You are on page 1of 16

O contributo das cincias sociais e mdicas para o estudo da infertilidade

Paula Cristina A. Remoaldo (Departamento de Geografia) Helena Cristina F. Machado (Departamento de Sociologia) Universidade do Minho E-mail: premoaldo@geografia.uminho.pt E-mail: hmachado@ics.uminho.pt Isabel M. Dria dos Reis Hospital da Senhora da Oliveira E-mail: Med-1554@hguimaraes.min-saude.pt E-mail: isadorareis@hotmail.com Palavras-chave: Infertilidade, Bem-Estar Familiar, Sade Reprodutiva. Introduo Portugal apenas no ltimo trinio do sculo XX assistiu a importantes alteraes legislativas no mbito da sade reprodutiva, mas parte destas ainda no foram concretizadas at ao momento. No foi, exempli gratia, encetada ainda uma Educao para a Sade, cobrindo questes to fulcrais como a Educao Sexual e a preveno das Infeces Sexualmente Transmissveis, que pressupem impactes srios na sade dos portugueses. Dois dos impactes mais significativos prendem-se com a mais elevada taxa de cancro do colo do tero (maior incidncia e mortalidade) de toda a Unio Europeia e com o aumento dos casos de infertilidade. Ainda que at ao momento no exista em Portugal informao completa que permita confirmar a percentagem de casais em situao de infertilidade, estima-se que existam entre 10 a 15% de casais nesta situao, de acordo com o que se avana para a escala mundial, o que corresponder, grosso modo, a cerca de 500 mil casais infrteis para Portugal. Solues para este problema? No parece fcil, e a questo da infertilidade ainda que assole o quotidiano de tantos casais, no entrou verdadeiramente no debate pblico em Portugal. No entanto, mdicos e outros interessados avanam propostas para ajudar a minimizar os efeitos negativos desta situao desde maiores incentivos para os casais terem filhos mais cedo, como benefcios fiscais, mais facilidade na compra da habitao a uma maior comparticipao do Estado nas tcnicas e medicamentos para tratamento da infertilidade. No sendo conhecida em Portugal a verdadeira dimenso da infertilidade, uma equipa constituda por uma Gegrafa, uma Sociloga e trs Mdicos, iniciou em 2004, uma

investigao num municpio do Noroeste portugus (Guimares) financiada pela Fundao para a Cincia e a Tecnologia (F.C.T.)1. Os principais objectivos do projecto prendem-se com a anlise aprofundada da problemtica da infertilidade no concelho de Guimares, centrando-se no diagnstico da proporo de indivduos com infertilidade em relao populao em geral. Paralelamente preocupa-se com a caracterizao dos aspectos clnicos, scio-culturais e econmicos dos casais que constituem casos evidentes de infertilidade. Tambm se tenta aferir quais so os factores que influenciam a populao com problemas de fertilidade a no procurar os servios de sade para debelar este problema. Por ltimo, pretende-se informar os casais em situao de infertilidade e orient-los para a rede de hospitais e instituies privadas existentes no Noroeste Portugus, que possuem consultas de infertilidade. O presente artigo centra-se nas questes metodolgicas inerentes a este estudo, equaciona os factores culturais e sociais que guiam o conceito de infertilidade e revela alguns dados institucionais existentes sobre a problemtica.

1-Questes metodolgicas A metodologia utilizada centrou-se, numa primeira fase, na consulta dos Assentos de Casamento e dos Assentos de Nascimento, registados entre 1995 e 1998 na Conservatria de Registo Civil existente naquele municpio. Dos 5553 assentos de casamento e dos 21219 assentos de nascimento consultados foram identificados 1129 casais sem filhos aps cinco anos de casamento. A base de dados criada possibilitou-nos o incio de uma segunda fase, que ser concluda em Outubro de 2005, orientada para a localizao e entrevista dos casais potencialmente infrteis, pretendendo-se a sua caracterizao em termos geogrficos, scioculturais, clnicos e econmicos. Os casais foram contactados por carta (privilegiando a mulher) e convidados a aderir ao estudo. Das 1129 mulheres abordadas 122 revelaram possuir filhos, 5 encontravam-se grvidas, 13 afirmaram no estarem interessadas em aderir ao mesmo e 5 mencionaram que no tiveram filhos at ao momento por opo.

