You are on page 1of 82

1

4 PS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE REATORES ANAERBIOS POR REATORES COM BIOFILME


Ricardo Franci Gonalves, Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, Ccero Onofre de Andrade Neto Pedro Alm Sobrinho, Mario Takayuki Kato, Rejane Helena Ribeiro da Costa, Miguel Mansur Aisse, Marcelo Zaiat

4.1

INTRODUO

Tendncias registradas nos ltimos vinte anos apontam para um futuro prximo nos grandes centros urbanos do planeta, em que ETEs possuiro arquitetura privilegiando instalaes compactas, de operao estvel e de baixo impacto ambiental (inclusive odores, rudos e impacto visual). Dentro deste contexto que se desenha, em muitos casos sero exigidos dos processos de tratamento alta capacidade de tratamento, remoo de nutrientes, eficincia e baixa produo de lodo. ETEs utilizando reatores com biofilme de ltima gerao so compactas, passveis de insero em ambiente urbano com impactos relativamente baixos (Rogalla et al., 1992) e, sobretudo, altamente resistentes a choques de carga, de temperatura e de toxicidade (Arvin e Harremoes, 1991). A grande estabilidade operacional de grande interesse no caso de pequenas ETEs, razo pela qual renascem na Inglaterra os antigos filtros biolgicos e os biodiscos, como soluo para o caso de comunidades com menos de 2.000 habitantes (Upton e Green, 1995). O mesmo acontece nos EUA com relao a comunidades de mdio e grande porte, aps o surgimento de processos combinando biomassa em suspenso com biomassa aderida sobre meios suporte (Parker et al., 1990). Tais vantagens renovaram o interesse por sistemas com biomassa aderida, alavancando o surgimento de uma grande variedade de processos a partir dos anos 70. Neste captulo so apresentados os principais conceitos e aspectos tcnicos relativos aos reatores com biofilme aplicados ao tratamento de esgotos sanitrios e ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios. A classificao dos principais tipos de reatores com biofilme em relao aos reatores com biomassa em suspenso discutida, assim como o comportamento do biofilme e a influncia dos fenmenos de transporte durante a depurao. Tambm so apresentadas as configuraes mais usuais, as novas configuraes para ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios desenvolvidas nas pesquisas realizadas no mbito do PROSAB, alguns exemplos de dimensionamento, os principais aspectos construtivos e os problemas operacionais mais comuns nos diferentes reatores.

4.2

CLASSIFICAO MODERNA DOS REATORES AERBIOS COM BIOFILME

O entendimento dos mecanismos e processos envolvidos na depurao em reatores com biofilme acelerou o surgimento de novos reatores a partir dos anos 70 (ATKINSON, 1981). Melhorias no tocante ao misturamento de fases, transferncia de oxignio e separao de fases foram incorporadas aos processos, melhorando o desempenho, atravs do controle efetivo da espessura do biofilme e do incremento da transferncia de massa. Num amplo esforo de detalhamento dos novos tipos de reatores com biomassa fixa, LAZAROVA e MANEM (1993) desenvolveram uma classificao alternativa, com base no estado de fixao da

2 biomassa (Figura 4.1). A maior diferena com relao s antigas classificaes do gnero o aparecimento do grupo de reatores hbridos, que misturam biomassa em suspenso e biomassa fixa no mesmo volume reacional. Os processos com biomassa em suspenso envolvem as diversas variantes de lodos ativados. Merecem citao, pelo carter inovador, os sistemas de lodos ativados com poos profundos (Deepshaft), os reatores biolgicos seqenciais em batelada e os sistemas de lodos ativados com clarificao por membranas filtrantes. Dentre os processos hbridos, surgem os com meio suporte agitado mecanicamente (OODEGARD et al., 1993) e os com suportes estruturados inseridos no tanque de aerao (BONHOMME et al., 1990). Ambos constituem-se numa variante dos sistemas de lodos ativados, na medida em que resultam da adio do suporte no tanque de aerao. Esta tcnica tem sido utilizada para recuperar antigas ETEs sobrecarregadas, podendo at ser triplicada a carga orgnica aplicada no processo convencional (LESSEL, 1993).

Figura 4.1 - Classificao moderna dos processos mecanizados de tratamentos aerbios, com relao ao estado da biomassa (adaptado de LAZAROVA e MANEM, 1993)

Os reatores com biomassa fixa, ou simplesmente com biofilme, passaram a incluir, alm dos filtros percoladores e os biodiscos, diversos tipos de reatores com leito suporte fixo ou mvel. Os processos com leitos mveis possuem meio suporte em permanente movimento, tendo fora motriz de origem hidrulica ou mecnica. Utilizam geralmente material de altssima superfcie especfica, para a adeso da biomassa, podendo ser gros de reduzido dimetro (0,2 a 2 mm) ou material de grande porosidade (esponjas). Altas concentraes de biomassa so atingidas nestes processos (> 20 kg SST/m3), resultando numa elevada capacidade de depurao. Sua principal vantagem, com relao aos processos com leito fixo, a ausncia de colmatao do meio filtrante e suas principais desvantagens so os elevados custos operacionais (especialmente de energia) e os dispositivos sofisticados necessrios adequada distribuio de fluxo e aerao. Dentre os principais processos, destacam-se os leitos fluidizados bifsicos, contando com mais de 65 estaes de tratamento em escala real operando nos EUA e na Europa (LAZAROVA e MANEM, 1993). Indicados para o tratamento de efluentes diludos, seus custos de implantao chegam a ser 50% menores do que o de sistemas de lodos ativados, embora os custos de operao e manuteno sejam superiores (devido saturao em O2 e bombeamento).

3 4.3 FORMAO, ESTRUTURA DEPURAO E COMPORTAMENTO DE BIOFILMES NA

Em todos os reatores com biomassa fixa os processos metablicos de converso ocorrem no interior do biofilme. O transporte de substratos se realiza atravs de processos de difuso, inicialmente atravs do filme lquido na interface lquido/biofilme e, em seguida, atravs do prprio biofilme (Figuras 4.2 e 4.3). Os produtos das reaes de oxireduo so transportados no sentido inverso, ao exterior do biofilme. Tanto o substrato doador quanto o receptor de eltrons devem penetrar o biofilme para que a reao bioqumica se processe.

Aerbio

Anaerbio

CDQO

CO2
Limitante

Figura 4.2 - Mecanismos e processos envolvidos com o transporte e a degradao de substratos em biofilmes

x=0 x x=L Figura 4.3 - Distribuio de concentrao de dois compostos substratos envolvidos numa reao de oxireduo no biofilme (O2 e DQO)

Neste contexto, a quantificao das limitaes transferncia de massa assume importncia significativa para que se possa projetar reatores que apresentem melhor desempenho. Esse desempenho est diretamente relacionado com a minimizao dessas limitaes, pois a velocidade global de reao nesses sistemas heterogneos pode ser reduzida devido transferncia de massa entre as fases (ZAIAT, 1996). Em muitos sistemas aerbios, a velocidade de transferncia de oxignio para as clulas o fator limitante, que determina a velocidade de converso biolgica. A disponibilidade de oxignio para os microrganismos depende da solubilidade e da transferncia de massa, bem como da velocidade com que o oxignio dissolvido utilizado. Em reatores com biofilme, utilizados para ps-tratamento de efluentes anaerbios, os mecanismos de transporte envolvem oxignio e nitrognio amoniacal (O2 e N NH + ), alm de intermedirio ( N NO ) e produto final ( N NO3 ). As principais etapas 4 2 envolvidas so as seguintes: transferncia do oxignio da fase gasosa para o meio lquido; transferncia do oxignio, do nitrognio amoniacal e do nitrato da fase lquida para o suporte de gel; transferncia dentro do suporte do oxignio, do nitrognio amoniacal e do nitrito e;

4 transferncia do produto intermedirio ( N NO ) e do produto final ( N NO ) para o meio lquido.


2 3

Segundo CHISTI (1989), o oxignio, por ser pouco solvel em gua, torna-se freqentemente o fator limitante em processos aerbios. As principais etapas de transporte de oxignio so ilustradas na Figura 4.4, na qual so identificadas oito possveis estruturas resistivas transferncia de massa.

Fase lquida Bolha de ar 1 3 2 4 5 6 7 8 Clulas

PG
Concentrao

CI PI CL CSi CS C
Distncia

Figura 4.4 - Diagrama esquemtico das etapas envolvidas no transporte de oxignio. (Adaptado de BAILEY e OLLIS, 1986 por FAZOLO, A., 2000) As resistncias consideradas nos sistemas trifsicos esto: 1 - no filme gasoso dentro da bolha, entre o seio do gs na bolha e a interface gs-lquido; 2 - na interface gs-lquido; 3 - no filme lquido, prximo interface gs-lquido, entre essa interface e o meio lquido; 4 - no meio lquido; 5 - no filme lquido, entre o meio lquido e a interface lquido-slido (resistncia externa); 6 - na interface lquido-slido; 7 - na fase slida (resistncia interna); 8 - nos stios de reao bioqumica (dentro dos microrganismos). A magnitude relativa dessas resistncias depende da hidrodinmica da bolha, da solubilidade do oxignio, da temperatura, da atividade celular, da composio da soluo e de fenmenos interfaciais (BAILEY e OLLIS, 1986). Portanto, a profundidade de penetrao da dupla redox de substratos no biofilme de fundamental importncia na determinao da taxa global de degradao no reator. A situao ideal corresponde a um biofilme completamente penetrado pelos dois substratos, resultando numa reao limitada exclusivamente pela taxa mxima da reao bioqumica.

5 Entretanto, o caso mais comum no tratamento de esgotos sanitrios a penetrao parcial de pelo menos um dos dois substratos em um biofilme espesso, causada por uma taxa volumtrica intrnseca de degradao elevada e uma grande resistncia difuso no biofilme (Figura 4.3). Neste caso, apenas a fina camada mais externa do biofilme ser ativa com relao reao em questo, restando biomassa inativa nas camadas mais profundas. Uma reao bioqumica intrinsecamente de ordem zero se transforma em ordem , diminuindo a taxa superficial de degradao global (HARREMES, 1982). No caso de sistemas com nitrificao, a relao crtica entre as concentraes de O2 e NH4+, que determina o substrato limitante, situa-se entre 0,3 e 0,4 (GNENC e HARREMES, 1985). Isto faz do oxignio o substrato limitante na maioria dos casos. Supondo por exemplo uma concentrao de 2 mg/L de O2 na fase lquida do reator, a concentrao limitante de amnia ser de 0,6 mg/L. No caso da oxidao de matria orgnica e nitrificao simultneas, a competio entre as bactrias heterotrficas e autotrficas pelo O2 determina a estrutura do compartimento aerbio do biofilme. Quando a relao O2/DQO muito pequena, o compartimento aerbio inteiramente dominado pelas bactrias heterotrficas e a nitrificao no ocorre no biofilme (GNENC e HARREMES, 1990). A compreenso destes mecanismos de transferncia de massa se reflete na configurao dos diversos processos com biofilme de ltima gerao. No caso dos biofiltros aerados submersos, predominam os meios granulares com elevada superfcie especfica, que maximizam a rea, para a transferncia de massa, e a quantidade de biomassa no reator. Com o uso de meios granulares, idades de lodo bastante elevadas so obtidas sem necessidade de clarificao e recirculao de biomassa. Os resultados obtidos por TSCHUI et al. (1993), pesquisando biofiltros com diferentes meios suporte, ilustram claramente a importncia da superfcie especfica na nitrificao terciria (Tabela 4.1).

6
Tabela 4.1- Taxas volumtricas mximas de nitrificao em BFs preenchidos com materiais granulares de superfcies especficas diferentes (TSCHUI et al., 1993)
Tipo de BF Ascendente Descendente Ascendente Tipo de meio suporte Estruturado fixo Granular fixo Granular flutuante Superfcie especfica do meio (m2/m3) 240 1050 1450 Taxa mxima de nitrificao (10oC) (Kg N-NH4+/m3.d) 0,4 0,7 1,5

Por outro lado, as condies hidrodinmicas severas nos biofiltros propiciam o desenvolvimento de um biofilme fino e muito ativo, sobretudo nas camadas do leito filtrante que no entram em contato com o esgoto decantado. Cargas hidrulicas de 2 m3/m2 .h (esgoto) e 15 m3 /m2.h (ar) so comumente praticadas no tratamento secundrio, resultando num meio granular trifsico submetido a elevada turbulncia. A associao da turbulncia e da elevada velocidade do lquido controla a espessura do biofilme e diminui a resistncia difuso no filme lquido. Alm disto, elevadas vazes de ar aumentam a concentrao de oxignio na fase lquida, facilitando a sua difuso no biofilme. A estabilidade do processo em face de choques de temperatura e de toxicidade tambm uma decorrncia da resistncia difuso no biofilme (ARVIN e HARREMES, 1991). A espessura ativa do biofilme aumenta quando a temperatura do lquido diminui, reduzindo significativamente a sensibilidade do processo a variaes de temperatura (OKEY e ALBERTSON, 1987). No caso da nitrificao, dois fatores decorrentes da queda de temperatura contribuem para mascarar a queda de rendimento: o aumento da concentrao de oxignio dissolvido no lquido (aumenta a difuso) e a queda da atividade biolgica (reduz a taxa de degradao). Em biofiltros com meio granular de superfcie especfica de 1200 m2/m3, coeficientes bastante pequenos de correo das taxas volumtricas de nitrificao e desnitrificao, em funo da temperatura (Kt,n = 1,02 e Kt,d = 1,04 respectivamente), foram obtidos para temperaturas entre 6 e 21oC (GONALVES, 1995) (Figura 4.5).
0,5

0,3
Kt,d Ln (rv)

(1,41)

0,1
(0,90)

(1,03)
(1,01) 12 14

(1,18) Kt,n
16 18 20 22

nitrificao denitrificao

-0,1 8

10

(0,84)

-0,3
Temperatura (oC)

Figura 4.5 - Influncia da temperatura nas taxas de nitrificao e desnitrificao em um BF granular com meio flutuante - Os valores entre parnteses correspondem s taxas volumtricas 3 de remoo, em kg N/m .dia (Fonte: GONALVES, 1995)

7 Quanto resistncia a choques de toxicidade, o processo se comporta de forma semelhante quando da queda de temperatura no esgoto. Se a concentrao de um determinado composto txico ultrapassa subitamente o limite de inibio, o gradiente de concentraes atravs do biofilme atenua o seu impacto no tratamento. Mesmo se as camadas mais externas do biofilme so afetadas, as camadas internas continuam a degradar as concentraes reduzidas pela resistncia difuso (SAEZ et al., 1988). A grande capacidade de absoro de choques de carga, apesar dos reduzidos tempos de deteno hidrulica real do esgoto no meio granular dos BFs ( 20 min.), resulta da elevada concentrao de biomassa no reator. Concentraes de biomassa superiores a 20 gSST/L so encontradas em biofiltros com meios granulares (superfcie especfica > 600 m2/m3), aplicados no tratamento secundrio de esgoto sanitrio (GONALVES, 1993).

