You are on page 1of 5

POLO GIRASSOL ARARAS/SP TURMA N 71 GRUPO 2 PROF. PRESENCIAL: JULIANO INACIO DE PAULA PROF.

OF. TUTOR: EDMILSON GOMES ELIZABETH CRISTINA DIAS TEIXEIRA ALBERTINI R.A 144419 FRANCISCO ALVES DE FRANA R.A 143413 LUIZ GUSTAVO PIERANGELI R.A 143395 ZLIA DIAS DA SILVA NICOLETTO R.A 143450 PROJETO DE PESQUISA TEMA: AUDITORIA INTERNA ATIVIDADE 3. 1. INTRODUO

A falta de controles internos e a apresentao de informaes distorcidas podem levar os gestores de uma empresa a concluses errneas e prejudiciais para as tomadas de decises, o que tem levado as empresas a recorrer ao profissional de auditoria interna, que por sua vez aprimora-se em atender a todos os setores da empresa, analisando e avaliando os mesmos e orientando-os para obter um desempenho otimizado, afim alcanar os objetivos da organizao. A implantao de um servio de auditoria interna vai efetuar as conferncias das operaes, comparando planejado x executado x condies de mercado, de forma a verificar se existe sincronia nos resultados realizados e possveis ocorrncias de fraudes. Para atingir com eficincia os resultados, necessrio ter um sistema de informao confivel, que fornea dados e informaes exatas para anlises e apurao de resultados. Um sistema inexato pode levar a uma interpretao equivocada, e por conseqncia a tomada de decises incoerentes com a realidade da situao. Existe tambm a necessidade de se haver pessoas qualificadas que alimentem os dados das operaes realizadas durante o dia (vendas, recebimentos, pagamentos, compras etc), para que os relatrios possam ser gerados sem qualquer discordncia com os fatos. O trabalho do auditor interno resume-se em fazer com que por meio de seus relatrios, os gestores possam tomar suas decises com foco nos setores que necessitam de estratgias mais emergentes e tambm fazer com que de modo geral eles saibam o que realmente se passa na organizao. REVISO DE LITERATURA.

Falando sobre o profissional da controladoria [...] o mesmo deve ter um bom conhecimento do ramo ao qual a empresa que vai prestar servio, assim como dos problemas e vantagens que afetem ao setor, devendo tambm o auditor conhecer a histria, objetivos, metas e polticas, problemas bsicos e possibilidades estratgicas [..] Controladoria Teoria e Prtica (Figueiredo, Sandra / Caggiano, Paulo Csar) 4 Edio, pag. 10 13 Deve tambm dominar com propriedade a informtica para que possa propor e combinar dados, alm de boa oratria, boa escrita e profundo conhecimento dos princpios contbeis e das implicaes fiscais que afetam o resultado empresarial. A auditoria surgiu como conseqncia da necessidade de confirmao dos registros contbeis, em virtude da evoluo e desenvolvimento econmico das grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que tm na confirmao dos registros contbeis a proteo ao seu patrimnio (FRANCO; MARRA, 2001). A Auditoria consiste na anlise de contas, da situao financeira, da legalidade e regularidade das operaes e aspectos contbeis, oramentrios e patrimoniais, verificando se todas as operaes foram devidamente autorizadas, liquidadas, ordenadas, pagas e registradas. Estes tipos de auditoria checa se foram tomadas medidas apropriadas para registrar com exatido e proteger todos os ativos e se todas as operaes registradas esto em conformidade com a legislao em vigor. O auditor apresenta o resultado de suas analises e concluses na forma de um relatrio, o qual inclui fatos sobre a entidade auditada, comprovaes, concluses e, eventualmente, recomendaes ou determinaes. Alguns dos procedimentos realizados pelo auditor so: 1- Contagem Fsica: esse procedimento utilizado para as contas do ativo e consistente em identificar fisicamente o bem declarado nas demonstraes financeiras Ex. dinheiro em caixa, estoques, ttulos, bens do ativo imobilizado. 2- Confirmao com Terceiros: esse procedimento utilizado pelo auditor para confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, direitos a receber, obrigaes Ex: dinheiro em conta corrente bancaria, contas a receber de clientes, estoques em poder de terceiros, ttulos em poder de terceiros, contas a pagar a fornecedores, emprstimos a pagar.

