You are on page 1of 4

-Malhas/Terrenos Em ArchiCAD 10.

Para esta edio da dicas e truques da Newsletter da ND-TI escolhemos falar sobre a ferramenta Malha, para muitos designada como a ferramenta terreno. A necessidade de representar um terreno ou parte dele num projecto de arquitectura, questo assente e com o ArchiCAD a sua modelao tridimensional rpida, rigorosa e simples. Passo a passo neste tutorial iremos mostrar como criar um terreno a partir de um simples levantamento 2D, proveniente de um ficheiro comum DWG. 1 Comece por abrir o seu ficheiro 2D com as curvas de nvel do terreno. Para uma maior simplificao da modelao, certifique-se de que todas as linhas so do gnero spline. Se no o forem pode facilmente passar por cima das linhas existentes com splines e apagando de seguida a base do desenho. 2 Seleccione a ferramenta malha na caixa de ferramentas do ArchiCAD, tal como mostra a figura em anexo. Faa duplo clique sobre o cone da ferramenta para abrir a caixa de definies da mesma.

Nas definies da funo malha ter de definir todos os parmetros necessrios para a definio da sua constituio tridimensional, bem como da sua representao 2D. Atente nos rectngulos de chamada representados a vermelho: a) O primeiro rectngulo da caixa de definies corresponde espessura da maqueta do terreno que vamos construir. Considerando a parte superior da malha cota zero, definimos que a espessura a desenvolver para baixo de 1 metro. b) O segundo rectngulo refere-se ao modo de construo do modelo tridimensional. Neste caso definimos que desejamos um modelo slido com a apresentao de todos os contornos. c) J na parte de modelo, temos dois rectngulos de chamada: o primeiro referese seleco dos materiais a usar neste modelo da malha e o segundo refere-se possibilidade de suavizarmos toda a modelao 3D, contribuindo desta forma para uma simulao mais perfeita e realista.

3- J na fase de desenho, contorne as splines 2D com a ferramenta malha, definindo desta forma os limites da Maqueta. Certifique-se sempre que os limites das splines ultrapassam sempre os limites da linha de contorno malha.

4 Vamos ento efectuar a construo do modelo tridimensional: a) Com a linha de contorno da malha seleccionada no desenho, faa um clique de seguida no cone malha presente na caixa de ferramentas. b) De seguida, com a vara mgica activa (pressione continuamente a tecla espao) d um clique na primeira curva de nvel do terreno (spline 2D). c) Ir aparecer-lhe no ecr o quadro da imagem seguinte:

d) D um clique em OK para serem gerados novos pontos da malha na linha de contorno 2D. Deste modo acabou de gerar os primeiros pontos tridimensionais do terreno. e) Repita o processo por todas as splines 2D que o seu terreno tiver. O aspecto do mesmo dever ser o representado na imagem seguinte:

f) Aps a concluso desta fase, clique aleatoriamente num ponto da primeira curva de nvel a ser criada. Ir aparecer-lhe um menu onde ter que seleccionar a opo Z, elevar ponto da malha.

g) Ao seleccionar a opo Z ir aparecer-lhe um novo quadro onde ter que inserir o valor da cota da linha que seleccionou. (ver imagem seguinte)

h) No se esquea de ligar a opo aplicar a todos para garantir que todos os pontos pertencentes mesma curva do ponto que foi seleccionado iro ter a mesma cota. i) Repita o procedimento para todas as curvas de nvel do terreno.

5 Nesta fase o terreno j est criado. Pode sempre voltar a seleccionar pontos da malha para corrigir valores ou introduzir novos parmetros. Recordamos que a ferramenta malha totalmente flexvel, da a possibilidade de fazer quantas edies desejar. 6 - Clique na axonometria 3D para visualizar o terreno construdo.

E assim terminamos o nosso tutorial para a construo de um terreno em ArchiCAD.

You might also like