You are on page 1of 8

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

A pessoa de Jesus no tabernculo de Moiss


por Fbio Souza

por Fbio Souza Joo, um dos discpulos de Jesus, nos diz que a "lei foi dada por Moiss; a graa e a verdade vieram por Jesus Cristo" (Joo 1:17). A palavra "verdade" no Grego alethia, que significa "realidade". A "verdade" de que Joo fala a respeito, Jesus Cristo como o Verbo, que estava com Deus e se fez carne e habitou entre ns (Joo 1:1, 14). A palavra Grega algumas vezes traduzida por "habitou", aqui, mais literalmente traduzida por 'tabernaculou'. Portanto o Tabernculo uma figura, um prenncio do Senhor Jesus Cristo. No livro de xodo, quando Deus especifica para Moiss os detalhes para a construo do Tabernculo (aprox. 1.450 anos antes do nascimento de Jesus), Ele faz uma prvia descrio de quem e o que seria o Messias (o Cristo) que estava por vir. Nos quatro evangelhos, particularmente no relato de Joo, Jesus mostra-se a si mesmo como sendo a realidade de cada item do Tabernculo. O verdadeiro Tabernculo de Deus com os homens , portanto o Senhor Jesus Cristo.

Disse o SENHOR a Moiss: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo corao o mover para isso, dele receber a minha oferta. Esta a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze, e estofo azul, e prpura, e carmesim, e linho fino, e plos de cabra, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles finas, e madeira de accia, azeite para a luz, especiarias para o leo de uno e para o incenso aromtica pedras de nix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral. E me faro um santurio, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo e para modelo de todos os seus mveis, assim mesmo o fareis. (xodo 25:1-9 RA) Que maravilhoso ver nesta passagem Deus entregando a Moises um modelo de nos relacionarmos com Ele recuperando a intimidade o mais lindo que isso parte dele como na criao do homem partiu dele para se relacionarmos conosco isso mexe muito comigo. Aleluia! Partiu dele...uhuuhuh!!!! Eu te amo papai. Vamos junto aprender o principio desse relacionamento veja bem como comea o capitulo 25 do livro de xodo Disse o SENHOR a Moiss: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo corao o mover para isso, dele receber a minha oferta. Esta a oferta que dele recebereis quero destacar o trecho de todo homem cujo corao o mover para isso para aonde move o seu corao? Ele no olha a oferta, mas sim o nosso corao sei que voc j ouviu isso mais guarde isso ele v o nosso corao ele continua dele recebereis a minha oferta e ento mediante a aprovao do seu corao, detalhe o que oferta no e a sua oferta, mas a oferta dele por estar consciente que tudo vem dele e volta para ele, um corao voluntrio e dessa oferta ser construdo, ou melhor, reconstrudo o lugar de habitao o santurio, ... Porque ns somos santurio do Deus vivente, como ele prprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles sero o meu povo.(2 Corntios 6). (16 RA) Outra coisa interessante e o sentido da palavra habitar na lngua original ela tem um sentido que vem de uma raiz primitiva [aparentemente semelhante (por transmisso) a com a idia de alojar]; (1a1) deitar, deitar-se, deitar sobre, deitar (referindo-se a relaes sexuais). Em algumas partes da bblia tambm se usa a palavra conhecer com o mesmo sentido. Aonde eu quero chegar Deus esta interessada ou sempre esteve em se relacionar intimamente conosco uma intimidade do esprito como sempre, e intimidade e exclusividade. As coisas que Deus ordenou a Moises estavam relacionada a Jesus, a pedra angular da construo do santurio (nosso corpo), para habitao da presena de Deus hoje o esprito santo, ou seja, Deus mandou construir o tabernculo para aprendermos entra na presena dele sabendo que tudo aquilo era sombra das coisas que viriam.

Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moiss divinamente instrudo, quando estava para construir o tabernculo; pois diz ele: V que faas todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.(Hebreus 8:5 RA)

Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, no a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifcios que, ano aps ano, perpetuamente, eles oferecem.(Hebreus 10:1 RA) Toda bblia e a revelao de uma pessoa Jesus, ele e o filho de Deus de gnesis a apocalipse.

Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de corao disposto, voluntariamente a trar por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze, estofa azul, prpura, carmesim, linho fino, plos de cabra, peles de carneiro tintas de
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

vermelho, peles finas, madeira de accia, azeite para a iluminao, especiarias para o leo da uno e para o incenso aromtico, pedras de nix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral. Venham todos os homens hbeis entre vs e faam tudo o que o SENHOR ordenou: (xodo 35:5-10 RA).

