You are on page 1of 12

Aula 3:

1 Tiristor: O tiristor um dispositivo semicondutor de quatro camadas, de estrutura pnpn, com trs junes pn. Ele possui trs terminais denominados de: anodo, catodo e gatilho. A Figura 15 mostra o smbolo do tiristor e a sua representao estrutural terica. O nome tiristor engloba uma famlia de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado, apresentando um funcionamento biestvel.

(a)

(b)

Figura 15 Tiristor. (a) Smbolo; (b) Estrutura terica.

De acordo com a Figura 15 os terminais principais conectados ao circuito de potncia so, como no diodo, o anodo (A) e o catodo (K), sendo que o sinal de disparo (controle) aplicado num terceiro terminal denominado de gatilho (G). A estrutura bsica do tiristor e o seu perfil de dopagem so mostradas na Figura 16.

(a)

(b)

Figura 16 Tiristor. (a) Perfil de dopagem; (b) Estrutura simplificada.

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

O tiristor de uso mais difundido o SCR (Retificador Controlado de Silcio), usualmente chamado simplesmente de tiristor. Outros componentes, no entanto, possuem basicamente a mesma estrutura: LASCR (SCR ativado por luz), tambm chamado de LTT (Light Triggered Thyristor), TRIAC (tiristor triodo bidirecional), DIAC (tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutvel pela porta), MCT (Tiristor controlado por MOS).

A. Princpio de funcionamento

Quando a tenso do anodo positiva em relao ao catodo, as junes J1 e J3 encontram-se polarizadas diretamente. A juno J2 esta reversamente polarizada e apenas uma pequena corrente de fuga circula do anodo para o catodo. Neste estado o tiristor esta na condio de bloqueio direto ou estado desligado. Se a tenso anodocatodo (VAK) for aumentada at um valor suficientemente grande, a juno reversamente polarizada J2 se romper. Este fenmeno conhecido como ruptura por avalanche e a tenso correspondente em que isto ocorre chamada de tenso de ruptura direta. Se houver uma tenso VGK positiva, uma corrente atravs de J3 circular com portadores negativos fluindo do catodo para o gatilho. Por construo, a camada P ligada ao gatilho suficientemente estreita para que parte destes eltrons que cruzam J3 possuam energia cintica suficiente para vencer a barreira de potencial existente em J2, sendo ento atrados pelo anodo. Como as junes J1 e J3 j se encontram polarizadas diretamente, haver um movimento livre de portadores atravs de todas as trs junes, resultando em uma grande corrente de anodo no sentido direto. Neste momento o dispositivo estar ento no estado de conduo ou estado ligado. Para que o estado de conduo seja mantido a corrente de anodo tem de estar acima de um valor conhecido como corrente de travamento. Caso a corrente de anodo seja menor do que a corrente de travamento (IL) o dispositivo voltar condio de bloqueio quando a tenso anodo-catodo (VAK) for reduzida. A curva caracterstica de corrente versus tenso de um tiristor mostrada na Figura 17.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 24

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Figura 17 Caracterstica de corrente e tenso do tiristor.

Uma vez que o tiristor entra em conduo, o seu comportamento semelhante ao de um diodo em conduo e no h controle sobre o dispositivo, ou seja, ele continuar no estado de conduo porque no h barreira de potencial (ou camada de depleo) na juno J2. Entretanto, se a corrente direta de anodo for reduzida abaixo de um nvel chamado de corrente de manuteno (IH holding current), uma regio de depleo se formar em torno da juno J2, devido ao reduzido nmero de portadores, e o tiristor entrar em bloqueio. A corrente de manuteno menor do que a corrente de travamento (IL latch current). Assim, a corrente de travamento a mnima corrente direta de anodo para manter o tiristor no estado de conduo. Quando a tenso de catodo positiva em relao ao anodo, a juno J2 est diretamente polarizada, mas as junes J1 e J3 esto reversamente polarizadas. Isto , como se existissem dois diodos conectados em srie, com tenso reversa aplicada sobre eles. Neste momento o tiristor encontra-se no estado de bloqueio reverso e uma pequena corrente de fuga reversa, chamada de corrente reversa flui atravs do dispositivo. Uma vez que a juno J3 intermediria a regies de alta dopagem, ela no capaz de bloquear tenses elevadas, de modo que cabe juno J1 manter o estado de bloqueio do componente.

