You are on page 1of 30

A construo coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se vontade uns com os outros. Aplicao: a) Orientar os participantes para sentarem em crculo; b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte: - uma sombrancelha somente; - passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda; - passar novamente; - desenhar um olho; - passar novamente; - desenhar o outro olho; - passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos). d) Quando terminar o rosto pedir pessoa para contemplar o desenho; e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traos pessoais; f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

Caa ao tesouro
Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificao entre pessoas parecidas. Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, interessante aumentar o nmero de questes propostas. Material necessrio: uma folha com o questionrio e um lpis ou caneta para cada um. Descrio da dinmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos tero a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descries, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna. 1. Algum com a mesma cor de olhos que os seus; 2. Algum que viva numa casa sem fumantes; 3. Algum que j tenha morado em outra cidade; 4. Algum cujo primeiro nome tenha mais de seis letras; 5. Algum que use culos; 6. Algum que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua; 7. Algum que goste de verde-abacate; 8. Algum que tenha a mesma idade que voc; 9. Algum que esteja de meias azuis; 10. Algum que tenha um animal de estimao (qual?). Pode-se aumentar a quantidade de questes ou reformular estas, dependendo do tipo e do

tamanho do grupo.

Dois crculos
Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum. Para quantas pessoas: importante que seja um nmero par de pessoas. Se no for o caso, o coordenador da dinmica pode requisitar um auxiliar. Material necessrio: uma msica animada, tocada ao violo ou com gravador. Descrio da dinmica: formam-se dois crculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo nmero de pessoas. Quando comear a tocar a msica, cada crculo gira para um lado. Quando a msica pra de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar sua frente, dizendo o nome e alguma outra informao que o coordenador da dinmica achar interessante para o momento. Repete-se at que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, tambm, misturar as pessoas dos dois crculos para que mais pessoas possam se conhecer.

Descobrindo a quem pertence


Desenvolvimento: 1. O facilitador divide o grupo em duas metades. 2. Uma metade do grupo d ao facilitador um objeto de uso pessoal. O facilitador mistura os objetos e os distribui pela outra metade, que sai procura de seus donos. No permitido falar. 3. Ao encontrar o dono do objeto recebido, forma-se par com ele. Obs.: Esta atividade objetiva, tambm, estabelecer as relaes no grupo. divertida e usa a curiosidade do grupo como detonadora de uma busca. Pode ser feita no incio de um grupo e repetida sempre que se deseja um clima mais descontrado.

Quanto tempo eu tenho


Objetivo: Provocar a sade de si mesmo (desinibio) e conhecimento do outro. Material: Som com msica alegre, caixa de fsforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde , de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto). Desenvolvimento: 1. Todos, em crculo, o facilitador distribui um palito de fsforo, no usado. As fichas devem

estar em lugar visvel (pode ser no centro do crculo). 2. Pedir a um participante que risque o fsforo. Enquanto o fsforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si. 3. Cuidar para que ele fale s o tempo em que o fsforo estiver aceso. Caso algum no consiga, o facilitador, poder us-lo para que os outros faam perguntas (pessoais) como numa entrevista. 4. Outra variante fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fsforo para falar o que conhece do companheiro. 5. Usar a dinmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina. Discusso: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentao? Como me senti? fcil falar de ns mesmos? O que significa um fsforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando). Resultado esperado: Ter feito uma reflexo sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fsforo a nossa prpria vida. Analisar todas as situaes que aparecem durante a dinmica.

Aprender sobre a vida no contexto familiar


Objetivo: A partir da histria familiar de cada um, fazer com que os participantes reflitam sobre a prpria existncia. Desenvolvimento: 1) O facilitador solicita que os participantes se organizem em grupos de quatro pessoas. Em seguida, pede que cada um conte aos demais alguns fatos de seus antepassados (relacionamentos, dificuldades, conquistas, mortes, migraes, separaes), at chegar ao seu ncleo familiar. 2) Em seguida, ele convida os integrantes do grupo a comparar suas histrias, refletindo sobre a influncia desses fatos em suas vidas. 3) Ao final, o animador incentiva os participantes a refletir sobre a relao entre a atividade proposta e a famlia na atualidade.

Colcha de Retalhos
Atividade: Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avs ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histrias que compuseram a vida e a trajetria da nossa famlia e, portanto, a trajetria da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importncia do nosso passado, nas origens de nossa famlia, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso

pas influencia o nosso modo de ver as coisas? Pois . Ns somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da via de nossos pais e avs, somos tambm um pouquinho da vida de nossos pais e avs, da nossa, do nosso bairro, das pessoas que esto nossa volta, seja na cidade ou no pas onde vivemos. Isso o que se chama identidade cultural. E esta uma atividade que ajuda a buscar essa identidade - o que significa buscar a nossa prpria histria, conhecemos a ns mesmos e a tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural entender para respeitar nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida. Material: * Tecido - lona, algodo, morim cortados em tamanho e formatos variados * Tinta de tecido ou tinta guache ( bom lembrar que o chache se dissolve em gua) * Linha e agulha ou cola de tecido.

Passos - Como se faz: 1 Etapa - Histria de Vida Pea a todos os participantes para relembrarem um pouco de suas histrias pessoais e das histrias de suas famlias, pensando em suas origens, sentimentos e momentos marcantes, em sonhos, enfim, em tudo aquilo que cada pessoa considera representativo de sua vida. Depois disso, pea para escolherem pedaos de tecidos para pintar smbolos, cores ou imagens relacionadas s suas lembranas. Esse um momento individual, que deve levar o tempo necessrio para que cada um se sinta vontade ao expressar o mximo de sua histria de vida. Quando todos terminarem, proponha a composio da primeira parte da Colha de Retalhos, que pode ser feita costurando ou colando os trabalhos de cada um, sem ordem definida. 2 Etapa - Histria da Comunidade Esta etapa exige muito dilogo entre os participantes, que devem construir a histria da comunidade onde vivem. Uma boa dica pesquisar junto aos mais velhos. O grupo escolhe alguns fatos, acontecimentos e caractersticas da comunidade para represent-los tambm em pedaos de tecido pintados. Pode-se reunir as pessoas em pequenos grupos para a criao coletiva do trabalho. Todas as pinturas, depois de terminadas, devero ser costuradas ou coladas compondo um barrado lateral na colcha. 3 etapa - Histria da cidade, do pas, da Terra A partir daqui, a idia dar contiuidade colcha de retalhos, criando novos barrados, de forma a complement-la com a histria de vida da cidade, do pas, do mundo e at a do universo. No h limites nem restries. O objetivo principal estimular nos participantes a vontade de conhecer e registrar a vida, em suas diferentes formas e momentos. Desse modo, podero se sentir parte da grande teia da vida.

