You are on page 1of 20

De um modo geral, fala-se de cultura como um saber a ser adquirido, ou como conhecimento acumulado.

Assim, diz-se que uma pessoa "culta" quando ela muito bem informada, leu muitos livros, cursou uma universidade, fez ps-graduao. Um indivduo nessas condies, segundo o senso comum, uma pessoa que "tem" cultura. Outra acepo da palavra est relacionada com a produo literria, com a msica, o cinema, etc. Nesse caso, quando se faz referncia "cultura" francesa, por exemplo, o que se tem em mente so as manifestaes dessa produo ligada "cultura erudita" na Frana. Para as Cincias Sociais, o conceito de cultura tem um significado diferente: o conjunto de crenas, regras, manifestaes artsticas, tcnicas, tradies, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Para alguns pensadores, tudo o que o ser humano produz, tudo o que no natureza.

CAPTULO 10 Cultura: nossa herana social

Observe e responda:

1. 2. 3.
4.

Observe a cena registrada na foto acima. Em sua opinio, o que esto fazendo as pessoas que aparecem na cena? Pode-se dizer que a foto registra urna manifestao cultural?

Que relao pode-se estabelecer entre essa cena e o conceito de cultura?

182

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

1 I procura de uma definio


antroplogo Clyde Kluckhohn (1905-1960) observa em Antropologia: um espelho para o homem que cultura "a vida total de um povo, a herana social que o individuo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o prprio homem criou". Por sua vez, Bronislaw Malinovski (1884-1942), outro antroplogo, ensina que a cultura compreende "artefatos, bens, processos tcnicos, ideias, hbitos e valores herdados". Em outro texto, escrito em parceria com A. Kroeber, Clyde Kluckhohn d outra definio: "A cultura consiste em padres de comportamento adquiridos por meio de smbolos, e que constituem as realizaes caractersticas de grupos humanos, inclusive suas materializaes em artefatos" (Dicionrio de Cincias Sociais. Rio de Janeiro: Editora da FGV,1987, p. 290). Seja qual for a definio adotada, todos os estudiosos concordam que a aquisio e a perpetua-

o da cultura um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite s novas geraes o patrimnio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura tambm chamada de herana social. Nas sociedades em que no h escolas, a transmisso da cultura se d por intermdio da famlia ou da convivncia com o grupo adulto. Nesse caso, diz-se que a educao informal ou assistemtica (para aprofundar seu conhecimento sobre educao, leia o ltimo captulo deste volume). Quando h escolas, estas se encarregam de aprofundar a transmisso da cultura iniciada na famlia e em outros grupos sociais. Nesse caso, a educao formal ou sistemtica, isto , obedece a uma organizao previamente planejada. O texto da pgina seguinte mostra at que ponto essas duas formas de educao podem estar em conflito, quando correspondem a culturas diferentes.

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

No comeo do sculo XIX, o governo do estado de Virgnia, nos Estados Unidos, sugeriu aos lderes de diversos povos indgenas que enviassem alguns de seus jovens para estudar nas escolas dos brancos. Em sua carta-resposta, os chefes indgenas recusaram delicadamente a proposta. Eis algumas das razes alegadas por eles:

Ns estamos convencidos de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo corao. Mas aqueles que so sbios reconhecem que diferentes naes tm concepes diferentes de ver as coisas e, sendo assim, os senhores no ficaro ofendidos ao saber que a vossa ideia de educao no a mesma que a nossa. [... J Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cincia. Mas quando eles voltaram para ns eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. No sabiam como caar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana, e falavam muito mal nossa lngua. Eles eram, portanto, totalmente inteis. No serviam como guerreiros, como caadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora no possamos aceitIa, para mostrar a nossa gratido concordamos que os nobres senhores de Virgnia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles homens.
In: BRANDO, Carlos Rodrigues. o que educao. So Paulo: Brasiliense, 1984. p. 8-9. Coleo Primeiros Passos.

Indigenas norte-americanos em foto de Edward Curtis (1868-1952).

Pesquise e responda
Se voc quiser mais informaes sobre a cultura e a educao entre os ndios brasileiros, pode consultar os seguintes

sites:
www.historiadobrasil.netjindiosdobrasil www.suapesquisa.comjindiosj www.seednet.mec.gov.brjnoticias www.socioambiental.orgjnsajdetalhe Neste ltimo site, voc pode acessar o livro Ondio brasileiro: o que voc precisa

saber sobre os povos indgenas no Brasil de hoje, de Gersen dos Santos Luciano.

184

CAPTULO10

Cultura: nossa herana social

No h, portanto, um modelo nico, uma forma exclusiva de educao. A carta dos indgenas norte-americanos ao governo de Virgnia revela que a cultura de uma sociedade transmitida das geraes

adultas s geraes mais jovens por meio da educao. Educar, pois, transmitir aos indivduos os valores, conhecimentos, tcnicas, padres de comportamento, hbitos de vida, enfim, a cultura do grupo.

IDENTIDADE
ada sociedade elabora sua prpria cultura ao longo da Histria e, a no ser que se trate de um grupo em condies de isolamento social, recebe a influncia de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples at as mais complexas, tm sua prpria cultura. No h sociedade sem cultura. A cultura pode ser definida como um estilo de vida prprio, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, por

CULTURAL
meio dela que se desenvolve o sentimento de pertencimento a uma comunidade, a uma sociedade, a uma nao, a uma cultura. Por exemplo, as comunidades indgenas so realidades culturais muito diferentes da sociedade capitalista. Contam com suas prprias regras, valores e estilos de organizao, ou seja, tm sua prpria cultura. Os indivduos que pertencem a elas desenvolvem um forte sentimento de identidade cultural, como vimos na carta dos chefes indgenas ao governo de Virgnia. Esse sentimento se revela na rejeio ao sistema educacional da sociedade capitalista, considerado "superior" pelas pessoas brancas, e na exaltao da cultura indgena.

