You are on page 1of 8

A incluso do aluno surdo no ensino regular: a voz das professoras 1

Maria Lcia Lorenzetti2


maluzetti@ccs.univali.br

Resumo O presente estudo teve como objetivo discutir as experincias das professoras no processo de incluso do aluno surdo no ensino regular da rede municipal de ensino na cidade de Itaja, em Santa Catarina. Utilizamos o estudo de caso como mtodo para a investigao, trabalhando com seis Escolas Bsicas do Ensino Fundamental que integram alunos surdos. A discusso refere-se ao processo de incluso/integrao, destacando as experincias vivenciadas pelos professores neste processo. Neste contexto, procuramos tambm discutir as pesquisas recentes que abordam o assunto, bem como referenciar a contribuio de pesquisadores e educadores envolvidos com os alunos surdos. Os resultados evidenciam a necessidade de dar continuidade ao processo de formao dos professores que atuam com alunos surdos, pois um dos aspectos relevantes da pesquisa, refere-se forma de comunicao utilizada pelos alunos surdos, sendo que a comunicao atravs da Lngua de Sinais e no da linguagem oral, demonstrou ser o maior obstculo que dificulta o processo de incluso.

Abstract The main reason of the present study was the discussion of the teacher experiences in the process of the deaf student inclusion in the High School in Itaja city, in the state of Santa Catarina. We used the study of the case for an investigation, working with six public elementary schools where there also deaf students. The discussion refers to the process of inclusion, integration, showing up the experiences that the teachers have had. At the context we also discussed the lately researches about the subject such as the reference of the researcher and teachers involved with deaf students The results shou the necessity of giving continuity to the process of teachers training who teach deaf students, since one of the relevant aspects of the research, refers to the way of communication

Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Ps-Graduao em Educao. Mestre em Educao; Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itaja UNIVALI; Psicloga no Ncleo de Apoio Psicopedaggico Pessoas com Necessidades Especiais.

used by the deaf student, that is, the communication though the sign language and not the oral language, should to be the greatest obstacle that makes the process of inclusion more difficult. A discusso sobre a incluso de surdos no contexto educacional, tem sido palco para vrias reflexes. Sabemos que no basta somente que o surdo freqente uma sala de aula, mas que seja atendido nas suas necessidades. Destacamos aqui o papel do professor quanto ao desenvolvimento de um trabalho que valorize todas as diferenas e que esteja pautado nos objetivos de uma educao que vise valorizao do exerccio cidadania, o desenvolvimento biopsicossocial do indivduo e a sua preparao para estar inserido nos mais variados contextos sociais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira (LDB, n 9394/1996) estabelece que os sistemas de ensino devero assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula. Sabemos que a realidade apresentada esboa um quadro diferente. A presente pesquisa revela o despreparo e o desconhecimento das professoras para lidar com o aluno surdo, citando como fator relevante o uso de uma linguagem totalmente oralista no processo de comunicao. Na maioria das escolas pblicas, onde no h a aceitao da Lngua de Sinais, havendo vrias formas que levam a sua interdio, o aluno surdo tratado como se fosse um ouvinte e conseqentemente, deve desenvolver a fala. A importncia de conhecer as experincias das professoras quanto incluso do aluno surdo no ensino regular relaciona-se ao papel a ser desenvolvido favorecendo as interaes e oferecendo uma educao que valorize a diversidade, em especial as variadas formas de comunicao. Desta forma procurou-se ouvir as professoras objetivando identificar caractersticas relevantes presentes no processo de incluso, enfocando quatro temas centrais: Trajetria Profissional, O Primeiro Contato, Processo de Comunicao, As Interaes. Compreende-se que no contexto da sala de aula encontra-se a marca social do processo educativo, seja, desde um contexto macro, at chegar nas interaes entre os diversos sujeitos que ali se encontram (Penin, 1994). Neste contexto, a qualidade das interaes estabelecidas pode contribuir para a efetivao de prticas inclusivistas que favoream o pleno desenvolvimento dos indivduos envolvidos.

