You are on page 1of 6

O Solo da Floresta

O solo da floresta tropical primria raramente o grosso, selvas emaranhadas de aventuras e histrias. muito pelo contrrio: o solo relativamente claro de vegetao devido profunda escurido criado por 100 ps (30 m) acima do dossel vegetao. O dossel no apenas bloqueia a luz solar, mas tambm vento e chuva. Um visitante da floresta tropical durante uma chuva ir normalmente no sentir imediatamente a chuva caindo, porque muito da chuva se desvia e recolhidas por diversas plantas do dossel. O bloqueio de vento pela copa torna a o cho da floresta um lugar calmo onde s a mnima brisa sopra durante tempestades tropicais. Ao fazer caminhadas na floresta tropical primria uma lanterna pode ser mais til do que um machete uma vez que o ambiente de iluminao moderada limita o crescimento do terreno. Em vez vegetao asfixiada, o visitante vai encontrar grandes troncos de rvore, intercaladas por vinheiras e lianas, e inmeras mudas e arbustos e um nmero relativamente pequeno de plantas terrestres. O termo "mata" freqentemente aplicada a zonas florestais que tem crescimento de solo denso. Tais "selvas" so caractersticas de florestas perturbadas, geralmente perto da arestas florestais, em recentes lacunas abertas, margens do rio, bem como reas onde a floresta foi anteriormente apuradas. Vigoroso crescimento terreno s possvel quando h plena luz disponvel, onde h absoro de luz solar no dossel que apenas 0.5-5 percento da luz penetra e chega ao solo das florestas tropicais primrias.
CARACTERSTICAS

Apesar de sua sombra constante, o cho da floresta um lugar importante para interaes e relaes complexas. O solo da floresta um dos principais lugares de decomposio, um processo fundamental para a manuteno da floresta como um todo. tambm a casa de milhares de plantas e animais, e oferece suporte para rvores responsveis pela formao do dossel. O solo a regio da floresta, que foi explorada primeiro e tem sido a mais intensivamente estudada.

CICLOS DOS SOLOS E NUTRIENTES

Entender a composio bsica dos solos florestais ajuda a explicar o conceito de reciclagem de nutrientes na floresta; por isso existem problemas com a limpeza das terras da floresta para a agricultura, e como os solos so importante fatores na influncia da complexidade da Floresta laterite Mais de dois teros das florestas tropicais do mundo, e de trs quartos da floresta amaznica podem ser considerados "desertos molhados", onde crescem em barro vermelho e amarelo como solos cidos e que so baixos em nutrientes. Muitos solos de florestas tropicais so muito antigos e empobrecidos, em especial nas regies como a bacia amaznica, onde no houveram qualquer atividade vulcnica recente para abrir novos nutrientes. Os solos da Amaznia so em grande parte desprovidos de minerais como o fsforo, potssio, clcio e magnsio, mas so ricos com xido de alumnio e xido de ferro, que do aos solos tropicais a sua distinta colorao avermelhada ou amarelada e so extremamente txicas. Nessas condies, de perguntar como que estes solos pobres podem suportar tal crescimento vigoroso. Florestas tropicais so extremamente parecidas com uma selva. Colonos europeus pensavam (e mesmo assegurado por cientistas do tempo), que o verde da "selva" era devido aos ricos solos, no entanto cortaram as grandes manchas da floresta para criar cultivos. As terras agrcolas apuradas suportam vigorosos crescimentos, mas apenas um quatro anos, quando misteriosamente, o crescimento diminue para um ponto onde abundncia de fertilizantes foram necessrios para qualquer crescimento. Colonos queriam saber por que razo as suas culturas pereceram e como solos pobres poderiam suportar o crescimento luxuriante da floresta tropical. A resposta reside na rpida reciclagem de nutrientes da floresta.
RECICLAGEM DE NUTRIENTES