Escudo

Objetivo: ajudar as pessoas a expor planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo grupo. Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Material necessrio: uma folha com o desenho do escudo para cada um, lpis colorido ou giz de cera suficientes para que as pessoas possam fazer os desenhos. O desenho do escudo deve ser conforme a figura. Descrio da dinmica: o coordenador da dinmica faz uma motivao inicial (durante cerca de cinco minutos) falando sobre a riqueza da linguagem dos smbolos e dos signos na comunicao da experincia humana. Vamos procurar coisas importantes de nossa vida atravs de imagens e no apenas de coisas faladas. Cada um vai falar de sua vida, dividindose em quatro etapas:

A. Do nascimento aos seis anos; B. Dos seis aos 14 anos anos; C. O Presente; D. O Futuro.

Encaminha a reflexo pessoal, utilizando o desenho do escudo, entregue para cada um. Na parte superior do escudo cada um escreve o seu lema, ou seja, uma frase ou palavra que expressem seu ideal de vida. Depois, em cada uma das quatro partes do escudo, vai colocar um desenho que expresse uma vivncia importante de cada uma das etapas acima mencionadas. Em grupo de cinco pessoas sero colocadas em comum as reflexes e os desenhos feitos individualmente. No fim, conversa-se sobre as dificuldades encontradas para se comunicarem dessa forma.

Escala de valores
Esta dinmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola ou nos

grupos, podendo ser adaptada realidade especfica. Objetivo: Colocar o adolescente em contato com seus prprios valores, levando-o a refletir sobre o que ele considera mais importante em sua vida. Tempo de durao: Aproximadamente 60 minutos. Material necessrio: Papelgrafo ou quadro-negro; caneta hidrogrfica ou giz; papel-ofcio, canetas ou lpis. Descrio da dinmica: 1. Escrever no papelgrafo ou no quadro-negro, com letras grandes (de maneira que todos possam ler) algumas frases que expressem uma atitude diante da vida ou um valor. Ex.: - Para ir a uma festa, Carlos no hesitou em gastar as economias que tinha para comprar uma cala nova. (valor subtendido - a importncia do Ter) - Stefane ofereceu-se para cuidar da irm caula para sua me ir ao supermercado, mesmo tendo que adiar o encontro com o namorado. (valor subtendido - solidariedade, o que mais importante para todos). Podem ser frases mais diretas e objetivas. Com valores explcitos e no subentendidos. Estabelea o que mais importante: - Ir a uma festa - Sair com o(a) namorado(a) - Cuidar da irm caula (ou irmo) - Almoar em famlia - Ir visitar parentes - Sair com amigos - Estudar para uma prova - Ter o CD mais recente do grupo do momento - Ir ao ponto de encontro dos amigos - Fazer o trabalho de escola 2. Distribua as folhas de papel-ofcio entre os participantes e pea que eles a dobrem ao meio, de maneira que eles tero um lado direito e outro esquerdo. 3. Pea que leiam com ateno as frases escritas pelo facilitador. 4. Em seguida, que escrevam do lado direito da folha, em ordem de importncia as atitudes que fazem parte da sua maneira de agir no cotidiano. 5. Assim o participante dever colocar em primeiro lugar o que para ele o valor mais importante de todos e assim sucessivamente, at que tenha escolhido pelo menos cinco valores. 6. Aps todos terem terminado, o facilitador pede que, do lado esquerdo da folha, o participante escreva: quando eu era criana, para mim as coisas mais importantes eram...

7. Depois pea que ele leia as frases comparando, estabelecendo a diferena entre a escala de valores que tem hoje e a que tinha quando era criana. 8. Em seguida o facilitador pede aos participantes que discutam com seus colegas mais prximos sua lista de valores atuais (lado direito da folha). 9. Todos os participantes devem discutir, em pequenos grupos, sua ordenao de valores, estabelecendo a comparao com a dos colegas. 10. Depois, todos devem voltar para o grupo onde o facilitador coordenar a discusso definindo: - A escala de valores do grupo (atravs da verificao de quais valores aparecem mais em primeiro lugar, em segundo etc.). - A escala de valores de quando eram crianas. - A diferena entre uma escala e outra. - Que tipo de sociedade e vida em grupos os valores apresentados tendem a construir.

Comentrios: 1. uma oportunidade para os adolescentes se perceberem enquanto uma pessoa em mudana, com questionamentos sobre os valores que tinham em sua infncia, uma vez que, geralmente, os valores da infncia refletem o comportamento que os pais esperavam deles; 2. possvel que se encontre uma verdadeira inverso de valores entre a infncia e o momento atual; 3. importante que nestes casos o facilitador, sem criticar, aponte a necessidade que o adolescente tem de contestao, sua busca permanente de auto-afirmao e diferenciao da famlia ou dos pais; 4. importante que seja aplicada em um grupo que j tenha alguma convivncia entre si e com o facilitador; 5. O facilitador tem que ter segurana da sua capacidade de interferncia no grupo caso haja uma tendncia de conflito entre os participantes (se sentirem pessoas vazias, superficiais etc., por causa dos valores que descobrem ter).

Eu sou algum
Objetivo: Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser nico e diferente dos demais. Material necessrio: Folhas de papel e lpis. Descrio da dinmica: 1. Em crculo, sentados; 2. Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mnimo dez caractersticas prprias. Dar tempo;

3. Solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as caractersticas listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo; 4. Em subgrupos, partilhar as prprias concluses; 5. Em plenrio: - Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre voc mesmo, realizando a atividade? Material necessrio: 1. A conscincia de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe prprio e das suas caractersticas. Com este trabalho possvel ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexo e a expresso dos sentimentos referentes a si prprios; 2. Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de 20 participantes.

Eu tenho uma histria pessoal


Objetivo: fazer uma retomada da minha vida pessoal percebendo as marcas, os acontecimentos que foram significativos e que provocaram mudanas na forma de ver o mundo. a) Explicar que precisam estar vontade, sem nenhum objetivo ou roupa que incomode os movimentos; b) Pedir para que todos encontrem a forma mais confortvel e fazer um relaxamento com o grupo: Passos: - Criar um ambiente com msica suave, com pouca luz. - Orientar o grupo para se deitarem de costas no cho e ficarem com os braos rentes ao corpo. - Respirar, tranqilizar-se, relaxar todas as partes do corpo. No deixar nenhuma parte tensa, entrar em comunho com o corpo. c) Levar o grupo a fazer uma retomada da vida da infncia at a idade atual. Em cada fase identificar as experincias mais significativas, tanto alegres quanto tristes: - A assessoria orienta o grupo para que faam um retorno ao tero materno, sentir o calor, a tranqilidade que h no espao uterino; - Recordar a vinda ao mundo, o nascimento, os primeiros passos, as primeiras palavras, o lugar onde nasceu, as pessoas e os pais, 0 aos 5 anos, de 5 aos 10 anos? De 10 aos quinze anos, dos quinze aos vinte anos, de vinte idade atual quais as lembranas da histria pessoal. d) No grupo cada pessoa constri individualmente um smbolo que a ajude a representar sua histria. e) Em grupos de convivncia - propor que o grupo faa um contrato de respeito pelo que o outro vai partilhar;

f) No grupo cada participante partilha o smbolo, as marcas da histria, os sentimentos; g) Em plenrio o assessor pergunta: - O que aprenderam com esse exerccio? Tanto das dificuldades como dos acertos? Motivar as pessoas para partilharem o que descobriro; - Concluir falando sobre o desafio de todos buscarem as suas origens, para melhor se conhecerem, se aceitarem e estarem integrados(as) uns com os(as) outros(as).

