You are on page 1of 19

A Justia Comunitria e os Modelos Alternativos de Administrao da Justia.

Fernando Lus Coelho Antunes Universidade Federal de Santa Catarina fcoelhoantunes@yahoo.com.br

GT 5. Acesso Justia, Mediao de Conflitos e Justia Comunitria

Resumo O objetivo do artigo , com base nas propostas do pluralismo jurdico e de acordo com as constataes do movimento de acesso justia, efetuar uma reflexo sobre a justia comunitria como uma das principais propostas alternativas de resoluo de conflitos. O pluralismo jurdico possui como seus principais vetores o respeito alteridade, a descentralizao das esferas normativas e o estmulo participao popular dos espaos pblicos de deciso. Aliado s propostas de reformas e rupturas dentro do sistema de resoluo de litgios que o acesso justia postula, o pluralismo jurdico o referencial terico no qual novas prticas jurdicas e modelos de gesto de conflitos podem ser pensados. Nesse contexto, surgem as experincias latino-americanas de justia comunitria que oferecem uma nova relao com a administrao da justia, consolidando prticas democrticas e plurais de resoluo de conflitos. Desse modo, em oposio ao paradigma liberal, centrado no indivduo e no formalismo positivista, que orienta os sistemas de justia latino-americanos, h um modelo de mediao comunitrio voltado para a coletividade, representado pela comunidade, e cujos principais elementos so a conciliao, a informalidade, a realidade como base das decises e a coercibilidade derivada de um contexto comunitrio, aptos a redimensionar a concepo de acesso justia. Palavras chaves: teoria crtica; pluralismo jurdico; acesso justia; modelos alternativos de administrao de conflitos; democratizao da administrao da justia; justia comunitria.

1. Introduo. 2. O pluralismo jurdico comunitrio-participativo e o acesso justia. 3. Os modelos de administrao de justia. 4. Elementos de justia comunitria. 5. Consideraes finais. 6. Referncias bibliogrficas.

1. Introduo

A teoria crtica do direito explicita a crise de paradigmas e insuficincia dos modelos jurdicos oficiais. O pluralismo jurdico, pautado por essa premissa da teoria crtica, prope um movo paradigma na cultura jurdica, no qual h a emergncia de novos atores e novas esferas de juridicidade que favorecem a participao e a descentralizao no mbito do direito. Nesse contexto, o modelo jurisdicional e a idia de monoplio estatal de exclusividade na administrao da justia so questionados. Assim, a discusso do acesso justia extravasa as aes voltadas unicamente para o poder judicirio e ganha relevncia a explorao dos mecanismos alternativos de soluo de conflitos. Articulando o pluralismo jurdico comunitrio-participativo com os modelos alternativos de resoluo de conflitos temos a justia comunitria como uma medida com potencial para concretizar o acesso justia e consolidar as aes de descentralizao, participao e democratizao da administrao da justia.

2. O pluralismo jurdico comunitrio-participativo e o acesso justia.

A teoria jurdica crtica se justifica como referencial terico para o presente artigo devido pretenso do trabalho de problematizar os modelos normativos oficiais e estimular as aes com o intuito de democratizar espaos de administrao da justia e ampliar os canais de acesso justia com base nas propostas de descentralizao e participao do pluralismo jurdico1.
1

Tal intento se harmoniza com as principais reflexes que defendem a necessidade de transformao no direito e suas prticas, uma vez que esse objetivo: vai ao encontro de todo um questionamento sobre a premncia de se construir, no contexto da modernidade latino-americana, um projeto de superao das tradicionais relaes tnico-jurdicas desiguais e injustas. Isso, por conseqncia, conduz edificao popular de instituies polticojurdicas pluralistas, democrticas e participativas, bem como materializao de prticas legais alternativas.

Nesse sentido, o pluralismo jurdico emerge como vertente terica que avana nas constataes da teoria jurdica crtica, pois, alm de evidenciar a necessidade de ruptura com o paradigma positivista do direito, a qual postula uma juridicidade emanada exclusivamente do Estado, prope novas prticas e princpios na compreenso e aplicao do Direito2. De acordo com Norberto Bobbio, uma compreenso do pluralismo ou de uma concepo pluralista de sociedade implica basicamente trs fatores: inicialmente significa a aceitao de que as sociedades contemporneas so complexas e compostas por esferas particulares com certo grau de autonomia, com so exemplos os sindicatos, os partidos polticos, e inclusive os grupos no organizados. Num segundo momento, esse pluralismo denota uma preferncia por um sistema poltico que garanta a participao, seja direta ou indireta, dos vrios grupos sociais na formao da vontade coletiva. E finalmente, o terceiro fator est na crena de que o pluralismo enquanto organizao poltica a negao do despotismo e do totalitarismo que a alta concentrao de poder propicia.3 Considerando os elementos que compem esse pluralismo social e poltico descrito por Bobbio, e para no efetuar uma longa digresso histrica, necessrio se concentrar, partindo de uma viso elementar, no pluralismo jurdico enquanto corrente que contesta, sobretudo, o monismo no direito, ou seja, a idia de que uma nica ordem jurdica pode ser estabelecida para uma dada sociedade. Assim, consolida-se como marco terico que se insurge tambm contra a pretenso de monoplio de juridicidade e produo exclusiva do direito por parte do Estado.
Essas ponderaes levam imediata redefinio dos principais objetivos, tanto a nvel terico quanto nvel da prxis. No nvel terico, busca-se denunciar os mitos e as falcias que sustentam e reproduzem a cincia jurdica tradicional e a reordenao do Direito no conjunto das prticas sociais que o determinam. J no nvel da prxis, procura-se constituir o Direito como instrumento estratgico de efetiva alterao das prticas reais vigentes, capaz de impulsionar a construo de uma organizao social mais justa e democrtica. WOLKMER, Antonio Carlos. Introduo ao pensamento jurdico crtico. So Paulo, Nova Acadmica, 1995. p. 11.
2

Esse paradigma e a centralidade da norma no sistema positivista perceptvel em Kelsen: Determinando o Direito como norma (ou mais exatamente, como um sistema de normas, como uma ordem normativa) e limitando a cincia jurdica ao conhecimento e descrio de normas jurdicas e s relaes, por estas constitudas, entre fatos que as mesmas normas determinam, delimita-se o Direito em face da natureza e a cincia jurdica, como cincia normativa, em face de todas as outras cincias que visam o conhecimento, informado pela lei da causalidade, de processos reais. Somente por esta via se alcana um critrio seguro que nos permitir distinguir univocamente a sociedade da natureza e a cincia social da cincia natural. KELSEN, H. Teoria Pura do Direito. So Paulo, Martins Fontes, 2003, p.84. Paradigma aqui compreendido como um conjunto de valores e princpios cientficos compartilhados que termina por se impor como modelo de verdade predominante em um determinado contexto. KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1975.
3

BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. Braslia:UnB; So Paulo, Polis, 1988. p. 17.