O presente texto relaciona-se com o projecto em curso intitulado A caracterizao da infertilidade no concelho de Guimares (Noroeste de Portugal), aprovado pela Fundao para a Cincia e a Tecnologia (F.C.T.), POCTI/DEM/44483/2002, sendo a equipa constituda pelas autoras do mesmo.

Face a uma taxa de respostas na ordem dos 15,6%, o total de inquritos por entrevista realizados cifrou-se em 31. Numa metodologia deste tipo, de convite por via postal e envolvendo uma temtica do foro ntimo, a principal desvantagem a sua mais baixa taxa de respostas, a maioria das vezes inferior a 20%. Mesmo com o mximo de incentivos para a populao responder ao solicitado e nas melhores condies, a taxa de respostas , geralmente, inferior da sua realizao por telefone. No obstante, na presente pesquisa no era exequvel uma primeira abordagem por via telefnica, devido ausncia deste dado relativamente aos 1129 casais. Concomitantemente, deparamo-nos com um importante handicap para o sucesso da localizao da maior parte dos casais, devido ao registo existente na Conservatria possuir apenas referncia residncia da mulher e do homem antes do casamento e, mesmo em relao a esta, se denotar a ausncia de parte de informao (e.g., designao da rua, nmero de porta da habitao, cdigo postal). provvel que no perodo em que foram concretizados os registos (1995 a 1998) as moradas no possussem designao de rua, limitando-se a contemplar a designao do lugar. Estes factos conduziram a um devolver de correspondncia que se cifrou em 266 cartas. Foram ainda detectadas algumas dificuldades que decorreram, entre outros aspectos, da poltica de rotatividade em termos de tarefas concretizada pelos funcionrios da Conservatria, tendo sido detectados frequentes erros no registo dos nomes dos casais, dificultando a tarefa de record linkage, quando se tentou efectuar a ligao entre o registo de casamento e o de nascimento. Face ao reduzido nmero de casais que aceitaram colaborar neste estudo, a opo metodolgica foi a aplicao de um inqurito por entrevista, com o intuito de maximizar a profundidade dos dados a obter e numa perspectiva compreensiva, advogando o interesse em compreender a conduta humana a partir dos prprios pontos de vista daquele que actua (CARMO, H.; FERREIRA, M.M., 1998: 177). A adopo de uma metodologia de ndole qualitativa revela-se particularmente adequada a situaes em que, por um lado, a amostra reduzida e, por outro lado, ainda no existem muitos dados relativos ao fenmeno estudado. Mais do que testar hipteses, comprometemo-nos a desenvolver um processo de induo pelo qual o desenvolvimento da anlise e dos conceitos feita a partir de padres provenientes da recolha de dados e a nossa preocupao central foi captar de um modo exaustivo e aprofundado os significados atribudos pelos sujeitos s suas vivncias em torno da infertilidade.

