You are on page 1of 7

ESCOLA DE APLICAO PROFESSORA VANDE DE SOUZA FERREIRA SAMUEL DA COSTA IZIDIO

PESQUISA DE COMPOSTOS QUMICOS

PETROLINA 2011

ESCOLA DE APLICAO PROFESSORA VANDE DE SOUZA FERREIRA SAMUEL DA COSTA IZIDIO

PESQUISA DE COMPOSTOS QUMICOS

PESQUISA SOLICITADA PELA PROFESSORA JACKELINE COMO ATIVIDADE AVALIATIVA.

PETROLINA 2011

ALCOOIS Os lcoois so substncias orgnicas oxigenadas caracterizadas pela presena na molcula do grupo hidroxila ( -OH ) ligado a um carbono saturado (que s faz ligaes simples). O metanol ou lcool metlico um lcool que no deve ser ingerido, pois extremamente txico para o fgado. O etanol, ou lcool etlico, o tipo de lcool contido nas bebidas alcolicas. uma droga depressora do sistema nervoso central, e causa desinibio e euforia quando ingerido em pequenas doses, esturpor e coma em doses maiores. No Brasil, o lcool utilizado como combustvel, seja isoladamente ou misturado gasolina em uma proporo de 25%. Tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovvel e causar menor poluio que os combustveis fsseis. BENEFICIOS E MALEFICIOS PARA A SADE Os ligeiros benefcios para a sade proporcionados pela ingesto moderada de bebidas alcolicas so muitas vezes superados pelos riscos de doenas resultantes de consumo excessivo frequente. Atualmente aceita-se que as bebidas alcolicas podem ter um papel benfico na nutrio e na sade, desde que tomadas com moderao, mas a bebida em excesso e o alcoolismo continuam a ser causas muito importantes de doena e de morte. OBTENO DO ALCOOL O lcool etlico (etanol), o principal ingrediente das bebidas alcolicas fabricado pela fermentao, do amido ou de um acar, durante o processo formam-se tambm outras substncias que conferem s bebidas os seus paladares e aromas especficos, so estas substncias conhecidas por congneres, as responsveis pelos muitos sintomas da ressaca alcolica. O ABUSO ENTRE JOVENS E DEPENDENTES O uso de lcool entre os jovens brasileiros vem aumentando a cada dia e um tema controverso na sociedade e no meio acadmico. A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena o abuso de lcool pelos jovens, mas tipicamente permissiva ao estmulo do consumo por meio da propaganda. O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos. Dentro do alcoolismo existe a dependncia, a abstinncia, o abuso (uso excessivo, porm no continuado), intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnstica (perdas restritas de memria), demencial, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo um termo genrico que indica algum problema, mas

medicamente para maior preciso, necessrio apontar qual ou quais distrbios esto presentes, pois geralmente h mais de um. TIPOS DE ADITIVOS QUMICOS NOS ALIMENTOS Aditivos so aquelas substncias acrescentadas aos alimentos para melhorar sua cor, textura e aroma ou para conserv-los frescos por mais tempos. Os aditivos passam por rigorosos testes. Os que provocam efeitos colaterais no so aprovados. Para todas a substncias, nveis de segurana so estabelecidos e no podem ser ultrapassados. Esses nveis so fixados bem abaixo dos limites considerados seguros para o homem, supondo-se um consumo razovel dos alimentos que contm esse aditivo. Abaixo esto listados alguns alimentos e o aditivos que possuem: gua tnica diet - Antarctica Ingredientes: gua gaseificada, extrato vegetal aromtico e quinino. Aditivos: Aroma natural, conservador benzoato de sdio, acidulante cido ctrico e cido tartrico, edulcorante artificial, sacarina sdica e ciclamato de sdio. Bala de nata - Aymor. Ingredientes: Acar, glucose, soro de leite em p, gordura vegetal hidrogenada, amido de milho, gelatina e sal. Aditivos: Estabilizante lecitina de soja, aroma artificial de nata cremosa. Big Bol - Ping-Pong. Ingredientes: Acar, xarope de glicose, base para goma de mascar. Aditivos: Aroma artificial de tuti-fruti, anti umectante de glicerol, estabilizante lecitina de soja, acidulante, cido ctrico e corante artificial eritrozina. Biscoito doce de leite - Triunfo. Ingredientes: Farinha de trigo, acar cristal, gordura vegetal hidrogenada, acar invertido, amido de milho, soro de leite em p, doce de leite em p e sal refinado. Aditivos: Aroma reconstitudo de doce de leite, estabilizante lecitina de soja e corantes naturais. Bubaloo - Adams. Ingredientes: Acar, xarope de glicose, base para goma de mascar. Aditivos: Acidulante cido ctrico, aroma natural de lima-limo, corantes artificiais. Clorets - Adams. Ingredientes: Acar e xarope de glicose. Aditivos: Cristais de mentol, actizol, corante natural de clorofila. Creme de alho - Queops. Ingredientes: Sal, alho, acar, glutamato monossdico. Aditivos: Corante natural de crcuma.

