You are on page 1of 13

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO NCLEO DE INFORMTICA EDUCATIVA ALFAMAT ALFABETIZAO MATEMTICA, LEITURA E ESCRITA

TESTE DE LNGUA PORTUGUESA E MATEMTICA

CICLO II

2ano
MAIO / 2011

2 QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


LEIA O TEXTO E RESPONDA S QUESTES 1, 2, 3 E 4 A tempestade Dona Marieta olha para o cu e grita: Meu filho, vem pra dentro de casa, olha a chuva, olha o vento! Ah! Como a chuva bonita e o vento forte!, disse o menino. No sejas doido, esse vento te carrega e essa chuva um tor! Eu no sou tapioca pra derreter na chuva e tenho foras pra me defender do vento! Enquanto o vento soprava e a chuva caa, que nem um pinto molhado, o menino dizia: Gosto de chuva com vento, gosto de vento com chuva!
Adaptado de: LISBOA, H. O menino poeta. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.

QUESTO 1 A pessoa que pede para o menino sair da chuva sua (A) me. (B) professora. (C) irm. (D) amiguinha. QUESTO 2 A frase que expressa uma OPINIO (A) Meu filho, vem pra dentro de casa, olha a chuva (B) Ah! Como a chuva bonita e o vento forte! (C) Enquanto o vento soprava e a chuva caa (...) (D) (...) olha a chuva, olha o vento! QUESTO 3 O menino diz que no tem medo de ficar na chuva porque (A) muito esperto e valento. (B) est acostumado com o perigo. (C) tomou xarope para resfriado. (D) no tapioca pra derreter. QUESTO 4 A expresso um tor quer dizer que a chuva (A) perigosa. (B) vai passar logo. (C) muito forte. (D) fraquinha.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

3
LEIA O TEXTO E RESPONDA S QUESTES 5, 6, 7 E 8 O pingo dgua (Fragmento) Parem com esse pingo dgua! berrou a bruxa. O Saci deu uma risada de escrnio. Parar? Tinha graa! J arrumei tudo, de modo que o pingo pingue durante cem anos. Parem com esse pingo que est me pondo louca! Tenha d de uma pobre velha... Pobre velha! Quem no a conhece que a compre, bruxa de uma figa! S pararemos com a gua se voc nos contar o que fez de Narizinho. Hum! exclamou a bruxa. Pois se sabe, desembuche. E nada de tentar enganar-nos. ir dizendo onde est a menina o mais depressa possvel. Farei o que quiserem, mas primeiro ho de desviar de minha testa este maldito pingo que me est deixando louca.
LOBATO, Monteiro. O Saci. So Paulo: Globo, 2007.

QUESTO 5 A expresso Quem no a conhece que a compre quer dizer que a bruxa (A) esquecida. (B) traioeira. (C) bondosa. (D) confivel. QUESTO 6 A palavra desembuche significa que o Saci quer que a bruxa (A) fale baixo. (B) no reclame. (C) fale logo. (D) fique parada. QUESTO 7 A conversa entre o Saci e a bruxa d a entender que ela (A) estava presa e com gua pingando em sua testa. (B) pingava gua na sua testa por diverso. (C) estava feliz com a gua pingando em sua testa. (D) pingava gua na testa do Saci. QUESTO 8 O Saci zombou da bruxa dizendo que ia deixar a gua pingando em sua testa por (A) quatrocentos anos. (B) trezentos anos. (C) duzentos anos. (D) cem anos.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

4
OBSERVE A CHARGE E RESPONDA S QUESTES 9, 10 E 11

Adaptado de: http://eaa20072.blogspot.com/2009/03/dia-internacional-da-agua.html

QUESTO 9 A FINALIDADE do texto (A) instruir como limpar os rios. (B) alertar sobre a poluio dos rios. (C) informar sobre os benefcios dos rios. (D) apresentar as partes principais de um rio. QUESTO 10 O pedido do rio quer dizer que (A) para jogar mais coisas na gua. (B) o reprter muito enjoado. (C) importante aparecer na televiso. (D) urgente a preservao dos rios. QUESTO 11 O Dia Mundial da gua (A) 20 de maro. (B) 21 de maro. (C) 22 de maro. (D) 23 de maro.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