Fazendo um projeto
Qualquer atividade de nossa vida pessoal, profissional, religiosa e poltica, para ser consciente precisa ser preparada, planejada e pensada. Quem pensa sobre o que faz, faz melhor. Quem no sabe para onde vai, no chega. Quem no sabe onde est, no acha caminho. O que fazer? Para resolver um problema geralmente so necessrias vrias aes, atitudes, gestos, reunies, estudos etc. O importante buscar uma soluo criativa. Como fazer? No basta apontar o que fazer, necessrio levantar tambm como ser feito. Quando? J apontamos respostas para solucionar o problema, trata-se agora de ver a melhor poca para realizar a mesma. Um estudo, por exemplo, pode durar um dia todo, uma tarde, podendo tambm acontecer durante uma ou mais semanas. Com quem? momento agora de pensar quem ser envolvido: os participantes que vo receber a proposta, quem sero os responsveis de executar, com quem fazer parceria e a diviso de tarefas. Onde ser feito? hora de prever. Isso ajuda a no acumular atividades para o mesmo local, ajuda ainda a diversificar e descobrir novos espaos. Para qu? Colocar no papel o resultado que esperamos, ajuda a olhar para o problema e dizer o que queremos solucionar/resolver. Recursos necessrios: Possibilita perceber o que necessrio para realizar com sucesso o que foi proposto: verba, material, equipamentos...

Histrias que me contaram


Objetivo: Possibilitar a expresso sobre o que ser homem e ser mulher. Material necessrio: Papel e lpis. Desenvolvimento: 1) Grupo em crculo, sentado; 2) Pedir que cada participante liste as histrias, provrbios, ditos, ordens significativas que j ouviram sobre homens e mulheres, sobre como se comportar em relao ao seu prprio sexo e ao oposto, desde a infncia at a fase atual; 3) Depois que todos tiverem feito o trabalho indivualmente, formar subgrupos, nos quais devem ler o que escreveram, trocando experincias; 4) No subgrupo, tentar encontrar os pontos comuns e as diferenas, listando as concluses a que chegaram; 5) Cada subgrupo apresenta suas concluses; 6) Plenrio - Compartilhar com o grande grupo suas reflexes: De tudo o que ouviu, o que ainda vlido para voc hoje? difcil para voc mudar posturas e atitudes? Justifique. Quais os mitos e tabus mais comuns no grupo? Comentrio: necessrio explorar todas as colocaes, buscando a origem de cada mito ou tabu apresentado, desmitificando, dessa forma, as idias sobre a sexualidade.

Marcas do que eu sou


a) Pedir para o grupo fazer uma caminhada pela sala e ir imaginando como a vida em uma floresta. Como funciona a floresta. Que tipos de vida identificamos na floresta. b) Pedir para cada um imaginar como so os animais que vivem na floresta. c) Motivar para que cada um(a) v se concentrando em apenas um animal. Imaginando suas caractersticas, a forma como ele vive na floresta, como reage ao ataque do predador etc. d) Pedir para que cada um pare por um instante v incorporando o jeito do animal que escolheu, procurando ser fiel na sua forma de caracteriz-lo. e) O(a) assessor(a) deixou os participantes vivenciarem por um instante os animais escolhidos. Em seguida diz que em toda floresta tem um predador, um caador que ataca ou persegue um determinado animal. Dizer para cada um assumir seu papel. f) O(a) assessor(a) motiva para a simulao ainda de outras situaes que acontecem na floresta, como por exemplo: uma forte tempestade, uma grande seca, uma longa noite,

estimulando aos participantes para vivenciarem estas realidades. g) Feito isso o assessor pede a cada participante para escreverem em seu caderno os seguintes passos: h) Descrever qual a personalidade do animal escolhido que ele pessoalmente escolheu e encarnou; destacando as reaes, comportamento (o que bom e o que no to bom); i) Pedir para fazerem uma comparao, tentando perceber as semelhanas da personalidade do animal e com a sua personalidade. j) Encontra-se por grupos para partilharem as descobertas feitas. k) No plenrio final o(a) assessor(a) amplia a reflexo sobre a personalidade humana pontuando as diferenas, a interao nas relaes e outros aspectos.

Minha bandeira pessoal


Esta dinmica toca num assunto vital para os jovens. Pode ser trabalhada na escola ou nos grupos, podendo ser adaptada realidade especfica. Objetivo: Possibilitar aos participantes a identificao das suas habilidades e limitaes. Material necessrio: Fichas de trabalho, lpis preto, lpis de cor, borrachas. Descrio da dinmica: 1. Grupo espalhado pela sala. Sentados. Dar a cada participante uma ficha de trabalho. Distribuir o material de desenho pela sala; 2. Explicar ao grupo que a bandeira geralmente representa um pas e significa algo da histria desse pas. Nesta atividade cada um vai construir sua prpria bandeira a partir de seis perguntas feitas pelo coordenador; 3. Pedir que respondam a cada pergunta por intermdio de um desenho ou de um smbolo na rea adequada. Os que no quiserem desenhar podero escrever uma frase ou algumas palavras, mas o coordenador deve procurar incentivar a expresso pelo desenho; 4. O coordenador faz as seguintes perguntas, indicando a rea onde devem ser respondidas: - Qual o seu maior sucesso individual? - O que gostaria de mudar em voc? - Qual a pessoa que voc mais admira? - Em que atividade voc se considera muito bom? - O que mais valoriza na vida? - Quais as dificuldades ou facilidades para se trabalhar em grupo? Dar cerca de vinte minutos para que a bandeira seja confeccionada;

5. Quando todos tiverem terminado, dividir o grupo em subgrupos e pedir que compartilhem suas bandeiras. 6. Abrir o plenrio para comentar o que mais chamou a ateno de cada um em sua prpria bandeira e na dos companheiros. Contar o que descobriu sobre si mesmo e sobre o grupo. 7. No fechamento do encontro, cada participante diz como se sente aps ter compartilhado com o grupo sua histria pessoal.