Delineamento da pesquisa A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso onde se pretende apresentar alguns elementos que emergem no trabalho pedaggico dos professores do Ensino Fundamental diante do processo de incluso do aluno surdo que freqenta as escolas da rede municipal no municpio de Itaja - SC.

Sujeitos da pesquisa Foram selecionadas cinco professoras que atuam com o aluno surdo nas escolas da Rede Municipal de Ensino em classes do Ensino Fundamental (1 a 8 srie) no municpio de Itaja em

Santa Catarina e uma professora que atua na Sala de Recurso do Centro Municipal de Educao Especial de Itaja e realiza o trabalho de orientao aos professores da rede regular de ensino. Instrumentos Foram utilizados os seguintes instrumentos: - Ficha individual do professor, contendo itens que pudessem coletar os seguintes dados: pessoais (sexo, idade), profissionais (escola, tempo de servio, carga horria); formao acadmica; funo exercida e nmero de alunos surdos em sua classe. - Entrevista aberta. Procedimento da coleta de dados O primeiro contato com as professoras ocorreu num dos encontros mensais de capacitao, onde expusemos a pretenso de fazer o trabalho e lanamos o convite para todo o grupo, deixando os professores livres para a opo. No segundo momento, dirigimo-nos at s escolas e apresentamos a proposta para a direo, obtendo a permisso para a realizao do trabalho. Num terceiro momento, retornamos escola para aplicao da ficha individual. O quarto encontro realizou-se na casa de cada professora, onde realizamos a entrevista aberta e tivemos a permisso para as gravaes. Procedimento da anlise de dados Aps a coleta realizou-se a transcrio e a anlise do material, buscando-se ser fidedigno aos relatos das professoras. Durante o processo emergiram aspectos que foram destacados e apresentados em categorias, sendo: Trajetria Profissional, O Primeiro Contato, Processo de Comunicao e as Interaes apresentadas seqencialmente nos resultados. Resultados Nesta parte do trabalho apresentaremos o relato das professoras sobre a sua trajetria profissional, os caminhos percorridos, as experincias no trabalho educativo e como foi se constituindo o processo, para a escolha da profisso. Tratando-se de uma entrevista aberta, com o objetivo de coletar dados que auxiliassem na elaborao do trabalho, direcionamos uma consigna para orientar o professor diante do que gostaramos de saber e que viesse ao encontro de nossa pesquisa. Foi utilizada a mesma consigna para todas as professoras:

Pesquisadora: Fale-me um pouco sobre a sua trajetria profissional enquanto educadora, as experincias que teve como professora de alunos ouvintes e do(s) aluno(s) surdo(s), suas dificuldades na realizao do trabalho, as conquistas e o resultado de todo o processo construdo at hoje. Diante dos relatos, podemos verificar a tendncia de trs professoras para serem profissionais da educao. Podemos observar que j havia uma intencionalidade para o magistrio, o qual apontamos como aspecto positivo no processo, pois no foi uma escolha aleatria; houve um desejo anterior que, conseqentemente, favoreceu o processo educativo. Pedagogia encantar-se e seduzir-se reciprocamente com experincias de aprendizagem (Assmann, 1998, p. 34). Duas professoras demonstram sua preferncia para atuar com alunos das sries iniciais (1 srie): Pedi para trabalhar com a primeira srie que so maiorzinhos, e a faixa que eu gosto(F) Consideramos tambm esse aspecto como positivo, sendo que esse incio a base de todo o processo de desenvolvimento da criana. Um professor que demonstra gostar de atuar na srie em que est, favorece a aprendizagem de seus alunos e, conseqentemente, pode favorecer a incluso de todos. Um outro aspecto importante a ser analisado na trajetria profissional das professoras so as variaes no trabalho pedaggico indo desde professoras coordenadoras, secretrias, supervisoras administrativas, monitoras e auxiliares de creche. Consideramos essas variaes significantes, uma vez que propiciam a maturao tanto pessoal quanto profissional das professoras. Outro ponto que favorece as escolhas, oportuniza as decises naquilo que realmente o desejo de cada professor e contribui, de certa forma, para a mudana de concepes. Quanto ao primeiro contato com o aluno surdo as falas das professoras demonstram os sentimentos de medo do desconhecido e as dificuldades encontradas para lidar com as diferenas. Pelo fato de o aluno surdo no se comunicar atravs da fala, ocorre toda uma mudana de comportamento nas professoras que podem levar tanto aceitao quanto rejeio. Podemos refletir sobre os padres sociais estabelecidos que definem as pessoas categorizando-as num grupo homogneo, o qual dificulta a compreenso das diferenas. Podemos perceber que cada professora apresentou um tipo de reao frente ao desconhecido. No caso de uma professora, observamos que h uma justificativa para sua ao: Antes assim de eu conhecer ele, j me deu at um calafrio. Acho que o medo do diferente, o medo de mudar, a gente sempre tem este medo, o medo do fracasso. Consideramos na justificativa um dado importante reconhecido pela professora, que o medo de mudar. Com isso compreendemos que mudar significa sair da zona de conforto, de um modelo tradicional, ir em busca do novo e toda busca requer uma mudana. Observamos nos outros depoimentos: No comeo eu fiquei assustada (professora B); Eu j fiquei assim preocupada (professora C); Eu fiquei assim apavorada (professora D); A primeira vez eu me surpreendi (professora E). ... os receios, os medos, as supersties, as frustraes, as excluses, as separaes rgidas devem fazer parte do passado... Os seres humanos independentemente das suas condies e potenciais, tm direito s mesmas oportunidades de insero, incluso e realizao psicossociais (Faria, 1993, p. 93).