B. O modelo com dois transistores

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 25

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Um modo de se explicar o funcionamento de um tiristor utilizando o modelo de dois transistores para representar a estrutura pnpn, como mostrado na Figura 18. O transistor T1 um transistor npn formado pelas regies n2-p1-n1 enquanto que o transistor T2 um transistor pnp formado pelas regies p2-n2-p1. A aplicao de uma tenso com potencial positivo entre o anodo e o catodo no resulta em conduo. Isto porque a juno central J2 polarizada reversamente e assegura o bloqueio do dispositivo. Ambos os transistores do circuito equivalente possuem a junes base-emissor polarizadas diretamente e com junes base-coletor polariazadas reversamente ambos os transistores podem ser considerados em bloqueio. Fica evidente atravs da Figura 18(c) que a corrente de coletor do transistor npn (T1) fornece a corrente de base para o transistor pnp (T2). De modo semelhante, a corrente de coletor do transistor pnp (T2) com qualquer corrente aplicada ao gatilho (G) fornece a corrente de base para o transistor npn. Assim, uma situao regenerativa resultar quando o ganho total do lao exceder a unidade. importante observar que para passar o tiristor ao estado ligado preciso que o terminal do gatilho receba um pulso positivo de pequena amplitude de corrente por um curto espao de tempo. Assim que o dispositivo estiver em conduo, o sinal do gatilho pode ser removido.

(a)

(b)

(c)

Figura 18 Modelo dois transistores do tiristor. (a) Estrutura do tiristor; (b) Estrutura dos dois transistores pnp e npn; (c) Associao correspondente dos transistores pnp e npn.

C. Disparo de um Tiristor Um tiristor disparado aumentando-se a corrente de anodo. Isto pode ser conseguido de cinco maneiras distintas, descritas como segue: a) Tenso elevada ou sobretenso: Quando polarizado diretamente, no estado de bloqueio, a tenso de polarizao aplicada sobre a juno J2. O aumento da tenso VAK para valores maiores que a tenso

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 26

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

de ruptura direta VBO, fluir uma corrente de fuga suficiente para iniciar o disparo regenerativo. Esse tipo de disparo pode ser destrutivo e deve ser evitado.

b) Ao da corrente positiva de gatilho: Se o tiristor estiver diretamente polarizado, a injeo de corrente de gatilho pela aplicao de tenso positiva entre os terminais de gatilho e catodo ir dispar-lo. medida que a corrente de gatilho aumenta, a tenso de bloqueio direta diminui como mostrado na Figura 19. Deve-se observar que h um atraso de tempo, chamado de tempo de disparo (ton), entre a aplicao do sinal de gatilho e a conduo do tiristor.

Figura 19 Caracterstica de corrente e tenso do tiristor para diferentes correntes de gatilho.

c) Taxa de crescimento da tenso direta (dv/dt): Quando reversamente polarizadas, a rea de transio de uma juno comporta-se de maneira similar a um capacitor, devido ao campo criado pela carga espacial. Considerando que praticamente toda a tenso est aplicada sobre a juno J2 (quando o SCR estiver bloqueado e polarizado diretamente), a corrente que atravessa tal juno dada por:
iJ 2 = d d d d ( qJ 2 ) = ( ( CJ 2VJ 2 ) ) = VJ 2 ( CJ 2 ) + CJ 2 (VJ 2 ) dt dt dt dt

(2.26)

Onde CJ2 e VJ2 so a capacitncia e a tenso na juno J2, respectivamente. Se a taxa de crescimento de VAK for grande, a capacitncia diminui, uma vez que a regio de transio aumenta de largura. Entretanto, se a taxa de variao da tenso for suficientemente elevada, a corrente que atravessar a juno pode ser suficiente para levar o tiristor conduo.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 27

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Uma vez que a capacitncia cresce com o aumento da rea do semicondutor, os componentes para correntes mais elevadas tendem a ter um limite de dv/dt menor. Observe-se que a limitao diz respeito apenas ao crescimento da tenso direta (VAK > 0). A taxa de crescimento da tenso reversa no importante, uma vez que as correntes que circulam pelas junes J1 e J3, em tal situao, no tm a capacidade de levar o tiristor a um estado de conduo. Como se ver adiante circuitos RC em paralelo com os tiristores so utilizados com o objetivo de limitar a taxa de crescimento da tenso direta sobre eles. d) Trmica: Se a temperatura de um tiristor for elevada, haver um aumento no nmero de pares eltrons-lacunas que aumentar a corrente de fuga. Esse aumento na corrente de fuga pode chegar a nveis capazes de disparar o tiristor. Esse tipo de disparo pode causar agitao trmica e normalmente evitado. e) Luz: Se for permitido que a luz atinja as junes de um tiristor, os pares eltronslacunas aumentaro e o tiristor poder ser disparado. Os tiristores ativados por luz (LASCR) so disparados permitindo-se que a luz atinja a pastilha de silcio.