A tcnica de pesquisa privilegiada foi a entrevista semi-estruturada ou centrada, na qual a maioria das questes so abertas, focadas essencialmente nas vivncias dos entrevistados, mas com o suporte de um guio de entrevista pr-definido, embora flexvel e adaptvel face s contingncias dos discursos produzidos em situao de inqurito. A construo do guio de entrevista atendeu aos objectivos do projecto e contemplou as seguintes dimenses de anlise: projectos de gravidez e de maternidade, histria reprodutiva, especialidade mdica procurada, local e tipo de ajuda mdica obtida, tipo e nvel de informao sobre consultas de infertilidade, frequncia de consultas de infertilidade, vivncias e representaes em torno das consultas e tratamentos mdicos de infertilidade, tipo de diagnstico clnico, percepo dos impactes da situao clnica na vida do casal, sentimentos face a processos de avaliao social e a ausncia de filhos, opinio sobre o tipo de apoio a conceder a casais infrteis e avaliao da situao de entrevista. As entrevistas foram integralmente gravadas (com o consentimento das entrevistadas) e posteriormente transcritas, tendo sido sujeitas a uma anlise temtica de contedo de tipo temtico, com vista a descrever e interpretar os significados latentes e manifestos dos discursos recolhidos. Numa primeira fase, procedeu-se a uma anlise de contedo de tipo exploratrio, de modo a identificar as principais temticas enunciadas e relatadas pelos entrevistados. Posteriormente, construiu-se uma grelha de anlise que permitiu registar de modo exaustivo e sistemtico as vivncias e representaes formuladas pelos casais. Face aos dados recolhidos, foi ainda possvel caracterizar os casais entrevistados do ponto de vista demogrfico e scio-econmico. Depois de esgotados os caminhos possveis e constituindo este o primeiro ensaio realizado em Portugal neste domnio, a equipa concluiu que esta metodologia seria a mais adequada construo de uma estimativa da proporo de indivduos com infertilidade em relao populao em geral do concelho de Guimares, juntamente com a anlise das vivncias e representaes dos casais potencialmente infrteis, que aceitaram a realizao de um inqurito por entrevista. A equipa de investigao ao lidar com questes do foro ntimo salvaguardou o anonimato dos casais diagnosticados como infrteis e seguiu o cdigo deontolgico a que os profissionais de sade, assim como os cientistas sociais, se encontram obrigados a considerar na sua prtica profissional.

2-O contributo das Cincias Sociais para a compreenso da infertilidade


() a impossibilidade biolgica de gerar provoca em muitos casais uma dor existencial indizvel que a medicina e a sociedade no devem deixar de escutar, acompanhar e, na medida do possvel, atender. MACHADO, J.P. (2001)

A revoluo cientfica e tecnolgica tem-se assumido nas ltimas dcadas como uma ameaa s regras morais institucionalizadas h sculos e aparentemente imutveis (SANTOS, A.A.; SANTOS, T.A., 2001). Concomitantemente, temos assistido, ainda que de uma forma mais paulatina, a mudanas nos valores sociais e culturais. Um dos aspectos mais revolucionrios que ocorreram foi a dissociao entre sexualidade e procriao e Louise Brown (primeiro beb proveta concretizado em 1978) faz-nos pensar o quanto recente ainda este passo gigante, mas seguro, dado no campo da Medicina de Reproduo. A infertilidade encontra algumas explicaes, por um lado, no adiamento da maternidade para idades em que biologicamente a mulher menos frtil (a partir dos 31 anos), e, por outro lado, na disseminao das Infeces Sexualmente Transmissveis que sabemos que podem conduzir a situaes de infertilidade. Mas, ironicamente, em Portugal, por vrios motivos, o nmero de casos reais de Infeces Sexualmente Transmissveis no conhecido e assiste-se ausncia de dados epidemiolgicos fiveis sobre este tipo de infeces. A notificao obrigatria das doenas no funciona e a maioria dos profissionais de sade tem conhecimentos escassos neste domnio, porque estas infeces so pouco valorizadas na maioria das licenciaturas da rea da sade (MINISTRIO DA SADE, 2004). Alm disso, o aumento das Infeces Sexualmente Transmissveis nas sociedades mais desenvolvidas corresponde a uma das caractersticas da quarta fase da Transio Epidemiolgica, a par com as sociopatias e os acidentes de trfego. Num perodo de crise econmica como o actual, muito pouco incentivador da investigao em Cincias Sociais, cabe, aos Gegrafos e Socilogos, entre outros, desempenhar o papel de auxiliadores na compreenso das mutaes sociais e culturais que se vo operando ajudando os demais investigadores a cumprir o seu papel na rdua tarefa de assegurar a sobrevivncia do ser humano e de melhoraria do seu bem-estar. A Geografia e a Sociologia podem desempenhar um papel crucial na identificao dos factores territoriais, sociais e culturais que esto subjacentes problemtica da infertilidade, j 5