importante pensarmos na necessidade de mudana nas posturas e concepes das professoras em relao ao aluno surdo. Todos os professores devem estar preparados para atender s necessidades desses alunos no contexto escolar e social, aceitando-os nas suas diferenas. Ao se referir ao processo de comunicao uma professora cita:O maior problema que eu era preocupada por ser alfabetizao. Como que eu iria explicar as coisas pra ele? Como que eu iria passar e como que ele iria aprender? Conforme os relatos das professoras quanto comunicao com o aluno surdo, percebemos em todos os depoimentos, a preocupao demonstrada quanto utilizao de uma linguagem oral para a comunicao. Podemos observar que o fato dos alunos surdos no serem oralistas como os demais ouvintes, pode interferir no processo educativo, se no for mediado atravs da aceitao de suas diferenas e da sua maneira de se expressar. Uma professora relata: Pra mim foi bom porque N. entendia o que a gente falava e ela conseguia falar alguma coisa, apesar do problema dela de ser surda Conforme Lopes (1997, p. 96), ao considerarmos as experincias de linguagem como experincias culturais, nos reportamos imediatamente cultura dos ouvintes, pois so eles que definem o padro lingstico que os homens (independentemente de suas dificuldades) devem seguir. Podemos verificar que a ideologia dos ouvintes defende uma igualdade natural entre surdos e ouvintes, mas ainda predomina que o surdo deve ser um ouvinte e, como tal, deve desenvolver a fala. Por outro lado, podemos perceber que algumas professoras reconheceram na LIBRAS, uma estratgia para se comunicar com o aluno surdo e tentam utiliz-la, o que consideramos como ponto positivo, pois considera a forma natural e espontnea do surdo se expressar. Diante desse depoimento, percebemos a importncia de orientar os professores no que se refere s vrias formas de comunicao. Por viver em uma cultura ouvinte, o surdo pode ter acesso oralizao, mas importante que o professor conhea a filosofia tambm da Comunicao Total, do Bilingismo e, em especial, a Lngua de Sinais, considerada a lngua oficial utilizada pela comunidade surda (S, 1998). Observando os dados coletados podemos dizer que o processo que remete as interaes foi, pouco a pouco, sendo construdo, envolvendo o aluno, a turma e o professor. Podemos perceber que as interaes que ocorreram no interior das salas de aula foram, gradativamente, contribuindo para que ocorresse a incluso do aluno surdo. Assim, relata uma professora: Com o aluno surdo a nossa turma se deu muito bem. Nunca tivemos problema de preconceito. Percebemos aqui o papel desempenhado pelo professor que favorece as interaes. Muito mais que ser um agente de formao, o professor passa a ser visto como sendo o elemento mediador (e possibilitador) das interaes entre os alunos (Rego, 1999, p. 115). Observamos que todas as professoras buscaram alternativas que, de certa forma, contriburam para a realizao de uma prtica inclusiva mais efetiva.

