You are on page 1of 27

Ministrio do Meio Ambiente - MMA Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade - ICMBio

Fabiano Gumier Costa Coordenador Regional do ICMBio em Belm Par, CR-04

Organizao da apresentao: Quem o ICMBio e o que faz. Quais as Unidades de Conservao fazem parte da Coordenao Regional do ICMBio em Belm (CR04). Procedimentos para autorizao de atividades em Unidades de Conservao e seu entorno. Minerao e Unidades de Conservao.

O ICMBio foi criado pela Medida Provisria 366/2007 posteriormente transformada em Lei (Lei Federal 11.516 de 26/08/2007):
Misso do ICMBio: I - executar aes da poltica nacional de unidades de conservao da natureza, referentes s atribuies federais relativas proposio, implantao, gesto, proteo, fiscalizao e monitoramento das unidades de conservao institudas pela Unio; II - executar as polticas relativas ao uso sustentvel dos recursos naturais renovveis e ao apoio ao extrativismo e s populaes tradicionais nas unidades de conservao de uso sustentvel institudas pela Unio;

Misso do ICMBio: III - fomentar e executar programas de pesquisa, proteo, preservao e conservao da biodiversidade e de educao ambiental; IV - exercer o poder de polcia ambiental para a proteo das unidades de conservao institudas pela Unio; e V - promover e executar, em articulao com os demais rgos e entidades envolvidos, programas recreacionais, de uso pblico e de ecoturismo nas unidades de conservao, onde estas atividades sejam permitidas.

Em resumo: O ICMBio tem como misso a gesto scio-ambiental de Unidades de Conservao Federais

Sistema Nacional de Unidades de Conservao Lei Federal 9.985/2000

Dois grandes grupos de UCs: IX - uso indireto: aquele que no envolve consumo, coleta, dano ou destruio dos recursos naturais;

X
X - uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou no, dos recursos naturais;

Unidades de Conservao na jurisdio da CR 04 do ICMBio


Nmero de UCs por grupo
7

UCs uso Sustentvel UCs de Proteo Integral

28

Nmero de UCs por categoria


2

5 21

Reservas Extrativistas Reserva de Desenvolvimento Sustentvel rea de Proteo Ambiental Florestas Nacionais Parques Nacionais Reservas Biolgicas Estaes Ecolgicas

1 1

Distribuio das UCs por rea em hectares

291.362,57 762.921,03

2.830.768,43

64.440,31 23.282,23 4.522.391,28 1.508.348,29

Reservas Extrativistas Reserva de Desenvolvimento Sustentvel rea de Proteo Ambiental Florestas Nacionais Parques Nacionais Reservas Biolgicas Estaes Ecolgicas

rea total das UCs: 10.003.514,14 hectares

Total: aprox. 78 milhes de hectares

O acesso e uso destas reas deve ser ordenado pelo Poder Pblico com ampla participao da sociedade.
Para atingir tal objetivo existe a instncia de participao da sociedade: Conselhos Consultivos e Deliberativos. Uma das atribuies dos Conselhos de UCs: Manifestar-se sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto na unidade de conservao, em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecolgicos. Outro instrumento importante o Plano de Manejo. Documento tcnico: o que pode e como pode? (programas e projetos), onde pode (zoneamento), quem pode (populao beneficiada)?

Como so autorizadas as atividades no interior ou rea circundante de uma Unidade de Conservao?


H duas instrues normativas publicadas pelo ICMBio tratando de autorizaes para licenciamento ambiental. Instruo Normativa 04 de 02 de setembro de 2009 - Autorizao Direta Estabelece procedimentos administrativos para autorizao de atividades condicionadas ao controle do poder pblico e no sujeitas ao licenciamento ambiental previsto na Resoluo CONAMA n 237/97 e de atividades cuja autorizao seja exigida por normas especficas. Instruo Normativa 05 de 02 de setembro de 2009 - Autorizao para licenciamento ambiental Estabelece procedimentos para a anlise dos pedidos e concesso de Autorizao para o Licenciamento Ambiental de atividades ou empreendimentos que afetem as unidades de conservao federais, suas zonas de amortecimento ou reas circundantes.

