You are on page 1of 4

Trangnicos

Transgnicos ou transgnicos so organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica, contm materiais genticos de outros organismos. A gerao de transgnicos visa organismos com caractersticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na rea de transgenia j so alcanados desde a dcada de 1970, na qual foi desenvolvida a tcnica do DNA recombinante. A manipulao gentica combina caractersticas de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente no aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que no se cruzariam por mtodos naturais.
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgnicos, so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico. O processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vrus ou bactrias em milho e assim por diante. Quase todos os pases da Europa tm rejeitado os produtos transgnicos. Devido presso de grupos ambientalistas e da populao, os governos europeus proibiram sua comercializao e seu cultivo (quase 80% dos europeus no querem consumir transgnicos). As sementes transgnicas so patenteadas pelas empresas que as desenvolveram. Quando o agricultor compra essas sementes, ele assina um contrato que o probe de replant-las no ano seguinte (prtica de guardar sementes, tradicional da agricultura), comercializ-las, troc-las ou pass-las adiante. Os EUA, o Brasil e a Argentina concentram 80% da produo mundial de soja, na sua maioria exportada para a Europa e para o Japo. Estes mercados consumidores tm visto no Brasil a nica opo para a compra de gros no transgnicos. So enormes as presses que vm sendo feitas sobre o governo brasileiro pelo lobby das indstrias e dos governos americano e argentino e sobre os agricultores brasileiros, atravs de intensa propaganda da indstria, para que os transgnicos sejam liberados e cultivados. Ainda no existem normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgnicos na sade do consumidor e no meio ambiente e h srios indcios de que eles sejam prejudiciais. Os prprios mdicos e cientistas ainda tm muitas dvidas e divergncias quanto aos riscos dessas espcies. No existe um s estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros. Os produtos contendo transgnicos que esto nas prateleiras de alguns supermercados no so rotulados para que o consumidor possa exercer o seu direito de escolha.

Aplicaes
A aplicao mais imediata dos organismos transgnicos e dos organismos geneticamente modificados em geral a sua utilizao em investigao cientfica. A expresso de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreenso da funo desse mesmo gene. No caso das plantas, por exemplo, espcies com um reduzido ciclo de vida podem ser utilizadas como "hospedeiras" para a insero de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgnicas podero depois ser utilizadas para estudar a funo do gene de interesse mas num espao de tempo muito mais curto. Este tipo de abordagem tambm usado no caso de animais, sendo a Drosophila melanogaster mosca da fruta um dos principais organismos modelos. Em outros casos, a utilizao de transgnicos uma abordagem para a produo de determinados compostos de interesse comrcio, medicina ou agronmico, por exemplo. O primeiro caso pblico foi a utilizao da bactria Escherichia coli, que foi modificada de modo a produzir insulina humana em finais da dcada de 1970. Um exemplo recente, j em 2007, foi o facto de uma equipe de desenvolver mosquitos bobucha resistentes ao parasita da malria,atravs da insero de um gene que previne a infeco destes insectos pelo parasita portador da doena. [carece de fontes?]

Alimentos transgnicos
So alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrio foi modificado em laboratrio, pela insero de pelo menos um gene de outra espcie. Alguns dos motivos de modificao desses alimentos so para que as plantas possam resistir s pragas (insetos, fungos, vrus, bactrias e outros) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluio dos terrenos e lenis de gua. O uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotxicos pode diminuir com o uso dos transgnicos, j que eles tornam possvel o uso de produtos qumicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar at cinco aplicaes de herbicida, enquanto que uma lavoura transgnica Roundup Ready (resistncia ao herbicida glifosato) utiliza apenas uma aplicao.[1]

Prevalncia de culturas geneticamente modificadas


estimado que a rea de cultivo deste tipo de variedades esteja com uma taxa de crescimento de 13% ao ano. A rea total plantada j superior a 100 milhes de hectares, sendo os principais produtores os Estados Unidos, o Canad, o Brasil, a Argentina, a China e a ndia. Vrios pases europeus, entre os milhes de hectares de culturas transgnicas. As culturas prevalentes so as de milho, soja e algodo, baseadas principalmente na tecnologia Bt.[2]

