You are on page 1of 47

Objetivo geral

Observar como a Fbrica de Cimento de Sobral trabalha a questo ambiental, bem como seus projetos ambientais para reduzir os impactos causados ao meio ambiente decorrente de sua atividade industrial.

Objetivos especficos
- Apresentar alguns conceitos sobre Gesto Ambiental, Sustentabilidade, Normas e certificaes que servem para orientar as empresas com relao as aes e meio ambiente, - Pesquisar os impactos que a Fbrica de Cimento de Sobral causa ao meio ambiente local, - Avaliar o grau de comprometimento da Fbrica para reduzir esses impactos, - Identificar quais os principais programas ambientais direcionados para amenizar os impactos ambientais. - Conhecer as melhores prticas da Fbrica para um Desenvolvimento Sustentvel.

Problema

Pesquisar como Fbrica de Cimento de Sobral tem lidado com a gesto ambiental e quais so as aes praticadas pela mesma para amenizar os impactos decorrentes da produo de cimento, seu principal produto, uma vez que, adequar-se as mudanas relativas s questes ambientais tornou-se fundamental para o sucesso de qualquer organizao.

UNIVERSIDADE ESTADULA VALE DO ACARA

Centro de Cincias Sociais Aplicadas Curso de Administrao

Francisca Silvania Gomes de Menezes

GESTO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE


ESTUDO DE CASO NA FBRICA DE CIMENTO POTY DE SOBRAL

SOBRAL 2011 JUSTIFICATIVA

A busca das empresas pelas melhores prticas de aes ambientalmente responsveis, visando sua sustentabilidade e uma contribuio cada vez mais efetiva sociedade, hoje graas a uma maior conscientizao por parte de toda espcie humana uma realidade. Para medir essas aes, alguns modelos e ferramentas de gesto, aceitos em todo o mundo, tm sido utilizados no dia-a-dia empresarial para o aperfeioamento de seus processos produtivos. Esse trabalho de pesquisa se insere no contexto da discusso que tem ganhado relevncia no mbito empresarial, a preocupao com o meio ambiente, a busca por prticas ambientalmente saudveis, programas que reduzam os impactos e as conseqncias da degradao ao meio ambiente, uma vez que a globalizao dos problemas ambientais um fato incontestvel e as empresas esto, desde a sua origem, no centro desse processo. Assim, atravs da premissa bsica de que o crescimento das empresas tem relao direta com a questo ambiental, as organizaes tm que se adaptar a necessidade de melhoria de desempenho, sendo imperativo aplicar princpios de gerenciamento ambiental condizentes com os pressupostos de desenvolvimento sustentvel. no intuito de perceber o envolvimento e o comprometimento de uma indstria local, a Fbrica de Cimento Poty S/A, com a questo ambiental, bem como os caminhos traados para uma produo sustentvel, que se justifica essa pesquisa, uma vez que, considerando-a como uma unidade produtiva podemos encontrar nessa organizao alguns agentes causadores de impactos ambientais.

REFERNCIAL TERICO

Meio Ambiente

Constituio Federal - Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Para Barbieri, (2007, p. 05), meio ambiente tudo o que envolve ou cerca os seres vivos. A palavra ambiente vem do latim e o prefixo ambi d idia de ao redor de algo ou de ambos os lados. ... o que envolve os seres vivos e as coisas ou o que est ao seu redor o Planeta Terra com todos os seus elementos, tantos os naturais, quanto os alterados e construdos pelos seres humanos. Assim, por meio ambiente se entende o ambiente natural e o artificial, isto , o ambiente fsico e biolgico originais e o que foi alterado, destrudo e construdo pelos humanos, como as reas urbanas, industriais e rurais. Esses elementos condicionam a existncia dos seres vivos, podendo-se dizer, portanto, que o meio ambiente no apenas o espao onde os seres vivos existem ou podem existir, mas a prpria condio para a existncia de vida na Terra.

A necessidade de uma cultura ambiental nas organizaes

A adoo de Sistemas de Gesto Ambiental nas empresas deve vir acompanhada de uma mudana cultural, em que as pessoas tm que estar mais envolvidas com a nova perspectiva. Nesse sentido, alguns hbitos e costumes arraigados que so consolidados no ambiente externo das empresas devem ser combatidos e outros positivos devem ser assimilados pelo conjunto da organizao. No Brasil h uma disparidade muito grande de comportamento no mbito empresarial no que diz respeito s questes ambientais. Enquanto algumas organizaes demonstram grande preocupao com essa questo, outras no a vem como significativa para ser includa no seu planejamento estratgico. Alm disso, a preocupao revelada por muitas empresas pode ter vrias origens, no se constituindo num aumento da conscincia ecolgica, ou em maior envolvimento quanto sustentabilidade.

Dias (2009, p. 97) As presses sociais de todo tipo certamente so o fator mais importante na considerao por muitas empresas da questo ambiental. Ao mesmo tempo, devemos considerar a influncia dos cidados dos pases desenvolvidos, que provocam o surgimento de vrias restries s empresas ali sediadas, alm de pressionarem no sentido do desenvolvimento de tecnologias e produtos ecologicamente aceitveis. Deste modo, muitas destas empresas, quando instalam suas plantas industriais em pases em desenvolvimento, levam esta cultura organizacional, influenciando a mudana de atitudes em relao problemtica ambiental. Estas empresas, ao mesmo tempo, partem da premissa de que qualquer cenrio futuro de investimento em nvel global deve considerar o crescimento das preocupaes ambientais. A produo de bens para o mercado mundial deve ser ambientalmente correta, pois existe uma mobilizao ambiental ativa em todo o mundo que conecta os cidados dos mais diversos pases, atravs das organizaes no governamentais. Nesse contexto, uma empresa que insiste em atuar de forma negativa em termos ambientais, em determinado pas, corre o risco de um boicote de seus produtos pelos consumidores de outras regies do planeta. Atualmente, muitos valores culturais relacionados com o meio ambiente, a infraestrutura e os conhecimentos tcnicos so trazidos pela empresas transnacionais. Dessa forma, a difuso de uma cultura ambiental, embutida na cultura organizacional, se d atravs da troca de lideranas, tcnicos e outros profissionais que incorporam novos hbitos e costumes e os repassam s demais empresas. Podemos considerar, dentro deste contexto, que a cultura ambiental constitui, em primeiro lugar, um aspecto da cultura de uma empresa, ou seja, est contida dentro da cultura organozacional. A ela pertencem todos os hbitos e costumes, conhecimentos, e o grau de desenvolvimento cientfico e industrial relacionados com o meio ambiente. Ou seja, a cultura um conjunto de comportamentos sociais, fundamentados no valor meio ambiente, que se constitui em um sistema de significados e de smbolos coletivos segundo os quais os integrantes de determinada empresa interpretam suas experincias e orientam suas aes referentes ao meio ambiente. Em outras um sistema de orientao coletivo em que se estabelece um acordo no qual se interpreta o valor do meio ambiente e que, em consequncia, determina a atitude de cada um frente a ele. Deste modo, quanto maior a importncia do valor meio ambiente para a empresa, mais forte ser a sua cultura ambienta; e a cultura organizacional ter uma orientao ambiental mais enfatizada.

Aspectos ambientais

Barbieri, (2007, p. 172), diz que aspecto ambiental definido como elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente. Os aspectos ambientais do uso de gua, matrias-primas, energia, espao e outros recursos produtivos e do uso do meio ambiente como receptculo

de resduos dos processos de produo e consumo. O aspecto ambiental a causa e o impacto ambiental, o efeito. A ISO 14001 define impacto ambiental como qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organizao. Um aspecto ambiental pode interagir com o meio ambiente de diferentes modos, gerando diferentes tipos de impactos. Exemplo o uso de combustvel fssil para gerar emergia um aspecto ambiental de uma atividade e seus impactos ambientais so entre outros,a reduo das reservas de um recurso natural no renovvel e a emisso de CO, SO, Nox e outros gases poluentes, sendo que alguns contribuem para o aquecimento global.

As empresas e o meio ambiente

Dias, (2009, p. 44), diz que as empresas so responsveis princpais pelo esgotamento e pelas alteraes ocorridas nos recursos naturais, de onde obtm os insumos que sero utilizados para obteno de bens que sero utilizados pelas pessoas. Essa atividade de grande utilidade realizada pelas organizaes, no entanto, nos ltimos anos est quase ficando num segundo plano em funo dos problemas ambientais causados pelas indstrias; estes problemas se tornam o aspecto mais visvel, na maioria das vezes, de sua relao com o ambiente natural. No entanto, o papel de vils do meio ambiente que vm desempenhando as empresas tem sua razo de ser, pois so poucas, proporcionalmente, aquelas que se preocupam e tornam mais eficientes ecologicamente os seus processos produtivos, como o demonstram os dados estatsticos mundiais e nacionais. E, mesmo quando o fazem, a iniciativa tomada mais como uma resposta a uma exigncia dos rgos governamentais do que por assumirem uma postura de responsabilidade social ambiental. No entanto o importante papel desempenhado por essas unidades produtivas inegvel e imprescndivel, e somente com o avano da adoo de Sistemas de Gesto por parte das empresas teremos uma perspectiva de rumarmos para um desenvolvimento minimamente sustentvel.

Empresas e contaminao

Dias, (2009, p. 44, 45) A contaminao do meio ambiente natural pelas indstrias teve incio como a Revoluo Indstrial no sculo XIX, e dessa poca em diante o problema teve um crescimeno exponencial, provocando inmeras catstrofes ambientais que tiveram enorme repercusso local, regional e global.

Quando se explora o meio ambiente, que um bem comum, buscando o benefcio privado, podem ser causados impactos ambientais que afetam negativamente o bem-estar de outras pessoas que no tm relao com quem os gera. Estes impactos constituem custos externos, ou externalidades, para as empresas. A contaminao ambiental, do ponto de vista econmico, se relaciona com a internalizao dos custos externos (ou externalidades) ambientais por parte das empresas. Isto ocorre quando o gerador da externalidade no assume os custos e os transfere a terceiros na forma de contaminao ambiental. So custos ambientais que o empresrio causa, mas que no assume, e que acabam diminuindo seus custos diretos (compra de matria-prima, contratao de mo-de-obra, pagamento de capital, investimentos de melhoria nos processos etc.), j que no investe no processo produtivo para evitar a produo de resduos contaminantes. Para si obtm uma vantagem a curto prazo. Para a sociedade mais geral o valor negativo, pois se expressa na forma de esgotamento e deteriorao dos recursos naturais, contaminao dos lenes dgua, do ar e do solo, afetando a sade pblica. Ocorre que na falta de incentivos capazes de induzir internalizao dos custos ambientais por parte das empresas, elas somente interromperiam a gerao de contaminaes quando essas externalidades ambientais negativas deixassem de gerar benefcios privados.