4.4

FILTROS BIOLGICOS PERCOLADORES - FBP

4.4.1 Introduo
Os filtros biolgicos so sabidamente sistemas de tratamento de esgotos que podem encontrar uma elevada aplicabilidade no Brasil, tendo em vista, principalmente, a sua simplicidade e baixo custo operacional. Entretanto, estes sistemas no tem encontrado uma maior disseminao no Brasil, sendo muito poucas as unidades implantadas e atualmente em operao no territrio brasileiro. O primeiro filtro biolgico percolador (FBP) entrou em operao em 1893 na Inglaterra. Sua origem est na evoluo dos ento chamados filtros de contato, que eram tanques preenchidos com pedras, que eram alimentados com esgoto, pela superfcie, at completar o volume do tanque e, aps certo perodo de tempo de contato entre esgoto e as pedras (tipicamente 6 horas), o tanque era drenado e o leito de pedras deixado em repouso por um perodo (normalmente tambm de 6 horas), antes de se repetir o ciclo. No tocante utilizao de filtros biolgicos para o ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios, uma instalao piloto foi construda na PUCPR, no ano de 1980, tratando esgotos de uma populao de 500 habitantes (GOMES e AISSE, 1985). Em escala industrial, tem-se notcia de apenas trs unidades em operao no Estado do Paran, muito embora diversos novos projetos considerem essa alternativa de combinao de reatores anaerbios e filtros biolgicos percoladores.

4.4.2 Descrio da Tecnologia


4.4.2.1 Consideraes preliminares Um filtro biolgico consiste, basicamente, de um tanque preenchido com material de alta permeabilidade, tal como pedras, ripas ou material plstico, sobre o qual os esgotos so aplicados sob a forma de gotas ou jatos. Aps a aplicao, os esgotos percolam em direo aos drenos de fundo. Esta percolao permite o crescimento bacteriano na superfcie da pedra ou do material de enchimento, na forma de uma pelcula fixa denominada biofilme. O esgoto passa sobre o biofilme, promovendo o contato entre os microrganismos e o material orgnico. Os filtros biolgicos so sistemas aerbios, pois o ar circula nos espaos vazios entre as pedras, fornecendo o oxignio para a respirao dos microrganismos. A ventilao usualmente natural. A aplicao dos esgotos sobre o meio freqentemente feita atravs de distribuidores rotativos, movidos pela prpria carga hidrosttica dos esgotos. O lquido escoa rapidamente pelo meio suporte.

8 No entanto, a matria orgnica adsorvida pelo biofilme, ficando retida um tempo suficiente para a sua estabilizao (ver Figura 4.6).

Figura 4.6 Representao esquemtica de um filtro biolgico percolador

Os filtros so normalmente circulares, podendo ter vrios metros de dimetro. Contrariamente ao que indica o nome, a funo primria do filtro no a de filtrar, uma vez que o dimetro das pedras utilizadas da ordem de alguns centmetros, ou seja, permitindo um grande espao de vazios, ineficientes para o ato de peneiramento. A funo do meio to somente a de fornecer suporte para a formao da pelcula microbiana. Existem tambm meios sintticos de diversos materiais e formas, os quais apresentam a vantagem de serem mais leves do que as pedras, alm de apresentarem uma rea superficial de exposio bem superior. No entanto, os meios sintticos so mais caros. medida em que a biomassa cresce na superfcie das pedras, o espao vazio tende a diminuir, fazendo com que a velocidade de escoamento nos poros aumente. Ao atingir um determinado valor, esta velocidade causa uma tenso de cisalhamento, que desaloja parte do material aderido. Esta uma forma natural de controle da populao microbiana no meio. O lodo desalojado deve ser removido nos decantadores secundrios, de forma a diminuir o nvel de slidos em suspenso no efluente final. 4.4.2.2 Tipos de filtros biolgicos percoladores Os filtros percoladores geralmente so classificados em funo da carga hidrulica ou da carga orgnica a que so submetidos, conforme descrito a seguir. FBP de baixa taxa O filtro biolgico de baixa taxa simples conceitualmente. Embora apresente eficincia comparvel do sistema de lodos ativados convencional, a operao mais simples, porm menos flexvel. Os filtros biolgicos tm uma menor capacidade de se ajustar a variaes do afluente, alm de requererem uma rea total um pouco superior. Em termos de consumo de energia, os filtros apresentam um consumo bastante inferior ao dos sistemas de lodos ativados. A Figura 4.7 apresenta o fluxograma tpico do sistema de filtros biolgicos de baixa taxa. Os FBP podem ter formato circular ou retangular, os materiais de enchimento mais utilizados so pedras e a alimentao pode ser contnua ou intermitente. Sifes dosadores so normalmente utilizados no caso de alimentao intermitente, que o mais comum nesses filtros percoladores. O intervalo entre as cargas pode variar em funo da vazo de esgoto, devendo ser curto o suficiente

9 para impedir a secagem do biofilme. A recirculao pode se fazer necessria para assegurar o correto umidecimento, especialmente nas horas de baixa vazo afluente, muito embora um filtro do tipo baixa taxa no necessite desta prtica em outras horas do dia. Em funo da pequena quantidade de DBO aplicada ao FBP, por unidade de volume, a disponibilidade de alimentos menor, o que resulta numa estabilizao parcial do lodo (autoconsumo da matria orgnica celular) e numa maior eficincia do sistema na remoo da DBO e de nitrificao. Essa menor carga de DBO por unidade de volume do tanque est associada a maiores requisitos de rea, comparado ao sistema de alta carga. Um dos principais problemas inerentes aos FBP de baixa carga o desenvolvimento de moscas. Os principais critrios e parmetros de projeto de FBP de baixa taxa so apresentados na Tabela 4.2. FBP de taxa intermediria Esses filtros so projetados com taxas de aplicao mais elevadas que s dos filtros de baixa taxa. O mais comum que a vazo de alimentao seja contnua, embora a alimentao intermitente tambm possa ser praticada. Nos projetos dessa modalidade de filtro normalmente prev-se a recirculao do efluente tratado, objetivando o controle da espessura do biofilme e a melhoria de eficincia do sistema. O efluente produzido nos FBP parcialmente nitrificado e observa-se, ainda, um razovel desenvolvimento de moscas. Os principais critrios e parmetros de projeto de FBP de taxa intermediria so apresentados na Tabela 4.2. FBP de alta taxa Estes filtros so submetidos a taxas bastante superiores s aplicadas em filtros de baixa taxa e de taxa intermediria. Como conseqncia da maior carga de DBO por unidade de volume de leito, os FBP de alta taxa apresentam menor requisito de rea. Em paralelo, tem-se tambm uma ligeira reduo na eficincia de remoo da matria orgnica, e a no estabilizao do lodo no filtro. As taxas de aplicao hidrulica podem chegar a 60 m3/m2.dia, nas horas de pico, enquanto as taxas de aplicao orgnica podem ser to elevadas quanto 1,80 kgDBO/m3.dia, para of filtros com enchimento plstico. Nos filtros preenchidos com material sinttico, a profundidade pode superar 6,0 m. A alimentao do FBP de alta taxa contnua e a recirculao praticada regularmente, quando se usa esgoto decantado, de modo a se ter um afluente ao filtro com DBO de cerca de 100 mg/L. Para efluentes de reatores UASB, com DBO prxima a 100 mg/L, a recirculao desnecessria. As elevadas taxas de aplicao hidrulicas limitam constantemente a espessura do biofilme. Em decorrncia das elevadas taxas de aplicao, a remoo de DBO neste processo inferior, ficando na faixa de 70% a 80%, e os slidos produzidos sedimentam com maior dificuldade no clarificador. No se desenvolvem moscas e a nitrificao parcial com as taxas de aplicao mais baixas. Os principais critrios e parmetros de projeto de FBP de alta taxa so apresentados na Tabela 4.2. FBP de taxa super alta Filtros com taxa super alta so geralmente preenchidos com meios granulares sintticos, possuindo profundidades variando entre 3,0 e 12,0 m. Estas grandes profundidades so possveis devido baixa densidade do material de enchimento, que resulta em um menor peso sobre a laje de fundo do filtro. No se desenvolvem moscas no filtro e no se tem nitrificao. FBP grosseiro Trata-se de um filtro de alta taxa utilizado no pr-tratamento de esgoto, a montante do tratamento secundrio. O material de enchimento sinttico e a alimentao realizada continuamente. de uso

10 mais comum para despejos com concentraes de DBO mais altas. Perdeu muito de sua aplicao com o desenvolvimento dos reatores UASB, que vm sendo utilizado em detrimento aos filtros grosseiros. Um resumo das principais caractersticas dos diferentes tipos de filtros biolgicos percoladores apresentado na Tabela 4.2. As Figuras 4.7 a 4.9 mostram fluxogramas tpicos de alguns tipos de FBP.
Tabela 4.2- Caractersticas tpicas dos diferentes tipos de filtros biolgicos percoladores
Baixa Taxa Alta Taxa Super Grosseiro Taxa Intermediria Taxa Alta Meio suporte Pedra Pedra Pedra Pedra Pedra/Plstico Taxa de aplicao superficial (m3/m 2.dia) 1,0 a 4,0 3,5 a 10,0 10,0 a 40,0 12,0 a 70,0 45,0 a 185,0 0,2 a 0,5 0,5 a 1,0 0,5 a 1,6 At 8 Carga orgnica volumtrica (kgDBO/m3.d) 0,1 a 0,4 Recirculao Mnima Eventual Sempre** Sempre Sempre Moscas Muitas Varivel Varivel Poucas Poucas Arraste de biofilme Intermitente Varivel Contnuo Contnuo Contnuo Profundidade (m) 1,8 a 2,5 1,8 a 2,5 0,9 a 3,0 3,0 a 12,0 0,9 a 6,0 80 a 85 50 a 70 65 a 80 65 a 85 40 a 65 Remoo de DBO* (%) Nitrificao Intensa Parcial Parcial Limitada Ausente Fonte: Adaptado de METCALF & EDDY (1991) e WEF (1996) * Faixas de remoo de DBO tpicas para alimentao do FBP com efluentes de decantadores primrios. Para a alimentao do FBP com efluentes de reatores anaerbios so esperadas eficincias menores ** Para efluentes de reatores anaerbios, a recirculao normalmente desnecessria Condies Operacionais

Figura 4.7 Fluxograma tpico de um FBP de baixa taxa

Figura 4.8 Fluxograma tpico de um FBP de alta taxa

Figura 4.9 Fluxograma tpico de um FBP de taxa super alta

11

4.4.3 Critrios e Parmetros de Projeto


4.4.3.1 Consideraes preliminares Os critrios e parmetros de projeto apresentados nesse item so originados, principalmente, da experincia da aplicao de filtros biolgicos para o tratamento de efluentes primrios, ou seja, aps a passagem do esgoto por um decantador primrio, ou equivalente. No caso da utilizao de FPB para o ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios, os critrios clssicos recomendados para o projeto de FBP foram complementados com novos critrios e parmetros, fruto dos resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas no mbito do PROSAB Edital 2 Tema 2. 4.4.3.2 Taxa de aplicao superficial A taxa de aplicao hidrulica superficial refere-se quantidade de esgotos aplicados diariamente ao FBP, por unidade de rea do meio suporte.
qS = Q A

(4.1)

na qual: qS: taxa de aplicao hidrulica superficial (m3/m2.d) Q: vazo afluente ao FBP (m3/d) A: rea da superfcie livre do meio suporte (m2) Fruto das pesquisas realizadas no mbito do PROSAB, com filtros biolgicos de alta taxa utilizados para o ps-tratamento de efluentes de reatores UASB, tem-se observado que os FBP so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO e slidos suspensos, quando os mesmos so operados com taxas de aplicao hidrulica superficial mximas da ordem de 20 a 30 m3/m2.d. 4.4.3.3 Carga orgnica volumtrica A carga orgnica volumtrica refere-se quantidade de matria orgnica aplicada diariamente ao filtro biolgico, por unidade de volume do meio suporte.
Qmd S a V

Cv =

(4.2)

na qual: Cv: carga orgnica volumtrica (kgDBO/m3.d) Qmd: vazo mdia afluente ao FBP (m3/d) Sa: concentrao de DBO do esgoto afluente ao FBP (kgDBO/m3) V: volume ocupado pelo meio suporte (m3) Da mesma forma que para a taxa de aplicao superficial, as pesquisas realizadas no mbito do PROSAB tem indicado que os FBP so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO, quando os mesmos so operados com cargas orgnicas volumtricas mximas da ordem de 0,5 a 1,0 kgDBO/m3.d.