Creme de Leite - Parmalat Ingredientes: Creme de leite, leite em p; expressastes goma alfarroba e carragena e estabilsante citrato de sdio. Aditivos: citrato de sdio Frumelo - Lacta. Ingredientes: Acar, glucose, gordura vegetal hidrogenada, leite em p desnatado, gelatina, malto dextrina de milho, suco concentrado de framboesa e amido de milho. Aditivos: sabor artificial de framboesa, colorido artificialmente. Gelatina - Sadia. Ingredientes: Acar, gelatina e sal refinado. Aditivos: Estabilizante citrato monossdico, aroma natural de limo, corantes artificiais e acidulantes cido ctrico e cido fumrico.

ANFETAMINAS E SUAS FUNES NO ORGANISMO As anfetaminas so drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto , fazem o crebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas com menos sono, eltricas, etc. chamada de rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante vrias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos pr-determinados. Tambm conhecida como bolinha por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento sem o acompanhamento mdico. Nos USA, a metanfetamina (uma anfetamina) tem sido muito consumida na forma fumada em cachimbos, recebendo o nome de ICE C gelo). Outra anfetamina, metilenodiximetanfetamina (MDMA), tambm conhecida pelo nome de xtase, tem sido uma das drogas com maior aceitao pela juventude inglesa e agora, tambm, com um consumo crescente nos USA. As anfetaminas so drogas sintticas, fabricadas em laboratrio. No so, portanto, produtos naturais. Existem vrias drogas sintticas que pertencem ao grupo das anfetaminas e como cada uma delas pode ser comercializada sob a forma de remdio, por vrios laboratrios e com diferentes nomes de fantasia, temos um grande nmero destes medicamentos, conforme mostra a tabela. Tabela Nomes comerciais de alguns medicamentos base de drogas do tipo anfetamina, vendidos no Brasil. Dados obtidos do Dicionrio de Especialidades Farmacuticas DEF ano 1996/1997. Droga do tipo Anfetamina Produtos (remdios comerciais) vendidos nas farmcias Dietilpropiona ou Anfepramona Fenproporex Mazindol Metanfetamina Dualid S; Hipofagin S; Inibex S; Moderine Desobesi-M; Lipomax AP; Inobesin Dasten; Fagolipo; Absten-Plus; Diazinil; Dobesix Pervitin*