I As duas faces da cultura


A cultura material consiste em todo tipo de utenslios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, mquinas, hbitos alimentares, habitao, etc. - e tem uma relao direta com o estilo de vida dessa sociedade. No interior do Nordeste, por exemplo, o estilo de vida est relacionado com a produo de mandioca e de macaxeira, de inhame e de outros frutos da terra. Da primeira se faz a farinha de mandioca. J a segunda muito consumida, cozida, no caf da manh, da mesma forma que o car e o inhame. No litoral, a produo de coco deu origem a diversos pratos, como a moqueca de peixe e o feijo de coco. Entre os temperos, destaca-se o coentro, visualmente parecido com a salsinha, mais

185

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

A expresso folclore de origem anglo-saxnica (folk = povo e lore = saber). Foi criada no sculo XIX pelo antiqurio ingls Ambrose Merton para designar o que chamou de "antiguidades populares". Hoje, ela utilizada pelos cientistas sociais com o sentido de narrativas tradicionais, encantamentos, provrbios, rezas, canes annimas muito antigas, folguedos como o bumba meu boi, lendas como a do Negrinho do Pastoreio, mitos, crenas tradicionais, etc.

Realizado em 1951, o I Congresso Brasileiro de Folclore estabeleceu o que deve ser considerado como folclore. "1. O Primeiro Congresso Brasileiro de Folclore reconhece o estudo do folclore como integrante das cincias antropolgicas e culturais; condena o preconceito de s se considerar folclrico o fato espiritual e aconselha o estudo da vida popular em toda sua plenitude, quer no aspecto material, quer no aspecto espiritual. 2. Constituem o fato folclrico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradio popular e pela imitao, e que no sejam diretamente influenciadas pelos crculos eruditos e instituies que se dedicam ou renovao e conservao dopatrimnio cientfico e artstico humano ou fixao de uma orientao religiosa e filosfica. [...]" Para entender o fenmeno do folclore, vamos imaginar que em cima de sua mesa esto trs livros, trs discos e trs pratos de comida. Um prato contm uma refinada lagosta ao termidor, o outro, feijo com arroz e bife acebolado e o terceiro, uma poro de "pato no tucupi" [prato tpico da regio amaznica]. Um disco das Bachianas brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, o outro, de

sambas de Martinho da Vila e o terceiro, um disco de tradicionais e annimas modinhas infantis do norte de Minas. O primeiro livro Dom Casmurro, de Machado de Assis; o segundo, Cante l que eu canto c, de Patativa do Assar, e o terceiro, uma coletnea de lendas e mitos do Rio Grande do Sul. Se a mesa e as coisas existirem de fato diante de voc, leitor, ali tudo o que h so produtos da cultura [...]. So construes de objetos, sons, smbolos e significados. No entanto, algumas pessoas poderiam dizer que o prato com a lagosta ao termidor, o livro de Machado de Assis e o disco de Villa-Lobos so parte da cultura erudita; feijo com arroz e bife acebolado, os poemas de Patativa do Assar e os sambas de Martinho da Vila so expresses de cultura popular; pato no tucupi, lendas e mitos do Rio Grande do Sul e o disco de cantigas das crianas do norte de Minas so folclore, cultura de folk.
Adaptado de: BRANDO,Cartas Rodrigues. O que folclore. So Paulo: Brasiliense, 1984. p. 31-3. Coleo Primeiros Passos.

Vamos pesquisar?
Faa uma pesquisa sobre o folclore em sua cidade ou na sua regio. Para isso, tente entrevistar grupos que preservam manifestaes culturais antigas, como cantadores, repentistas, praticantes de capoeira, de danas como maracatu, bumba meu boi, reisados, samba de roda, jongo, carimb, afox e outras. Feita a pesquisa, escreva um texto sobre o assunto e distribua entre seus alunos.

186

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

consumida nas regies Sudeste e Sul, mas de sabor muito diferente. No Nordeste, o coentro serve para temperar urna grande variedade de pratos, entre os quais a moqueca de peixe e de siri mole, a sopa de feijo e o "arrumadinho", Tudo isso faz parte da cultura material dos nordestinos e de seu estilo de vida.

mente permitida at a dcada de 1960, quando, aps muita luta, criaram-se leis que impedem as prticas racistas. Urna das manifestaes da cultura de grande interesse para o antroplogo o folclore.

Os suportes da cultura no material


Existe urna interdependncia estreita e constante entre cultura material e cultura no material. Quando, por exemplo, assistimos apresentao de urna orquestra, sabemos que as msicas executadas so produto da criatividade de um ou mais compositores. Entretanto, para comunicar sua criao aos outros, os artistas se valem de instrumentos musicais, ou seja, de objetos que servem para produzir sons. Da mesma forma que urna melodia requer instrumentos musicais para sua exteriorizao, tambm as religies, de modo geral, necessitam de templos, altares e outros componentes materiais para que possam ser praticadas. Na verdade, a interdependncia entre esses dois aspectos intrnseca a qualquer cultura, pois um grupo s pode realizar sua cultura no material apoiado em meios concretos de expresso que fazem parte de sua cultura material.