Polmica
Atualmente existe um debate bastante intenso relacionado insero de alimentos geneticamente modificados (AGM) no mercado. Alguns mercados mundiais, como o Japo, rejeitam fortemente a entrada de alimentos com estas caractersticas, enquanto que outros, como os norte e sul-americanos e o asitico tm aceito estas variedades agronmicas. Desde 2004, aps seis anos de proibio, a Unio Europia autorizou a importao de produtos transgnicos. No dia 2 de maro de 2010, a Unio Europia aprovou o plantio de batata e milho transgnicos no continente, aps solicitaes dos Estados Unidos. A batata transgnica ser destinada para a fabricao de papel, adesivos e txteis. O milho atender a indstria alimentcia. Cada pas da Unio Europeia poder ser responsvel pelo cultivo transgnico em suas fronteiras em votao marcada para o meio do ano [3].

Polinizao cruzada

Uma das preocupaes manifestadas em relao utilizao de plantas transgnicas prende-se com a possvel polinizao cruzada entre estas espcies com as existentes na natureza ou com culturas no modificadas. Vrios estudos tm demonstrado que a existncia de polinizao cruzada real, mas que diminui drasticamente com a distncia cultura transgnica. Abud et al. (2007) [4], num estudo realizado no Brasil, demonstraram que aps 10 metros de distanciamento entre plantas de soja transgnica e soja convencional, a polinizao cruzada negligencivel. No caso do milho, Ma et al. (2004) [5] referem que essa distncia de aproximadamente 30 metros. Tais dados levam a que, para a plantao de uma cultura transgnica, tenha que ser respeitada uma determinada distncia de segurana em relao s culturas vizinhas. Os investigadores defendem que esta distncia deve ser avaliada caso a caso devido s diferenas no tamanho, peso e meio de transporte dos diferentes gros de plen. Uma outra controvrsia relacionada com a polinizao cruzada foi a utilizao da chamada tecnologia Terminator (em portugus Exterminador). Esta tecnologia baseia-se na adio, planta em causa, de um gene que no permite a produo de plen vivel. A utilizao desta ferramenta permitiria a no propagao do plen transgnico, evitando quaisquer cruzamentos com outras plantas. Esta aco das empresas de produo de transgnicos foi largamente condenada por ser vista como uma tentativa de evitar que os agricultores pudessem propagar as plantas por mais que um ano, obrigando-os a comprar novas sementes todas as temporadas [6].

Impacto na sade humana/animal


Vrias informaes contraditrias tm sido lanadas de diversos setores quanto aos potenciais danos que os organismos transgnicos possam provocar nos seus consumidores. Em 1998, o investigador rpd Pusztai e a sua equipe lanaram o pnico na Europa, ao afirmar que tinham obtido resultados que demonstravam o efeito nefasto de batata transgnica, quando presente na alimentao de ratos. Quando estes resultados foram publicados verificou-se que o referido efeito tinha sido devido ao transgene inserido nessas batatas ser de uma lectina, que por si s tem um efeito txico no desenvolvimento dos mamferos [7]. Estes investigadores sofreram pesadas crticas da classe poltica e da comunidade cientfica em geral. No entanto, ainda h alguma controvrsia quanto interpretao dos resultados destes autores, opondo organizaes no governamentais a alguns cientistas. Outro caso de um estudo acerca do potencial efeito de transgnicos na sade pblica foi o de Sralini et al. (2007) [8]. Estes investigadores reavaliaram estatisticamente dados publicados anteriormente pela multinacional Monsanto, e declararam que a alimentao de ratos com milho transgnico MON863 provocou toxicidade heptica e renal, bem como alteraes no crescimento. A European Food Safety Authority (Autoridade Europeia para a Segurana Alimentar) aprovou o MON863 para consumo humano na Unio Europeia[9], baseando-se nas concluses dos estudos entregues pela Monsanto. A Autoridade concluiu que as diferenas encontradas no estudo de Sralini no eram biologicamente relevantes e que os mtodos estatsticos utilizados neste estudo eram incorrectos [10][11], pelo que no procedeu reavaliao da aprovao. No entanto, at data nenhum estudo cientfico foi publicado que tenha colocado em causa o estudo da equipa de Seraliny. Esta discusso acentuou a polmica sobre quem deve ser responsvel pela avaliao do impacto deste tipo de produtos. O facto de algumas avaliaes serem feitas pelas prprias empresas que os produzem tem levantado grande indignao por parte de organizaes ambientalistas. O Painel OGM responsvel pela avaliao dos transgnicos da European Food Safety Authority foi tambm criticado por vrios estados-membros, casos da Itlia e a ustria, que acusam este painel de cientistas de parcialidade.