Proteo atmosfera

Bezerra, at al, (2000, p. 28) conceitua proteo atmosfera o conjunto de atividades voltado a defender a integridade e a recuperao da atmosfera que envolve a Terra, evitando os impactos adversos da radiao solar sobre a sade da populao e o meio ambiente em geral. At o presente, os fenmenos que mais ameaam a atmosfera so a destruio da camada de oznio e o efeito estufa. A camada de oznio absorve a maior parte da radiao ultravioleta que atinge a superfcie da Terra. Essa radiao tem efeito deletrio sobre os homens, afetando seu sistema imunolgico e favorecendo o surgimento de um grande nmero de enfermidades. Os seres humanos no so os nicos afetados pelos malefcios dessa radiao. Todas as formas de vida, inclusive as plantas, podem ser debilitadas. No entanto, os danos mais significativos dessa radiao devero impactar os seres humanos pela sua interferncia na produo agrcola, com a provvel reduo na oferta de alimentos. A vida marinha tambm poderia vir a estar seriamente ameaada, por meio do comprometimento da produo de nutrientes pelos microorganismos que vivem na superfcie o mar. Efeito estufa uma analogia utilizada para indicar o fenmeno que ocorre quando determinados gases presentes na atmosfera aprisionam a energia da mesma forma que os vidros de um carro fechado ou uma estufa. O efeito estufa natural tem mantido a temperatura da Terra por volta de 30C mais quente do que ela seria na

ausncia dele, possibilitando a existncia de vida no planeta. Ente esses gases que podem ocasionar esse fenmeno, destacam-se o vapor de gua, o dixido de carbono (CO2), o oznio (O3), o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O). As atividades antrpicas esto acentuando as concentraes desses gases na atmosfera, ampliando, assim, a capacidade que possuem de absorver energia e aumentando, consequentemente, a temperatura da planeta.

Avaliao do impacto ambiental

Dias, (2009, p.61) o impacto ambiental pode ser definido como a modificao no meio ambiente causada pela ao do homem. Nesse sentido, h impactos ambientais de todo tipo, desde os menores, que no modificam substancialmente o meio ambiente natural, at aqueles que no s afetam profundamente a natureza, como tambm provocam diretamente problemas para o ser humano, como a poluio do ar, das guas e do solo. A partir do s anos 70 do sculo XX, foram feitos inmeros esforos no sentido de coibir a deteriorao ambienta, principalmente a contaminao provocada pelos resduos industriais. A maioria dos esforos ocorreu no sentido de se estabelecer maior controle por parte das autoridades governamentais dos processos que ocorriam nas instalaes empresariais atravs da adoo de normas reguladoras, para que os impactos que provocassem fossem cada vez menores, e, em caso de descumprimento, se aplicavam sanes e medidas administrativas. Dias, (2009, p. 62) na Declarao de Princpios Final da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 1992, a avaliao ambiental foi considerada como instrumento nacional, e deve ser empreendida para atividades planejadas que possam vir a ter impacto negativo considervel sobre o meio ambiente e que dependam de uma deciso de autoridade nacional competente. De acordo com a resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetam: o o o o o a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.

Os impactos causados por grandes empreendimentos so mais percceptveis e os efeitos que geram so, via de regra, mais significativos. Entre as atividades modificadoras do meio ambiente que dependem da elaborao de Estudos de Impactos Ambiental (EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) esto, entre outras: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, oleodutos, gasodutos, emissrios de esgotos sanitrios, barragens, aterros sanitrios, complexos e unidades industriais, zonas e distritos industriais, projetos agropecurios etc. H uma variao nos impactos causados pelas empresas em funo do tipo de atividade que executam e do setor econmico ao qual pertencem. Dias, (2009, p. 64), diz que a avaliao de Impacto Ambiental (AIA) considerada um instrumento de poltica ambiental preventivo, pois pretende identificar, quantificar e minimizar as consequncias negativas sobre o meio ambiente, antes que o empreendimento inicie suas atividades. Deste modo, este instrumento permite a aplicao de medidas que evitem ou diminuam os impactos ambientais inaceitveis ou fora dos limites previamente estabelecidos, levando em considerao os limites de assimilao, disperso e regenerao dos ecossistemas e como afetaro a sociedade. A avaliao de impacto ambiental constitui um instrumento que busca minimizar os custos ambientais e sociais de um projeto determinado e maximizar seus benefcios, atravs da adoo de condicionantes que o conduzam a maior eficincia possvel em termos ambientais. No Brasil, o estudo de impacto ambiental uma exigncia constitucional a partir de 1988, e foi reproduzido nsa Constituies Estaduais e em muitas Leis Orgnicas Municipais. A resoluo CONAMA de dezembro de 1997 prev que os minicpios podero licenciar ambientalmente atividades que possam causar degradao ambiental, caso os efeitos dos impactos sejam locais e desde que a localidade possua estrutura administrativa adequada, alm de lei municipal onde conste a exigncia do Estudo de Impacto Ambiental e os critrios do licenciamento respectivo. O fato de os municpios poderem emitir licenas ambientais tem bastante relevncia devido que a maioria das atividades empresariais causa impactos ambientais diretos no seu entorno imediato mais prximo, que a localidae onde se situam, e que afetm os moradores vizinhos ao empreendimento, sendo portanto questionadas pelos agentes ambientalmente ativos locais (ONGs e indivduos).

Fatores externos que induzem respostas das empresas

Dias, (2009, p. 47 e 48) ,H diversos fatores externos que provocam uma resposta das empresas no sentido de diminuir a contaminao. Entre estes, esto: o Estado, a comunidade local, o mercado e os fornecedores. 1. O papel do Estado ( a regulao formal) A legislao ambiental, juntamente com as instituies ambientais e as atividades de controle de contaminao realizadas por estas em todos os nveis, limitam a liberdade da empresa para contaminar. O Estado utiliza esses instrumentos legais com o objetivo de proteger a sade das pessoas e o bem comum, representado pelo ambiente natural e os benefcios que causa sociedade mais geral. A regulao formal pode ser classificada em dois grandes grupos: o tipo comando e controle e outro, que a adoo de instrumentos econmicos. Pelo primeiro mtodo, mais tradicional, o Governo estabelece regulamentaes para o uso dos recursos ambientais e passa a fiscalizar o cumprimento da legislao, punindo os eventuais infratores (multas e at o fechamento da empresa); baseia-se, portanto, na presso normativa de padres estabelecidos. Logo, a deciso da empresa de reduzir ou no a contaminao depender da diferena entre os custos que podero ser abatidos e o valor das multas ou dos custos de um fechamento temporrio da empresa. Pelo outro mtodo, com a utilizao dos instrumentos econmicos, os preos dos bens ambientais devem refletir, o mais corretamente possvel, os valores que lhes sejam imputados pela sociedade, de forma que se possa cobrar adequadamente pelo uso desses bens, seja de forma direta, seja de forma indireta, via taxas, subsdios etc. A empresa decide, por exemplo, entre contaminar e pagar a taxa, ou descontaminar e incorrer nos custos de reduo da emisso de contaminantes. O fato que nem sempre as medidas de controle da contaminao geram custos. As intervenes do governo que estimulam investimentos de controle ou de preveno da contaminao, que geram custos iniciais, contribuem para melhorar as condies de competitividade das empresas e das cidades em que se situam. Para que isto ocorra, alm dos benefcios ambientais, estes investimentos devem gerar tambm benefcios privados. Entre os benefcios privados eto os relacionados com o melhoramento das condies de competitividade das empresas. Eles, por sua vez, gerariam benefcios pblicos adicionais como o aumento do emprego e do bemestar social. Mas o Estado e o seu poder regulador no o nico incentivo que tm as empresas para melhorar seu desempenho ambiental. Alm das presses geradas pela regulao formal, h uma resposta ambiental das empresas com a diminuio da contaminao gerada motivada por diferentes fatores, entre os quais: presses da comunidade, de dieferentes grupos organozados, do mercado, dos consumidores, dos fornecedores etc. 2. A comunidade local (regulador informal) Dias, (2009, p. 49)As comunidades locais onde esto localizadas as unidades empresariais cada vez mais se tornam importantes atores em relao aos problemas de contaminao, pois so as primeiras que sofrem as conseqncias da poluio, e

em funo disso apresentam uma capacidade de resposta mais rpida, afetando as decises das empresas no que tange a um maior controle ambiental. Por outro lado, h uma maior npumero de pessoas informadas sobre os processos produtivos e de contaminao envolvidos: membros de entidades ecolgicas, entre outros, que encontram mecanismos legais para exigir do governo ou das empresas o cumprimento de suas responsabilidades ambientais. 3. O papel do mercado As empresas, de modo geral, operam em vrios mercados, que podem ser tanto locais, regionais, nacionais ou global. H um crescente aumento da conscincia ambiental, que varia em funo de cada mercado. Os pases mais desenvolvidos, as regies mais desenvolvidas de um mesmo pas so os que mais consomem produtos ecolgicos;isso envolve a reputao da empresa como benfeitora ou no do meio ambiente. 4. Os fornecedores H um nmero crescente de empresas que so fornecedoras de outras que necessitam ter um bom desempenho ambiental em toda a sua cadeia produtiva, o que as obriga a fazerem exigncias aos seus prprios fornecedores para que sejam portadores de certificaes ambientais e se tornem unidades produtivas respeitosas com o meio ambiente. Deste modo, mesmo que uma empresa no sofra presses diretas tanto do Estado, como da Comunidade, ela se v obrigada a adotar aes ambientais que evitem a contaminao por ter como clientes empresas para as quais seu mercado consumidor exige integrarem uma cadeia produtiva ambientalmente correta. 4.3 A resposta das empresas Dias, (2009, 50 e 51) A contaminao indstrial, como vimos, fruto da impossibilidade de transformao total dos insumos em produtos, e essas perdas formam resduos que contaminam o ar, a gua ou o solo. Quando uma empresas enfrenta o desafio de reduzir emisses contaminantes, possui, de modo geral, duas opes: instalar tecnologias no final do processo produtivo para reter a contaminao gerada, ou realizar atividades de preveno da contaminao ao longo de todo o processo produtivo. A instalao de tecnologias no final do processo produtivo retm uma parte da contaminao antes que saia da rea ocupada pela empresa. Uma vez recolhida a contaminao, deve ser colocada num determinado local e em recipientes adequados, o que demandaro investimento inicial e aumento dos custos de produo. As atividades de preveno da contaminao incluem um uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia utilizados e diminuio sensvel do resduos. Alm da reduo das emisses contaminantes, as estratgias de preveno podem gerar benefcios para a empresa pela diminuio dos custos de produo e do melhor

posicionamento no mercado. Por outro lado, a maior eficincia do processo pode resultar numa melhoria da qualidade do produto. H vrios benefcios financeiros que podem ser obtidos pelas empresas ao reduzirem os resduos lanados no meio ambiente natural e adotarem mecanismos de controle da poluio. Entre esses benefcios financeiros esto: A) Menores gastos com matria-prima, energia e disposio de resduos, com menor dependncia de instalaes de tratamento e de destinao final de resduos; B) Reduo ou eliminao de custos futuros decorrentes de processos de despoluio de resduos enterrados ou de contaminao causada por eles; C) Menores complicaes legais (que representam ganhos obtidos pelo nopagamento de multas ambientais); D) Menores custos operacionais e de manuteno; E) Menores riscos, atuais e futuros, a funcionrios, pblico e meio ambiente e, consequentemente, menores despesas.