A cultura no material
A cultura no material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais corno: normas sociais, religio, costumes, ideologia, cincias, artes, literatura, folclore, etc. A msica, por exemplo, tanto a erudita quanto a popular, faz parte da cultura no material. Vejamos outros exemplos. A maior parte da populao brasileira segue a religio catlica, no h pena de morte em nossa legislao e a miscigenao racial muito forte, embora persistam manifestaes de preconceito e atitudes discriminatrias, principalmente contra os negros. Esses aspectos no materiais de nossa cultura contrastam com os que encontramos nos Estados Unidos - urna sociedade de maioria protestante, na qual muitos estados empregam a pena de morte e onde a discriminao racial era oficial-

Componentes da cultura
pernambucano (o mesmo se pode dizer do samba no Rio de Janeiro). Trao cultural o menor componente representativo de urna cultura. Ele pode ser um objeto material - por exemplo, o cocar de penas usado por nossos ndios. Neste caso, ele prprio constitudo de partes menores, corno as penas usadas em sua confeco. Entretanto, as penas de pssaro s passam a ser um trao cultural quando reunidas, em nosso exemplo, na forma de cocar. Um carro, um lpis, urna capa, urna pulseira, um computador, um filme so outros exemplos de traos culturais. Os traos culturais so os componentes mais simples da cultura. Eles so as unidades de urna cultura.

A cultura um todo orgnico, um sistema, um conjunto cujas partes se relacionam estreitamente. Para melhor compreender o que urna cultura, vamos estudar alguns de seus componentes. Os principais aspectos de urna cultura so: os traos culturais, o complexo cultural, a rea cultu-

ral, o padro cultural e a subcultura.

Traos culturais
Voc j viu algum danando frevo? Trata-se de um gnero musical tpico de Pernambuco e do carnaval do Recife e de Olinda. Pois bem, cada passo do frevo um trao cultural dessa manifestao de cultura popular que o carnaval

187

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

necessrio ressaltar que os traos culturais s tm significado quando considerados no contexto de uma cultura especfica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mgico ou religioso. Para os fiis de religies afro-brasileiras como o candombl, por exemplo, as cores do colar usado dependem da divindade cultuada pela pessoa. De acordo com a crena, eles do proteo a quem os utiliza. Portanto, s quando consideramos o conjunto da cultura que podemos entender um determinado trao cultural. No exemplo do frevo de Pernambuco, determinado passo s pode ser entendido como trao cultural quando integrado ao todo orgnico daquela cultura (o frevo pernambucano conta com mais de cem passos catalogados).

eltricos, desfiles, orquestras de frevo (no caso de Pernambuco), baterias de escolas de samba (Rio de Janeiro), fantasias, etc. Da mesma forma, o futebol um complexo cultural que pode ser desmembrado em vrios traos culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc.

rea cuLturaL
A regio em que predominam determinados complexos culturais forma uma rea cultural. Esta consiste, portanto, em um espao geogrfico no qual se manifesta certa cultura. Salvador, na Bahia, por exemplo, constitui uma rea cultural dotada de grande riqueza em termos de complexos culturais, como o carnaval, certos gneros de samba, o candombl, a capoeira, etc. Grupos humanos localizados em determinada rea cultural apresentam grandes semelhanas quanto aos traos e complexos culturais. Quando diversas culturas, de diferentes origens, se encontram em uma mesma rea cultural, e entre elas se desenvolve uma relao de simbiose e respeito mtuo, temos uma situao multicultural (veja o boxe a seguir).

CompLexo cuLturaL
A combinao dos traos culturais em torno de uma atividade bsica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil um complexo cultural que rene um grupo de traos culturais relacionados uns com os outros: carros alegricos, msica, dana, instrumentos musicais, trios

188

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

o que

primeira vista, o conceito de multiculturalismo alarga o espao da democracia e instaura a tolerncia multirracial onde antes havia intolerncia, preconceito e discriminao. A autora do texto a seguir, porm, chama a ateno para certas contradies inerentes ao conceito.

Caractersticas do multiculturalismo: reconhecimento da filiao de cada pessoa a um grupo cultural; destaque herana cultural de cada grupo, para que os demais possam apreci-la e respeit-la; afirmao da equivalncia dos vrios grupos tnico-culturais de uma dada sociedade; postulao do direito dos grupos sociais manterem sua singularidade cultural; enaltecimento da diversidade. Nos Estados Unidos, o multiculturalismo tomou vulto nos ltimos dez anos, em resposta s atitudes racistas e xenfobas contra os imigrantes latinos pela populao branca. Na Europa, o problema da diversidade tnico-cultural mais antigo e complexo. As migraes de pases da frica e da sia ocorridas nas dcadas de 1970 e 1980, motivadas por conflitos tnicos, guerras, fenmenos sociais e fsicos (fome, seca), criaram a categoria dos "refugiados': [... 1 Tornou-se necessrio ento que a educao formal desse respostas aos problemas gerados pela convivncia de culturas diversas no mesmo espao social. Nesse sentido, foram desenvolvidas vrias iniciativas de tolerncia cultural e enaltecimento da diversidade. Mas o que significa tolerar algum, ou tolerar outra cultura? A educao antirracista, ide rio que se declarou concomitante ao multiculturalismo em escolas europias, foi a primeira a apontar as contradies do multiculturalismo. Ou seja, a exposio pura e simples da diversi-

dade cultural e a celebrao da diferena no problematizam os conflitos e as contradies das relaes tnico-raciais ossimtricas: no aprofundam a discusso do racismo, do sexismo e da xenofobia. Consequentemente, no propem alternativas concretas de superao do preconceito e da discriminao para que as diferenas no sejam transformadas em desigualdades, e, de fato, os diversos grupos tnico-raciais possam respeitar-se mutuamente e conviver em harmonia. A educao aniirracisia, ao contrrio do multiculturalismo, compreende o racismo como elemento estrutural das sociedades modernas, como um conjunto de polticas, concepes institucionais e prticas da vida cotidiana que reiteram a primazia de um grupo pretensamente superior sobre outros. O racismo tratado como uma ideologia que precisa ser explicitada e combatida. Uma ideologia que no pode ser amortecida ou camuflada por falsas crenas de convivncia pacifica e harmoniosa. Por trs destas, descortina-se o esconderijo de prticas insidiosas de subordinao, protagonizadas por um grupo racial dominante sobre outro(s).
Adaptado de: SILVA,Maria Aparecida da. Multiculturalismo e educao. Educa-Ao, n. 7, 26.8.98.