Comentrios: 1. Tomar conscincia das suas habilidades e limitaes propicia um conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo, suas habilidades, facilitando as escolhas que precisa fazer na vida; 2. Feita dessa forma, a reflexo torna-se prazerosa, evitando resistncias. um trabalho leve e ao mesmo tempo profundo. Permite que o grupo possa entrar em reflexes como a escolha profissional.

O boneco
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficar responsvel por uma parte do boneco: cabea, tronco, braos, mos, pernas e ps. Cada grupo desenhar uma parte do corpo e ter duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma viso geral da dinmica, importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho. a) Cabea: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservao da biodiversidade? b) Tronco: O que sentimos sobre a degradao ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservao da biodiversidade? c) Braos: At onde podemos alcanar com nossa ao? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braos dados na preservao da biodiversidade? d) Mos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservao da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponveis na escola para divulgar nossas idias? e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de aes de preservao da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanas etc.) que temos para desenvolver uma ao? f) Ps: Que aes podemos realizar envolvendo nossa escola na preservao da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ao?

Poesia, msica, crnica


Finalidade: Consiste em ouvir uma poesia e/ou msica para ajudar na introduo de um assunto ou de uma vivncia subjetiva. Material: Letra (cpia xerogrfica ou mimeografada) de uma poesia ou cano. Descrio da dinmica: 1. Escolher uma poesia ou cano sobre o tema a ser trabalhado. 2. Dividir os participantes em grupos. 3. Cada um l em voz baixa, murmurando. 4. Escolher a palavra que mais marcou, em cada estrofe. 5. Gritar essas palavras juntas, bem alto. Depois bem baixo, at se calar. 6. Andando, procurar sua palavra-sentimento com outra pessoa do grupo. 7. Explique, sinta, expresse, toque. 8. No seu grupo, responda o que voc faria com esse sentimento-palavra trocada. 9. O grupo deve montar uma histria com os sentimentos trocados e com a poesia recebida. 10. Cada grupo apresenta no grupo sua histria de maneira bem criativa. 11. Buscar o que h de comum em todas as histrias. Comentrios: 1. Este trabalho leva reflexo de um tema/assunto, abrindo um espao para que as pessoas falem de um assunto sob diferentes olhares. 2. Contribui para o desenvolvimento da expresso verbal e do trabalho coletivo.

Valores familiares
Objetivo: Identificar valores e mensagens transmitidos pela famlia. Materiais necessrios: Ficha de trabalho e lpis. Desenvolvimento: 1. Grupo em crculo, sentado. 2. Distribuir ficha de trabalho e lpis, pedindo que respondam individualmente s questes contidas na ficha. 3. Dividir o grupo em cinco subgrupos. Cada subgrupo fica responsvel por uma das questes da ficha de trabalho. 4. Solicitar a cada subgrupo que discuta as respostas individuais questo que lhe coube, registrando os pontos comuns. Tempo. 5. Cada subgrupo apresenta suas observaes. 6. Plenrio - comentar os pontos de discusso: * Que valores so especialmente importantes para a sua famlia? * O que lhe chamou a ateno de tudo o que ouviu? * Como se sente em relao diversidade de valores do grupo? 7. Fechamento: o facilitador ressalta para o grupo que os valores que possumos influenciam nossas atitudes, decises e comportamentos. Nenhum ser humano vive sem um ncleo de princpios interiores que orientem sua interpretao do mundo, dando sentido e direo para

sua vida. Ficha de trabalho: O que sua famlia pensa sobre: 1. Ter bom desempenho na escola? 2. Participar de grupos sociais, grmio estudantil...? 3. Ter um emprego? 4. Ter relaes sexuais? 5.Ter religio? 6. Respeitar as leis?

Atividades para os alunos descobrirem o que sentem


Atividades simples permitem aos alunos descobrirem o que sentem. As informaes servem para conhec-los melhor, o que ajuda na aprendizagem. S no vale analisar psicologicamente o que eles dizem.

1. O que vejo e o que sinto Objetivo: Provocar no aluno a reflexo sobre o estado de esprito dos outros por meio de hipteses. Pensar sobre como algum se sente pressuposto para aes generosas. Aplicao: Selecione em jornais e revistas, fotos de situaes opostas - pessoas em um parque e em lixo, por exemplo. Prefira as que no mostrem o rosto. Pea para os alunos analisarem e descreverem o que esto vendo e pergunte como acham que essas pessoas esto se sentindo.

2. Jogo das cadeiras Objetivo: Estimular o estudante a refletir sobre como agiria em situaes diversas. Desafi-lo a sustentar opinies e expor o que pensa e sente, mesmo que isso seja constrangedor no comeo. Desenvolver o auto-conhecimento (ao fazer isso, ele consegue estabelecer relaes com os sentimentos dos outros). Aplicao: Posicione quatro cadeiras em torno de uma mesa. Prepare quatro envelopes, cada um com cinco frases, que podem ser sobre atitudes. (Quando vejo uma briga eu...) ou sentimentos (Fico triste quando...) Numere as cadeiras de um a quatro. Cada nmero corresponde a um envelope. Quem discordar dele deve se levantar, completar a frase com a sua opinio e retornar mesa somente ao concordar com alguma afirmao, numa prxima rodada.

Conhecimento
Durao: 30 minutos

Pblico: Adolescentes, mnimo 6 pessoas Material: Fazer um relgio de papel , canetas ou lpis. Conduo: Faa uma lista de assuntos para motivar a conversa, de acordo com o tema do encontro ou interesse do coordenador. Faa um relgio de papel, e tire tantas cpias iguais, quantos forem os participantes. Distribua os relgios, e um lpis ou caneta para cada pessoa. Pea que escrevam seu prprio nome no retngulo abaixo do relgio. Os participantes devem caminhar e marcar um encontro para cada hora. Cada pessoa se apresenta a algum e marca com ela um encontro - ambas devem ento escrever o nome uma da outra, sobre o relgio no espao da hora combinada. necessrio nmero par de participantes. Quem j tiver preenchido todos os horrios deve se sentar, para que fique mais fcil completar as agendas. Quando todos tiverem marcado as horas, comece a brincadeira... Diga as horas, por exemplo, "Uma hora" e um assunto. Cada um deve procurar o par com quem marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a pergunta ou assunto definido. Se for do seu interesse, pea que anotem as respostas numa folha avulsa. O relgio pode servir de crach durante todo o encontro.

Constelao de amigos
Objetivo: Conhecer mais nossas relaes com as pessoas e perceber qual a influncia delas sobre nossa vida. Material necessrio: Papel em branco e caneta para todos os participantes.

