You are on page 1of 11

35

TARDE

LOGSTICA TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE TRANSPORTE JNIOR / OPERAO CONHECIMENTOS CONHECIMENTOS ESPECFICOS
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 1,0 1,5 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 2,0 2,5 Questes 41 a 50 Pontos 3,0 -

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

MARO / 2010

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
A multiplicao do torque do motor para obter, nas rodas motrizes, o esforo de trao necessrio ao deslocamento principal funo de determinado componente dos veculos motorizados, como caminhes de transporte de combustveis ou veculos leves de servio. Qual esse componente? (A) Caixa de cmbio. (B) Carburador. (C) Injeo eletrnica. (D) Direo eletroassistida. (E) Bobina.

5
O veculo de transporte dever ser mantido em perfeito estado de funcionamento e em conformidade com todos os regulamentos e normas que visam segurana nas operaes. Preventivamente, dentre os itens a serem inspecionados para evitar acidentes, o responsvel pela manuteno do veculo, bem como o condutor, devero realizar a inspeo da banda de rodagem dos pneus do equipamento. Essa inspeo, portanto, deve ser feita na parte (A) vertical lateral do pneu, constituda de elastmeros, produtos txteis e outros materiais, e que, com determinada forma e desenho, permite aderncia ao solo e resistncia ao desgaste. (B) do pneu constituda de lonas e tramas de ao, que apresenta forma e desenho adequados ao aumento da potncia do veculo e sua habilitao ao transporte de cargas pesadas. (C) do pneu constituda de elastmeros, produtos txteis e outros materiais, e que, com determinada forma e desenho, permite aderncia e resistncia ao desgaste decorrente de seu contato com o solo. (D) do pneu preenchida com lonas e que, com determinado desenho, permite aumento da potncia do veculo atravs de uma boa aderncia ao solo. (E) lateral do pneu, constituda de produtos txteis, com determinada forma e desenho, a fim de resistir ao de materiais prfuros cortantes e permitir aderncia ao solo.

2
A ao de empurrar o leo, retirando-o do crter, imprimindo ao mesmo presso suficiente para que atinja as partes altas do motor, na vazo necessria para uma boa lubrificao, executada por qual dos componentes de um veculo automotor? (A) Sistema de injeo de leo. (B) Virabrequim. (C) Bomba de leo. (D) Servo freio. (E) Comando de vlvulas.

3
O alternador, ao girar sob ao do motor do veculo, produz energia eltrica que carrega a bateria. Ao dar partida no motor do veculo, a energia acumulada na bateria proporciona os primeiros giros do motor at que o nmero deles seja suficiente para dispensar o acionametno do motor de arranque. Como este componente, cada um dos demais projetado para suportar uma intensidade de corrente adequada sua funo e poder ser danificado, caso a amperagem seja ultrapassada. Qual o componente do sistema eltrico veicular cujo funcionamento impede esse tipo de dano? (A) Motor de arranque. (B) Contagiros do motor. (C) Regulador de voltagem. (D) Chicote eltrico. (E) Estabilizador de voltagem.

6
Durante uma viagem de transporte de produtos perigosos acontecem diversas circunstncias de risco devido s condies das estradas, s variveis atmosfricas, aos outros motoristas e ao estado geral do veculo. Alm de uma boa manuteno preventiva peridica de todo o equipamento, necessrio que se faa, antes de cada viagem, a verificao dos principais itens que garantem um bom funcionamento do veculo como alguns desses itens de vital importncia a serem verificados na pr-inspeo tm-se: (A) inspeo das molas e suspenso, estado das correias de transmisso, freios e existncia de umidade condensada no tanque de ar comprimido. (B) nvel do combustvel, gua do limpador do para-brisa, nvel de gua da bateria e previso do tempo no local de destino. (C) inspeo visual do motor para checar vazamentos de leo e gua e estado de higiene da cabine do condutor do veculo. (D) estado geral da pista por onde o veculo ir trafegar, inspeo dos instrumentos do painel e dos para-choques do equipamento. (E) documentao do encarregado da expedio do produto, do veculo e da carga e inspeo visual dos rolamentos de cada uma das rodas.

4
Presena de leo na cmara de exploso, pistes e anis em mau estado, folga na biela ou leo de refrigerao muito fluido so provveis causas de problemas mecnicos em motores a combusto interna, porque podem (A) provocar acmulo de sujeira na extremidade do cone central das velas de ignio, causando deficincia do funcionamento do motor. (B) produzir excesso de amperagem nos terminais da vela, decorrente da falta de leo na cmara de exploso. (C) provocar o aumento da viscosidade do leo, gerando temperaturas internas anormalmente elevadas. (D) provocar falta de corrente adequada para a queima perfeita dos gases na cmara de combusto. (E) produzir alterao do comportamento do eixo de comando de vlvulas dos motores movidos a leo diesel.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