Esse o elemento essencial do pluralismo jurdico: a defesa da existncia de ordens jurdicas paralelas, autnomas e/ou alternativas ao Estado, presentes na sociedade civil, e at mesmo na sociedade internacional. Assoma-se isso, o estmulo modelos participativos, democrticos e descentralizados de aplicao do direito. No h uma concepo homognea de pluralismo jurdico, no entanto fundamental a advertncia de que, por sua diversidade interna e amplitude, esse conceito pode abranger objetivos, propostas e pressupostos por vezes at conflitantes. Desse modo, podemos detectar um pluralismo de contedo progressista e at mesmo conservador4. Na perspectiva pluralista no h uma negao da ordem jurdica estatal, mas sim a constatao de que, paralelo esse ordenamento, existem esferas autnomas de juridicidade, tanto supra-estatais, quanto infra-estatais, algumas das quais podem ser exploradas para uma apropriao participativa e democrtica do direito5. Ao empreender a relao entre a sociedade, o Estado e a justia necessrio reafirmar uma concepo sociolgica do direito, baseada, sobretudo, na nfase da juridicidade decorrente das relaes sociais.

Conforme salienta Wolkmer: Por ser uma manifestao universal presente em pocas distintas, o pluralismo jurdico compreende muitas tendncias com origens diferentes e caracterizaes mltiplas. assim deveras complexo assinalar uma certa uniformidade de princpios fundamentais em funo da diversidade de modelos e de autores, abarcando em sua defesa desde matizes conservadores, liberais e radicais at corporativistas, institucionalistas, democratas, socialistas, etc. Esse cenrio aberto, denso e dspar no nos impossibilita de admitir que o principal ncleo para o qual converge o pluralismo jurdico a negao de que o Estado seja a fonte nica e exclusiva de todo o Direito. Tal concepo minimiza, exclui ou nega o monoplio de criao das normas jurdicas por parte do Estado, priorizando a produo de outras formas de regulamentao, geradas por instncias, corpos intermedirios ou organizaes sociais providas de certo grau de autonomia e identidade prpria. WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo Jurdico: fundamentos de uma nova cultura do Direito. So Paulo: Editora Alfa-mega, 2001, pg. XX.
5

Decorre dessa afirmao a compreenso do pluralismo jurdico como um fato social, esse o fundamento da postura de Souza Santos: Na realidade, o Estado nunca deteve o monoplio do direito. Por um lado, os mecanismos do sistema mundial, atuando num plano supra-estatal, desenvolveram as suas prprias leis sistmicas, que se sobrepuseram s leis nacionais dos Estados particulares do sistema mundial. Por outro lado, paralelamente a este direito supra-estatal subsistiram ou surgiram diferentes formas de direito infra-estatal: ordens jurdicas locais, com ou sem base territorial, regendo determinadas categorias de relaes sociais e interagindo, de mltiplas formas com o direito estatal. A existncia destas ordens jurdicas infra-estatais e a sua articulao com o direito estatal foram quase sempre recusadas por este ltimo, apesar de vigentes no plano sociolgico. A constelao jurdica das sociedades modernas foi, assim, desde o inicio constituda por dois elementos. O primeiro elemento a coexistncia de vrias ordens jurdicas (estatal, supra-estatal, infra-estatal) em circulao na sociedade; o direito estatal, por muito importante e central, foi sempre apenas uma entra as vrias ordens jurdicas integrantes da constelao jurdica da sociedade; embora as diferentes constelaes do sistema mundial variassem muito do centro para a periferia, combinaram sempre as ordens jurdicas estatal, supra-estatal e infra-estatal. Por outro lado _ e este o segundo elemento, igualmente importante, da constelao jurdica moderna _, o Estado nacional, ao conceder a qualidade de direito ao direito estatal, negou-a s demais ordens jurdicas vigentes sociologicamente na sociedade. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez Editora, 2005.p. 171

Nessa linha de raciocnio a sociedade civil6 seria o palco de um novo espao pblico no qual a democracia se expressaria mediante o desenvolvimento de prticas legais populares. Para tanto imperativo segundo Wolkmer redefinir a sociedade civil como espao pblico pulverizado pela legitimao de novos sujeitos sociais que, em permanente exerccio alternativo, implementam suas necessidades fundamentais e se habilitam como instncias produtoras de um direito comunitrio7. Cumpre ressaltar que optar pelo pluralismo jurdico de carter comunitrio-participativo significa assumir como referncia um fenmeno-prtico terico que fundamenta uma nova cultura no direito, uma manifestao subjacente ao sistema de justia oficial, e que por vezes at mesmo ignorado por esse sistema, de modo que constitui, assim, uma espcie de resposta s fissuras do modelo jurisdicional formal, fortalecido pela atuao de sujeitos sociais em espaos pblicos no-estatais8. Ao relacionarmos as proposies tericas do pluralismo jurdico comunitrioparticipativo com os objetivos do movimento de acesso justia9 surge a constatao da limitao do modelo jurisdicional e necessidade de busca por modelos alternativos de administrao de conflitos.
6

