You are on page 1of 5

A sentena meramente declaratria como ttulo executivo aspecto importante da ltima reforma processual civil brasileira1.

Fredie Didier Jr.


Professor-adjunto de Direito Processual Civil da Universidade Federal da Bahia. Mestre (UFBA) e Doutor (PUC/SP). Advogado e consultor jurdico.

A Lei Federal n. 11.232/2005 alterou o rol de ttulos executivos judiciais previsto no direito processual civil brasileiro, introduzindo o art. 475-N no CPC e revogando o antigo art. 584. A caracterstica comum a todos esses ttulos a identificao da norma jurdica individualizada que atribua a um sujeito o dever de prestar (fazer, no-fazer, entregar coisa ou pagar quantia). A execuo de sentena para efetivar uma prestao de fazer ou de no-fazer dar-se- segundo os termos do art. 461 do CPC; para efetivar uma prestao de entrega de coisa, de acordo com os termos do art. 461-A; para efetivar uma prestao pecuniria, de acordo com os arts. 475-J a 475-R (art. 475-I, CPC)2. A principal novidade dessa alterao a nova redao conferida ao inciso I do art. 475-N, segundo o qual titulo executivo judicial a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia. Retirouse do texto legal a meno que havia sentena condenatria (art. 584, I, CPC, ora revogado), para deixar claro que qualquer sentena que reconhecer a existncia de uma obrigao exigvel, o que inclui a declaratria, tem eficcia executiva3-4.
1

Escrito em homenagem ao Professor Donaldo Armelin, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Brasil. 2 Art. 475-I do CPC: O cumprimento da sentena far-se- conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigao por quantia certa, por execuo, nos termos dos demais artigos deste Captulo. 3 Leonardo Greco interpretou o dispositivo de outra maneira: Da no se extraia a concluso de que sejam ttulos executivos as sentenas meramente declaratrias ou de que esteja revogado o pargrafo nico do art. 4 do CPC, mas simplesmente de que o legislador abandona a classificao trinria e se curva classificao quinria das sentenas, para considerar ttulos executivos tambm as sentenas mandamentais e as executivas lato sensu, orientao mais ao gosto dos autores da reforma. (GRECO, Leonardo. Primeiros comentrios sobre a reforma da execuo oriunda da Lei 11.232/05. Revista Dialtica de Direito Processual. So Paulo: Dialtica, 2006, n. 36.) Araken de Assis entende que a nova redao no inovou substancialmente, seguindo linha parecida de Leonardo Greco. (Cumprimento da sentena. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 204.) 4 Percebeu o ponto, apoiando a iniciativa, SANTOS, Ernane Fidlis dos. As reformas de 2005 do Cdigo de Processo Civil. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 29-30; THEODORO Jr., Humberto. As novas reformas do

preciso fazer algumas observaes sobre essa novidade. a) A mudana do texto legal ocorreu durante a tramitao do projeto de lei no Senado. O projeto no voltou Cmara de Deputados, para a aprovao da emenda. Discute-se, ento, se o inciso I do art. 475-N formalmente inconstitucional. A questo passa pelo seguinte: o novo texto proposto pelo Senado inovou em termos normativos ou se trata de apenas um aprimoramento da redao anterior? Como sempre defendemos a possibilidade de execuo de deciso meramente declaratria que reconhecesse a existncia de um dever de prestar, mesmo sob a gide do texto anterior, seja como conseqncia do direito fundamental efetividade, seja em razo da absoluta desnecessidade e impossibilidade de instaurao de nova atividade cognitiva judicial para apurar o que j est acobertado pela coisa julgada, a redao proposta pelo Senado apenas aprimora o texto anterior, sem inovar substancialmente. Para quem no admitia a possibilidade de decises declaratrias terem fora executiva, realmente possvel alegar o vcio formal de inconstitucionalidade5. A soluo da questo passar, necessariamente, pelo exame da premissa de que parte cada doutrinador sobre a interpretao que se deveria dar ao texto anterior, e, ainda, pela resposta seguinte questo epistemolgica: emprestar executividade a uma deciso meramente declaratria interpretao que est de acordo com o direito fundamental efetividade e, portanto, vale a pena ser adotada? b) A tendncia de emprestar executividade a qualquer deciso judicial que reconhecesse a existncia de um dever de prestar, condenatria