7
A perda repentina de freios exige do condutor de veiculo transportador de produto perigoso a habilidade de fazer o mesmo reduzir sua velocidade atravs da mudana de marchas, acionando o freio motor, sinalizando com o pisca alerta e puxando o freio de mo com cuidado para no travar de repente as rodas. Uma possvel causa para a falta de freios e uma ao preventiva de manuteno para o problema, so, respectivamente, Possvel causa Desgaste prematuro dos (A) pneus Irregularidade do piso (B) asfltico Falta de fluido de freio (C) Ao preventiva Informar a situao chefia Trocar os amortecedores

10
Os chuveiros automticos de combate a incndio podem ser fechados APENAS em caso de (A) manuteno ou inspeo, com ordem do responsvel pelo SESMT Servio de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da unidade industrial. (B) elevao da temperatura do ambiente laboral acima da mdia de temperaturas tpicas da regio onde se localiza a unidade industrial. (C) falta dgua na rede ou no sistema de combate a incndio. (D) manuteno ou inspeo, com ordem do responsvel pela manuteno ou inspeo. (E) necessidade de desviar a gua da rede de combate a incndio para suprir obra de recolocao de piso antiderrapante em algum setor.

Comunicar chefia da oficina de manuteno Falta ou vazamento de Realizar pr-inspeo (D) fluido de freio Utilizao de fluido de Completar o volume com (E) freio inadequado leo de melhor qualidade

11 8
O principal elemento estrutural do quadro do chassi que suporta a carroceria e posicionado longitudinalmente no veculo de transporte a(o) (A) carroceria. (B) longarina. (C) eixo. (D) tanque. (E) comando de vlvulas. A classificao correta do fogo de um princpio de incndio no computador ligado da sala de operao do tcnico de logstica de transporte de uma unidade de negcios e o agente extintor mais indicado para o combate a esse fogo logo que o mesmo se inicie so, respectivamente, Classificao (A) (B) (C) (D) (E) Classe A Classe B Classe D Classe C Classe C Agente extintor indicado Dixido de carbono Espuma gua pressurizada Dixido de carbono Limalha de ferro

9
Periodicamente as empresas devem promover exerccios de alerta com a finalidade, entre outras, de os funcionrios serem retirados de forma ordeira, para o caso de ocorrncia de incndio, evitando qualquer possibilidade de pnico. Uma caracterstica desses exerccios de alerta que eles devem (A) ser supervisionados por oficial do Corpo de Bombeiros Militares do Estado ou, quando for o caso, do Municpio, obrigatoriamente. (B) ser preparados como se fossem para um caso real de incndio. (C) terminar quando algum funcionrio do escalo gerencial acionar a sirene. (D) ser executados sempre que houver recomposio dos estoques de combustvel da unidade de negcios. (E) ser executados a partir do momento em que os funcionrios conheam o significado do sinal de alarme.

12
Os elementos bsicos necessrios para a ocorrncia da reao qumica produtora de fogo so: (A) oxignio, comburente e fonte de ignio. (B) fonte de ignio, gasolina e temperatura elevada. (C) fonte de calor, gases inflamveis e temperatura. (D) condies normais de temperatura e presso, combustvel e fonte de ignio. (E) comburente, combustvel e fonte de ignio.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

13
As recomendaes da ONU, seguidas pelo Ministrio dos Transportes, classificam os produtos transportados altamente refrigerados em dois grupos: gases altamente refrigerados e gases ou lquidos criognicos. Essas denominaes atrelam-se a que propriedade fsico-qumica de cada grupo de produtos?

16
De acordo com resoluo da Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a legislao em vigor estabeleceu que substncias explosivas excessivamente sensveis ou to reativas que estejam sujeitas reao espontnea so substncias que (A) podem ser transportadas com autorizao do Exrcito Brasileiro. (B) devem ter o transporte notificado a todas as autoridades de segurana e meio ambiente dos municpios por onde for trafegar. (C) tm seu transporte proibido, por seu grau de periculosidade e risco de acidente de consequncias imprevisveis. (D) podem ser transportadas somente por veculo transportador devidamente acompanhado de escolta preventiva. (E) podem ser transportadas com autorizao do Ministrio da Defesa.

(A) (B) (C) (D) (E)

Ponto de ebulio Ponto de orvalho Ponto de criogenia Ponto de orvalho Ponto de ebulio

Gases altamente refrigerados < 55 C < 55 C > 55 C < 55 C > 55 C

Gases ou lquidos criognicos < 150 C < 150 C > 150 C < 150 C > 150 C

17 14
Qual o estado fsico de condicionamento do gs liquefeito de petrleo para operao de seu transporte a granel, via rodoviria? (A) Vapor refrigerado, abaixo do seu ponto de ebulio. (B) Lquido, pressurizado a temperatura ambiente. (C) Gs mantido sob presso e temperatura ambiente. (D) Lquido despressurizado a temperatura abaixo de seu ponto de ebulio. (E) Vapor super-resfriado sob presso menor que 1,0 atmosfera (760 mmHg). O equipamento auxiliar, obrigatrio por fora da Resoluo Contram no 14 de 06/02/98, que permite traar o histrico de velocidade, acelerao e paradas de um veculo transportador de carga perigosa, de forma a possibilitar o entendimento de possveis causas de acidentes com o veculo o (A) crongrafo. (B) velocmetro. (C) tacgrafo. (D) paqumetro. (E) histograma.

