You are on page 1of 27

pergunta:A mitose e a meiose so dois tipos de diviso celular. Com relao a esses processos, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s).

01. A mitose uma diviso do tipo equacional. 02. A meiose ocorre em quatro etapas sucessivas. 04. O nmero de cromossomos das clulas resultantes de ambos os processos igual ao das clulas que lhes deram origem, porm somente as clulas que sofreram meiose podem apresentar recombinao gentica. 08. A mitose ocorre nas clulas somticas. 16. A meiose ocorre na linhagem germinativa, quando da produo dos gametas. 32. Ambos os processos ocorrem em todos os seres. 64. Em alguns organismos a mitose utilizada como forma de reproduo. resposta:V F F V V F V pergunta:A meiose caracteriza-se pela ocorrncia de apenas uma duplicao do material gentico para cada duas divises nucleares, e responsvel pela formao de clulas haplides a partir de clulas diplides. Em relao a esse tipo de diviso celular assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. ( ) o crossing-over ocorre na prfase da meiose I e caracteriza-se pela permuta entre os segmentos das cromtides irms do mesmo cromossomo. ( ) a reduo, pela metade, do nmero cromossmico confere meiose uma importncia fundamental na manuteno do nmero constante de cromossomos da espcie. ( ) a meiose ocorre durante o processo de produo das clulas reprodutivas e possibilita o aumento da variabilidade gentica dos seres vivos que a realizam. ( ) a primeira diviso meitica reducional, enquanto a segunda equacional, j que a partir delas so formadas duas clulas diplides e quatro clulas haplides, respectivamente. ( ) na anfase I ocorre a separao dos pares de homlogos, havendo a migrao polar dos cromossomos duplicados. ( ) as anfases I e II so semelhantes entre si, medida que os centrmeros se dividem e as cromtides de cada dade migram para o plo da clula. ( ) na metfase I, os pares de cromossomos homlogos duplicados encontram-se na placa equatorial da clula. resposta:F V V F V F V pergunta:Na questoa seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. A figura a seguir representa a estrutura interna de um ovo de ave. Indique as proposies CORRETAS, em relao s estruturas presentes.

01. A presena do disco germinativo indica que o ovo est fecundado. 02. A clara absorvida durante o desenvolvimento embrionrio. 04. A casca porosa e permite a difuso de gases respiratrios (oxignio e gs carbnico). 08. A gema fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrio. Soma ( ) resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

pergunta:Logo aps a fecundao, a clula ovo ou zigoto inicia um processo de segmentao. Na figura abaixo, diversos tipos de zigoto e de segmentao esto representados.

Em relao a essa etapa da embriognese e aos tipos de zigotos mostrados, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s). ( ) O vitelo rico em substncias nutritivas. ( ) Os tipos de segmentao dependem da quantidade e da distribuio do vitelo no ovo. ( ) Em a e b temos a segmentao holoblstica igual e desigual, respectivamente, que ocorre em zigotos provenientes de vulos com alta concentrao de vitelo. ( ) Em b, a presena de macrmeros, no plo vegetativo, d-se em funo da maior distribuio do vitelo nessa regio, o que dificulta o processo de diviso celular. ( ) Em c, a segmentao ocorre apenas na regio denominada cicatrcula, como ocorre nos ovos de galinha. ( ) Em d, a clivagem dita meroblstica superficial, sendo proveniente de vulos centrolcitos com abundncia de vitelo na regio perifrica. ( ) O teor de vitelo no ovo tanto maior quanto mais elevada a posio do animal na escala evolutiva. resposta:V V F V V F F pergunta:As figuras a seguir representam cortes transversais de dois momentos da organognese, em anfioxo. Considerando as caractersticas dessa etapa do desenvolvimento embrionrio e as figuras, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(s). 01. A organognese precede a mrula e caracteriza-se pela diferenciao dos rgos a partir dos folhetos embrionrios formados no perodo da gastrulao.

02. A partir do achatamento da ectoderme, da regio dorsal do embrio, diferencia-se a placa neural (a) e, posteriormente, o tubo neural (b), que dar origem ao sistema nervoso do indivduo. 04. Da endoderme (c) deriva o epitlio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que so formadas a partir da ectoderme. 08. O celoma (d) uma cavidade do embrio, derivado das bolsas mesodrmicas (e), e est delimitado pela mesoderme (f). 16. Do teto do arquntero (g) diferencia-se a notocorda (h), que uma estrutura macia, localizada na regio dorsal, logo abaixo do tubo neural (b).

