You are on page 1of 8

Introduo

O Presente relatrio uma sntese das observaes realizadas em crianas. O mesmo foi indicado pela professora da disciplina prtica assistida 1, Anne Gleide Filgueira Pereira, pela professora da disciplina de Educao Tatiana Vasconcelos e pela professora da disciplina do desenvolvimento Daniela Ribeiro Barros. Foi solicitado aos alunos Nayane Medeiros e Adna Priscila R. Cabral, no dia 02 de novembro de 2011, por estas professoras fosse desenvolvido um trabalho de observao sistemtica com crianas de 0 a 6 anos utilizando a tcnica de registro continuo curso. Este estudo muito importante, pois atravs dele, traz a si um maior conhecimento da dinmica desenvolvida no psiclogo.

Objetivos

O trabalho tem por objetivo proporcionar ao aluno do curso de Psicologia a vivencia das tcnicas da observao sistemtica de crianas de 0 a 6 anos de idade. Atravs do registro continuo dos comportamentos.

Perodo de Durao
Observaes foram trs observaes, com durao de 20 minutos cada ocorreram em dias seguintes do dia 17/11/11 ao dia 21/11/11, No total de aproximadamente uma semana. - As especificaes de dia e horrio das observaes. Observao 1 17/11/11- Quinta-Feira Das: 9:00h as 9:20h Observao 2 18/11/11 Sexta-Feira Das: 9:30h as 9:50h Observaes 3 21/11/11 Segunda-Feira Das: 8:00 as 8:20h

Caracterstica do Sujeito

O sujeito observado do sexo masculino, Est com 3 anos e 7 meses de idade tem aproximadamente 90 cm de altura, 11 kg de peso, tem cabelo castanhos escuros, lisos, olhos de cor preta, pele morena, usando fardamento da instituio de cor branca, blusa e bermuda.

Tcnicas e materiais utilizados

Os materiais utilizados para a realizao do presente trabalho foram: papeis, caneta, prancheta. Foram utilizados as tcnicas de observao sistemtica atravs do registro continuo cursivo, na qual dentro de um perodo ininterrupto de tempo de observao, registrou-se o comportamento infantil com sequncia temporal em que os fatos aconteceram.

Relato da Entrevista (Roteiro)

Dados pessoais: - Grau de escolaridade: Ensino mdio completo - Instituio onde trabalha Publica ou privada: Publica - Idade: 38 anos - Qual a faixa etria das crianas que trabalha atualmente: De crianas de ate 4 anos - o seu primeiro trabalho nesta instituio. h quanto tempo est nesta instituio: No, j ensinei em outra instituio. H quatro meses que estou trabalhando nesta instituio.

Dados Especficos: 1.Gostaria que falasse um pouco de seu trabalho nesta instituio? Trabalho com estudos sociais com a famlia, trabalho com cores coordenao motora , trabalho com as vogais. 2.Poderia falar sobre as crianas da faixa etria com que trabalha em relao ao desenvolvimento emocional? Eles so muito emotivos ,como se no tivesse muito carinho em casa e buscassem na escola. 3.Como o desenvolvimento motor destas crianas? Elas so a mil por hora, s para na hora de dormir. 4.e quanto ao desenvolvimento lingustico? No so todos que falam direito , mais tem alguns que falam bem direitinho, tem facilidade. 5.De forma geral quais so os aspectos positivos e negativos que voc considera em trabalhar com crianas desta faixa etria? Os positivos que muito bom trabalhar com crianas, muito gratificante. Negativos que na escola no tem muitos materiais para trabalhar. 6.Gostaria que voc relatasse sobre as atividades que realiza com criana nesta instituio? Desenho ,pintura ,colagem ,e trabalho com as vogais.

Consideraes finais

Diante do que foi exposto neste relatrio, fica evidente o quanto foi gratificante para ns o desenvolvimento desse trabalho de observao continuo cursivo. Por meio da observao de uma prtica real, dentro das premissas e pressupostos traados para este trabalho, acreditamos ter sido possvel demostrar o quanto esse mtodo pode oferecer aos psiclogos uma forma de exercitar e desenvolver as mais diversas competncias lgicas, interpessoais e cognitivas . De uma maneira geral pode-se considerar que as atividades desenvolvidas durante o mesmo, foram bem sucedidas, uma vez que conseguimos alcanar nosso principal objetivo; a tcnica de observao sistemtica em crianas atravs do seu comportamento, alm de aprofundar o nosso conhecimento acadmico. Nosso empenho grande, e desde j expressamos nosso desejo de cada dia mais focalizar e aprofundar na temtica em questo.

You might also like