18
O transporte de substncias perigosas deve ser feito cercado de cuidados e planejamento preventivo de forma a evitar que acidentes provoquem vazamentos do produto transportado. Dentre esses produtos, esto as substncias txicas que, de acordo com a Resoluo no 420 da ANTT, de 12/02/2004, so substncias capazes de provocar (A) morte, leses graves ou danos sade humana, se ingeridas, inaladas, ou se entrarem em contato com a pele. (B) morte, leses graves ou danos sade humana, pela ao de patgenos como bactrias, vrus ou outros microorganismos. (C) morte, pela ao de patgenos como cidos ou gases derivados de petrleo, principalmente aquele rico em enxofre. (D) morte, leses graves ou danos sade humana, somente se ingeridas ou, circunstancialmente, se entrarem em contato com a pele. (E) danos sade humana, se ingeridas na forma lquida, inaladas, na forma vapor, ou se entrarem em contato com a pele, na forma slida ou em p.

15
Conforme a Resoluo no 1644, de 26/09/2006, da ANTT, qual a caracterstica das substncias transportadas em embalagens do Grupo de Embalagens I, em relao ao seu potencial de dano sade dos trabalhadores a elas expostos? (A) Exigem impermeabilizao da embalagem. (B) Podem ser transportadas somente em baixas temperaturas. (C) Podem ser transportadas somente em altas temperaturas. (D) Apresentam reduzido potencial de toxicidade. (E) Apresentam risco de toxicidade muito elevado.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

19
Segundo dispositivos legais, na fase de carregamento ou descarregamento do veculo transportador de uma carga perigosa, o condutor desse veculo (A) no participar dessas operaes, salvo se devidamente orientado e autorizado pelo destinatrio e com a anuncia do expedidor. (B) no participar dessas operaes, salvo se devidamente orientado e autorizado pelo expedidor ou pelo destinatrio, e com a anuncia do transportador. (C) no participar dessas operaes, a no ser que essa atividade esteja inclusa em seu contrato de trabalho e, mesmo assim, se autorizado pelo fabricante. (D) participar dessas operaes, na falta de mo de obra disponvel para tal, se devidamente autorizado pelo fabricante e pelo destinatrio da carga. (E) participar dessas operaes, se devidamente autorizado pelo destinatrio do produto ou substncia.

21
Uma das maneiras de se embalar um produto ou substncia para ser transportado a que permite o transporte na modalidade carga fracionada, assim caracterizada quando o produto, (A) sem embalagem prpria, pode ser transportado dividindo espao com outros produtos devidamente embalados em um compartimento fechado. (B) com embalagem prpria, pode ser transportado dividindo embalagem com outros produtos devidamente acondicionados em um compartimento fechado ou em carroceria aberta. (C) com embalagem prpria, pode ser transportado individualmente no dividindo espao com outros produtos, mesmo que devidamente embalados em um compartimento aberto. (D) com embalagem prpria, pode ser transportado dividindo espao com outros produtos devidamente embalados em um compartimento fechado. (E) com embalagem prpria, pode ser transportado individualmente ou dividindo espao com outros produtos devidamente embalados em um compartimento fechado ou em carroceria aberta.

20
O transporte rodovirio de produto perigoso que, em funo das caractersticas seja considerado de risco elevado, ser tratado como caso especial, devendo seu itinerrio e sua execuo serem planejados previamente. Devem participar da elaborao do itinerrio do veculo transportador: (A) expedidor, corpo de bombeiros, transportador, destinatrio, fabricante ou importador do produto, alm de autoridades com jurisdio sobre as vias a serem utilizadas e as do competente rgo do meio ambiente, podendo ser exigido acompanhamento tcnico. (B) expedidor, contratante do transporte, destinatrio, fabricante ou importador do produto e autoridades com jurisdio sobre as vias a serem utilizadas. (C) expedidor, contratante do transporte, transportador, destinatrio, fabricante ou importador do produto, alm de autoridades com jurisdio sobre as vias a serem utilizadas e as das prefeituras dos municpios por onde circular. (D) expedidor, contratante do transporte, transportador, destinatrio, fabricante ou importador do produto, alm de autoridades com jurisdio sobre as vias a serem utilizadas e as do competente rgo do meio ambiente, podendo ser exigido acompanhamento tcnico. (E) expedidor, contratante do transporte, transportador, destinatrio, fabricante ou importador do produto, alm de autoridades policiais com jurisdio sobre as vias a serem utilizadas e as do competente rgo de assessoria tcnica local.