resposta:F V V V V

pergunta:Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. 1. Um dos gneros de ofdios encontrados em Santa Catarina o BOTHROPS, sendo um exemplo comum a jararaca. Leia as proposies a seguir e assinale as CORRETAS sobre as espcies do referido gnero. 01. So peonhentas. 02. Possuem olhos com pupila vertical. 04. A fosseta loreal est ausente. 08. Apresentam dentes inoculadores. 16. Costumam viver em locais extremamente frios e midos. 32. No existe um soro desenvolvido para neutralizar o veneno. Soma ( ) resposta:01 + 02 + 08 = 11 pergunta:Segundo o ministrio da Sade, o corao a primeira causa de morte no Pas, logo em seguida est a violncia (homicdio, suicdio, acidente de trnsito) e o cncer. Com relao ao sistema cardiovascular assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s). 01. Os principais vasos responsveis pela irrigao do msculo cardaco so as artrias coronrias ligadas aorta. 02. O infarto do miocrdio ocorre quando uma parte da musculatura cardaca, por ficar sem irrigao, faz o msculo entrar em falncia. 04. A hipertenso, o diabetes, o fumo e a obesidade so fatores de risco para doenas cardiovasculares. 08. Alimentao adequada, bem como, atividade fsica e "check-up" regulares diminuem o risco do infarto. 16. A contrao do msculo cardaco denominado sstole e o perodo de relaxamento, distole. 32. Nas pessoas hipertensas o corao trabalha mais, j que precisa impulsionar o sangue atravs de "vasos endurecidos" e, por isso, mais resistentes.

resposta:V V V V V V

pergunta:A partir de fevereiro de 2002, comeou a circular no Brasil a nova safra de maos de cigarros impressos de acordo com a resoluo da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.(...) As sessenta marcas vendidas no pas passaram a estampar, no verso da embalagem, uma entre nove imagens associadas aos malefcios do cigarro.

("VEJA". So Paulo: Editora Abril, jan. 2002, p. 76). Em relao ao texto e aos prejuzos provocados pelo cigarro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. ( ) A nicotina a droga do tabaco responsvel pela dependncia. ( ) A oxigenao dos tecidos no afetada pelo monxido de carbono, produzido pelo cigarro. ( ) A exposio prolongada nicotina nos fumantes, ativos e passivos, leva toxidade que contribui para a patologia de doenas como o diabetes e a cirrose heptica. ( ) A nicotina aumenta a deposio de lipdios nos vasos sangneos, tornando maiores as chances de infarto do miocrdio. ( ) Em mulheres grvidas, o fumo no acarreta nenhum prejuzo ao feto, mas pode trazer prejuzos gestante. ( ) Uma alta porcentagem dos casos de cncer de pulmo est associada ao consumo de fumo.

resposta:V F F V F V

pergunta:"... Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vrios ambientes e exibem hbitos de vida bastante diversificados" (Trecho extrado do livro "Biologia" de Amabis e colaboradores, 1974, p.294). Em relao a esse filo e baseado na observao dos diferentes hbitos mostrados na figura, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s).

01. Como caractersticas embrionrias so celomados, deuterostmios e apresentam simetria radial. 02. Os gastrpodos possuem no assoalho da faringe a rdula que utilizam para raspar o alimento. 04. A respirao branquial nos animais aquticos e pulmonar nos terrestres. 08. O grupo dos bivalvos compreende muitos animais comestveis e importantes economicamente, como os mexilhes, as ostras e os "escargots". 16. A figura representa o grupo dos bivalvos, que se caracterizam por apresentar uma concha formada por duas partes chamadas valvas, no interior das quais se encontra a cabea, diferenciada, o p e a massa visceral. 32. Baseado na figura podemos constatar que enquanto o 'Pecten' um animal de vida livre, a ostra e o Mytilus so fixos. 64. A lula um decpodo com o corpo afilado em forma de cone e a cabea com oito tentculos.

resposta:F V V F F V F

pergunta:A figura a seguir representa a estrutura interna de um ovo de ave. Indique as proposies CORRETAS, em relao s estruturas presentes.

01. A presena do disco germinativo indica que o ovo est fecundado. 02. A clara absorvida durante o desenvolvimento embrionrio. 04. A casca porosa e permite a difuso de gases respiratrios (oxignio e gs carbnico). 08. A gema fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrio. Soma ( ) resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

pergunta:As figuras abaixo representam animais pertencentes a diferentes filos.

01. A figura 1 refere-se a um platelminto. 02. Os filos, representados por 1 e 2, apresentam simetria bilateral. 04. A principal caracterstica do filo representado na figura 3 o corpo segmentado em anis. 08. As moscas tambm fazem parte do filo representado pela figura 4. 16. Todos os filos apresentados pertencem ao grupo dos vertebrados. 32. O animal representado na figura 3 hermafrodita. 64. Todos os animais pertencentes aos filos representados por 2 e 4 so

parasitas.