12 4.4.3.4 Sistema de distribuio Para otimizar a eficincia de tratamento dos filtros biolgicos, tanto o crescimento quanto a eliminao do biofilme que cresce em excesso, em funo da carga orgnica aplicada, devem ocorrer de forma contnua e uniforme. Para se conseguir isso, o sistema de distribuio deve ser dimensionado de forma a possibilitar a aplicao adequada de esgotos sobre o meio suporte. A alimentao do FBP com esgoto pode ser realizada atravs de distribuidores fixos ou mveis (rotatrios). Os primeiros FBP eram dotados de sistemas de distribuio fixos, compostos por tubulao dotada de aspersores. Este tipo de sistema ainda hoje utilizado, principalmente em instalaes de pequeno porte. Entretanto, a maioria dos FBP projetados a partir de 1930 possuem formato circular, com um sistema rotatrio de distribuio da alimentao. Sistemas fixos de distribuio Os sistemas de distribuio fixos so compostos por uma tubulao de distribuio principal e outra secundria (ou lateral), ambas situadas logo acima da superfcie do meio granular. Os aspersores (bocais) so instalados na tubulao secundria, sendo dimensionados e espaados de forma a se obter distribuio uniforme da alimentao. Em geral, os aspersores so constitudos por um orifcio de seo circular e um defletor. A maioria dos sistemas fixos mais antigos previa uma alimentao intermitente do esgoto, atravs de um reservatrio de carga. A vazo de descarga neste tipo de dispositivo varivel, devido variao da lmina de gua no tanque de carga. No incio do perodo de descarga, o esgoto lanado a uma distncia mxima de cada aspersor, que diminui medida que o tanque se esvazia. O perodo entre cargas de esgoto varia de 0,5 a 5 minutos. A distribuio de esgoto, realizada atravs deste tipo de sistema de distribuio, sobre a superfcie do meio granular, relativamente boa. Com o surgimento dos meios suporte sintticos, os sistemas fixos de distribuio voltaram a ser utilizados nos filtros profundos e nas biotorres. Nestes processos, o sistema de distribuio tambm dotado de distribuidores principais e secundrios, situados imediatamente acima do meio suporte, e a alimentao realizada continuamente atravs de bombeamento. As principais desvantagens deste tipo de sistema de distribuio so: a no uniformidade da carga hidrulica sobre a superfcie do FBP; as grandes extenses de dutos de distribuio; o entupimento freqente dos aspersores; a dificuldade de manuteno dos aspersores em grandes FBP. Nos sistemas fixos, estima-se que, para se atingir a mesma distribuio alcanada atravs de distribuidores rotatrios, a vazo aplicada deve ser de 3 a 4 vezes superior. Sistemas rotatrios de distribuio O sistema rotatrio de distribuio composto por um ou mais dutos (braos) horizontais, engastados e girando em torno de uma coluna central (ver Figuras 4.10 e 4.11).

13

Fig. 4.10 Corte esquemtico de um FBP

Fig. 4.11 - Sistema rotatrio de distribuio no FBP (ETE Caadores Camb/PR)

Atravs deste dispositivo, o esgoto distribudo uniformemente sobre o meio suporte, por meio de orifcios situados em um dos lados de cada brao horizontal. O movimento de rotao do distribuidor geralmente assegurado apenas pela energia proveniente do jato de descarga do esgoto atravs do conjunto de orifcios. Em casos excepcionais, especialmente para controle de moscas e para evitar paradas dos braos distribuidores em horrios de muito baixa vazo afluente, motores eltricos tambm so utilizados para movimentar o sistema de aplicao do esgoto superfcie do filtro. Os braos distribuidores normalmente possuem seo transversal circular, podendo tambm ser construdos com seo retangular ou outro tipo de quadriltero. Um dispositivo de abertura rpida, instalado na extremidade, permite a retirada de slidos grosseiros acumulados no interior de cada brao. A rea da seo transversal dos braos geralmente diminui com a distncia da coluna central. O espaamento entre os orifcios dimensionado para garantir uma uniforme distribuio do esgoto sobre toda a superfcie do meio suporte. Anteparos em plstico ou outro tipo de material no corrosivo so instalados nos orifcios para assegurar melhor distribuio. Os braos devem ser dimensionados de forma que a velocidade rotacional se situe entre 0,1 e 2 rpm e a velocidade no exceda a 1,2 m/s, na vazo mxima. Filtros com quatro braos distribuidores so equipados com um extravasor na coluna central, concentrando a alimentao em apenas dois braos, nos perodos de pequenas vazes. Nos perodos de vazes mximas, todos os quatro braos so alimentados com esgoto. Este procedimento assegura velocidades de descarga e foras de reao adequadas rotao do distribuidor, sob as diversas condies de vazes. Orifcios no lado oposto dos braos tambm so utilizados para reduzir a velocidade rotacional nos momentos de pico de vazo. Os braos distribuidores possuem ainda tubos de ventilao, para evitar o acmulo de ar no seu interior. A estrutura de sustentao dos braos composta por tirantes, que asseguram a estabilidade do engaste na coluna central. 4.4.3.5 Material de enchimento dos filtros biolgicos percoladores O enchimento dos FBP de fundamental importncia no desempenho do processo (Figura 4.12). O material de enchimento serve como suporte para o crescimento da biomassa, por onde escoa o esgoto pr-tratado. O ar passa atravs dos espaos vazios do enchimento do filtro, fornecendo o oxignio para as reaes aerbias. O material de enchimento ideal deve apresentar as seguintes caractersticas: ter capacidade de remover altas cargas de DBO por unidade de volume;

14 ter capacidade de operar a altas taxas de aplicao hidrulica; possuir estrutura adequadamente aberta, para evitar obstrues pelo crescimento doa biomassa e para garantir um adequado suprimento de oxignio, sem necessidade de aerao forada; ter resistncia estrutural suficiente para suportar o seu prprio peso e mais o peso da biomassa que cresce aderida sua superfcie; ser suficientemente leve, para permitir redues significativas no custo das obras civis; ser biologicamente inerte, no sendo atacado pelos microrganismos do processo e nem txico a eles; ser quimicamente estvel; apresentar o menor custo possvel por unidade de matria orgnica removida, quando utilizado como tratamento em nvel secundrio.

Na prtica, o enchimento dos FBP usualmente feito com diferentes tipos de pedras, como a brita 4, com dimetro entre 5 e 8 cm, sem pedras planas e chatas, pedregulho ou escria de alto forno (Figura 4.13). Esses materiais tm rea superficial especfica bastante limitada (55 a 80 m2/m3) e ndice de vazios de 55 a 60%, limitando a rea para crescimento de biomassa e tambm a circulao de ar. Os FBP com leito de pedras podem apresentar, tambm, problemas de entupimento dos espaos vazios, decorrente do crescimento excessivo da pelcula biolgica, especialmente quando os filtros so operados com elevadas cargas orgnicas. Nestas condies, podem ocorrer inundaes e falhas do sistema. Por vezes, devido necessidade de reduo da rea requerida para o sistema e para superar as limitaes dos meios suporte de pedra, podem ser utilizados outros tipos de materiais para o enchimento dos filtros. Esses materiais incluem mdulos de plstico corrugado, tablados de ripas e anis de plstico, com reas superficiais especficas bem maiores (100 a 250 m2/m3 ) e com ndices de vazios de 90 a 97%, que permitem maior quantidade de biomassa aderida, por unidade de volume de material de enchimento. Esses materiais so tambm muito mais leves que as pedras (cerca de 30 vezes), possibilitando a que os filtros sejam muito mais altos, sem causarem problemas estruturais. Enquanto que em filtros de pedras as alturas so usualmente inferiores a 3 metros, nos filtros com enchimento sinttico as alturas podem ser de 6 metros ou mais, diminuindo, dessa forma, a rea requerida para sua instalao. O uso desses enchimentos permite taxas de aplicao de matria orgnica por unidade de volume do filtro bem maiores que aquelas utilizadas para enchimento com pedras, para um mesmo desempenho de tratamento. Todavia, os elevados custos desses materiais tm limitado muito o seu uso. A experincia brasileira e as pesquisas desenvolvidas no mbito do PROSAB tm indicado que os FBP de alta taxa so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO, quando os mesmos so construdos com alturas de meio suporte entre 2,0 e 3,0 m.

15

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

(a) anis plsticos, (b)anis plsticos 25 mm, (c) bloco horizontal HO, (d) bloco cros-flow 50, (e) pedra, (f) grama artificial

Fig. 4.12 Tipos de meio suporte utilizados em FBP

Fig. 4.13 - Meio suporte em pedra britada (ETE Caadores Camb/PR)

4.4.3.6 Sistema de drenagem de fundo O sistema de drenagem de fundo de um filtro biolgico consiste de uma laje perfurada, ou de grelhas confeccionadas em materiais resistentes, e de um conjunto de calhas localizadas na parte inferior do filtro. O sistema de drenagem tem a funo de coletar, tanto o esgoto que percola atravs do filtro, quanto os slidos que se desgarram do meio suporte, encaminhando-os ao decantador secundrio. Todo o conjunto de drenagem de fundo do filtro deve ser resistente o suficiente para suportar os pesos do meio suporte, da biomassa aderida e do prprio esgoto que percola pelo filtro. A estrutura de fundo deve ter declividade entre 1 e 5%, suficiente para possibilitar o adequado escoamento do efluente para o centro ou para a periferia do filtro. As calhas de coleta do efluente devem ser dimensionadas para garantir uma velocidade mnima de 0,6 m/s, para a vazo mdia de alimentao do filtro. O sistema de drenagem de fundo deve ser aberto em ambas as extremidades, de forma a possibilitar a inspeo e a eventual limpeza com jatos de gua, caso necessrio. O sistema de drenagem de fundo tambm responsvel pela ventilao do filtro, conforme tratado no item seguinte. 4.4.3.7 Ventilao A ventilao dos FBP importante para se manter as condies aerbias necessrias para o efetivo tratamento dos despejos pela via aerbia. Se propiciadas passagens adequadas para o ar, a diferena entre temperaturas do ar e do lquido considerada suficiente para produzir a aerao necessria. Uma boa ventilao pelo fundo do filtro desejvel. Na prtica, so adotados os seguintes cuidados para se ter uma ventilao natural adequada (METCALF & EDDY, 1991): o sistema de drenagem e os canais coletores de efluente junto ao fundo da estrutura dos FBP devem permitir um fluxo livre do ar, que se escoa pelo filtro. Esses canais coletores de efluente no devem ter mais que 50% de sua altura ocupada por efluente; deve-se prever a instalao de poos de ventilao em ambas as extremidades do canal central de coleta do efluente;

16 os filtros de grandes dimetros devem ser dotados de canais de coleta ramificados, dotados de poos ou tubos de ventilao ao longo do permetro do filtro; a rea de vazios da laje para suporte do leito de enchimento deve ser superior a 15% da rea superficial do filtro. A rea aberta para passagem de ar pelo fundo do filtro (muitas vezes com o uso de tubos que vo at superfcie do filtro, para permitir o seu afogamento) deve ser superior a 1% (se possvel cerca de 5%) da rea superficial do filtro; as aberturas das grelhas dos poos e tubos de ventilao devem possuir pelo menos 1,0 m2 de rea livre para cada 250 m2 de rea superficial do filtro.

4.4.3.8 Decantadores secundrios ps FBP Os decantadores secundrios utilizados a jusante dos filtros biolgicos percoladores so normalmente do tipo convencional e so dimensionados pela taxa de escoamento superficial, uma vez que a concentrao de slidos suspensos no efluente do FBP relativamente baixa. A Tabela 4.3 apresenta as taxas de escoamento superficial recomendadas para o projeto de decantadores secundrios aps FBP. Tabela 4.3 Taxas de aplicao superficial para o projeto de decantadores secundrios aps FBP
Nvel de Tratamento DBO = 20 a 30 mg/L - sem nitificao DBO 20 mg/L - com nitrificao Taxa de aplicao superficial (m3/m2.dia) para Qmdia para Qmxima 16 a 32 40 a 48 16 a 24 32 a 40

Dependendo do porte da estao de tratamento de esgotos, os decantadores secundrios podem ter sistemas de remoo de lodo mecanizado ou por presso hidrosttica . Na Figura 4.15, a seguir, apresenta-se uma vista geral de um decantador secundrio com 18,0 metros de dimetro, com sistema mecanizado de remoo de lodo.

Figura 4.14 Corte esquemtico de um decantador secundrio

Figura 4.15 - Decantador secundrio ps FBP (ETE Caadores Camb/PR)

17 4.4.3.9 Eficincia de remoo de DBO em FBP Modelos matemticos Vrios modelos tericos ou empricos so disponveis para o dimensionamento de filtros percoladores, para tratamento de esgoto decantado, e podem ser encontrados nos livros clssicos de tratamento de esgotos, sendo aqui apresentado apenas o modelo mais tradicional, desenvolvido pelo National Research Council - NRC (EUA). O modelo emprico do NRC foi desenvolvido para filtros com leito de pedras, a partir de dados operacionais obtidos em diversas plantas operando em instalaes militares. O dimensionamento de um filtro nico, ou o primeiro filtro de um sistema com duplo estgio, recebendo esgoto decantado pode ser realizado atravs da equao 4.3.
E= 1 Cv 1 + 0,443 F

(4.3)

na qual: E: eficincia de remoo de DBO5 (%) Cv: carga orgnica volumtrica (kgDBO/m3.d) F: fator de recirculao

Nota: No caso da estimativa de eficincia de filtros biolgicos aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios, essa expresso deve ser utilizada com ressalvas, j que as informaes para essas aplicaes so ainda em limitadas.
Resultados de algumas experincias prticas

ETE Caadores (Sanepar): A ETE Caadores, projetada em 1994, com capacidade para 140 l/s em primeira etapa (27.000 habitantes), efetua o tratamento dos esgotos domsticos da localidade de Camb/PR atravs de um reator anaerbio tipo UASB (RALF), com ps-tratamento em um filtro biolgico percolador. O FBP apresenta dimetro de 20 m e altura do meio suporte de 2,0 m, sendo brita 4 o material de enchimento do filtro. O FBP tem operado, desde abril de 1998, com cargas orgnicas volumtricas na faixa de 0,5 a 1,0 kgDBO/m3 .dia e taxas de aplicao superficial entre 20 e 30 m3/m2.d. Para essas condies operacionais e concentraes de DBO no efluente do reator anaerbio na ordem de 65 mgDBO/L, o FBP tm apresentado eficincias de remoo de DBO na ordem de 65%, suficientes para manter as concentraes de DBO no efluente final usualmente abaixo de 30 mgDBO/L. Como o efluente do reator anaerbio j apresenta DBO inferior a 100 mg/L, a recirculao de efluente final para a entrada do filtro no se faz necessria. Pesquisas do PROSAB: Os resultados das pesquisas desenvolvidas por CHERNICHARO & NASCIMENTO (2000), NASCIMENTO (2001) e AISSE et al. (2001a), em filtros biolgicos percoladores em escala piloto utilizados para o ps-tratamento de efluentes de reatores UASB, indicam que o efluente final do sistema geralmente apresenta concentraes de DBO inferiores a 30 mg/L, para taxas de aplicao superficial de at 30 m3/m2.d e cargas orgnicas volumtricas de at 1,0 kgDBO/m3.d.

