You are on page 1of 4

ANTIBITICOS AMINOGLICOSDEOS Os aminoglicosdeos so antibiticos bactericidas ativos contra a maioria das bactrias aerbias gram-negativas.

Desempenham um papel relevante no tratamento das infeces nosocomiais graves. Foram isoladas de culturas dos microorganismos Streptomyces e Micromonospora. Os aminoglicosdeos fazem parte do arsenal de antimicrobianos desde o incio dos anos 40. Apesar do surgimento de novos beta-lactmicos e das fluoroquinolonas com ampla atuao sobre bactrias gram-negativas, o tratamento com aminoglicosdeos persiste como uma necessidade frente aos crescentes problemas relacionados resistncia bacteriana e pela sua eficcia comprovada. A estreptomocina ativa contra o Mycobacterium tuberculosis e ainda contra alguns enterococos resistentes gentamicina, quando usada em associao com a penicilina G (efeito sinrgico) no tratamento de endocardites. No so absorvidos quando administrados por via oral, sendo as vias IM ou IV utilizadas sempre que se pretende obter um efeito sistmico. A neomicina usada por via oral quando se pretende reduzir a flora microbiana intestinal, por exemplo na preparao para intervenes cirrgicas e na encefalopatia heptica. Os aminoglicosdeos so eliminados por via renal sendo necessrio um ajustamento posolgico (aumento do intervalo de administrao) nos doentes com insuficincia renal. Recomenda-se a monitorizao das concentraes sricas uma vez que so frmacos com uma margem teraputica estreita. Classificao Gentamicina; estreptomicina (ototxica); amicacina (mais eficaz contra bactrias parcialmente resistentes); neomicina (comum em pomadas tpicas para tratamento de feridas); tobramicina; canamicina. Espectro de ao Alm da ao em bacilos aerbios gram-negativos, alguns aminoglicosdeos tambm atuam contra microbactrias, protozorios (paramomicina) e o gonococo (espectinomicina). Os aminoglicosdeos tambm so utilizados por apresentarem efeito aditivo ou sinrgico com antimicrobianos que atuam na parede celular bacteriana, como as penicilinas e cefalosporinas, contra bactrias aerbias gram-positivas e gram-negativas. Ao contrrio, a atividade bactericida dos aminoglicosdeos pode ser antagonizada por agentes bacteriostticos, como o cloranfenicol e a tetraciclina. Farmacocintica Como os aminoglicosdeos apresentam baixos nveis de ligao protica (~10%) e alto nvel de solubilidade em gua, distribuem-se livremente nos

espaos vasculares e tambm em espaos intersticiais na maioria dos tecidos. Baixas concentraes da droga, entretanto, so atingidas nas secrees brnquicas. A eficcia reduzida tambm em locais com baixo pH, baixas tenses de oxignio e na presena de debris purulentos. Os aminoglicosdeos atravessam pobremente as barreiras hematoliquricas e hemato-enceflicas. Esta passagem para o sistema nervoso central um pouco maior em recmnascidos. No h evidncia de metabolismo in vivo dos aminoglicosdeos. Os aminoglicosdeos so eliminados atravs de filtrao glomerular renal, havendo reabsoro ao nvel do lmen tubular. Tendo em vista a absoro da droga por clulas tubulares renais e a sua liberao subseqente, a concentrao urinria permanece acima dos nveis teraputicos por dias, com uma meia vida terminal de 48 a 200 horas. Aproximadamente 99% da dose administrada por via parenteral eliminada de forma inalterada na urina, menos de 1% eliminada pelas fezes e 1% pela saliva. Indicaes Infeces graves e Septicemia com Gram-negativos. Infeces com bactrias Gram-negativas arobias, como Pseudomonas, Acinetobacter e Enterobacter, particularmente, mas no s, em infeces do intestino. Contra Streptococcus e Listeria concomitantemente com penicilina. Usadas secundriamente em infeces por Mycobacterium, como na Tuberculose. Eficazes mas raramente usadas em bactrias Gram-positivas, devido menor toxicidade de outros antibiticos igualmente eficazes. Exemplos: -Gentamicina: infeces comunitrias -Amicacina: infeces hospitalares; -Estreptomicina: meningite por via intratecal; endocardite bacteriana enterococica; tuberculose em hepatopatas ou intolerantes s drogas de 1a linha; -Neomicina: reduo da microbiota do intestino em pr-operatrio.