resposta:F F V V F V F

pergunta:A revista "poca", em 30/07/2001, anunciou em sua capa: "O DNA no falha". O ttulo referiu-se a uma reportagem da qual foi extrado o trecho a seguir: Depois da plula anticoncepcional, que transferiu para as mulheres o controle da fertilidade, da fertilizao "in vitro" e da barriga de aluguel, mtodos que permitem a gravidez sem sexo, o teste de DNA surge como uma das grandes descobertas do mundo ocidental. Para muitos especialistas [...] a tcnica s traz benefcios. Outros acreditam que reflexos da descoberta vo alterar o universo das relaes familiares. Sobre a utilizao dos testes de DNA, e as implicaes dessa prtica para os indivduos e a sociedade em geral, CORRETO afirmar que: 01. os testes de DNA podem ser empregados para finalidades de investigao de paternidade e tambm para identificao de supostos criminosos, como em casos de estupros e assassinatos. 02. o melhor material biolgico para um teste de DNA aquele extrado de ncleos de glbulos brancos do sangue, mas outros tecidos, como pele e ossos, tambm podem ser utilizados. 04. para uma investigao de paternidade, a partir de testes de DNA, coletamse amostras biolgicas do suposto pai, no sendo necessrio obter informaes do( a) filho( a) e de sua me. 08. os exames de investigao de paternidade, a partir de testes de DNA, oferecem, atualmente, resultados com exatido total, no restando qualquer questionamento ou dvida sobre os diagnsticos apresentados. 16. o custo do exame de DNA, ainda muito elevado no Brasil, um dos fatores que dificulta sua utilizao em larga escala pelos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente. 32. a criao de bancos de dados, com a identificao gentica de criminosos e suspeitos, em pases como a Inglaterra, vem gerando grande polmica, uma vez que podem ser entendidos como uma violao da privacidade biolgica dos indivduos. resposta:V V F F V V

pergunta:Assinale a NICA proposio CORRETA. O esquema a seguir diz respeito ao:

01. tecido nervoso, sendo A representa os dendritos e B representa a bainha de mielina. 02. tecido nervoso, onde A representa os clios e B representa o axnio. 04. tecido epitelial, onde A representa as microvilosidades e B representa um ducto de excreo. 08. tecido epitelial, em que A representa os clios e B representa os desmossomos. 16. tecido epitelial, em que A representa microvilosidades e B representa os desmossomos.

pergunta:Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as caractersticas, apresentadas na coluna inferior e, aps, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. (I) gua (II) sal mineral (III) monossacardeo (IV) lipdeo (V) enzima (A) biocatalizador de origem protica (B) molcula mais abundante na matria viva (C) composto orgnico (D) composto inorgnico (E) tipo de carboidrato ( ) III - E ( ) II - B ( ) III - C ()I-C ( ) IV - C ( ) V - D ()V-A resposta:V F V F V F V

pergunta:Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. 1. A gua a substncia mais abundante na constituio dos mamferos. encontrada nos compartimentos extracelulares (lquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de rgos como a bexiga e o estmago). Sobre a gua e sua presena nos mamferos CORRETO afirmar que:

01. a quantidade em que encontrada nos organismos invarivel de espcie para espcie. 02. com passar dos anos, existe uma tendncia de aumentar seu percentual em um determinado tecido. 04. importante fator de regulao trmica dos organismos. 08. em tecidos metabolicamente ativos inexistente. 16. participa da constituio dos fluidos orgnicos que transportam substncias dissolvidas por todo o corpo.

32. constitui meio dispersante para facilitar a realizao das reaes qumicas. Soma ( ) resposta:04 + 16 + 32 = 52

pergunta:Os lisossomos so organides membranosos, com formato esfrico, que contm enzimas digestivas. Em relao a essa estrutura citoplasmtica, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(s). 01. Os lisossomos desempenham, entre outras, funes de defesa celular. 02. As enzimas lisossmicas so fabricadas no retculo endoplasmtico liso, passando em seguida para o sistema de Golgi, que as "empacota" e as libera sob a forma de lisossomos secundrios. 04. A funo heterofgica dos lisossomos refere-se digesto de substncias que so absorvidas pela clula por fagocitose ou pinocitose. 08. O lisossomo secundrio formado pela fuso do vacolo alimentar, que contm o alimento englobado por pinocitose ou fagocitose, com o lisossomo primrio, que contm as enzimas digestivas. 16. Juntamente com as mitocndrias, os lisossomos so responsveis por uma reciclagem de molculas e organides inativos. 32. Em girinos, o fenmeno de reabsoro da cauda comparado a um "suicdio celular" j que, com o rompimento dos lisossomos, ocorre uma autodigesto das molculas e dos organides que constituem as clulas daquela estrutura. resposta:V F V V F V

pergunta:Do mesmo modo que os vrus de computador estragam programas inteiros e podem comprometer seriamente o disco rgido, tornando-o imprestvel, os vrus biolgicos funcionam como verdadeiros hackers da clula. (UZUNIAM, A.; BIRNER, E. "Biologia". So Paulo: Harbra, 2001. v. nico, p. 267). Em relao aos vrus biolgicos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. ( ) Os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios em que a falta de hialoplasma e ribossomos impede que os mesmos tenham metabolismo prprio. ( ) Os vrus so organismos acelulares, constitudos por uma capa protica envolvendo uma molcula de cido nuclico, que pode ser DNA ou RNA, e pequenos mesossomos, que realizam a sntese das protenas virais. ( ) Existem vrus que infectam clulas animais penetrando nelas com a cpsula e o cido nuclico. ( ) Hepatite, esquistossomose e tuberculose so exemplos de doenas