Na poltica contempornea h uma influncia marxista na compreenso da acepo sociedade civil, representada pela contraposio entre esse termo e o Estado. Essa a razo pela qual Bobbio afirma que: Na contraposio Sociedade Civil Estado, entende-se por Sociedade Civil a esfera das relaes entre indivduos, entre grupos, entre classes sociais, que se desenvolvem margem das relaes de poder que caracterizam as instituies estatais. Em outras palavras, Sociedade Civil representada como o terreno dos conflitos econmicos, ideolgicos, sociais e religiosos que o Estado tem a seu cargo resolver, intervindo como mediador ou suprimindo-os; como a base da qual partem as solicitaes s quais o sistema poltico est chamado a responder; como o campo das vrias formas de mobilizao, de associao e de organizao das foras sociais que impelem conquista do poder poltico. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. Braslia, Editora da UnB, 1992, p. 1210. justamente essa viso do Estado como ltima instancia decisria e como responsvel pela eliminao dos conflitos e reivindicaes dos atores sociais que o pluralismo jurdico critica. Deslocando a questo para o plano do direito e a relacionando com o acesso justia surge a necessidade de explorar novas esferas de juridicidade e deciso, novos espaos aptos a construir consensos e que, paradoxalmente, podem significar maior fonte de legitimidade para o prprio Estado.
7 

WOLKMER, Antonio Carlos . Sociedad Civil, Poder Comunitario y Acceso Democrtico a la Justicia. El Otro Derecho, Bogot, v. 26-27, p. 135-147, 2002. p. 136.
8 

WOLKMER, Antonio Carlos. Op. cit., p. 335.

Na formulao inicial do tema do acesso justia, Cappelletti e Garth se restringiram a avaliar o grau de facilidade com que as pessoas tinham seus conflitos submetidos e solucionados pelo Poder Judicirio. Portanto, em primeira anlise, acesso justia significou tornar efetivamente acessvel a todos o poder judicirio estatal, garantindo direitos dos cidados ou resolvendo seus litgios. No entanto, com referencia na prpria obra dos autores possivel afirmar que a discusso do acesso justia adquiriu uma ampla dinamicidade, pela qual h a necessidade de serem explorados mecanismos de resoluo de conflitos e administrao da justia no necessariamente vinculados esfera estatal. Assim, poderiam ser includas nessas medidas alteraes nas formas de procedimento, mudanas nas estruturas dos tribunais ou a criao de novos tribunais, o uso de pessoas leigas ou paraprofissionais, tanto juzes como defensores, modificaes no direito substantivo destinadas a evitar litgios ou facilitar sua soluo e a utilizao de mecanismos privados ou informais de soluo de litgios. CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso Justia. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris Editor, 2002. p. 71.

O socilogo portugus Boaventura de Sousa Santos afirma que o tema do acesso justia aquele que mais diretamente equaciona as relaes entre o processo civil e a justia social, entre igualdade jurdico-formal e desigualdade scio-econmica10.Apesar dessa constatao, a discusso do acesso justia est, principalmente no Brasil, muito mais situada no mbito do processo civil do que no da sociologia jurdica, centrada notadamente nas reformas de aspectos formais e procedimentais como condio para se garantir o acesso. Dentro da perspectiva terica adotada pelo presente artigo a idia de acesso justia extravasa a iniciativa estatal. Desse modo, cumpre observar que essa atuao por parte do Estado na construo do acesso justia no suficiente. Esse o motivo pelo qual o Estado deve se articular com outras iniciativas e atores, fato que evidencia uma aproximao com algumas propostas do pluralismo jurdico, sobretudo por essa nfase em aes oriundas da sociedade. A constatao da crise11 estatal em absorver demandas e solucionar conflitos conduz ao questionamento sobre as benesses do monoplio estatal na administrao da justia com base no modelo jurisdicional e refora a reflexo sobre as formas alternativas de soluo de conflito. Em primeira anlise, tais mecanismos alternativos representariam uma reao ao excesso de ritos presentes no processo jurisdicional submetido ao Estado. As aes integradas sob a denominao de mecanismos alternativos de resoluo de litgios buscariam concretizar

10

O autor enumera trs qualidades de fatores como obstculos ao acesso justia, os de ordem econmica, os de ordem social, e os culturais: Estudos revelam que a distncia dos cidados em relao administrao da justia tanto maior quanto mais baixo o estado social a que pertencem e que essa distncia tem como causas prximas no apenas fatores econmicos, mas tambm fatores sociais e culturais, ainda que uns e outros possam estar mais ou menos remotamente relacionados com as desigualdades econmicas. Em primeiro lugar, os cidados de menores recursos tendem a conhecer pior os seus direitos e, portanto, a ter mais dificuldades em reconhecer um problema que os afeta como sendo problema jurdico. Podem ignorar os direitos em jogo ou ignorar as possibilidades de reparao jurdica. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo Sociologia da Administrao da Justia. In FARIA, Jos Eduardo. Direito e justia. A funo social do judicirio. So Paulo: Editora tica, 1994, p. 74. O autor desenvolve essa idia tambm na obra: SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mo de Alice O social e o poltico na ps-modernidade. 6.ed. So Paulo: Cortez, 1999, p. 167.
11 

De acordo com Hespanha, a existncia de crise da lei, ou crise da justia amplamente difundida e alguns de seus pontos praticamente irrefutveis. Ainda que alguns de seus partidrios busquem um projeto de reforo da ordem e da legalizao importante atentar para as causas dessa crise, as quais segundo o jurista portugus consistem em trs elementos essenciais. Primeiramente a generalizada desobedincia da lei por parte dos cidados. Em segundo lugar a no aplicao ou aplicao seletiva da lei por parte do Poder Judicirio. E finalmente a ineficincia dos mecanismos de aplicao coercitiva da lei. Para o autor, esses seriam os sintomas basilares, que poderiam ser relacionados a diversos outros fenmenos tais como a crise de legitimidade do Estado, o carter hermtico do direito, a instrumentalizao poltica do direito, assim como fatores outros como a morosidade e ineficcia da mquina burocrtica instituda. HESPANHA, Antnio Manuel. Justia e litigiosidade: histria e perspectiva. Lisboa, Fundao Calouste Grulbe, 1993. p. 36.

procedimentos mais simples, em diversos graus, os quais poderiam oscilar desde a reduo de atos, ao estmulo da oralidade, da iseno de custas, ou mesmo a informalidade. O exame dessa temtica com fundamento no pluralismo jurdico possibilita no somente o questionamento acerca da exclusividade do Estado como responsvel para efetuar a pacificao social e administrar a justia, mas tambm agrega novos elementos, princpios e valores aptos a orientar a administrao da justia e conseqentemente a reflexo do acesso justia. Admitindo-se as deficincias e limitaes de um modelo exclusivamente jurisdicional surge a reflexo da importncia do papel dos corpos intermedirios dispersos na sociedade para uma modalidade descentralizada e participativa de acesso justia12. Essa questo nos remete ao pluralismo participativo de carter participativo-comunitrio e tambm as prticas jurdicas populares e insurgentes.13 Portanto, a construo de um sistema jurdico mais acessvel, no qual haja o estmulo utilizao e o reconhecimento dos novos mecanismos de soluo de litgios, de modo a incluir os diversos grupos que compem a complexa sociedade contempornea, implica na participao ativa por partes dos corpos intermedirios na administrao da justia.