Ouro smbolo de divindade (Ele e o divino) Prata smbolo da redeno (Ele e o redentor) Bronze smbolo do sofrimento (Ele veio e sofreu) O bronze na Bblia fala do julgamento de Deus, particularmente Seu julgamento sobre nossas palavras e pensamentos de rebeldia contra Ele (como em Nmeros 16:29-40 e Judas 11). Pelo de cabra, o profeta. Pele de carneiro tingida de vermelho, o sangue do cordeiro derramado. Peles texugos simbolizam ausncia de beleza. Madeira de accia representa o corpo incorruptvel (pois e a nica madeira que no se corrompe). Jesus o homem perfeito. A madeira e uma figura bblica do homem (salmos 1. 1-3 e jeremias 5.14). Azeite para a lmpada e para a uno, Jesus ele e o ungido. Especiarias para azeite da uno e para o incenso aromtico, isto fala de adorao (Jesus e essncia da adorao). Cada coisa que Deus deu a Moises fala do senhor e seu ministrio, Deus comea a dar-lhe materias simblicos de nos, a igreja. Vai desde o ouro, a prata, o bronze e desce ate o final. Estas coisas smbolos do senhor e que ele fez na terra. Logo muda para as pedras, a igreja viva tambm vs mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdcio santo, a fim de oferecerdes sacrifcios espirituais agradveis a Deus por intermdio de Jesus Cristo.(1 Pedro 2:5 RA) Cristo e seu corpo vivo na terra. Na entrada do tabernculo 4 cores Azul, prpura, escarlate, linho fino. Estas 4 cores vo de encontro aos evangelhos, 4 evangelhos 4 cores que Deus mandou usar na construo do tabernculo e uma revelao de Jesus.

Azul Jesus o filho de Deus (evangelho de Joo) Prpura Jesus e o Rei (evangelho de Mateus) "Eis que o teu Rei vir a ti" (Zacarias 9:9), apontando para o evangelho de Mateus, onde Jesus, o descendente do Rei Davi (Mateus 1:1), declara aps ressuscitar dos mortos: "-me dado todo o poder no cu e na terra" (Mateus 28:18).

Escarlate Jesus o salvador (evangelho de Lucas) "Eis... o Meu Servo" (Isaas 52:13; 53:11), apontando para o evangelho de Marcos, onde Jesus diz que Ele veio "para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:45). Linho fino, Jesus o homem perfeito (evangelho de Marcos). "Eis aqui o homem" (Zacarias 6:12), apontando para o evangelho de Lucas, onde Pilatos diz a respeito de Jesus: "No acho culpa alguma neste homem" (Lucas 23:4, 14). Quando Moises parou em frente o tabernculo Ele viu Jesus o filho de Deus vivo. Aleluia!!!!!!!!!ohohohohohohuhuh!! Estas quatro cores so entrelaadas para formarem a Porta toda, assim como os quatro evangelhos combinam para dar um completo quadro de Jesus. Jesus Cristo puro e justo, real e divino, e isso mostra como Ele sendo homem pde ser o nosso resgate, a Porta para ns entrarmos na presena de Deus no Tabernculo. Jesus disse: "Eu sou a Porta; se algum entrar por Mim, salvar-se-" (Joo 10:9) e "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ningum vem ao Pai [Deus], seno por Mim" (Joo 14:6). A Porta do Ptio Externo a nica entrada, e ela convidativa e atraente. A Porta fala da compaixo e realeza de Jesus, Sua natureza como Deus e genuno homem, Filho de Deus e Filho do homem, entrelaado como uma maravilhosa tapearia do aparecimento da "benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens" (Tito 3:4). Jesus disse: "Eu sou a Porta; se algum entrar por Mim, salvar-se-" (Joo 10:9). D uma boa olhada na Porta; e ento entre atravs dela. Uma vez que voc esteja dentro do Tabernculo, voc descobrir muito a respeito do que Jesus queria dizer com "salvar-se-" e como isto pode ocorrer em sua vida, comeando pelo Altar do Holocausto e a Pia. O trio Altar do Sacrifcio (lugar de morte)

O Altar de Holocausto era o primeiro item que podia ser visto ao se entrar pela Porta do Ptio Externo do Tabernculo. No Altar de Holocausto o sacerdote sacrificava varias ofertas para Deus. Algumas ofertas eram pelos seus prprios pecados e outras pelos pecados do povo. O alvo do holocausto era que, por ele, a pessoa poderia se tornar aceita diante de Deus e perdoada (Levtico 1:4). Para o holocausto, um animal macho era sacrificado: um carneiro, um bode, um boi ou uma rola (ou um pombinho) (Levtico 1:13-17). A oferta deveria ser sem mancha ou defeito, a mais saudvel e a melhor disponvel. Isto representa o Senhor Jesus, que foi examinado por Poncio Pilatos, o qual declarou: "No acho
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