3- Conferncia de Clculos: conferir os clculos efetuados pelo contador Ex. clculos de valorizao de estoques, clculos de amortizao de despesas antecipadas e diferidas, clculos das depreciaes dos bens do ativo imobilizado, clculos da correo monetria sobre o ativo permanente e o patrimnio liquido, clculos dos juros provisionados. 4- Inspeo de Documentos: tantos internos quanto externos, estes documentos representam os comprovantes hbeis que suportam os lanamentos contbeis nas contas de ativo, passivo, receita e despesa, examina para verificar a veracidade dos valores registrados ex. documentos Internos: relatrio de despesas, boletim de caixa, mapas demonstrativos (apropriao de custos, depreciao, amortizao), requisio de compra, mapa de licitao de compras, registro de empregado, folha de pagamento, livros sociais. Ex documentos Externo: notas fiscais, faturas e duplicatas de fornecedores; aplice de seguro, contratos, escrituras de imveis, certificados de propriedade de veculos. Consideremos as vantagens da auditoria interna, pois os proprietrios das empresa tero a confirmao de seus resultados corretos, pois a auditoria o assegura que sero fiscalizados a eficincia de seus controles internos, assegurara maior correo dos registros contbeis, emitira opinios sobre a adequao dos demonstrativos contbeis, e devido a sua conferencia, dificultara os desvios dos ativos e pagamentos indevidos, ira apontar as falhas na organizao administrativa e nos setores, garantindo maior ateno e rigor dos funcionrios contra erros e evita fraudes. Em suma pode-se afirmar que auditoria uma tcnica de avaliao, por reviso e anlise, com o objetivo de opinar sobre o comportamento patrimonial, sobre a gesto de administradores, sobre a conduta de pessoas s quais se confiam bens ou riquezas, sobre o destino de fundos e recursos. Tambm Baseado no livro Contabilidade Gerencia Um enfoque na tomada de deciso da editora Visual Books, o autor Rogrio Joo Lunkes, nos mostra a importncia dos controles internos para auxiliar nas tomadas de deciso, para alcanar os objetivos e para evitar fraudes. Um dos pontos importantes evitar fraudes, onde na pgina 148 - cap. 6.2, o autor descreve os tipos comuns de fraude: roubo de recursos monetrios, gerao de contas inexistentes, uso de telefones, pagamento de contas pessoais, alterar valores de despesas aprovadas, recebimento de suborno de clientes e fornecedores, submeter mltiplos recibos de despesa, cancelar reembolso de educao e vender ativos da empresa.

Conforme uma pesquisa realizada pela empresa Kroll (2003(, onde forma examinadas 1511 empresas brasileiras, constatou-se que 85% apresentavam perdas de 1% do faturamento, causadas por fraudes internas (pg. 149). O autor cita no captulo 7.2 pgina 164, a necessidade e obrigatoriedade da empresa definir de modo claro e consistente seu foco e sua estratgia para alcanar seus objetivos. Existe um ciclo administrativo que auxilia para um perfeito processo de gesto: planejamento, execuo e controle (pg. 14 cap. 1.5) Os tpicos que formam o ciclo administrativo devem ser executados de forma objetiva, para que se obtenham os resultados que eles proporcionam. O planejamento envolve a escolha de uma ao, onde se pode desenvolver os objetivos e metas a curto e a longo prazo, como a empresa vai se diferenciar dos concorrentes. Conforme Lere (1991), o planejamento pode ser dividido em trs tipos: planejamento estratgico, ttico e operacional. Um importante aliado um sistema que possa mensurar a evoluo do planejamento, assim necessrio criar e acompanhar um conjunto de indicadores e metas que possam avaliar as aes em todos os nveis e se esto contribuindo para o sucesso da empresa. A execuo a forma em que exige a mobilizao do pessoal para atingir os planos atravs das atividades operacionais. , como lanar um novo produto, gesto de pessoal, decises de marketing, contratao de empregados entre outras. A coordenao das atividades da empresa e os recursos humanos para facilitar o processo operacional, so chamados por alguns autores de direo e motivao. O controle o monitoramento e avaliao de pessoas e recursos utilizados nas operaes para alcanar os objetivos. A inteno do controle assegurar que todas as etapas previamente planejadas, esto sendo executadas. O controle permanente essencial para uma gesto segura e estvel de uma empresa, por isso deve ser tratado com a devida importncia, para que os objetivos funcionais e financeiros da empresa sejam atingidos com sucesso. A definio de controles internos a forma com que se organizam os mtodos implantados pela empresa para a proteo de seu patrimnio, por meio de atividades internas de fiscalizao e averiguao da legitimidade dos dados apresentados, assim como quais os processos de otimizao e manipulao dos dados contbeis. O autor ainda ressalta na pgina 72, que a partir de certo porte, as empresas so gerenciadas em segmentos, facilitando ao administrador para a apurao dos resultados e diminuindo qualquer forma de desperdcios. Informaes inexatas podem levar a decises errneas e prejudicar as decises tomadas pelos gestores. Quando no existem controles internos, so freqentes os erros e desperdcios. Na prtica, a verdade realmente que, se no houver exatido nos dados financeiros da empresa, todo o restante acaba prejudicado. Tudo depende desses dados, pois deles que sai a anlise da necessidade de recursos ou de cortes de alguns setores,

ou ento a necessidade de se adquirir mais ou menos matria prima, se est havendo desperdcios, se necessrio mudar de fornecedor para reduzir os custos da matria prima, ou at mesmo se vivel produzir sua prpria matria prima. Se for necessria a troca do maquinrio da empresa, ou atualizao de um ou outro componente, ou ento at ocorrer a troca dos funcionrios, que podero estar a produzir abaixo do esperado. Nesse momento, necessrio sim averiguar todas possveis falhas. E quanto maior for a empresa, maior a dificuldade para esse controle ser feito, por isso a soluo fragmentar a empresa em diversos segmentos, com um responsvel para cada setor e um responsvel geral, diminuindo assim o risco de algo passar despercebido. Sem contar a parte administrativa, onde podem ocorrer desde pequenos equvocos que passariam despercebidos como grandes fraudes, que venham a destruir o patrimnio da empresa. No adianta tambm a empresa estar rodando bem na parte produtiva, com uma administrao incompetente ou desonesta. Tudo tem que estar em perfeita harmonia, para se chegar ao objetivo em comum. Enfim, pode no parecer, mas algo simples como controlar permanentemente esses dados, pode evitar que a empresa entre em um buraco sem fundos de dvidas e m administrao.

You might also like