D. Desligamento de um Tiristor

Um tiristor que esteja em conduo pode ser desligado pela reduo da corrente direta a um nvel abaixo da corrente de manuteno (IH). Existem vrias tcnicas para o desligamento de um tiristor que sero discutidas posteriormente. Em todas as tcnicas de comutao, a corrente de anodo conservada abaixo da corrente de manuteno por um tempo suficientemente grande, de modo que todos os portadores em excesso nas quatro camadas sejam eliminados ou recombinados. Devido s duas junes pn (J1 e J3) as caractersticas de desligamento seriam similares s de um diodo, exibindo tempo (trr) e corrente de recuperao reversa (Irr). A juno pn (J2) necessita de um tempo, conhecido como tempo de recombinao (trc) para recombinar o excesso de portadores. Este tempo funo da amplitude da tenso reversa aplicada sobre o dispositivo. As curvas caractersticas de bloqueio para um circuito comutado pela rede e por um circuito com comutao forada so mostrados na Figura 20(a) e 18(b), respectivamente. O tempo de desligamento tq a soma do tempo de recuperao reversa trr e do tempo de recombinao trc. Ao trmino do bloqueio uma camada de depleo

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 28

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

desenvolve-se sobre a juno J2 e o tiristor recupera a sua capacidade de suportar tenso direta aplicada em seus terminais.

(a)

(b)

Figura 20 Formas de onda para comutao de tiristores. (a) Comutao de linha; (b) Comutao forada.

2 Tipos de Tiristores:
A. Tiristor de Controle de Fase (SCR)

Este tipo de tiristor geralmente opera na freqncia da rede e desligado por comutao natural. O tempo de desligamento tq da ordem de 50 a 100s. Este o tiristor mais adequado para aplicaes de comutao em baixa freqncia. Estes dispositivos tambm so conhecidos como retificador controlado de silcio, do ingls,
silicon-carbide rectifier SCR.

A queda de tenso em conduo varia tipicamente de 1,15V para dispositivos de 600V a 2,5V para os tiristores de 4000V. As taxas de variao de tenso e corrente tpicas dos tiristores so de 1000 V/s e 500 A/s, respectivamente.

B. Tiristor de Chaveamento Rpido

Esses tiristores so utilizados em aplicaes onde as comutaes ocorrem em freqncias mais rpidas que a comutao natural. Normalmente empregados em choppers (conversores CC-CC) estes tiristores so bloqueados por meio de circuitos auxiliares de comutao forada. O tempo de desligamento destes tiristores de 5 a 50s, dependendo da faixa de tenso. A queda de tenso direta varia inversamente ao tempo de desligamento sendo, portanto, o preo pago pelo aumento na velocidade de

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 29

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

bloqueio.
C. Tiristor de Desligamento pelo Gatilho (GTO)

Um tiristor de desligamento pelo gatilho (do ingls Gate Turn-Off - GTO) pode ser disparado pela aplicao de um sinal positivo de gatilho. Entretanto, ele pode ser desligado por um sinal negativo de gatilho. Um GTO um dispositivo de reteno e pode ser construdo para faixa de tenso e corrente similares quelas de um SCR. As principais vantagens do GTO em relao ao SCR so: (1) a eliminao dos componentes de comutao forada, para aplicaes onde a comutao natural no pode ser efetuada, resultando em reduo dos custos, do peso e do volume do circuito; e, (2) desligamento mais rpido permitindo operao do circuito em freqncias mais elevadas. Em aplicaes de baixas potncias, os GTOs tm como pirncipais vantagens quando comparado aos transistores bipolares: (1) capacidade de bloqueio de tenses mais elevadas; (2) alto ganho em estado de conduo. Um GTO tem baixo ganho durante o seu bloqueio, tipicamente em torno de seis (6), e requer um pulso de corrente negativo relativamente alto para deslig-lo. Ele possui quedas de tenso em conduo mais altas do que os SCRs.
D. Tiristor de Triodos Bidirecionais (TRIAC)

Um TRIAC pode conduzir em ambos os sentidos e utilizado em controle de fase CA (conversores CA-CA). Ele pode ser considerado como dois SCRs conectados em anti-paralelo com uma conexo de gatilho comum, como mostrado na Figura 21(a). A curva caracterstica de corrente e tenso de um TRIAC mostrada na Figura 21(b).