nele crime algum" (Joo 18:38). Um cordeiro era queimado no Altar de Holocausto todo dia, de manh e de tarde (xodo 29:38-42). Aprenda a vir a este altar todos os dias para confessar os seus pecados a Deus e para lembrar (oferecendo a Deus sacrifcios de louvor, Hebreus 13:15) que o Senhor Jesus morreu em seu lugar para te perdoar e te limpar de todos os seus pecados pelo Seu sangue (I Joo 1:7-9; Hebreus 8:12; 9:14), a fim de que voc pudesse viver no mais para si mesmo, mas para Ele (II Corntios 5:15). o Senhor Jesus, que "no cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" (I Pedro 2:22) tornou-se o holocausto em nosso lugar. Por crermos em Sua morte, que Ele levou "em Seu corpo o nosso pecados sobre o madeiro" (I Pedro 2:24), ns nos tornamos aceitveis diante de Deus, restaurado ao Pastor e ao Seu rebanho (I Pedro 2:25). Ento ns podemos entrar em Seus trios com louvor e aes de graas (Salmo 100:3-4). Voc no pode experimentar a presena de Deus e entrar no lugar santssimo sem antes experimentar o poder do sangue. O sangue nos trs perdo (passado). O sangue nos limpa (presente). O sangue nos justifica (futuro). O perdo tem haver com passado na carta aos efesios Paulo escreve no qual temos a redeno, pelo seu sangue, a remisso dos pecados, segundo a riqueza da sua graa, (Efsios 1:7 RA). E uma libertao efetuada pelo pagamento de resgate. O nos limpar tem haver com o presente Ap. Joo nos escreve em sua primeira carta assim Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.(1 Joo 1:7 RA). Nos livrar da contaminao do pecado e das culpas. O sangue nos justifica tem haver com o futuro vamos ler Romanos 5. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.(Romanos 5:9 RA). SE tornar justo ou com deve ser. O sangue de yeshua j se ocupou do seu passado, do seu presente e do seu futuro. Quando ns estvamos na Porta do Ptio Externo ns ouvimos as palavras de Jesus: "Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-, e entrar, e sair, e achar pastagens" (Joo 10:9). Jesus no somente a Porta, Ele tambm nos diz: "Eu sou o bom Pastor" (Joo 10:11), para nos ajudar a entrar pela Porta. Alm disso: "o Bom Pastor d a sua vida pelas ovelhas" (Joo 10:11), sendo assim Jesus a oferta no Altar de Holocausto, to logo ns entramos por Ele, a Porta. O Altar de Holocausto e a Pia formam uma experincia em conjunto da obra de Cristo. A Pia (smbolo da palavra)

A Pia era uma bacia grande de cobre, contendo gua. Aps entrar pela Porta do Ptio Externo, os sacerdotes tinham que lavar as mos e ps nesta Pia, antes de entrar no Santurio, ou mesmo oferecer qualquer oferta ao Senhor no Altar de Holocausto. Deus avisou a Moiss de que se os sacerdotes no se lavassem, eles morreriam (xodo 30:20-21). Isto mostra uma exigncia sria para que ns nos "lavemos", antes de tocar em qualquer coisa do Senhor, pois aqueles que crem no Senhor Jesus so considerados sacerdotes no Novo Testamento - veja I Pedro 2:9 e Apocalipse 1:6. O Novo Testamento fala do "lavar" em dois sentidos: 1 - O Batismo (Atos 22:16), que deve ser ministrado apenas uma vez (quando Bblico), e, logo aps a converso. (Atos 16:31-33) 2 - O lavar da gua pela Palavra (Efsios 5:26; Joo 13:8-10; 15:18), de acordo com o padro de xodo 29:39 pelo menos duas vezes ao dia (de manh e de tarde). Depois de crer no Senhor Jesus e ter experimentado de que Ele a Porta atravs da qual ns entramos no Reino de Deus, ns devemos ir a Ele diariamente de forma simples e sincera. Ns necessitamos ler a Palavra de Deus pela Bblia para que possamos viver por Ele (Mateus 4:4) e confessar nossos pecados para Deus, pois Ele fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (I Joo 1:7-9). Quando Deus perdoa, Ele esquece (Hebreus 8:12). Esta a experincia combinada da Pia e do Altar de Holocausto. importante ler a Bblia, por que a Palavra de Deus "lava" nossas "mos" e "ps", especialmente da sujeira do mundo que nos rodeia. Ela nos d a viso de Deus da nossa conduta diante do mundo e dos pensamentos das nossas mentes e coraes (Gnesis 6:5). Quando Efsios 5:26 fala da lavagem da gua, pela Palavra, a palavra no Grego para lavagem "Pia". Enquanto ns lemos Sua Palavra, o Senhor ilumina nossos coraes e fala conosco, principalmente em nossa conscincia. De acordo com o que Deus nos mostra, ns precisaremos confessar e pedir o perdo e purificao dEle. Somente assim estaremos qualificados para aproximar ao Santurio. O efeito da lavagem (Pia) na Palavra limpar: "Com que purificar o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra" (Salmo 119:9). A leitura resulta em ns na transformao da imagem de Cristo. Ns tornamos a ser separados para Deus. Santo ou Santificado quer dizer exatamente isto: separados para Deus. Esta pessoa santificada chamada de santos no Novo Testamento. Paulo escreve: " igreja de Deus que est em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados (para ser) santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (I Corntios 1:2). Santos so crentes em Cristo que experimentaram a lavagem da Palavra de Deus em suas vidas. Ns podemos ter sido
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