que os profissionais de sade esto, maioritariamente, vocacionados e preocupados com as questes clnicas e com a aplicao de tcnicas que existem para debelar o problema. Outros, mais a jusante, tm-se preocupado com a descoberta de novas tcnicas que permitem aumentar a taxa de sucesso. Deste modo, os elementos das cincias sociais, fundamentais em equipas multidisciplinares, esto mais aptos a lidar e manusear os dados estatsticos existentes e as fontes que permitem a identificao dos casais em risco, nomeadamente, a partir da consulta dos registos da Conservatria do Registo Civil. A aditar a esta facilidade podemos ainda identificar a maior formao tcnica para realizao de entrevistas s populaes em risco. Nos ltimos anos do milnio findo denotou-se um despertar para a importncia que passou a ser dada de forma mais acrrima ao lugar onde as pessoas se encontram/residem, passando as caractersticas dos mesmos a afigurar-se como to importantes como as das pessoas (caractersticas pessoais, tais como, comportamentos, factores psicossociais e factores biolgicos) quando tentamos compreender e explicar a sade e os estilos de vida relacionados com a mesma (SANTANA, P., 2002). O factor territorial joga um papel crucial no mbito dos comportamentos humanos e mais concretamente no domnio da sade, ainda que, muitas vezes, camuflado e aparentemente pouco visvel. Veiculador de diferentes culturas, umas mais tradicionais e fatalistas e outras mais abertas inovao, o territrio, de fcies mais ruralizante ou imbrincado de um certo grau de urbanidade, condicionador, por exemplo, da acessibilidade aos cuidados de sade hospitalares. O simples facto de se viver num territrio de fcies mais ruralizante dita necessariamente uma menor acessibilidade, verbi gratia, s consultas pr-natais hospitalares, ao parto hospitalar, aos cuidados intensivos neonatais e, necessariamente e mais a montante, s consultas de infertilidade. Esta relao ocorre porque os estabelecimentos hospitalares se localizam em territrios urbanos beneficiando, sobretudo, as populaes que a residem. Factores de ndole social, cultural e econmica que interferem com a sade reprodutiva de mulheres e homens tm sido focados ao nvel da Sociologia da Sade, nomeadamente, aqueles que se prendem com transformaes profundas dos estilos de vida, nas ltimas dcadas. Um dos elementos mais frequentemente apontados pela literatura mdica como podendo potenciar situaes de infertilidade o adiamento da maternidade, que se prende entre outros motivos, com a crescente insero da mulher no mercado de trabalho, alteraes na conjugalidade e na vivncia da parentalidade e situaes de crise econmica. Portugal apresenta um perfil scio-econmico complexo e mesmo peculiar no que toca a alguns desses 6

factores que produzem consequncias ao nvel das carreiras reprodutivas: de acordo com um grupo de socilogos portugueses que se debruaram sobre o panorama recente da fecundidade portuguesa (ALMEIDA, A.N., et al., 1994, BARRETO, A. (org.), 2000) no nosso pas a diminuio da natalidade e o aumento da idade da mulher no momento em que tem o primeiro filho ocorreram mais tarde do que em pases europeus centrais, mas a um ritmo mais acelerado e crescentemente homogneo em termos geogrficos e sociais. Ou seja, os dados estatsticos indicam que a diminuio da natalidade e o aumento da idade das gestantes ocorreram um pouco por todo o pas (ainda que o Norte continue a apresentar valores de natalidade acima da mdia nacional e uma maior percentagem de nascimentos no grupo etrio dos 20 aos 29 anos de idade) e de modo transversal s classes sociais. Alteraes no estilo de vida como o aumento da obesidade e sedentarismo, do consumo de tabaco e frmacos, do stress e de profisses que exigem o manuseamento de qumicos, associados ao desenvolvimento econmico e expanso dos centros urbanos, que podem estar associados ao fenmeno da infertilidade, tm sido objecto de estudo da Sociologia desde h dcadas. Contudo, so escassos os estudos que focam directamente a problemtica da infertilidade, nomeadamente ao nvel das vivncias e das representaes experimentadas pelos indivduos que desejam ter filhos e no conseguem, embora seja de destacar o trabalho pioneiro levado a cabo pela antroploga Emily Martin sobre expectativas e riscos criados em casais sujeitos a tcnicas de Reproduo Medicamente Assistida (MARTIN, E., 1997). No nosso pas, ainda inexistente um estudo desse mbito, tanto ao nvel da Geografia como da Sociologia, pelo que a presente investigao pretende ser um contributo indito para o avano do conhecimento cientfico ao nvel das cincias sociais no atinente ao fenmeno da infertilidade.

