You are on page 1of 4

ANLISE DE ALIMENTOS PRTICA DETERMINAO DO TEOR DE CARBOIDRATOS DETERMINAO DO TTULO DA SOLUO DE FEHLING 1.

FUNDAMENTAO TERICA - O ttulo ou fator de Fehling determinado para verificao da especificidade destes em relao aos acares redutores. - Os reativos so preparados de maneira que 10mL dos mesmo (10mL de A e 10mL de B) tenham ao compatvel com o poder redutor de 10mL de uma soluo padro de acar redutor (normalmente a glicose) numa concentrao de 0,5g%. - Cada 10mL dos reativos de Fehling (10mL de A mais 10mL de B) sero reduzidos teoricamente por 10mL da soluo padro 0,5g% de glicose. - Cada 100mL do padro de glicose contm 0,5g de glicose (0,5g%), portanto cada 10mL contm 0,05g de glicose. Assim, o valor ttulo do reativo dever ser 0,05.

2. MATERIAL: bqueres de 250Ml, pipetas volumtricas de 10mL, bico de bunsen, buretas, pedaos de porcelana ou prolas de vidro. Reagentes: solues A e B de Fehling, sol. de glicose 0,5g%, azul de metileno. 3. PROCEDIMENTO - Acertar o volume da bureta com a soluo padro de glicose 0,5g% - Preparar um bquer de 250mL com 10mL de soluo A e 10mL de soluo B - Adicionar 2 gotas de azul de metileno e alguns pedaos de porcelana ou prolas de vidro - Titular as solues do bquer sob fervura at o ponto de viragem (marrom tijolo)

4. CLCULO

mL de glicose gasto x 0,5 =Ttulo de Fehling (T) 100

*Obs: quando utiliza-se volumes de soluo A e B na ordem de 10mL, utiliza-se T (valor inteiro) na frmula para o clculo de concentrao de acares. Quando utiliza-se volumes de soluo A e B na ordem de 5mL, utiliza-se T/2 (valor pela metade do ttulo.

DETERMINAO DE ACARES REDUTORES 1. MTODO: Fehling Lane Eynon 2. AMOSTRA: 3. FUNDAMENTO: fundamenta-se no poder redutor de solues neutras de mono e dissacardeos quando em presena de solues alcalinas de metais pesados como por exemplo o cobre. 4. REATIVO DE FEHLING: compostos de duas solues, uma soluo cprica de sulfato (A), e outra trtaro alcalina (B). As duas solues so guardadas separadamente para maior estabilidade das mesmas. Quando mistura-se quantidades equimolares das solues e adicionamos a amostra preparada contendo acares redutores, o cobre II do reativo A reduzida a carga I. A reao ocorre em meio alcalino (reativo B) entre os acares redutores e o cobre II. O sulfato cprico d lugar ao xido cuproso que apresenta cor marrom tijolo, cor do ponto de viragem. Soluo A = sulfato cprico (cobre II) Soluo B = tartarato duplo de sdio e potssio.

5. MATERIAL: bqueres de 250Ml, pipetas volumtricas de 5 e 10mL, bico de bunsen, bales de 100 e 250mL, funil, papel filtro, balana, buretas, pedaos de porcelana ou prolas de vidro. Reagentes: solues A e B de Fehling, sol. de ferrocianeto de potssio 15%, sol. de sulfato ou acetato de Zn 30%, NaOH 40%, HCl concentrado, fitas de pH, azul de metileno. 6. PROCEDIMENTO a. Pesar aproximadamente 5g da amostra em bquer pequeno b. Transferir lavando com gua para um balo volumtrico de 200 ou 250 mL c. Utilizar gua suficiente para retirar todo resduo do bquer mas NO completar ainda o volume do balo d. Adicionar 2mL de ferrocianeto de K e agitar e. Adicionar 2mL de sulfato ou acetato de Zn e agitar f. COMPLETAR o volume g. Deixar sedimentar por 5 minutos h. Filtrar em erlenmeyer g. Completar a bureta com o filtrado (GUARDAR A SOLUO QUE SOBROU) h. Preparar um bquer de 250mL com 5mL de soluo A e 5mL de soluo B e pedaos de porcelana ou prolas de vidro i. Adicionar 1 gota de azul de metileno (indicador) j. Levar ao bico de bunsen e aguardar fervura l. Titular as solues do bquer com o filtrado obtido em h at que a cor azul torne-se totalmente marrom tijolo (ponto de viragem) 7. CLCULO Acares redutores = 100 x D x T/2* % * Usa-se T/2 quando o vol. de Fehling for de 5mL VxP D = volume de diluio, volume do balo usado para a diluio V = volume de amostra gasto na titulao P = peso da amostra DETERMINAO DO TEOR DE ACARES REDUTORES TOTAIS

1. MTODO: Fehling Lane Eynon 2. AMOSTRA: 3. PROCEDIMENTO: a partir da soluo de filtrado obtido na primeira metodologia - Aliquotar 50mL da soluo que resta do item g na metodologia anterior - Colocar em balo de 100mL - Adicionar 2mL de HCl concentrado - Levar ao BM por 1 hora a 600C - Retirar do BM e resfriar na torneira - Neutralizar com NaOH 40%, utilizando fita de pH para verificar a ausncia de acidez - Completar o volume - Completar a bureta com a soluo obtida

- Preparar um bquer de 250mL com 10mL de soluo A e 10mL de soluo B - Adicionar pedaos de porcelana ou prolas de vidro e 2 gotas de azul de metileno - Titular as solues de Fehling sob fervura com a amostra at ponto de viragem (marrom tijolo) 4. CLCULO Teor de acares redutores totais= 100 x D x T* x 0,95% x 2 VxP * Usar T quando o volume de Fehling for 10 mL D = volume de diluio, volume do balo usado para a diluio T = ttulo de Fehling (fator da soluo), consta no rtulo da soluo V = volume de amostra gasto na titulao P = peso da amostra 0,95 = fator de converso de hexoses para sacarose 2 = segunda diluio que foi feita com 50mL da amostra em balo de 100mL (50/100 = )

You might also like