Mecanismo de aco Inibem a sintese de protenas nas bactrias, ao ligarem-se subunidade 30S do ribossoma bacteriano, impedindo a leitura correta do RNA mensageiro e sintese da protena correspondente. A resistncia de algumas espcies devida existncia de enzimas que inativam o antibitico (modificam quimicamente a molcula do antibitico). Os genes que codificam essas enzimas so espalhados de bactrias resistentes para bactrias ainda susceptiveis atravs da recombinao sexual bacteriana, com troca de plasmdeos ou transposes de DNA.

Efeitos adversos A principal restrio ao uso deste grupo de antimicrobianos est relacionada a seus efeitos adversos potencialmente graves, como a nefrotoxicidade e a ototoxicidade. A toxicidade medicamentosa tambm pode estar relacionada a bloqueio neuromuscular e mais raramente a reaes alrgicas. O risco de toxicidade pode ser minimizado a partir da descoberta de novas estratgias na dosagem destas drogas, do controle de fatores de risco concomitantes e com a utilizao em esquemas curtos de tratamento. Os aminoglicosdeos podem apresentar efeitos adversos de natureza irritativa no local da administrao, efeitos txicos e de hipersensibilidade. O uso por via intramuscular habitualmente no leva dor local importante, podendo haver mais raramente indurao no local da injeo. Com exceo da espectionomicina, todos os aminoglicosdeos tm o potencial de causar nefrotoxicidade e a ototoxicidade. De uma maneira geral, vrios dias de tratamento so necessrios para o surgimento de evidncia funcional ou anatmica de toxicidade. Estes efeitos so reversiveis se detectados prematuramente e a administrao cessada. Contraindicados se h patologia renal.

Febre; rash cutneo; artralgia; eosinofilia. Ototoxicidade (geralmente irreversvel): danos progressivos nas clulas sensoriais do sentido da audio e do equilibrio no ouvido interno: pode resultar em ataxia (andar desequilibrado), vertigens; surdez. Nefrotoxicidade (geralmente reversvel): danos nos tbulos do rim. aconselhvel o controle dos nveis plasmticos. Bloqueio neuromuscular e paralisia: raramente observado. Os casos de bloqueio neuromuscular associados ao uso de aminoglicosdeos resultam da inibio da liberao pr-sinptica de acetilcolina e do bloqueio de seus receptores ps-sinpticos. O efeito semelhante ao observado com os agentes curarizantes.

O bloqueio neuromuscular um efeito adverso raro, mas grave e potencialmente letal. Ocorre usualmente em situaes clnicas nas quais a doena ou o uso de drogas concomitantes interfere na transmisso neuromuscular. Outro fator de risco a ser considerado a ocorrncia de um rpido aumento na concentrao srica quando h infuso da droga em altas doses e em curto intervalo de tempo. O paciente apresenta quadro de fraqueza de musculatura respiratria, paralisia flcida e pupilas dilatadas. Os reflexos neurolgicos profundos podem estar normais, aumentados ou diminudos. A neomicina o aminoglicosdeo mais potente em causar bloqueio neuromuscular. Os outros aminoglicosdeos em ordem decrescente de freqncia so: netilmicina, gentamicina, estreptomicina, amicacina, canamicina e tobramicina. Pacientes com uso concomitante de tubocurarina ou succinilcolina e a presena de hipomagnesemia ou de hipocalemia so fatores associados a maior risco de toxicidade neuromuscular. O tratamento deve ser feito com administrao de gluconato de clcio.

Alguns pacientes queixam-se de vertigem, lassido, fraqueza muscular, parestesias perifricas, ataxia e dificuldade de acomodao visual. Os sintomas pioram com a atividade fsica, geralmente, nas horas seguintes administrao da droga e resultam de uma neurite perifrica. Pode ocorrer tambm aps administrao intramuscular, recomendando-se o uso da droga noite, ao deitar ou com orientao para repouso aps administrao da droga. Formas de administrao Como no so absorvidos por via oral, so geralmente administrados por via intravenosa, intramuscular ou na forma de cremes tpicos para tratamento de feridas. Pode ser utilizado por via oral para descontaminao do estmago (como em encefalopatia heptica). Pode ser inalado, para tratamento de fibrose cstica. Contra-indicaes e precaues Miastenia gravis. Gravidez. Ajustar a posologia e monitorizar as concentraes sricas nos doentes com insuficincia renal, incluindo o doente idoso. Interaes A administrao concomitante de outros frmacos nefro e ototxicos cisplatina, vancomicina, anfotericina B, ciclosporina e alguns diurticos aumenta o risco de desenvolvimento de nefrotoxicidade e de ototoxicidade. Os aminoglicosdeos podem potenciar o efeito dos bloqueadores neuromusculares.

You might also like