You are on page 1of 6

Cabeamento Estruturado

Em 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padro para cabeamento de telecomunicaoes de edifcios comerciais. Este padro (EIA/TIA 568) define um sistema de cabeamento de telecomunicaes genrico que possibilita que o planejamento da instalao do cabeamento seja feito sem que seja necessrio definir com exatido os produtos que sero instalas a posteriori.

conceito de cabeamento estruturado consiste em uma infra-estrutura flexvel de cabeamento capaz de suportar os sistemas de telecomunicaes, sejam de voz, dados, imagem, controle de iluminao, controle de acesso, sistemas de segurana, controles ambientais (ar-condicionado e ventilao) e outros. O cabeamento estruturado foi concebido para ser facilmente reconfigurado de modo a alterar a topologia ou acrescentar novos elementos ao sistema, sem que haja necessidade de obras civis adicionais.

SUB-SISTEMAS DO CABEAMENTO ESTRUTURADO


A norma brasileira da ABNT NBR14565 com ttulo Procedimento bsico para eleborao de projetos de cabeamento de telecomunicaes para rede interna estruturada estabelece os critrios mnimos para elaborao de projetos de sistemas de cabeamento estruturado. Esta norma foi baseada nos padres j estabelecidos pela norma EIA/TIA 568 A/B e 569.

5 6

4 3 4

5 6 1. 2. 3 2 3. 4. 5.

Tomada de Telecomunicaes

Entrada do cabeamento externo Sala de equipamentos Cabeamento do backbone Armrio de telecomunicaes Cabeamento Horizontal rea de Trabalho

Figura 1 - Sub-sistemas do cabeamento estruturado

Descrio dos sub-sistemas

Entrada do cabeamento externo


A entrada do prdio prov o ponto onde o cabeamento externo interfaceia com o cabeamento do backbone interno.

Sala de equipamentos
Todos os equipamentos que mantm o backbone operando e realizam conexes entre o backbone e redes externas so instalados na sala de equipamentos. Normalmente so equipamentos vitais de grande custo e grande complexidade de funcionamento.

Cabeamento do backbone
O cabeamento estruturado projetado para tornar independente a distribuio dos cabos que conectam a rede horizontal. O backbone o ponto de distribuio central e interconecta todas as redes horizontais. O cabeamento do backbone tipicamente construdo com fibras ticas, embora existam padres que utilizam cabos UTP e STP em distncias limitadas.

Armrio de telecomunicaes
o ponto onde o cabeamento converge para um conjunto de equipamentos de telecomunicaes. Inclui HUBs, terminadores mecnicos, conexo do cabeamento horizontal com o backbone, etc. Existe um armrio de telecomunicaes para cada ambiente em questo. Dentro do armrio de telecomunicaes esto localizados os painis de manobra (patch panel) a que esto ligados os HUBs de rede, conforme a Figura 2 Esta figura uma simplificao da norma original que prev o uso de dois painis de manobra por armrio de telecomunicaes com o objetivo de oferecer maior manobrabilidade possvel para rede, este modelo tem sido largamente utilizada na prtica em sistemas de transmisso de dados exclusivamente. Se a rede de telefonia compartilhar a mesma infra-estrutura, deve ser seguida a especificao original.

Cabeamento do backbone HUB de fiao

Cabos de manobra (patch cords)

Armrio de telecomunicaes

Painel de manobra (patch panel)

Cabeamento Horizontal

Figura 2 - Armrio de Telecomunicaes Deste modo estamos utilizando um painel de manobra que est ligado de forma definitiva rede horizontal e s tomadas de telecomunicaes. Todas as alteraes de topologia so realizadas atravs da reorganizao das conexes entre os HUBs e os painis de manobra, que esto conectados atravs dos cabos de manobra. Na Figura 2 temos apenas 1 HUB e 1 painel de manobra, mas na prtica encontramos muitos HUBs e vrios painis de manobra, com diversos segmentos de rede. Os paineis de manobra so equipamentos de 19, para serem montados em armrios, normalmente disponveis em modelos de 12, 24, 36, 48 e 96 portas. O conector RJ45 na frente do equipamento est conectado com a parte de trs via um circuito impresso. O esquema mais popular de conexes dado pela norma EIA/TIA 568B, de acordo com a Figura 3, que mostra tambm a ferramenta (putch down) utilizada para a sua montagem.