3-O contributo das cincias mdicas

A problemtica da infertilidade encontra-se relacionada com um conceito adoptado em 1994, pela Conferncia Internacional sobre a Populao e Desenvolvimento que teve lugar no Cairo, e que a Sade Reprodutiva. Esse conceito de Sade Reprodutiva, definido pela Organizao Mundial da Sade (O.M.S.), a capacidade de cada um de se reproduzir de forma a conseguir um filho so, com garantia de sobrevivncia e que da gravidez e parto no ocorram riscos para a sade da Me.

De acordo com a European Society of Human Reproduction and Embriology (E.S.H.R.E.), podemos equacionar uma definio geral e uma definio especfica de infertilidade. Enquanto a primeira a diminuio da capacidade de conceber em relao populao geral, a segunda a incapacidade de um casal de conceber depois de um ano de relaes sexuais sem contracepo (REMOALDO, P.C., et al., 2004). At h alguns anos atrs a etiologia da infertilidade era associada, sobretudo, ao gnero feminino. Actualmente, a situao diferente, j que o factor masculino to frequente quanto o feminino (cerca de 40% para cada um dos gneros). No obstante, apesar dos avanos realizados continua a existir 10% de infertilidade inexplicada (REMOALDO, P.C., et al., 2004). Se por uma questo cultural, para a mulher a aceitao da infertilidade um fardo que carregado ao longo das geraes, e esta consegue assumir mais facilmente a sua infertilidade, para o homem esta situao muito mais difcil de aceitar e muitas vezes associam-na perda de masculinidade com interferncia na sexualidade do casal. A profisso exercida pelo homem pode relacionar-se com casos de infertilidade, pois a formao de espermatozides ocorre a temperaturas abaixo da temperatura corporal, logo necessrio que se evite usar roupas apertadas, ficar sentado muito tempo ou trabalhar perto de fontes de muito calor, devido ao aquecimento do testculo. Somos de opinio que este problema de Sade Pblica no pode continuar a ser tratado em Portugal de forma individual, devendo haver o cuidado de o abordar conjuntamente com outros problemas reprodutivos, exempli gratia, a contracepo, as Infeces Sexualmente Transmissveis, a gravidez e o parto. De acordo com o Plano Nacional de Sade, que equaciona as linhas orientadoras entre 2004 e 2010 (MINISTRIO DA SADE, 2004), considerado adequado o nmero de Centros onde se realiza, actualmente, a Reproduo Medicamente Assistida em Portugal. O mencionado Plano reconhece como um dos objectivos estratgicos o desenvolvimento de legislao sobre a Reproduo Medicamente Assistida, que enquadrar todo o conjunto de actividades e problemticas que com ela esto associadas (MINISTRIO DA SADE, 2004: 15). Concomitantemente, dar-se- mais ateno ao diagnstico e tratamento das Infeces Sexualmente Transmissveis (I.S.T.s), visto ter sido assumida no mesmo documento a inexistncia de dados epidemiolgicos fiveis sobre I.S.T.s e o facto da notificao obrigatria no funcionar e de no incluir, por exemplo, as infeces por clamdia.

