You are on page 1of 2

Uma das coisas que eu sempre quis fazer aqui no INFOmoz apresentar projectos de cdigo aberto que fossem

m teis para os leitores. Mas para tal, os leitores tinham de estar minimamente envolvidos no mundo do desenvolvimento de softwares, particul armente softwares para web. Foi por isso que comecei publicando alguns tutoriais simples antes de apresentar projectos "srios" que eu tinha na manga. Hoje, vou a presentar um dos projectos que eu pretendia desenvolver j alguns anos, mas que s a gora, finalmente agora comea a dar os primeiros passos. Trata-se do Sistema de Ge sto Acadmica, que eu estou desenvolvendo usando CakePHP: o OpenSGA. <h3>O que OpenSGA</h3> <strong>OpenSGA</strong> simplesmente a minha verso de Sistema de Gesto Acadmica. N ele pretendo criar uma plataforma que faa a gesto de todos os aspectos relacionado s gesto de uma instituio de ensino, desde a gesto pedaggica at administrativa, no cendo, claro, a gesto financeira. O OpenSGA usa CakePHP como tecnologia base para o desenvolvimento, devido a simp licidade que este framework oferece no desenvolvimento de aplicaes web. De facto, o CakePHP o melhor framework PHP que eu j testei, estando ao mesmo nvel de simplic idade, robustez e usabilidade que o Django que escrito em Python. A vantagem que o CakePHP tem em relao ao Django justamente pelo facto do Cake ser escrito em PHP , que muito mais fcil de fazer Deploy que o Django.

Algumas bibliotecas adicionais foram usadas, como por exemplo o JpGraph para a g erao de relatrios grficos e o tcpdf para a gerao de relatrios em PDF. Brevemente apr ntarei aqui no INFOmoz a lista completa de bibliotecas adicionais que estou usan do no desenvolvimento do OpenSGA. <h3>Funcionalidades do OpenSGA</h3> O OpenSGA ainda est na fase inicial do seu desenvolvimento, mas j esto previstas al gumas funcionalidades interessantes, muitas das quais j esto implementadas no Sist ema. Aqui vo algumas delas: <ul> <li>Automatizao do processo de seleco e admisso de candidatos</li> <li>Gesto eficiente dos dados relacionados ao estudante</li> <li>Gesto eficiente dos Recursos Humanos da instituio</li> <li>Gesto de cursos</li> <li>Gesto de disciplinas</li> <li>Gesto de Planos de estudos</li> <li>Gerao automtica de horrios obedecendo diversos critrios</li> <li>Gesto de transportes para estudantes e funcionarios</li> <li>Gesto de Bibliotecas</li> <li>Gesto de despesas e salrios de funcionrios</li> <li>Sistema de gesto de processos de exame</li> <li>Avaliao e anlise do desempenho de estudantes</li> <li>Avaliao e anlise do desempenho de docentes e funcionrios</li> <li>Gesto de residncias universitrias</li> <li>Gesto dos critrios de seguranado sistema</li> <li>Gerao de relatrios diferenciados</li> </ul> <h3>Demo e Download do OpenSGA</h3> J est disponvel uma <a title="OpenSGA - Sistema de Gesto Acadmica" href="http://demo. opensga.com" target="_blank">verso Demo do OpenSGA</a>, que poder ser acessado no website que criei especialmente para o Sistema. Informaes adicionais sobre o desen volvimento do sistema estaro disponveis no <a title="OpenSGA - Sistema de Gesto Aca dmica" href="http://opensga.com" target="_blank">Site Oficial do OpenSGA</a> e na <a title="OpenSGA - Sistema de Gesto Acadmica" href="http://code.google.com/p/sga -moz/" target="_blank">pgina do projecto no Google Code</a>. Veja o demo do OpenS GA, para ter uma ideia sobre o estgio do desenvolvimento do mesmo. Dados de Acesso ao <a title="OpenSGA - Sistema de Gesto Acadmica" href="http://dem o.opensga.com" target="_blank">Demo do OpenSGA</a>:

Nome de Usurio: admin Senha: admin Actualmente no est disponvel nenhuma verso oficial para download, uma vez que ainda pretendo ter algumas funcionalidades implementadas antes de disponibilizar o sis tema. Mas se voc estiver curioso em testar o OpenSGA no seu prprio ambiente de des envolvimento, pode fazer o clone do cdigo-fonte que est disponvel no <a title="Open SGA - Sistema de Gesto Acadmica" href="http://demo.opensga.com" target="_blank">re positrio oficial do OpenSGA no Google Code.</a>

You might also like