virticas. ( ) A dificuldade de produzir vacinas eficientes contra a gripe e outras viroses independe do elevado grau de mutao do patrimnio gentico dos vrus. ( ) A capacidade reprodutiva dos vrus assombrosa, considerando-se que um nico vrus capaz de produzir, aps algumas horas, milhes de novos indivduos. resposta:V F V F F V

pergunta:Os cientistas Gerald Schatten e Peter Sutovsky, ..., descobriram que as mitocndrias (...) de espermatozides so destrudas aps fertilizarem os vulos. Texto extrado da Revista Cincia Hoje, 27(158): maro/2000. p. 12. Com relao ao assunto acima exposto, CORRETO afirmar que: 01. as mitocndrias so organelas responsveis pela produo de energia nas clulas. 02. as mitocndrias dependem do DNA do ncleo das clulas a que pertencem para se multiplicarem. 04. o fenmeno acima descrito explica por que os mamferos s herdam o DNA mitocondrial do lado materno. 08. as mitocndrias, por conterem seu prprio DNA, tambm participam da lise nas clulas e nos tecidos. 16. as mitocndrias dos vegetais possuem clorofila em sua constituio. 32. as mitocndrias exercem uma funo denominada

respirao celular, que produz ao final o ATP, molcula altamente energtica. 64. nas clulas eucariticas primitivas, as mitocndrias esto ausentes. resposta:V F V F F V F b) O acrossomo contm enzimas que facilitam a penetrao do espermatozide no vulo. As mitocndrias produzem a energia necessria ao batimento flagelar dos gametas masculinos.

pergunta:A ingesto em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianas) pode acarretar o bloqueio da respirao celular, um quadro de intoxicao fatal (Texto extrado do "Jornal Universitrio" da UFSC, publicado em julho de 2001, p. 12).

Sobre o processo de respirao celular, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante.

( ) Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molcula de glicose. ( ) Durante a gliclise, uma molcula de 6 carbonos quebrada em duas molculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP. ( ) Esse processo menos eficiente na obteno de ATP do que a respirao anaerbica, j que esta independe da presena de oxignio e de glicose. ( ) Uma organela fundamental para a sua ocorrncia o centrolo, que permite a entrada da glicose na clula. ( ) Ao seu final, so produzidas molculas de gs carbnico, gua e ATP. ( ) Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocndrias. resposta:V V F F V V

pergunta:Ao formular sua teoria para explicar a evoluo dos organismos, o ingls Charles Darwin baseou-se em fatos, tais como: 01. em uma espcie, os indivduos no so exatamente iguais, havendo diferenas que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, etc. 02. mutaes so muito freqentes. 04. caracteres adquiridos so passados s descendncias. 08. uso demasiado de uma estrutura leva hipertrofia da mesma. 16. populaes crescem mais depressa do que a quantidade de alimentos necessria para supri-las. resposta:V F F F V pergunta:Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. A biologia uma das cincias naturais e estuda os fenmenos relativos vida. Assinale as proposies que apresentam associaes CORRETAS entre os ramos da biologia e os seus objetos de estudo. 01. Gentica - estudo da hereditariedade. 02. Zoologia - estudo dos vegetais. 04. Botnica - estudo dos animais. 08. Citologia - estudo das clulas. 16. Histologia - estudo dos tecidos. 32. Anatomia - estudos dos fungos. Soma ( ) resposta:01 + 08 + 16 = 25 pergunta:O filo porfera representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.

01. A representa um tipo de reproduo assexuada. 02. B representa um tipo de reproduo sexuada. 04. C representa, pela presena de clulas sexuais, a reproduo sexuada. 08. A denominado brotamento. 16. Para a formao do ovo, em C, deve ocorrer a fecundao. 32. Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenas genticas em relao ao indivduo que lhe deu origem. 64. O fenmeno apresentado, em C, possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas. resposta:V F V V V F V

pergunta:Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. O manguezal e a restinga so dois ecossistemas presentes em Santa Catarina. Analise as proposies a seguir e assinale as CORRETAS, em relao a esses dois ecossistemas. 01. So ecossistemas tpicos de regies litorneas. 02. Por sua localizao prxima ao mar, todas as espcies, que compe a vegetao desses dois ecossistemas, apresentam glndulas de sal que ajudam na eliminao deste mineral. 04. O solo do manguezal lodoso e pouco arejado, ao contrrio daquele da restinga que arenoso e seco. 08. Os pneumatforos so adaptaes presentes em plantas do manguezal, enquanto adaptaes para reteno de gua ocorrem freqentemente em plantas que constituem as restingas. 16. Alguns caranguejos so animais adaptados vida nos manguezais, enquanto nas restingas a presena de moluscos bivalves tpica. 32. Dentre as espcies vegetais presentes em cada um dos ecossistemas citados, destacam-se o mangue- vermelho (manguezais) e os cactos e bromlias (restingas). Soma ( ) resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45