pessoas avarentas, vigaristas, beberres, drogadas, ladres, mentirosas, fornicrios, homossexuais, envolvidos em pornografia, etc. antes de chegarmos a Porta da cortina do Ptio Externo. Mas, no se engane, ningum pode herdar o Reino de Deus sendo assim (I Corntios 6:9-10). "E o que alguns tm sido". Eu fui um destes. "Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Esprito do nosso Deus" (I Corntios 6:11). Ns somos lavados na Pia e, como resultado, separados para Deus (santificados); ns somos justificados no Altar de Holocausto pela f na morte de Jesus na cruz, como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Joo 1:29). A mensagem que Jesus pregou foi "J est o tempo. Mude o seu modo de pensar e creia nas boas novas" (minha verso de Marcos 1:15 que diz: "O tempo est cumprido,... Arrependei-vos, e crede no evangelho"). Pedro, Andr, Tiago, Joo e os outros discpulos de Jesus fizeram exatamente isso: eles mudaram suas mentes e comearam a seguir Jesus. Eles deixaram as suas velhas vidas porque eles acharam alguma coisa to real e verdadeira, a realidade do Tabernculo, Jesus. Eles admiraram a Porta (Seu carter, Seu poder, Seu ensino), Ele tinha lavado os ps deles na ultima ceia (Joo 13:4-11), e eles viram o Cordeiro da oferta de sacrifcio quando Ele morreu. Os discpulos tornaram separados para Deus no meio de um ambiente totalmente hostil. Mas isto no foi o fim: Jesus ressuscitou dos mortos. Ele voltou para eles, no s para ficar temporariamente entre eles, mas para habitar neles, como ns veremos, no lugar onde Deus habita, o Santurio. Lugar santo O Castial (iluminao e revelao)

O Castial era uma pea nica, feito de ouro puro e batido. Ele era colocado do lado esquerdo do Lugar Santo, o lado sul. Ns sabemos que ele tinha hastes, e clices em formato de amndoas em flor. O castial, ento, era parecido com uma rvore de ouro. "NEle estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (Joo 1:4).O Castial estava permanentemente aceso, para iluminar o Lugar Santo. "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo" (Joo 1:9). Os sacerdotes eram responsveis, pela manh e tarde, de manter as sete lmpadas cheias de leo e com os pavios aparados. Jesus disse: "Eu sou a Luz do mundo; quem Me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida" (Joo 8:12). Ento, o castial aponta-nos para Jesus Cristo, a luz de todo mundo. Isto incluir o Senhor brilhando sobre muitas coisas que no O refletem. Ns devemos confessar essas coisas que Ele ilumina na nossa conscincia ao nosso Advogado nos cus, Jesus Cristo o Justo, O qual se entregou a Si mesmo pelos nossos pecados (I Joo 1:9; 2:1-2). Esta a experincia da Luz de maneira individual, mas o castial tem sete lmpadas (sete o nmero da perfeio). Ento, o castial composto de mltiplas lmpadas (pessoas) tendo experincias similares: a igreja local (Apocalipse 2:1-7, por exemplo). O castial era feito a partir de trabalhar sobre somente um bloco de ouro. Em primeiro lugar, a haste central foi batida e formada. Depois, seis ramificaes foram formadas da haste central. Isso nos mostra Cristo e Seus membros em Seu corpo (I Corntios 12:12). Quando Jesus veio, Ele era a nica Luz do Mundo. Ento Pedro, Tiago e Joo foram "batidos" ou feitos em Cristo (II Corntios 1:21). Ns sabemos que as trs lmpadas de cada lado do castial eram acesas a partir da lmpada central, quando o castial era montado. Isto indica que Cristo "iluminou" Pedro, Tiago, Joo e os outros primeiros discpulos e eles comearam a segui-lO, a Luz do Mundo. Ento aps a Sua morte e ressurreio, o Senhor Jesus veio e soprou o Esprito Santo sobre eles (Joo 20:22) e derramou o Esprito Santo sobre eles (Atos 2:33). Pedro ento se pegou em chamas. Depois, Estevo tambm e depois, Felipe; estes se ajuntaram com muitos outros para fazer a igreja em Jerusalm (Atos 8:1), o castial naquele lugar, formados de uma s fonte, o Senhor Jesus Cristo. O castial completamente de ouro: a obra de Deus. "Operai a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus o que opera em vs tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:12-13). A Mesa dos Pes (produz satisfao)

