You are on page 1of 8

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Introduo a Avaliao de Desempenho


Avaliar pronunciar-se sobre as caractersticas de um certo sistema. Dado um sistema real qualquer, uma avaliao deste sistema pode ser caracterizada por toda e qualquer observao sobre ele expressada. Pode-se distinguir dois tipos bsicos de avaliaes: avaliao qualitativa: neste tipo de abordagem existe a necessidade de uma comparao com o senso-comum, ou ainda uma comparao com um referencial de base. avaliao quantitativa: baseia-se na formulao de valores especficos, sem expressar consideraes dos mritos dos valores obtidos.

Exemplo: Suponha que o alvo de avaliao seja um programa de computador e que o aspecto escolhido para anlise seja a sua modularidade. Suponha ainda que dois grupos diferentes realizem a avaliao e cheguem cada um as suas concluses, que so as seguintes: Grupo 1: o programa contm 2 mdulos (avaliao quantitativa). Isto expressa somente uma caracterstica do sistema avaliado, sem emitir opinies sobre o fato. Grupo 2: o programa no modular pois contm poucos mdulos (avaliao qualitativa). A afirmao parte do princpio que o nmero de mdulos existente pequeno, mas para chegar a tal concluso necessria uma comparao com um referencial base (por exemplo, supondo que o nmero mnimo aceitvel de mdulos seja cinco). No presente caso foi emitida uma opinio sobre o sistema avaliado.

Objetivos da avaliao de Sistemas


A princpio, toda avaliao tem por objetivo o estabelecimento de um julgamento qualitativo sobre o sistema avaliado. No entanto, toda avaliao cientfica feita sobre resultados quantitativos e deve ser, tanto quanto possvel objetiva, deixando para o usurio final da avaliao o julgamento do sistema avaliado. A aplicao prtica da avaliao de desempenho o conhecimento da situao (estado) do sistema avaliado. Tanto situaes anteriores como situaes atuais podem ser avaliadas para tornar possvel a observao da evoluo do sistema. Alm disso, a observao do comportamento do sistema ajuda a entender o funcionamento do mesmo. Podem ser ainda avaliadas situaes futuras, com a finalidade de previso e planejamento. Ainda dentro do contexto de avaliao de sistemas, cabe salientar que sempre recomendvel um estudo da confiabilidade do mtodo; para este fim freqente realizar-se a comparao de resultados de diversos mtodos diferentes.

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Interpretao dos resultados da avaliao


To importante quanto a avaliao a interpretao dos resultados obtidos. Os resultados so eminentementes quantitativos enquanto que o objetivo da avaliao tem carter qualitativo. Em geral, bem mais importante do que o valor absoluto de um parmetro o seu comportamento de acordo com as variaes do sistema, ou seja, a sua variao segundo alteraes no modelo (ou a sensibilidade aos dados de entrada, por exemplo).

Mtodos de avaliao de desempenho


Basicamente existem2 tipos de mtodos de avaliao de desempenho: os mtodos elementares e o mtodos indiretos.

Mtodos Elementares
Avaliam diretamente a realidade atravs de instrumentos fsicos, por exemplo, com maior ou menor grau de refinamento. Principal desvantagem: no podem ser aplicados em previses, pois necessitam da realidade, ou pelo menos um prottipo para avaliar . Alm disso, s vezes a medio direta da realidade, apesar de ser a maneira mais simples de avaliar, pode ser muito complicada ou mesmo impossvel. Exemplos: medir a temperatura no interior de um reator nuclear, medir a velocidade dos ventos no interior de um tornado, etc.

Mtodos Indiretos
Avaliam uma descrio da realidade, um modelo. O mtodo de avaliao aplicado sobre o modelo e todos os resultados obtidos sero funo deste modelo. Principal desvantagem: a falta de preciso que est ligada a construo do modelo, pois a qualidade destes mtodos depende da qualidade do modelo desenvolvido e da qualidade da medio. Um modelo no representa completamente a realidade. O gap semntico sempre permanece (distncia entre o significado real e o significado da representao do real). O processo de modelagem baseia-se na abstrao. Esta se d em duas etapas: primeiro so identificadas as caractersticas mais importantes (para aquele que modela) da realidade em questo e em seguida (segunda etapa) feito o mapeamento desta realidade para o modelo que ir ser avaliado.