Em muitos casos, na sua maioria, a reduo da contaminao pode ocorrer sem necessidade de investimento, apenas com a melhoria da gesto e das prticas adotadas ao longo do processo de fabricao. H uma diferena significativa, em termos de competitividade, na implantao dos dois tipos de tecnologia (final do processo produtivo ou preveno da contaminao) para evitar a contaminao. A tecnologia que recorre diminuio da contaminao no final do processo produtivo, retendo os resduos, implica uma perda de competitividade. E a preveno da contaminao ao longo do processo produtivo aumenta a competitividade. Ou seja, a empresa, quando se v pressionada a adotar a tecnologia de final do processo produtivo, deve procurar implantar ao mesmo tempo as tecnologias de preveno da contaminao que s evitam a repetio dos problemas, como tambm permitem o aumento da eficincia no processo de fabricao, melhorando a qualidade do produto, o que implicar um aumento da competitividade. Assim, torna-se uma empresa ambientalmente responsvel significa engajar-se profundamente no novo modo de ser e fazer as coisas. A integrao parcial na perspectiva ambiental no se converter em vantagem competitiva a mdio e longo prazo, quando muito a curto prazo poder ocorrer melhoria na convivncia social da organizao com outros agentes sociais, que ser dissipada com o passar do tempo, quando se tornar claro que as intenes foram somente de maquiar a realidade, e no transform-la. A regulao ambiental, coercitiva, pode afetar a deciso das deciso das empresas quanto a escolher entre as duas alternativas de controle da contaminao que vimos, as tecnologias de final de processo produtivo so mais fceis de ser instaladas do que as tecnologias de preveno da contaminao, e nesse caso uma legislao ambiental muito rgida nos prazos de cumprimento induziria

implementao de adoo de tecnologias de final do processo produtivo em detrimento daquelas de preveno, o que implicaria uma reduo ou estagnao da competitividade da empresa e do segmento do qual esta faz parte.

Fatores ambientais determinantes para as organizaes

Seiffert, (2009, p.35) dentre os multiplos fatores percebidos, um dos que afetam de forma particularmente intens as empresas diz respeito s aes dos clientes, ou possveis clientes das mesmas. O papel das pessoas e suas motivaes no so um tema novo para as organizaes, mas frente questo ecolgica vm revelando uma conjuno de fatores os quais se apresentam, por exemplo, na forma de um ganho de importncia para a questo ambiental, sobretudo graas evoluo dos meios de comunicao que possibilitam muitas vezes o acesso imediato aos fatos. Sendo assim, as empresas constataram a importncia dada pelos clientes qualidade ambiental. Alm disso, as pessoas so hoje melhor informadas e motivadas para o assunto, sendo frequente a abordagem de temas ambientais na telaviso, nos jornais e nas revistas. Em virtude das possibilidades de acesso a informao por parte das pessoas, o que leva construo de uma conscientizao a respeito da problemtica ambiental, acabam surgindo evidncias de aes que afetam diretamente as atividades das empresas. Um fato constatado atravs de uma pesquisa da Opinion Research, feita em abril de 1990 nos EUA, foi de que 71% das pessoas consultadas afirmaram ter mudado de marca devido a consideraes de cunho ambiental, sendo que 27% boicotaram produtos por causa de antecedentes ambientais dos fabricantes. Existe at um guia (Shopping for a better world) de grande circulao destinado a consumidores, onde h uma classificao das empresas em tpicos como: promoo do bem-estar de minorias e mulheres, doaes beneficentes e desempenho ambiental. Desta forma, cada vez mais marcante, a informao sobre a tecnologia de produo para consumidores torna-se essencial, a fim de que estes possam assegurar a sua opo por empresas que apresentem um desempenho ambiental mais adequado. O comportamento do pblico consumidor/clientes representa o elemento central na determinao da estratgia a ser utilizada na organizao, principalmente tendo-se em vista ser o cliente que, em ltima instncia, sustenta pelas suas preferncias a organizao em seus recursos financeiros. Apesar da constatao objetiva da existncia de comportamentos do consumidor que so guiados por ceta conscincia ambiental, o posicionamento empresarial ainda incerto. Existe interesse por parte do pblico em geral em ajudar a conservar o meio ambiente. Cerca de 39% dos entrevistados em uma pesquisa realizada em 1990 disseram que pagariam um pouco mais por produtos que fossem comprovadamente favorveis ao meio ambiente. A questo que, embora somente 31% dessas pessoas possam fazer parte de gerao ps-guerra (quando houve um grande aumento da taxa de natalidade), dos entrevistados mais atuantes, isto , os

que de fato contribuem financeiramente para organizaes ecolgicas um total de 22% ganha US$ 50.000,00 ou mais por ano. Mesmo levando em conta essa constatao, que lana certo vis elitista sobre os agentes catalisadores da ao ecolgica frente s empresas, no pode ser negado que os determinantes ambientais existem e devem ser uma preocupao estratgicas das empresas.

Os efeitos no ambiente interno das organizaes

Seiffert, (2009, p. 37) Outro elemento que vem tona devido aos imperativos da questo ambiental que se apresentem s organizaes diz respeito aos efeitos que os determinantes externos organizao exercem sobre o seu ambiente interno. Existe uma viso predominante de que h um dilema entre ecologia e economia, ou seja, de um lado os benefcios sociais provocados pelas normas ambientais rigorosas e do outro os custos privados das indstrias, os quais acarretam aumento de preos e reduo da competitividade, existindo dessa forma um permanente conflito entre estes dois plos. A viso de que as preocupaes ambientais resultam em custos para o processo produtivo, apesar de aaumir muitas vezes o aspecto de senso comum, representa uma questo que ainda deve ser debatida objetivamente. Apesar de existir a idia de que as preocupaes ambientais acarretaro novos custos, o que se observa que a elevao do nvel de desempenho ambiental organizacional no est relacionada, em longo prazo, com custos elevados. Prticas gerenciais que preservem o ambiente podem melhorar os resultados financeiros da organizao. Os resultados de uma pesquisa do World Resources Institute (Instituto para Recursos Mundiais), junto a 10 mil fbricas, revelou que aquelas instalaes que apresentaram bom histrico ambiental no sacrificam os lucros quando confrontadas com outras empreasas. Assim, torna-se evidente que a anlise da questo ambiental frente conformao da estrutura que um processo produtivo pode assumir requer uma viso mais abrangente, a qual deve considerar os diversos cenrios dentro ed uma viso empresarial no s de curto, mas tambm de mdio e longo prazo. Em virtude do contexto vivenciado por empresa, deve-se buscar assegurar a viabilidade econmica de sua atividade produtiva sem que, entretanto, os desdobramentos ambientais das alternativas tecnolgicas e de produoutilizadas apresentem impacto ambiental excessivo. Ou seja, deve assegurar que seu desempenho ambiental, no mnimo, seja compatvel com as exigncias legais de onde est instalada. Uma questo que tambm deve ser observada o fato de que tradicionalmente os gerentes no focalizam problemas ambientais dentro do ambiente de negcios como uma possibilidade objetiva de lucro. Embora as taxas de rtetorno da aplicao de tecnologias limpas sejam extremamente positivas, outras prioridades associadas com o ambiente do negcio ocupam o tempo gerencial.

Outro fato observado o de que as normas ambientais, quando elaboradas de forma adequada, estimulam o surgimento de inovaes, as quais implicam no surgimento de novas tecnologias que diminuem o custo associado ao tratamento (residuos ou efluentes) ou em incremento da produtividade do processo. Essa constatao leva necessidade de que gerentes e reguladores passem a encarar a melhoria ambiental em termos de produtividade dos recurso (insumos e matriasprimas), eliminando falhas no sistema produtivo. Alm das constataes relacionadas aos resultados financeiros, tambm deve ser observada uma mudana no prprio papel da empresa. Considerada h pouco mais de um sculo como insignificante frente natureza, tornou-se uma fora preponderante, mola mestra da degradao ambiental gerada pela civilizao humana. Em decorrncia disso, as empresas devem buscar definir objetivos, estratgias, bem como formas de gesto, que transcendam o contexto fsico-social onde as mesmas atuaram at agora. A gesto ambiental no mbito empresarial representa a lgica de responsabilidade econmica coletiva, que abrange na atualidade todos os atores intervenientes no equilbrio do planeta.

GESTO AMBIENTAL

Segundo Weigand e Cerqueira, (1977 apud Pedrosa, 2007, p.51), a gesto ambiental , por excelncia, um processo de negociao de interesses, muitas vezes conflitantes, em torno do uso e apropriao dos recursos naturais. Envolve grupos e segmentos sociais separados entre si no tempo e no espao fsico e social, diferenciados pela sua posio na produo material e espiritual da sociedade.

Seiffert, (2009, p. 23), diz que gesto ambiental entendida como um processo adaptativo e contnuo, atravs do qual as organizaes definem, e redefinem, seus objetivos e metas relacinados proteo do ambiente, sade de seus empregados, bem como clientes e comunidade, alm de selecionar estratgias e meios para atingir estes objetivos num tempo determinado atravs de constante avaliao de sua interao com o meio ambiente externo. A amplitude do conceito de gesto ambiental envolve diretamente questes estratgicas das organizaes, abrangendo itens que, apesar de demandarem uma casrga conceitual significativa, so efetivamente materializados atravs de posturas e aes altamente objetivas. Neste contexto, a abordagem conceitual para gesto ambiental envolve, por sua vez, uma viso holstica deste processo. A gesto ambiental integra em seu significado: 1- a poltica ambiental, que o conjunto consistente de princpios doutrinrios que conformam as aspiraes sociais e/ou governamentais no que concerne regulamentao ou modificao no uso, controle, proteo e conservao do ambiente; 2- o planejamento ambiental, que o estudo prospectivo que visa a adequao do uso, controle e proteo do ambiente s aspiraes sociais e/ou governamentais expressas formal ou informalmente em uma poltica ambiental

atravs da coordenao, compatibilizao, articulao e implantao de projetos de intervenes estruturais e no estruturais; 3- o gerenciamento ambiental, que o conjunto de aes destinado a regular o uso, controle proteo e conservao do meio ambiente, e a avaliar a conformidade da situao corrente com os princpios doutrinrios estabelecidos pela poltica ambiental.