pergunta:Em 1500, quando o Brasil foi descoberto, a Mata Atlntica era uma impressionante floresta, densa e rica em variedade de espcies animais e vegetais. Hoje, segundo algumas opinies, a Mata Atlntica est reduzida a menos de 4% de sua rea original e, apesar disso, mantm um dos maiores

ndices de biodiversidade dentre as demais florestas do planeta. Em relao a esse ecossistema e anlise da figura adiante, representa esquematicamente o seu perfil, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s).

01. O palmiteiro e o xaxim ocupam o mesmo estrato da floresta. 02. As espcies epfitas podem ser representadas pelas orqudeas, enquanto as parasitas podem ser exemplificas pelas ervas-de-passarinho. 04. Na figura, em A, temos o estrato superior, constitudo pelas macrofanerfitas, que se caracterizam por grandes rvores emergentes, como as bromlias. 08. A figura mostra a estratificao vertical da floresta constituda por quatro estratos bem definidos. 16. O mico-leo, o sagui e o gamb, espcies animais presentes nesse ecossistema, esto ameaados de extino. 32. Mata Atlntica, a segunda maior floresta mida do Brasil, foi a mais atingida pelo desmatamento. 64. As aes antrpicas, como o desmatamento, a queimada e a implantao de pastagens, apesar de estarem contribuindo para a destruio desse ecossistema, no esto alterando sua biodiversidade. resposta:F V F V F V F

pergunta:O Brasil possui uma enorme extenso territorial, com grandes variaes climticas, e uma ampla diversidade de tipos de solo. Em funo dessas caractersticas, h uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal. Com relao distribuio dessa cobertura vegetal no Brasil, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(s).

01. A Floresta Amaznica tem uma grande extenso e se espalha pelas regies Norte, Centro-Oeste e parte da regio Sudeste. 02. Tanto o pampa como a Mata de Araucrias so formaes vegetais exclusivas da regio Sul. 04. Originalmente, a Mata Atlntica era uma formao vegetal que se estendia, pela regio costeira, do Rio Grande do Norte at o Sul do Brasil.

08. A zona de Cocais se distribui, principalmente, na costa nordestina. 16. Os manguezais preenchem uma faixa larga e descontnua, paralela ao litoral do pas. 32. Enquanto o cerrado se espalha, principalmente, pela regio central do pas, a distribuio do pantanal se restringe regio Centro-Oeste brasileira. 64. A caatinga uma formao exclusiva do Brasil central. resposta:F V V F F V F

pergunta:O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestveis e o fermento de fazer o po so formados por organismos que pertencem ao reino Fungi. Com relao a esse grupo assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s). 01. So organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotrficos facultativos. 02. O material nutritivo de reserva o glicognio. 04. Em funo da nutrio hetertrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. 08. Alguns fungos so utilizados na obteno de medicamentos. 16. Nutrem-se por digesto extracorprea, isto , liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromolculas em molculas menores, permitindo sua absoro pelo organismo. 32. Na alimentao humana so utilizados, por exemplo, na fabricao de queijos, como o roquefort e o gorgonzola. 64. Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporngios, ascos e basdios. resposta:F V V V V V F

pergunta:O feijo ('Phaseolus vulgaris') com arroz ('Oryza sativa') constitui a base de um dos principais pratos da culinria brasileira. Assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s).

01. Essa composio de alimentos faz parte de uma dieta rica em protenas e carboidratos. 02. Na nomenclatura cientfica, 'Phaseolus vulgaris' e 'Oryza sativa' correspondem ao gnero e espcie do feijo e do arroz, respectivamente. 04. O feijo pertence famlia das leguminosas e o arroz famlia das gramneas. 08. O fruto do feijo o legume enquanto que o do arroz uma drupa. 16. No arroz, como na maioria das Monocotiledneas, o caule no apresenta crescimento secundrio e os feixes vasculares encontram-se espalhados pelo parnquima cortical e medular. 32. O feijo, como todas as Dicotiledneas, uma planta monica, ou seja, com sexos separados. resposta:V V V F V F

pergunta:Observe o esquema a seguir e assinale a(s) proposio(es)

CORRETA(s).