Cdigo de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 132-138; KNIJNIK, Danilo. A nova execuo. Carlos Alberto Alvaro de Oliveira (coord.). Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 170-171. Em sentido contrrio, peremptoriamente, Araken de Assis, que afirma: Quando se afirma que h execuo baseada em sentena declaratria por exemplo, o rgo judicirio declarou que Pedro deve x a Joo , incorre-se em erro crasso, olvidando que nenhum provimento puro e, no exemplo aventado, o juiz foi alm da simples declarao, emitindo pronunciamento condenatrio. (Cumprimento da sentena, cit., p. 204) O autor no examina o ar. 4o, par. n., nem faz referncia s decises do STJ comentadas no texto, citando outras, mais antigas, em sentido contrrio. Tambm em sentido contrrio, no admitindo a executividade de sentena meramente declaratria, CMARA, Alexandre Freitas. A nova execuo da sentena. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 92-98; WAMBIER, Luiz Rodrigues, ALMEIDA, Flvio Renato Correia, e TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil. 8 ed. So Paulo: RT, 2006, v. 2, p. 56-58. 5 Como o fizeram WAMBIER, Luiz Rodrigues, ALMEIDA, Flvio Renato Correia, e TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil. 8 ed. So Paulo: RT, 2006, v. 2, p. 56-58; MEDINA, Jos Miguel Garcia. A sentena declaratria como ttulo executivo. Revista de Processo. So Paulo: RT, 2006, n.136, p. 78.

ou declaratria, j se visualizava em manifestaes da doutrina6 e da jurisprudncia. Neste sentido, seria muito difcil identificar a natureza jurdica de uma sentena que reconhece um dever de prestao, quando fosse resultado de uma ao declaratria proposta em momento em que j se poderia propor uma ao de prestao (art. 4, pargrafo nico, CPC)7. O STJ j se posicionara no sentido de admitir fora executiva s sentenas meramente declaratrias, nos casos do pargrafo nico do art. 4: 1 T., REsp n. 588.202/PR, rel. Min. Teori Zavascki, j. 10.02.2004, DJ de 25.02.20048. c) No se nega a possibilidade de o demandante apenas querer a mera certificao, mesmo em situao em que seria possvel o pleito condenatrio9. A questo outra. Uma vez obtida essa certificao, poder o vencedor, agora, em outro momento, pedir a execuo da prestao? Ou teria de entrar com outra ao de conhecimento, em que o magistrado ficaria vinculado ao efeito positivo da coisa julgada, e a sua cognio ficaria limitada, inevitavelmente, s matrias constantes do art. 475-L do CPC (limitao horizontal da defesa na execuo de sentena)? Que ao seria essa segunda, em que se parte da coisa julgada, para efetivar o quanto ali decidido, e cuja cognio limitada? Parece-nos que se trata de uma ao executiva. Convm lembrar, neste momento, o caso Wladimir Herzog, assassinado nos pores da ditadura militar brasileira (1964-1985), em que a viva foi ao Judicirio, assessorada pelo advogado e processualista Srgio Bermudes, pedindo apenas o reconhecimento do direito indenizao, sem, porm, pedir a condenao da Unio ao pagamento desta verba. O que se queria era tornar certa a obrigao de a Unio indenizar. O Tribunal Federal de Recursos admitiu a ao (TFR, 1 T., Ap. cv. n. 59.873-SP, rel. Min. Leito Krieger, j. em 21.06.1983).
6

Em sentido contrrio, Cndido Dinamarco: Em nenhuma hiptese a sentena meramente declaratria, mesmo quando positiva, constitui ttulo executivo para a execuo forada. Ainda quando a obrigao declarada haja sido ou venha a ser descumprida, quando somente a declarao houver sido pedida ao juiz s a mera declarao ele dar: a oferta de ttulo para a execuo forada est exclusivamente nas sentenas condenatrias, pois s elas contm esse momento lgico. (Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros Ed., 2001, v. 3, p. 219-220.) 7 Sobre as dificuldades de estabelecimento de uma distino entre a sentena declaratria e a sentena condenatria, MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Reflexes crticas sobre uma teoria da condenao civil. Temas de direito processual. So Paulo: Saraiva, 1977. p. 72-80. 8 Imprescindvel a leitura de ZAVASCKI, Teori Albino. Sentenas declaratrias, sentenas condenatrias e eficcia executiva dos julgados. Leituras complementares de processo civil. 3a ed. Salvador: Edies JUS PODIVM. 2005, p. 23-36. 9 Ao que parece, essa a principal preocupao de WAMBIER, Luiz Rodrigues, ALMEIDA, Flvio Renato Correia, e TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil, 8 ed., v. 2, cit., p. 57; CMARA, Alexandre Freitas. A nova execuo da sentena, cit., p. 92-98.