Alergenicidade
Algumas das crticas que os transgnicos tm recebido tm a ver com a potencial reao alrgica dos animais/humanos a estes alimentos. O caso mais conhecido foi a utilizao de um gene de uma noz brasileira com vista ao melhoramento nutricional da soja para alimentao animal. A noz em causa era j conhecida como causadora de alergia em determinados indivduos. O gene utilizado para modificao da soja tinha como funo aumentar os nveis de metionina, um aminocido essencial. Estudos realizados verificaram que a capacidade alergnica da noz tinha sido transmitida soja [12], o que levou a que a empresa responsvel terminasse o desenvolvimento desta variedade.

Mais recentemente, investigadores portugueses do Instituto de Tecnologia Qumica e Biolgica, do Instituto Nacional de Sade Doutor Ricardo Jorge, e do Instituto Superior de Agronomia, entre outros, testaram a resposta alrgica de diversos pacientes alimentao com milho e soja transgnica. Este estudo no detectou qualquer diferena na reao s plantas transgnicas, quando comparada com as plantas originais [13][14].

Fatores socioeconmicos
Grande parte das polmicas originadas com a questo dos transgnicos est diretamente relacionada a seu efeito na economia mundial. Pases atualmente bem estabelecidos economicamente e que tiveram sua economia baseada nos avanos da chamada gentica clssica so contra as inovaes tecnolgicas dos transgnicos. A Europa, por exemplo, possui uma agricultura familiar baseada em cultivares desenvolvidos durante sculos e que no tem condies de competir com pases que alm de possuir grandes extenses de terra, poderiam agora cultivar os transgnicos. Para alm disso, localizam-se em espao europeu muitas das empresas produtoras de herbicidas e pesticidas, que so peas importantes na aceitao ou no de variedades agrcolas que possam comprometer os seus negcios. tambm utilizado o argumento de que o cultivo de transgnicos poderia reduzir o problema da fome, visto que aumentaria a produtividade de variadas culturas, nomeadamente cereais. Porm, muitos estudos, inclusive o do ganhador do Prmio Nobel de Economia, Amartya Sen, revelam que o problema da fome no mundo hoje no ligado escassez de alimentos ou baixa produo, mas injusta distribuio de alimentos em funo da baixa renda das populaes pobres. Dessa forma questiona-se a alegao de que a biotecnologia poderia provocar uma reduo no problema da fome no mundo.

Utilizao de compostos qumicos


Argumentos a favor dos transgnicos incluem a reduo do uso de compostos como herbicidas, pesticidas, fungicidas, micro-fertilizantes (que por sua pequena estrutura, causam grande degradao do DNA Mitocondrial) e certos adubos, cuja acumulao pode causar srios danos aos ecossistemas a eles expostos. As organizaes ambientalistas questionam se os benefcios da utilizao destas plantas poderia compensar os possveis potenciais malefcios por elas causados, como foi atrs referido. Um exemplo so as culturas baseadas na tecnologia Bt, resultante de um melhoramento por transgenia (incorporando genes da bactria Bacillus thuringiensis) que confere planta uma proteo natural a larvas de certos insetos, tornando praticamente desnecessrio o controle destes por meio de pesticidas normalmente neurotxicos, de alta agressividade ambiental, que em culturas no transgnicas so utilizados em larga escala. Tem sido posta em causa recentemente se esta tecnologia afetaria tambm insetos no-alvo, como abelhas e borboletas. No entanto, tm sido publicados alguns artigos cientficos demonstrando que os insetos no-alvo so mais abundantes nos campos de plantas transgnicas do que nos campos convencionais sujeitos a pesticidas [15] . Mas recentemente, um estudo de uma equipe de investigadores da Universidade de Indiana descobriu que o plen e outras partes da planta de milho transgnico Bt so lixiviadas para os cursos de gua perto de campos de milho at distncias de 2 km, apresentando efeitos de toxicidade na mosca-da-gua, que um alimento importante para organismos superiores dos ecossistemas aquticos, tais como os peixes e anfbios

You might also like