12

Uma reflexo nessa linha terica oferecida por Wolkmer, para quem: [...] ainda que seja um lcus tradicional de controle e resoluo de conflitos, na verdade, por ser de difcil acesso, moroso e extremamente caro, torna-se cada vez mais invivel para controlar e reprimir conflitos, favorecendo, paradoxalmente, a emergncia de outras agncias alternativas no-institucionalizadas ou instncias judiciais informais (juizados ou tribunais de conciliao ou arbitragem extrajudiciais) que conseguem com maior eficincia e rapidez, substituir com vantagens o Poder Judicirio. WOLKMER, Antonio Carlos. op. cit. p. 90.
13 

Reconhecendo o potencial do pluralismo jurdico para subsidiar teoricamente as reflexes acerca do acesso justia, Pedroso sustenta que: O novo sistema integrado de resoluo de litgios que defendo tem como conseqncia a assuno e reconhecimento pelo Estado de uma poltica pblica de justia, que inclui os tribunais judiciais e o denominado pluralismo jurdico e judicial, ou seja, reconhece-se tambm aos meios no judiciais que o Estado e a sociedade geram, informalmente ou formalmente, legitimidade para dirimir litgios.[...] O movimento de reformas da administrao da justia de natureza informal e desjudicializadora inclui-se em um processo complexo de juridificao e desjuridificao das sociedades modernas e revela uma permanente ambivalncia. Umas vezes de iniciativa do Estado, outras em origem na comunidade. Ora uma justia de segunda classe, ora uma justia mais prxima dos cidados. Ou ainda, tanto tem como funo descarregar os tribunais da litigao de massa e melhorar o seu desempenho (cobrana no judicial de dvidas) como desenvolve uma perspectiva de integrao social, reduzindo tenses sociais, criando solidariedade atravs da participao dos cidados e promovendo o acesso dos cidados ao direito e justia. A informalizao da justia assenta, por um lado, na criao de uma justia alternativa ou informal decorrente do movimento de resoluo alternativo de litgios em regra, oriundo das organizaes sociais e econmicas de natureza plural quanto aos meios, processos, e litgios que resolve e no desenvolvimento do paradigma do consenso, reparao e negociao e da justia em comunidade. Por seu lado, a desjudicializao consiste na simplificao processual e no recurso a meios informais para acelerar ou melhorar o desempenho dos processos judiciais; na transferncia de competncias de resoluo de litgios para instncias no judiciais e na transferncia de competncias de resoluo de litgios para velhas ou novas profisses jurdicas ou de gesto/resoluo de conflitos. PEDROSO, Joo. Percurso(s) da(s) reforma(s) da administrao da justia uma nova relao entre o judicial e o no judicial. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. Oficina do CES, n 171, 2002. p. 38.

Em que pese a interveno estatal em uma regulamentao jurdica formal e institucionalizada, persistem as manifestaes de juridicidade informal oriundas dos grupos sociais diversos do Estado. Em maior ou menor grau de autonomia esses grupos instituem modalidades de resoluo de conflitos pautadas por outras condies de legitimidade, por vezes mais autnticas e justas do que os procedimentos oficiais. Assim, nesse quadro, o que caracteriza o alternativo seriam essas prticas descentralizadas e mecanismos de autoregulamentao espontneas provenientes fundamentalmente dos setores majoritrios, marginalizados, reprimidos e injustiados.14

3. Os modelos de administrao da justia. A importncia do pluralismo jurdico participativo-comunitrio enquanto teoria elementar para se pensar o acesso justia a insero dos elementos de participao e descentralizao no plano da administrao da justia. Tais elementos podem ser institudos tanto no interior quanto margem da legalidade oficial estatal. O importante a percepo de que h na discusso tradicional do acesso justia uma superao na viso passiva, individualista, orientada pela lgica meramente processual que o sistema jurisdicional sedimenta no conceito de jurisdicionado. De acordo com Ardila, a reflexo sobre a administrao da justia nos coloca diante de duas questes fundamentais: em um momento inicial analisar dentro de um sistema jurdico quem decide o conflito, e em segundo lugar, averiguar qual o objetivo dessa deciso, qual o resultado e o que se busca com o manejo de um conflito15. Em relao primeira pergunta surge a figura de um terceiro, singular ou plural, responsvel pela resoluo do conflito. Dada a responsabilidade na tomada dessa deciso, seria responsvel tambm por definir o procedimento por meio do qual se chegaria soluo. Quando o modelo tem o juiz por artfice do processo decisrio a administrao da justia conceituada de adjudicatria. Aqui, o terceiro estuda a fundo o caso, e aps anlise

14

WOLKMER, Antonio Carlos. Op. cit., p.287.

15

ARDILA, Edgar. Hacia um modelo de justicia desde la comunidad. In: Justicia y Desarrollo: Debates. Paz y Democracia: el aporte de la Justicia Comunitaria y de Paz. Corporacin Excelencia en la Justicia, Ao II, N. 10, Bogot, Dic. 1999. p. 55, (Traduo livre).