No depoimento de uma professora, percebemos a mediao pedaggica envolvendo a professora, o aluno ouvinte e o aluno surdo ao mesmo tempo: ... e a amiguinha eu colocava sempre perto dele e a menina fazia os sinais pra ele e ele entendia e prestava ateno em mim. Podemos entender tambm aqui, as dificuldades encontradas pela professora para estabelecer vnculo com o aluno. Constatamos que elas podem estar relacionadas s concepes de uma linguagem totalmente oralista, parecendo que somente atravs desse tipo de linguagem poder haver comunicaes. No discurso de uma professora, depreendemos tambm que as interaes ocorreram por conta da comunicao estabelecida atravs de uma linguagem, no caso a lngua de sinais. Depois a gente foi se acertando, a depois eu consegui fazer os sinais, ela sorria, ficava feliz. Salientamos a importncia de o professor conhecer e compreender a linguagem do aluno surdo, as variadas formas de expresso por ele utilizada e participar de cursos de capacitao que possibilitem aprender a lngua oficial, ou seja, a LIBRAS. Compreendemos que para as condies serem iguais, necessrio aceitar e compreender as variadas formas de expresso, tanto dos alunos ouvintes quanto dos surdos, estimulando-os a se comunicarem de maneira mais conveniente possvel.

Consideraes Finais A viagem da auto-descoberta no acaba nunca... No h terra prometida onde podemos chegar e parar...Nossa primeira natureza nos escapar continuamente (Alexander Lowen). Nossos estudos aqui no se propem a resultados definitivos. So reflexes e discusses em relao s experincias das professoras do ensino regular no processo de incluso do aluno surdo. Um ponto a ser destacado como as professoras concebem o aluno surdo, diante do grupo de alunos ouvintes. Nos depoimentos, os vrios sentimentos despertados pelas professoras diante da presena do aluno surdo em suas salas, nos retratam a viso concebida dos ouvintes em relao surdez. Esse discurso nos aponta que a defasagem na aprendizagem recai unicamente na deficincia do aluno e na prtica, esse discurso pode se reverter em aes que, na realidade, marginalizam o aluno e antecipam o fracasso escolar. Destacamos, como ponto importante, a formao dos professores diante da proposta de uma educao inclusiva dos alunos com necessidades educacionais especiais. Formao esta que contemple cursos, debates, seminrios, reflexes tericas e prticas em relao a essa educao. Sabemos tambm que so raras as Universidades que contemplam, em seu currculo, uma disciplina voltada rea da Educao Especial, a qual possa orientar os professores quanto ao desenvolvimento do trabalho com esses alunos, em especial, os surdos. Outro aspecto importante a ser considerado e que emergiu vrias vezes no discurso das professoras a questo da linguagem. Compreendemos que se faz necessrio a insero da lngua de sinais nos espaos escolares, deixando de ser utilizada apenas como recurso pelo professor ouvinte.

