You are on page 1of 5

Trabalho de Sociologia! Trs grandes concepes loscas de liberdade! !

A primeira grande teoria losca da liberdade exposta por Aristteles em sua obra tica a Nicmano, livro ____? e, com variantes, permanece atravs dos sculos chegando at o sculo XX, quando foi retomada por Sartre. !

! ! ! ! ! !

(OBS: Jean-Paul Charles Aymard Sartre, Paris,1905 Paris, 1980. Filsofo, escritor e crtico francs, conhecido como representante do existencialismo. Ver anotaes no nal)!

Nessa concepo a liberdade se ope ao que condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingncia)! ! Diz Aristteles que livre aquele que tem em si mesmo o princpio para agir ou no agir, isto , aquele que causa interna de sua ao ou da deciso de no agir. A liberdade concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada. pensada, tambm, como ausncia de constrangimentos externos e internos, isto , como uma capacidade que no encontra obstculos para se realizar, nem forada por coisa alguma para agir. Trata-se da espontaneidade plena do agente, que d a si mesmo os motivos e os ns de sua ao, sem ser constrangido ou forado por nada e por ningum. Assim, na concepo Aristotlica, a liberdade um princpio para escolher entre alternativas possveis, realizando-se como deciso e ato voluntrio. ! Contrariamente ao necessrio ou necessidade, sobre a qual o agente sofre a ao de uma causa externa que o obriga a agir sempre de uma determinada maneira, no ato voluntrio livre o agente causa de si, isto , causa integral de sua ao.Sem dvida poder-se-ia dizer que a vontade livre determinada pela razo ou pela inteligncia e, nesse caso, seria preciso admitir que no causa de si ou incondicionada, mas que causada pelo raciocnio ou pelo pensamento. !

(Exemplo dado em sala de aula: se algum vota em um candidato porque ganhou uma blusa:! 1 - ! Para que exista a liberdade, como diz Aristteles, no pode haver condicionamento externo (necessidade), a ao dever ser realizada sem ausncia de constrangimento. Diante do favor recebido, existe o constrangimento em tomar a deciso que ele considera a mais correta, aquele pode no ser o melhor e o candidato mais indicado.! ! ! 2 -O princpio para agir no partiu dele, o seu voto no partiu de uma causa interna, do seu modo de pensar, a sua vontade no foi determinada pela razo ou pela inteligncia.!

No entanto, como disseram os lsofos posteriores a Aristteles, a inteligncia inclina a vontade numa certa direo , mas no a obriga e nem a constrange, tanto assim que podemos agir na direo contrria indicada pela inteligncia ou pela razo. por ser livre e incondicionada que a vontade pode seguir ou no os conselhos da conscincia. A liberdade ser tica quando o exerccio da vontade estiver em harmonia com a direo apontada pela razo !

! ! ! A segunda concepo de liberdade, foi inicialmente desenvolvida por uma escola de Filosoa do perodo helenstico, o estoicismo, ressurgindo no sculo XVII com o lsofo Espinosa,retomada no sculo XVIII, por Voltaire, e, no sculo XIX, com Hegel e Marx. !

Eles conservam a idia aristotlica de que a liberdade a autodeterminao ou ser uma causa em si. Conservam tambm a idia de que livre aquele que age sem ser forado nem constrangido por nada ou por ningum e, portanto, age movido espontaneamente por uma fora interna prpria. No entanto, diferente de Aristteles ou de Sartre, no colocam a liberdade no ato da escolha realizado pela vontade individual, mas na atividade do todo, do qual os indivduos so partes. !

O todo ou a totalidade, pode ser a Natureza - como para os esticos e Espinosa - , ou a Cultura - como para Hegel - ou, enm, uma formao histrico-social - como para Marx. Em qualquer dos casos, a totalidade que age ou atua segundo seus prprios princpios, dando a si mesma suas leis, suas regras, suas normas. Essa totalidade livre em si mesma porque nada a fora ou a obriga do exterior, e por sua liberdade instaura leis e normas necessrias para suas partes (os indivduos). Em outras palavras, a liberdade, agora, no um poder individual incondicionado para escolher - a Natureza no escolhe, a Cultura no escolhe, uma formao social no escolhe - , mas o poder mesmo, sendo necessariamente o que e fazendo necessariamente o que faz.!

! ! ! !

eao dizerem que somos livres para fazer alguma coisa quando temos o poder para fazla.! (Ex. No somos livre para ir lua, mas somos livres para escolher se dormimos at tarde, ou se levantamos ao clarear do dia para assistir aula).! ! "VOLTAIRE"!

! Franois Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694 1778), ! ! ! !

Filho de abastada famlia burguesa, estudou com os jesutas no colgio de Clermont onde revelou-se um aluno brilhante. ! De acordo com Cezar Roberto Biittencourt (Manual de Direito Penal - Parte Geral) ! As correntes iluministas e humanitrias, que atingiram seu apogeu na Revoluo Francesa, cujos principais representantes foram Voltaire Montesquieu e Rousseau, fazem severas criticas aos excessos imperantes na Legislao penal da poca, propondo a individualizao da pena, a proporcionalidade, alem da necessria crueldade! Voltaire foi um pensador que se ops intolerncia religiosa e intolerncia de opinio existentes na Europa no perodo em que viveu e cou conhecido por dirigir duras crticas aos reis absolutistas e aos privilgios do clero e da nobreza. Atacou com veemncia alguns abusos praticados pelo Antigo Regime.! ! Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rgidas leis de censura e severas punies para quem as quebrasse. !