O tratamento da infertilidade teve um progresso significativo nas duas ltimas dcadas devido introduo das tcnicas de Procriao Medicamente Assistida tornando possvel para muitos casais a soluo da infertilidade, que era praticamente impossvel h vinte anos atrs. Embora no exista, at ao momento, um estudo aprofundado sobre as caractersticas da infertilidade em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reproduo (S.P.M.R.) criou, no ano 2000, um Registo Nacional de Procriao Medicamente Assistida, que vai permitir caracterizar os diversos Centros portugueses envolvidos nas tecnologias mais avanadas de reproduo humana. A directriz principal da S.P.M.R. vai no sentido da participao do maior nmero de Centros neste projecto, nica forma para que os nmeros fornecidos ao Comit Europeu (European Monitoring IVF) sejam os mais realistas possvel para Portugal. Existem actualmente em Portugal seis Centros pblicos de Procriao Medicamente Assistida (P.M.A.): a Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa), o Hospital de St. Maria (Lisboa), o Hospital da Universidade de Coimbra, o Hospital de S. Joo (Porto), o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e o Hospital da Senhora da Oliveira (Guimares). No que concerne os Centros privados, cifram-se em quatro no Norte, um no Centro e seis no sul do Continente. Na nossa perspectiva, deveria existir um maior nmero de Centros no Centro do Pas, visto concentrar-se a 2.348.397 habitantes (versus 3.687.293 habitantes na Regio Norte - I.N.E., 2004). Concomitantemente, denota-se uma excessiva concentrao de Centros no litoral beneficiando, sobretudo as populaes que a residem. Para alm destes Centros, existem outras Consultas de Infertilidade em Hospitais Centrais e Distritais que tm protocolos interinstitucionais com Centros privados, afigurando-se como uma estratgia que deveria ser seguida nos prximos anos no sentido de fazer chegar a cada vez mais pessoas a possibilidade da concretizao do sonho de ter um filho. Tambm possvel a realizao de protocolos de colaborao entre Centros Pblicos tal como existiu, durante sete anos, entre a Unidade de Medicina da Reproduo do Hospital da Senhora da Oliveira e a sua homloga do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Foi precisamente esta parceria que permitiu que o Hospital da Senhora da Oliveira passasse a ser, desde 2001, um Hospital de Referncia da Zona Norte, em termos de diagnstico e tratamento da infertilidade, procurando dar resposta cada vez maior procura por casais infrteis. Este desenvolvimento permitiu que em 2004 fosse inclusivamente criado um Laboratrio de Procriao Medicamente Assistida.

Nos ltimos anos assistiu-se a uma procura crescente de servios especializados na rea da infertilidade, no obstante o pouco apoio estatal, ainda que o Estado reconhea a famlia como uma instituio social central. Este aumento da procura deve-se, em primeiro lugar, ao atraso em procurar descendncia devido essencialmente a questes profissionais associado diminuio da fertilidade a partir dos 31 anos. Em segundo lugar, s dificuldades existentes na adopo de crianas e, em terceiro lugar, maior aceitao social e familiar. No podemos tambm olvidar os factores relacionados com o incio precoce da actividade sexual, associado promiscuidade sexual, que pode levar ao aumento da incidncia de doenas inflamatrias plvicas, com a consequente obstruo tubar e manifestao de uma situao de infertilidade (REMOALDO, P.C., et al., 2004). O Quadro 1 patenteia alguns dados referentes Procriao Medicamente Assistida em Portugal. A primeira concluso a retirar prende-se com o facto de, dos 867 ciclos completos (onde foi realizada transferncia de embries) em 2003 e tendo como tcnica a fertilizao in vitro, 31,1% (n=270) conduziram a uma gravidez clnica e 18,5% (n=216) terminaram numa situao de parto, com o nascimento de 285 crianas.

Quadro 1 Tcnicas de Procriao Medicamente Assistida realizadas em Portugal em 2003, em 11 Centros privados e seis Centros pblicos Fertilizao in vitro Microinjeco Intracitoplasmtica N Ciclos inicados N de Punes Transferncia de Embries Gravidez clnica Partos N de crianas nascidas * Dado no fornecido por alguns Centros. * Desfecho final desconhecido em vrias gestaes. Fonte: Sociedade Portuguesa de Medicina da Reproduo, Porto, 2005. 946* 951 867 270 216** 285 N 1148* 1530 1427 396 307** 385

10

No que diz respeito tcnica de Microinjeco Intracitoplasmtica dos 1427 ciclos completos iniciados no mesmo ano 27,8% (n=396) proporcionaram uma situao de gravidez e 21,5% de situao de parto, com o nascimento de 385 crianas. Relativamente ao Hospital da Senhora da Oliveira, que possui uma rea de influncia de 300 mil habitantes, mas que abarca concelhos de fora da Unidade de Sade de Guimares-Fafe, notrio o aumento do nmero de consultas (Figura 1), tendo-se cifrado em 1281 em 2004, correspondendo a um aumento de 295,4% entre 1997 e 2004.