Descrio da dinmica: 1. Todos recebem uma folha em branco e marcam um ponto bem no centro dela. Este ponto representa o desenhista. 2. Desenhar diversos pontos nas extremidades da folha, significando cada pessoa com que voc tenha relao, seja boa ou m; pessoas que voc influencia ou que influenciam voc (pode-se escrever junto o nome ou as iniciais). 3. Traar flechas do ponto central, voc, para os pontos perifricos, as pessoas que esto em sua volta, segundo o cdigo que segue: a) > Flecha com a ponta para fora: pessoas que influencio ou que aprecio. b) < Flecha com a ponta para dentro: pessoas que me influenciam, ou que gostam de mim. c) <> Flecha em duplo sentido: a relao com esta pessoa mutuamente respondida. d) <- -> Flecha interrompida: relao cortada. e) <-/-> Flecha interrompida por uma barra: relao atravs de intermedirios. f) <-#-> Flecha interrompida por muro: relao com um bloqueio que impede o seu pleno xito.

4. Em grupos de trs ou quatro pessoas, partilhar sobre o que tentou expressar com o seu desenho. Responder: a) Ficou fora do meu desenho algum parente mais prximo? b) As relaes que me influciam esto me ajudando? c) As relaes que possuem barreiras ou que esto interrompidas podem ser restauradas? Seria importante? d) Nosso grupo est nestes desenhos? 5. Fazer um grande painel afixando os desenhos e abrindo para que todos possam comentar. 6. Avaliar se a dinmica acrescentou algo de bem em minha vida e na vida do grupo. Descobri algo?

Conhecimento mtuo
Objetivo: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integrao interpessoal. Tempo de durao: Aproximadamente 60 minutos. Material necessrio: Lpis e uma folha de papel em branco para todos os participantes. Ambiente fsico: Uma sala, com cadeiras e mesas, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.

Descrio da dinmica: 1. O facilitador explicita o objetivo e a dinmica do exerccio. 2. Em continuao, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de frma, levando para isso seis a sete minutos. 3. A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. 4. Caber ao grupo descobrir de quem , ou a quem se refere o contedo que acaba de ser lido, justificando a indicao da pessoa. 5. Aps um espao de discusso sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguemse os comentrios e a avaliao do exerccio.

Construindo um Jornal
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura e treinar a construo da escrita.

Material: Jornais, papel, madeira, pincel, cola e tesoura. Desenvolvimento: O orientador divide a sala em grupos. Distribui jornais e uma folha de papel madeira para cada grupo, solicita os participantes que recortem notcias: - GRUPO A: que interessem ao mundo. - GRUPO B: que interessam sua cidade. - GRUPO C: que interessam ao prprio grupo. Cada grupo monta o seu jornal, o mais criativo possvel, e assim todos se sensibilizaro para os conceitos mais prximos e imediatos, estimulando-os a buscar informaes, alm de servir para o treino de leitura e construo da escrita. EX: NOTCIAS QUE INTERESSAM AO MUNDO: - A guerra do Iraque assola a populao iraquiana. NOTCIAS QUE INTERESSAM CIDADE: - Prefeito vai abrir trinta creches, na periferia de todo o municpio. NOTCIAS QUE INTERESSAM AO GRUPO: - Grupo musical NX0 faz sucesso na TV.

Desatando os ns
Objetivo: Desenvolver a solidariedade e a fora da unio de grupos. Vrias cabeas pensando sobre um mesmo problema fica mais fcil encontrar uma soluo. Desenvolvimento: parecida com o Jogo da mos. O nmero de participantes indiferente. O grupo se coloca na posio em crculo. Neste momento o orientador pede que cada um observe bem o seu colega da direita e o seu colega da esquerda. Ao sinal do orientador, comeam a caminhar dentro do crculo imaginrio ( j que desfizeram a formao em crculo para caminharem ) de forma aleatria e sem direo. Ao sinal do orientador parar de caminhar e permanecer no lugar. Com os olhos e sem caminhar procurar o cologa da direita e o colega da esquerda. Dar as mos aos colegas da direita e da esquerda sem caminhar, podendo somente abrir as pernas e/ou dar um passo caso o colega esteja muito distante. Em seguida o orientador explica que eles devero voltar a posio inicial em crculo sem que soltem as mos, nem fiquem de costas para o interior do crculo e nem com os braos cruzados. Devero voltar exatamente a posio inicial. A princpio parece impossvel realizarem a tarefa , mas aos poucos vo montando estratgias e descobrindo maneiras todos juntos, de voltarem a posio inicial.

Desenho de Giz
Objetivo: Avaliar a caminhada do grupo ou o andamento de uma reunio atravs de manifestaes simblicas dos participantes. Para quantas pessoas: Funciona muito bem para grupos de tamanho mdio, at trinta pessoas. Material necessrio: Lousa e giz colorido ou papelgrafo (bem grande) e lpis de cor, giz de cera ou outro material, com vrias opes de cor. Descrio da dinmica: O coordenador orienta os participantes a irem at a lousa (ou papelgrafo) para desenharem algumas coisas que indiquem como estavam quando comeou o curso (ou o grupo, no caso de se avaliar a caminhada do grupo) e outro desenho que indique como esto agora, passado algum tempo desde o incio do processo. Quando todos tiverem feito os seus desenhos, o coordenador convida quatro pessoas para falarem da mudana que percebem em si mesmos e outros quatro para falarem um pouco do que esto vendo no quadro. importante o coordenador ficar atento e puxar a avaliao para o que realmente se quer avaliar.

Em cada lugar uma idia


Objetivo: Avaliar e fortalecer os laos afetivos dentro do grupo. Material necessrio: Papel ofcio, hidrocor, tesouras, cola, papel metro e pilot. Descrio da dinmica: 1. Grupo em crculo, sentado. 2. Dar a cada participante quatro folhas de papel ofcio. 3. Solicitar que numa das folhas faam o contorno de uma das mos e noutra, o de um dos ps. Desenhar nas demais folhas um corao e uma cabea, respectivamente. 4. Escrever no p desenhado o que o grupo proporcionou para o seu caminhar. Escrever dentro da mo desenhada o que possui para oferecer ao grupo. No corao, colocar o sentimento em relao ao grupo. Na cabea, as idias que surgiram na convivncia com o grupo. 5. Fomar quatro subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo (ps/mos/corao/cabea), discute as idias expostas, levantando os pontos comuns. 6. Fazer um painel por subgrupo, utilizando todos os desenhos da parte do corpo que lhe

coube, evidenciando os pontos levantados anteriormente, de modo a representar: * * * * com com com com os ps, a caminhada do grupo; as mos, o que o grupo oferece; os coraes, os sentimentos existentes no grupo; as cabeas, as idias surgidas a partir da convivncia grupal.

7. Cada subgrupo apresenta seu painel. 8. Plenrio - dizer para o grupo o que mais lhe chamou a ateno de tudo o que viu e ouviu.

