You are on page 1of 5

As principais extenses de arquivo As extenses de arquivos so sufixos que designam seu formato e principalmente a funo que desempenham no computador.

Na plataforma Windows, todo tipo de arquivo tem sua extenso, que o difere dos demais dentre milhes existentes em cada mquina. Cada extenso de arquivo tem funcionamento e caractersticas prprias, portanto demanda um software especfico para trabalhar com ela. H extenses para os mais variados propsitos, ento vamos separ-las por categorias, organizando melhor as coisas

EXTENSES A principal Sem dvida alguma, a principal extenso para voc que usa o Baixaki e faz o download de todos os programas e seus formatos o EXE. Sem ele, no haveria player de udio instalado no computador, nem compactadores, visualizadores de arquivo, entre outros. A extenso significa basicamente que o arquivo um executvel. Isso d a ele inmeras possibilidades, desde realizar a instalao de um programa no seu computador at mesmo executar um vrus dentro dele. Ou seja, tenha muita ateno antes de clicar em qualquer arquivo com este formato. udio MP3 Esta atualmente a extenso para arquivos de udio mais conhecida entre os usurios, devido ampla utilizao dela para codificar msicas e lbuns de artistas. O grande sucesso do formato deve-se ao fato dele reduzir o tamanho natural de uma msica em at 90%, ao eliminar freqncias que o ouvido humano no percebe em sua grande maioria. WMA Esta extenso, muito semelhante ao MP3, foi criada pela Microsoft e ganhou espao dentro do mundo da informtica por ser o formato especial para o Windows Media Player. Ao passar msicas de um CD de udio para o seu computador usando o programa, todos os arquivos formados so criados em WMA. Hoje, praticamente todos os players de msica reproduzem o formato sem complicaes. AAC Sigla que significa codificao avanada de udio, o AAC foi criado pela Apple a fim de concorrer diretamente com o MP3 e o WMA, visando super-los em qualidade sem aumentar demasiadamente o tamanho dos arquivos. Menos conhecido, o formato pode ser reproduzido em iPods e similares, alm de players de mdia para computador. OGG Um dos formatos menos conhecidos entre os usurios, orientado para o uso em streaming, que a transmisso de dados diretamente da Internet para o computador, com execuo em tempo real. Isso se deve ao fato do OGG no precisar ser previamente carregado pelo computador para executar as faixas.

AC3 Extenso que designa o formato Dolby Digital, amplamente utilizado em cinemas e filmes em DVD. A grande diferena deste formato que as trilhas criadas nele envolvem diversas sadas de udio com freqncias bem divididas, criando a sensao de imerso que percebemos ao fazer uso de home theaters ou quando vamos ao cinema. WAV Abreviao de WAVE, ou ainda WAVEForm audio format, o formato de armazenamento mais comum adotado pelo Windows. Ele serve somente para esta funo, no podendo ser tocado em players de udio ou aparelhos de som, por exemplo. Vdeo AVI Abreviao de audio vdeo interleave, menciona o formato criado pela Microsoft que combina trilhas de udio e vdeo, podendo ser reproduzido na maioria dos players de mdia e aparelhos de DVD, desde que sejam compatveis com o codec DivX. MPEG Um dos padres de compresso de udio e vdeo de hoje, criado pelo Moving Picture Experts Group, origem do nome da extenso. Atualmente, possvel encontrar diversas taxas de qualidade neste formato, que varia de filmes para HDTV transmisses simples. MOV Formato de mdia especialmente desenhado para ser reproduzido no player QuickTime. Por esse motivo, ficou conhecido atravs dos computadores da Apple, que utilizam o QuickTime da mesma forma que o Windows faz uso do seu Media Player.

RMVB - RealMedia Variable Bitrate, define o formato de arquivos de vdeo desenvolvido para o Real Player, que j foi um dos aplicativos mais famosos entre os players de mdia para computador. Embora no seja to utilizado, ele apresenta boa qualidade se comparado ao tamanho de seus arquivos. MKV Esta sigla denomina o padro de vdeo criado pela Matroska, empresa de software livre que busca ampliar o uso do formato. Ele apresenta tima qualidade de udio e vdeo e j est sendo adotado por diversos softwares, em especial os de licena livre. Imagem BMP O Bitmap um dos formatos de imagem mais conhecidos pelo usurio. Pode-se dizer que este formato o que apresenta a ilustrao em sua forma mais crua, sem perdas e compresses. No entanto, o tamanho das imagens geralmente maior que em outros formatos. Nele, cada pixel da imagem detalhado especificamente, o que a torna ainda mais fiel. GIF Sigla que significa Graphics Interchange Format, um formato de imagem semelhante ao BMP, mas amplamente utilizado pela Internet, em imagens de sites, programas de conversao e muitos outros. O maior diferencial do GIF ele permitir a criao de pequenas animaes com imagens seguidas, o que muito utilizado em emoticons, blogs, fruns e outros locais semelhantes.