01. A corresponde s plantas denominadas pteridfitas. 02. As samambaias so representantes de B. 04. C representa as gimnospermas. 08. A roseira um exemplo de D. 16. E e F correspondem, respectivamente, s Criptgamas e s Fanergamas. 32. Todos os representantes deste Reino possuem, obrigatoriamente, clorofila. resposta:F V V V V V

pergunta:Depois de maduras, as plantas fanerogmicas florescem. As flores so os elementos que possibilitam a reproduo sexuada. Elas exibem uma imensa diversidade de formas, cores, tamanhos e aromas. A partir da anlise da figura e das caractersticas estruturais e funcionais das flores, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s):

01. Em I, temos a estrutura floral tpica das angiospermas. 02. Em A e B temos, respectivamente, o clice e a corola, que so acessrios

que protegem C e D, alm de serem elementos de atrao de animais, principalmente insetos e pssaros. 04. A figura II representa a antera em corte transversal, mostrando os sacos polnicos que encerram os gros de plen. 08. Nas figuras II e III, est representado o processo de polinizao, que ocorre depois da fecundao. 16. Em III, temos a representao esquemtica do gineceu, formado pelo pistilo, cuja parte principal o vulo, que origina e aloja o ovrio. 32. Em III, a letra E representa o vulo, contendo o saco embrionrio, que aloja o gameta feminino denominado oosfera. resposta:V V V F F V

pergunta:Observe o esquema a seguir e assinale a(s) proposio(es) CORRETA(s). br>

01. A corresponde s plantas denominadas pteridfitas. 02. As samambaias so representantes de B. 04. C representa as gimnospermas. 08. A roseira um exemplo de D. 16. E e F correspondem, respectivamente, s Criptgamas e s Fanergamas. 32. Todos os representantes deste Reino possuem, obrigatoriamente, clorofila. resposta:F V V V V V pergunta:H mais de 250 milhes de anos, as gimnospermas, originadas das pteridfitas, dominaram as paisagens terrestres durante o Trissico e o Jurssico, juntamente com os dinossauros. Hoje, esse grupo vegetal est restrito a alguns locais da Terra, conhecidos como Florestas de Conferas, como as ainda existentes no sul do Brasil. Com relao a esse grupo de plantas, CORRETO afirmar que: 01. sua madeira utilizada na indstria de papel e celulose, na indstria de mveis e na construo de casas. 02. algumas espcies tm carter ornamental, como os ciprestes e os populares pinheiros de Natal. 04. no Brasil, comum o consumo do pinho como alimento, que a semente do pinheiro-do-paran. 08. suas plantas produzem sementes nuas, ou seja, no h a formao de frutos. 16. so plantas avasculares, com flores perfeitas.

32. todas as espcies do grupo so diicas. resposta:V V V V F F pergunta:Assinale a(s) proposio(es) que apresenta(m) atividades dependentes diretamente do tecido muscular para sua efetivao. 01. Mobilidade da lngua. 02. Ao enzimtica. 04. Inspirao. 08. Batimento cardaco. 16. Eriamento dos plos. 32. Sntese de carboidratos. 64. Contrao do tero. resposta:V F V V V F V

pergunta:Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a soma dos itens corretos. Clones so seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de clulas retiradas de indivduos j existentes. A clonagem um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vrios organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem tica. Sobre esse processo CORRETO afirmar: 01. Os clones so como irmos gmeos fraternos do doador das clulas. 02. O material gentico do doador das clulas e do clone idntico. 04. Se o doador das clulas possuir um defeito gentico, como o albinismo, seu clone possuir, tambm, essa anomalia. 08. rgos transplantados do clone para o doador das clulas sero sempre rejeitados. 16. J existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem. 32. Se o doador de clulas sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascer sem o referido membro. Soma ( ) resposta:02 + 04 = 06 pergunta:Porcos tm sido criados transgenicamente para que seus rgos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "autotosquiveis", isto , a l cai sozinha no devido tempo; gens de galinha so introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas... "CICLO VITAL", vol. 4, 1999, p.14.

A citao anterior mostra avanos da Engenharia Gentica. Assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s) sobre a transgenia e suas implicaes com relao sade e ao meio ambiente. 01. Cientistas interferem na evoluo natural das espcies, alterando geneticamente animais e plantas. 02. Os genes aliengenas permitem ao organismo receptor produzir substncias que nunca produziriam em condies naturais. 04. Os alimentos transgnicos no representam nenhuma ameaa sade