A Mesa dos Pes era colocada do lado direito da porta de entrada do Lugar Santo, defronte do castial, no lado norte, que era uma das laterais do Santurio. Na Mesa dos Pes eram colocados doze pes sem fermento, um para cada dos doze tribos de Israel. Estes eram repostos todos os sbados por outros pes frescos (Levtico 24:5-9), comida fresca na casa de Deus para os sacerdotes, Aaro e seus filhos. Pedro nos diz que quem cr no Senhor Jesus Cristo (I Pedro 1:8), e j provou que o Senhor benigno (I Pedro 2:3) no somente casa espiritual, mas tambm sacerdcio santo, um sacerdcio real, para oferecer sacrifcios espirituais agradveis a Deus por Jesus Cristo (I Pedro 2:5, 9). Como sacerdotes ns estamos ministrando ao Senhor pela f no sangue de Jesus e a uno do Esprito Santo. Nossa comida, junto com algumas das ofertas, o po fresco na Mesa dos Pes: Jesus como o Po de Deus que desceu do cu para dar VIDA ao mundo (Joo 6:33), coroado de glria e de honra. Os doze pes representam todo o povo de Deus, na casa de Deus (a igreja, I Timteo 3:15), em comunho uns com os outros (I Joo 1:7). Os pes sem fermento nos lembram do Senhor Jesus dizendo: "Eu sou o po da vida; aquele que vem a Mim no ter fome" (Joo 6:35). Esta ilimitada fonte de alimento celestial, fresco a cada semana, para ser a poro dos sacerdotes
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

sob a luz do Castial (Colossenses 1:12). Todo dia ns necessitamos vir a Ele (Joo 6:37), ver o Filho e crer Nele (Joo 6:40). Ele o Po vivo que desceu do cu para nos dar Sua vida, vida EM ns (Joo 6:51, 53). Esta vida produzida em ns, primeiramente, pelo Esprito que d vida (Joo 6:63) e depois pela palavra de vida eterna (Joo 6:68). Hoje, Jesus Cristo s pode nos dar a Sua vida pela Sua palavra e pelo Seu Esprito. Somente as letras da Escritura no so suficientes para a vida (Joo 5:39-40). Ns devemos vir a Ele na Palavra e no Esprito. A Po tambm chamado de o Po da Presena. Para comer de Cristo como o Po da Vida, ns (os sacerdotes) devemos estar na presena de Deus, que Esprito (Joo 4:24). O Po para todos os sacerdotes, em comunho uns com os outros na presena de Deus. O Altar de Incenso (adorao&orao)

O altar de Incenso era feito de madeira de accia recoberto com ouro. Ele estava localizado em frente ao Vu, a cortina que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos. O sacerdote tinha que queimar incenso neste altar pela manh e tarde (xodo 30:7-8), como incenso perptuo perante o Senhor. O incenso queimando simboliza a orao (Salmos 141:2, Apocalipse 5:8) e nos aponta para a orao do Senhor Jesus no jardim de Getsmani (Joo cap. 17, Marcos 14:32-42). Semelhante a Mesa dos Pes, o Altar de Incenso tinha uma coroa de ouro ao redor da parte superior. Isto representa Jesus, ... Coroado de glria e de honra..." (Hebreus 2:9). Entretanto, por causa do Altar de Incenso ser o lugar de orao, a coroa e a orao juntas nos do a idia de um sacerdcio Real. Este pensamento desenvolvido no livro de Hebreus: o Messias, Jesus Cristo se tornou sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:1, Hebreus cap. 7). Ele pode se compadecer de ns como nosso grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4:15) e pode nos conceder a Sua misericrdia e graa como Rei da justia e Rei da paz (Hebreus 7:25; 7:2; 4:16; Gnesis 14:18). A Orao muito importante na vida diria de todos os crentes no Senhor (Daniel 6:10; Mateus 6:5-13). Ns devemos orar sem cessar (I Tessalonicenses 5:17), usando todos os tipos de oraes e splicas com aes de graa, orando cada vez no Esprito, vigiando e perseverando em orao no s por ns mesmos, mas por todos os nossos irmos e irms (Efsios 6:18). A importncia da orao est aumentando, especialmente enquanto a batalha se intensifica e a pregao do evangelho dificultada (Efsios 6: 19). Entretanto, quando nossa orao est genuinamente no Altar de Incenso, o Senhor causa bastante incenso a ser colocado em nossas oraes. Este incenso volta para Ele enquanto ns oramos de acordo com a Sua vontade, e os resultados sero extraordinrios (Apocalipse 8: 3-4). Santo dos santos A Arca da Aliana