Metilfenidato

Ritalina

NICOTINA E SUAS UTILIZAES Nicotina o nome de uma substncia alcalide bsica, lquida e de cor amarela, que constitui o princpio ativo do tabaco. Seu nome se deve ao diplomata francs Jean Nicot que foi o difusor do tabaco na Europa. Provoca cancro nos pulmes devido metilizao que ocorre no DNA (liga um radical metila, CH3). A pirrolidina (nicotina) sofre reaes metablicas (com NO+), oxidao e abertura do anel transformando-se em 4-(n-metil-n-nitrosamino)-1(3-piridil)-1-butanona (CETONA) e 4-(n-metil-n-Nitrosamino)-4-(3-piridil)-butanal (ALDEDO). Na indstria, obtida atravs de toda a planta Nicotiana tabacum, e utilizada como um inseticida respiratrio (na agricultura) sob a forma de sulfato de nicotina e vermfugo (na pecuria). Pode ainda ser convertido para o cido nicotnico e, ento, ser usado como suplemento alimentar. UREIA E SUA ULTILIZAO A uria um composto orgnico cuja frmula (NH2)2CO. Uria altamente solvel em gua, sendo uma forma eficiente de o organismo humano expelir o excesso de nitrognio. Uria desempenha papel importante na funo renal. Teste para medir a quantidade de uria no sangue (uria srica) pode ser usado como indicador da funo renal e da ocorrncia de uremia (doena que acompanha a insuficincia renal). UREIA E SUAS FUNES A uria , em essncia, um produto de excreo removido pela urina. Porm, a uria tambm desempenha um papel muito importante auxiliando a ao dos nefrnios, que so estruturas microscpicas capazes de eliminar resduos do metabolismo do sangue, manter o equilbrio hidroelectroltico e cido-bsico do corpo humano, controlar a quantidade de lquidos no organismo, regular a presso arterial e secretar hormnios, alm de produzir a urina. Considera-se que o nefrnio a unidade funcional do rim. Uria dissolvida no sangue (em uma concentrao de 2,5 - 7,5 mmol/litro) e excretada pelos rins como um componente da urina. Adicionalmente, uma pequena quantidade de uria excretada pelo suor. CAFENA A cafena um composto qumico de frmula C8H10N4O2 classificado como alcalide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7trimetilxantina. encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infuso, como estimulante. A cafena apresenta-se sob a forma de um p branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238 C e sublimam a 178 C, em condies normais de temperatura e presso. extremamente solvel em gua quente, no tem cheiro e apresenta sabor amargo. Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafena a que mais actua sobre o sistema nervoso central. Actua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produo de suco gstrico.

Doses teraputicas de cafena estimulam o corao aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo tambm dilatao dos vasos perifricos. TRINITROTOLUENO (TNT) Produzido no incio do sculo xx juntamente com outras substncias explosivas, o TNT ganhou um lugar mais privilegiado na utilizao de explosivos, pois como ele mais estvel pode ser melhor utilizado sem risco, ao contrrio da nitroglicerina que reage muito facilmente ao movimento e temperatura. A frmula do trinitrotolueno C6H2(NO2)3CH3 e seu ponto de fuso a 81C. Ele obtido atravs da nitrao do tolueno (C6H5CH3) e sua colorao amarelo plido, essa substncia no reage com metais e no absorve gua, pois sua estrutura estvel, por isso pode ser armazenado por longos perodos. O trinitrotolueno reage facilmente com alcalides e assim forma compostos instveis que so bem sensveis a temperaturas elevadas e a impactos. Utilizao: O trinitrotolueno foi muito utilizado na primeira guerra mundial, mas s na segunda guerra mundial que se chegou um extremo ponto de utilizao desse explosivo. Os explosivos em geral so usados com todos os tipos de armas civis e militares. H tambm o uso na indstria, como em pedreiras, na abertura de canais, na construo de rodovias e ferrovias, no aprofundamento de portos e na prospeco ssmica, etc. Na pirotecnia, h os fogos de artifcio e os fogos de sinalizao, que so usados para fazerem buscas martimas e terrestres. Na produo desses fogos se utilizam misturas de oxidantes (nitratos, cloratos, percloratos, perxidos, etc.); combustveis (redutores) orgnicos ou inorgnicos, como sulfetos, hidrocarbonetos, carboidratos, etc.; e substncias que produzem cores variadas, como compostos de cobre (azul), estrncio (vermelho), etc. No Brasil, a maior quantidade de explosivos produzida pelo exrcito,pois o beneficiamento destes materiais est relacionado com os setores de produes de equipamentos militares e munies, o qual contribui com cerca de 1% da produo na indstria da transformao.

You might also like