Por causa de versos irreverentes contra os governantes foi preso na Bastilha (1717-1718), Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova priso, refugiou-se na Inglaterra. Durante os trs anos em que permaneceu naquele pas, conheceu e passou a admirar as idias polticas de John Locke.! uma dentre muitas guras do Iluminismo cujas obras e idias inuenciaram pensadores importantes tanto da Revoluo Francesa quanto da Americana.! A Guerra da Independncia dos Estados Unidos da Amrica (1775-1783)! Terceira!

Durante a Revoluo Francesa, o termo igualdade compunha a palavra-de-ordem dos revolucionrios:! Liberdade, Igualdade e Fraternidade.!

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! IGUALDADE! !

! ! !

Igualdade a inexistncia de desvios ou incongruncias sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivduos, idias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam que seja feita uma comparao.! Em sua concepo clssica, a idia de sociedade igualitria comeou a ser cunhada durante o Iluminismo, para idealizar uma realidade em que no houvesse distino jurdica entre nobreza, burguesia, clero e escravos.! Especicamente em Poltica, o conceito de Igualdade descreve a ausncia de diferenas de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade. Em sua concepo clssica, a idia de sociedade igualitria comeou a ser cunhada durante o Iluminismo, para idealizar uma realidade em que no houvesse distino jurdica entre nobreza, burguesia, clero e escravos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado para incluir tambm a igualdade de direitos entre gneros, classes, etnias, orientaes sexuais etc..!

! !

No contexto da ps-modernidade, a idia de igualdade tem sido gradualmente abandonada e preterida pela idia de diversidade.!

Juridicamente, a igualdade uma norma que impe tratar todos da mesma maneira. Mas a partir desse conceito inicial, temos muitos desdobramentos e incertezas.!

A Guerra da Independncia dos Estados Unidos da Amrica (17751783), tambm conhecida como Guerra Revolucionria Americana, comeou aps!

! !

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! Liberdade em Sartre! ! ! ! ! ! !

Sartre defende que o homem livre e responsvel por tudo que est sua volta. Somos inteiramente responsveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro.! Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser; e sempre poderemos mudar o que somos. ! Para Sartre, a liberdade a escolha incondicional que o prprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob poder de foras externas mais poderosas do que a nossa vontade, esse julgamento uma deciso livre, pois outros homens, nas mesmas circunstncias, no se curvaram nem se resignaram.! Em outras palavras, conformar-se ou resignar-se uma deciso livre, tanto quanto no se resignar nem se conformar, lutando contra as circunstncias, Quanto dizemos estar fatigados, a fadiga uma deciso nossa. Quando dizemos estar enfraquecidos, a fraqueza uma deciso nossa, Quando dizemos no ter o que fazer, o abandono uma deciso nossa. Ceder tanto quanto no ceder uma deciso nossa. ! Por isso, Sartre arma que estamos condenados liberdade. ela que dene a humanidade dos humanos, sem escapatria. ! Os valores morais no so limites para a liberdade.! O existencialismo ateu de Sartre, por sua natureza avessa aos dogmas da igreja e da moral constituda, atraiu muitos grupos que viam na defesa da liberdade e da vida autntica um endosso vida desregrada - obviamente, por um erro na compreenso do que h de essencial na concepo de liberdade elaborada pelo lsofo francs. Por razes semelhantes foi vista por muitos como uma losoa nociva aos valores da sociedade e manuteno da ordem. Seria uma losoa contra a humanidade. Esta uma das razes porque toda a obra de Sartre foi includa no Index de obras proibidas pela Igreja Catlica.!

ILUMINISMO! O movimento intelectual do sculo XVIII, conhecido como IIuminismo, o que caracteriza o sculo das luzes exalta a capacidade humana de conhecer e agir pela "luz da razo " . Critica a religio, que submete o indivduo heteronomia, que o subjuga.... !

! ! ! ! ! ! ! ! ! !

REVOLUO FRANCESA! entre todas as revolues contemporneas, a Revoluo Francesa foi a nica ecumnica (universal). Sua inuncia direta universal, pois ela forneceu o padro para todos os movimentos revolucionrios subsequentes.! Lembrar que a "reao feudal" foi o que realmente forneceu a centelha que fez explodir o barril de plvora da Frana.! Suas idias revolucionaram o mundo. um marco em todos os pases. Os levantes que levaram libertao da Amrica Latina depois de 1808. Foi o primeiro grande movimento de idias da cristandade ocidental que teve algum efeito real sobre o mundo islmico. Por volta dos meados do sculo XIX a palavra turca vatan, se transformou, sob a inuncia da Rev. Francesa, em algo parecido com liberdade.! DECLARAO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO de 1789:! "Os homens nascem e vivem livres e iguais perante a lei"! Em tempos de revoluo nada mais poderoso do que a queda de smbolos o que aconteceu com a queda da Bastilha em 14 de julho de 1789 - divulgando e espalhando a revoluo para as provncias e para o campo.! Tentativa suicida do rei de fugir do pas: os reis tradicionais que abandonam os seus povos perdem o direito lealdade - levou a maioria do clero e de seus is `oposio. ao armada dos sansculottes de Paris.! Maioria dos homens sentia fome e muitos tinham medo; foi um fenmeno to terrvel e irresistvel, quanto primeira exploso nuclear, e toda histria vem sendo, permanentemente transformada por ele. a energia que ela gerou foi suciente para varrer os exrcitos dos velhos regimes da Europa como se fossem feitos de palha.

You might also like