You are on page 1of 5

Proposta de Plano de Trabalho, Monografia, Dissertao ou Tese

Arndt von Staa


arndt@inf.puc-rio.br Departamento de Informtica Pontifcia Universidade Catlica 22453-900 Rio de Janeiro, Brasil Agosto 2004
Write with precision, clarity and economy. Every sentence should convey the exact truth as simply as possible. Instructions to Authors, Ecology 1964 Plans are worthless; the process of planning is invaluable Eisenhower

1. Introduo
Propostas de planos de trabalho, monografias, dissertaes e teses devem comunicar claramente ao leitor os objetivos que o proponente deseja alcanar. Tambm devem deixar claro, por qu vale a pena alcanar esses objetivos; para que serviriam os resultados; qual a inovao gerada ou qual o problema resolvido; quanto os resultados contribuem com relao ao estado da arte; e como o proponente imagina ser possvel alcanar os objetivos [Shaw 2003]. O importante ter sempre em mente que a proposta est sendo escrita para algum que no est 100% familiarizado com o problema especfico a resolver. Para alcanar o objetivo de comunicao, propostas podem ser elaboradas segundo uma organizao que tenha se mostrada bem sucedida no passado. Neste texto procuro descrever um esquema simples que visa guiar alunos a confeccionarem as suas propostas. O presente artigo certamente precisar ser adequado a cada proposta. Serve, no entanto, de ponto inicial para essa tarefa.

2. Contedo
Nesta seo so esboados os itens (captulos) que devem estar presentes em uma proposta. Evidentemente uma proposta especfica pode conter mais itens ou orden-los de forma diferente.

2.1. Introduo
Aqui se descreve, em linhas gerais, a rea em que se situar a proposta. Apresenta-se tambm uma motivao para a realizao do trabalho. Finalmente, descrevem-se as principais dificuldades, ou problemas em aberto, encontradas na rea. Esta seo deve ser concisa e bem direta ao ponto. Poder-se-ia dizer que corresponde a uma espcie de resumo executivo. Ao final da introduo costumeiro redigir-se um resumo da organizao do restante do texto.
Arndt von Staa 1

Como Redigir Propostas

2.2. Estado da arte


Aqui so comentadas as propostas, solues, abordagens, ou tcnicas que se encontram na literatura. O objetivo saber se o proponente conhece em suficiente grau de detalhe a literatura ou trabalhos correntes. Para cada soluo proposta descrita a abordagem por ela utilizada e apresentada uma crtica, evidenciando as suas limitaes ou faltas de completeza. Quanto mais bem embasada na literatura corrente for a crtica, mais confivel ela se apresentar aos examinadores da proposta. Em muitos casos essa seo escrita de forma similar a uma resenha de bibliografia.

2.3. Proposta
Aqui elaborada a proposta propriamente dita. So identificados com clareza os objetivos a alcanar. So descritas as caractersticas (requisitos, diretrizes, ) mais marcantes da soluo. discutido por que vale pena buscar esses objetivos. Muitas vezes os objetivos se apresentam sob a forma de contribuies esperadas, ainda sem um confronto direto com o estado da arte. Em virtude dos freqentes erros de estilo de escrita, cabe salientar que objetivos so coisas que se atinge, certamente no so atividades, ou seja formas de fazer. Precisam, portanto, dispor de alguma forma de verificao quanto ao grau com que foram atingidos.

2.4. Discusso e contribuies esperadas


Aqui a proposta confrontada com o estado da arte. De maneira geral o confronto leva em conta a crtica ao estado da arte elaborado na seo 2.2 Estado da arte. Devem ser explicitadas as contribuies esperadas. Uma contribuio um resultado novo, uma forma de fazer nova, mais eficiente, mais confivel, mais alguma coisa [Shaw 2003]. Certamente uma contribuio no encontra similar na literatura corrente. O importante ser convincente quanto inovao. No caso de tese de doutorado necessrio tambm evidenciar a originalidade. Finalmente devem ser identificados os riscos de no se atingir as metas traadas.