18 4.4.3.10 Produo de lodo A estimativa da produo de lodo em filtros biolgicos percoladores pode ser feita por meio da seguinte equao:

Plodo = Y DBOremov
na qual: Plodo: produo de lodo no FBP (kgSST/d) Y: coeficiente de produo de lodo no FBP (kgSST/kgDQOremovida) DBOremov: massa de DBO removida no FBP (kgDBO/d)

(4.4)

Os valores de Y observados nos sistemas de tratamento biolgico com biofilme, trabalhando com alta taxa, sem nitrificao, apresentam uma produo de lodo na faixa de 0,8 a 1,0 kg SS/kgDBO removida e com relao SSV/SS = 0,75 a 0,85. Esta estimativa de produo de lodo tem-se mostrado adequada para o tratamento de efluentes de reatores UASB em FBP. Os SS do efluente do FBP so normalmente removidos em decantadores secundrios convencionais, conforme tratado no item 4.4.3.8. A avaliao da produo volumtrica de lodo pode ser feita a partir da seguinte equao:

Vlodo =
na qual:

Plodo C

(4.5)

Vlodo: produo volumtrica de lodo (m3/d) Plodo: produo de lodo no FBP (kgSST/d) : densidade do lodo (usualmente da ordem de 1000 a 1040 kg/m3) C: concentrao do lodo removido do decantador secundrio (usualmente na faixa de 1 a 2%) 4.4.3.11 Resumo dos critrios e parmetros de projeto Um resumo dos principais critrios e parmetros que norteiam o projeto de filtros biolgicos percoladores, aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios, apresentado na Tabela 4.4.
Tabela 4.4 Taxas de aplicao recomendadas para o projeto de filtros biolgicos percoladores de alta taxa aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios
Critrio/parmetro de projeto Meio suporte Profundidade do meio suporte (m) Taxa de aplicao superficial (m3/m2.dia) Carga orgnica volumtrica (kgDBO/m3.d) Faixa de valores, em funo da vazo Para Qmxima diria Para Qmxima horria Para Qmdia Pedra Pedra Pedra 2,0 a 3,0 2,0 a 3,0 2,0 a 3,0 15 a 18 18 a 22 25 a 30 0,5 a 1,0 0,5 a 1,0 0,5 a 1,0

4.4.4

Aspectos construtivos

Os filtros biolgicos percoladores so, normalmente, construdos em concreto armado, embora as unidades menores possam ser confeccionadas com diferentes materiais, como ao, fibra de vidro etc. Qualquer que seja o material de construo do FBP, as maiores preocupaes construtivas devem se

19 ater longevidade e a integridade da estrutura do filtro e do meio suporte, conseguida com a utilizao de materiais adequadamente selecionados e resistentes s condies adversas impostas pelos esgotos. Particular ateno deve ser dispensada escolha do material de enchimento e ao preenchimento do filtro, uma vez que problemas recorrentes de entupimento e colmatao do meio suporte tm sido reportados com alguma freqncia. Nesse sentido, as recomendaes contidas no item 4.4.5 devem ser seguidas com critrio, particularmente no caso de filtros preenchidos com pedras, uma vez que o tamanho e o formato indevido das pedras podem ocasionar a falha do sistema de tratamento. Outro aspecto relevante refere-se construo do sistema de drenagem de fundo, que deve ser resistente o suficiente para suportar todo o peso da estrutura localizada na parte superior, incluindo o meio suporte, o crescimento do biofilme e o prprio esgoto. Alm disso, devem ser garantidas, com rigor, as recomendaes de projeto relativas s declividades do sistema de drenagem e s reas livres para permitir a ventilao do FBP.

4.4.5

Aspectos Operacionais

Os filtros biolgicos percoladores caracterizam-se pela sua simplicidade operacional, uma vez que o grau de mecanizao do sistema mnimo, atendo-se, principalmente, distribuio de vazo no FBP e remoo de lodo no decantador secundrio. Dessa forma, a operao do sistema consiste, basicamente, de atividades corriqueiras visando: o monitoramento da eficincia do sistema de tratamento, feito atravs de um adequado programa de anlises fsico-qumicas do afluente ao FBP e do efluente do decantador secundrio; o monitoramento da produo de lodo no sistema de tratamento, feito atravs de medies de slidos suspensos no efluente do FBP e, principalmente, no efluente e no lodo de descarte do decantador secundrio; a verificao da ocorrncia de empoamentos na superfcie do FBP, que ocorre, geralmente, quando o volume de vazios no meio suporte tomado por crescimento em excesso da camada biolgica; a verificao da proliferao excessiva de moscas, que ocorre, notadamente, quando o FBP operado de forma intermitente e/ou com baixas taxas de aplicao hidrulica superficial; a verificao do sistema de drenagem de fundo do FBP, eliminando-se qualquer acmulo indevido de slidos na laje inferior e nas canaletas de coleta do efluente.

Alm desses aspectos operacionais bsicos, devem ser desenvolvidas atividades de manuteno preventiva, a fim de garantir a integridade das unidades de tratamento e de todos os equipamentos instalados. Ateno especial deve ser dispensada inspeo dos distribuidores de vazo e dos removedores de lodo.

20

4.4.6

Exemplo de dimensionamento

Dimensionar um filtro biolgico percolador de alta taxa para o ps-tratamento dos efluentes de um reator UASB, sendo conhecidos os seguintes elementos de projeto: a) Dados de entrada Populao: P = 50.000 hab Vazo afluente mdia: Qmd = 7.944 m3/d Vazo afluente mxima diria: Qmx-d= 9.144 m3/d Vazo afluente mxima horria: Qmx-h = 12.744 m3/d Carga orgnica afluente ao reator UASB: COA-UASB = 2.500 kgDBO/d DBO mdia afluente ao reator UASB: So-UASB = 315 mg/L Eficincia de remoo de DBO esperada para o reator UASB: 70% Carga orgnica efluente do reator UASB, em termos de DBO: COe-UASB = 750 kgDBO/d DBO mdia efluente do reator UASB: Se-UASB = 94,4 mg/L Concentrao de DBO desejada para o efluente do FBP: Se-FBP < 30 mg/L Temperatura do esgoto: T = 23C (mdia do ms mais frio) Coeficiente de produo de lodo no FBP: Y = 0,75 kgSST/kgDBOremov Concentrao esperada para o lodo de descarte do decantador secundrio: C = 1% Densidade do lodo: =1.020 kgSST/m3. b) Dimensionamento do filtro biolgico percolador Adotar carga orgnica volumtrica (Cv) De acordo com a Tabela 4.4, os FBP de alta taxa devem ser projetados com Cv entre 0,5 e 1,0 kgDBO/m3.d. Valor adotado: Cv = 0,85 kgDBO/m3.d Clculo do volume de meio suporte, de acordo com a equao 4.2 (V) V = (Qmd x Se-UASB) / Cv = (7.944 m3/d x 0,094 kgDBO/m3) / (0,85 kgDBO/m3.d) = 882,4 m3 Adotar profundidade para o meio suporte De acordo com a Tabela 4.4, os FBP de alta taxa devem ser projetados com alturas de meio suporte entre 2,0 e 3,0 m. Valor adotado: H = 2,0 m Clculo da rea do FBP (A) A = V / H = (882,4 m3) / (2,0 m) = 441,2 m2 Verificao da taxa de aplicao hidrulica superficial no FBP (qS) Para Q mdia: qS = Qmd / A = (7.944 m3/d) / (441,2 m2) = 18,0 m3/m2.d Para Q mxima diria: qS = Qmx-d / A = (9.144 m3/d) / (441,2 m2) = 20,7 m3/m2.d Para Q mxima horria: qS = Qmx-h / A = (12.744 m3/d) / (441,2 m2) = 28,9 m3/m2.d Verifica-se, de acordo com a Tabela 4.3, que os valores das taxas de aplicao hidrulica superficial ficaram compreendidos dentro das faixas recomendadas, para as trs condies de vazes aplicadas Clculo do dimetro do FBP (D) Adotar 2 filtros, cada um com rea de 220,6 m2 D = [(4 x A) / PI]0,5 = [(4 x 220,6 m2) / (PI)]0,5 = 16,8 m Estimativa da eficincia de remoo de DBO do FBP, de acordo com a Equao 4.3 E = 100 / [1 + 0,443 x (Cv/F)0,5] = 100 / [1 + 0,443 x (0,85/1)0,5] = 71 %

21
Estimativa da concentrao de DBO no efluente final (Se-FBP) Se-FBP = Se-UASB x (1 E/100) = 94,4 x (1 71/100) = 27,4 mg/L Avaliao da produo de lodo A produo esperada de lodo no FBP pode ser estimada a partir das Equaes 4.4 e 4.5 Plodo = Y x DBOremov DBOremov = Qmd x (Se-UASB Se-FBP) = 7.944 m3/d x (0,0944 kgDBO/m3 0,0274 kgDBO/m3) DBOremov = 532,2 kgDBOremov/d Plodo = 0,75 kgSST/kgDBOremov x 532,2 kgDBOremov /d = 399,2 kgSST/d Considerando-se 75% de slidos volteis, tem-se: Plodo-voltil = 0,75 x 399,2 kgSST/d = 299,4 kgSSV/d Vlodo = Plodo / ( x C) = (399,2 kgSST/d) /(1020 kg/m3 x 0,01) = 39 m3/d Pr-dimensionamento do decantador secundrio De acordo com a Tabela 4.3, os decantadores devem ser projetados com uma taxa de escoamento superficial entre 20 e 30 m3/m2.d. Valor adotado qA=. 24m3/m2.d A = Qmed /qA = (7.944 m3/d) / (24m3/m2.d) = 331 m2 Adotar 2 decantadores circulares, mecanizados, com raspadores de lodo de trao perifrica, que tero: Dimetro = 15 m; profundidade til junto parede = 3,5 m; rea superficial, por unidade = 177 m2 De acordo com a Tabela 4.3, a taxa de aplicao superficial mxima dever estar situada entre 40 e 48 m3/m2.d e o valor calculado resultou: qA =Qmx-h /A = (12.744 m3/d) / (2 x 177 m2) = 36 m3/m2.d O lodo dos decantadores secundrios ir para o poo de lodo e da bombeado para a entrada dos reatores UASB. Para lodo removido com 1% de slidos, tem-se: Vlodo = Plodo / ( x C) = (563 kgSS/d) / (1020 kg/m3 x 0,01) = 55,2 m3/d Adotar 2 conjuntos moto-bombas submersas (1 para rodzio e reserva), com capacidade de 5 L/s, sendo que o tempo de operao ser da ordem de 10 minutos por hora. Lodo para desaguamento - produo de lodo nos reatores UASB Plodo = Y x DBOaplicada = 0,28 kgSS/kgDBOaplicada x 2.500 kgDBO/d = 700 kgSS/d - produo total, incluindo o lodo secundrio retornado aos reatores UASB, considerando-se 20% de reduo do lodo voltil: Plodo = 700 kgSS/d + (399,2 0,20 x 299,4) = 1.039,3 kgSS/d

22 4.5 BIODISCOS

4.5.1 Introduo
O primeiro reator comercial do tipo biodisco foi instalado na Alemanha Ocidental, em 1960. O desenvolvimento desse processo foi induzido pelo interesse no uso de meios suporte plsticos, e inicialmente apresentou muitas vantagens quando comparado aos antiquados filtros percoladores com leito de pedras e de baixa taxa. Na dcada da 70, sua aplicao foi ampliada, devido ao desenvolvimento de novos meios suportes e pelo fato de apresentar baixos requisitos de energia, quando comparado ao processo de lodos ativados. Devido a problemas estruturais com eixos e meios suporte, excessivo crescimento de biomassa aderida, rotaes irregulares e outros problemas de baixa performance do processo, ocorreu uma certa rejeio desse tipo de processo por parte dos projetistas em dcadas recentes. Entretanto, avanos em pesquisas tecnolgicas e novos sistemas de meio suporte (tipo Biodrum) tornam sua aplicao vivel em determinadas situaes, como em pequenos sistemas. Apesar da simplicidade e estabilidade operacional, trata-se de um processo muito pouco utilizado no Brasil. Entretanto, nos ltimos 5 anos, ETEs associando reatores UASB e biodiscos passaram a ser cotejadas como opo para o tratamento de esgotos sanitrios de pequenas e mdias aglomeraes urbanas.

4.5.2 Descrio da Tecnologia


O processo de biodiscos consiste em um tanque prismtico, onde so instalados eixos horizontais com discos acoplados, igualmente espaados (Figura 4.16). Os eixos so mantidos em rotao constante de 1 a 2 rpm, seja por ao mecnica (quando se trabalha com cerca de 40% do dimetro submerso) ou por impulso de ar (quando se trabalha com cerca de 90% de seu dimetro submerso). Esse movimento de rotao expe, alternadamente, os discos ao ar atmosfrico e a matria orgnica contida no meio lquido, facilitando, assim, a adeso e o crescimento de microorganismos em sua superfcie, formando uma pelcula de poucos milmetros de espessura, que chega a cobrir todo o disco. Em experincias prticas, o tempo para formao do biofilme e partida do processo ficou em torno de 1 a 2 semanas. Os discos geralmente so circulares e construdos de plstico de baixa densidade, so instalados de forma a ficarem parcialmente imersos, usualmente 40 %, e tm as seguintes funes no processo: servir de meio suporte para o desenvolvimento do biofilme; promover o contato do biofilme com o esgoto; manter a biomassa desgarrada dos discos em suspenso nos esgotos; promover a aerao do biofilme e do esgoto aderido ao mesmo e situado na parte inferior, devido imerso dos discos.

Existem casos em que os discos trabalham cerca de 90% submersos e, nestes casos, a introduo de ar se faz necessria para se ter oxignio suficiente para o processo aerbio. Quando o biofilme atinge uma espessura excessiva, ocorre o desprendimento de parte do mesmo. Esses organismos so mantidos em suspenso no meio lquido, devido ao movimento dos discos, aumentando a eficincia do sistema. Entretanto, a biomassa desprendida e outros slidos suspensos so arrastados no efluente, necessitando o processo de um decantador secundrio. Bem projetados, os Biodiscos

23 podem alcanar tratamento a nvel secundrio, nitrificao e desnitrificao. Na Figura 4.16 apresentado um fluxograma tpico de ETE que utiliza biodiscos. O decantador primrio pode ser susbtitudo por um reator UASB ou tanque sptico, diminuindo substancialmente a carga orgnica na etapa aerbia assegurada pelos biodiscos.