Para Dias, (2009, p. 89) do ponto de vista empresarial, gesto ambiental a expresso utilizada para se dominar a gesto empresarial que se orienta para evitar, na medida do possvel, problemas para o meio ambiente. Em outros termos, a gesto cujo objetivo conseguir que os efeitos ambientais no ultrapassem a capacidade de carga do meio onde se encontra a organizao, ou seja, obter-se um desenvolvimento sustentvel.

Bezerra, at al, (2000, p. 18) diz que por gesto ambiental entende-se o conjunto de princpios, estratgias e diretrizes de aes e procedimentos para proteger a integridade dos meios fsico e bitico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem.

Barbieri, (2007, p. 24) a contribuio da cincia e tecnologia tem sido significativa e no seria exagero afirmar que a maioria dos problemas decorrentes da poluio j teria sido resolvida se as solues conhecidas fossem aplicadas. Porm, questes de ordem poltica, econmica, social e cultural que esto na raiz dos problemas ambientais retardam ou inviabilizam a adoo de solues. Todas essas questes devem ser consideradas quando se pretende enfrentar os problemas ambientais.

Gesto ambiental e competitividade

Dias, (2009, p. 52) O nvel de competitividade de uma empresa depende de um conjunto de fatores, variados e complexos, que se inter-relacinam e so mutuamente dependentes, tais como: custos, qualidade dos produtos e servios, nvel de controle de qualidade, capital humano, tecnologia e capacidade de inovao. Ocorre que nos ltimos anos a gesto ambiental tem adquirido cada vez mais uma posio destacada, em termos de competitividade, devido aos benefcios que traz ao processo produtivo como umtodo e a alguns fatores em particular que so potencializados. Entre as vantagen competitivas da gesto ambiental, podemos identificar as seguintes. Com o cumprimento das exigncias normativas, h melhora no desempenho ambiental de uma empresa, abrindo-se a possibilidade de

maior insero num mercado cada vez mais exigente em termos ecolgicos, com a melhoria da imagem junto aos clientes e a comunidade; Adotando um design do produto de acordo com as exigncias ambientais, possvel torn-lo mais flexvel do ponto de vista de instalao e operao, com um custo menor e uma vida til maior; Com a reduo do consumo de recursos energticos, ocorre a melhoria na gesto ambiental, com a consequente reduo nos custos de produo; Ao se reduzir ao mnimo a quantidade de material utilizado por produto, h reduo dos custos de matria-prima e do consumo de recursos; Quando se utilizam materiais renovveis, empregando-se menos energia pela facilidade de reciclagem, melhora-se a imagem da organizao; Com a otimizao das tcnicas de produo, pode ocorrer melhoria na capacidade de inovao da empresa, das etapas de processo produtivo, acelerando o tempo de entrega do produto e minimizando o impacto ambiental do processo; Com a otimizao do uso do espao nos meios de transporte, h reduo nesse tipo de gasto com a consequente diminuio do consumo de gasolina, o que diminui a quantidade de gases no meio ambiente.

Dias, (2009, p. 53) O grau de envolvimento da empresa com a questo ambiental variar em funo da importncia que a organizao d para a varivel ecologica e sua deciso depender: do ambiente natural externo a prximo unidade produtiva, dos recursos naturais de que necessita e do grau de contaminao ambiental que seu processo produtivo gera.

Os sistemas de gesto ambiental

Dias, (2009, p. 91) define ainda que o Sistema de Gesto Ambiental o conjunto de responsabilidades organizacionais, procedimetos, processos e meios que se adotam para a implantao de uma poltica ambiental em determinada empresa ou unidade produtiva. Um SGA a sistematizao da gesto ambiental por uma organizao a atingir e manter-se em funcionamento de acordo com as normas estabelecidas, bem como para alcanar os objetovos definidos em sua poltica ambiental. Uma das vantagens competitivas que uma empresa pode alcanar atravs da gesto ambiental a de melhorar sua imagem no mercado, o que est se tornando a cada dia mais concreto devido ao aumento da conscincia ambiental dos consumidores. Dias, 2009, p. 89) A gesto ambiental o principal instrumento para se obter um desenvolvimeto industrial sustentvel. O processo de gesto ambiental nas empresas est profundamente vinculado a normas que so elaboradas pela instituies pblicas (prefeituras, governos estaduais e federal) sobre o meio ambiente.estas normas fixam os limites aceitveis de emisso de substncias

poluentes, definem em que condies sero despojados os resduos, probem a utilizao de substncias txicas, definem a quantidade de gua que pode ser utilizada, volume de esgoto que pode ser lanado etc. As normas legais so referncias obrigatrias para as empresas que pretendem implantar um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). A violao das normas legais ou seu desconhecimento afetam de forma significativa os investimentos da empresas, alm de afetar sua capacidade de interveno no mercado. A resposta das empresas ao grande nmero de normas legais que foram sendo implantadas ao longo dos ltimos anos a s crticas que a sociedade lhes tem feito devido ao impacto negativo de suas atividades tem sido, tradicionalmente, de reagir aos problemas conforme vo surgindo. Deste modo predominaram, nos ltimos anos, os mtodos corretivos para a soluo dos problemas ambientais causados pelas atividades das empresas, buscando-se eliminar ou reduzir os impactos que foram gerados. Esta poltica ambiental seguida pela maioria das empreas tem carter reativo, e est ligada aos mtodos corretivos. Por outro lado, uma poltica proativa implica um planejamento prvio em cima dos possveis efeitos ambientais e uma atuao antecipada para evitar esses impactos, reestruturando os produtos e os processos envolvidos. Uma poltica deste tipo est ligada aplicao de mtodos preventivos que estuda a eliminao dos impactos na origem, buscando as causas. E isto no somente para os impactos diretos da empresa, mas tambm para os que so produzidos ao longo de toda a vida do produto.

Evoluo da gesto ambiental

Segundo Seiffert, (2009, p. 25, 26), No que tange forma como ocorreu a evoluo institucional da gesto ambiental no Brasil, ela tem-se caracterizado pela desarticulao entre as diferentes instituies envolvidas, alm da falta de coordenao e da escassez de recursos financeiros e humanos para efetivar o gerenciamento das questes ambientais ao meio ambiente. Essa situao resultou de diferentes estratgias brasileiras de desenvolvimento econmico utilizadas desde os tempos em que o pas era colnia, as quais, na forma de ciclos, enfatizam a explorao de determinados recursos naturais. Nos pases desenvolvidos, as exigncias legais e normativas, alm das restries de mercado e proliferao de selos verdes, vm obrigando as empresas a lanarem mo de programas de gerenciamento ambiental. Observa-se, dessa forma, uma sntese de alguns determinantes, entre os quais predominam aqueles oriundos de exigncias de mercado, na forma de um consumo seletivo e governamental, na forma de exigncias legais e normativas. Com relao ao panorama brasileiro, apesar de o meio empresarial ainda considerar problemas ambientais como secundrios, o governo passou a publicar a partir de

1980 uma srie de regulamentaes restringindo a poluio industrial. Isso vem precipitando uma mudana origressiva no ambiente de negcios das organizaes, principalmente no que tange a localizao e atuao das mesmas, acarretando assim mudanas na sua forma de produo. Fica evidenciado dessa forma que, no Brasil, assim como em todos os demais pases, de modo geral, a aes que fomentaram, inicialmente, mecanismos de gesto ambiental nas organizaes foram induzidas notadamente pela interveno governamental, a qual reflexo de evoluo histrica do pas. Por outro lado, vem crescendo entre os governos a idia de que polticas orientadas pelo mercado so mais eficientes do que mecanismos de imposio ou regulamentaes ambientais. Em virtude disso, normas ambientais vm sendo desenvolvidas. Por outro lado, concomitantemente, so criadas alternativas de taxao cujos valores so proporcionais aos nveis de poluio produzidos, ao passo que pe deixada ao ancargo das empresas a deciso sobre suas prioridades de investimentos e polticas de produo. A percepo dos governos sobre a maior eficincia das empresas em estabelecer as formas de operacionalizao da maneira como sero alcanados os nveis de poluio estabelecidos tem reflexos diretos no tipo e na amplitude de aplicao de instrumentos a serem institucionalizados para esse fim. A proposio de leis e normas revela um aspecto bsico da questo ambiental relacionada ao ambiente produtivo, que o estabelecimento de parmetros do que vem a ser um processo produtivo ambientalmente adequado. No decorrer do desenvolvimento das normas de srie ISO 14000, buscou-se assegurar que estas estivessem relacionadas padronizao de processos, e no ao estabelecimento de parmetros e desenpenho ambiental. Em virtude disso, estas normas apresentam, em linhas gerais, os elementos necessrios construo de um sistema que alcance as metas estabelecidas pela organizao.

Importncia estratgica da gesto ambiental para as empresas

Seiffert, (2009, p.34) O papel estratgico da gesto ambiental para as organizaes tem sido evidenciado por uma srie de constataes relacionadas ao ambiente onde atuam as empresas. Uma sntese desse fato deriva da observao de que as empesas tornaram-se expostas a cobranas de posturas mais ativas com relao responsabilidade sobre seus processos industriais, resduos e efluentes produzidos e descartados, bem como o desenpenho de seus produtos e servios em relao abordagem de ciclo de vida. No mais suficiente apenas analisar o processo produtivo, mas tambm olhar o produto em toda sua trajetria, ou seja, desde a matria-prima at o descarte final. As empresas, notadamente consideradas pela sociedade como as principais responsveis pela poluio, tornaram-se vulnerveis a aes legais, boicotes e recusas por parte dos consumidores, que hoje consideram a qualidade ambiental como uma de suas necessidades principais a serem atendidas.