5
LEIA O TEXTO E RESPONDA S QUESTES 12, 13, 14 E 15 A Iara e a poluio Os ndios costumavam dizer que no fundo do rio vivia uma moa com longos cabelos negros, chamada Iara. Ela era a rainha das guas e tinha a misso de proteger os peixinhos e outros animais que habitavam por l. Para os ndios, a Iara era a moa mais bonita que existia na natureza. tardinha, ela costumava subir at a superfcie do rio, sentava sobre uma folha de vitria-rgia e penteava os longos cabelos, olhando sua imagem refletida nas guas. Os ndios contam que, numa tarde, o Curupira, rei das matas e protetor dos animais da floresta, sentiu um cheiro ruim que vinha do rio e, com a pulga atrs da orelha, teve uma enorme surpresa: a Iara e os peixinhos estavam doentes porque no conseguiam respirar na gua que estava escura. O Curupira, ento, concluiu: Vai ver que esse rio est ficando poludo.
Adaptado de: BRANCO, S. M. A Iara e a poluio das guas. So Paulo: Moderna, 2002.

QUESTO 12 A frase que indica uma OPINIO (A) Vai ver que esse rio est ficando poludo. (B) (...) ela costumava subir at a superfcie do rio (...) (C) (...) sentiu um cheiro ruim que vinha do rio (...) (D) (...) sentava sobre uma folha de vitria-rgia (...) QUESTO 13 O texto trata, PRINCIPALMENTE, (A) do casamento da Iara em um rio poludo. (B) do Curupira e de sua amizade com os ndios. (C) dos ndios que viviam em uma floresta. (D) da Iara e de seu contato com um rio poludo. QUESTO 14 A frase que indica que a Iara no conseguiu proteger os peixinhos e os outros animais que habitavam no rio (A) Para os ndios, a Iara era a moa mais bonita que existia na natureza. (B) (...) a Iara e os peixinhos estavam doentes porque no conseguiam respirar (...) (C) (...) no fundo do rio vivia uma moa com longos cabelos negros, chamada Iara. (D) (...) penteava os longos cabelos, olhando sua imagem refletida nas guas. QUESTO 15 A expresso com a pulga atrs da orelha quer dizer que o Curupira estava (A) com coceira. (B) animado. (C) desconfiado. (D) brincando.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

6
LEIA O TEXTO E RESPONDA S QUESTES 16, 17, 18 E 19 Dia Mundial da gua comemorado com aes educativas no Utinga (Fragmento) Estudantes e professores de escolas pblicas e privadas, alunos do Curso de Engenharia Sanitria e Ambiental da Universidade da Amaznia (Unama) e um grupo de senhoras atendidas no Lar de Maria participaram das comemoraes pelo Dia Mundial da gua, nesta tera-feira (22), no Parque Ambiental do Utinga, em Belm. A programao incluiu visita Estao de Tratamento de gua (ETA) do Bolonha, palestras, teatro de fantoches, exibio de vdeos, trilhas ecolgicas e passeio pelos mananciais que abastecem a capital paraense. Aps a visita ETA Bolonha, onde conheceu todo o processo de captao, tratamento e distribuio da gua que chega s residncias, Ilda Cavalcante Pinto, 73 anos, disse estar surpresa com o sistema. "Achei esse trabalho da Cosanpa maravilhoso. Nunca imaginei que fosse assim", declarou. As atividades foram encerradas s 12h com a entrega de kits educativos aos participantes da programao.
Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=74174. Publicado em 22/03/2011

QUESTO 16 O trecho que expressa uma OPINIO (A) A programao incluiu visita Estao de Tratamento (...) (B) (...) trilhas ecolgicas e passeio pelos mananciais (...) (C) Achei esse trabalho da Cosanpa maravilhoso (...) (D) As atividades foram encerradas s 12h(...) QUESTO 17 O ASSUNTO principal do texto a (A) programao do Dia Mundial da gua no Parque Ambiental do Utinga. (B) distribuio de kits educativos para a comunidade do Utinga. (C) alegria dos alunos, professores e senhoras do Lar de Maria. (D) reestruturao da Estao de Tratamento de gua do Bolonha. QUESTO 18 A FINALIDADE do texto (A) divulgar um evento que ser realizado no ms de abril no Utinga. (B) instruir como evitar o desperdcio de gua no Parque Ambiental do Utinga. (C) convidar as pessoas para passearem no Parque Ambiental do Utinga. (D) informar sobre as aes realizadas no Parque do Utinga no Dia Mundial da gua. QUESTO 19 Dentre as atividades realizadas no Parque do Utinga podem ser citadas: (A) teatro de fantoches, exibio de vdeos e trilhas ecolgicas. (B) entrega de brinquedos, danas e cantoria. (C) aulas expositivas, concurso de cartazes e mergulho no rio. (D) corrida, apresentao de grupos folclricos e pintura.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