imparcial dos argumentos e das provas levantadas durante o litgio manifesta sua deciso. Em suma, o juiz o interventor que decide e controla o respeito ao procedimento definido. Em oposio a esse modelo h o tipo de administrao da justia tido como consensual, pois as partes so responsveis pela tomada de deciso. Dentro dessa modalidade de gesto de conflitos o terceiro tem a funo de mero facilitador que auxilia na comunicao entre as partes, a fim de garantir que a deciso seja tomada. No que tange segunda questo, ou seja, qual o objetivo de se instituir determinado modelo de gesto de conflitos, e partindo do princpio de que a administrao da justia visa garantir a convivncia, haveria dois mtodos que concretizaria esse intento. No primeiro, um modelo imperativo de administrao da justia, pelo qual o objetivo aplicar a regra definida, e garantir a igual aplicao para todos. Nesse sentido, os interesses das partes envolvidas no devem ser considerados, e a segurana se relaciona principalmente com a garantia de uma aplicao isonmica da regra a todos. Ao passo que no segundo, h um modelo de administrao construtiva da justia, por meio do qual o que se busca em cada caso ampliar e recompor os vnculos sociais afetados pelo conflito, garantindo a convivncia. O objetivo que a comunidade em seu conjunto receba o mximo de benefcio com a deciso, ou o mnimo de prejuzo, inclusive no caso de uma sano. Desse modo, muitas variveis e os valores das comunidades so considerados para a produo de uma deciso16. Um grfico pode auxiliar na compreenso desses modelos. Imperativo

Consensual Adjudicatrio

Construtivo Horizontal: Quem toma a deciso? Papel do terceiro, singular ou plural que intervm no conflito.

16

ARDILA, Edgar. Op. Cit, p. 56.

Vertical: Qual a finalidade almejada com o modelo de administrao de justia institudo? Qual a caracterstica da interveno no conflito? Partindo desse grfico, podemos imaginar a existncia de quatro combinaes possveis de modelos de administrao de justia: um sistema Imperativo-adjudicatrio, um Imperativoconsensual, um Construtivo-adjudicatrio e por fim um Construtivo-consensual. Passemos ao exame de cada modalidade especfica17. a) Imperativo-adjucatrio: Nessa forma de resoluo de conflitos, o terceiro representado pelo juiz toma a deciso baseado em um referencial externo ao conflito, definido em lei. Um exemplo desse modelo a justia estatal, sobretudo a esfera da justia penal; b) Na forma Imperativo-consensual, o que temos uma esfera de atuao das partes na tomada de decises diante do conflito, no entanto tal autonomia deve estar adstrita as limitaes definidas pela lei. Essa a lgica subjacente a maioria dos mecanismos alternativos de administrao da justia, aceitos e/ou estimulados pelo Estado, segundo Ardila; c) A meno a um modelo Construtivo-adjucatrio implica em uma maneira de administrao da justia em que a deciso geralmente tomada por um agente coletivo com a finalidade de recompor as relaes abaladas pelo conflito, de modo que h como conseqncia um benefcio indireto para a prpria pessoa sancionada. Tal modelo muito utilizado por comunidades indgenas. d) Finalmente, subsidia teoricamente a parcela majoritria das formas de justia comunitria um sistema Construtivo-consensual, como as conciliaes em equidade formuladas na sociedade colombiana, pela qual h uma busca pelo justo local, ou justo comunitrio, como deciso construda e vinculada ao contexto social em questo. Ainda que possa destoar eventualmente das leis institudas, essa juridicidade aparentemente subjetiva e aberta balizada pelas necessidades humanas fundamentais, os valores da igualdade e liberdade, o respeito alteridade e a tolerncia subjacentes ao pluralismo jurdico comunitrio-participativo. Assim, o modelo construtivo consensual, em seu plano ideal, o que fundamenta as experincias de justia comunitria, e se aproxima de

17

Toda essa sistematizao dos modelos de administrao da justia exposta nesse momento da pesquisa segue a elaborao de Ardila, a qual, por seu carter didtico e objetividade, merece registro pormenorizado. Cf. ARDILA, Edgar. Op. cit.p. 57.

10

modelos alternativos de resoluo de conflitos que postulam elementos do pluralismo jurdico. Decorre da novas prticas e valores, e at mesmo uma nova relao com a coercibilidade, diversa da lgica jurisdicional, pois em que pese o intuito do positivismo de fundar um modelo jurdico dotado de segurana jurdica, previsibilidade e racionalidade os limites dessa pretenso estatal concretizado na idia de monoplio da administrao da justia se manifestaria em trs eixos: em um primeiro momento na incapacidade de resolver judicialmente a maior parte dos conflitos, assoma-se isso a baixa qualidade das decises, e finalmente a prpria ineficcia das decises jurisdicionais18. Desse modo, o pluralismo jurdico insere novas perspectivas na reflexo sobre os modelos de administrao da justia, sobretudo pelas limitaes do sistema oficial jurisdicional, baseado no paradigma imperativo-adjudicatrio. Diante das limitaes do paradigma oficial, cada vez mais presente a reflexo em torno de prticas mais democrticas, nas quais h em maior ou menor grau a participao popular. Nesse contexto, a mediao de conflitos no mbito da justia comunitria um importante exemplo de modelo alternativo de administrao de conflitos que se baseia na proposta construtivo-consensual. A vitalidade da justia comunitria reside na possibilidade de concretizar a participao e a descentralizao do poder, fatores indispensveis para oxigenar um sistema de justia hermtico e formal.

4. Elementos da justia comunitria. H uma diversidade presente nas experincias de justia comunitria no Brasil e na Amrica Latina que deve ser considerada antes de uma aproximao com o tema19. Essa
18

ARDILA, Edgar. Op. cit. p. 60

19

H diversas experincias de justia comunitria existentes na Amrica Latina e no Brasil. No cenrio colombiano para um exame minucioso consultar a obra: Lpez b. Manuel et al. Justicia Comunitria y Juecez de Paz: las tcnicas de la pacincia. Medelln, 2000, IPC/Corporacin Regin.; e tambm: AMAYA, Edgar Ardila; y PREZ, Olga Lcia (Coordinadores). Variaciones Sobre La Justicia Comunitaria. Instituto Latinoamericano de Servcios Legales Alternativos. El Otro Derecho, n 30. Bogot, 2003. No Brasil h iniciativas oriundas tanto da esfera estatal quanto de setores da sociedade. No plano estatal temos o projeto do Ministrio da Justia, descrito no material: MINISTRIO DA JUSTIA. Justia Comunitria: uma experincia. Ministrio da Justia, Brasil, 2006. No campo social a experincia do Balco de Direitos merece destaque: Ribeiro, Paulo Jorge, Strozenberg, Pedro (Org.). Balco de Direitos: Resolues de conflitos em favelas do Rio de Janeiro: imagens e linguagens. Rio de Janeiro, 2001, Manad.