22
De forma geral, as embalagens destinadas a transporte de produtos perigosos podem ser divididas em trs grandes grupos: embalagens fracionadas, a granel e de sistemas pressurizados. Algumas so especificadas segundo sua forma, seguindo a Resoluo no ANTT 420/04. Quais so as caractersticas de embalagens utilizadas, habitualmente, para acondicionamento e transporte de produtos perigosos lquidos ou slidos da classe 5 (perxidos orgnicos e oxidantes) e produtos reativos ou que se decompem com a luz solar? (A) Bombonas ou garrafas fabricadas em cor escura. (B) Bombonas em plstico branco translcido. (C) Garrafa em alumnio revestido com cermica. (D) Frasco de ao inox com visor de vidro especial na cor branca. (E) Tambores de metal dotados de tampa rosqueada.

23
A Resoluo ANTT n o 420/04, em seu Captulo 1.2, assim define embalagens grandes, chamadas de sacos: Apresentam-se com capacidade de at 3.000 litros ou 2.300 Kg, so fabricadas em material flexvel como o polipropileno costurado e podem ser utilizadas com recipientes internos ou como recipientes externos que contm artigos. Que produtos ou substncias perigosas so usualmente armazenveis e transportveis nesse tipo de embalagem? (A) Oxidantes, agrotxicos, gua potvel. (B) Corrosivos, oxidantes, raes animais. (C) Agrotxicos, corrosivos, oxidantes. (D) Slidos inflamveis, oxidantes, agrotxicos. (E) Slidos inflamveis, raes animais, slica.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

24
O transporte de produtos perigosos das classes 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 pode ser feito, entre outros recursos, com o uso de tanques intermodais com capacidade volumtrica superior a 450 litros. Esses tanques devem passar por avaliaes, uma das quais visa verificao de sua estanqueidade. So caractersticas desse ensaio: (A) ser no destrutivo e submeter a carcaa e seu equipamento de servio a uma presso interna efetiva no inferior a 25% da presso mxima de trabalho admissvel. (B) ser no destrutivo e submeter a carcaa e seu equipamento de servio a uma presso interna efetiva no superior a 25% da presso mxima de trabalho admissvel. (C) ser destrutivo e submeter a carcaa e seu equipamento de servio a uma presso interna efetiva no mnimo igual presso mxima de trabalho admissvel. (D) ser destrutivo e submeter a carcaa e seu equipamento de servio a uma presso externa efetiva no mnimo igual presso mxima de trabalho admissvel. (E) ser destrutivo e submeter a carcaa e seu equipamento de servio a uma presso interna efetiva no mnimo 25% superior presso mxima de trabalho admissvel.

27
Sempre que houver necessidade, uma movimentao de materiais deve ser feita cuidadosamente e de acordo com um planejamento que leve em conta os seguintes itens: (A) seleo correta dos equipamentos envolvidos na movimentao, anlise da sequncia de operaes a serem efetuadas e estabelecimento de procedimentos para o caso de contingncia. (B) seleo do transportador que realizar a movimentao, anlise da sequncia de operaes de desembarque do produto e estabelecimento de procedimentos para o caso de contingncia. (C) inspeo das luzes de sinalizao do veculo a ser utilizado, verificao da adequao das embalagens ao tipo de veculo escolhido e qualificao do condutor contratado. (D) exigncia da documentao do veculo selecionado para a realizao da tarefa, comunicao ao corpo de bombeiros do local da realizao, sem incidentes, da operao. (E) exigncia da habilitao do condutor do veculo selecionado para a realizao da tarefa, utilizao do equipamento correto e comunicao autoridade do local da finalizao da operao.

25
O transporte de gases exige cuidadosa e confivel identificao do volume do produto e da presso interna do cilindro atravs de medidas adequadas. Esse controle feito por meio de (A) medidores de nvel e diafragma de presso. (B) manmetros e vlvulas de segurana. (C) balanas industriais e diafragma de presso. (D) vlvulas de segurana e medidores de nvel. (E) manmetros e medidores de nvel.

28
As operaes de movimentao de cargas de combustveis fsseis, como gasolina e diesel, expem o trabalhador possibilidade de danos ao sistema nervoso, devido absoro de hidrocarbonetos, seja via oral, cutnea e, principalmente, respiratria. Algumas das aes a serem adotadas como preveno contra os possveis agravos sade dos trabalhadores expostos aos volteis desses e de outros combustveis ricos em hidrocarbonetos so: (A) usar proteo respiratria, vestir avental de raspa e colocar protetor auricular de insero. (B) usar protetor auricular tipo concha, colocar capacete e proteo respiratria. (C) no fumar, evitar sempre que possvel usar tnis e ventilar o ambiente. (D) ventilar o ambiente laboral, usar luvas e proteo respiratria. (E) lavar as mos antes de comer, no fumar e usar capacete.