A Arca da Aliana o item mais conhecido do Tabernculo, famosa por seus misteriosos poderes contra os inimigos de Israel (I Samuel cap.5e6). A Arca da Aliana ficava no Santo dos Santos, na parte dos fundos do Tabernculo. O acesso s era permitido uma vez por ano, no Dia da Expiao (Yom Kippur). Este acesso era restrito a uma pessoa, o sumo sacerdote. Ele deveria entrar no Santo dos Santos trazendo o sangue de um bode, oferecido em favor dele mesmo e dos pecados do povo de Israel. A Arca era o trono de Deus em Seu lugar de habitao no Tabernculo. Muitas pessoas, corretamente, associam a Arca da Aliana com o julgamento e a ira de Deus. O dia em breve vir, quando Deus julgar os segredos dos homens (Romanos 2:16) e "Do cu se manifesta ira de Deus sobre toda a impiedade e injustia dos homens, que detm a verdade em injustia" (Romanos 1:18). "Aquele que fez o ouvido no ouvir? E o que formou o olho, no ver?" (Salmo 94:9). Caso voc no esteja certo disto, leia a respeito do grande trono branco do julgamento de Deus em Apocalipse 20:11-15. Mas havia uma tampa na Arca, conhecida como Assento de Misericrdia, ou Propiciatrio. Era aqui que o sangue do bode era aspergido pelo sumo sacerdote no dia da Expiao, para aplacar a justa ira de Deus (propiciao) contra os pecados do povo de Israel. O livro de Romanos no cap. 3:24-25 nos diz que h redeno em Jesus Cristo, pois Deus o tem posto como propiciao, pela f no seu sangue. Cristo morreu, e o preo foi pago. Para aqueles que crem na morte de Cristo pelos seus pecados, agora h misericrdia e no a ira. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Romanos 5:8-9). Nas extremidades do propiciatrio havia dois Querubins. No nos dito que Deus se fazia presente dentro da Arca, mas sobre a Arca e no meio dos Querubins. Ali Deus habitava "na luz inacessvel" (I Timteo 6:16, Salmo104: 2). O sumo sacerdote tinha que proteger seus olhos, pois "homem nenhum ver a minha face, e viver" (xodo 33:20). Este era onde Moiss encontrava com Deus (xodo 25:21-22, Levtico 16:14-15). A glria do Senhor encheu o Tabernculo no dia em que ele foi edificado e ungido (xodo 40:9, 18, 34-35), exatamente no dcimo quarto dia antes de completar um ano aps a sada do povo do Egito (xodo 40:2; 12:6, 31). Os dois Querubins no propiciatrio representam a glria de Deus (Hebreus 9:5).
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

A Bblia no nos d muitos detalhes a respeito da aparncia da Arca da Aliana. Alguns modelos, como este, mostram os Querubins ajoelhados, enquanto outros em p. O que ns sabemos que as suas asas estavam estendidas, cobrindo assim o propiciatrio. As asas possivelmente se tocavam umas nas outras para fazerem uma cobertura completa. Estas incertezas no devem nos perturbar, pois "Agora vemos por espelho em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei como tambm sou conhecido" (I Corntios 13:12). As figuras abaixo mostram a Arca aberta para que voc possa ver o seu contedo, que eram estes:

1. As duas tbuas da Lei 2. A vara de Aaro que floresceu 3. O pote de ouro com man "escondido" Estes trs itens juntos formavam o testemunho (xodo 25:21), por conseguinte a Arca chamada a Arca do Testemunho. 1. As Tbuas da Lei Os dez mandamentos foram escritos nestas duas tbuas de pedra, pelo dedo de Deus, no monte Sinai (xodo 31:18; 32:16, 19; 34:1). As tbuas de pedra tambm eram chamadas de tbuas do testemunho (xodo 31:18), pois nos mostram os atributos de Deus como sendo: zeloso, cuidadoso, fiel e verdadeiro. Ele santo e justo. Aqui esto os dez mandamentos (xodo 20:1-17): Introduo: "Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido". 1. No ters outros deuses diante de mim. 2. No fars para ti imagem de escultura, no te encurvars a elas nem as servirs. Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso. 3. No tomars o nome do Senhor teu Deus em vo, porque o Senhor no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. 4. Lembra-te do dia do sbado, para o santificar. Seis dias trabalhars, e fars toda a tua obra, mas o stimo dia o sbado do Senhor teu Deus. Porque em seis dias fez o Senhor o cu e a terra, o mar e tudo o que neles h, e ao stimo dia descansou. 5. Honra o teu pai e a tua me, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te d. 6. No matars 7. No adulterars 8. No furtars 9. No dirs falso testemunho contra o teu prximo. 10. No cobiars a casa do teu prximo, no cobiars a mulher do teu prximo, nem coisa alguma do teu prximo. Os dez mandamentos nas duas tbuas de pedras so base da aliana de Deus com os filhos de Israel (xodo 19:5-7). Eles estipulam quais so os justos requerimentos da lei, sem ajudarem aos filhos de Israel a obedece-los. Em razo de os filhos de Israel no cumprirem a parte deles neste concerto (visto que era impossvel, Romanos 8:3), Deus prometeu fazer uma nova aliana, "No conforme a aliana que fiz com seus pais,... porque eles invalidaram a minha aliana, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR (Jeremias 31:32). Mas esta a aliana que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu corao; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. E no ensinar mais cada um a seu prximo, nem cada um a seu irmo, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecero, desde o menor at ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados (Jeremias 31:33-34). . Esta a Nova Aliana que Jesus confirmou com o Seu sangue (Lucas 22:20). O Salmo 40:7-8 uma profecia sobre o Messias: "Ento disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim est escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, Deus meu; sim, a tua lei est dentro do meu corao . Em cumprimento: Mas, vindo plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei,..." (Glatas 4:4, 5a). Jesus cumpriu a lei de Deus, amando-O de todo Seu corao e ao seu prximo como a Ele mesmo. Isto fica bem claro nos quatro evangelhos. Deleitando-se em fazer a vontade de Deus (Joo 4:34; 5:30; 6:38), Jesus tinha a lei de Deus (as dez "Palavras" de Deus) em seu corao, como a Arca da Aliana guardava as tbuas do testemunho. A Palavra de Deus se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e verdade (realidade no Grego) (Joo 1:14). Atravs da morte de Cristo na cruz, como um sacrifcio perfeito, ns somos perdoados dos pecados cometidos sob a lei e remidos da sua escravido. Deus mesmo se responsabiliza por escrever sua lei em nossos coraes e incuti-la em nosso entendimento, quando envia aos nossos coraes o Esprito de seu Filho (Glatas 4:6, Hebreus 8:10-12). Desde ento, uma obra vivificadora ocorre em nosso homem interior, "Cristo, que a nossa vida" (Colossenses 3:4), "Cristo seja formado em vs" (Glatas 4:19), o que resultar no mnimo no mesmo testemunho de Deus quanto os dez mandamentos. A nao de Israel quebrou a velha aliana, e ns ainda fazemos o mesmo, tentando guardar a lei atravs de nossos prprios esforos. Na Nova Aliana, Deus se responsabiliza por escrever suas leis em nosso entendimento atravs de seu Esprito (Romanos 8:4, Ezequiel 36:25-28), visto que ns andemos em Esprito. Joo bem econmico em seus escritos, usando uma ou duas palavras para descrever vastas realidades. Mas seu foco
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