7
OBSERVE A TIRINHA E RESPONDA S QUESTES 20,21 E 22

Adaptado de: http://guiaecologico.wordpress.com/tag/tirinhas/

QUESTO 20 A chuva alagou a rua porque (A) demorou muito para passar. (B) o bueiro estava coberto pelo lixo. (C) o carro passou pelo bueiro. (D) o asfalto dificulta o escoamento da gua. QUESTO 21 A FINALIDADE do texto (A) informar sobre os problemas do trnsito nas grandes cidades. (B) divulgar uma campanha para no jogar lixo na rua. (C) instruir como sair de um carro durante um alagamento. (D) alertar sobre os alagamentos provocados pelo lixo que jogado nas ruas. QUESTO 22 O TEMA principal do texto (A) o engarrafamento no trnsito das grandes cidades. (B) a inundao causada pelo aumento do nvel dos rios. (C) o alagamento das ruas devido ao entupimento dos bueiros. (D) a falta de limpeza das ruas depois do Carnaval.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

8 QUESTES DE MATEMTICA
QUESTO 1 Observe o mapa e responda qual o percurso que o motorista da Companhia de gua deve fazer para chegar ao local onde est o cano quebrado.

(A) seguir na rua Saturno, virar direita na rua Urano e prosseguir na rua Jpiter. (B) seguir na rua Saturno, virar esquerda na rua Vnus e virar direita na rua Marte. (C) seguir na rua Saturno, virar direita na rua Vnus e virar esquerda na rua Mercrio. (D) seguir na rua Saturno, virar direita na rua Vnus e virar esquerda na rua Marte. QUESTO 2 Uma torneira pingando por dois meses desperdia 2.760 litros de gua. Este nmero possui quantas centenas? (A) 276 (B) 270 (C) 27 (D) 2 QUESTO 3 Observe os pontos em destaque na reta abaixo e marque a alternativa que indica o ponto de valor igual a 1.120

(A) P (B) R (C) S (D) U


1 teste ALFAMAT maio 2011 Ciclo 2 2 ano

9
QUESTO 4 Um vazamento de gua, em uma rua da cidade, desperdiou 15.538 litros de gua. Decompondo esse nmero nas suas diversas ordens tem-se (A) 15 unidades de milhar, 53 dezenas e 8 unidades. (B) 15 unidades de milhar, 53 centenas e 8 unidades. (C) 15 centenas, 53 dezenas e 8 unidades. (D) 15 centenas e 538 unidades. QUESTO 5 Qual das alternativas abaixo corresponde ao nmero que pode ser decomposto em 5 x 1.000 + 3 x 100 + 2 x 10? (A) 53.200 (B) 5.320 (C) 532 (D) 53 QUESTO 6 A SOMA da quantidade de gua contida nas caixas dgua a seguir

(A) 2.900 litros. (B) 2.800 litros. (C) 2.750 litros. (D) 2.500 litros. QUESTO 7 Observe as informaes apresentadas no quadro abaixo e responda qual a DIFERENA entre a quantidade de gua usada para lavar loua e a utilizada para molhar as plantas. Ao Molhar as plantas Lavar a loua (A) 69 litros. (B) 65 litros. (C) 63 litros. (D) 61 litros. QUESTO 8 Para lavar o ptio de sua casa, uma pessoa gasta 45 litros de gua. Quantos litros gastar em 5 lavagens? (A) 350 litros. (B) 300 litros. (C) 250 litros. (D) 225 litros. Quantidade de gua utilizada 186 litros 117 litros

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

10
QUESTO 9 Para comemorar a Pscoa, Lcia comprou 84 ovinhos de chocolate a fim de distribuir, igualmente, entre seus 7 sobrinhos. Quantos ovinhos cada um vai receber? (A) 12 ovinhos. (B) 10 ovinhos. (C) 9 ovinhos. (D) 8 ovinhos.