IN 05/2009 - Autorizao para o Licenciamento Ambiental: ato administrativo pelo qual o Instituto Chico Mendes autoriza o rgo ambiental competente a proceder ao licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que afetem as unidades de conservao federais, suas zonas de amortecimento ou reas circundantes; Os estudos ambientais apresentados pelo responsvel pela atividade ou empreendimento ao rgo licenciador devero conter um captulo especfico sobre os impactos ambientais efetivos ou potenciais da atividade ou empreendimento sobre as unidades de conservao, suas zonas de amortecimento ou reas circundantes. 2 Caso os elementos apresentados sejam insuficientes para subsidiar a anlise e manifestao do Instituto Chico Mendes, sero solicitadas ao rgo ambiental licenciador ou ao responsvel pela atividade ou empreendimento informaes e documentos complementares.

Aspectos considerados na anlise tcnica: I - os impactos ambientais na unidade de conservao, sua zona de amortecimento ou rea circundante; II - as restries para a implantao e operao do empreendimento, de acordo com o ato de criao, caractersticas ambientais, zona de amortecimento ou rea circundante da unidade de conservao; e III - a compatibilidade entre a atividade ou empreendimento e as disposies contidas no plano de manejo, quando houver.

Quem autoriza as atividades que afetam Unidades de Conservao? Alm de estar prevista no plano de Manejo os projetos a serem implantados devem ser licenciados por um rgo ambiental porque o ICMBio no orgo de licenciamento.

rea circundante ou entorno da UC = 10 km No interior da UCs Federais o IBAMA deve avaliar a solicitao para licenciamento da atividade porque ele o rgo licenciador federal. Na rea circundante da UC a atividade dever ser licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

rea da Resex rea da Unidade de Conservao

Minerao e Unidades de Conservao


As atividades de pesquisa ou lavra mineral so permitidas em algumas situaes excepcionais no interior de Unidades de Conservao. Exemplos: Floresta Nacional de Carajs e Tapirap-Aquiri (PA) Floresta Nacional de Sarac-Taquera (PA) Floresta Nacional do Jamari (RO) Nestes casos h previso explcita no decreto de criao destas FLONAs que, dentre outros objetivos, esto a pesquisa e a lavra mineral.
Em Reservas Extrativistas a explorao de recursos minerais expressamente proibida de acordo com a Lei Federal 9.985/2000.

Floresta Nacional de Carajs Mina de Ferro de N4

Infra-estrutura projeto Salobo FLONA Tapirap-Aquiri

Garimpo das Pedras (Alto Bonito) Marab (PA) rea circundante da FLONA Tapirap-Aquiri e Rebio Tapirap

Garimpo da Fofoca FLONA Carajs

Garimpo do capivara Floresta Nacional do Amap

Garimpo do capivara FLONA do Amap.

Desmatamento e queimada entorno da FLONA Tapirap-Aquiri

Lixo no interior da FLONA Carajs em 2004

Consideraes finais: A criao de Unidades de Conservao e o os esforos da sociedade para conservao da biodiversidade e do uso sustentvel dos recursos naturais no significam engessamento do progresso e nem visam privar as regies do desenvolvimento econmico.

Isso obriga a sociedade a repensar os modelos de desenvolvimento, a recuperar os danos ambientais que causou e tambm adequar tecnologias para minimizar os impactos ambientais e tambm reduzir o consumo energtico.

Obrigado!
fabiano.costa@icmbio.gov.br Coordenao Regional em Belm Av. Jlio Cesar, 7060 (Prdio do SIPAM) Bairro Val-de-Cans CEP 66.617-420 Tel.: 91-3366-2376

You might also like