Essa percepo existente por parte do pblico consumidor tem um fundamento muito objetivo, representado principalmente pelas observas do impacto ambiental causado por empresas do ramo industrial. Os dados relacionados deteriorao ambiental, apesar de apresentarem certa reduo nos ltimos 20 anos, apontam que as indstrias dos pases desenvolvidos (PDs) contribuem com aproximadamente, 1/3 do Produto Nacional Bruto (PNB), ao passo que as externalidades negativas tm sido proporcionalmente maiores. Quanto poluio do ar, o ramo industrial reponsvel por 40 a 50% das emisses de xidos de enxofre e 50% dop efeito estufa. Com re lao poluio da gua, a indstria contribui com 60% da demanda bioqumica de oxignio e de material em suspenso e 90% dos despejos txicos na gua. Quanto ao lixo, o setor industrial produz 75% do lixo orgnico. As informaes provenientes do macroambiente indicam uma situao preocupante e servem para alertar para o impacto causado por diferentes nichos de atuao industrial. Mesmo dentro do ramo industrial, deve ser observada a especificidade do tipo de indstria, uma vez que existe desigualdade com relao ao impacto dos diferentes ramos de atividades. Isso ocorre porque a poluio gerada pe influenciada pela forma de uso de insumos, matrias primas, agua e energia no processo de produo, ao qual tambm est aliada a intensidade de incorporaes de tecnologias limpas. Estimativas recentes apontam que apenas 12% dos estabelecimentos industriais do PDs, concentrando 20% do valor adicionado, so resposveis por 2/3 do total da poluio industrial. Apesar das constataes relacionadas produo de poluentes, ainda existe a possibilidade de questionamento se semelhantes informaes sero suficientes para condicionar a adoo de posturas que denotem uma preocupaocom a questo ambiental. Para responder essa questo, conveniente examinar as percepes das prprias empresas. Existe uma srie de constataes realizadas na regio europia que contribuem para a viso da questo ambiental como uma varivel importante no processo de planejamento organizacional e como algo de carter permanente.

AS NORMAS ISO 14000

Dias, (2009, p. 91) diz que as norma ISO so normas ou padres desenvolvidos pela International Organization for Standartization (ISO), organismo internacional no governamental com sede em Genebra. No Brasil, a nica representante da ISO e um dos seus fundadores a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), tambm reconhecida pelo governo brasileiro como Frum Nacional de Normatizao. As normas ISO 14000 so uma famlia de normas que buscam estabeler ferramentas e sistemas para a administrao ambiental de uma organizao. Buscam a padronizao de algumas ferramentas-chave de anlise, tais como a auditoria ambiental e a anlise do ciclo de vida. Familia da normas NBR ISO 14000.

ISO 14001 Sistema de Gesto Ambiental (SGA) Especificaes para impalntao e guia ISO 14004 Sistema de Gesto Ambiental Diretrizes Gerais ISO 14010 Guias para Auditoria Ambiental Diretrizes Gerais ISO 14011 Diretrizes para Auditoria Auditorias Ambiental e Procedimentos para

ISO 14012 Diretrizes para Auditoria Ambiental Critrios de Qualificao ISO 14020 Rotulagem Ambiental Princpios Bsicos ISO 14021 Rotulagem Ambiental Termos e Definies ISO 14022 Rotulagem Ambiental Simbologia para Rtulos ISO 14023 Rotulagem Ambiental Testes e Metodologias de Verificao ISO 14024 Rotulagem Ambiental Guia para Certificao com Base em Anlise Multicriterial ISO 14031 Avaliao da Performace Ambiental ISO 14032 Avaliao da Performace Ambiental dos Sistemas de Operadores ISO 14040 Anlise do Ciclo de Vida Princpios Gerais ISO 14041 Anlise do Ciclo de Vida Inventrio ISO 14042 Anlise do Ciclo de Vida Anlise dos Impactos ISO 14043 Anlise do Ciclo de Vida Migrao dos Impactos

A famlia de normas ambientais tem como eixo central a norma ISO 14001, que estabelece os requisitos necessrios para a implantao de um sistema de Gesto Ambiental (SGA). E tem como objetivo conduzir a organizao dentro de um SGA certificvel, estruturado e integrado atividade geral de gesto, especificando os requisitos que deve apresentar e que sejam aplicveis a qualquer tipo e tamanho de organizao.

Implantao de Sistema de Gesto Ambiental (SGA) segundo a norma NBR ISO 14001

Seiffert, (2009, p. 31, 32), a evoluo das iniciativas ambientais nas organizaes trouxe a necessidade de a gesto ambiental ser tratada enquanto sistema. Um SGA14001 tem entre seus elementos integrantes uma poltica ambiental, o estabelecimento de objetivos e metas, o monitoramento e medio de sua eficcia, a correo de problemas associados implantao do sistema, alm de sua anlise e reviso como forma de aperfeio-lo, melhorando dessa forma o desenpenho ambiental geral. A idia de aperfeioamento central para a questo ambiental em sua abordagem sistmica, tendo-se em mente a complexidade em que se encontra inserida, o que demanda contnua adaptao aos novos elementos que surgem. Assim, o sistema de gesto ambiental apresenta-se como um processo estruturado que possibilita a melhoria contnua, num ritmo estalecido pela organizao de acordo com suas circunstncias, inclusive econmicas. As possibilidades oferecidas por configuraes de implantao de SGAs adaptveis vo ao encontro das necessidades das organizaes, principalmente em virtude da multiplicidade de contextos socioeconmico-ambientais que as mesmas enfrentam. Apesar de a adoo e a implantao de formas sistemticas de gesto ambiental terem o potencial de proporcionar excelentes resultados a todas as partes envolvidas, no existe garantia de que resultados ambientais excelentes sejam afetivamente alcanados. Para que sejam atingidos os objetivos de qualidade ambiental, o sistema de gesto ambiental deve estimular as organizaes a considerar a adoo de tecnologias disponveis, levando em considerao a relao benefcio/custo das mesmas e condicionantes estratgicas envolvidas.

Aspectos estratgicos e operacionais da norma ISO 14001

Seiffert, (2009, p. 32, 33) Frente questo e a implantao de sistemas de gesto ambiental, a norma da srie ISO 14001 tem-se apresentado como um novo elemento no panorama gerencial das organizaes. Dentro da lgica gerencial, h razes estratgicas para o vertiginoso aumento do nmero de empresas que aderem ISO 14001 anualmente. Cada vez mais existe uma tendncia mundial de buscar-se a melhoria no processo de gesto ambiental, a qual, por su vez, deixou de ser uma funo complementar das operaes empresariais. Para muitas empresas proativas, a gesto ambiental tornou-se uma questo estratgica, e no uma questo de atendimento a exigncias legais. A ISO 14001 proporcionar amplo quadro contextual para a implantao de uma gesto ambiental estratgica. A preocupao com uma abordagem estratgica reflete a necessidade de dar gesto ambiental um papel abrangente no contexto organizacional, proporcionando um arcabouo que subusidie e oriente suas vrias iniciativas em relao a uma ampla diversidade de variveis contextuais relacionadas. O papel estrastgico da ISO 14001 resulta da prpria forma com que ela foi estruturada. Isso acaba

evidenciando-se atravs da Norma ISO 14004, a qual estabelece os princpios de um sistema de gesto ambiental (NBR ISO 14004, 1996): 1. Comprometimento e poltica comprometimento da alta administrao, realizao de avaliao ambiental inicial e o estabelecimento de uma poltica ambiental; 2. Planejamento formulao de um plano para o cumprimento da poltca ambiental, atravs da identificao de aspectos ambientais e avaliao dos impactos ambientais correlatos, caracterizao dos requisitos legais envolvidos, definio de critrios internos de desempenho, estabelecimento de objetivos e metas ambientais e um Programa de Gesto Ambiental (PGA); 3. Implantao criao e capacitao de mecanismos de apoio a poltica, objetivos e metas ambientais. Isso ocorrer atravs da capacitao e aporte de recursos humanos, fsicos e financeiros, harmonizao do sistema de gesto ambiental, estabelecimento de responsabilidade tcnica e pessoal, consientizao ambiental e motivao, desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Alm disso, aes que apiem comunicao e relato, documentao do sistema de gesto ambiental, controle operacional, preparao e atendimento de emergncias; 4. Medio e avaliao trata-se da medio e monitoramento do desempenho ambiental, possibilitando aes corretivas e preventivas, alm de registros do sistema de gesto ambiental e gesta da informao; 5. Anlise crtica e melhoria envolve a modificao do sistema com o fim de alcanar a melhora contnua de seu desempenho, atravs de sua anlise crtica.

A Norma ISO 14001 orienta o gerenciamento das atividades e dos aspectos ambientais decorrentes de processos, produtos e servios das organizaes. Suas caractersticas mais importantes so: 1. Proatividade: seu foco na ao e no pensamento proativo, em lugar de reao a comandos e polticas de controle do passado; 2. Abrangncia: envolve todos os membros da organizao na proteo ambiental, levando em conta os stakeholders (clientes, funcionrios, fornecedores, companhias seguradoras, ONGs e sociedade) e stokholders (acionistas). Pode ser utilizada por qualquer tipo de organizao, industrial ou de servio, independentemente de porte ou ramo de atividade. A ISO 14001 uma norma de sistema que refora o enfoque no aprimoramento da conservao ambiental pelo uso de um nico sistema de gerenciamento permeando todas as funes da organizao, no estabelecendo padres de desempenho ambientais absolutos. Os princpios enunciados possibilitam o estabelecimento de uma viso integrada da gesto ambiental numa organizao. Embora seus enunciados apresentem um carter amplo, eles possibilitam o embasamento de linhas de ao integradas, as quais levam operacionalizao de um SGA.

Normas ISO 14000 como resposta gesto ambiental

Seiffert, (2009, p. 26, 27), Alm do estabelecimento de uma forma de ao comum para o gerenciamento ambiental, as normas ISO 14000 so uma resposta s exigncias legais e do mercado. Tais exigncias guardam relao direta com as possibilidades de atuao que se abrem s organizaes. O acesso ao mercado e ao lucro cada vez maior para as empresas que no poluem, deixam de poluir ou o fazem em menor escala. O raciocnio inverso vlido para empresas que no gerenciamseus riscos ambientais, tentando assim maximizar seus lucros atravs da socializao dos prejuzos ambientais. A maioria das empresas que vm implementando um Sistema de Gesto Ambiental (SGA, ISO 14000) vem em geral sendo motivada quase exclusivamente para evitar o surgimento de futuras barreiras no tarifrias ao comercio de seus produtos, assegurando assim sua fatia do mercado tanto nacional como internacional. Dessa forma, observa-se uma preocupao com os possveis desdobramentos futuros da questo ambiental.

A PRODUO MAIS LIMPA E A ECOEFICINCIA

Dias, (2009, p. 126) diz que um dos aspectos mais importantes da gesto ambiental empresarial nos ltimos anos do sculo XX foi a gradativa compreenso de que a adoo de medidas que visam a uma maior eficincia na preveno da contaminao muito mais vantajosa no s do ponto de vista de se evitarem problemas ambientais, mas tambm porque resultam em aumento da competitividade.