Os colonos no perceberam que se tratava de um ecossistema totalmente diferente de suas florestas temperadas onde a maioria dos nutrientes existem no solo. Na floresta, a maior parte do carbono e nutrientes essenciais esto bloqueados at que vivem na vegetao, morto em madeira, folhas e decadente. Como o material orgnico decai, reciclado to rpido que alguns nutrientes chegam ao solo, deixando quase estreis. A materia em decomposio (madeiras e folhas mortas) processada de forma eficiente, devido abundncia de decomponentes incluindo bactrias, fungos e cupins. Estes organismos retomar nutrientes, que so liberados como resduos quando organismos morrem. Praticamente todas matria orgnica rapidamente transformado, mesmo matria fecal e

transpirao. apenas uma questo de minutos, em muitas florestas tropicais, antes de excremento descoberto e utilizados por diversos insetos. Excrementos podem ser cobertas com coloridas borboletas, besouros, moscas e, ao mesmo tempo que excremento do besouros utilizado como alimento para larvas. Insetos no so apenas atrados para excremento pelo valor energtico, mas muitas vezes para a presena de nutrientes como sais de clcio. Suor humano um tesouro para vrias espcies de borboletas, que se renem no pescoo e chapu de turistas, e para irritar o abelhas-suor, pode cobrir aparentemente cada centmetro de pele exposta em algumas florestas. Quando a vegetao morre, os nutrientes so rapidamente discriminadas e quase imediatamente devolvidos ao sistema, como elas so ocupadas por plantas vivas. Absoro de nutrientes pelas razes facilitado por uma nica relao entre as razes e um fungo, micorriza. A micorriza atribuem a plantas e razes so especializados para aumentar a eficincia do nutriente absoro de nutrientes do solo. Em contrapartida, as plantas fornecem os fungos com acares e abrigos entre as suas razes. Os estudos mostraram tambm que micorriza pode ajudar resistir uma rvore seca e doena.

OS SISTEMAS DAS RAZES DAS RVORES

rvores da floresta tropical esto bem adaptadas ao seu ambiente e tm dominado o problema de solos pobres. Desde os primeiros seis a oito polegadas (15-20 cm) do solo um composto de decadente folhas, madeira e outras matrias orgnicas, a mais rica fonte de nutrientes no solo. Para explorar este recurso, dossel rvores esto enraizadas superficialmente, enquanto a maioria temperado rvore razes estendem mais de 5 ps (1,5 m) de profundidade. Muitas espcies tropicais tm razes que, de facto, crescem para fora do solo para formar um tapete no cho da floresta, a fim de recolher mais eficientemente nutrientes. Essas minsculas razes formam uma rede que, juntamente com os fungos micorriza, rapidamente absorver nutrientes. A configurao das razes superficiais e altura causam grande instabilidade para rvores da floresta, especialmente no solo mido e fortes ventos superiores do dossel que podem acompanhar as tempestades tropicais. Para contrariar esta situao, muitas espcies de rvores possuem extenso sistema radicular que, em alguns casos, pode correr para mais de 325 ps (100 m). Outras rvores, especialmente tall espcies emergentes, tm evoludo grande razes de suporte, fino tronco que comea cerca de 20

metros do cho. Essas estruturas so pensadas para tambm ajuda na captao e armazenamento da gua, aumentar a superfcie de trocas gasosas, e recolher folhada adicionais para alimentao. Algumas rvores, especialmente palmeiras, tm razes de apoio. Assim, quando colonos cortaram as rvores das florestas e queimaram a vegetao, eles destruiram o delicado sistema das florestas permitiam o crescimento vigoroso em tais solos pobres. A queima da vegetao libera suficiente nutrientes no solo para permitir culturas a crescer durante vrios anos, mas sem a micorriza, e outros organismos do solo para corrigir nutrientes, solos foram rapidamente absorvido pelo sol tropical ou lavados pelas chuvas. Os minerais essenciais no foram substitudos por novos, assim no havia mais floresta acima para grande folhas e madeira. Dentro de alguns anos, os nutrientes do solo se tornam deficiente e no podem mais produzir as culturas convencionais. Os colonos destruiu vrios elos de nutrients do sistema da floresta e tiveram de abandonar o local para outro florestada. Embora isto parea similar a tcnica de povos indgenas nativos, a diferena est na dimenso e forma das apuradas sites. Ao limpar grandes reas, os colonos criaram uma grande quebra na floresta nutrientes ciclismo sistema; algo que leva geraes para recuperar. Nas pequenas manchas florestais as florestas podem rapidamente recolonize aps a agricultura abandonada, especialmente se a rea deixada cercada por florestas. Dentro de 20 anos, relativamente bem desenvolvidos floresta secundria pode reclamar uma tal parcela agrcola. Nem todos os solos da floresta so to pobres; algumas crescem em florestas tropicais, ricos em nutrientes vrzea e solos vulcnicos. Alguns dos melhores solos so encontrados nas encostas ngremes, porque os minerais so liberados quando o esgotado escorre. Esses solos ricos so encontradas na Amaznia plancies aluviais, Andes, e vulcnica reas do Sudeste Asitico (Java), frica, Amrica Central e do Caribe. Contudo, sem uma gesto adequada, bem como esses solos podem ser rapidamente escoar os nutrientes atraves de fortes chuvas e do sol. Por exemplo, um hectare de floresta tropical raramente perde mais de 1 tonelada de solo anualmente. No entanto, quando a floresta nivelado e plantadas com diferentes culturas, a eroso aumenta drasticamente. Se a floresta substituda por vegetao densa como a plantao de caf, o hectare perde entre 20 e 160 toneladas, que se for substitudo com grandes culturas, a rea pode perder mais de 1000 toneladas anuais.