QUESTO 10 Uma escola conseguiu 315 kg de arroz, 150 kg de feijo, 186 kg de farinha e 125 kg de leite em p para doar s vtimas de uma enchente ocorrida numa cidade brasileira. Qual a quantidade de alimentos arrecadados? (A) 790 kg (B) 776 kg (C) 770 kg (D) 765 kg QUESTO 11 Em uma pequena fbrica foram confeccionados ovos de pscoa de trs tipos: 430 de chocolate, 380 de chocolate branco e 250 de chocolate com castanha. O total de ovos fabricados foi de (A) 1.615 (B) 1.605 (C) 1.060 (D) 1.035 Responda s questes 12 e 13 sabendo que o quadro abaixo corresponde aos valores pagos por Joo pelo seu consumo de gua, nos primeiros meses do ano. Janeiro 75 reais Fevereiro 98 reais Maro 120 reais

QUESTO 12 Considerando que, para pagar a conta referente a janeiro, Joo usou uma nota de 100 reais, quanto sobrou de troco? (A) 55 reais. (B) 45 reais. (C) 35 reais. (D) 25 reais. QUESTO 13 Observando o valor pago em fevereiro, quanto Joo pagou A MAIS na conta de maro? (A) 22 reais. (B) 21 reais. (C) 20 reais. (D) 19 reais.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

11
QUESTO 14 Observe na ilustrao abaixo os produtos utilizados por uma lanchonete para fazer sanduches. Sabendo que cada sanduche deve ser feito com apenas 1 recheio, quantos tipos podem ser preparados?

(A) 8 (B) 6 (C) 4 (D) 3 QUESTO 15 Marta preparou bombons de chocolate para vender durante a Pscoa. Ela fez 100 bombons com recheio de cupuau e o DOBRO deste nmero com recheio de castanha-do-Par. Quantos bombons ela preparou no total? (A) 150 (B) 200 (C) 300 (D) 400 QUESTO 16 Uma torneira pingando gua por 4 horas enche uma garrafa de 2 litros, quantas dessas garrafas encher em 12 horas? (A) 8 garrafas (B) 6 garrafas (C) 5 garrafas (D) 3 garrafas QUESTO 17 Uma pessoa gastou 32 reais comprando 8 garrafes com gua mineral. Quanto custou cada garrafo? (A) 8 reais. (B) 6 reais. (C) 5 reais. (D) 4 reais.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

12
QUESTO 18 Se em uma residncia so desperdiados 987 litros de gua por semana, quantos litros so desperdiados em 1 dia? (A) 141 litros. (B) 138 litros. (C) 135 litros. (D) 130 litros. QUESTO 19 Em uma pequena fbrica foram preparados 300 litros de suco. Quantos garrafes de 5 litros conseguiram encher com esta quantidade? (A) 68 garrafes. (B) 60 garrafes. (C) 56 garrafes. (D) 40 garrafes. QUESTO 20 Que percentual do garrafo, representado a seguir, est preenchido por gua?

(A) 100% (B) 50% (C) 25% (D) 10%. QUESTO 21 O quadro a seguir apresenta a concentrao da gua nos diversos continentes. Continentes Amrica sia Europa frica Oceania Antrtida Concentrao 44% 26% 15% 9% 4% 2%

Fonte: http://www.ebah.com.br/agua-doce-doc-a15418.html

Quais os continentes que, juntos, concentram 70% da gua do planeta? (A) Amrica e frica. (B) Europa e sia. (C) Amrica e sia. (D) Antrtida e Oceania.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

13
QUESTO 22 Observe o grfico abaixo e marque a alternativa que corresponde s regies que concentram o MAIOR volume de gua doce no Brasil.

Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br

(A) Regio Norte e Regio Centro-Oeste. (B) Regio Nordeste e Regio Sul. (C) Regio Sudeste e Regio Norte. (D) Regio Centro-Oeste e Regio Nordeste.

1 teste ALFAMAT maio 2011

Ciclo 2 2 ano

You might also like