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Os mtodos indiretos dividem-se em: Simulao: so semelhantes aos mtodos elementares, pois a avaliao baseia-se na observao do funcionamento do modelo. A grande vantagem da simulao a nvel de facilidade na medio por exemplo, embora o modelo no considere a totalidade dos aspectos da realidade. Este mtodo indireto possui normalmente um baixo nvel de abstrao. Mtodos analticos: a partir de um modelo definido segundo algumas hipteses de funcionamento, um conjunto de equaes obtido. Tais equaes so a expresso matemtica do modelo. Os mtodos analticos possuem o mais alto nvel de abstrao. Sua principal desvantagem deve-se ao fato de que geralmente suas hipteses de funcionamento costumam so restritivas demais e a elaborao do modelo tende a ser mais complexa do que em relao ao mtodo anterior (simulao).

Cada mtodo possui suas caractersticas prprias. Evidentemente para cada caso real a analisar, os diversos mtodos sero mais ou menos adequados. possvel estabelecer uma comparao genrica entre os mtodos:

Mtodo

Objeto avaliado

Nvel de abstrao nenhum

Velocidade Fator de de avaliao dependncia real baixa alta Tempo de observao Tempo de simulao Complexidade algortmica

Elementar realidade

Preciso dos resultados Real Alta Exata

Simulao Modelo funcional baixo Analtico Modelo comportamental alto

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Introduo a Teoria das Filas


Um sistema de filas (queueing system) consiste de um ou mais servidores que fornecem um tipo de servio para clientes. Clientes que chegam no sistema e encontram todos servidores ocupados podem geralmente entrar em uma ou mais filas (ou linhas) , da o nome de sistema de filas. Historicamente, uma grande poro de todos estudos de simulaes discretas orientadas a eventos desenvolvidos at hoje envolveu a modelagem de sistemas de filas do mundo real, ou ento pelo menos um componente do sistema simulado era um sistema de filas.

Caractersticas dos Sistemas de Filas


Os elementos chave de um sistema de filas so os clientes e os servidores. O termo clientes pode se referir a pessoas, partes, mquinas, avies, processos de computador, entre outros. Servidores so caixas de banco, operadores de mquinas, controladores de trfego, operadores de computador, etc. Outros termos importantes so: Populao: conjunto potencial de clientes; pode ser finito ou infinito. Capacidade do Sistema: o limite do nmero de clientes que o sistema pode acomodar em um dado instante de tempo. Processo de chegada: as chegadas podem ocorrer em tempos programados ou em tempos aleatrios, sendo que no segundo caso normalmente assume-se alguma distribuio de probabilidade. A distribuio Poisson a mais comum. Disciplina de fila: o comportamento da fila em reao ao seu estado atual ou a maneira como a fila organizada pelo servidor. Mecanismo de servio (atendimento): o tempo de atendimento (service time) pode ser constante ou ter uma durao randmica . O atendimento pode se dar atravs de um s canal ou atravs de mltiplos canais.

Observaes importantes: Uma varivel importante do processo de chegada a taxa de chegada ( ) dos clientes no sistema de filas. Esta taxa especifica que, por exemplo, 10 clientes por segundo vo chegar no sistema (e possivelmente serem atendidos ou ento podem entrar em uma ou mais filas). As disciplinas de filas se referem as regras que o servidor vai empregar para decidir qual ser o prximo cliente da fila a ser atendido. As disciplinas mais comuns so: FIFO: First-In, First-Out; tambm chamada FCFS (First-come-First-served) LIFO: Last-In, First-Out; comportamento de pilha

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Layout tpico de um sistema de filas:


Servidor 1 fila Servidor 2 Servidor n

Populao de clientes

Notao standard para sistemas de filas (Kendall Notation) A/B/c/K/m/Z


onde:

A: distribuio do tempo entre-chegadas (interarrival time) B: distribuio do tempo de atendimento (service time) c: nmero de servidores (paralelos) K: capacidade das filas m: nmero de clientes na fonte (tamanho da populao) Z: disciplina da fila Por exemplo, um sistema de filas M/M/1// indica um sistema com : tempo entre-chegadas distribudo exponencialmente tempo de atendimento tambm distribudo exponencialmente 1 servidor fila de capacidade ilimitada populao de tamanho infinito

Este tipo de sistema usualmente abreviado como M/M/1 , e a ausncia das duas ltimas letras (K , m) indicam o uso dos valores tpicos (default) para infinito. Observaes: 1) o M usado para denotar distribuio exponencial por causa de sua propriedade Markoviana de no ser influenciado por estados anteriores (memoryless) 2) o Z considerado FIFO por default (FCFS), no sendo obrigatria sua presena neste caso.