Parece correto o entendimento de que a ao meramente declaratria ajuizada quando j fosse permitido o ajuizamento da ao condenatria no tem aptido de interromper a prescrio, tendo em vista que o demandante no demonstrou a vontade de efetivar a prestao cuja existncia se busca reconhecer. H diferena, pois, entre a ao meramente declaratria positiva (ajuizada posteriormente leso) e a ao condenatria. Alm disso, permanece sendo lcito o ajuizamento de ao meramente declaratria (i) de autenticidade ou falsidade de documento, (ii) de interpretao de clusula contratual e de (iii) existncia de direito ainda inexigvel, situaes que no geraro ttulo executivo. d) H diversos exemplos de ao meramente declaratria que gera deciso com fora executiva: consignao em pagamento, oferta de alimentos, desapropriao judicial etc.10 De fato, se uma deciso judicial reconhece a existncia de um direito a uma prestao j exigvel (definio completa da norma jurdica individualizada), em nada ela se distingue de uma sentena condenatria, em que isso tambm acontece. A sentena declaratria, proferida com base no art. 4, par. n., CPC11, tem fora executiva, independentemente do ajuizamento de outro processo de conhecimento, de natureza condenatria.12 O que importa, para que uma deciso judicial seja ttulo executivo, que haja o reconhecimento da existncia de um dever de prestar, qualquer que seja a natureza da sentena ou da prestao13.
10

Srgio Shimura considera, por exemplo, que a sentena de partilha, que ttulo executivo, tem natureza declaratria (Ttulo executivo. So Paulo: Saraiva, 1997, p. 252-253). 11 Pargrafo nico do art. 4 do CPC: admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. 12 Em sentido diverso, Jos Roberto dos Santos Bedaque, comentando o pargrafo nico do art. 4 do CPC, antes da Lei Federal n. 11.232/2005: Essa tutela, todavia, no ter o condo de eliminar completamente a crise de direito material. Embora declarado existente o direito, o inadimplemento no poder ser afastado pela tutela executiva, pois a sentena declaratria no ttulo. Ter o credor que postular nova tutela cognitiva, de contedo condenatrio, para obter acesso via executiva. (Cdigo de Processo Civil interpretado. 2a ed. So Paulo: Atlas, 2005, p. 49.) 13 Se a norma jurdica individualizada est definida, de modo completo, por sentena, no h razo alguma, lgica ou jurdica, para submet-la, antes da execuo, a um segundo juzo de certificao, at porque a nova sentena no poderia chegar a resultado diferente do da anterior, sob pena de comprometimento da garantia da coisa julgada, assegurada constitucionalmente. Instaurar a cognio sem oferecer s partes e principalmente ao juiz outra alternativa de resultado que no um j prefixado representaria atividade meramente burocrtica e desnecessria, que poderia receber qualquer outro qualificativo, menos o de jurisdicional. (ZAVASCKI, Teori Albino. Sentenas declaratrias, sentenas condenatrias e eficcia executiva dos julgados, cit., p. 31-32.) E acrescenta Ernane Fidlis: Evidente que haver sentenas declaratrias e mesmo constitutivas que no ensejaro qualquer execuo, como a declarao de paternidade ou a de simples anulao de negcio jurdico, sem reconhecimento de qualquer obrigao de fazer ou no fazer, de entregar ou pagar quantia, mas, ainda que o autor afirme que pretende apenas declarao, o reconhecimento da existncia da obrigao far nascer o ttulo executivo em se for a hiptese, ensejar liquidao de sentena. (As reformas de 2005 do Cdigo de Processo Civil, cit., p. 2930.)

Ademais, se nosso direito processo positivo caminha para a outorga de fora de ttulo executivo a todo e qualquer documento particular em que se retrate obrigao lquida, certa e exigvel, por que no se reconhecer igual autoridade sentena declaratria14, cujo contedo imutvel pela coisa julgada material, situao jurdica que estabiliza definitivamente a norma jurdica concreta na sentena enunciada? e) A redao do inciso I do art. 475-N tambm permite que se resolva um outro problema. A referncia exclusiva sentena condenatria, constante da redao do inciso I do revogado art. 584, dava margem ao surgimento de dvida sobre a exaustividade do rol legislativo dos ttulos executivos judiciais. que, indiscutivelmente, havia ttulos executivos judiciais, que, entretanto, no estavam previstos no art. 584, exatamente porque no eram condenatrios15: a) sentena que homologa reconhecimento da procedncia do pedido; b) sentena que extingue a execuo provisria, e que gera o dever de indenizar (art. 475-O, I); c) sentena que extingue o processo cautelar e gera o dever de indenizar (art. 811 do CPC); d) sentena em ao de oferta de alimentos, consignao em pagamento e desapropriao, de contedo meramente declaratrio. O texto atual no d margem a essa controvrsia. Afora tudo isso, preciso lembrar que decises interlocutrias podem ser ttulo executivo judicial, na forma do inciso I do art. 475-N. A execuo pode ser provisria, como no caso da tutela antecipada (art. 273, 3, CPC) ou definitiva, se se tratar de deciso interlocutria de mrito (espcie de deciso parcial definitiva). Para que uma deciso interlocutria seja ttulo executivo, basta que reconhea, ainda que provisoriamente, a existncia de um dever de prestar.

14 15

THEODORO Jr., Humberto. As novas reformas do Cdigo de Processo Civil, cit., p. 135. Percebendo a no-exaustividade do rol do revogado art. 584 do CPC, ZAVASCKI, Teori Albino. Processo de execuo parte geral, cit., p. 307-318.

You might also like