humana, e por isso no necessitam ser testados em outras espcies de animais, antes de chegarem ao homem. 08. a produo de insulina, a partir de transferncia de genes humanos para bactrias, que passam, incontinenti, a produzir esse hormnio, uma das experincias bem sucedidas da transgenia. 16. Os organismos transgnicos so aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espcie. 32. fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulaes genticas no resultem em impactos ambientais irreversveis. resposta:V V F V F V pergunta:"A revanche veio na quinta-feira [06/4] passada. Depois do susto provocado no comeo da semana pelos percalos jurdicos da Microsoft..., a Nasdaq, o prego eletrnico das empresas de alta tecnologia, voltou a respirar, (...). O oxignio foi dado pelo anncio de que cientistas americanos tinham chegado ao fim do rastreamento de um dos sonhos da medicina nesta virada de sculo: o mapeamento do genoma humano, ..." Trecho extrado do artigo: GENOMA: O PRIMEIRO ESBOO DO MAPA DA VIDA, publicado na "Revista poca", 10/04/2000. p. 123. Com relao a esse assunto, CORRETO afirmar que: 01. o referido genoma est contido nos cromossomos. 02. a molcula sequenciada o DNA. 04. apenas quatro bases nitrogenadas - a Adenina, a Citosina, a Guanina e a Uracila - so possveis de serem encontradas nesse mapeamento. 08. esse mapeamento j permitiu aos cientistas saberem a localizao de todos os genes humanos. 16. um dos resultados possveis dessa descoberta ser a cura, no futuro, de algumas doenas genticas, atravs da terapia gnica. resposta:V V F F V pergunta:Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. Na natureza, h um constante ciclo de elementos e compostos qumicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relao ao CLCIO e o seu ciclo, CORRETO afirmar que: ( ) nos seres vivos, o clcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos. ( ) com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituio, e com a decomposio das estruturas dos mesmos, os sais de clcio se dissolvem na gua e no solo. ( ) os sais de clcio so encontrados na organizao do corpo de esponjas e corais. ( ) o clcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados. ( ) ele um elemento qumico importante na constituio das molculas orgnicas, como as protenas e os lipdeos. resposta:V V V V F

pergunta:Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as caractersticas, apresentadas na coluna inferior e, aps, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante.

(I) gua (II) sal mineral (III) monossacardeo (IV) lipdeo (V) enzima (A) biocatalizador de origem protica (B) molcula mais abundante na matria viva (C) composto orgnico (D) composto inorgnico

(E) tipo de carboidrato ( ) III - E ( ) II - B ( ) III - C ()I-C ( ) IV - C ()V-D resposta:V F V F V F V

pergunta:O conhecimento do processo evolutivo fundamental para a compreenso da vida. O estudo de fsseis uma importante evidncia de que a evoluo dos organismos ocorreu. Com relao a esse estudo, CORRETO afirmar que: 01. fsseis so restos ou vestgios de seres que viveram no passado. 02. os tipos de fsseis encontrados em determinada camada de solo refletem a flora e a fauna existentes no local, por ocasio da formao das rochas. 04. a partir de uma parte do corpo, de uma pegada ou de uma impresso corporal, possvel deduzir o tamanho e a forma dos organismos que as deixaram. 08. o mtodo do carbono 14 auxilia na determinao da idade de um fssil. 16. no foram encontrados, at o momento, registros fsseis no sul do Brasil. resposta:V V V V F pergunta:Considere o esquema a seguir e, aps, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante.

( ) A um tipo de tecido muito resistente trao e forma os tendes que fixam os msculos aos ossos. ( ) B uma variedade de tecido conjuntivo denominado sustentao. ( ) C representa os msculos. ( ) D constitudo por uma parte lquida, por elementos figurados e por clulas alongadas. ( ) O tecido conjuntivo um tecido de conexo de outros tecidos. resposta:V V F F V

pergunta:Tecido epitelial, ou simplesmente epitlio, aquele que reveste todas as superfcies internas ou externas do corpo, alm de formar as glndulas. Com relao a esse tecido, CORRETO afirmar que: 01. os epitlios de revestimento caracterizam-se por apresentar clulas justapostas, de forma prismtica, cbica ou achatada, praticamente sem material intercelular. 02. os epitlios de revestimento no so vascularizados, recebendo alimento por difuso a partir de capilares existentes no tecido conjuntivo sobre o qual repousa. 04. os epitlios de revestimento conferem proteo contra atritos e invaso de microorganismos, servindo tambm para a absoro de alimento e oxignio. 08. os epitlios glandulares apresentam clulas especializadas em produzir secrees e, no caso das glndulas endcrinas, apresentam ductos por onde seus produtos so eliminados para o exterior do corpo. 16. a epiderme humana pluriestratificada e queratinizada e apresenta-se bastante espessa nas reas de muito atrito, como a sola dos ps. 32. as clulas do epitlio intestinal apresentam clios que auxiliam no movimento e deslocamento das substncias que transitam pelo intestino. 64. nas clulas do epitlio intestinal existe o complexo unitivo, constitudo pela znula de ocluso, znula de adeso e desmossomo, que funciona como eficiente barreira passagem de substncias indesejveis.