no tanto o entendimento, mas sim o verdadeiro conhecimento ou experimentar, por exemplo, do Po da Vida (Joo 6:35), Joo se refere a Jesus como: O "Verbo" em seu evangelho (Joo 1:1) A "Palavra da vida" em sua primeira epstola (I Joo 1:1) A "Palavra de Deus" em Apocalipse 19:13. Em cada caso, o alicerce do pensamento de Joo parece ser a Arca do Testemunho. 2. A Vara de Aaro que Floresceu Um pouco de histria necessrio aqui. Comearemos pelo relato de Nmeros captulo 16. Logo aps o Tabernculo estar em funcionamento, um dos sacerdotes (Cor) e alguns outros homens fizeram um desafio liderana de Moiss e Aaro. Usando uma linguagem que parecia ser espiritual, Cor advoga em causa prpria: "Basta-vos, pois que toda a congregao santa, todos so santos, e o SENHOR est no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregao do SENHOR". Os companheiros de Cor no eram sacerdotes e a linha de pensamento deles era totalmente contra a Palavra de Deus, pois disseram: Moiss, nos tirou da terra que mana leite e mel (Egito) e nos trouxe para este deserto. Onde est a terra que mana leite e mel que voc nos prometeu? Voc pensa que todos ns somos cegos? Isto era uma mentira aberta, pois o Egito foi para eles: trabalho rduo, muito sofrimento, lgrimas e desesperana, mas aps alguns meses depois da construo do lindo Tabernculo, a memria da escravido estava se passando, e ento veio o desafio. Moiss instruiu a todos que viessem diante do Senhor no dia seguinte. Deveriam trazer incensrios, com fogo e incenso, e coloc-los na presena de Deus. Deus estava furioso e julgou Cor e seus companheiros. Seus incensrios foram usados, como folhas estendidas, para cobertura do Altar do Holocausto, por memorial, ou seja, para lembr-los da ira de Deus sobre aqueles que falaram veementemente contra Ele e contra aqueles que Ele havia escolhido (Nmeros 16:29). Mas o incidente no terminou ali. Toda a congregao comeou a murmurar contra Moiss e Aaro porque eles haviam matado "o povo do SENHOR". Novamente Deus reage furiosamente e rompeu uma praga no meio do povo, que somente cessou quando Aaro obedeceu a Moiss, e colocou o seu incensrio (o autorizado) diante do Senhor no Tabernculo. A praga foi devastadora no meio do povo, e Deus assim provou, de forma trgica e punitiva, que Moiss e Aaro eram realmente escolhidos por Ele. Isto a histria do Velho Testamento. A aplicao dela est em Joo captulo 11. Lzaro, o amigo de Jesus est seriamente enfermo. Jesus os amava: Lzaro, Marta, e Maria, mas no foi v-lo imediatamente, esperou ainda dois dias. Isto causou muitas murmuraes e discusses. Os prprios discpulos eram os primeiros a murmurar e discutir, especialmente quando Jesus (sem ter sido avisado por ningum) anunciou que Lzaro adormecera (Joo 11:11, 14). Marta, Maria e os enlutados eram os prximos a murmurar e discutir. Marta no podia esperar para dizer a Jesus o que ela pensava, ao encontrar Jesus pelo caminho. Maria foi menos direta, mas ainda assim fez a mesma observao que Marta: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmo no teria morrido" (Joo 11:21, 32). Isto parece realmente ruim, Jesus tinha deixado as pessoas decepcionadas, do jeito que a "imprensa" gosta de "publicar". neste mesmo ambiente de morte, desespero e desesperana que Jesus anuncia: "Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver" (Joo 11:25). Jesus pergunta a Marta se ela cr, e ela responde excelentemente com doutrina exata. Ela cr que Jesus o Messias, o Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo (Joo 11:27). Ela evita responder a Jesus o real sentido da pergunta, porque sua teologia reagia ao seu pesar. Alguns dos outros comeam a questionar se Ele realmente o Messias. Apesar de tudo, se Jesus pode fazer um cego ver (uma forte prova de que Ele o Messias, Isaas 42:1, 7), por que Ele no podia ter impedido a morte de Lzaro? Jesus no tinha a inteno de impedir a morte de Lzaro. Ele demonstrou ter tido a inteno de esperar at que ele morresse, a fim de que o povo pudesse ver a glria de Deus aparecer no Tabernculo, Jesus Cristo, e para que muitos acreditariam Nele (Joo 11:40, 15,45). Lzaro no era uma pea de madeira cortada de uma amendoeira em algum lugar, como a vara de Aaro tinha sido. Lzaro verdadeiramente era um ser humano, um amigo querido, agora (aps estar morto por quatro dias em Israel) estava, sem dvida nenhuma, se decompondo rapidamente, alm de alguma esperana de ser recuperado. "Tirai a pedra" "Pai, graas te dou, por me haveres ouvido" (Ele j havia estado no Altar de Incenso, orando). "Lzaro, sai para fora" "Desligai-o, e deixe-o ir!. Que sinal do Messias! Quem podia duvidar agora que Jesus a ressurreio e a vida, como Ele disse? Somente aqueles que estavam planejando mat-lo (Joo 11:47-54). Mas, mesmo assim, eles estavam debaixo do soberano plano eterno de Deus. A vara de Aaro que floresceu foi um sinal contnuo de que Deus o escolhera como sacerdote (Nmeros 17:5). Mas o sacerdcio de Aaro foi interrompido pela sua morte O Senhor Jesus Cristo, no entanto, tem um sacerdcio constitudo segundo a virtude da vida incorruptvel (Hebreus 7:16). 3. O Pote de Ouro com Man "Escondido" Man era o alimento que descia de Deus diariamente para sustento dos Israelitas no deserto durante os quarenta anos da jornada para Cana. A maneira que ele era enviado exigia da nao de Israel o desenvolvimento de autodisciplina. O man somente chegava de manha cedo com o orvalho (xodo 16:13-14). Quando o sol surgiu, ele teria evaporado (xodo 16:21). O man tinha de ser colhida diariamente, qualquer sobra criava bichos e cheirava mal (xodo 16:20), e eles deveriam colher uma poro dobrada no sexto dia, pois no seria enviado no sbado (xodo16: 22-27). Era
http://www.rugidodoleao.com/web Fornecido por Joomla! Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