Vamos pensar?

1. 2.

Qual a diferena entre multiculturalismo e educao antirracista? Comovoc aplicaria as noes de multiculturalismo e de educao antirracista no Brasil atual?

189

CAPTULO 10 Cultura: nossa herana social

Padro cultural
Padro cultural um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivduos de determinada cultura ou sociedade. Alguns antroplogos o definem como uma estrutura no interior da sociedade que estabelece um tipo generalizado de conduta a ser seguido pelas pessoas dessa sociedade. Desse modo, quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma esto expressando os padres culturais do grupo. Por exemplo, o casamento monogmico um dos padres culturais da sociedade brasileira. O padro cultural tem, portanto, uma relao direta com o processo de socializao dos indivduos.

Subcultura
No interior de uma cultura podem aparecer diferenas significativas, caracterizando a existncia de uma subcultura. Assim, por exemplo, h comunidades no Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina, nas quais certos costumes e valores se diferenciam claramente dos praticados em outras regies do pas. Em algumas dessas comunidades, as pessoas se comunicam no s em portugus, mas tambm em idiomas europeus, como o alemo.

Isso ocorre em razo da presena nessas reas de imigrantes de origem europeia - principalmente italianos e alemes - que ali se instalaram no final do sculo XIX e que, por seu isolamento, mantiveram traos culturais dos pases de origem: hbitos alimentares, festas tpicas e, em alguns casos, at o idioma materno. Temos, assim, uma subcultura regional no quadro mais amplo da cultura brasileira. A ocorrncia de subculturas no se limita a diferenas regionais. Tambm pode se verificar na relao entre geraes ou entre grupos de diferentes origens tnicas. Exemplo do primeiro caso so as atitudes adotadas por grupos jovens ao criar costumes e modos de vida radicalmente distintos da norma adulta. Para certos autores, as chamadas "tribos urbanas" - como os punks, os gticos, os skinheads, etc. - seriam manifestaes de uma subcultura juvenil. De fato, os integrantes dessas "tribos" procuram se diferenciar das geraes mais velhas e de outros grupos juvenis, identificando-se pelos smbolos comuns, como o vesturio e o linguajar peculiares que caracterizam o esprito do grupo (veja o boxe a seguir).

190

CAPTULO10

Cultura: nossa herana social

TRIBOS URBANAS
texto a seguir aborda a violncia, em So Paulo, de algumas "tribos urbanas", como os punks e os skinheads. Os dois grupos se inspiram em ideologias opostas - os punks so contrrios ao "sistema"; os skinheads so racistas e at nazistas - e se diferenciam visualmente pela indumentria. Os punks usam cabelo colorido com corte moicano. J os skinheads (cabeas raspadas) so carecas. Os skinheads so vistos com suspensrios (no caso dos neonazistas White Powers, de cor branca). Os punks vestem camisetas com nome de banda e, muitas vezes, exibem tatuagens, correntes e braceletes. Uns pregam o antissemitismo, outros, o patriotismo, e h os que nutrem dio por nordestinos, negros, gays ... A maioria deles, no entanto, mal conhece as teorias que defende. Na cabea de uns, espalhafatosos cabelos moicanos azuis, verdes ou vermelhos espetados com gel [veja a foto]. Na de outros, s o brilho da careca. r.,] "Gosto de beber, conhecer novos punks, brigar e agitar muito. Sou um cara subversivo e tento de alguma forma destruir esse sistema", diz o estudante Johni Raoni Falco Galanciak, 2 i anos. Na madrugada do dia 2 i. i 0.07, ele estava entre os 25 punks acusados de espancar e desfigurar o rosto do estudante G.C, de 1.7 anos, na avenida Tiradentes. Nove deles, inclusive Galanciak, j fichado na polcia, foram presos em seguida. Os delinquentes jazem parte da Vcio Punk, uma das doze gangues que atuam na cidade. Suspeita-se que o rapaz que apanhou at sofrer traumatismo craniano efraturas no maxilar seja ligado a um grupo rival de skinheads. Esse foi o segundo ataque de punks em uma semana. No dia i 4, delinquentes mataram, a facadas, o balconista Jalton de Souza Pacheco no Terminal Parque Dom Pedro II, no centro. Os punks queriam pagar 60 centavos por um pedao de bizza que custava i real, o que motivou a discusso. Dois homens e uma mulher foram presos. De grande repercusso, a morte do turista francs Grgor Erwan Landouar, esfaqueado nos Jardins em i O de junho, teve uma explicao homofbica: a vtima havia particiPado da Parada Gay. "Ele disse em juzo que ficou revoltado quando viu duas pessoas do mesmo sexo se beijando e resolveu matar a primeira pessoa que encontrasse pela frente", conta o promotor Maurcio Ribeiro Lopes, referindo-se a Gensio Mariuzzi Filho, o "Antrax", preso sob a acusao de ter matado o francs. No mesmo ms, membros da qanque Devastao Punk mataram o garom John Clayton Moreira Batista, tambm nos Jardins, por ele ter se recusado a emprestar um isqueiro. Pelo que se v, h fartura de casos policiais relatando o envolvimento de punks, skinheads e sabe-se l o que mais em depredaes, brigas e assassinatos. S neste ano, a ao dessas gangues resultou na morte de seis pessoas. Assim, a polcia tenta patrulhar e acompanhar a ao de grupos como Ameaa Punk, Vcio Punk, Devastao Punk, Phuneral Punk, Carecas do ABC, Carecas do Subrbio, Front 88, Impacto Hooligan, Brigada Hooligan, entre outros. Uns pregam o antissemitismo, outros, o patriotismo, e h os que nutrem dio por nordestinos, negros e homossexuais. Em geral, os membros dessas faces so jovens de classe mdia baixa. Muitos trabalham como office- boys, seguranas, vendedores, auxiliares de escritrio, ou se apresentam como estudantes.

r..]

r..]