CRESCIMENTO APS A APURAO DOS SISTEMAS DE RAZES

Quando os europeus prepararam a floresta para agricultura, eles provavelmente pensaram que as florestas crescessem de forma relativamente rpida, como as florestas temperadas da Europa e da Amrica do Norte. Mas no ser fcil cultivar floresta em terras agrcolas com monoculturas que foram destitudos de floresta durante vrios anos e tenham altamente solos degradados. Solos tropicais rapidamente tornar-se imprprio para o crescimento devido rpida lixiviao de nutrientes causado por fortes chuvas e sol intenso. Alm disso, muitas rvores tropicais esto dependentes de determinadas espcies animais para polinizao, disperso de sementes, e as sementes de transformao. As sementes de muitas espcies da floresta tropical so grandes (uma vez que germinam na sombra do dossel e deve ter alimentos suficientes reservas para crescer em condies de luz baixa da floresta piso) e exigem animais dispersores (vento ou outros meios mecnicos muitas vezes no so Suficiente para dispersar as sementes desta dimenso). A perda desses disperso espcies florestais quando nivelado, significa rvore sementes no so susceptveis a se dispersar em reas apuradas. Assim sendo, estas importantes espcies arbreas florestais no iro voltar. TAs sementes e mudas dessas espcies arbreas no limitado por animal disperso e polinizao agentes so muitas vezes especialmente adaptadas para a luz e as condies climticas das selvas sombreada cho. Estas sementes geralmente no iro germinar na quente, rida condies das clareiras, e os que o broto rapidamente sucumbem ao sol e solos pobres. Plantas tropicais esto habituadas estabilidade da floresta tropical, onde so robustas. Quando elas e suas sementes so confrontados com o conjunto de condies inteiramente diferentes apresentado pela floresta compensao, no se adaptam bem.Suas sementes tm pouca ou nenhuma capacidade de permanecer latentes uma vez que eles no tm necessidade sob condies normais floresta. O ar seco da floresta tambm resseca as folhas as levando morte. A eliminao da simbitica micorriza reduz a capacidade das rvores para pegar em nutrientes do solo. Este fungo especialmente difcil para substituir uma vez que cada espcie de rvore pode ter o seu prprio simbitica espcies de micorriza. Regenerao ainda o baixo peso com a rpida invaso de duras gramneas e arbustos aps a desobstruo da floresta.

A situao diferente quando uma rea deixada cercada por florestas e os solos que no so dizimadas. Sob estas condies, a floresta Maio rapidamente recuperar o estril com uma rpido crescimento, como as plantas florestais gramneas, a banana (Heliconia), gingers, se mudaram para a claridade. Espcies de rvores-que exigem tais condies de luz solar e umidade mais baixa para o crescimento como a cecropia (neotrpicos) e macaranga (sia) colonizam rapidamente as florestas. Depois de vrios anos, o pequeno nmero de plantas e rvores como o kapok e a cecropia sejam gradualmente substitudos com diversas espcies mais caractersticas dos mais velhos crescimento de florestas primrias. Micorriza fungos podem recolonizar a floresta circundante e facilitar a captao nutriente. Aps 20 anos, o ex-apuradas terras podem novamente ter vigoroso crescimento, embora este bosque apenas uma sombra da original floresta primria. A nova floresta secundria, muito menos diversificada, tem um dossel menos desenvolvidos, menos animais, solo e vegetao espessa. No se sabe quanto tempo leva para a floresta secundria para voltar complexidade da floresta primria, mas as estimativas so de centenas de milhares de anos.

You might also like