11

diversidade se manifesta em vrios aspectos, abrangendo desde os atores sociais envolvidos, at o local de implementao, o grau de formalidade e da interao com o poder judicirio, os objetivos da proposta, etc. A despeito desse carter heterogneo possvel sintetizar alguns pontos relevantes e comuns, bem como os princpios que devem orientar os modelos de justia comunitria baseados no pluralismo jurdico comunitrio-participativo e nas formas alternativas de resoluo de conflitos. A justia comunitria possui um potencial para constituir novos espaos pblicos em comunidades geralmente marcadas por estigmatizao e privaes. H nesse contexto uma lgica jurdica diversa da oficial no trato dos conflitos. Em oposio ao paradigma liberal, centrado no indivduo e no formalismo positivista, que orienta os sistemas de justia latinoamericanos, h um modelo de mediao comunitrio voltado para a coletividade, representado pela comunidade. Admitida essa minimizao da sano estatal como fonte de juridicidade e da coercibilidade, o pluralismo jurdico se consolida como eixo terico a orientar novas modalidades de administrao de justia. De acordo com Ardila20, os principais elementos relativos s prticas comunitrias so: a conciliao, a informalidade, a realidade como base das decises, e a coercibilidade derivada do contexto comunitrio. A conciliao favorece uma dinmica de concesso mtua, com o intuito de buscar uma soluo satisfatria para ambas as partes. Trata-se de uma lgica diante do conflito totalmente diversa do processo tradicional regido pela idia de tudo ou nada, de perdedor-ganhador, a qual acrescida do nus da sucumbncia, impe uma verdadeira sano econmica parte derrotada no processo. A informalidade sinnimo de aproximao entre as partes propiciada pela minimizao do papel do profissional do direito, de simplicidade na conduo do conflito em vrios pontos, seja na linguagem utilizada, seja na diminuio da relevncia da questo tcnica-processual. Por realidade como base das decises entenda-se a intermediao dos eventuais conflitos sendo realizada por conciliadores, os quais, por compartilhar da realidade social das partes, so mais sensveis elementos subjacentes controvrsia, mas que na verdade podem

20

ARDILA, Edgar. Op. Cit. p.63.

12

se mostrar relevantes para a resoluo da questo. Em termos objetivos, e nas categorias processuais dogmticas, seria a prevalncia, em determinadas situaes, da verdade real sobre a formal. E finalmente, essa manifestao de pluralismo jurdico com um modelo de administrao da justia pautado pela coercibilidade derivada do contexto comunitrio, o qual dota de especial relevo o impacto social da deciso no grupo do qual as partes fazem parte, alm do fato dessa coercibilidade prescindir de um aparelho burocrtico para impor suas decises. A combinao desses elementos permite a edificao de um modelo de administrao de justia com alta participao popular e descentralizao, alm de privilegiar aspectos negligenciados pelo modelo jurisdicional institudo. Surge, nesse particular, a equidade como uma ferramenta, orientao e princpio de resoluo de conflitos. A idia subjacente a esse conceito um sentimento de justia partilhado por determinada comunidade, pelo qual a deciso tomada compreendida como a mais acertada para determinado caso concreto, ainda que em desacordo com as leis nacionais, em eventuais situaes. Em relao aos eventuais casos em questo, partindo de uma tipologia simplificada dos conflitos possveis no mbito comunitrio, temos que podero ser entre indivduos, entre indivduos e a comunidade, entre duas comunidades, ou entre indivduos e o Estado, ou entre a comunidade e o Estado. Desse modo teremos: Individuo X indivduo; Indivduo X comunidade; Comunidade X comunidade; Indivduo X Estado; e Comunidade X Estado. No caso de conflitos entre indivduos, como nos casos de famlia, de disputa entre vizinhos por questes de limites entre propriedades, dentre vrios outros exemplos, a justia comunitria possui elementos concretos para intervir por meio da mediao na recomposio social dos eventuais conflitos. Parece claro que at mesmo casos envolvendo conflitos entre duas comunidades podem ser administrados com xito pelos conselhos comunitrios e com a participao ativa da comunidade. O grande problema surge nos conflitos envolvendo o indivduo ou a comunidade em oposio ao Estado, por exemplo, como nos casos penais, ou nos de regularizao fundiria, a ttulo de exemplo. Mesmo com a organizao e busca da autonomia pelas comunidades a indisposio com o Estado em alguns casos persiste devido ao no reconhecimento do ttulo de posse ou de propriedade dos moradores, a utilizao do poder de polcia de forma ostensiva nas comunidades marginalizadas, e o no oferecimento de servios pblicos essenciais pelo Estado, como gua, transporte escolas, etc. A despeito dessa aparente limitao, a justia comunitria independe do Estado para sua aplicao e desenvolvimento e pode se constituir em importante mecanismo de defesa e construo de 13

direitos por parte de comunidade para se opor polticas pblicas excludentes por parte do Estado. Um contraponto preciso ser realizado. Vrios autores advertem para a ambigidade e risco que a idia de estmulo s prticas de justia comunitria pode adquirir21. H, nesse sentido, uma compreenso de que os setores administrativos de planejamento, vinculados aos Ministrios de Justia, sobretudo no caso colombiano, sofrem influncia cada vez maior de agencias e rgos internacionais a fim de efetuarem reformas relacionadas administrao da justia. O que aparenta ser uma descentralizao de poder decisrio e estmulo participao tem, em verdade, a finalidade de concentrar as aes sobre o sistema judicial. Desse modo, esferas de deciso tecnocrtica como o BID, o Banco Mundial, dentre outros setores financiam programas de reformas na justia, a fim de garantir a prevalncia de princpios neoliberais na sociedade, pois os mecanismos no estatais garantem que os conflitos sejam resolvidos de maneira rpida e com um baixo custo, garantido o livre desenvolvimento do mercado, e o descongestionamento da justia formal22. Como o capital requer um Estado menos oneroso, e nesse sentido uma administrao da justia eficiente a custos menores, a justia comunitria e os procedimentos alternativos teriam a vantagem de reduzir esse custo e ao mesmo tempo garantir a manuteno da ordem e segurana para o mercado23. Acresce a essa crtica a afirmao de que esses mecanismos terminariam por promover a justia social aos includos, e dispensar uma justia precria, de segunda classe, aos excludos.
21