resposta:V V V F V F V pergunta:Tecido epitelial, ou simplesmente epitlio, aquele que reveste todas as superfcies internas ou externas do corpo, alm de formar as glndulas. Com relao a esse tecido, CORRETO afirmar que: 01. os epitlios de revestimento caracterizam-se por apresentar clulas justapostas, de forma prismtica, cbica ou achatada, praticamente sem material intercelular. 02. os epitlios de revestimento no so vascularizados, recebendo alimento por difuso a partir de capilares existentes no tecido conjuntivo sobre o qual repousa. 04. os epitlios de revestimento conferem proteo contra atritos e invaso de microorganismos, servindo tambm para a absoro de alimento e oxignio. 08. os epitlios glandulares apresentam clulas especializadas em produzir secrees e, no caso das glndulas endcrinas, apresentam ductos por onde seus produtos so eliminados para o exterior do corpo. 16. a epiderme humana pluriestratificada e queratinizada e apresenta-se bastante espessa nas reas de muito atrito, como a sola dos ps. 32. as clulas do epitlio intestinal apresentam clios que auxiliam no movimento e deslocamento das substncias que transitam pelo intestino. 64. nas clulas do epitlio intestinal existe o complexo unitivo, constitudo pela znula de ocluso, znula de adeso e desmossomo, que funciona como eficiente barreira passagem de substncias indesejveis. resposta:V V V F V F V

pergunta:"Modernamente, o mutacionismo sofreu alguns acrscimos, foi aperfeioado em certo detalhes e se constituiu na nova Teoria Sinttica da Evoluo, que a teoria da atualidade para explicar como as espcies se transformaram no tempo e originaram a imensa variedade dos seres que hoje conhecemos." (Texto extrado do livro "Biologia - volume nico", de Jos Lus Soares, 1997, p. 286). Com relao Teoria Sinttica da Evoluo, CORRETO afirmar que 01. considera a seleo natural como fonte de variabilidade gentica. 02. os primeiros seres vivos surgiram por gerao espontnea. 04. o isolamento (geogrfico e sexual) um fator importante para a evoluo. 08. a seleo natural no preserva necessariamente os mais aptos. 16. as mutaes adaptativas ocorrem ao acaso, no admitindo a procura intencional da evoluo. resposta:F F V F V

pergunta:Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposies adiante. As curvas a seguir ilustram a diferena de crescimento entre os animais. Com base na figura e no assunto crescimento em animais, CORRETO afirmar que:

( ) as curvas A e B representam, respectivamente, tipos de crescimento descontnuo e contnuo. ( ) a curva A pode representar o crescimento de um vertebrado. ( ) a curva B pode representar o crescimento de um artrpode. ( ) os intervalos assinalados pelas letras C e D representam momentos de crescimento nulo. ( ) em C e D, os animais poderiam estar sofrendo muda. ( ) os animais, cujos crescimentos so representados pela curva A, apresentam exoesqueleto. resposta:V F V V V F pergunta:O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do oxignio. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(s).

01. I e II representam , respectivamente, o O2 e o CO2. 02. A necessidade de O2 para a respirao explica o aparecimento dos animais antes dos vegetais na Terra. 04. Praticamente, todo o oxignio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biolgica, no processo de fotossntese. 08. O oxignio se encontra no meio abitico como integrante do ar atmosfrico, ou no meio bitico, como constituinte das molculas orgnicas dos seres vivos. 16. Alguns fatores, como excessivas combustes sobre a superfcie da terra, tm determinado o aumento gradativo de taxa de CO2 na atmosfera. 32. A manuteno das taxas de oxignio e gs carbnico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossntese e a respirao. resposta:V F V V V V

]
origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Embriologia sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Embriologia sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Embriologia sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Zoologia sub-grupo:Rpteis

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:MedicinaeSaude sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:MedicinaeSaude sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Zoologia sub-grupo:Moluscos

1 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Zoologia sub-grupo:Aves

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Taxonomia sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Genetica sub-grupo:Engenharia Gentica

0 comentrios clique para inserir

resposta:16
origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:gua nas Clulas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:gua nas Clulas

0 comentrios

clique para inserir origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:Lisossomos e Peroxissomos

1 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Microbiologia sub-grupo:Vrus

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:Mitocondria e Cloroplasto

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Evolucao sub-grupo:Darwinismo

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Citologia sub-grupo:Eucariontes e Procariontes

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Zoologia sub-grupo:Poriferos - Esponjas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Fitogeografia

0 comentrios clique para inserir

origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Fitogeografia

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Fungos sub-grupo:Micologia ou Micetologia

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Angiospermas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Angiospermas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Angiospermas

1 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Pteridfitas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Botanica sub-grupo:Gimnospermas

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Histologia sub-grupo:Tecido Muscular

1 comentrios clique para inserir origem:Ufsc

tpico:Genetica sub-grupo:Engenharia Gentica

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Genetica sub-grupo:Engenharia Gentica

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Genetica sub-grupo:Engenharia Gentica

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Bioquimica sub-grupo:Sais mineirais

0 comentrios clique para inserir

origem:Ufsc tpico:Evolucao sub-grupo:Paleontologia

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Histologia sub-grupo:Tecido Conjutivo

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Histologia sub-grupo:Tecido Epitelial

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Histologia sub-grupo:Tecido Epitelial

0 comentrios clique para inserir

origem:Ufsc tpico:Evolucao sub-grupo:Neodarwinismo

0 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Fisiologia sub-grupo:Revestimento

1 comentrios clique para inserir origem:Ufsc tpico:Ecologia sub-grupo:ciclo do carbono

2 comentrios clique para inserir

You might also like