JPEG - Joint Photographic Experts Group a origem da sigla, que um formato de compresso de imagens, sacrificando dados para realizar a tarefa. Enganando o olho humano, a compactao agrega blocos de 8X8 bits, tornando o arquivo final muito mais leve que em um Bitmap. PNG Este formato surgiu em sua poca pelo fato dos algoritmos utilizados pelo GIF serem patenteados, encarecendo a utilizao dele. O PNG suporta canais alga e apresenta maior gama de cores. Alm destes formatos, h outros menos conhecidos referentes grficos e ilustraes vetoriais, que so baseadas em formas geomtricas aplicadas de forma repetida na tela, evitando o desenho pixelado feito no padro Bitmap. Algumas delas so o CRD, do Corel, e o AI, do Adobe Ilustrator. Compactadores ZIP A extenso do compactador Winzip se tornou to famosa que j foi criado at o verbo zipar para mencionar a compactao de arquivos. O programa um dos pioneiros em sua rea, sendo amplamente usado para a tarefa desde sua criao. RAR Este o segundo formato mais utilizado de compactao, tido por muitos como superior ao ZIP. O Winrar, programa que faz uso dele, um dos aplicativos mais completos para o formato, alm de oferecer suporte ao ZIP e a muitos outros. 7z Criado pelos desenvolvedores do 7-Zip, esta extenso faz meno aos arquivos compactados criados por ele, que so de alta qualidade e taxa de diminuio de tamanho se comparado s pastas e arquivos originais inseridos no compactado

Documentos TXT Como o prprio nome deixa indicado, a extenso de nome TXT refere-se aos arquivos simples de texto criados com o bloco de notas do Windows. Eles so extremamente leves e podem ser executados em praticamente qualquer verso do sistema operacional. DOC Denomina a extenso utilizada pelo Microsoft Word, o editor de textos mais conhecido pelos usurios. A partir da verso 2007 do Office, formato passou a se chamar DOCX, e apresenta incompatibilidades com as verses anteriores do aplicativo, o que pode ser resolvido com uma atualizao. XLS A descrio deste tipo de arquivo muito semelhante do Word, mas refere-se ao Excel, editor de planilhas da Microsoft. PPT Esta extenso exclusiva para o Microsoft Powerpoint, aplicativo que permite criar apresentaes de slides para palestrantes e situaes semelhantes. PDF Formato criado pela Adobe, atualmente um dos padres utilizados na informtica para documentos importantes, impresses de qualidade e outros aspectos.

Pode ser visualizado no Adobe Reader, aplicativo mais conhecido entre os usurios do formato. Documentos TXT Como o prprio nome deixa indicado, a extenso de nome TXT refere-se aos arquivos simples de texto criados com o bloco de notas do Windows. Eles so extremamente leves e podem ser executados em praticamente qualquer verso do sistema operacional. DOC Denomina a extenso utilizada pelo Microsoft Word, o editor de textos mais conhecido pelos usurios. A partir da verso 2007 do Office, formato passou a se chamar DOCX, e apresenta incompatibilidades com as verses anteriores do aplicativo, o que pode ser resolvido com uma atualizao. XLS A descrio deste tipo de arquivo muito semelhante do Word, mas refere-se ao Excel, editor de planilhas da Microsoft. PPT Esta extenso exclusiva para o Microsoft Powerpoint, aplicativo que permite criar apresentaes de slides para palestrantes e situaes semelhantes. PDF Formato criado pela Adobe, atualmente um dos padres utilizados na informtica para documentos importantes, impresses de qualidade e outros aspectos. Pode ser visualizado no Adobe Reader, aplicativo mais conhecido entre os usurios do formato.

Extenses Desde o surgimento da informtica e em especial dos softwares para sistemas operacionais, a importncia e utilizao das extenses de arquivo vem crescendo a cada dia. O fato que sem uma identificao e criao apropriada, seria catico ter que informar ou em muitos casos adivinhar o tipo de arquivo com o qual estaramos lidando. Por este motivo, cada extenso ou formato de arquivo tem o seu aplicativo especfico, capaz de reproduzir, editar, salvar e modificar seu contedo de vrias maneiras. Com o uso intensivo do computador, em pouco tempo at mesmo quem nunca mexeu em um deles ficar habituado aos padres atuais de formato de arquivos

You might also like