Essa ambigidade presente em um projeto com foco na comunidade explorado pelas consideraes de Ardila, ao afirmar que a justia comunitria pode servir tanto para impulsionar projetos e reivindicaes de movimentos sociais, quanto como para implementar uma espcie de segregao, pela qual se ofereceria como comunitria uma justia na verdade precria, mas ainda vinculada ao controle social do Estado, desse modo: A justia comunitaria como ferramenta de construo democrtica se analisa em trs niveis: 1) o da dinamica especfica de gesto de conflitos e regulao; 2) o dos processos gerais das comunidades nas quais operam suas instituies e mecanismos, e 3) o das estruturas sociais gerais, nacionais e globais, nas quais se inserem tais comunidades e suas figuras de justia. Em todos eles a justia comunitaria pode julgar tanto um rol democratizador como subordinante ou excludente. [] Por tal motivo, hoje podem se encontrar estratgias nesse terreno tanto no mais dinmico e progressista dos movimentos sociais, como nas politicas de agencias nacionais e internacionais com claros propsitos de controle social heternomo e subordinante. ARDILA AMAYA, Edgar, et al. Memorias II Conferencia Internacional de Justicia Comunitaria Construir Democracia Hoy. Red de Justicia Comunitaria y Tratamiento del Conflicto. Bogot, 2005. p. 7 e 8.
22 

PRIETO, Carlos Andrs. QUICENO, Fabin Eduardo. NINO, Edward Alexander. NIETO, Diego Alejandro. PRIMERA, German Eduardo. Red de Justicia Comunitaria y Tratamiento del conflito. Equipo Acadmico (I2006). Uma mirada desde la Red de Justicia Comunitria a las polticas de Justicia en Equidad. Bogota, 2006. p. 7. Disponvel em : http://www.reddejusticia.org.co/ . Acesso em 02 de junho de 2008.
23

CAPELLA, Juan Ramon. Fruto Proibido. Uma aproximao histrico-terica ao estudo do Direito e do estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. p 62.

14

H um processo dialtico que contrape dentro da experincia comunitria as iniciativas com interesses neoliberais de um lado, e de outro as reais necessidades das comunidades marginalizadas que a democratizao da administrao da justia tenta contemplar. Portanto, o objetivo que a justia comunitria garanta o estmulo participao poltico-jurdica e a autonomia das comunidades. Talvez a experincia de forma alternativa de resoluo de conflitos desenvolvida no Brasil que possui maior afinidade com o modelo de justia comunitria em uma perspectiva emancipatria e com potencial para aprimoramentos e difuso na sociedade seja o Balco de Direitos. O projeto Balco de Direitos teve sua gnese no Rio de Janeiro e desenvolveu uma metodologia prpria para atuar nas favelas da regio a fim de articular as prticas jurdicas com a valorizao do saber local24. No Balco de Direitos h uma espcie de transio de um projeto meramente assistencialista de informao e divulgao de direitos nos setores excludos na sociedade para uma insero de fato nas comunidades, constatada as limitaes das propostas assistencialistas. Assim, a atuao tem o objetivo de inserir a mediao na comunidade como meio para favorecer sua autonomia e autogesto na administrao dos conflitos. Tal modalidade de justia comunitria no desvincula a dimenso individual da coletiva, ou seja, a resoluo de um conflito deve ser avaliada em conjunto com o contexto da comunidade, sua dimenso valorativa e de privao material. Outro aspecto que merece ateno a importncia para a preveno de conflitos que o Balco de Direitos exerce. Warat aborda esse projeto atentando para a desescolarizao que as aes do Balco de Direitos provocam. Tal conceito est relacionado com diversos elementos da educao
24

Nas palavras dos autores e de forma sucinta: O Balco de direitos o resultado da solicitao de 25 lderes comunitrios junto ao Viva Rio em 1995, onde foi ressaltada a necessidade da efetivao de projetos de assistncia jurdica s reas de favela do Rio de Janeiro. [...] Da ter sido desenvolvida toda uma metodologia e confeccionados instrumentos pedaggicos e jurdico-formais adequados para as conjunturas socioculturais destas localidades, levando-se em considerao sua distribuio de poder, percepo de direitos e deveres e, fundamentalmente, as relaes, envolvimentos e carncias destas comunidades para com o Estado. [...] A postura implementada pelo Balco de Direitos, ento, procura no se efetivar via a formalizao jurdica ou do assistencialismo protetor e de vanguarda. A postura da valorizao dos recursos locais, que prioriza a participao efetiva dos envolvidos um elemento fundamental tanto na busca do reconhecimento legtimo dos atores sociais nestas comunidades, marcadamente empobrecidas e marginalizadas, at mesmo simbolicamente, em suas relaes com a esfera pblica. A distribuio do conhecimento jurdico se faz assim necessria atravs de linguagem clara e direta, ativando expectativas e argumentos para a garantia de direitos, seja de forma conciliadora ou mesmo litigante. [...] O Balco, em sntese, procura equilibrar a prtica do direito nas comunidades com a tentativa de incluso de valores como a reciprocidade, a pluralidade e a tolerncia. Ribeiro, Paulo Jorge, Strozenberg, Pedro. Mais do que um Acerto de Contas Teorias, Prticas e Avaliaes da Trajetria do Balco de Direitos, in Ribeiro, Paulo Jorge, Strozenberg, Pedro (Org.) (2001), Balco de Direitos: Resolues de conflitos em favelas do Rio de Janeiro: imagens e linguagens., Rio de Janeiro, Manad. p.10.

15

popular, da pedagogia da autonomia e tambm com os elementos da justia comunitria, sobretudo a concepo de coercibilidade derivada do contexto social. perceptvel no discurso tambm a nfase na sociedade e no em um modelo normativo autoreferencial. 25 Nessa atuao h uma inter-relao entre as normas jurdicas e o manancial axiolgico presente na comunidade em questo. A vantagem em comparao com o mtodo jurdico tradicional a superao da aplicao vertical e unilateral por parte do juiz a um caso concreto, fundamentado na coao, compreendida nesse paradigma como caracterizador do jurdico. a perspectiva horizontal, que canaliza o dilogo e a interao entre as partes o elemento subjacente mediao e a busca por uma deciso construda.