Figura 4.16 Esquema tpico de uma ETE com biodiscos

4.5.3 Conceitos e Princpios


A transferncia de massa e difuso de substrato e oxignio, dentre vrios aspectos, dominam a remoo orgnica nos sistemas com biodiscos. Esses fatores so importantes para a performance desses reatores. Entretanto, devido complexidade do fenmeno transferncia/difuso, a remoo de matria orgnica no se aplica a nenhum modelo simplificado. As mximas taxas de remoo de matria orgnica esto limitadas pela capacidade de transferncia de oxignio. A principal fonte de oxignio para o sistema o ar atmosfrico, sendo a turbulncia gerada pela rotao dos discos apenas uma conseqncia benfica adicional.

4.5.4 Critrios e Parmetros de Projeto


O biodisco mais frequentemente utilizado para o tratamento de esgotos sanitrios decantados, embora algumas instalaes para o tratamento de efluentes de reatores UASB j estejam em operao no Brasil. Os biodiscos so normalmente dimensionados para se atingir apenas uma remoo de DBO e SS, ou para se obter um efluente bem nitrificado. 4.5.4.1 Cargas hidrulicas e orgnicas Em qualquer reator biolgico, necessrio um tempo de residncia ou de reao suficiente. Portanto, acrscimos de vazo resultam em incremento na taxa de aplicao hidrulica e decrscimo no tempo de residncia. Consideraes sobre equalizao de vazes devem ser observadas, quando ocorrerem picos de vazo diria 2,5 vezes superior vazo mdia. Para se ter um melhor aproveitamento das velocidades de reao biolgica, que so maiores com maior concentrao de DBO solvel no lquido sob tratamento, usual a diviso do sistema de biodisco em estgios, operando o primeiro estgio com DBO solvel 50 mg O2 /L, para se ter reao de ordem zero em relao DBO, quando se observa uma mxima taxa de remoo de cerca de 12 gDBO/m2.dia. Todavia, a taxa de aplicao orgnica no primeiro estgio de biodiscos tambm uma varivel limitante para o projeto, devido a problemas observados com excessivas taxas de aplicao, que geram aumento de espessura de biofilme, limitaes quanto ao oxignio disponvel, gerao de odores, deteriorao do processo, sobrecarga estrutural etc. Em vista dessas observaes, para esgotos sanitrios decantados, a mxima taxa de aplicao orgnica sugerida para o primeiro

24 estgio tem sido limitada, por alguns fabricantes do equipamento, a 15 gDBOsolvel/m .dia, ou 30 gDBO/m2.dia, para esgoto decantado. J METCALF & EDDY (1991) sugere limites mximos de 19 a 30 gDBOsolvel/m2.dia, ou 39 a 59 gDBO/m2.dia. Sistemas de biodisco tm, em geral, no mnimo 2 estgios para tratamento a nvel secundrio e 3 estgios para remoo de DBO e nitrificao. A taxa de aplicao de matria orgnica, com base na DBO solvel, considerada importante, uma vez que a matria orgnica biodegradvel utilizada predominantemente pela biomassa aderida ao biodisco a solvel, que tambm a mais rapidamente biodegradvel e , portanto, a que controla as mximas taxas de utilizao de oxignio. Para esgoto sanitrio tipicamente domstico decantado, tem-se cerca de 50% da DBO solvel e os outros 50% em suspenso. J para efluentes de reatores UASB, os dados disponveis da relao DBOfiltrada/DBOtotal so muito poucos e indicam uma relao variando de 0,4 e 0,5, enquanto a relao DQOfiltrada /DQOtotal fica mais comumente na faixa de 0,4 a 0,7. Observaes sobre concentrao de substrato e taxa de aplicao hidrulica permitiram a verificao da influncia desses parmetros na taxa de remoo de substrato e na eficincia do sistema, concluindo no conceito de carga orgnica total, para finalidade de parmetro de projeto (WEF, 1992). Em uma investigao de 23 estaes com biodisco nos EUA(119), foi ajustada uma curva do tipo DBO5 afluente x carga hidrulica no primeiro estgio (Figura 4.17), a partir da qual foi observado crescimento de organismos prejudiciais ao processo.
500 450
2

DBO no afluente (mgO2/L)

400 350 300 250 200 150 100 50 0 0,00 0,08 0,16 0,24 0,32 0,40 0,48 0,56 0,64 0,72 0,80

Carga hidrulica (m/m.dia)


Figura 4.17 Condies de oxignio dissolvido relacionado com a concentrao de matria orgnica afluente e carga hidrulica (adaptado de WEF, 1992)

A curva apresentada na Figura 4.17 corresponde ao limite de 31 gDBO5 /m2.d para o desenvolvimento de organismos sulfo-oxidantes. Com a aplicao de altas taxas de aplicao orgnicas, podem ocorrer problemas como: desenvolvimento de um biofilme mais pesado, crescimento de organismos prejudiciais, reduo de OD e deteriorao total da performance do processo.

25 4.5.4.2 Caractersticas do esgoto afluente As caractersticas do esgoto afluente e os impactos na biodegradabilidade so consideraes importantes no projeto de biodiscos. Altas concentraes de cido sulfdrico (H2S) aceleram o crescimento de organismos txicos (prejudiciais) ao processo. Em efluentes com altas concentraes de H2S, devero ser previstos sistemas de remoo a montante, como pr-aerao. 4.5.4.3 Temperatura do esgoto A literatura tcnica indica que a eficincia do processo no afetada, para temperaturas do esgoto acima de 13 C. Porm, como todo processo biolgico, h reduo na performance do processo para temperaturas mais baixas. 4.5.4.4 Controle do biofilme A espessura do biofilme muito importante no processo de biodiscos. Portanto, a espessura total de biofilme e a espessura ativa so duas caractersticas que devem ser distinguidas. Dependendo das condies hidrodinmicas, a espessura total do biofilme varia entre 0,07 a 4,0 mm. Entretanto, a parte do biofilme que contribui para a remoo de substrato, chamada de espessura de biofilme ativo, foi estimada entre 20 a 600 m, a partir de estudos que relacionam espessura do biofilme com eficincia de remoo. A maioria desses estudos mostrou que devido a limitaes de difuso de oxignio ou substrato, existe uma espessura mxima de biofilme ativo a partir da qual a taxa de remoo no sofre acrscimos. Dever ser prevista uma flexibilidade operacional suficiente para controle da espessura do biofilme. Devido aplicao de uma taxa de aplicao orgnica maior nos primeiros estgios, os mesmos podero apresentar um maior crescimento do biofilme. Dispositivos para medir o peso dos eixos podem ser aplicados para controlar o crescimento e acumulao da biomassa. As tcnicas para controle da espessura do biofilme incluem: acrscimos na velocidade de rotao (foras cisalhantes), reverso peridica do sentido de rotao, uso de aerao suplementar, uso de chicanas removveis e alimentao escalonada para reduo da taxa de aplicao orgnica, ou, em ltimo caso, uso de produtos qumicos para remoo do biofilme. 4.5.4.5 Nveis de oxignio dissolvido Uma das maiores causas de falha dos sistemas aerbios o nvel inadequado de oxignio dissolvido. A literatura indica o nvel mnimo de OD de 2 mg/L, para sistemas de biodisco. Baixos nveis de OD para altas taxas levam a produo de H2S no interior do biofilme, o que aumenta o crescimento de organismos sulfo-oxidantes com Beggiatoa (bact. Filamentosa), gerando excesso de biomassa, aumento de peso e possvel falha dos eixos ou meio suporte. Esses microorganismos competem com os organismos heterotrficos no consumo do oxignio disponvel e espao no meio suporte, gerando acrscimo na espessura do biofilme e reduo na eficincia de remoo de matria orgnica. J organismos nitrificantes so mais sensveis a nveis de oxignio dissolvido que organismos heterotrficos. Os nveis de OD necessrios para nitrificao variam de 0,5 a 4,0 mg/L, e considerase tpico o valor de 2,0 mg/L. Em sistemas de biodisco aplicados para nitrificao, o nvel de OD geralmente eleva-se nos ltimos estgios. Combinado com baixos valores de DBO5, isto pode reduzir a eficincia de nitrificao, devido ao desenvolvimento de protozorios predadores das bactrias nitrificantes. Para evitar o crescimento de predadores, sugere-se OD mximo de 3,5 mg/L e DBOfiltrada entre 6 a 8 mg/L, nos estgios nitrificantes. O projeto deve prever meios de acrscimo do OD no sistema, tais como: controle de variao de velocidades, aerao suplementar, recirculao do

26 efluente, alimentao escalonada do afluente e uso de chicanas removveis, principalmente nos estgios iniciais. 4.5.4.6 Flexibilidade operacional Os sistemas de biodisco devem ser providos de flexibilidade adequada para boa operao e manuteno. Devem ser observados os seguintes itens: possibilidade de aerao suplementar em sistemas de rotao mecnica, visando possveis sobrecargas dos primeiros estgios; meios de remoo do crescimento de biofilme em excesso, tais como: stripping com ar, gua ou aditivos qumicos, controle de rotao, etc; chicanas removveis entre todos os estgios; controle de alternativas para alimentao do reator; recirculao de efluente do clarificador secundrio; equipamento de monitoramento de OD nos estgios; fcil acesso a equipamentos que necessitam de inspeo, manuteno e substituio, tais como: eixos, material suporte, sopradores, etc; drenagem dos tanques.

27 4.5.4.7 Resumo dos critrios e parmetros de projeto As recomendaes para dimensionamento de biodiscos so baseadas, principalmente, na taxa de aplicao de DBO por unidade de rea de material suporte de biomassa disponvel no biodisco, e tambm na taxa de aplicao hidrulica por superfcie disponvel para suporte da biomassa. A Tabela 4.5, adaptada de METCALF & EDDY (1991), pode ser utilizada como base para o dimensionamento de sistemas de biodiscos.
Tabela 4.5 - Resumo dos parmetros de dimensionamento de biodiscos
Item Nvel de tratamento Secundrio com Nitrificao de nitrificao efluente secundrio 0,08 a 0,16 0,03 a 0,08 0,04 a 0,10 Secundrio 3,7 a 9,8 9,8 a 17,2 19 a 29 (14 *) 39 a 59 (30*) 0,7 a 1,5 15 a 30 2,4 a 7,3 7,3 a 14,6 19 a 29 (14 *) 39 a 59 (30*) 0,7 a 1,5 1,5 a 4,0 7 a 15 <2 0,5 a 1,5 1,0 a 2,9 1,0 a 2,0 1,2 a 2,9 7 a 15 <2

Taxa de aplicao hidrulica (m3/m2.d) Carga orgnica superficial (g DBOsolvel/m 2.d) Carga orgnica superficial (g DBO/m .dia) Mxima carga orgnica superficial no 1o estgio (g DBOsolvel/m2.d) Mxima carga orgnica superficial no 1o estgio (g DBOl/m 2.d) Carga orgnica superficial de N amoniacal (g N-NH4+/m2.d) Tempo de deteno hidrulica (horas) DBO do efluente (mg O2/L) N-NH4+ efluente (mgN/L)
2

* cargas usualmente utilizadas em projeto

4.5.5 Produo e Caractersticas do Lodo dos Biodiscos


A produo e caractersticas do lodo produzido nos biodiscos so basicamente as mesmas dos lodos produzidos nos filtros biolgicos percoladores, ou seja, Y = 0,75 a 1,0 kgSS/kg DBO removida, com relao SSV/SS = 0,75 a 0,85. As Equaes 4.4 e 4.5 podem ser utilizadas no dimensionamento das unidades de tratamento do lodo na ETE.

4.5.6 Aspectos Construtivos e Caractersticas do Meio Suporte


Os biodiscos possuem um eixo que suporta e faz girar o meio plstico, que serve de suporte para o desenvolvimento do biofilme. Para biodiscos de polietileno de alta densidade, os comprimentos de eixo variam de 1,5 at 8,0 m e os dimetros de 2,0 a 3,8 m. Existem vrios padres de superfcie corrugada, que definem a sua rea especfica para suporte de biofilme. De acordo com o padro da superfcie corrugada, esses biodiscos podem ser classificados como: i) de baixa densidade (ou convencional), com cerca de 9.300 m2 por unidade, com comprimento de eixo da ordem de 8,0 m (7,26 m ocupado com o meio) e dimetro de 3,8 m; ii) mdia ou alta densidade, com reas de cerca de 11.000 a 16.700 m2 por unidade, com as mesmas dimenses referidas anteriormente. As unidades com rea superficial chamadas de baixa densidade so normalmente utilizadas nos primeiros estgios, enquanto as de mdia e alta densidade so aplicadas nos estgios finais do sistema de biodiscos. Isso porque nos estgios iniciais, com concentraes de DBO maior, tem-se um maior crescimento de biomassa, o que poderia levar as unidades de alta densidade de rea superficial a ter um peso excessivo, prejudicando a sua estrutura.

28 Alguns biodiscos so compostos de cilindros, com o seu interior constituindo-se de colmias, com o objetivo de se ter elevadas reas superficiais especficas. Uma variante dos biodiscos composta de rodas com tubos corrugados, que trabalham com imerso de cerca de 90%, que ao girarem, permitem a entrada de lquido para dentro dos tubos, arrastando grande quantidade de ar. O movimento das rodas induzido pela aplicao de ar, que tambm usado para complementar a necessidade de oxignio para o processo aerbio. Essas rodas tm dimetro variando de 1,2 a 3,3 m, com rea de superfcie que varia de 170 m2, para uma roda de dimetro de 1,2 m e largura de 0,9 m, a 4.000 m2, para roda com dimetro de 3,3 m e largura de 2,5 m. Para os biodiscos que trabalham com imerso de cerca de 40% de seu dimetro, comum que os sistemas sejam cobertos, de modo a protege-los contra a deteriorao pelos raios ultra-violeta e tambm para controlar o crescimento de algas, que pode levar ao aumento sensvel do peso da biomassa aderida superfcie dos biodiscos.