2.5. Esboo do documento final


Aqui apresentado uma lista de captulos e, em alguns casos, sees que se espera o documento final venha a ter. Para cada captulo e seo includo um pequeno texto, tipicamente um pargrafo, descrevendo em mais detalhe o objetivo ou contedo esperado do captulo ou seo. claro que o esboo do documento poder sofrer alteraes durante o desenvolvimento do trabalho. O que interessa nesse momento saber se o proponente tem uma idia suficientemente aprofundada do resultado final a ser apresentado.

2.6. Plano de ao (ou Esboo da soluo)


Aqui delineado como o proponente ir atacar o problema de modo que consiga chegar a um resultado. Por exemplo, pode-se propor uma arquitetura da soluo, um esboo do processo de desenvolvimento, um procedimento de prova a seguir, um conjunto de experimentos controlados a realizar, etc. Caso a proposta corresponda a trabalho j em andamento deve ser descrito o que j foi concludo, os artigos publicados, o software j desenvolvido, os teoremas j demonstrados, os experimentos controlados j realizados, etc.
2

Como Redigir Propostas

Nesse caso deve ser descrito tambm o que est sendo feito no momento e o que falta fazer para alcanar o resultado esperado. O objetivo da seo deixar claro para o leitor que o proponente tem noo do tamanho do problema que pretende atacar, e tambm tem uma idia de como atac-lo. Certamente no se deseja ver propostas abrangentes ou complexas demais, considerando a natureza do trabalho em questo (tese, dissertao ou trabalho de curso). O plano de ao deve deixar claro tudo o que o proponente j fez. Em geral esses resultados esto em algum documento (paper ou monografia) publicado, ou ento correspondem a software j desenvolvido e operacional. Esses documentos e software devem ser listados nesta seo da proposta. Se for desejado os artigos podem ser acrescentados como apndices, possibilitando, assim, uma avaliao melhor da profundidade e abrangncia dos resultados j alcanados. O plano de ao usualmente culmina com uma lista de atividades amarradas ao tempo. Muitas vezes o plano de execuo apresentado como uma seo parte, veja a seo 2.8 Cronograma. Usualmente apresentado sob a forma de um diagrama de barras (diagrama de Gantt). Os objetivos, ou resultados, das atividades devem estar claros para o revisor. Cabe salientar que o importante de um plano de ao o fato do proponente ter refletido sobre como resolver o problema, ter uma boa noo de tudo o que precisa fazer, da dimenso de cada resultado intermedirio, da seqenciao das atividades e das dependncias externas, quando for o caso. claro que ocorrero muitas alteraes durante a execuo do plano. Portanto, o proponente no deve se preocupar tanto com a fidelidade do plano e do cronograma, entretanto deve preocupar-se em identificar tudo o que precisa ser feito, considerando o conhecimento adquirido at o momento da elaborao da proposta. Deve-se preocupar tambm com a seqncia do trabalho e o esforo requerido por etapa. Mesmo sendo impreciso ou voltil, essa informao importante, pois permite saber se o proponente tem noo da dimenso do trabalho a ser realizado.

2.7. Referncias bibliogrficas


Aqui so apresentadas as referncias citadas no texto. As referncias devem estar em acordo com os padres da organizao. No caso da PUC-Rio convm procurar esses padres na pgina que trata de normas da ps-graduao.

2.8. Cronograma 2.9. Aqui apresentado o cronograma das etapas do trabalho a ser realizado, veja a seo 2.5 Esboo do documento final
Aqui apresentado uma lista de captulos e, em alguns casos, sees que se espera o documento final venha a ter. Para cada captulo e seo includo um pequeno texto, tipicamente um pargrafo, descrevendo em mais detalhe o objetivo ou contedo esperado do captulo ou seo. claro que o esboo do documento poder sofrer alteraes durante o desenvolvimento do trabalho. O que interessa nesse momento saber se o proponente tem uma idia suficientemente aprofundada do resultado final a ser apresentado. Plano de ao (ou Esboo da soluo).

