localizada em Porto Alegre/ RS. Formado por 3 scios, todos Arquitetos e ps graduados e com muita energia para elevar a marca nos mercados de interesse. Aps pesquisas levantadas no diagnstico, constatou-se uma grande oportunidade no mercado gacho, pois no h concorrentes diretos, que atuem somente com arquitetura contempornea como a 4d. Seus principais clientes e maior nmero de projetos encontram-se na Regio Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gacha Regio da Uva e do Vinho. Seu portiflio traz 1 Concurso ganho e construdo (Rua Coberta de Carlos Barbosa) e o XI Grande Prmio de Arquitetura Corporativa, promovido em nvel Amrica Latina, com o projeto Bortolini Mveis. O escritrio trabalha com pouca visibilidade em termos comunicacionais, tendo como canais de comunicao: site, blog, newsletter mensal, twitter e facebook. Quanto as redes sociais, so atualizadas com baixa frequencia, no de acordo com as exigncias e realidade destes canais. No ano de 2011 a 4d contou com algumas veiculaes em revistas: 1 na AU (revista de circulao nacional), 2 na RM (foco de circulao Porto Alegre e Litoral Norte) e 1 na Revista Referncia Produtos em Madeira (circulao nacional, com foco no Paran) No momento h uma tima oportunidade de divulgao da empresa, pelo fato de estar sendo publicada em diversas revistas do ramo.

Pblicos Estratgicos
Funcionrio: 1 Arquiteto Consultorias de servios (Marketing/ Sustentabilidade) Imprensa

Mestre de obras/ pedreiros

Empreiteiros

Clientes

Engenheiros Civis

Lojas de materiais de construo/ madeireiras/ lojas de mveis Amigos/ seguidores das redes sociais

Universidades: Coordenadores, professores e estudantes de cursos de interesse

A partir do diagnstico, foi realizado um Plano de Comunicao para a 4d Arquitetura, traado para aumentar a visibilidade da 4d Arquitetura e o seu conceito arquitetnico, por meio de projetos que estabeleam relacionamentos com clientes ativos e em potencial e sociedade em geral. Dentro deste plano, encontra-se o projeto 4d em frente, que oferece s universidades, palestras da 4d Arquitetura durante suas semanas acadmicas ou demais eventos de interesse das instituies. Com a presena de pelo menos 2 scios da 4d, as palestras seguem um roteiro definido, afim de garantir que todas as informaes necessrias sempre sejam repassadas aos expectadores e tambm para estabelecer uma identidade ao projeto.

Projeto 4d em frente
Objetivo Geral: fomentar a arquitetura contempornea no ambiente acadmico do RS. Objetivos Especficos: divulgar, na Regio Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gacha, a arquitetura contempornea e a 4d Arquitetura como referncia neste conceito. Pblicos estratgicos Coordenadores, professores e estudantes de cursos de interesse na arquitetura.

Projeto 4d em frente

DINMICA
DIVULGAO DO PROJETO: Levantamento de contatos dos Coordenadores dos Cursos de Eng Civil, Arquitetura e Design das Universidades de Porto Alegre, Regio Metropolitana e da Serra Gacha (Vale dos Vinhedos). Aps isso, foi enviado um email marketing divulgando o projeto aos mesmos, seguido de contatos telefnicos para confirmar o recebimento do e-mail e colocando-se disposio para mais informaes e realizao das palestras. PARA A PALESTRA: o roteiro definido para a apresentao das palestras foi:
Histria da 4d, conceito da arquitetura contempornea e sua relao com a sustentabilidade; Comparao entre a aceitao do conceito no mercado gacho e no internacional; 4 importantes projetos realizados pela 4d (Fbrica Bortolini Mveis + Fbrica Ortobras + Rua Coberta Carlos Barbosa + Casa Hack); Convite para que os presentes faam parte de suas redes sociais e visita ao site; Espao para perguntas.

AVALIAO DO PROJETO:
Fichas de avaliao com espao para preenchimento dos contatos distribudas na entrada das palestras. Avaliao composta por questes quantitativas e qualitativas. Ao trmino, so entregues

Projeto 4d em frente
PS PALESTRAS Aps as palestras, haver comunicao do projeto por meio de: Texto no blog + compartilhamento nas redes sociais: Twitter e Facebook. Texto na newsletter Os contatos obtidos por meio das avaliaes sero inclusos no mailing da newsletter da 4d. Ao longo da semana seguinte, haver agradecimento por meio de e-mail, facebook e do twitter, aos participantes que deixaram seus contatos na ficha de avaliao. ORAMENTO Custo com as fichas de avaliao. R$ 0,10 por ficha. Depender da demanda da universidades. INSTRUMENTOS DE COMUNICAO UTILIZADOS NO PROJETO E-mail, telefone, apresentao multimdia, avaliao, blog, twitter, facebook e newsletter.

Projeto 4d em frente
Resultados obtidos na palestra realizada na FSG, em Caxias do Sul, em 07/11/11: DE 70 PARTICIPANTES, 53 RESPONDERAM A FICHA DE AVALIAO. Dos 53 respondentes, 32 acharam o contedo da palestra interessante, 20 acreditarem ser bom e 1 razovel. No houve nenhum avaliao ruim da palestra. 36,9% do pblico afirma que a palestra contribui para conhecer os projetos contemporneos realizados no Sul do Brasil, 31,5% dizem que contribui para conhecer um jovem escritrio de arquitetura trabalhando com o conceito contemporneo e outros 31,5% dizem que contribui para conhecer o conceito de arquitetura contempornea. Nenhum participante diz que em nada contribui. 40,4 % afirmam que o projeto 4d em frente contribui para o conhecimento arquitetnico, 17,9% acredita que instiga o empreendedorismo, 25,8% diz que desperta o interesse de alunos e professores pela arquitetura contempornea e 15,7% diz que instiga a trabalhar diretamente com o conceito contemporneo. Nenhum participante diz que no tem valor algum para quem assiste. 81,9% diz que a arquitetura contempornea tem espao na Serra Gacha e 18,5% diz que no. Algumas mensagens deixadas nas fichas: A 4d Arquitetura apresenta um conceito muito bem estabelecido e produzido sobre a arquitetura contempornea e com relao a palestra, que foi muito bem apresentada. S. M. A. A palestra foi muito produtiva e me incentivou bastante a seguir no curso, pois estava em dvida. Mesmo morando em Caxias, espero um dia poder visitar ou at mesmo trabalhar com algo parecido, pois o modo de trabalhar do escritrio muito show. W.V. Parabns pelos projetos e obrigado pela palestra e dicas para nos tornarmos timos profissionais. V.E. Gostaria de elogiar os projetos da 4d, por apresentarem a preocupao com a sustentabilidade e o uso de linhas puras. A.C.S.

Projeto 4d em frente

Notcia publicada no site da FSG no dia seguinte palestra:

You might also like