Punk no mercado de (anden Town. Londres, IngLaterra, 1997.

Adaptado de: VEIGA, Edison. BRISOLLA, Fbio, GENZINI, Leonardo, e SALVO, Maria Paola de. Eles tm dio de qu? Veja, 26.10.07.

191

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

--4 I

Cultura e progresso
Difuso cultural
Alguns traos culturais, como uma nova moda ou um equipamento recentemente inventado, difundem-se no s na sociedade em que tiveram origem, mas tambm entre outras culturas, geralmente por intermdio dos meios de comunicao (jornais. televiso, cinema, rdio, internet, etc.). .Quando isso ocorre, dizemos que est havendo um processo de difuso cultural. Pode-se afirmar que o enriquecimento cultural se verifica mais frequentemente por difuso do que por inveno (voltaremos a tratar das invenes e da difuso cultural no captulo 12). Geralmente, o patrimnio de uma cultura cresce de gerao em gerao. As culturas se desenvolvem incorporando traos culturais em maior nmero do que aqueles que caem em desuso. Assim, considerada em uma perspectiva histrica, a cultura pode ser definida como o somatrio de todas as realizaes das geraes passadas que se sucederam no tempo, mais as realizaes da gerao presente.

Cada gerao passa por processos de aprendizagem, nos quais assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimnio cultural das geraes futuras. na capacidade que os grupos tm de perpetuar e acrescentar novos valores cultura que reside a possibilidade de progresso. Todo progresso resultante da sntese de valores novos com componentes culturais j adquiridos. Desse modo, apesar das mudanas, alguns valores culturais tendem a permanecer, assegurando a continuidade da cultura de uma sociedade entre uma e outra gerao. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura, as geraes quase nunca rompem inteiramente com seu passado. Em geral, o enriquecimento do patrimnio cultural de uma sociedade se faz por meio de dois processos: a inveno e a difuso. Depois de estud-los, vamos ver como o desequilbrio entre os diferentes aspectos da cultura geram o processo conhecido como retardamento cultural.

Mudanas no patrimnio

cuLturaL

Retardamento

cuLturaL

Em meados do sculo XIX, o uso do motor a vapor para mover um veculo correndo sobre trilhos criou um meio de transporte que teria importncia decisiva no mundo moderno: o trem. Impacto maior ainda foi provocado no fim daquele sculo pela inveno do automvel, que era pouco mais que uma carruagem impulsionada por um motor a exploso. Essas duas invenes contriburam para notveis mudanas na sociedade do sculo XX. Como veremos no captulo 12, as invenes so geradas pela combinao entre o patrimnio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais, alm, claro, da criatividade dos inventores. Entretanto, nenhum inventor parte da estaca zero. Em seu trabalho de criao, ele se apoia no conhecimento acumulado de sua cultura, combinando elementos preexistentes para produzir algo novo.

As mudanas dos diversos componentes da cultura no ocorrem no mesmo ritmo: alguns se transformam mais rapidamente do que outros. As invenes, por exemplo, acarretam mudanas mais aceleradas na cultura material do que na cultura no-material: os instrumentos, as mquinas e as tcnicas mudam mais rapidamente do que a religio, os padres familiares, a educao, etc. Essa diferena de ritmo provoca descompassos entre os diversos componentes da cultura. A introduo da plula anticoncepcional na dcada de 1960, por exemplo, encontrou grande resistncia por parte de setores religiosos, enquanto milhes de mulheres em todo o mundo j se beneficiavam com a inveno. Toda vez que h um desequilbrio no ritmo de desenvolvimento dos diversos aspectos da cultura, pode-se falar de retardamento ou demora cultural.

192

CAPTULO 10

Cultura: nossa herana social

5 I o fenmeno

da aculturao
Esse processo de mudana cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo, tradicionalmente conhecido como aculturao. Entretanto, nos anos 1970, alguns cientistas sociais, como o antroplogo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997), questionaram essa conceituao. Na verdade, diziam eles, a adoo de traos culturais de um grupo por outro geralmente envolve desigualdades ou assimetrias, como ocorre, por exemplo, com a relao entre os povos indgenas e a sociedade capitalista no Brasil. No se trata de uma relao entre iguais, mas de uma relao de dominao. Essa dominao pode ser de tal forma intensa que no deixa ao grupo subordinado nenhuma alternativa seno aculturar-se (LINDOSO,Felipe. In: Dicionrio de Cincias Sociais, op. cit., p. 19).

Durante a colonizao do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador portugus e as culturas dos povos indgenas e dos africanos escravizados. Em decorrncia desse contato, ocorreram modificaes, tanto na cultura dos europeus recm-chegados - que assimilaram muitos traos culturais dos outros povos - quanto na dos indgenas e africanos, que foram subjugados e perderam muitas de suas caractersticas culturais. Desse processo de contato e mudana cultural resultou a cultura brasileira. Quando seres humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contnuo, geralmente ocorrem mudanas culturais, pois se verifica a transmisso de traos culturais de uma sociedade para outra. Alguns traos so rejeitados; outros so aceitos e incorporados, quase sempre com mudanas significativas, cultura resultante.