Figura 1 - Evoluo do nmero de consultas de infertilidade do Hospital da Senhora da Oliveira, 1997-2004


1400 1200 1000
N

800 600 400 200 0 1997 1998 1999 2000 1 2 2001 Total 2002 2003 2004

Fonte: Servio de Apoio Gesto do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimares, 2005.

Este aumento exponencial deve-se, por um lado, maior capacidade de resposta em termos de consulta, mas tambm, entrada em funcionamento do laboratrio, facultando aos casais tratamentos completos. O desenvolvimento das Tecnologias da Reproduo Assistida, associado diminuio da taxa de fecundabilidade a nvel da Europa e ao envelhecimento populacional, leva a que os temas ligados Procriao Medicamente Assistida suscitem cada vez maior interesse. No entanto, estas tecnologias levantam questes ticas, cada vez mais pertinentes, sendo necessrio estarmos todos preparados para participarmos activamente, de forma consciente e fundamentada, na tomada de decises, que no sero certamente fceis de tomar, nem sero 11

consensuais. Da a importncia deste nosso trabalho, que embora com as limitaes j referidas, a primeira investigao realizada em Portugal, com o objectivo de identificar a nossa realidade na rea da infertilidade.

Concluses No presente artigo preocupamo-nos sobretudo com algumas questes metodolgicas relacionadas com a problemtica da infertilidade e o contributo que as cincias sociais e mdicas podem dar para o seu estudo. No faz mais sentido insistir na postura que foi desenvolvida at ao momento, solitria e pouco conveniente para uma abordagem holstica em sade, necessitando a infertilidade de ser estudada e tratada conjuntamente com outros problemas reprodutivos, como sejam, a contracepo, as Infeces Sexualmente Transmissveis, a gravidez e o parto. Num territrio, como Guimares, marcado por caractersticas demogrficas e scioeconmicas peculiares, com destaque para as profisses de risco associadas indstria txtil, de vesturio e de calado, era previsvel a existncia de uma significativa incidncia de casos de infertilidade. No obstante, e porque tivemos que contar com uma colaborao voluntria dos 1129 casais contactados sem filhos aps cinco anos de casamento, no nos possvel atingirmos o primeiro objectivo que equacionmos no incio deste projecto, id est, diagnosticar a proporo de indivduos com infertilidade em relao populao em geral. Ainda assim, podemos inferir que a opo do casal por no ter filhos nos primeiros cinco anos de casamento (infertilidade voluntria) se circuncreveu a apenas a cinco casais. Ainda que no presente artigo no tenham sido analisadas as entrevistas realizadas, importante no esquecer que a infertilidade provoca stress e angstia nos casais, sentindo a equipa de investigao a necessidade de seguir algumas das sugestes transmitidas pelas entrevistadas, como seja, a de criao de uma Associao de Casais Infrteis, guiza do que existe nos Estados Unidos da Amrica, onde a Associao Nacional de Fertilidade oferece educao, defesa e apoio e possui cinquenta centros locais (http://www.resolve.org). Refira-se ainda que, a nvel europeu, as recomendaes emanadas da European Society of Human Genetics, em conjunto com a European Society of Human Reproduction and Embriology, focam, entre outros aspectos, a necessidade dos profissionais que lidam com

12

casais infrteis, atenderem aos aspectos emocionais e psicolgicos que resultam das experincias de tratamentos de infertilidade (http://www.eshg.org/). O caminho a percorrer ainda longo, mas Portugal est a conseguir alcanar objectivos semelhantes aos europeus. A luta dever concentrar-se, essencialmente, na tentativa de diminuio das gravidezes mltiplas, com uma avaliao correcta no s das taxas de gravidez no fim de cada ano, mas essencialmente do nmero de nascimentos por ano, associada aos custos, complicaes e grau de satisfao dos casais.

Referncias bibliogrficas ALMEIDA, A.N., et al. (1994), Os padres recentes da infertilidade em Portugal, Lisboa, APEM.

BARRETO, A. (org.) (2000), A Situao Social em Portugal 1960-1999, vol. II, Lisboa. CARMO, H.; FERREIRA, M.M. (1998), Metodologia da investigao: guia para a autoaprendizagem, Lisboa, Universidade Aberta.