Conceito de Produo Mais Limpa (PML)

Durante o ano de 1989, o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA (em ingls, United Nations Environmental Progran UNEP), introduziu o conceito de produo mais limpa para definir a aplicao contnua de uma estratgia ambiental preventiva e integral que envolve processos, produtos e servios, de maneira que se previnam ou reduzam os riscos de curto ou longo prazo para o ser humano e o meio ambiente. A PML, em resumo, adota os seguintes procedimentos:

Quanto aos processos de produo: conservando as matrias-primas e a energia, eliminando aquelas que so txicas e reduzindo a quantidade e a toxidade de todas as emisses e resduos. Quanto aos produtos: reduzindo os impactos negativos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extrao das matrias-primas at sua disposio final, atravs de um desing adequado aos produtos. Quanto aos servios: incorporando as preocupaes ambientais no projeto e fornecimento dos servios.

Dias, (2009, p. 127), Pode ser deifinido tambm como uma estratgia ambiental, de carter preventivo, aplicada a processos, produtos e sevios empresariais, que tem como objetivo a utilizao eficiente dos recursos e a diminuio de seu impacto negativo no meio ambiente. As estratgias de produo mais limpa so o resultado da mudana de enfoque na abordagem da questo ambiental no mbito das empresas, antes focado no controle da contaminao, passando-se a privilegiar a preveno.

Definio de ecoeficincia

No ano de 1992, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel, em seu informe denominado Mudando o Curso, afirmava que seriam chamadas empresas ecoeficientes aquelas empresas que alcancem de forma contnua maiores nveis de eficincia, evitando a contaminao mediante a substituio de materiais, tecnologias e produtos mais limpos e a busca do uso mais eficiente e a recuperao dos recursos atravs de uma boa gesto.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Bezerra, et al, (2000, p. 17), diz que desenvolvimento sustentvel deve, portanto, significar desenvolvimento social e econmico estvel, equilibrado, com mecanismos de distribuio das riquezas geradas e com a capacidade de considerar a fragilidade, a interdependncia e as escalas de tempo prprias e especficas dos recursos naturais.

tica e Desenvolvimento Sustentvel

Cavalcante, (1998, p. 103), para que o desenvolvimento seja sustentvel torna-se necessrio um novo padro de comportamento individual e social. Assim sendo, o conceito de desenvolvimento segundo o novo paradigma da sustentabilidade implica na adoo e prtica de outros valores alm do valor econmico (do lucro, do excedente, da acumulao, etc.). Esses valores so de ordem social e ecolgica exprimindo o compromisso da sociedade e de suas elites com as geraes presentes e a solidariedade com as futuras. Ainda conforme Cavalcante, (1998, P.121), o evento de maior impacto na assimilao da sustentabilidade, tanto no plano institucional quanto pessoal, especialmente no contexto brasileiro, foi sem dvida a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Sucesso de mdia e de pblico, avano no nvel simblico e da conscientizao, o evento foi prdigo em documentos preparatrios, declaraes de princpio, convenes e produziu a agenda 21, importante instrumento norteador do desenvolvimento sustentvel.

HITRICO FBRICA DE CIMENTO POTY S/A

A Fbrica de Cimento Poty S/A, est localizada no Stio Santa Helena, s/n Zona Rural no municpio de Sobral Cear e acesso pela BR 222 e Av. Senador Erminio de Moraes. Foi inaugurada em 06 de fevereiro de 1959, com sede em Fortaleza- Cear. Em 1964, foi o inicio da execuo do primeiro projeto, iniciou sua operao em novembro de 1968 com capacidade inicial de 3000 t/dia, Forno I, com tecnologia da Alemanha. Associado a esta primeira fbrica, inaugurou-se tambm o Moinho de Cimento, tipo Unidan (03 cmaras) e duas Ensacadeiras de cimento. Em outubro de 1980, foi inaugurado o Forno II, com capacidade instalada de 1000 t/dia, tambm com tecnologia alem. Em 1992, entrou em operao duas novas linhas de ensacagem com ensacadeiras rotativas de oito bicos, junto a uma linha manual, e trs anos depois foi adquirido a mais nova tecnologia do mundo, o Potycom (roller press-moinho de rolos) e em 1999, foi novamente posto em operao o forno que havia sido inaugurado em 1980, de modo que hoje trabalha com fornos I e II, com cerca de 4000 t/dia de produo. O setor responsvel por projetos de cunho social da fbrica o de recursos humanos que vem trabalhando com a comunidaqde de Sobral-CE, desde 1997 e dentro do ano de 2001 foi criado um comit de comunicao (composto por funcionrios) para fazer a divulgao das atividades internas e externas atravs de um jornal chamado Aqui entre ns e atravs da intranet da empresa, onde se tem toda informao possvel das outras unidades pertencentes ao grupo Votorantin, assim como sua unidade local que a de Sobral CE. Atualmente a fbrica opera com cerca de 500 funcionrios, 20 estagirios e 250 prestadores de servios (terceirizados).

Fbrica de Cimento Poty nas Aes de Responsabilidade socioambiental.

Projeto amigos do futuro

Amigos do Futuro e o Meio Ambiente tem como objetivos, mobilizar a todos quanto a importncia do meio ambiente e os recursos naturais disponveis como gua e energia, mostrar que pequenas atitudes j influenciam na preservao do meio ambiente, explanar as agresses cometidas ao meio ambiente e as conseqncias ao homem. Foi desenvolvido no ano de 2001 a fim de criar uma conscientizao maior por parte dos prprios funcionrios, estudantes e comunidade do Bairro Pantanal que no tinham nenhuma preocupao com os recursos renovveis: gua, ar, plantas e etc. Digamos que este projeto inicial, veio abrir os olhos para a importncia de se preservar, a partir de cada momento, o Meio ambiente em que esto inseridos.

Resultado/Impacto: comunidade sensibilizada quanto aos temas abordados que foi uma campanha contra a dengue; bastante interesse em acontecer o encontro Fbrica X comunidade; aplicao dos conhecimentos adquiridos com amigos, parentes, etc. Entusiasmo em participar das oficinas; comunidade interagindo com o evento; troca de conhecimentos

com estas propostas de trabalho, que veio para orientar, informar, ou seja, educar uma populao, seja ela interna ou externa, na maneira de olharmos o Meio

Ambiente com uma perspectiva de cuidado, visando sempre a evoluo na melhoria da Qualidade de Vida de todos os seres.

QUESTIONRIO APLICADO COORDENAO DO MEIO AMBIENTE DA FBRICA DE CIMENTO POTY S/A.

1) Quais so as diretrizes da empresa em relao ao meio ambiente local e quais as suas perspectivas de futuro? A Votorantim Cimentos entende que seu maior compromisso crescer de forma sustentvel, tornando-se cada vez mais uma empresa de classe mundial. Tambm est convicta que o desenvolvimento dos negcios anda lado a lado com a conduta responsvel, alinhada com os valores da sustentabilidade. A equao para o sucesso da Votorantim Cimentos e do prprio Grupo abrange trs vetores: o econmico, o ambiental e o social. Quanto ao vetor AMBIENTAL temos: manuteno de processos produtivos ecoeficientes e polticas de monitoramento e preservao do meio ambiente, em linha com as mais modernas e rigorosas prticas adotadas em nvel internacional. A nossa perspectiva de futuro ser vista no apenas como uma empresa que produz um cimento de alta qualidade, mas tambm uma empresa ambientalmente correta.

2) Quais so os impactos ambientais decorrentes da fabricao dos produtos da Fbrica de Cimento na cidade? interessante diferenciar impacto ambiental de aspecto ambiental. Aspectos ambientais so de acordo com a ISO 14001, "componentes das atividades, produtos servios de uma organizao que venham a interagir com o meio ambiente". Ou seja, tudo aquilo que causa ou tem potencial de gerar impacto ambiental e est relacionado atividade desenvolvida. Impacto ambiental , de acordo com a CONAMA 01/86, qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou

indiretamente, afetam a sade, a segurana e o bem estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e; a qualidade dos recursos ambientais. Ou seja, qualquer alterao no meio ambiente provocada por atividades humanas, como o assoreamento de rios, a poluio da gua, do solo e do ar. Fica esclarecido que qualquer que seja a atividade, seja ela privada ou pblica, existem dois tipos de impactos ambientais, o direto e o indireto. Conforme manual do sistema de gesto ambiental (SGA) VOTORANTIM CIMENTOS procuramos exemplificar os conceitos relacionando impactos ambientais de uma fbrica de cimento: Aspecto Ambiental: Emisses de matria ou energia com potencial de causar poluio, na forma de resduos, emisses atmosfricas, efluentes lquidos, rudo, e outras formas de energias (radiaes ionizantes e no ionizantes), em condies normais, anormais ou emergenciais; uso ou o aproveitamento de recursos naturais, como por exemplo: a explotao de recursos (captao de gua superficial, minerao de Calcrio); consumo de recursos tais como: consumo de energia, consumo de lenha.

Impacto Ambiental: Qualquer modificao do Meio Ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organizao Controle operacional: Instalaes, equipamentos ou procedimentos que objetivam controlar os aspectos e / ou impactos ambientais de forma a eliminar ou minimizar sua magnitude ou a sua ocorrncia.

Vamos exemplificar o caso das emisses atmosfricas que um aspecto ambiental, caso haja emisso de MP (material particulado), THC (teor de hidrocarboneto), SOx(xidos de enxofre), NOx (xidos de nitrognio), CO (monxido de carbono) etc., acima do limite especificado, poder causar um impacto ambiental, por isso existe o controle operacional, no caso temos os opacmetros e analisadores de gases para fazer o monitoramento e os filtros de mangas e eletrofiltros para evitar

gerao de partculas em suspenso. Devido o co-processamento realizado o monitoramento descontnuo pelo menos 1 vez por ano dos seguintes parmetros: HCl, NH3, C6H6, D/F (dioxinas e furanos) , HF, metais pesados. 3) Quais so os mtodos utilizados para identificar esses impactos?

A Votorantim Cimentos estabelece, implementa e mantm procedimento para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e servios que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influncia, considerando os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e servios novos ou modificados e a avaliao de reas possivelmente contaminadas, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente. Este trabalho gera a planilha de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAI). Sendo assegurado que os aspectos ambientais significativos so considerados no estabelecimento, implementao e manuteno do sistema de gesto ambiental, incluindo a definio de seus objetivos e metas. A empresa mantm atualizadas as informaes relativas aos seus aspectos e impactos ambientais no modelo da planilha abaixo apresentada.