29

4.5.7 Exemplo de dimensionamento


Dimensionar um biodisco modificado para o ps-tratamento dos efluentes provenientes de um reator UASB, sendo observados os mesmos elementos de projeto do FBP (item 4.4.4): a) Dados de entrada Populao: P = 50.000 hab Vazo afluente mdia: Qmd = 7.944 m3/d Vazo afluente mxima diria: Qmx-d= 9.144 m3/d Vazo afluente mxima horria: Qmx-h = 12.744 m3/d Carga orgnica afluente ao reator UASB: COA-UASB = 2.500 kgDBO/d DBO mdia afluente ao reator UASB: So-UASB = 315 mg/L Eficincia de remoo de DBO esperada para o reator UASB: 70% Carga orgnica efluente do reator UASB, em termos de DBO: COe-UASB = 750 kgDBO/d DBO mdia efluente do reator UASB: Se-UASB = 94,4 mg/L Concentrao de DBO desejada para o efluente do biodisco: Se-BIOD < 30 mg/L. Temperatura do esgoto: T = 23oC (mdia do ms mais frio) Coeficiente de produo de lodo no Biodisco: Y = 0,75 kgSST/kgDBOremov Concentrao esperada para o lodo de descarte do decantador secundrio: C = 1%; Densidade do lodo: =1.020 kgSST/m3. b) Pr-dimensionamento do biodisco Sero utilizados biodiscos modificados, quase totalmente submersos, compostos de rodas com tubos de plstico corrugado e com aplicao de ar para movimentao das rodas. Adotar carga orgnica superficial (Cs) De acordo com a Tabela 4.5, os biodiscos devem ser projetados com Cs entre 9,8 a 17,2 gDBO/m.d, para obter-se tratamento de nvel secundrio. Valor adotado: Cs = 14 gDBO/m.d (0,014 kgDBO/m2.d) Clculo da rea de meio suporte Asup= COe-UASB / Cs = (750 kgDBO/d) / (0,014 kgDBO/m.dia) = 53.571 m
Sero utilizadas 16 rodas com dimetro de 3,25 m e largura de 2,2 m por roda, colocadas em tanques com

profundidade til de 3,1 m. Cada roda tem rea de superfcie de tubos de 3.564 m.
Sero utilizados 4 tanques em 2 linhas em paralelo. Cada tanque, com volume de 264,6 m, comportar 2

rodas. As dimenses dos tanques para os biodiscos de tubos plsticos corrugados sero: comprimento = 11,0 m, largura = 6,0 m e profundidade til = 3,1 m. 2) Pr-dimensionamento do sistema de fornecimento de ar Necessidade de ar = 90 Nmar/hora (fornecido pelo fabricante, para movimentar cada roda) Necessidade de ar = 16 x 90 = 1440 Nmar/hora = 24 Nmar/min. Sero utilizados 3 sopradores (1 por linha e mais 1 de reserva), tipo Roots, para 13,0 Nmar/min, cada um, e presso de 3,6 m.c.a., com motor de 20 cv cada. 3) Pr-dimensionamento do decantador secundrio e lodo para desaguamento Resoluo idntica a do Exemplo do item 4.4.4.

30 4.6 BIOFILTROS AERADOS SUBMERSOS

4.6.1 Introduo
Os biofiltros aerados com leito filtrante constituem-se hoje em dia numa tecnologia madura, originando ETEs compactas que podem ser enterradas no sub-solo de estdios esportivos, parques e edifcios em pleno ambiente urbano. Uma das principais vantagens da tecnologia a possibilidade de gerar estaes com baixo impacto ambiental, passveis de serem cobertas e desodorizadas com relativa simplicidade (ROGALLA, 1992). Outras vantagens so a compacidade, o aspecto modular, a rpida entrada em regime, a resistncia aos choque de cargas, a ausncia de clarificao secundria (PUJOL et al., 1992) e a resistncia baixas temperaturas do esgoto (GONALVES, 1994). Estaes de tratamento com biofiltros submersos, com capacidade variando de 10.000 a 1.000.000 de habitantes, encontram-se em operao na Europa. Prottipos industriais foram estudados pelo rgo de saneamento da regio parisiense, com vistas adequao da estao de tratamento de Achres (5 milhes de hab.eq.) aos novos padres europeus de qualidade de efluentes. Aproximadamente 50 unidades de menor porte operam atualmente no Japo, principalmente para tratamento de despejos industriais, e uma dezena na Amrica do Norte. No Brasil, associados em srie a reatores do tipo UASB, os biofiltros aerados submersos vm recentemente sendo utilizados como soluo para o tratamento de esgotos em pequenos e mdios Municpios. Com inmeras simplificaes com relao aos processos similares da Europa, novos biofiltros surgidos no Brasil geram ETEs compactas, com baixos custos de implantao, operao e manuteno, que no demandam mo-de-obra qualificada e apresentam baixos consumo energtico e produo de lodos (BOF et al., 2001).

4.6.2 Descrio da Tecnologia


Na prtica, um biofiltro aerado submerso constitudo por um tanque preenchido com um material poroso, atravs do qual esgoto e ar fluem permanentemente. Na quase totalidade dos processos existentes, o meio poroso mantido sob total imerso pelo fluxo hidrulico, caracterizando-os como reatores trifsicos compostos por: fase slida: constituda pelo meio suporte e pelas colnias de microorganismos que nele se desenvolvem, sob a forma de um filme biolgico (biofilme); fase lquida: composta pelo lquido em permanente escoamente atravs do meio poroso; fase gasosa: formada pela aerao artificial e, em reduzida escala, pelos gases subprodutos da atividade biolgica.

Os biofiltros aerados submersos com meios granulares, doravante neste texto denominados BFs, realizam, no mesmo reator, a remoo de compostos orgnicos solveis e de partculas em suspenso presentes no esgoto. Alm de servir de meio suporte para os microrganismos, o material granular constitui-se num eficaz meio filtrante. Neste tipo de processo so necessrias lavagens peridicas para eliminar o excesso de biomassa acumulada, reduzindo as perdas de carga hidrulica atravs do meio. Durante a lavagem, com a alimentao de esgoto interrompida ou no, so realizadas diversas descargas hidrulicas sequenciais de ar e gua de lavagem. Por outro lado, os biofiltros submersos com leitos estruturados, doravante denominados filtros biolgicos aerados submersos ou FBAS, caracterizam-se pelo enchimento do mesmo tipo do utilizado para os filtros biolgicos percoladores (FBP). Por no possurem enchimento do tipo granular, como nos BFs, no retm a biomassa em suspenso pela ao de filtrao e necessitam de

31 decantadores secundrios, pelo menos nas taxas de aplicao hidrulica usuais nos filtros percoladores. Os FBAS podem operar com fluxo ascendente ou descendente e, como necessitam de fornecimento de ar para aerao, este feito atravs de difusores de bolhas grossas, colocados na parte inferior do filtro e alimentados por sopradores. A alimentao dos FBAS semelhante utilizada para os BFs. Quando operados sem recirculao de lodo, respondem de maneira prxima aos FBP (ainda que este esteja operando com recirculao de efluente final para diluir o afluente para cerca de 100 mg DBO/L) submetidos s mesmas taxas de aplicao orgnica por unidade de rea superficial de enchimento ou por unidade de volume de enchimento do filtro. Os primeiros BFs, surgidos no incio dos anos 80, foram concebidos para realizar a remoo de SS e a oxidao da matria orgnica em esgotos domsticos. Um exemplo tpico do fluxograma de uma destas ETEs apresentado na Figura 4.18. Suas principais unidades componentes so: pr-tratamento: gradeamento grosseiro, gradeamento fino e desarenao; tratamento primrio: decantadores convencionais ou lamelares; tratamento secundrio: BFs, no caso, com fluxo ascendente. As duas fontes de gerao de lodo so os decantadores primrios e a lavagem dos BFs. O lodo de lavagem geralmente recolhido em um tanque de estocagem, sendo bombeado para clarificao, no decantador primrio, fora do horrio de pico de vazes. Portanto, o lodo enviado para o tratamento um lodo misto, composto por lodo primrio e por lodo biolgico.

Para limitar a colmatao acelerada dos BFs com leito filtrante granular, a etapa de decantao primria imperativa no tratamento de esgotos domsticos. A eliminao completa do tratamento primrio s possvel no caso de esgotos muito diludos, e mesmo assim com um pr-tratamento bastante eficiente (SS < 120 mg/L).

Figura 4.18 - Fluxograma tpico de uma ETE com BFs com meio granular, realizando o tratamento a nvel secundrio (GONALVES, 1995)

4.6.3 ETEs associando reatores UASB com BFs


4.6.3.1 Consideraes preliminares Uma configurao de ETE associando em srie reatores UASB e BFs foi desenvolvida por GONALVES et al. (1994), tendo sido objeto de pesquisa pela Universidade Federal do Esprito Santo, no mbito do edital 2 do PROSAB, e tendo atingido a escala industrial a partir de 1997

32 (DAL COL et al., 2001). A configurao proposta elimina a decantao primria, substituindo-a por reatores UASB, que removem cerca de 70% da DBO presente no esgoto (Figuras 4.19 a 4.22). O ps-tratamento do efluente anaerbio realizado nos biofiltros aerados submersos, objetivando a remoo de matria orgnica e de slidos suspensos remanescentes. Concomitantemente ao desenvolvimento desta configurao de ETE, inmeras simplificaes foram introduzidas nos biofiltros, com relao aos processos similares europeus. Trs tipos de britas comerciais (dois, um e zero), de baixo custo e grande disponibilidade no mercado, foram utilizadas na composio do meio suporte nos biofiltros. O sistema de aerao envolve tubos Venturi, atravs dos quais uma bomba succiona o efluente aerbio, capta ar nas imediaes dos orifcios e injeta gua e ar dissolvido na base dos biofiltros. O ar captado nas imediaes dos principais pontos de emisso de compostos odorantes (caixa de areia, elevatria, leito de secagem) e reintroduzido nos BFs, onde ocorre a biodesodorizao, com aproximadamente 95% de remoo do H2S (MATOS, 2001). Os BFs so interligados na sua parte superior, o que permite a utilizao do efluente tratado na operao de lavagem, que realizada em fluxo descendente sem a injeo de ar. No sistema proposto, o lodo de excesso produzido nos biofiltros recirculado para o reator UASB, onde ocorre a digesto e adensamento pela via anaerbia. O excesso de lodo produzido no reator UASB, que apresenta elevado grau de estabilizao e adensamento, descartado por gravidade e disposto em leitos de secagem, para desidratao. Assim, o reator UASB a nica fonte de emisso de lodo. O lodo desidratado pode ainda ser reutilizado, aps passar por etapas de estabilizao e higienizao com cal, ou pasteurizao. Aps a higienizao, este lodo adquirir caractersticas de um lodo classe A, podendo ser utilizado na agricultura sem restries.(GONALVES, 2000)

Figura 4.19 - Croqui de uma ETE do tipo UASB + BFs

Figura 4.20 - Foto area da ETE Meape, UASB + BFs separados, 6.500 hab ou 13 L/s. Cortesia: CESAN

Os reatores UASB e BFs podem ser construdos separadamente, como ilustram as Figuras 4.19 e 4.20, ou em um mesmo volume, como ilustram as Figuras 4.21 e 4.22.

33

Figura 4.21 Corte esquemtico da ETE compacta UASB + BFs em volume nico (Cortesia: Sanevix Enga Ltda)

Figura 4.22 ETE Interlagos (Linhares ES), UASB + BFs, 5.000 hab ou 10 L/s. Cortesia: SAAE Linhares (ES)

4.6.4.1 Principais processos Diversas combinaes entre os pontos acima descritos deram origem s principais patentes industriais existentes, cujas caractersticas so resumidas na Tabela 4.6
Tabela 4.6 - Principais patentes industriais de BFs
Pas Fluxo de Meio suporte * esgoto # Biocarbone CGE / OTV F D Xisto expandido Biostyr CGE / OTV F A Poliestireno Biofor Degrmont F A Xisto expandido Biopur Sulzer CH D Poliestireno BAF Copa GB D/A Plstico CTX Hodge Stetfield GB D/A PVC SAFe GB D Xisto expandido Stereau Purac F A Pedra Biobead Brightwater Eng. GB A Polipropileno ou polietileno EMEM EMEM BR A Brita/argila expandida Sanevix Sanevix BR A Brita (*) F = Frana, GB = Gr-Bretanha, CH = Sua, BR = Brasil (#) D = descendente; A = ascendente Processo Fabricante Tipo de meio granular / d >1 granular flutuante granular / d >1 estruturado estruturado estruturado granular /d >1 granular / d >1 granular flutuante granular / d >1 granular / d >1

4.6.4.2 Aplicaes dos BFs - objetivos de qualidade Os BFs so capazes de atingir diferentes objetivos de qualidade: oxidao de matria orgnica (PUJOL et al. 1992), nitrificao secundria ou terciria (CARRAND et al., 1990; TSCHUI et al., 1993), desnitrificao (LACAMP et al., 1992), e a desfosfatao fsico-qumica (GONALVES et al., 1992 ). Algumas das principais instalaes em operao no tratamento de esgotos domsticos no hemisfrio norte so resumidas na Tabela 4.7. No Brasil, os BFs vm sendo utilizados basicamente como unidade de ps-tratamento do efluente de reatores UASB, com vistas remoo de matria orgnica (Tabela 4.8). As maiores ETEs tm

34 capacidade para tratar uma vazo mdia de 30 L/s de esgotos sanitrios, sendo a mais antiga em operao a ETE Canivete (10 L/s), em funcionamento desde o incio de 1999, no Municpio de Linhares (ES).
Tabela 4.7 - ETEs com BFs tratando esgotos sanitrios no hemisfrio norte e objetivos de qualidade
Pas Capacidade Tipo de BF Objetivo de qualidade (mg/L) * (m3/dia) SS / DBO Nutrientes Le Touquet F 7.950 Biocarbone 30 / 20 Metabief F 2.300 Biofor 30 / 30 NTK, 10 Bouc Bel Air F 3.800 Biofor 30 / 30 NTK, 40 Greoux Les Bains F 4.000 Biofor 30 / 30 NTK, 40 Perroy CH 1.200 Biofor 30 / 30 Perpignan F 40.500 Biocarbone 20 / 15 Le Crotoy F 4.000 Biocarbone 30 / 20 Orford CA 1.700 Biocarbone 15 / 15 Pt, 0,5 Gogolin F 14.400 Stereau 20 / 15 NTK, 10 Antibes F 40.500 Biocarbone 30 / 30 Mnaco M 31.000 Biocarbone 15 / 20 Villefranche F 18.000 Biocarbone 30 / 30 North Brierley GB 10.000 Biocarbone 10 / 10 N-NH4+, 5 Nimes F 70.000 Stereau 30 / 30 NTK, 10 Silchester GB 14.000 SAFe - / 07 N-NH3, 5 Sherbrooke CA 5.800 Biocarbone 20 / 20 Pt, 0,8 Sible Hedingham GB 870 Biobead 25 / 10 N-NH3, 5 Chieveley GB 600 SAFe 15 / 10 N-NH3, 5 Moutiers F 26.400 Stereau 30 / 30 S.Jean dIllac F 2.100 Biostyr 20 / 50 N-NH4+, 5 Plympton GB 13.000 Biobead 20 / 10 N-NH3, 5 Saint Austell GB 25.200 SAFe 35 / 25 Cergy F 45.000 Biostyr 30 / 30 N-NH4+, 5 (*) F - Frana; GB - Gr Bretanha; CA - Canad; CH - Suia; M Mnaco Localidade Ano partida 1984 1984 1987 1987 1987 1987 1987 1988 1989 1989 1990 1990 1990 1991 1991 1991 1992 1992 1992 1992 1993 1993 1993