26
Presso manomtrica de um vaso contentor de gs pressurizado definida como a(o) (A) presso dinmica que representa a melhor condio operacional, medida pelo manmetro, sem levar em conta a presso atmosfrica. (B) presso esttica que representa a condio operacional existente, medida pelo manmetro dentro do vaso, sem levar em conta a presso atmosfrica. (C) presso esttica que representa a condio operacional ideal dentro do vaso, resultante do somatrio presso manomtrica com a presso atmosfrica. (D) somatrio da presso manomtrica com a presso atmosfrica (1 atm), medida pela ao na vlvula de segurana do equipamento. (E) somatrio da presso manomtrica com a presso esttica dentro do vaso, medida na tubulao de alimentao do mesmo.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

29
A maioria dos produtos perigosos transportada por rodovia de forma fracionada, causando, muitas vezes, problemas de sade na regio lombar e nas mos dos trabalhadores. Esse transporte feito em embalagens, que vo desde pequenos recipientes a equipamentos de grande porte os quais acarretam problemas de movimentao com grande potencial de risco de acidentes. Esses problemas, geralmente, esto relacionados a (A) exiguidade de tempo para as operaes de grande porte e falta de qualificao do condutor dos veculos transportadores. (B) falta de equipamento adequado nos locais de carga e descarga dos produtos, forma das embalagens e peso das mesmas. (C) tamanho, peso e forma das embalagens de acondicionamento e propriedades fsico-qumicas das substncias. (D) tamanho, peso e forma das embalagens de acondicionamento e temperatura das substncias. (E) densidade, volume e validade das embalagens de acondicionamento e propriedades trmicas dos produtos.

32
A questo de reduo da possibilidade de danos causados por acidentes com veculos/equipamentos de transporte de produtos perigosos de grande importncia. Atendendo s normas em vigor, busca-se dotar os equipamentos de transporte de combustveis de componentes de segurana. Um desses componentes a(o) (A) vlvula solenoide indicadora de nvel. (B) janela de visita lateral para constatao visual do nvel do produto no tanque. (C) placa informativa da data de inspeo peridica. (D) proteo contra tombamento, normalmente instalada no topo dos tanques. (E) sistema de transferncia.

33
Toda operao de movimentao de carga deve ser, rotineiramente, precedida de inspeo dos equipamentos a serem utilizados. Essas aes visam preveno contra riscos que possam causar acidentes ocasionados pela utilizao de material fora dos padres ou especificaes tcnicas. No caso de operaes com utilizao de cabos de ao, as inspees focalizam, entre outros, os seguintes aspectos: (A) data de validade do cabo, estado de sade do operador e sua capacitao para a operao. (B) distores na alma do cabo, nmero ou tipo de ruptura dos arames visveis e seu estado de corroso. (C) placa informativa da data de inspeo peridica e validade do ltimo exame mdico peridico do operador. (D) corroso, temperatura do ambiente da operao e experincia do operador. (E) velocidade do vento no local da operao e qualificao do operador do equipamento.

30
O condutor de um veculo de transporte de produtos perigosos, durante a viagem, o responsvel pela guarda, conservao e bom uso dos equipamentos e acessrios do veculo, inclusive os exigidos em funo da natureza especfica dos produtos transportados. De acordo com a regulamentao do transporte rodovirio de produtos perigosos, qual dever ser a atitude do condutor caso ocorram alteraes nas condies iniciais do veculo, ao longo do percurso, capazes de colocar em risco a segurana de vidas, de bens ou do meio ambiente? (A) Reduzir a velocidade do veculo e, pelo celular de trabalho, contatar autoridades competentes para receber orientao urgente. (B) Chamar a autoridade policial mais prxima e entregarlhe o veculo. (C) Dirigir-se ao despachante da mercadoria solicitando ser substitudo em funo do seu direito de recusar-se a executar uma tarefa que poder expor sua vida a risco. (D) Interromper a viagem e entrar em contato com a transportadora, autoridades ou com a entidade cujo telefone esteja listado no envelope para o transporte. (E) Prosseguir a viagem e, respaldado por sua experincia e bom senso, elaborar uma estratgia para enfrentar, profissionalmente e sob qualquer risco, as novas situaes que se apresentarem.

34
Os veculos rodovirios de transporte de produtos perigosos possuem uma codificao especfica e podem ser agrupados em funo de sua aplicao. Quais so os grupos de produtos perigosos que caracterizam os equipamentos rodovirios de transporte de produtos perigosos? (A) Combustveis, corrosivos, qumicos e criognicos. (B) Combustveis, explosivos, corrosivos e criognicos. (C) Explosivos, corrosivos, lquidos inflamveis e qumicos. (D) Criognicos, lquidos inflamveis, explosivos e qumicos. (E) gua cida, combustveis, halogenados e corrosivos.

31
No Brasil, veculos/equipamentos construdos para o transporte de gases altamente refrigerados so chamados (A) equipamentos criognicos. (B) equipamentos pressurizados. (C) equipamentos sub-resfriados. (D) veculos termorregulados. (E) veculos pressurizados.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