(a)

(b)

Figura 21 Tiristores Triodos Bidirecionais (TRIAC). (a) Diagrama; (b) Curva caracterstica.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 30

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Como o TRIAC um dispositivo bidirecional, seus terminais no podem ser designados como anodo e catodo. Se o terminal MT2 for positivo em relao ao terminal MT1, o TRIAC pode ser disparado pela aplicao de um sinal negativo entre o gatilho G e MT1. Se o terminal MT2 for negativo em relao a MT1, ele pode ser disparado pela aplicao de um sinal negativo entre o gatilho G e MT1. No necessrio que existam ambas as polaridades no sinal de gatilho, pois o TRIAC pode ser disparado com um sinal tanto positivo como com um negativo. Na prtica as sensibilidades variam de um quadrante para outro e os TRIACs normalmente so operados no quadrante I+ (tenso e corrente no gatilho positivas) ou no quadrante III- (tenso e corrente no gatilho negativas).
E. Tiristor de Induo Esttica

As caractersticas de um tiristor de induo esttica (do ingls Static Induction


Thyristor -SITH) so similares quelas de um MOSFET. Um SITH normalmente

disparado pela aplicao de tenso positiva no gatilho como os tiristores normais e, desligado pela aplicao negativa em seu gatilho. Um SITH tem velocidade de chaveamento (ou comutao) rpida e capacidade de suportar taxas de variao de corrente (di/dt) e tenso (dv/dt) muito elevadas. O tempo de chaveamento da ordem de 1 a 6 s.
F. SCRs ativados por Luz (LASCR)

Este dispositivo disparado por radiao direta de luz na pastilha de silcio. Os pares de eltron-lacuna criados devido radiao produzem a corrente de disparo. A estrutura do gatilho projetada para fornecer-lhe sensibilidade suficiente para realizar disparo a partir de fontes prticas de luz (por exemplo LEDs). Os LASCRs so utilizados em aplicaes de tenses e correntes elevadas como em transmisso de corrente contnua em alta tenso (do ingls High Voltage DC HVDC) e compensao esttica de potncia reativa. Um LASCR oferece isolao

eltrica total entre a fonte de disparo por luz e o dispositivo de potncia conectado ao conversor. O di/dt tpico de 250 A/s e o dv/dt pode ser to elevado quanto 2000 V/s.
G. Tiristores controlados por FETs (FET-CTH)

Um dispositivo tiristor controlado por FET (do ingls FET- Controlled Thyristor) combina um MOSFET e um tiristor em paralelo como mostrado na Figura 22. Se uma tenso suficiente, tipicamente 3V, for aplicada a porta do MOSFET, uma corrente de

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 31

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

disparo para o tiristor ser gerada internamente. Com isto este dispositivo apresenta uma velocidade de chaveamento bem como di/dt e dv/dt elevados.

Figura 22 Diagrama do tiristores controlado por FET.

Este dispositivo pode ser disparado como tiristores convencionais, mas no pode ser desligado atravs do controle de porta.
H. Tiristores controlados por MOS (MCT)

Um tiristor controlado por MOS (do ingls MOS Controlled Thyristor) combina as caractersticas de um tiristor regenerativo de quatro camadas e uma estrutura de gatilho ou de porta MOS. O circuito equivalente mostrado na Figura 23. A estrutura
npnp do MCT pode ser representada por um transistor npn (Q1) e um transistor pnp

(Q2). A estrutura do gatilho MOS pode ser representada por um MOSFET de canal p (M1) e um de canal n (M2).Devido a sua estrutura npnp, o anodo serve como terminal de referncia em relao ao qual todos os sinais de gatilho so aplicados. Uma tenso de gatilho negativa VGA liga o MOSFET de canal p (M1) fornecendo corrente parta o transistor Q2, colocando o MCT em conduo. Um pulso positivo de gatilho VGA desvia a corrente de excitao da base de Q1, desligando o MCT. Para valores maiores do que os da corrente controlvel, o MCT deve ser bloqueado da mesma forma que um SCR comum. Caso o controle de gatilho seja aplicado nestas condies, o dispositivo pode ser destrudo. Um MCT tem baixa queda de tenso direta durante a conduo; tempo de disparo e desligamento rpidos, tipicamente 0,4 s e 1,25 s, respectivamente; baixas perdas em comutao; baixa capacidade de bloqueio de tenso reversa; alta impedncia de entrada de gatilho, o que simplifica consideravelmente os circuitos de excitao.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 32

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Figura 23 Diagrama do MCT.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 33

Aula 3: Chaves Semicondutoras de Potncia O tiristor

Eletrnica Industrial

Exerccios para fixao do contedo:

Aula 3: 1. Desenhe a curva caracterstica de um tiristor e comente as diferenas entre esta curva e a curva caracterstica de um diodo. 2. Quais so os mtodos de disparo de um tiristor. Comente brevemente cada um deles. 3. O que tempo de desligamento de um tiristor. 4. Quais so os tipos de tiristores. Comente suas principais caractersticas.

Prof. Mrio Lcio da Silva Martins

Unidade I - 34

You might also like