193

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

QUILOMBOS E QUILOMBOLAS
m novembro de 2006, realizou-se na comunidade quilombola So Jos da Serra, no Rio de Janeiro, o 11 Encontro de jongueiros. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes, representando catorze grupos de jongo. O jongo um gnero musical que rene msica e dana de tradio africana. Nasceu no sculo XIX entre os negros bantos que trabalhavam como escravos nas fazendas de caf do Vale do Paraba. Os que fugiam e formavam quilombos procuravam preservar suas tradies de origem africana ou afro-brasileira, entre as quais o jongo. Ainda hoje, esse ritmo praticado em diversas comunidades remanescentes dos antigos quilombos, as comunidades quilombolas. Existem atualmente cerca de 1098 dessas comunidades no Brasil. Nelas, os descendentes dos africanos escravizados preservam traos de sua cultura original. Esses traos culturais reafirmam o sentimento de identidade tnica e cultural dessas pessoas, contribuindo para manter a coeso do grupo a que pertencem. Criam, assim, formas de subcultura no contexto da cultura brasileira.

MarginaLidade cultural
Na cidade paulista de Tup - na reserva dos ndios Kaingang - vivem duzentos indgenas culturalmente descaracterizados. Eles desconhecem seu passado, no conseguem se expressar em sua prpria lngua, no se lembram de seus cantos, de suas danas e de suas antigas prticas de caado-

res e pescadores. Tambm no esto incorporados cultura da sociedade que os cerca. So mansos e tristes. Quando duas culturas entram em contato e uma delas se impe outra pela fora, geralmente ocorrem - alm da aculturao - conflitos emocionais nos indivduos que pertencem cultura

194

CAPTULO 10

Cultura: nossa herana social

dominada. Aqueles que no conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia ficam margem da sociedade. A esse fenmeno d-se o nome de marginalidade cultural. A marginalidade cultural tambm pode ocorrer quando a cultura de um grupo degradada e

destruda por um grupo dominante. A situao de povos indgenas no Brasil, como os Kaingang e outros, resultante dessa relao desigual, assimtrica, entre a cultura do dominador (que, nesse caso, inclua armas de fogo e bebidas alcolicas) e a cultura do dominado.

Cultura e contracultura
qualquer preo, etc. Alm disso, era radicalmente contrrio Guerra do Vietn (1959-1975), estrutura familiar convencional, sociedade de consumo e aos hbitos alimentares baseados em comida industrializada efost food (refeio rpida) - traos culturais tpicos da sociedade norte-americana. Muitos jovens dessa poca deixaram casa e universidade para viver em comunidades no campo, onde plantavam e produziam a prpria comida e educavam seus filhos com base em valores mais humanizados. Alguns abraaram religies orientais, como o zen-budismo e o hindusmo. Seu principal lema era: "faa amor, no faa a guerra". Em fins dos anos 1970, o movimento hippie, que havia ultrapassado as fronteiras dos Estados Unidos, foi perdendo o viqor, at desaparecer por completo, s vsperas da dcada de 1980.

Nas sociedades contemporneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles num movimento chamado de contracultura. Na dcada de 1950, os Estados Unidos conheceram a beat generation (gerao beat), que contestava o consumismo do ps-guerra norte-americano, o American way of life (estilo norte-americano de vida) que os filmes de HoUywood apregoavam, o anticomunismo generalizado e a ausncia de um pensamento crtico. Na dcada de 1960, tambm nos Estados Unidos, surgiu o movimento hippie. Como a beat generation, foi um fenmeno de contracultura, porque contestava os valores fundamentais da sociedade industrial: a competio desenfreada, a acumulao de riquezas, a luta pela ascenso social a

195

CAPTULO 10 Cultura: nossa herana social

]J

Controle social
dam suas experincias e seu comportamento. As primeiras palavras de uma criana so necessariamente pronunciadas em uma lngua determinada. Por isso mesmo, essa criana j um produto da cultura em que vive. Ao tornar-se adulta, j est suficientemente treinada para tomar parte nas atividades da comunidade, com seus hbitos e suas crenas". A primeira "agncia" de controle social a famlia. Desde que nasce, a criana orientada, educada e moldada pelo grupo familiar. Depois da famlia, temos a Igreja, a escola e o Estado: so todos "agncias" formais ou institucionalizadas de controle social.

Segundo o socilogo norte-americano G. Smith Russel, "nove dcimos de tudo o que voc faz, diz, pensa, sente, desde que se levanta de manh cedo at que vai para a cama dormir, voc diz, faz, pensa, sente no como expresso prpria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crtica com regras, regulamentos, hbitos grupais, padres, cdigos, estilos e sensaes que existiam muito antes que voc nascesse". J vimos que a sociabilidade - tendncia natural da espcie humana para viver em sociedade - desenvolvida por meio do processo de socializao, pelo qual o indivduo se integra ao grupo em que nasceu, assimilando sua cultura (veja o captulo 3). A socializao, como vimos, o ato de transmitir ao indivduo - ou seja, de lev-lo a assimilar e introjetar - os padres culturais da sociedade. Trata-se de um processo social abrangente, pois afeta direta ou indiretamente todos os indivduos que vivem em uma determinada comunidade ou sociedade. O maior instrumento de socializao o controle social. Segundo Alain Birou, "controle social o conjunto dos meios e processos pelos quais um grupo ou uma unidade social leva os seus membros a adotarem comportamentos, normas, regras de conduta, at mesmo costumes, conformes aos que o grupo considera socialmente bom". O olhar de reprovao dos pais quando a criana toma sopa fazendo barulho, a punio para quem cometeu um delito, a recompensa para aquele que cumpre todas as regras, seja na escola, na vida profissional ou em qualquer outra esfera da vida social, a represso policial a uma manifestao no autorizada, o apelo a valores morais, so exemplos de controle social. Para a antroploga norte-americana Ruth Benedict (1887-1948), "a histria da evoluo de um indivduo , antes de mais nada, o relato de sua acomodao aos padres e tradies vigentes em sua comunidade. Desde o momento em que ele nasce, os costumes do grupo a que pertence mol-