35
No territrio brasileiro, o transporte de produtos perigosos deve ser feito somente em veculos/equipamentos fabricados de acordo com as Normas da ABNT ou de reconhecimento internacional para as condies operacionais e propriedades fsico-qumicas dos produtos. Esses equipamentos devem ser capacitados de acordo com os Regulamentos Tcnicos do INMETRO, manuseados e sinalizados de acordo com regulamentaes da ONU, do Acordo de Facilitao do MERCOSUL e do Regulamento Nacional de Transportes de Produtos Perigosos. Adicionalmente, citam-se outras precaues importantes como: (A) o proprietrio do caminho tanque dever solicitar uma requalificao ao Conselho Nacional de Trnsito, caso ocorra uma troca de produto a ser transportado, no previsto na capacitao, e o ngulo de operao das vlvulas do sistema de transferncia deve permitir a abertura lenta e o excesso de fluxo na tubulao, evitando o choque de presso. (B) o proprietrio do caminho tanque dever solicitar uma requalificao ao Departamento Estadual de Trnsito, caso ocorra uma troca de produto a ser transportado, no previsto na capacitao, e o ngulo de operao das vlvulas do sistema de transferncia deve permitir a abertura lenta e o excesso de fluxo na tubulao, evitando o choque de presso. (C) o procedimento detalhado de carregamento e descarregamento do produto deve estar disponvel, e no caso de um vazamento no sistema de operao ou no dispositivo de alvio que no possa ser eliminado por um fechamento ou simples ajuste, o tanque dever ser isolado e o proprietrio, comunicado o mais rpido possvel. (D) o procedimento detalhado de carregamento e descarregamento do produto deve estar disponvel e o manuseio, a estocagem e a armazenagem de qualquer tipo de recipiente mvel devem considerar os requisitos mnimos de segurana estabelecidos pelo cliente que adquiriu o produto. (E) o ngulo de operao das vlvulas do sistema de transferncia deve permitir a abertura rpida e o excesso de fluxo na tubulao, evitando o choque de presso, e o manuseio, a estocagem e a armazenagem de qualquer tipo de recipiente mvel devem considerar os requisitos mnimos de segurana estabelecidos pelo fabricante do produto.

37
A Presso Mxima de Trabalho Permissvel (PMTA) a mxima presso manomtrica admissvel para uma determinada condio de operao de um equipamento de transporte de produto pressurizado, sendo utilizada para regulagem dos dispositivos de segurana como as vlvulas de alvio de presso. Essas vlvulas, porm, em eventual tombamento do equipamento transportador, apresentam a seguinte limitao operacional: (A) caso o lquido empene o eixo da vlvula, essa se rompe projetando estilhaos por aumento de presso. (B) caso o lquido rompa selo de segurana da vlvula, impedindo a sada do gs ou vapor, o tanque poder sofrer um processo implosivo de reduo de seu volume e consequente rompimento. (C) caso o lquido preencha todo o corpo da vlvula, impedindo a sada do gs ou vapor, o tanque ficar sob o risco de ruptura de paredes por estresse criognico. (D) caso o lquido provoque o rompimento do disco de ruptura da vlvula, haver a brusca liberao do gs ou vapor e consequente risco de exploso. (E) caso o lquido preencha todo o corpo da vlvula, impedindo a sada do gs ou vapor, o tanque ficar sob o risco de exploso.

38
Com relao operao de talhas, sejam elas de acionamento eltrico, pneumtico ou hidrulica, analise as afirmaes a seguir. I - A proteo contra danos ao freio exige cuidados quanto colocao de limitadores de curso. II - A aplicao de pequenos, repetidos e sucessivos impulsos, na operao de elevao de cargas, ser sempre utilizada quando o objetivo for colocar os volumes em local pequeno. III - O equipamento para movimentao de carga destina-se elevao e no ao arraste da mesma. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

36
Equipamentos construdos em ao-carbono, ao de baixa liga e alta resistncia, ao inoxidvel ou ao revestido, se destinam ao transporte de produtos corrosivos. Alguns destes produtos lquidos so classificados como (A) cidos e gua industrial. (B) vapores superaquecidos e lcalis. (C) tensoativos e lcalis. (D) derivados de petrleo em geral e lcalis. (E) cidos e lcalis.

39
De acordo com os Regulamentos Tcnicos de Qualidade para o transporte rodovirio de produtos perigosos, do INMETRO, a substituio do gs remanescente, no interior do tanque do veculo, pelo processo de eliminao do gs remanescente e introduo de nitrognio gasoso, at a porcentagem mnima de 97% de nitrognio, refere-se ao processo de (A) integralizao. (B) inertizao. (C) nitrao. (D) desgaseificao. (E) gazeificao.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

40
O transporte de produtos perigosos deve ser feito somente em veculos/equipamentos fabricados conforme normas aprovadas pela ABNT ou de reconhecimento internacional para as condies operacionais e propriedades fsico-qumicas dos produtos. O manuseio e a sinalizao devem estar de acordo com as regulamentaes da ONU, Acordo de facilitao do Mercosul e Regulamento Nacional de Transportes de Produtos perigosos. Outra precauo importante para o transporte de produtos perigosos est explcita em: (A) o motorista, por segurana, deve afastar-se durante a operao de transferncia de produto do veculo ou para ele. (B) o encarregado do setor de transporte deve acompanhar toda a operao de descarga. (C) o condutor do veculo poder, a seu critrio, fazer qualquer modificao na operao das vlvulas de segurana. (D) o fluxograma do sistema de transferncia dever estar fixado de forma indelvel no quadro de avisos do setor de descarga. (E) o procedimento detalhado de carregamento e descarregamento do produto deve estar sempre disponvel.

