You are on page 1of 8

BECRE

Departamento de Cincias Sociais e Humanas

Escola Bsica de Silvares

BIBLIOPAPER DA HISTRIA RECENTE DE PORTUGAL

Turma

Grupos Vencedores por Turma Elementos do Grupo N de Respostas corretas

5 A 6 A 7 A R.

Toms Telmo Alexandre - Joo Beatriz Bruna Maria Joo- Marina Duarte

8 Questes corretas 7 Questes corretas 11 Questes corretas

Leonardo Tiago Rafael Tiago Mendes Marisa - Toms Estefanie -Rodrigo

7 B 8 A 9 A Celina - Mariana Emlia Alexandre Lima Joo Vale Antnio Anthony Samuel Marques

16 Questes corretas 11 Questes corretas 15 Questes corretas

SOLUO DO BIBLIOPAPER 5 de Outubro de 1910, a implantao da 1 Repblica

1 O que aconteceu no dia 31 de Janeiro de 1891 no Porto? R: A primeira tentativa revolucionria para acabar com a monarquia em Portugal. 2 Numa enciclopdia da BECRE descobre a data do nascimento do rei D. Carlos. R: Nasceu a 28 de Setembro de 1863.

3 Quem assassinou o rei D. Carlos? R: Os republicanos carbonrios Alfredo da Costa e Manuel Bua. 4 Que idade tinha o rei D. Carlos quando morreu? R: Tinha 45 anos. 5 Explica o que foi o regicdio e em que ano aconteceu. R: O regicdio aconteceu no dia 1 de Fevereiro de 1908 e refere-se ao assassinato do rei D. Carlos e do herdeiro D. Lus Filipe. 6 Quem foi o ltimo rei de Portugal? R: O rei D. Manuel II. 7 Escreve o significado das siglas PRP. R: Partido Republicano Portugus. 8 Em que ano foi fundado o PRP? R: Foi fundado no ano de 1876. 9 Em que local da cidade de Lisboa foi proclamada a Primeira Repblica? R: Foi proclamada na varanda da Cmara Municipal de Lisboa. 10 Identifica o smbolo da Repblica?

R: O smbolo da Repblica uma mulher com o barrete frgio e uma bandeira de Portugal. 11 Quem foi o primeiro presidente no eleito durante a Primeira Repblica? E o primeiro presidente eleito? R: Presidente no eleito: Dr. Tefilo Braga R: O Presidente eleito: Dr. Manuel de Arriaga 12 O que era a Carbonria e a Maonaria? R: A carbonria era o brao armado dos republicanos (homens armados que lutavam pela Repblica), enquanto a maonaria era uma sociedade secreta que defendia os princpios da liberdade, da democracia, da igualdade, da fraternidade e do aperfeioamento intelectual do Homem.

13 No quadro que se segue estabelece as diferenas entre a monarquia e a repblica.


Regime

Monarquia Monarquia

Regime

Repblica Repblica

Smbolos

A moeda (o real); o hino (A Carta) e a Bandeira monrquica azul e branca O rei O rei herda o trono e governa durante toda a vida.

Smbolos

Quem Governa

Quem Governa

Caractersticas

Caractersticas

A moeda (o escudo); o hino (A Portuguesa) e a Bandeira republicana verde e vermelha O presidente O presidente eleito pelos cidados e exerce o seu cargo por um perodo de tempo (atualmente 5 anos)

14 Refere os 3 novos smbolos da repblica. 1


Moeda= escudo

Smbolos da Repblica 2
O hino= A Portuguesa

Bandeira republicana= verde e vermelha

15 Quais os ideais defendidos pelos republicanos? Ideais Republicanos a Repblica defendia o fim da monarquia e a instaurao de uma Repblica, em que o poder deveria ser exercido por um presidente eleito pelos cidados durante um determinado perodo de tempo.

16 Durante quanto tempo durou a Primeira Repblica? R: 16 anos (1910 a 1926). 17 Descobre o nmero de presidentes e governos que exerceram o poder durante o perodo da Primeira Repblica? R: Durante este perodo de 16 anos houve 8 presidentes e 45 governos. 18 Que general avanou a partir de Braga para acabar com a Primeira Repblica em Lisboa? R: Foi o general Gomes da Costa. 19 Menciona o acontecimento que marcou a histria mundial entre 1914 a 1918 e no qual Portugal tambm participou. R: Foi a Primeira Grande Guerra (I Guerra Mundial) na qual Portugal entrou a partir de 1916 junto aos aliados. 20 Por que razo participou Portugal neste acontecimento histrico? R: Portugal participou na I Guerra Mundial para no perder as colnias em frica. 21 Quem foi escolhido pelos militares em 1928 para acabar com a crise econmica e financeira em Portugal? R: Foi o Dr. Antnio Oliveira Salazar, que era professor catedrtico na Universidade de Coimbra.

22 Como se chamou ao regime implementado por esta personagem histrica a partir de 1932? R: Chamaram a este regime Salazarismo ou Estado Novo. 23 Durante quanto tempo vigorou este regime? R: Durou entre 1932 e 1974 42 anos de regime (Oliveira Salazar esteve no poder entre 1932 e 1968, sendo substitudo por Marcelo Caetano que governou entre 1968 e 1974). 24 Que movimento ps fim a este regime? R: Foi o MFA, ou seja o Movimento das

Foras Armadas.

25 Quem o nosso actual Primeiro Ministro e o Presidente da Repblica?


Primeiro Ministro Presidente da Repblica

Dr. Pedro Passos Coelho

Prof. Cavaco Silva

26 Achas que os ideais republicanos defendidos durante a Primeira Repblica so respeitados atualmente? R: Os ideais republicanos, nem sempre tm sido respeitados, j que muitos desses ideais pelos quais os nossos antepassados lutaram e morreram, tm-

se perdido definitivamente. Presentemente, d-se maior valor ao capital (dinheiro) do que ao ser humano, que deve ser o centro de toda a problemtica, pois para isso que trabalhamos, no intuito de salvaguardar a sobrevivncia humana e a sua prpria felicidade. A democracia tem que ser construda diariamente atravs de pequenos gestos, como o da igualdade e a justia entre todos os seres humanos.

You might also like