Floresta dos Sons


Descrio: Convidar os participantes a formarem duplas, sem se darem as mos, colocando-se um, defronte o outro. - Tirar par ou mpar. - Os que ganharem, levantam a mo. - Cada dupla combina entre si um som qualquer que ser emitido por aquele que ganhar, enquanto o outro, dever fechar os olhos e no abrir em hiptese alguma. - Quem ganhar emite sempre o mesmo som para guiar o companheiro cego, mergulhando no meio de todos os outros. - Aps trs ou quatro minutos, inverter os papis. - Finalizar o exerccio, recolhendo as reaes dos participantes, atravs da verbalizao. Possibilidade de Aplicao: - aprender a ouvir - respeitar o corpo do outro - desinibir - aquecer - confiar no outro - trabalhar temas especficos identificar o outro, confiana, comunho, sentidos, nova linguagem etc.

Fora do trabalho em equipe


Objetivo: Interagir com o grupo e refletir os problemas em grupo. Desenvolvimento: Entregar 1 (um) balo para cada membro do grupo, ao som de uma msica. Todos os participantes ficam ao centro do crculo e comeam a jogar os bales para cima. O animador vai pedindo aos participantes que sentem e os demais no podem deixar os bales cair. Concluso: Quando os problemas so muitos e somos s um, sentimos mais dificuldades para resolver. Com o trabalho em equipe os problemas se resolvem mais rpido.

Fotolinguagem
Objetivo: Olhando para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais fatos e ter uma opinio sobre eles. Nmero de participantes: Se houver mais de oito pessoas, deve-se subdividir em grupos de cinco. Material necessrio: Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala. Descrio da dinmica: Os participantes passeiam pela sala, olhando as fotos e escolhem duas fotos que tenham ligao entre si. Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questes: a) Que realidade me revelam? b) Qual a ligao entre elas? c) Por que me identifiquei com elas? Cada um apresenta as fotos e as concluses s quais chegou. O restante do grupo pode questionar a ligao dos fatos entre si e fazer uma ou duas perguntas para clarear melhor as afirmaes.

Ilhas em Alto Mar


Distribuir jornais pela sala (5 folhas) pedir para que os participantes caminhem sentindo o cho, o peso do corpo, observar as pessoas que se cruzam. Imaginar que o grupo estava em um cruzeiro, aconteceu um acidente e o navio naufragou, as pessoas vo movimentando os braos como se tivessem nadando, colocar para o grupo que as guas so perigosas cheias de tubares e os jornais so pequenas ilhas. Quando o instrutor gritar Tubaro todos sobem nas ilhas, os tubares vo embora as pessoas voltam a nadar. Repetir umas quatro vezes, e cada vez que repetir diminuir os jornais. Em uma palavra cada pessoa dizer o que sentiu. Fotografia O instrutor divide a turma em grupos de no mximo dez pessoas, e d um tema para cada grupo, desde que os outros no saibam (ex.: prostituio, violncia, fome, alegria, namoro etc.). O grupo ir montar uma cena onde todos permanecem congelados. O instrutor orienta o grupo para que fiquem postos no lugar, bate palma e o grupo congela. Os demais grupos tentam descobrir a mensagem - ou tema. Fazer um debate sobre o que aprendemos com esta dinmica. Rtulos O instrutor cola uma etiqueta em cada participante, sem que o participante veja o que est

escrito nela. Movimentam-se pela sala, os participantes devem se tratar uns aos outros conforme o rtulo que virem na testa dos companheiros. Cada um deve tentar adivinhar que rtulo recebeu. Depois de vinte minutos, o coordenador pede para cada um diga o rtulo que recebeu e porque sentiu isso. Deve-se conversar tambm sobre os efeitos que os rtulos provocaram nas pessoas, se gostam ou no de serem tratadas a partir de rtulos e comparar com o que acontece na vida real no cotidiano do grupo. Sugestes de rtulos: aprecie-me ensine-me tenha piedade de mim aconselhe-me respeite-me ajude-me rejeite-me ignore-me ria de mim zombe de mim

Exerccio pessoal de reviso de vida e de prtica: a) Recolha-se num lugar tranqilo, onde voc possa ficar em silncio e confortvel. b) Retome a sua vida e procure refletir sobre ela a partir das seguintes questes: Como vai a sua relao? - consigo mesmo; - com o grupo de jovens; - no namoro; - na famlia; - com os(as) amigos(as); - com os colegas de trabalho; - com Deus. c) Partilhar com seu grupo com os amigos como foi a experincia.

Jogo das mos


Finalidade: Refletir sobre a importncia da participao na resoluo de problemas. Para quantas pessoas: de seis at 25 participantes (grupos muito grandes devero ser subdivididos) Descrio da dinmica:

Os participantes devero ficar de p, dando-se as mos, como para uma brincadeira de roda. O moderador explica que o grupo ter como objetivo virar toda a roda ao contrrio, ou seja, todos devero ficar de costas para o centro do crculo com os braos esticados (no vale ficar com os braos cruzados sobre o peito). O jogo tem regras: os participantes no podero soltar as mos, nem falar, at conseguirem alcanar a posio. O monitor d incio ao jogo, reforando que o grupo dever buscar uma maneira (estratgia) de atingir o objetivo, respeitando as regras estabelecidas. A soluo para este problema, que no incio no parece ter soluo, simples: um dos participantes dever erguer o brao do colega formando um arco ao alto pelo qual todos, ligeiramente agachados, passaro.

Jogo dos autgrafos


Finalidade: Analisar os sentimentos de competio e solidariedade. Conduo: O moderador distribui a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que anote o seu nome na parte de cima. Em seguida, cada pessoa dever traar um retngulo ao redor do nome. Avisa aos participantes que eles tero dois minutos para cumprir a tarefa de colher autgrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legvel na folha. Esgotado o tempo, todos os participantes devero ter suas folhas na mo. Iniciado o jogo, forma-se uma verdadeira balbrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior nmero possvel de autgrafos, ainda que tal orientao tenha sido dada, nem o moderador tenha colocado qualquer proposta de prmio ou vitria por conquista. Concludo o tempo, o monitor solicita que todos os participantes confiram o nmero de autgrafos legveis obtidos. Em seguida todos informam para o grupo o nmero conseguido. Procede-se, ento, a anlise do jogo, indagando inicialmente qual o sentimento que ficou mais evidenciado durante o processo de coleta de autgrafos. Conclui-se que houve um forte sentimento egocntrico na busca dos autgrafos, mas no na sua doao.