43
Qual a definio legal de terminal retroporturio? (A) Local onde so realizados servios de operao, ainda sem controle aduaneiro, com carga de importao e exportao, embarcada em continer, reboque ou semirreboque, o qual situado em zona contgua do porto organizado ou da instalao porturia, compreendida no permetro de cinco quilmetros dos limites da zona porturia demarcada pela autoridade policial local. (B) Local onde so realizados servios de operao, ainda sem controle fiscal, com carga de importao e exportao embarcada em continer, reboque ou semirreboque, o qual situado em zona interna do porto organizado ou da instalao porturia, compreendida no permetro de at vinte e cinco quilmetros dos limites da zona porturia demarcada pela autoridade policial local. (C) Local onde so realizados servios de operao, sob controle aduaneiro, com carga de importao e exportao embarcada em continer, reboque ou semirreboque, o qual situado em zona contgua do porto organizado ou da instalao porturia, compreendida no permetro de cinco quilmetros da zona porturia demarcada pela autoridade porturia local. (D) rea designada pela autoridade porturia para a atividade dos operadores porturios, empregadores, tomadores de servio, comandantes de embarcaes, rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO), sindicatos de classe e outros, conforme o caso, dentro do porto organizado, para assegurar o cumprimento dos objetivos daquelas instalaes. (E) rea designada por operadores porturios, empregadores, tomadores de servio, comandantes de embarcaes, rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO), sindicatos de classe e outros, conforme o caso, dentro do porto organizado, para assegurar o cumprimento de sua atividades fins, sob fiscalizao da aduana.

41
No que diz respeito segurana no transporte martimo de substncias perigosas, cabe ao armador e a seus prepostos (A) garantir a total iseno de responsabilidade do comandante da embarcao quanto aos cuidados de segurana nas operaes de embarque. (B) assegurar que o comandante da embarcao tenha conhecimento das medidas de segurana que devero ser tomadas. (C) assegurar que o imediato da embarcao participe ativamente das operaes de embarque, ficando o desembarque para o comandante. (D) assegurar que o comandante da embarcao participe ativamente das operaes de embarque e desembarque dos produtos. (E) providenciar o treinamento antecipado dos estivadores como forma de incentivar as boas prticas preventivas contra riscos de acidentes.

44
A legislao brasileira dotada de dispositivos sobre a segurana do trfego aquavirio em guas sob jurisdio nacional. Esses dispositivos preveem, entre outras, sanes a embarcaes estrangeiras que apresentem irregularidades na documentao ou condies operacionais precrias, representando ameaa de danos ao meio ambiente, tripulao, a terceiros ou segurana do trfego aquavirio. Nesse caso, como sano, a embarcao (A) receber ordem de retornar ao seu porto de origem. (B) receber ordem de no entrar ou de no sair do porto. (C) ser rebocada para o cais de uma unidade da Marinha. (D) ter seu comandante detido e repatriado. (E) dever afastar-se da costa, mantendo-se nas guas territoriais.

42
Os navios-tanque, petroleiros, de 20 mil toneladas ou superior, que transportem petrleo bruto, leo combustvel, leo diesel pesado ou leo lubrificante, e os de 30 mil toneladas ou superior, que transportem outros tipos de produtos petrolferos cujos tanques de carga sejam protegidos por tanques de lastro segregado so classificados como navios da categoria (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

45
tpico do transporte martimo a utilizao de gua de lastro para o equilbrio do navio em seu trajeto de navegao. consenso entre a OMS Organizao Mundial de Sade e a IMO Organizao Martima Internacional que a descarga da gua de lastro e de sedimentos transportados por navios pode permitir a entrada de organismos aquticos nocivos e agentes patognicos nos diversos portos internacionais. So possveis resultados do descarte descontrolado de gua de lastro: (A) assoreamento do canal dos portos e reteno de sedimentos contaminados com prejuzo ao trfego martimo. (B) interferncia na sinalizao de rdio na comunicao local e ocorrncia de doenas epidmicas. (C) reteno de sedimentos causadores de prejuzo navegao local e possvel alterao no microclima da rea porturia. (D) ocorrncia de desequilbrio ecolgico da biota marinha e surgimento de doenas epidmicas. (E) aumento da atividade reprodutora da biota com surgimento de anomalias genticas e assoreamento do canal de navegao.

47
No setor de transporte martimo, obrigatrio que algumas embarcaes de bandeira nacional se submetam a vistorias iniciais e portem o Certificado de Segurana da Navegao (CSN). Qual a caracterstica da embarcao que determinante da obrigatoriedade desta vistoria e do porte do CSN mencionado? (A) Transporta produtos perigosos (lquidos combustveis, gases liquefeitos inflamveis, entre outros) com arqueao bruta superior a 20 AB. (B) Transporta produtos perigosos (lquidos combustveis, gases liquefeitos inflamveis, entre outros) com arqueao bruta superior a 30 AB. (C) Transporta produtos perigosos (lquidos combustveis, gases liquefeitos inflamveis, entre outros) com arqueao bruta entre 15 e 20 AB. (D) Transporta produtos perigosos (slidos combustveis) com arqueao bruta entre 15 e 20 AB. (E) Transporta produtos perigosos (slidos combustveis) com arqueao bruta at 15 AB.