35
Tabela 4.8 Relao das ETEs compactas do tipo UASB + BFs e fontes de financiamento
Local Baixo Guandu Aimors Joo Neiva Ecoporanga Bairro Santo Antnio Mantenpolis So Jos do Calado Meape gua Doce do Norte Marilndia Canivete Bebedouro Interlagos II Alto Rio Novo Itaguau Apiac Bairro J. Nazareth So Mateus Santa Catarina Vargem Alta Jabara Itaperuna Atlio Vivacqua Sede So Sebastio da Vala Vila Capixaba Patrimnio do Rdio Piuma Atlio Vivacqua Oriente Bairro Conceio Cidade Baixo Guandu (ES) Aimors (MG) Joo Neiva (ES) Ecoporanga (ES) Fundo (ES) Mantenpolis (ES) S. Jos do Calado (ES) Meape (ES) Agua Doce do Norte (ES) Marilndia (ES) Linhares (ES) Linhares (ES) Linhares (ES) Alto Rio Novo (ES) Itaguau (ES) Apiac (ES) Vitria (ES) So Mateus (ES) Quissam (RJ) Vargem Alta (ES) Guarapar (ES) Itaperuna (RJ) Atlio Vivacqua Aimors (MG) Linhares (ES) Marilndia (ES) Piuma (ES) Atlio Vivacqua Linhares (ES) Capacidade (hab) 15.000 15.000 13.000 10000 10.000 8.000 8.000 6.500 5.000 5.000 5.000 5.000 5.000 4.000 4.000 3.000 3.000 3.000 2.500 2.500 2.000 2.000 2.000 2.000 1.000 1.000 1.000 400 200 Recursos FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA SAAE FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA C.E.F. FUNASA C.E.F. FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA FUNASA C.E.F. FUNASA C.E.F. FUNASA C.E.F.

4.6.4.3 Pontos-chave da tecnologia a) Sentido de fluxo hidrulico (ar e gua) O sentido de fluxo hidrulico (ar e gua) determina as principais caractersticas operacionais de um BF, influenciando diretamente nos seguintes pontos: reteno de SS, transferncia gs lquido de O2, evoluo da perda de carga hidrulica, tipo de lavagem, gastos energticos e a produo de odores. As diferentes opes para o sentido de fluxo hidrulico so apresentadas na Figura 4.23 (RICHARD e CYR, 1990). O fluxo de ar nos BFs s vivel no sentido ascendente, devido ao estado de permanente imerso do meio suporte. A corrente descendente de ar s possvel em meios granulares que no sejam submersos (caso dos filtros biolgicos percoladores), o que limita as opes para o fluxo hidrulico em BFs duas possibilidades: co-corrente: com fluxos de ar e lquido ascendentes; contra-corrente: com fluxo de lquido descendente e ar ascendente.

36

Figura 4.23 Sentidos de fluxo hidrulico (ar / lqudo) em reatores aerbios com biofilme (RICHARD e CYR, 1990)

Os diferentes processos so geralmente caracterizados com base no sentido de fluxo hidrulico: ascendente ou descendente. As principais vantagens e desvantagens de cada uma destas opes so relacionadas a seguir: capacidade de reteno de slidos: A capacidade de captura de SS maior nos processos descendentes com meio granular pesado (d > 1) ou ascendentes com meio flutuante (d < 1). Neste caso, o fluxo de lquido se d no sentido da compresso do leito filtrante, conferindo-lhe grande capacidade de filtrao. Por outro lado, nos processos ascendentes com meio suporte pesado, o fluxo co-corrente produz uma expanso do leito filtrante, permitindo uma reteno de SS melhor distribuda ao longo da altura do BF. BFs com suporte estruturado necessitam de uma decantao secundria, pois possuem pequena capacidade de captura e estocagem de SS; evoluo da perda de carga: Devido elevada eficincia na reteno de SS, a perda de carga evolui mais rapidamente nos BFs descendentes com leito granular pesado e nos BFs ascendentes com meio flutuante. Com uma evoluo da perda de carga relativamente menos acentuada, os processos ascendentes com material pesado possuem leitos com altura podendo atingir at 3,00 m. A evoluo da perda de carga extremamente reduzida nos meios suporte estruturados (colmias), com corridas de filtrao podendo durar vrios dias; comportamento hidrulico: Os processos descendentes (contra-corrente) podem favorecer a formao de bolhas de ar aprisionado no seio do meio granular (embolia). A desvantagem dos processos ascendentes estaria na possibilidade de haver m distribuio do afluente no meio granular, gerando curtos circuitos e queda de rendimento de depurao do BF; demanda de aerao: Os fabricantes afirmam que os processos descendentes requerem menos ar e que a perda de carga menor, devido altura relativamente pequena do leito filtrante (SIBONY, 1983). Fabricantes de processos ascendentes alegam que, devido maior altura do leito filtrante, a eficincia de transferncia de oxignio elevadssima de 23 a 30% (STROHMEIER et al., 1993). Dados experimentais obtidos em ETEs reais indicam que esta eficincia atinge, no mximo, 10% nos dois tipos de processo (CANLER e PERRET, 1993); detalhes construtivos: Nos processos descendentes, a tubulao de aerao s entra em contato com o esgoto tratado, sendo menos sujeita a entupimentos por slidos presentes no esgoto decantado. J no caso dos processos ascendentes, somente o esgoto tratado entra em contato com a atmosfera, eliminando problemas de odores. Os BFs ascendentes podem ainda ser autolimpantes, quando a lavagem for realizada no sentido contra-corrente.

37

b) Material suporte O meio suporte deve cumprir duas funes nos BFs: servir de suporte para a fixao dos microrganismos e reter fisicamente os SS presentes no esgoto. Quanto menor for a superfcie especfica disponvel para a fixao das colnias de microrganismos, menor ser tambm a capacidade de reteno de SS por filtrao. Por outro lado, materiais com elevada superfcie especfica favorecem a rpida evoluo da perda de carga, demandando maior frequncia na lavagem do BF. A escolha das caractersticas do meio suporte deve portanto atender a um compromisso entre a qualidade do efluente tratado e a frequncia de lavagem, dentro de limites economicamente razoveis. Os suportes mais utilizados so compostos por material granular com seguintes caractersticas principais: granulometria entre 2 e 6 mm, no caso de tratamento de esgotos domsticos em BFs descendentes (GILLES, 1990). Gros com dimetro efetivo entre 1 e 2 mm so adequados para a nitrificao terciria em BFs ascendentes, enquanto que, para a oxidao carboncea, o dimetro deve ser maior do que 2,5 mm (RYCHARD e CYR, 1990). No Brasil, BFs com enchimento composto por camadas de brita (brita 4, brita 2 e brita 0) tm sido utilizados com sucesso (BOF et al., 2001). A introduo de camadas de areia aumenta significativamente a clarificao do efluente tratado. Dentre os materiais granulares, os mais utilizados possuem superfcie especfica variando entre 200 e 600 m2/m3 de material. A ttulo de comparao, os filtros biolgicos percoladores so preenchidos com materiais cuja superfcie especfica da ordem de 20 a 50 m2/m3 (pedras) ou 100 a 200 m2/m3 (plstico); densidade da ordem de 1,5, para o caso dos materiais granulares aplicados ao tratamento secundrio. Densidades superiores implicam em gastos energticos elevados com a expanso do leito durante a lavagem. No caso do enchimento do processo BIOSTYR (OTV - Frana), bilhas de polestireno (d = 0,04) e superfcie especfica superior a 1000 m2/m3 so utilizadas. Materiais mais densos, como no caso de pedras britadas, podem ser utilizados nos casos de ps-tratamento de efluentes anaerbios, quando a superfcie especfica mdia do leito filtrante no excede a 300 m2/m3; granulometria homognea, para evitar a colmatao dos interstceos por partculas menores. Quando da utilizao de leitos estratificados aplicados no tratamento secundrio, densidades bem distintas devem ser adotadas entre as camadas de materiais diferentes; o material deve ser inerte, no-biodegradvel e indeformvel, para que o suporte conserve as suas caractersticas de forma e de granulometria durante vrios anos de operao da estao; resistncia abraso, para resistir turbulncia produzida pela lavagem do meio granular.

A forma dos gros no influencia significativamente o desempenho dos processos, sendo mais importantes as caractersticas de superfcie, que facilitam a adeso da biomassa (principalmente a superfcie especfica e a rugosidade). Os materiais granulares de origem mineral so os mais utilizados nas ETEs em operao atualmente. Isto consequncia da predominncia quase que exclusive deste tipo de suporte nos BFs durante a dcada de 80, quando as primeiras experincias em grande escala ocorreram. Gros de argila calcinada ou xisto expandido da famlia dos silicatos so os mais comuns na Europa. Materiais

38 arenosos, pozolana e carvo ativado so utilizados bem mais raramente. Alguns destes materiais so objeto de patente industrial, notadamente algumas argilas calcinadas que recebem tratamento de superfcie com sais metlicos ou carvo ativado. No Brasil, os primeiros BFs surgiram com enchimento combinando de pedra brita e argila expandida. Em funo do custo deste ltimo material, as novas ETEs possuem BFs com enchimento quase que exclusivamente composto por pedra britada. Camadas de areia com diferentes granulometrias tambm tm sido testadas na UFES, objetivando a produo de efluentes altamente clarificados. Por outro lado, a utilizao de materiais sintticos intensificou-se no incio dos anos 90, gerando novos processos com meio flutuante ou estruturado (FBAS). Meios granulares com peso especfico variando entre 0,03 e 0,9 g/cm3 tm sido utilizados, compostos por materiais tais como poliestireno, polipropileno, poliuretano, PVC e plstico. O preo destes materiais mais elevado do que os de origem mineral, embora uma parte do custo adicional possa ser compensado por uma menor demanda energtica para fluidizao durante a lavagem. Na maioria dos BFs europeus, a eliminao dos reservatrios de gua para lavagem (BFs auto-limpantes) pode ocorrer quando da utilizao de materiais sintticos. Alguns dos materiais granulares sintticos utilizados em BFs oferecem porosidade de 40% e superfcies especficas superiores a 1000 m2 /m3 (TSCHUI et al., 1993). Os suportes sintticos estruturados constituem meios corrugados do tipo colmia ou semelhante, apresentando superfcies especficas variando entre 100 e 500 m2/m3 e porosidade superior a 80%. Decorre desta elevada porosidade a menor capacidade de filtrao destes BFs, exigindo uma clarificao complementar do efluente tratado. Em contra-partida, este tipo de BF apresenta as seguintes vantagens com relao aos demais: velocidades de lquido de at 20 m/h, ciclos de filtrao de at 1 semana e ausncia total de curtos circuitos hidrulicos (GROS e KARL, 1993). c) Sistema de aerao - Demanda de oxignio A maioria dos BFs e dos FBAS dispe de um sistema direto de aerao artificial, composto por sopradores e tubulaes para o transporte de ar. Nos mais antigos BFs com meio granular pesado, a grelha de aerao situa-se na base do leito filtrante, apoiada sobre a laje com difusores. Nos processos ascendentes, a grelha pode ser introduzida no seio do meio granular, permitindo a criao de uma frao no aerada no incio do leito filtrante. Nos raros casos de efluentes extremamente diludos, a aerao pode ser realizada externamente ao BF. Nos BFs anxicos, empregados como reatores de desnitrificao no tratamento de esgotos (JEPSEN et al., 1992) ou na potabilizao de guas (RAVARINI et al., 1988), o dispositivo de injeo de ar tambm inexistente. Nestes dois ltimos casos, o BF opera predominantemente como um reator bifsico, em condies hidrulicas mais favorveis do que no caso do BF trifsico. Testes de desenvolvimento utilizando oxignio puro no tratamento de esgotos domsticos no produziram resultados que justificassem o incremento de custo. d) Lavagem do meio filtrante A lavagem peridica do meio filtrante uma etapa obrigatria na operao dos BFs, para controlar a colmatao progressiva do leito pelo crescimento do biofilme (microrganismos e SS retidos). A durao destes ciclos depende da granulometria do material, da carga aplicada, das caractersticas do esgoto e da natureza da biomassa fixa. A maioria dos BFs aplicados ao tratamento secundrio de esgotos so dimensionados para operar durante perodos de tempo de 24 a 48 horas, entre duas lavagens consecutivas.

39 A quantidade de gua tratada utilizada e o consumo de energia (bombas e ar) so dois fatores a serem considerados na configurao do procedimento de lavagem. O volume de gua de lavagem utilizado em BFs com leito granular fixo foi estimado, nos BFs ascendentes, em 3 a 8% do volume tratado (STROHMEIER et al., 1993) e, de 5 a 10%, nos BFs descendentes (UPTON e STEPHENSON, 1993). Segundo PUJOL et al. (1992), o volume de gua necessria lavagem de um BF pode ser estimado em 3 vezes o volume do leito filtrante. No caso da associao de reatores UASB com BFs, a lavagem pode ser realizada de 3 em 3 dias, utilizando-se menos de 2% do volume de esgoto tratado no perodo de tempo entre 2 lavagens. A operao compreende a interrupo total do funcionamento da unidade sob lavagem, sendo por isso realizada nos horrios de pequenas vazes afluentes ETE. Isto ocorre quase sempre durante a madrugada, quando vrias unidades do conjunto de BFs podem ser paralizadas sem maiores problemas. Aps o corte da alimentao com esgoto, fortes descargas hidrulicas sequenciais de ar e gua de lavagem so realizadas para eliminar a biomassa fixa em excesso. Geralmente, as vrias descargas hidrulicas so realizadas no sentido contrrio ao fluxo de esgoto durante a operao normal do BF (retro-lavagem). Os principais fabricantes de BFs com materiais granulares pesados adotam protocolos de lavagem com temporizaes diferentes, mas com uma sequncia temporal de objetivos idntica, conforme detalhado no item 4.6.7. Os vrios protocolos de lavagem existentes foram concebidos para que a operao dure de 20 a 40 minutos. No caso das ETEs europias, o lodo em excesso enviado por bombeamento at o decantador primrio, sendo em seguida destinado ao tratamento de lodos, juntamente com o lodo primrio. e) Consumo de energia O consumo de energia nos biofiltros se concentra basicamente na aerao, no suprimento de ar para lavagem e no bombeamento de gua de lavagem (Tabela 4.9). As campanhas de avaliao realizadas nas ETEs francesas mostraram que o maior consumo de energia neste tipo de ETE devido a aerao do processo, que consome em mdia 87% da energia relativa ao tratamento secundrio (CANLER e PERRET, 1993). O balano energtico realizado por KLEIBER et al (1993) na ETE de Perpignan - Frana, cobrindo um perodo de 12 meses, resultou na seguinte distribuio de consumo no tratamento secundrio: Ar-processo = 83% do consumo total; Lavagens dos BFs = 17%. Dispositivos de regulao da quantidade de ar em funo da carga afluente so inexistentes na maioria das ETEs em operao hoje em dia, gerando demanda energtica que no corresponde s reais necessidades do processo. Alguns valores de consumo energtico publicados por vrios autores so resumidos na Tabela 4.9.