5. Consideraes finais.

preciso ressaltar a necessidade de explorar essa iniciativa que sustenta uma coercibilidade diversa da derivada da coao estatal, prxima da equidade e que extravasa a lgica dos rgidos procedimentos tecnicistas, desenvolvida em esferas descentralizadas e comunitrias. Em sntese, no plano ideal, a justia comunitria enquanto modelo alternativo de resoluo de conflitos: a) caracteriza uma manifestao do pluralismo jurdico participativocomunitrio, pela perspectiva diversa do modelo tradicional de trato do conflito, baseada em aes coletivas e descentralizadas, com ampla participao dos atores envolvidos; b) estimula aes participativas que visam a construo da autonomia e incentivo ao saber local, minimizando uma interveno exgena em relao comunidade;
25

De acordo com o filosofo do direito argentino radicado no Brasil: Atravs desses programas de humanizao, a aprendizagem do Direito torna-se uma possibilidade para todas as camadas de excludos sociais. As pessoas, os diferentes grupos comunitrios aprendem quais so os seus direitos a partir da sua prpria experincia, comeam a conhecer o direito a partir de suas prprias problemticas. Aprender o Direito deixa de ser um privilgio dentro dos processos de formao dos futuros operadores jurdicos, transforma-se numa aprendizagem da prpria cidadania. A desescolarizao do Direito representa uma instncia de aprendizagem realizada atravs do dilogo com o outro e no mais o domnio erudito de um saber unicamente operacionalizvel entre experts. Um dilogo sobredeterminado pelo conjunto de imago-idias constitutivas de sua micro-cultura comunitria. Desta forma, aprende-se Direito entendendo de pessoas e no de normas. WARAT, Luiz Alberto. WARAT, Luiz Alberto. Surfando na Pororoca: O ofcio do mediador. Vol. II, Florianpolis, Fundao Boiteux, 2005. p.202.

16

c) d) e)

representa modalidades de resoluo de conflitos que visam superar a lgica processualista e judicial dominante; valoriza o saber local e popular em detrimento da imposio da tcnica pura e identificada com saber exclusivo do operador jurdico; constri espaos de dilogo no qual a alteridade trabalhada e os eventuais conflitos no so reduzidos uma dimenso patrimonialista e submetidos lgica tradicional do perdedor-ganhador. Desse modo, em ltima anlise, prevalece a recomposio dos laos sociais, muitas vezes abalados com o surgimento do conflito;

f)

visualiza nas

comunidades, espaos marcados por

estigmatizao,

preconceitos e privaes, o lcus responsvel por praticas emancipatrias e superao de opresses; Portanto, a justia comunitria possui um potencial emancipatrio para aprimorar os modelos de administrao da justia. O ponto de convergncia entre as vrias expresses postulantes de uma democratizao da administrao da justia reside na defesa de que a ampliao da participao nas decises jurdicas fundamental para a renovao e abertura do sistema.26 Os atores e movimentos sociais envolvidos nesse processo de construo dialtico devem garantir que essa iniciativa mantenha seu carter emancipatrio e no seja utilizada para legitimar a precarizao e excluso das comunidades da distribuio da justia.

6. Referncias Bibliogrficas

ARDILA, Edgar. Hacia um modelo de justicia desde la comunidad. In: Justicia y Desarrollo: Debates. Paz y Democracia: el aporte de la Justicia Comunitaria y de Paz. Corporacin Excelencia en la Justicia, Ao II, N. 10, Bogot, Dic. 1999. ARDILA AMAYA, Edgar, et al. Memorias II Conferencia Internacional de Justicia Comunitaria Construir Democracia Hoy. Red de Justicia Comunitaria y Tratamiento del Conflicto. Bogot, 2005.
26

SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. p 59.

17

CAPELLA, Juan Ramon. Fruto Proibido. Uma aproximao histrico-terica ao estudo do Direito e do estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002 BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. Braslia:UnB; So Paulo, Polis, 1988. ________; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. Braslia, Editora da UnB, 1992. CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso Justia. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris Editor, 2002. FARIA, Jos Eduardo. Direito e justia. A funo social do judicirio. So Paulo: Editora tica, 1994. HESPANHA, Antonio Manuel. Justia e litigiosidade: histria e perspectiva. Lisboa, Fundao Calouste Grulbe, 1993. KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. So Paulo, Martins Fontes, 2005. KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1975. Lpez, B. Manuel et al. Justicia Comunitria y Juecez de Paz: las tcnicas de la pacincia. Medelln, 2000, IPC/Corporacin Regin. MINISTRIO DA JUSTIA. Justia Comunitria: uma experincia. Ministrio da Justia, Brasil, 2006. PEDROSO, Joo. Percurso(s) da(s) reforma(s) da administrao da justia uma nova relao entre o judicial e o no judicial. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. Oficina do CES, n 171, 2002. PRIETO, Carlos Andrs. QUICENO, Fabin Eduardo. NINO, Edward Alexander. NIETO, Diego Alejandro. PRIMERA, German Eduardo. Red de Justicia Comunitaria y Tratamiento del conflito. Equipo Acadmico (I-2006). Uma mirada desde la Red de Justicia Comunitria a las polticas de Justicia en Equidad. Bogota, 2006. Disponvel em : http://www.reddejusticia.org.co/ . Acesso em 02 de junho de 2008. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So paulo: Cortez Editora, 2005. ________; Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002.

18

________; Pela mo de Alice O social e o poltico na ps-modernidade. So Paulo: Cortez. RIBEIRO, Paulo Jorge; STROZENBERG, Pedro (Org.) (2001), Balco de Direitos: Resolues de conflitos em favelas do Rio de Janeiro: imagens e linguagens., Rio de Janeiro, Manad. WARAT, Luiz Alberto. Surfando na Pororoca: O ofcio do mediador. Vol. II, Florianpolis, Fundao Boiteux, 2005. WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo Jurdico: fundamentos de uma nova cultura do Direito. So Paulo: Editora Alfa-mega, 2001. __________. Introduo ao pensamento jurdico crtico. So Paulo, Nova Acadmica, 1995. __________. Sociedad Civil, Poder Comunitario y Acceso Democrtico a la Justicia. El Otro Derecho, Bogot, v. 26-27, 2002.

19

You might also like