Tipos de controle social


controle social pode ser difuso (informal) ou institucionalizado (formal). Nas comunidades isoladas e pequenas, como os povoados do interior ou as aldeias indgenas, o controle social difuso, vago, muitas vezes de carter religioso. Nas sociedades complexas, o controle social institucionalizado ou formal, isto , h rgos e instituies sociais encarregados de sua aplicao, como a polcia, a Justia, etc. Tambm as sanes podem ser difusas ou organizadas, dependendo do tipo de controle social. Mas, quando algumas sanes estabelecidas pela sociedade deixam de funcionar, surge a necessidade de elaborar novas leis e criar novas instituies para exercer com eficcia o controle social desejado. Nas sociedades modernas, mais complexas, aumenta a presena da instituio jurdica, da instituio policial e do Estado, em substituio aos controles espontneos, antes exercidos pela famlia e pelos membros da comunidade.

Funes do controle social


Assim, nas sociedades modernas os sistemas de controle social so quase totalmente institucionalizados, isto , dependem mais de leis e regras estabelecidas do que de normas impostas pela tradio.

186

CAPTULO10

Cultura: nossa herana social

Ao mesmo tempo, medida que as sociedades vo se tornando mais complexas, os sistemas de controle passam a assumir diferentes funes. Estas no se impem meramente para punir aes ilcitas ou fazer valer determinadas normas e padres, mas tambm tm a finalidade de manter o equilbrio da sociedade e de dar proteo social efetiva aos seus membros socialmente desamparados. De modo geral, podemos falar de trs funes de controle social: a de ordem social; a de proteo social; a de eficincia social. As funes de controle de ordem social ligamse aplicao de normas e de leis. Por exemplo, fazer cumprir a lei, prender e punir criminosos, manter a ordem pblica. Na sociedade moderna, essas funes so desempenhadas pelo Estado, com seus

rgos especficos de carter repressivo ou jurdico, como a polcia e os tribunais de justia. As funes de proteo social relacionam-se ao cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade. Entre elas esto as de previdncia social e a proteo dos direitos humanos. Dessas funes faz parte tambm a proteo das crianas e adolescentes, da mulher e dos idosos, assim como a garantia de que sejam asseguradas a igualdade de direitos na educao, a assistncia mdica universal e a defesa do meio ambiente. As funes de eficincia social esto relacionadas com regras e procedimentos que levem os indivduos a contribuir de forma produtiva para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. A proteo ao trabalho, as aes cooperativas, a formao profissional, os cuidados com a sade pblica e com a educao em geral esto entre essas funes.

197

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

SANTOS,Jos Luiz dos. O que cultura. So Paulo: Brasiliense, 1983. Coleo Primeiros Passos. BRANDO,Carlos Rodrigues. O que folclore. So Paulo: Brasiliense, 1982. Coleo Primeiros Passos. CARVALHO, dgard de Assis. Enigmas da cultura. So Paulo: Cortez, 2003. E GUARNACCIA, atteo. Provas: Amsterdam M e o nascimento da contracultura. So Paulo: Conrad, 2001.

.---- . Fi _

erid

Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira, 1999. Histria verdica do viajante Hans Staden, que em 1550 naufragou no
litoral da atual Santa Catarina e viveu por algum tempo entre os Tupinamb. Kuarup, Instituto Nacional do Cinema Educativo, 1962. Documentrio mtica dos povos do Xingu. sobre ritual indgena que narra a origem

Imb Gikeg - cheiro de pequi, de Ngun El. 2006. Documentrio sobre a vida em uma aldeia dos ndios Kuikuro,
na regio amaznica. Havai, de George Roy Hill, 1966. Missionrio ocidental tenta catequizar enfrentar as diferenas entre as duas culturas. nativos de ilha do Pacfico mas tem de

Sem destino, de Dennis Hopper, 1969. Em 1968, dois jovens viajam de moto pelo interior dos EUA e sofrem a
reao de habitantes conservadores da regio.

Encantadora de baleias, de Niki Caro, 2003. Menina luta para assumir a liderana dos maoris, na Nova Zelndia, e
enfrenta as tradies culturais de seu povo. Hair, de Milos Forman, 1969. Jovem do interior dos Estados Unidos vai para Nova York para se alistar no Exrcito mas se envolve com grupo de hippies.

Gerao roubada, de Phillip Noyce, 2002. Em 1931, trs meninas fogem de um campo do governo britnico na Austrlia, criado para treinar mulheres para os servios domsticos, e sofrem perseguio da polcia. Um homem chamado cavalo, de Elliot Silverstein, 1970. Capturado por indgenas norte-americanos, abraa a cultura da tribo, mas tem de passar por duras provas para se tornar guerreiro ..
diante do avano da sociedade capitalista. homem branco

Crepsculo de uma raa, de John Ford, 1964. A luta pela sobrevivncia de um povo indgena norte-americano Nome de famlia, de Mira Nair, 2006. Adolescente de origem indiana vive conflitos de adaptao em Nova York,
nos EUA, onde passa a viver.