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Medidas de desempenho de sistemas de filas


As seguintes variveis so empregadas na definio e clculo de desempenho de um sistema de filas: C : nmero de servidores do sistema : taxa mdia de chegada de clientes : taxa mdia de atendimento (servio) por servidor a : nmero de servidores necessrios para o servio : taxa de utilizao do servidor; uma medida de congestionamento do servidor se < 1 ento no h congestionamento se = 1 ento sistema est em equilbrio se > 1 ento h congestionamento Wq : descreve o tempo gasto por um cliente na fila Ws : descreve o tempo gasto por um cliente durante atendimento (servio) W : descreve o tempo total de um cliente no servidor (fila + atendimento)

Lq : descreve o nmero de clientes na fila Ls : descreve o nmero de clientes em atendimento (servio) L : descreve o nmero total de clientes

Frmulas genricas: a = .Ws = a/c = /c. W = Wq + Ws L = Lq + Ls L = .W Lq = .Wq Ls = .Ws Para o caso M/M/1, as frmulas especficas ficam: = .Ws W = Ws / (1-) Wq = .W L = .W = /(1-) 2 Lq = .Wq = / (1-) P[L = n] = (1-) P[L n] =
n n

probabilidade do sistema ter n clientes probabilidade do sistema ter n ou + clientes


6

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Exemplo: Suponhamos um pedgio onde h somente uma caixa fazendo o atendimento; os carros chegam a uma taxa de 2 carros por minuto e o tempo mdio de atendimento de cada carro por parte da caixa de 10 segundos. Logo temos: c=1 = 2 / 60 = 0,0333 Ws = 10 segundos = 1/10 = 0,1 nmero de servidores (s h uma caixa, logo c=1) 2 carros a cada 60 segundos (tempo de atendimento ou servio) a taxa mdia de servio; a cada segundo so atendidos 0,1 carros

a = 0,0333 . 10 = 0,333 servidores so necessrios para o atendimento = 0,0333 . 10 = 0,333 taxa de utilizao = 33,3 % (h sub-utilizao do servidor) Este um caso M/M/1, portanto: W = 10 / 1 - 0,333 = 10 / 0,66667 = 14,99 15 segundos ( o tempo de permanncia de cada cliente no sistema fila + atendimento ) Wq = 0,333 . 14,99 = 4,99 5 seg ( o tempo mdio de permanncia na fila)

L = 0,0333 . 14,99 = 0,499 0,5 clientes ( o nmero mdio de clientes no sistema) Lq = 0,0333 . 4,99 = 0,16 clientes Ls = 0,0333 . 10 = 0,333 clientes ( o nmero mdio de clientes na fila) ( o nmero mdio de clientes sendo atendidos)

Qual a probabilidade da fila ter 0,5 clientes ? P[L = 1,5] = (1 0,333) . 0,333
1,5

= 0,128

E qual a chance de ter 0,5 ou mais clientes ? P[L 1,5] = 0,333


1,5

= 0,192

Simulao e Modelagem de Sistemas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Sistema em Equilbrio (Steady State)


Normalmente nos preocupamos com a operao de sistemas de filas cujo funcionamento est estabilizado . Neste momento dizemos que o sistema atingiu o equilbrio (steady state). Quando um sistema de filas inicializado, ele passa por um perodo inicial de operao que geralmente no reflete seu comportamento normal (tpico). Por exemplo, quando queremos dirigir um carro por uma auto-estrada a 100 Km/h, precisamos primeiro acelerar o carro at esta velocidade. Este perodo inicial de operao no representativo de como o carro vai se comportar quando estiver a 100 Km/h, pois neste perodo inicial o consumo de combustvel mais alto, a troca de marchas mais freqente e uma ateno maior exigida do motorista. Assim que o carro atingir a velocidade desejada e esta se estabilizar, o consumo tende a diminuir e o motorista pode relaxar um pouco (mas no demais). A partir deste instante diz-se que o sistema entrou em equilbrio (steady state). Da mesma forma, sistemas de filas passam por um perodo inicial (perodo transiente) antes de entrarem em um contexto de funcionamento estvel e previsvel. A soluo e o estudo de sistemas de filas muito mais simples quando sabemos que o sistema est em equilbrio. Neste contexto, a maioria dos parmetros importantes se mantm fixa, o que torna a anlise do sistema bem mais fcil.

You might also like