Como Redigir Propostas

3. Discusso
Propostas devem ser objetivas. Evite o uso de adjetivos e advrbios inteis. Evite digresses, formas verbosas e outras deficincias estilsticas que somente contribuem para alongar o texto. Evite estruturas gramaticais complexas. Por outro lado, lembre-se que os examinadores das propostas so pessoas com elevado grau de treinamento, portanto uma estrutura por demais simplificada, ou um texto excessivamente explicativo, pode no ser do agrado deles. As sees de uma proposta devem abordar os elementos descritos, mas a sua organizao da escolha do redator, uma vez que dependem da natureza e do contexto do trabalho proposto. Cada seo deveria ter incio, meio e fim. O incio estabelece o objetivo, evitando construes do tipo: Nesta seo descreveremos em linhas gerais . O fim faz um apanhado geral, ou apresenta uma concluso. A linguagem utilizada deve ser formal, ou, mais precisamente, no deve ser coloquial. Devem ser evitadas grias e jargo. Acrnimos devem ser definidos, pelo menos uma vez. Nem todos os revisores conhecem o jargo e os acrnimos. A sintaxe e a ortografia devem estar corretas. Revisores muitas vezes acabam sendo distrados por erros nos textos e figuras entregues. As figuras devem ser legveis. Cuidado especial deve ser dado a extraes do contedo do monitor, muitas elas so ilegveis. Em uma proposta de plano de trabalho importante mostrar que o proponente sabe do que est falando. Entretanto, no necessrio mostrar que sabe em detalhe todas as nuanas do atual estado da arte. Em uma proposta de dissertao de mestrado importante mostrar que o proponente sabe o que existe e o que diferenciar o resultado a ser alcanado. Em uma proposta de tese de doutorado importante mostrar que o proponente sabe virtualmente tudo que existe, demonstrando que compreendeu isso atravs de uma crtica convincente do estado da arte. necessrio tambm mostrar que o caminho traado para atingir a soluo vivel para o proponente e que poder conduzir a resultados originais significativos. Ou seja, importante mostrar qual o problema em aberto que resolve, ou qual ser a melhoria relativa ao que outros j fizeram.

4. Observaes finais
Propostas devem ser fceis de ler e de compreender. Propostas devem ser endereadas a pessoas com nvel elevado de formao, mas no necessariamente especialistas na mesma rea do proponente. Idealmente, propostas devem satisfazer a regra 5wh (what, why, who, when, where, how). Ou seja, devem deixar claro quem ser o responsvel; o que ser feito; por que ser feito; como ser feito; onde ser feito; e quando ser feito. Evidentemente, propostas podem conter ainda mais informaes, tais como para que fazer; quais os recursos necessrios para fazer; etc. Para alcanar esse objetivo de comunicao, propostas, mesmo as de formato livre, devem seguir um determinado esquema. Nesse artigo foi apresentado um possvel esquema para propostas de formato livre.

Como Redigir Propostas

Bibliografia
Aceto, L.; How to Referee a Scientific Paper: An Introduction to the Art of Communicating Ideas and Results in (Computer) Science; BRICS, Department of Computer Science; Aalborg University, Denmark; 2003 Maloy, S.; Guidelines for Writing Scientific Papers; Buscado em: 03/maro/2004; URL: http://www.msu.edu/course/lbs/126/assignments/paper.pdf Parbery, I.; A Guide for New Referees in Theoretical Computer Science; Information and Computation 112(1); London: Elsevier; 1994; pags 96-116 Shaw, M.; Writing Good Software Engineering Research Papers; position paper; Proceedings 25th ICSE International Conference on Software Engineering, Portland, Oregon, 2003; Los Alamitos, CA: IEEE Computer Society; 2003; pags 726-736 Steingraber, S.; Jolls, C.; Gold, D.; Guidelines for Writing Scientific Papers; Buscado em: 03/maro/2004; URL: http://www.life.uiuc.edu/micro/317/317-papers.pdf

You might also like