Figura 3- Conexes atrs do patch panel e ferramenta putch down para sua conexo

Cabeamento horizontal
Consiste de estaes de rede interligadas ao armrio de telecomunicaes em topologia estrela utilizando normalmente cabos em par tranado no blindados (UTP). Tambm podem ser utilizados cabos em par tranado blindado (STP) e fibras ticas, mas no encontramos isso na prtica. O cabeamento horizontal se estende do distribuidor local at a tomada de telecomunicaes (tomada de rede), em uma distncia mxima de 90 metros do armrio de telecomunicaes (no caso de ser utilizado cabo UTP).

rea de trabalho
Se estende das tomadas de telecomunicaes at a sada do equipamento conectada a ela. projetada para ser de conexo simples e para facilitar mudanas de configurao. Componentes da rea de trabalho: computadores, terminais de dados, telefones, cabos de manobra (patch cord) que conectam os computadores s tomadas de telecomunicaes, adaptadores (baluns), etc. Cabos Na rede estruturada utilizam-se cabos metlicos e/ou ticos. A opo pelo uso de um ou outro deve ser feita de acordo com a topologia, interferncia ou desempenho dos elementos que desejam comunicar-se. Meio Categoria Fraqncia MHz 100 16 20 100 Largura de banda MHz Km 850 1300 800* 90 90 2000 3000 90 90 90 90 90 Comprimento mximo m Rede Rede primria secundria

STP UTP 3 UTP 4 UTP 5 Fibra MM 62,5/125 Fibra MM 50/125 * Depende da aplicao

160 500

500 500

Tabela 1 - Comprimento mximo dos cabos de acordo com a NBR 14565

Montagem de cabos O diagrama de montagem do conector RJ-45 com cabos UTP apresentado esquerda segue a norma EIA/TIA 568B, e deve ser utilizado para cabos diretos conectando DTE-DCE (exemplo, computador-hub ou computador-swich). O esquema de cores deve ser consistente em toda a instalao de cabeao, o diagrama apresentado vlido para os padres 10BaseT (10Mbps) e 100BaseTX (100Mbps, IEEE 802.3u). O padro 10BaseT utiliza os pinos 1,2,3 e 6, porm a

norma especifica que todos os pinos devem estar conectados.

A figura apresentada a direita indica o diagrama de cores a ser utilizado nas normas EIA/TIA 568A/B (usar a B), possibilitando nesta figura identificar a face do conector RJ45 para realizar a correta numerao dos pinos. A utlizao dos pinos no padro 100BaseTX realizada da seguinte forma:

Pino 1: ( wh/or, Par 2): TxData + Pino 2: (or, Par 2): TxData Pino 3: (wh/grn, Par 3): RecvData+ Pino 4: (blu, Par 1):

Pino 5: (wh/blu, Par 1): Pino 6: (grn, Par 3): RecvDataPino 7: (wh/brn , Par 4): Pino 8: (brn, Par 4): Ateno: o cabo UTP tranado para fornecer isolamento mto a ruido. Na montagem do cabo, apenas 0,5 cm pode ser destranado para a insero no conectos RJ45.

Na montagem dos conectores deve ser utilizado um bom alicate de crimpagem. Normalmente, esta ferramenta possui um cortador que possibilita a retirada da capa do cabo na medida correta para a montagem do conector.

Cabos Cross Over


Para fazer a ligao DTE-DTE ou DCE-DCE (por exemplo, computador-computador ou hubhub), necessrio montar um cabo cross-over. Para a montagem do cabo, um dos lados deve ser montado de acordo com a pinagem do cabo direto (apresentado anteriormente) e o outro lado deve seguir o diagrama apresentado na Figura 4.

Pino 1 2 3 4 5 6 7 8

Cor white green green white orange blue white blue orange white brown brown Figura 4 - Diagrama de conexes para o cabo cross over

You might also like