Destacamos ento, como aspecto principal em nossa pesquisa, a linguagem do aluno surdo que, conforme relato das professoras, tem se tornado um obstculo no processo de comunicao. Sentimos com isso a necessidade de darmos continuidade ao trabalho que realizamos com as professoras envolvidas na pesquisa, diante do processo de incluso do aluno surdo nas escolas. Trabalho esse que envolve reflexes e discusses as quais englobam concepes cristalizadas em relao surdez e tambm, estudos tericos e prticos envolvendo, sobretudo, o conhecimento especfico da lngua de sinais. Um outro fator observado nos depoimentos das professoras foi s vrias dificuldades encontradas para atuar com o aluno surdo e as impresses negativas apresentadas no primeiro contato. Consideramos isso como relevante, a partir do momento em que evidenciamos, nas posturas das professoras frente diferena, mudanas ligadas formao desses profissionais, s oportunidades e melhores condies de trabalho, ao salrio justo, condizente com a sua funo e, mais ainda, necessidade de serem auxiliados freqentemente em seu trabalho, tendo o apoio de profissionais especializados em reas especficas. Sabemos da importncia que esses profissionais exercem no contato com as professoras e que o trabalho em parceria s traz resultados positivos. Ao referenciarmos as interaes sociais, destacamos o significado que elas exercem no contexto social. Nos relatos das professoras percebemos como esta dinmica foi se constituindo, envolvendo a participao de todos os alunos, em especial das professoras. Percebemos que as diversas estratgias utilizadas pelas professoras para incluir o aluno no grupo so de vital importncia, pois consideramos que somente o simples contato no suficiente para que ocorra a incluso. Nesse sentido, percebemos o processo educativo como espao onde podem ocorrer as interaes que, quando positivas, favorecem o processo ensino-aprendizagem e contribuem para a aceitao de todos os alunos com suas diferenas e sua singularidade. No relato de todas as professoras envolvidas nesta pesquisa, percebemos que houve mudanas nas suas concepes, a partir do momento que as interaes foram ocorrendo, envolvendo a professora, o aluno surdo e a classe em geral. Destacamos como relevante a nfase que as professoras deram ao grupo de alunos ouvintes na participao por incluir os alunos surdos. Consideramos que a presena desses alunos no ensino regular, contribui para a quebra de resistncias e de vises que possam vir a ser estereotipadas, favorecendo para todos os alunos o trabalho em parceria e o respeito s diferenas. Um outro ponto relevante observado a luta do surdo na construo de sua identidade e na busca por encontrar seu espao, lutando por seus direitos e querendo ser integrado como os demais alunos. Isso ficou evidenciado no relato de uma professora quando cita que no incio das aulas, tentou ignorar a presena do aluno em sala, mas ele fazia de tudo para chamar sua ateno. O silncio e o isolamento de outra aluna tambm podem ser apontados como um desses aspectos. Tiramos, como premissa bsica, o fato de que no existe um perfil ideal para ser professor de aluno surdo. Conforme podemos perceber os professores envolvidos na pesquisa e que atuam com alunos surdos, tem sua formao no magistrio, freqentando, a maioria, o curso adicional (Pedagogia), sendo que nenhuma possui formao especfica na rea da surdez. Desta forma, compreendemos que todo e qualquer profissional da educao deve estar apto a atender s necessidades de todos os alunos, compreendendo a heterogeneidade do grupo e isso somente ir

ocorrer se houver um trabalho de parceria envolvendo todos os profissionais da rea na luta pelo processo inclusivo. Como item final, percebemos que, de certa forma, a incluso vem acontecendo nas escolas da rede municipal de ensino de Itaja. Percebemos nos relatos das professoras que, apesar de todos os obstculos e dificuldades, esto envolvidas com o processo de incluso e mostram-se receptivas e abertas para dar continuidade ao processo. Tambm consideramos relevante a nossa postura enquanto profissionais orientadores envolvidos com as professoras, oferecendo-lhes suporte. Compreendemos que no basta apenas transmitir nossos conhecimentos. preciso que saibamos compreender, ouvir, atender as angstias, os anseios, s lutas e, principalmente, reconhecer as conquistas, por menores que sejam, pois de pequenos fragmentos que se constrem pavilhes.

Referncias Bibliogrficas ASSMANN, H. Reencantar a educao: rumo sociedade aprendente. Petrpolis: Vozes, 1998. BRASIL. Lei n 9394/96. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 20 de dezembro de 1996. FARIA, M. C. C. S. O direito a ser diferente em sociedade: a problemtica da integrao escolar. So Paulo: Revista Brasileira de Educao Especial: UFSCAR, n.10, janeiro/abril, 1993 LOPES, M. C. A mediao material e sgnica no processo de integrao de crianas surdas. In: SKLIAR, C. (org.). Educao x Excluso: abordagens scio antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 1997. PENIN, S. T. S. A aula: espao do conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus,1994. REGO, T. C. A origem da singularidade humana na viso dos educadores. In: Caderno CEDES. Implicaes pedaggicas do modelo histrico cultural. Campinas Papirus, 1995. S, N. R. L. O discurso surdo: a escuta dos sinais. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao,1998.

You might also like