Antes de ser implementada qualquer atividade os responsveis pelas reas realizam o Levantamento de Aspectos e da Avaliao de Impactos das suas respectivas reas, fazem uma avaliao e classificao dos impactos associados e informaes

complementares; a fim de evidenciar possveis aspectos e impactos que possam decorrer da mesma, assim faz-se planos de ao objetivando mitig-los. 4) Existem programas direcionados para amenizar tais impactos? Qual o principal? A Votorantim cimentos possui para cada atividade que possivelmente possa vir a causar impactos ambientais, uma tratativa a fim de evitar que eles possam a vir existir. Relacionamos abaixo atravs da tabela, o Plano de Monitoramento Ambiental contendo alguns exemplos de monitoramento que foi elaborado com base nos aspectos ambientais.
PLANO DE MONITORAMENTO ATIVIDADE PARMETROS LOCAL FREQUN RESPONS PADRO CIA Anlise Potabilidade de Anlise Refeitrio Anual VEL xx Portaria 518 MS

de Microbiolgica e Fbrica Refeitrio Anual xx Portaria 518 MS

gua do Refeitrio Fsico-Qumica Anlise de Anlise Potabilidade gua do Refeitrio Fsico-Qumica Anlise de Efluente Anlise S.A.O. Fsico-Qumica Anlise de Efluente Anlise S.A.O. Anlise Balneabilidade Lagoa Anlise Balneabilidade Riacho Mucambinho (Montante Jusante) Anlise Balneabilidade A.M.R e Anlise Microbiolgica e Fsico-Qumica Fsico-Qumica Anlise Fsico-Qumica Anlise Fsico-Qumica

de Microbiolgica e Mina Calcrio Posto Fbrica Posto de Qudrimestr xx al de Qudrimestr xx al xx Portaria SEMACE 154/02 Art 4 Portaria SEMACE 154/02 Art 4 Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 Anual xx MS Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 MS

Microbiolgica e Combustvel

Microbiolgica e Combustvel

Mina Calcrio Lagoa Prdio Anual

Microbiolgica e Centralizado Riacho

Microbiolgica e Mucambinho

Aude AMR

Anual

xx

Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 MS

Anlise Balneabilidade Poo Amazonas Anlise Balneabilidade Mina 3 e 4 nvel Anlise Balneabilidade

Anlise Fsico-Qumica Anlise Fsico-Qumica Anlise

Poo

Anual

xx

Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 MS Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 MS Resoluo CONAMA 274 do de 2000; Portaria 518 MS Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria 154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria 154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria 154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria SEMACE SEMACE SEMACE SEMACE

Microbiolgica e Amozonas Minerao de Anual xx

Microbiolgica e Calcrio Poo Anual xx

Microbiolgica e Artesiano ETE Refeitrio Anual Quadrimes tral (Cond. LO) xx

Poo Aratesiano Fsico-Qumica Descarte de Anlise Efluente Sanitrio Fsico-Qumica

Microbiolgica e Fbrica

Descarte

de Anlise Fsico-Qumica

ETE

Oficina Anual Quadrimes tral (Cond. LO)

xx

Efluente Sanitrio

Microbiolgica e de Autos

Descarte

de Anlise Fsico-Qumica

ETE

Prdio Anual Quadrimes tral (Cond. LO)

xx

Efluente Sanitrio

Microbiolgica e SISSMA

Descarte

de Anlise Fsico-Qumica

ETE

Prdio Anual Quadrimes tral (Cond.

xx

Efluente Sanitrio

Microbiolgica e SISSMA

LO)

154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria 154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Reoluo CONAMA 357, Art 34, Anexo VII; Portaria 154/2002, Art 4 Portaria N 151, de 25 de Novembro de 2002 ( DOE - 06.12.2002). Portaria N154, de 22 de Julho de 2002 ( DOE 01.10.2002). Resoluo 264/99 SEMACE SEMACE

Descarte

de Anlise Microbiolgica e Fsico-Qumica

ETE Gerncia Anual Quadrimes tral (Cond. LO)

xx

Efluente Sanitrio

Descarte

de Anlise Fsico-Qumica

ETE

Prdio Anual Quadrimes tral (Cond. LO)

xx

Efluente Sanitrio

Microbiolgica e Expedio

Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Forno W1

Anual

xx

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Forno W1

Anual

xx

Resoluo 264/99

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Forno W2

Anual

xx

Resoluo 264/99

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Resfriador W2

Anual

xx

Resoluo 264/99

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Moinho de Cru Atox Anual xx Resoluo 382/06 CONAMA Anual xx Resoluo 382/06 CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Moinho Carvo S1 e

Gasasos S2 Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Moinho Cimento de

Anual

xx

Resoluo 382/06

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Efluente e Ensacadeira

Anual

xx

Resoluo 382/06

CONAMA

Gasasos Monitoramento de Anlise Material Chamin Emisses Gasasos Particulado (Isocintica) Conforto em Efluente e Britador

do Anual

xx

Resoluo 382/06

CONAMA

Gasasos Acustico Anlise de Rudo Vila reas Tcnicos

dos Bienal

xx

Resolues 10.151 Resolues 10.151

CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR Bienal dos xx xx CONAMA

Habitadas (Casa 8) Conforto Acustico Anlise de Rudo Limite em Habitadas Conforto em reas Propriedade (Casos

001 e 002 de 1990; NBR

Engenheiros) Acustico Anlise de Rudo Vila dos Bienal reas Engenheiros

Resolues 10.151 Resolues 10.151 Resolues 10.151 Resolues 10.151 Resolues 10.151

CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

Habitadas (Caso 6) Conforto Acustico Anlise de Rudo Rua Brasil, Bienal em reas 123 24 de Bienal Habitadas Conforto Acustico Anlise de Rudo Rua em reas Habitadas Conforto Acustico Anlise de Rudo Rua em reas Carnaubas, Bienal Habitadas 117 Conforto Acustico Anlise de Rudo Estrada em Habitadas reas Jordo

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

Agosto, 160 Bienal xx

001 e 002 de 1990; NBR CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR

Conforto em Habitadas Conforto em

Acustico Anlise de Rudo Limite reas agoa

de Bienal de

xx

Resolues 10.151

CONAMA

Propriedade(L

001 e 002 de 1990; NBR

Estabilizao) Acustico Anlise de Rudo Igreja Bienal reas Ressureiao da Bienal de

xx

Resolues 10.151 Resolues 10.151 Resolues 10.151 Resolues 10.151

CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

Habitadas Conforto Acustico Anlise de Rudo Portaria em reas Mina

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

Habitadas Calcrio Conforto Acustico Anlise de Rudo CE prxima ao Bienal em reas Distrito de Pau Bienal Habitadas D'arco Conforto Acustico Anlise de Rudo Escola em Habitadas Conforto em Habitadas Conforto em Habitadas reas Municipal Distrito de Pau D'arco Acustico Anlise de Rudo Porto reas Aceeso Prorpiedade Rdo Coutinho Acustico Anlise de Rudo Cerca de Bienal reas Delimitao Atrs Britador Monitoramento de Material Opacidade Particualdo Monitoramento de Anlise Opacidade Material Particualdo Monitoramento de Anlise Opacidade Material Particualdo Monitoramento de Anlise Emisses Gasosas Efluentes Monitoramento Qualidade do Ar Monitoramento Qualidade do Ar Gasosos Anlise HI-VOL Medio Fumaa Preta Calcrio Chamins Forno W1 de Chamin Forno W2 de Chamin Resfriador W2 de Chamin Forno W2 Comunidade Contnuo Mensal e Contnuo Contnuo do de Bienal Contnuo de Bienal

001 e 002 de 1990; NBR xx CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR

xx

Resolues 10.151

CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR

xx

Resolues 10.151

CONAMA

001 e 002 de 1990; NBR

xx xx

Resoluo 382/06 Resoluo 264/99

CONAMA CONAMA

xx

Resoluo 264/99

CONAMA

xx

Resoluo 264/99

CONAMA

xx xx

Resoluo

CONAMA

CRAS de Veculos Fbrica Minerao

03/90 Portaria MINTER n100, de 14 de julho de 1980.

Para o MP que o nosso principal potencial causador de impacto ambiental, para evit-lo temos instalados em todo sistema produtivo uma srie de filtros de mangas que tem o objetivo de evitar que o material particulado saia da produo, existem tambm eletrofiltros distribudos as chamins e o resfriador do forno W2 (REPOL). Existe tambm o controle atravs do AGV-PTS (Amostrador de Grandes Volumes Partculas Totais em Suspenso) ou Hi-Vol, que mede a quantidade de MP da comunidade Vila Unio. Para medio de emisso de gases temos os analisadores de gases, opacimetros. Mas nosso principal programa pode seria o GERENCIAMENTO ESTRATGICO DE CARBONO, conforme observamos abaixo:

Sntese - Desde 2001, a Votorantim Cimentos realiza o inventrio de emisses de carbono, de acordo com o Protocolo de Dixido de Carbono (CO2), definido pelo CSI (Cement Sustainability Initiative), e alinhado com o protocolo dos gases do efeito estufa, desenvolvido pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) e pelo WRI (World Resources Institute). O projeto rene aes integradas para o gerenciamento estratgico de carbono pela empresa e busca a implantao das melhores e mais eficientes tecnologias para o processo produtivo. Depoimento - O principal benefcio do projeto foi a definio de metas de reduo de CO2 pela alta direo da empresa, assim como a implantao de ferramentas para a gesto e acompanhamento da reduo das emisses. Outro item diz respeito confiabilidade e transparncia dos nmeros apresentados, uma vez que a auditoria externa est sendo utilizada como ferramenta de gesto para garantir a qualidade dos nmeros - Patrcia Monteiro Montenegro, Gerente de Meio Ambiente e Coprocessamento. Resultados - A Votorantim Cimentos reduziu as emisses de CO2 em 17,5% em relao a 1990, atingindo o melhor desempenho entre todos os players globais quanto ao principal indicador de sustentabilidade da indstria cimenteira (kg CO2/tonelada de cimentcios). Mesmo com o aumento das emisses, a partir de 1996, devido substituio de leo combustvel por coque no processo de fabricao, a empresa conseguiu manter baixos valores de emisses em razo do

aumento da substituio de clnquer. Com a instalao do co-processamento em todas as unidades, a VC obteve uma economia de R$ 26 milhes.