CHARLESWORTH, M. (1996), La biotica en una sociedad liberal, Cambridge, Cambridge University Press.

EARICKSON, R. (2000), Health Geography: style and paradigms, Social Science & Medicine, Oxford, 50(4), pp. 457-458.

GATRELL, A.C. (2002), Geographies of Health: an introduction, Massachusetts, Blackwell Publishers.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATSTICA (2004), Censos 2001 XIV Recenseamento Geral da Populao e IV Recenseamento Geral da Habitao dados comparativos 19912001, CD-ROM de Quadros, Grficos e Mapas, Lisboa.

13

MACHADO, H. (1996), Redes informais e institucionais de normalizao do comportamento sexual e procriativo da mulher, Braga, Dissertao de Mestrado em Histria das Populaes apresentada ao Instituto de Cincias Sociais da Universidade do Minho.

MACHADO, J.P. (2001), Problemas ticos relativos reproduo/procriao medicamente assistida, in ARCHER, L., et al., Novos desafios Biotica, Porto, Porto Editora, pp. 98-109.

MARTIN, E. (1997), Embodied progress. A cultural account of assisted conception, London, Routledge.

MINISTRIO DA SADE (2004), Plano Nacional de Sade. Orientaes estratgicas para 2004-2010, Lisboa.

MINISTRIO DA SADE (2004), Plano Nacional de Sade. Prioridades para 2004-2010, Lisboa.

MINISTRIO DA SADE. GRUPO DE TRABALHO PARA O ESTUDO DA MEDICINA FAMILIAR, FERTILIDADE E REPRODUO HUMANA (1993), Relatrio e Programa, Lisboa.

PANDO, J., et al. (2003), Esterilidad. Etiologia y exploracin de la pareja estril. Tratamiento, in Tratado de Ginecologa, Obstetricia y Medicina de la Reproduccin, Sociedad Espaola de Ginecologa y Obstetricia, Editorial Mdica Panamericana. PETERSON, K. (1997), Intersections - women on law, medicine and technology, Aldershot, Ashgate/Dartmouth.

PICHERAL, H. (2001), La Gographie de la Sant, in BAILLY, A., et al., Les concepts de la Gographie Humaine, 5e d., Paris, Armand Collin, pp. 229-240.

QUERLEU, D., et al (2003), Epidmiologie de la fertilit, in Encyclopdie MdicoChirurgicale, Paris, Elsevier.

14

RAGON, H.; WINDDANCE, F. (eds.) (2000), Ideologies and technologies of motherhood: race, class, sexuality and nationalism, New York, Routledge.

REMOALDO, P.C. (2002), Desigualdades territoriais e sociais subjacentes mortalidade infantil em Portugal, Srie Textos Universitrios de Cincias Sociais e Humanas, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, Ministrio da Cincia e da Tecnologia (Fundao para a Cincia e a Tecnologia), 586 pgs.. REMOALDO, P.C., et al. (2004), A infertilidade no concelho de Guimares contributos para o bem-estar familiar, in CD-ROM de Actas do V Congresso da Geografia Portuguesa, 13 p. (em fase de publicao).

SANTANA, P. (2002), A mortalidade evitvel em Portugal Continental, 1989 a 1993, Revista de Estudos Demogrficos, Lisboa, pp. 107-145.

SANTOS, A.A.; SANTOS, T.A. (2001), Novas questes em reproduo medicamente assisitida, in ARCHER, L., et al., Novos desafios Biotica, Porto, Porto Editora, pp. 93-97.

SMITH, S., et al. (2004), Diagnstico e tratamento da infertilidade feminina, JAMA Portugal, 2(11), pp. 849-859. SPALLONE, P.; STEINBERG, D.L. (eds.) (1987), Made to order. The myth of reproductive and genetic progress, Headington Hill Hall, Pergamon Press. SPALLONE, P. (1989), Beyond conception: the new politics of reproduction, Basingstoke, MacMillan Education. STANWORTH, M. (ed.) (1987), Reproductive Technologies. Gender, Motherhood and Medicine, Oxford, Polity Press.

15

World Wide Web

http://www.eshg.org/ http://www.ine.pt http://www.resolve.org

16

You might also like