Mquina do ritmo

Objetivo: Desenvolver temas que s sabemos falar e nunca expressar; Exercitar a criatividade; Buscar nova linguagem e soltar os sonhos. Desenvolvimento: 1) Convidar os participantes a sentarem comodamente no cho ou em cadeiras. 2) O coringa chama um voluntrio para ir frente e lhe pergunta: O que uma mquina? Essa pergunta tambm dirigida aos outros componentes do grupo. Deixar falar e fazer uma sntese das idias. Continuando, pede ao voluntrio para produzir um som e um movimento que simbolize uma mquina. Por exemplo: uma mquina de beneficiar arroz. 3) O voluntrio comear a imitar a mquina sem falar sobre qual ela. Ele ser uma pea e os outros, por sua vez, so desafiados a encaixar-se produzindo outro som e outro movimento na mquina acima, cada um por sua vez, espontaneamente. Aplausos. 4) O coringa pede um outro voluntrio para imitar som e movimento de uma mquina que produza dio. Lembrar que o som e o gesto devem representar o dio. Mesmo processo. Convidar outros para se encaixarem nessa engrenagem. 5) Outro voluntrio: Expresse som e movimento de uma mquina que produza amor e afeto. 6) Um outro voluntrio: A famlia que eu sonho. 7) Pedir opinies sobre o significado do exerccio.

Nem o meu, nem o seu, o nosso


Finalidade: Propiciar um clima de descontrao e integrao entre os participantes do grupo. Material necessrio: rdio e CDs de msica Descrio da dinmica: 1. Grupo de p, espalhado pela sala. Msica. 2. Pedir que todos se movimentem pela sala de acordo com a msica, explorando os movimentos do corpo. Pr msica com ritmo cadenciado. Tempo. 3. Parar a msica. Solicitar que formem dupla com a pessoa mais prxima e que, de braos dados, continuem a se movimentar no mesmo ritmo, procurando um passo comum, quando a msica recomear. 4. Aps um tempo, formar quartetos, e assim sucessivamente, at que todo o grupo esteja se movimentando junto, no mesmo passo.

5. Pedir que se espalhem novamente pela sala, parando num lugar e fechando os olhos. 6. Solicitar que respirem lentamente, at que se acalmem. 7. Abrir os olhos, sentar em crculo. 8. Plenrio: - O que pde perceber com esta atividade? - Que dificuldades encontrou na realizao da dinmica? - Como est se sentindo?

Nome e Qualidade
Objetivo: Aprender o nome dos participantes do grupo de forma ldica; facilitar a integrao entre os adolescentes. Descrio da dinmica: 1. Grupo em crculo, sentado. 2. O facilitador inicia dizendo alto seu nome, seguido de uma qualidade que julga possuir. 3. Cada participante, na seqncia a partir do facilitador, repete os nomes e qualidades ditos anteriormente, na ordem, acrescentando ao final seu prprio nome e qualidade. Comentrios: O desafio desta dinmica aprender de forma lcida como chamar os participantes do grupo, repetindo na seqncia todos os nomes e qualidades ditos anteriormente no crculo, antes de dizer o seu prprio nome. Havendo dificuldade na memorizao da seqncia, o facilitador e/ou o grupo auxiliam a quem estiver falando, pois o importante nesta dinmica que, ao finaliz-la, todos tenham aprendido o nome dos companheiros. Nesta atividade, trabalha-se tambm a identidade - Como me chamam? Quem sou eu? podendo surgir apelidos carinhosos ou depreciativos. importante que o facilitador esteja atento no sentido de perceber e explorar o sentimento subjacente ao modo como cada indivduo se apresenta. uma dinmica que pode ser usada no incio do trabalho, quando o grupo ainda no se conhece ou aps um tempo de convivncia, enfatizando as qualidades pessoais e/ou englobando outras questes, como: algo de que se goste muito, o nome de um amigo, divertimento preferido etc.

Olhar para os sentimentos


Objetivo: a partir da representao de expresses de sentimentos, debater fatos reais da vida das pessoas. Encenao: A turma pode ser dividida em pequenos grupos. Cada grupo fica encarregado de encenar a expresso de um ou mais sentimentos, atravs da fisionomia ou relao entre pessoas. Entre os sentimentos a serem representados podemos propor paz, dio, medo, tranqilidade, indiferena, paixo etc.

Debate: Depois das encenaes para o grupo, pode-se analisar se os sentimentos foram bem representados. E iniciar um debate sobre a incidncia desses sentimentos na nossa vida: Observamos as expresses das pessoas na vida real para perceber seus sentimentos? Como reagimos quando percebemos que uma pessoa est tomada por um determinado sentimento? Somos sensveis o suficiente para adequar nossa forma de relacionamento com as pessoas de acordo com os problemas ou emoes delas? Que tipo de ajuda nossa pode ser importante para nosso colega ou amigo, especialmente quando ele estiver com problemas?

Uma viagem de navio


Objetivo: possibilitar o autoconhecimento e facilitar a integrao. Material: giz e aparelho de som. Desenvolvimento: 1) O coordenador desenha no cho o espao do navio. O espao deve ser grande o suficiente para conter todo o grupo. 2) Pedir que todos entrem no navio, que se movimentem ao som da msica, reconhecendo o espao e cumprimentando-se de forma criativa, sem palavras. 3) O coordenador vai desenvolvendo as etapas da viagem, solicitando ao grupo que vivencie cada uma delas adequadamente: - navegando em mares calmos; - observando a natureza em volta; - percebendo que uma tempestade se aproxima; - enfrentando a tempestade; - retornando calmaria; - avistando o porto; - preparando-se para o fim da viagem; - desembarcando. 4) No plenrio, cada participante diz o que mais lhe chamou a ateno durante a viagem, avaliando o nvel de suas relaes e levantando as dificuldades. Em seguida, comparar a viagem com as relaes no trabalho e na escola.

Lder ou lideranas? A Candidatura


O grupo de jovens um espao de exerccio da cidadania. A construo de uma sociedade mais participativa e solidria passa por uma nova relao nas tarefas desenvolvidas pelo grupo. Com criatividade e o uso de dinmicas adequadas, o grupo vai crescer em cidadania. Todo grupo deve favorecer a participao individual e o sentido de corresponsabilidade entre os participantes. Todos tm possibilidades de servir em alguma coisa, de oferecer diferentes dons.