Resumo - Gerenciamento Estratgico de Carbono Beneficiados Abrangncia Meio Ambiente Todas as unidades de cimento da VC: fbricas completas e moagens de cimento (Brasil, Estados Unidos e Canad) Patrcia Monteiro Montenegro (Gerente de Meio Ambiente e Co-processamento da VC), Martin Vroegh (Gerente de Meio Ambiente da VC - Amrica do Norte), Osmarino Jorge Dias Equipe envolvida (Gerente Geral de Processos da VC), Arnaldo Dias de Andrade (Diretor Tcnico da VC), Paula Vieira Fava (Suprimentos da VC), Paulo Fernando Correa Rocha (Projetos VC - auditor) e Carlos Augusto Noronha Silvrio (Estagirio - Meio Ambiente e Co-Processamento da VC) Parcerias ICF (consultoria para a auditoria externa) Fonte:http://www.institutovotorantim.org.br/ptbr/RSC/meioAmbiente/Paginas/gerestratCarbono.aspx A indstria cimenteira, responsvel por 5% das emisses de CO2 geradas pela no mundo, foi o primeiro setor industrial filiado ao WBCSD (sigla em ingls do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel) a adotar

espontaneamente uma srie de iniciativas para reduzir a emisso de CO2 no planeta, por meio de aes conjuntas e individuais. De acordo com Edvaldo Rabelo, Diretor de Operaes da Votorantim Cimentos, os compromissos firmados no Frum CSI se manifestam em aes prticas. Institumos o uso de tecnologias limpas, estabelecemos metas de preservao dos ecossistemas e de diminuio de emisso de gases poluentes, em especial o CO2, exemplifica o executivo. Rabelo afirma que a Votorantim Cimentos considera a eficincia energtica e a gesto do carbono fatores relevantes em sua estratgia empresarial. Prova disso que a companhia possui uma das menores emisses de CO2 bruto do mundo, considerando as empresas integrantes do CSI. Enquanto a mdia global do setor de 657 kg de emisso de CO2 por tonelada de cimento produzido, a Votorantim Cimentos emite 627 kg. Este avano resultado de investimentos da empresa em diversos setores como tecnologias limpas; parque industrial moderno, com otimizao de plantas; busca permanente de eficincia energtica a partir do uso de combustveis alternativos, como biomassa e resduos industriais; e uso cada vez maior de novas matriasprimas para serem adicionadas ao cimento, de forma a reduzir a participao do clnquer (matria-prima bsica formado a partir da calcinao do calcrio e da argila) na produo de cimento. Fonte: http://www.engenhoeditora.com.br/noticias.asp?noticia=5487

5) Quais as metas assumidas pela Fbrica para reduzir os impactos causados ao meio ambiente local? A Votorantim Cimentos atravs do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos), est numa busca de diminuir a quantidade resduos por ela produzidos, atravs de palestras ministradas pela equipe do SGA (sistema de gesto ambiental) nos minutos de cada rea afim de aumentar a conscincia ambiental de seus funcionrios prprios e terceirizados.

O setor de Meio Ambiente possui seus objetivos e metas a serem atingidos, entre estes est meta de ZERO para de eletrofiltro, o que garante uma melhor qualidade do ar, e com a nova chamin que mais alta do que a antiga, vai dar uma melhor disperso do MP. 6) A empresa encontra algum obstculo para aplicar os programas ambientais em Sobral? Desde o ano passado, a Unidade Sobral levou a educao ambiental para a comunidade, atravs do projeto Jovem Votorantim na Comunidade, que foi amplamente acolhido pela comunidade, que se mostrou muito receptiva. A empresa abriu as portas para jovens da comunidade de ensino mdio pra ser esse elo de ligao entre fbrica e comunidade, deu a oportunidade de desenvolvimento para o primeiro emprego e beneficiada com a fora de vontade desses jovens que ao falar em preservao ambiental tem brilho nos olhos. A comunidade, principalmente jovens e crianas, so agraciadas com palestras, vdeos educativos, rodas de conversas, entre outros artifcios que os levou a refletir sobre a atual situao do Meio Ambiente e a ver a Votorantim com outros olhos. claro que o desejo aumentar cada vez mais o alcance deste projeto.

7) A Fbrica conta com parcerias que possibilite o desenvolvimento dos programas ambientais? Sim, principalmente com as escolas da comunidade ao redor da fbrica, Emlio Sendim, Jarbas Passarinho e Ciro, como tambm os CRAS (Centro de Referencia e Assistncia Social) da cidade de Sobral, que recebem o apoio do projeto Jovem Votorantim na Comunidade. O SEST/ SENAT com o programa Despoluir, onde realizada a medio de fumaa negra dos veculos. 8) A empresa se preocupa com a produo de produtos sustentveis? Quais so esses produtos?

O produto fabricado pela Unidade Sobral exclusivamente o cimento, que graas ao co-processamento um produto sustentvel. Mas o que seria o co-processamento? a destruio de resduos dentro do forno de clnquer a altas temperaturas. Estes resduos podem ser aproveitados como substitutos de matria-prima ou combustveis. A parte orgnica toa destruda e a parte inorgnica que so os metais compostos nas cinzas so capturados pelos filtros de alta eficincia, retornam ao processo e so incorporados ao cristal do clnquer, que posteriormente ao cimento; sem alterar a qualidade do produto. Um dos problemas ambientais mais relevantes da atualidade diz respeito aos resduos que sobram dos processos de produo das indstrias. Atualmente, a maior parte desses materiais jogada em aterros sanitrios e industriais, uma soluo temporria longe de ser a ideal. Os aterros so locais onde os resduos so enterrados em reas previamente impermeabilizadas e protegidas para impedir que os lquidos e/ou gases resultantes de sua composio contaminem o ambiente. Esta soluo, porm, no sustentvel, pois com o passar do tempo o risco de contaminao aumenta, uma vez que os resduos no se decompem. Uma alternativa eficiente e segura para o problema o co-processamento dos resduos industriais em fornos de cimento, mtodo que vem sendo adotado pela Votorantim Cimentos. Podem ser co-processados pneus, resduos da indstria siderrgica e de alumnio, solventes qumicos, leos usados, borras de pintura, plsticos, solos contaminados, entre outros. No so co-processveis resduos hospitalares, radioativos e domsticos, materiais corrosivos, pesticidas e explosivos.

9) Quais foram as iniciativas da Fbrica de Cimento de Sobral para receber as Certificaes ISO 14000? A Votorantim possui um sistema chamado VCPS, que contempla muitos itens da ISO 14001, e nos objetivos e metas do Meio Ambiente est contemplado garantir o check list do VCPS em no mnimo 90%. O check-list uma ferramenta de

verificao de atendimento a todas as orientaes do Manual do Sistema de Gesto Ambiental. Tudo um processo de construo, onde a conscientizao ambiental a mola mestra para o sucesso dos resultados.

OBJETIVO DA AUDITORIA EM RELAO A CATEGORIA MEIO AMBIENTE Objetivo da Categoria: Avaliar o impacto da atividade fabril na interface com o meio ambiente Categoria Meio Ambiente e reduzir a exposio do e negcio a riscos ambientais. Objetivo: Garantir a identificao de passivos e

Identificao e eliminao de passivos eliminao e riscos ambientais

riscos

ambientais. Objetivo: Garantir o atendimento as diretrizes ambientais que compem o de gesto Ambiental da

Diretrizes Ambientais para as unidades Sistema fabris e Resultados de eco eficincia

Votorantim Cimentos.

10) A empresa teve que adotar alguma mudana para se adequar s normas da Certificao? Quais? Podemos dizer que nos ltimos 5 anos a empresa evoluiu bruscamente no quesito ambiental. Foram criados diversos procedimentos direcionando a maneira correta de conduzir em relao ao Sistema de Gesto Ambiental (SGA). Mas como sabemos, existe um processo de melhoria contnua, nunca as coisas esto perfeitas, sempre queremos que tudo seja melhor. Hoje nosso maior desafio a conscientizao ambiental, pois precisamos mudar a cultura das pessoas e j percebemos frutos, entretanto ainda existe um GAP entre o atual e o ideal que desejamos, mas estamos trabalhando firme e com certeza a excelncia se tornar realidade, principalmente disseminando e intensificando a cultura do 5S.

11) Como a Fbrica torna pblica as aes ambientais e de sustentabilidade comunidade local? A empresa sempre teve como foco as aes ambientais, mas nunca se preocupou em divulgar, j que seu objetivo era atendido. Porm, hoje percebemos que as pessoas querem conhecer mais sobre essas aes, por esse motivo temos o Programa Portas Abertas onde recebemos a comunidade e apresentamos as aes realizadas, conhecem a fbrica, etc. A empresa participa de reunies nos Conselhos Comunitrios onde apresentamos os indicadores da empresa. Quem tiver interesse em maiores informaes tambm pode procurar a SEMACE - Superintendncia Estadual do Meio Ambiente. Existe um trabalho que est sendo desenvolvido em relao a Engajamento com a Comunidade onde existe um plano de ao de comunicar as aes scio-ambientais realizadas pela empresa. Tambm existe o recebimento, documentao e resposta a comunicaes e reclamaes pertinentes das partes interessadas externas, a respeito dos aspectos ambientais inerentes s suas atividades, produtos e servios.

No podamos deixar de ressaltar sobre a Poltica Ambiental da empresa: Harmonia com o Meio Ambiente e comprometimento com a qualidade de vida Conduzir as operaes dentro de um modelo de desenvolvimento sustentvel, assegurando a adequada utilizao de recursos naturais e a preveno da poluio; estar em conformidade com a legislao; promover ambientes de trabalho limpos, organizados e saudveis; manter uma comunicao aberta com a sociedade como parte do objetivo de melhoria contnua do desempenho ambiental.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PEDROSA, IomanLeite. A Gesto Ambiental e o Plo Turstico Cabo Frio: Uma abordagem sobre o desenvolvimento e meio ambiente. Srie BNB teses e dissertaes n 06, 2007. FALTA EDITOR E LOCAL BARBIERI, Jos Carlos. Gesto Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. 2 edio, So Paulo: Editora Saraiva, 2007. SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISO 14001 sistemas de gesto ambiental: implantao objetiva e econmica / 3ed. Rev. e ampl. So Paulo : Atlas, 2009. DIAS,Reinaldo. Gesto ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade / 1 ed., So Paulo: Atlas, 2009. BARBOSA. Arnaldo Parente Fortaleza: UECE, 2001. Leite. Metodologia da pesquisa cientfica.

BEZERRA, Maria do Carmo de Lima e MUNHOZ, Tania Maria Tornelli. Gesto dos Recursos Naturais: subsdios eleborao da Agenda 21 brasileira. Ministrio do

Meio Ambiente; instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. FUNATURA. Braslia. 2000. FACHIN, Odlia. Fundamentos de Metodologia. 5 ed. So Paulo. Saraiva, 2006. CAVALCANTE, Enoque Gomes. Sustentabilidade: Fundamentos tericos metodolgicos do novo paradigma. Recife. ed. Universitria da UFPE, 1998. e

BARBIERI, Jos Carlos. Gesto Ambiental Empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 2 ed. So Paulo. Saraiva, 2007.

You might also like