.::Rugido do Leo - Adorao & Reino::.

chamado Man, porque em Hebraico isto quer dizer: o que isso?. Parecia semente de coentro e seu sabor era como bolos de mel (xodo 16:31). O Senhor ordenou a Moiss para que enchesse um mer com Man e o guardasse como memorial para as geraes futuras, para que vissem como Deus alimentou os Israelitas no deserto (xodo 16:32-33). Este o Pote de Ouro com Man "escondido", que ficava no Tabernculo (Apoc. 2:17). Agora, bvio que se o Man fosse guardado por mais de um dia, ou dois (se fosse no sbado), ele criaria bichos e cheiraria mal. Porque ento guard-lo como memorial para as futuras geraes? A chave da resposta o Pote de Ouro. O Pote de Ouro iria durar para sempre. Ele era redondo, indicando a eternidade, e de ouro, indicando ser de Deus, divino. O Pote de Ouro indica vida eterna. Nossa vida necessita estar "escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3:3) e ns necessitamos conhecer "Cristo, que a nossa vida", o zoe (Grego) vida eterna (Colossenses 3:4). O Man escondido foi um memorial de como Deus sustentou Seu povo em uma situao impossvel. Cristo real, e disponvel para todas as pessoas em qualquer idade ou em qualquer circunstncia. A questo : o quanto Ele significa para ns? O que fazemos enquanto desfrutamos de tempo e energia para servi-lo? Tambm quando ns passamos por apertos e Ele nos socorre, experimentamos seu suprimento de vida nestas ocasies, bom termos um memorial para as futuras situaes. "E a vida eterna esta: que te conheam, a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.Jesus ora em Joo 17:3. No porto de entrada fomos reconciliados, no altar fomos redimidos, na fonte fomos santificados no candelabro iluminados, na mesa dos Paes amos fomos satisfeito, no altar de incenso o exaltamos e no lugar santo o tacamos.

Fontes de pesquisa o vdeo ``O Tabernaculo`` Benny Hinn martyn@domini.org) Edio: Charity D. Gardner (06/01)

http://www.rugidodoleao.com/web

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 29 November, 2011, 05:21

You might also like