Quando o grupo assume conjuntamente os trabalhos, existe maior participao. As diferentes lideranas ou funes so um compromisso para o funcionamento do conjunto. O que cada um faz individualmente pode parecer objetivamente pouco, mas subjetivamente pode significar o incio de um processo de descoberta de si mesmo, de sentir-se til, de aproveitar suas prprias qualidades. Significa libertar-se do medo, do complexo de inferioridade, do anonimato passivo, do sentimento de inutilidade e da dominao por parte de algum. So muitas as funes que se exercem em um trabalho de grupo, dependendo da atividade proposta, se de estudo, integrao, avaliao etc... Algumas so bsicas para todos os grupos e atividades: O coordenador(a): aquele que se responsabiliza de modo geral pela reunio, ajudando para que todos os papis se integrem para o bem de todos. O secretrio(a): aquele que faz a sntese do que foi tratado de mais importante no grupo e registra as questes que permanecem. O perguntador(a): a pessoa que se preocupa com o aprofundamento do tema. O grupo, ao planejar determinada atividade, define quais so as responsabilidades. Os participantes podem se oferecer livremente ou serem indicados pelo grupo. As dinmicas que seguem se utilizam ao iniciar um encontro ou reunio com pessoas que no se conhecem ou que tenham um conhecimento superficial. Ajudam a romper barreiras e criar um clima de amizade entre os participantes, possibilitando conhecer cada um do grupo e seus valores. Ajudam a descobrir as lideranas.

A candidatura Objetivo: expressar de maneira simptica o valor que tm as pessoas que trabalham conosco.

Descrio da dinmica: Cada grupo deve escolher um candidato para determinada misso. Por exemplo, ser presidente da associao de moradores, ser dirigente de um clube esportivo etc. Cada participante coloca no papel as virtudes que v naquela pessoa indicada para o cargo e como deveria fazer a propaganda de sua candidatura. O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o candidato e faz uma sntese de suas virtudes. Prepara a campanha eleitoral e, dependendo do tempo disponvel, faz uma experincia da campanha prevista. O grupo avalia a dinmica, o candidato diz como se sentiu. O grupo explica por que atribuiu determinadas virtudes e como se sentiram na campanha eleitoral.

Invertendo os papis
Objetivo: Refletir sobre os papis sexuais e os esteretipos vigantes em nossa cultura;

possibilitar o questionamento dos privilgios entre os sexos, percebendo as diferenas culturais existentes. Material: Papel ofcio e lpis.

Desenvolvimento da dinmica: 1. Dividir o grupo em cinco subgrupos. 2. Dar um tema para cada subgrupo, pedindo que discutam os papis, as diferenas e os privilgios relativos aos sexos, de acordo com o tema recebido: * * * * * relao marido-mulher; educao de filhos(as); trabalho; namoro; relacionamento sexual.

Tempo para discusso, pedindo que anotem os pontos principais levantados pela equipe. 3. Solicitar que cada subgrupo crie uma cena que expresse a concluso a que chegou. Pedir que, na cena, os rapazes faam o papel feminino e as moas, o masculino. 4. Apresentao de cada subgrupo. 5. Plenrio - compartilhar os sentimentos e as observaes: * Como se sentiu incorporando o papel do sexo oposto? * Qual a diferena existente entre o que voc representou e o que voc faria nessa situao na realidade? * Quais as diferenas que so inerentes ao gnero e quais as que decorrem da cultura?

Problemas e solues
Objetivo: Motivar a anlise e a discusso de temas problemticos; buscar estabelecer o consenso. Nmero de participantes: No mximo 20. Material: Lousa ou papelgrafo; giz ou pincel atmico e apagador; recorte de notcias, se for um fato jornalstico. Desenvolvimento: * Um membro do grupo relata um problema (verdadeiro ou fictco), um caso, um fato jornalstico, ou determina situao que necessite uma soluo ou aprofundamento. * Havendo mais de um caso, o grupo escolhe um para o debate; todos so convidados a dar sua opinio sobre a questo e as idias principais so anotadas no quadro ou no papelgrafo.

* A idia mais comum ou consensual a todos os participantes ento destacada e melhor discutida, ampliando a viso do fato, como uma das possveis solues ou aprofundamento do problema. Avaliao: * Aps o consenso, faz-se uma pequena avaliao do exerccio; em que ele pode nos ajudar como pessoas e como grupo? * Pontos de destaque * Outras aplicaes para este exerccio.

Conversando com meu corpo


Objetivo: Aprofundar a relao com o prprio corpo; fortalecer a auto-estima. Material: gravador ou toca-cd. Desenvolvimento: 1) Grupo espalhado pela sala, deitado. Pr msica suave. 2) Relaxar todo o corpo no cho. Permanecer em silncio e de olhos fechados. 3) Sentir cada parte do corpo medida que o facilitador as enumera. O facilitador deve nomear as partes do corpo, comeando pela cabea, indo at os ps, solicitando que os participantes faam contato com as mesmas e relaxem. Tempo. 4) Identificar as partes de que mais gosta e as de que menos gosta. 5) Enviar uma mensagem positiva parte do corpo de que mais gosta. 6) Enviar uma mensagem positiva parte do corpo de que menos gosta. 7) Lentamente, comear a movimentar-se, at espreguiar. 8) Abrir os olhos e sentar em crculo. 9) Plenrio - compartilhar com o grupo os sentimentos vividos: Como cada um est se sentindo? Qual o sentimento mais forte que voc vivenciou durante a dinmica? O que lhe chamou a ateno sobre si mesmo?

Dinamizando o grupo
Objetivo: Promover a comunicao entre todos os participantes do grupo. Material: Papel ofcio e lpis.

Desenvolvimento: 1) Grupo em crculo, sentado. 2) Cada participante recebe uma folha de ofcio em branco, escrevendo o seu nome no alto dela. 3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada pessoa cujo nome se encontra no alto da folha. 4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos at que a folha retorne ao ponto de origem. 5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas. 6) Em um plenrio, comentar com o grupo o seu trabalho: - O que foi surpresa para voc? - O que j esperava? - O que mais o(a) tocou?

Escolha suas lideranas


Objetivo: Dar-se conta da percepo que o grupo tem de cada um de seus componentes; possibilitar a identificao de lideranas. Material: Papel ofcio e lpis. Desenvolvimento: 1) Formar subgrupos. 2) Cada subgrupo ocupa um lugar na sala, sentado. 3) O facilitador distribui papel e lpis para cada subgrupo, que deve escolher, dentre todos os participantes do grupo, lideranas para as seguintes situaes: - um piquenique; - uma festa danante; - um ato religioso; - um grupo de estudo; - uma greve estudantil; - campanha para arrecadao de alimentos; - mutiro para construo de uma casa; - uma gincana; - um aniversrio-surpresa. 4) Os subgrupos apresentam suas escolhas e as justificam. 5) Cada participante deve anotar as situaes para as quais foi indicado. 6) Plenrio - analisar e refletir as indicaes feitas: - comentar as indicaes recebidas; - comentar as indicaes com as quais concorda e/ou discorda; - partilhar com o grupo o que lhe chamou mais a ateno? 7) Fechamento: o facilitador coloca para todos que quanto mais lideranas houver num grupo,

mais rico este ser, pois assim se aproveitam as diferenas e aptides individuais para o benefcio coletivo.

You might also like