Brava gente brasileira, de Lcia Murat, 2000. Em 1776, algumas ndias so estupradas por soldados portugueses
atual estado de Mato Grosso do Sul.

no

Para complementar o estudo do captulo, assista a um ou mais dos filmes indicados e reflita sobre as seguintes questes:
Que relaes podem ser estabelecidas H referncias, H referncias H referncias H referncias entre o enredo do filme e os conceitos estudados neste captulo? no filme, noo de cultura? Quais so elas e onde aparecem no filme? a manifestaes de contracultura? Sob que formas elas se manifestam no filme?

questo do controle social? Quais so elas e onde aparecem no filme? questo da aculturao? De que forma o filme aborda essa questo?

198

CAPTULO10 Cultura: nossa herana social

Questes propostas

1. 2. 3.

Explique o que cultura. Qual a relao entre educao e cultura? Cite quatro exemplos de elementos da cultura material que o rodeiam neste momento. Cite quatro exemplos de elementos da cultura no material. Quais so os dois processos bsicos pelos quais se d o crescimento do patrimnio cultural de um grupo? Cite um exemplo de difuso cultural que voc tenha presenciado. O que voc entende por subcultura e contracultura? Explique com suas palavras o objetivo do controle social.

4.
5. 6. 7.

8.

A cultura do capitalismo
A cultura do capitalismo seculariza tudo o que encontra pela frente e pode transformar muita coisa em mercadoria, inclusive signos, smbolos, emblemas, fetiches [o verbo secularizar usado aqui em sentido figurado, no sentido de que o capitalismo reduz tudo s leis de mercado]. Tudo se seculariza, instrumentaliza, desencanta. Essa uma exigncia da racionalizao formal, pragmtica, definida em termos de fins e meios objetivos, imediatos. Uma racionalizao cada vez mais vazia de valores gerais e particulares que no podem traduzir-se nos termos do status ouo [ou seja, valores que no podem ser reduzidos s leis de mercado]. Ao refletir sobre a progressiva universalizao dessa racionaldade, Weber "demonstra a ntida resistncia da moderna racional idade formal da ordem social e econmica diante de valores de igualdade, fraternidade e caridade, e mostra como a racionalidade formal impulsiona os interesses de grupos economicamente privilegiados". Seria difcil compreender os ciclos e as orientaes da ocidentalizao do mundo sem levar em conta a sua cultura, cultura essa na qual o processo de racionalizao universal joga um papel essencial. Aos poucos, em todos os lugares, regies, pases, continentes, a despeito das diferenas socioculturais que lhes so prprias, os indivduos e as coletividades so movidos pela mercadoria, mercado, dinheiro, capital, produtividade, lucratividade. Sob vrios aspectos, o novo ciclo de ocidentalizao recoloca o problema da mundializao da indstria cultural. com a expanso dos meios de comunicao de massa e a produo de uma cultura de tipo internacional-popular [sobre a indstria cultural. veja o Dicionrio b~ico de Sociologia no fim do livro]. Verifica-se a mobilizao de todos os recursos disponveis dos meios de comunicao, da mdia em geral, impressa e eletrnica, de modo a "reeducar" povos, naes e continentes. [...]

~----------------------------------------------------------------------------~~
199

CAPTULO 10 Cultura: nossa herana social

~r--------------------------------------------------------------------------'
Um sintoma muito caracterstico da forma pela qual ocorre o novo ciclo de ocidentalizao do mundo est no fato de que a lngua inglesa se tornou uma lngua universal. usada no somente entre europeus e norte-americanos, por um lado, mas tambm por asiticos, africanos e latino-americanos. usada igualmente entre diferentes povos africanos, asiticos e latino-americanos, quando necessitam comunicar-se entre si. E h pases, como a ndia, por exemplo, em que o ingls a lngua nacional de fato. [...] bvio que a ocidentalizao no flui tranquilamente. Primeiro, porque as naes dominantes e as organizaes multinacionais atuam de modo diverso, divergente ou mesmo contraditrio, umas com relao s outras. No processo de ocdentalizao, no que se refere esfera cultural, em sentido amplo, h linhas, padres, modas ou ondas parisienses, londrinas, norte-americanas, alems, italianas e outras. Segundo, porque os novos grupos, classes, nacionalidades ou sociedades no ocidentais, mais ou menos inseridos no processo global de ocidentalizao, tambm possuem sua cultura, continuam a produzir culturalmente, devolvem elementos culturais ocidentais com ingredientes nativos, quando no lanam na sociedade mundial suas produes originais. [...] Na cultura da sociedade global, as religies e seitas, as lnguas e dialetos, os nacionalismos e as nacionalidades, as ideologias e as utopias, ressurgem como se fossem erupes vulcnicas. Mas ressurgem diferentes, com outros significados, em outros horizontes. Primeiro, porque se debilitam ou mesmo se quebram estruturas nacionais, o que abre novas possibilidades a particularismos, regionalismos, singularidades. Segundo, porque as novas estruturas mundiais no foram ainda suficientemente codificadas, sedimentadas. Terceiro e ltimo, rompem-se conceitos universais que expressavam e articulavam significativamente modos de ser, pensar, imaginar. Em outras palavras, as ressurgncias no so apenas de tradies, de configuraes passadas, mas tambm a revelao de um novo todo, no qual as formaes singulares adquirem outros significados. Com o declnio da sociedade nacional e a emergncia da sociedade global, modificam-se as articulaes e mediaes nas quais se inserem as partes e o todo, as singularidades, particularidades e universalidades.
IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992. p. 71-6.

1---

= Pense e responda
O que o autor quer dizer com "ocidentalizao do mundo"? no flui tranquilamente? Quais so as Por que, segundo Octavio Ianni, a ocidentalizao razes dessa dificuldade?

1. 2. 3.

Com base na anlise do autor, possvel dizer que as manifestaes desapareceram diante da globalizao?

culturais regionais

200

You might also like