48
A preveno de acidentes em caso de incndio abrange a necessidade de um bom sistema de iluminao de emergncia. Como se classifica esse tipo de iluminao? (A) De fuga ou de segurana e iluminao de ambiente interno ou aclaramento. (B) De ambiente ou aclaramento e iluminao de balizamento ou de sinalizao. (C) De neutralizao ou antiofuscante e iluminao ferica ou antiembaante. (D) De baixa voltagem ou classificada e iluminao de porte ou fachadeira. (E) De ambiente ou aclaramento e iluminao de fuga ou de segurana.

46
Existem diversas formas de se acondicionar uma mangueira de combate ao incndio. A descrio correta das tcnicas aplicveis ao acondicionamento, visando segurana na sua conservao e uso a que recomenda que mangueira deste tipo dever ser (A) dependurada de modo que, na vertical, toda gua restante da utilizao anterior escorra e, uma vez seca, ventilada, aquecida e imediatamente enrolada de forma compacta para no ocupar espao maior que o necessrio. (B) deixada em repouso em caixa apropriada para sua guarda e, aps se efetuar a passagem de ar aquecido por seu interior, ser revirada pelo avesso para concluso da secagem. (C) dobrada cuidadosamente, aps ser seca ao sol, mantida ao ar livre at que se comprove no haver qualquer formao de colnias de fungos em qualquer de suas dobras e, em seguida, dependurada e mantida na posio vertical. (D) pesada e, em seguida, jateada com ar comprimido, enrolada de maneira frouxa, de forma a facilitar nova utilizao e exposta ao vento para sua completa secagem e novamente pesada para se verificar seu retorno s caractersticas de fabricao. (E) estendida totalmente no solo para que as tores sejam eliminadas, devendo uma das suas extremidades ser colocada sobre a outra, mantendo uma distncia de um metro entre as juntas de unio de forma que a mangueira fique sobreposta.

49
Existem sistemas de combate a incndio que se constituem de rede de chuveiros automticos. Alguns destes chuveiros, classificados como fechados, apresentam ampola com lquido colorido, que se rompe, permitindo a passagem da gua a ser aspergida para controle ou extino do incndio. Os parmetros utilizados como critrio para a definio da cor do lquido contido na ampola desse tipo de equipamento, de forma que a escolha seja adequada ao preventiva de combate a um eventual incndio, so: (A) temperatura mxima no ambiente (oC) e temperatura do bico do chuveiro (oC). (B) temperatura mxima no corpo (oC) e temperatura mnima no difusor (oC). (C) temperatura mdia no corpo do chuveiro (oC) e temperatura mnima no difusor (oC). (D) temperatura mdia no ambiente (oC) e temperatura do bico do chuveiro (oC). (E) temperatura mnima no ambiente (oC) e temperatura mxima do difusor (oC).

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

10

50
A Conveno da ONU sobre o Direito do Mar assegura a soberania dos pases sobre o mar territorial. Entretanto, a mesma Conveno tambm assegura o direito de passagem pelo mar territorial dos navios de todos os estados. Conforme a Conveno da ONU mencionada, o termo passagem tem o significado internacional de navegao (A) pelo limite do mar territorial sem penetrar nas guas interiores, somente para escalas previstas, em um ancoradouro ou uma instalao porturia situada nas guas interiores; e, com o fim de dirigir-se para as guas interiores e delas sair, em no mximo 24 horas aps os procedimentos de carga e descarga previstos nesses ancoradouros ou nessas instalaes porturias. (B) de contorno do mar territorial com o fim de seguir uma rota de menos risco e custo, jamais penetrando nas guas interiores ou fazendo escalas em qualquer ancoradouro ou instalao porturia situada nas guas interiores. (C) pelo mar territorial com o fim de atravess-lo, penetrando nas guas interiores em escalas em um ancoradouro ou em uma instalao porturia situada nas guas interiores e, com o fim de dirigir-se para as guas interiores e delas sair, fazendo escalas de menos de 24 horas nestes ancoradouros ou instalaes porturias. (D) pelo mar territorial com o fim de atravess-lo, at o limite mximo de 100 milhas da costa, sem escalas em nenhum ancoradouro ou instalao porturia situada nas guas interiores e com o fim de sair das guas interiores no mximo 48 horas aps sua deteco e notificao pela autoridade martima do pas. (E) pelo mar territorial com o fim de atravess-lo sem penetrar nas guas interiores nem fazer escalas em um ancoradouro ou em uma instalao porturia situada fora das guas interiores; ou dirigir-se para as guas interiores ou delas sair, ou fazer escalas em um desses ancoradouros ou em uma dessas instalaes porturias.

11

TCNICO(A) DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JNIOR OPERAO

You might also like