40
Tabela 4.9 - Consumo de energia em vrias ETEs com BFs granulares
Demanda de energia (kWh/kg removido) DQO DBO5 0,94 1,05 1,30 1,02 a 1,25 1,41 1,98 0,40 Tipo de BFs Nvel de tratamento (*) D A A/D D A Secundrio Secundrio Secundrio Secundrio com nitrificao UASB + BFs Observaes Referncias

Consumo global Consumo nos BFs BIOFOR Estudo em 12 ETEs Ar para processo Consumo total nos BFs ETEs no ES / Brasil

GILLES, 1990 PARTOS et al., 1985 CANLER 1993 CONDREN, 1990 BOF et al., 2001

(*) D = descendente, A = ascendente No estudo realizado pelo CEMAGREF nas 12 ETEs francesas, as potncias instaladas por volume unitrio de leito granular e por posto de consumo foram em mdia 1430 W/m3 para os BFs ascendentes (PUJOL et al., 1992). Esta potncia se divide em 130 W/m3 para a aerao do processo, 600 W/m3 para aerao na lavagem e 700 W/m3 para as bombas de lavagem. Para os BFs descendentes, as potncias instaladas foram em mdia 1.250 W/m3, sendo divididas em 300 W/m3 para a aerao do processo, 650 W/m3 para aerao na lavagem e 300 W/m3 para as bombas de lavagem. No Brasil, as ETEs associando UASB + BFs em operao no ES apresentam um consumo mdio de energia de 2 W/habitante. Deste montante, 50% corresponde ao consumo de energia na aerao dos BFs. A outra metade refere-se iluminao e s bombas de esgoto e lodo. No tocante remoo de matria orgnica, a demanda energtica mdia de 0,4 kWh / kg DQO removido. Comparativamente aos outros dados da Tabela 4.9, este valor evidencia a importncia do tratamento anaerbio a montante dos BFs, na reduo do consumo de energia na ETE.

4.6.5 Critrios e Parmetros de Projeto


4.6.5.1 Consideraes preliminares O dimensionamento de BFs e FBAS realizado basicamente mediante a utilizao de dados empricos, obtidos atravs de experimentao em escala piloto ou em verdadeira grandeza. Os principais parmetros de dimensionamento so muito semelhantes aos j descritos no tem 4.4, referentes aos filtros biolgicos percoladores. So eles: a) Taxa de aplicao superficial: Corresponde quantidade de esgotos aplicados diariamente por unidade de rea do meio suporte do biofiltro, em (m3/m2.d) (Equao 4.1). b) Carga orgnica volumtrica: Refere-se quantidade de matria orgnica aplicada diariamente ao biofiltro, por unidade de volume do meio suporte, em kgDBO/m3.d ou kgDQO/m3.d (Equao 4.2). Pesquisas do PROSAB, desenvolvidas por AISSE et al. (2001b), com FBAS em escala piloto, utilizados para o ps-tratamento de efluentes de reatores UASB, indicam que o efluente final geralmente apresenta concentraes de DBO inferiores a 30 mg/L, para taxas aplicao superficial de at 30m/m.d e cargas orgnicas volumtricas de at 1,0 kgDBO/m.dia. Resultados de operao de

41 um FBAS operado em escala piloto, com material de enchimento estruturado, com rea superficial especfica de 138 m2/m3, tratando esgoto decantado, so apresentados na Tabela 4.10.
Tabela 4.10 - Resultados de operao de um FBAS em escala piloto
Parmetro Carga orgnica superficial (g DBO/m2.dia) Taxa de remoo superficial (g DBO/m2.dia) DBO afluente (mg/L) DBO efluente (mg/L) Eficincia de remoo de DBO ( %) Carga orgnica superficial (g DQO/m2.dia) Taxa de remoo superficial (g DQO/m2.dia) DQO afluente (mg/L) DQO efluente (mg/L) Eficincia de remoo de DQO (%) 1 8,3 7,1 114 17 85 14,2 8,9 195 73 63 Condio operacional 2 3 4 8,5 12,5 15,1 7,2 10,1 10,6 151 164 122 22 31 37 85 81 70 13,7 18,4 27,1 9,6 12,0 16,3 244 241 219 72 84 87 70 65 60 5 18,0 11,7 155 54 65 33,0 19,5 291 119 59

Fonte: Adaptado de MOTTA (1995) 4.6.5.2 Produo de lodo e suas caractersticas A produo especfica de lodo no tratamento secundrio em BFs ascendentes ou descendentes da ordem de 0,4 kgSST/kgDQOremovida ou 0,8 a 1,0 kgSST/kgDBO5removida (PUJOL et al., 1992; RICHARD e CYR, 1990). O lodo em excesso removido pela lavagem do leito pode ser estimado em 1 kg SST / m3 de leito. Pelo fato de que, alm do crescimento do biofilme, a lavagem remove SS retidos por filtrao, o lodo de lavagem contm grandes quantidades de slidos volateis (> 80%). Sua aptido decantao e adensamento relativamente boa. No caso da associao UASB + BFs, a produo de lodo em BFs submetidos a cargas volumtricas de DQO inferiores a 3,5 kgDQO/m3leito.d estimada em 0,25 kgSST/kgDQOremovida. Nestes casos, boa parte da DQO rapidamente biodegradvel removida na etapa anaerbia do tratamento, facultando o desenvolvimento de um biofilme fino e com idade de lodo muito elevada no interior dos BFs. Teores de slidos volteis inferiores a 60% (SV/ST) so observados no lodo de descarte do BFs operando sob tais condies. Nos casos em que a carga orgnica supera 4,0 kgDQO/m3.d, a produo e as caractersticas do lodo no BF se assemelham descrita para o tratamento secundrio. A produo de lodo estimada para os FBAS e dimensionamento dos decantadores secundrios aps os FBAS so idnticos aos citados para os FBP (item 4.4). Considerando que os FBP requerem desnveis considerveis para serem utilizados, quando se tem reas planas para a implantao da ETE, os FBAS torna-se uma alternativa de tratamento biolgico aerbio bastante interessante para efluentes de reatores UASB. Ainda, esse tipo de filtro biolgico, quando utilizando material de enchimento com elevado ndice de vazios e elevada rea superficial especfica, pode permitir uma boa recirculao de lodo do decantador secundrio, aumentando significativamente a biomassa no sistema, apresentando, no caso, maior potencial de remoo de matria orgnica por unidade de volume do filtro biolgico aerado submerso e tambm de nitrificao. Esta concepo, todavia, j implica em uso de um reator com possvel predominncia de biomassa em suspenso, no sendo o objetivo deste captulo. 4.6.5.3 Taxas de aerao Alguns valores da taxa de aerao praticadas no tratamento secundrio em BFs granulares so apresentados na Tabela 4.11. Fabricantes de BFs com meio granular afirmam que a transferncia de O2 pode atingir eficincias da ordem de 20 a 25% no processo. Entretanto, campanhas rigorosas de

42 monitoramento, realizadas por um rgo tcnico do Ministrio de Agricultura da Frana (CEMAGREF), mostraram que em ETEs reais esta eficincia atinge no mximo 10% (CANLER e PERRET, 1993). Estes resultados so equivalentes aos obtidos por STENSEL et al. (1988) em um BF descendente do mesmo tipo. Para taxas de aerao de 10 a 40 Nm3ar/kgDBOaplicada, as eficincias de transferncia de O2 variaram entre 9,2 e 5%. O consumo mdio de O2 calculado neste experimento foi de 0,5 kgO2/kgDBOaplicada, sensivelmente inferior aos caractersticos dos lodos ativados convencionais (0,8 a 1,2 kgO2/kgDBOaplicada). Para os FBP, recomendvel que o afluente tenha DBO abaixo de cerca de 100 mg/L, devido principalmente limitao de oxignio, enquanto que, para os FBAS, tal limitao no se faz necessria. O fornecimento de ar para atender s necessidades de oxignio do processo aerbio, para se ter um efluente com DBO na faixa de 20 a 30 mg/L, no nitrificado, de cerca de 35 a 40 m3 ar/kgDBOaplicada.
Tabela 4.11 - Taxas de aerao para tratamento secundrio em BFs ascendentes e descendentes
Taxa de aerao (Nm3/kg aplicado) DQO DBO5 20 32 20 56 35 Tipo de BFs (*) D D D D A Observaes Nvel de tratamento Referncia

Sobre toda a ETE Sobre toda a ETE

Secundrio Secundrio c/ 50% nitrificao

KLEIBER et al. 1993 ROGALLA et al. 1991 STENSEL et al. 1988

No BFs (efic.=7,7% Secundrio e 1,5 mgO2/L) Sobre toda a ETE UASB + BFs

Secundrio c/ nitrificao parcial CONDREN, 1990 Secundrio DAL COL et al. 2001

(*) D = descendente, A = ascendente 4.6.5.4 Resumo dos critrios e parmetros de projeto Os principais critrios e parmetros utilizados para dimensionamento de ETEs associando reatores UASB e biofiltros aerados submersos do tipo BFs encontram-se na Tabela 4.12.
Tabela 4.12 - Resumo do parmetros de dimensionamento de ETEs do tipo UASB + BFs
Parmetro Carga orgnica volumtrica (g DBO/m3.dia) Carga orgnica superficial (g DQO/m2.dia) Eficincia de remoo de DBO (%) Eficincia de remoo de SS (%) Eficincia de remoo de DQO (%) 3 Taxa de aerao (Nm /kgDBOremovida) Produo de lodo (kgST/kgDQOremovida) Teor de SV no lodo (% SV/ST) Eficincia de digesto do lodo aerbio no UASB (% SV) Reator UASB 0,85 a 1,2 15,0 a 18,0 65 a 75 65 a 75 60 a 70 0,15 a 0,20 0,50 a 0,60 0,15 a 0,25 BFs 3,0 a 4,0 55 a 80 60 a 75 60 a 75 55 a 65 25 a 40 0,25 a 0,40 0,55 a 0,80 Reator UASB + BFs 85 a 95 85 a 95 80 a 90 -

43

4.6.6

Aspectos Construtivos

Levando-se em considerao as ETEs atualmente em operao, os biofiltros aerados submersos so os mais compactos processos de tratamento aerbio de esgoto sanitrio existentes. Podem ser construdos em concreto, fibra de vidro ou ao com revestimento contra corroso. No caso destes dois ltimos materiais, dependendo da capacidade de tratamento, as unidades podem ser prfabricadas e transportadas para o local da ETE. As ETEs maiores podem ter suas peas prfabricadas, sendo transportadas j conformadas apenas para montagem in loco. A pr-fabricao simplifica muito o planejamento e a implantao do canteiro de obras, que, alm de ficar menor, tem seu tempo de durao significativamente abreviado. Tal fato respeita as peculiaridades do mercado de saneamento para pequenas localidades, onde em geral so grandes as deficincias de infra-estrutura para implantao de canteiros de obra complexos. Da mesma forma que nos filtros biolgicos percoladores, uma ateno especial deve ser dispensada ao preenchimento do filtro. No caso de leitos filtrantes compostos por materiais de diferentes densidades e granulometrias, a turbulncia gerada pela operao de lavagem pode ocasionar a mistura das camadas, ocasionando perda de material ou entupimentos. Embora a aerao aporte significativa mistura no interior dos biofiltros, no interior do leito filtrante prevalece um escoamento mais prximo do fluxo pisto. O posicionamento dos pontos de alimentao com esgoto e a distribuio, alinhamento e nvel das calhas de coleta do efluente tratado devem ser criteriosamente verificados. Outro aspecto importante refere-se laje de sustentao do meio granular no interior dos biofiltros. Nos biofiltros ascendentes, estas devem ser construdas ou revestidas com material resistente corroso, por estarem em contato permanente com sulfetos presentes no efluente do reator UASB. Finalmente, a instalao de uma janela de acesso no corpo de cada biofiltro, na altura em que se encontra a grelha de aerao, pode facilitar sobremaneira eventuais tarefas de manuteno.

4.6.7

Aspectos Operacionais

A reteno de slidos em suspenso e o crescimento da biomassa fixa sobre o meio granular resultam no crescimento constante da perda de carga hidrulica nos biofiltros com meio suporte granular (BFs). O controle desta perda feito atravs de lavagens do meio granular, realizadas a contracorrente, da mesma maneira que nos filtros rpidos utilizados em estaes de tratamento de gua. A operao de lavagem composta por diversas descargas hidrulicas intensas de ar e do efluente tratado. Esta intensa turbulncia expande temporariamente o meio granular, promovendo a remoo do biofilme em excesso. A frequncia de lavagem depender das taxas de evoluo da perda de carga, situando-se na faixa de 1 lavagem/semana, quando a gua residuria sob tratamento constituda por esgoto sanitrio de caractersticas mdias. O objetivo da operao de lavagem de um BF eliminar o excesso de biofilme acumulado no processo, durante o funcionamento entre duas lavagens consecutivas. Atravs da lavagem, a espessura do biofilme reduzida a propores ideais, o que resulta no aumento da atividades metablicas da biomassa fixa e na reduo da perda de carga hidrulica no meio granular. A lavagem pode ou no compreender a interrupo total da alimentao com esgoto, seguida de diversas descargas hidrulicas sequenciais de ar e gua de lavagem (retro-lavagem). A lavagem peridica do meio filtrante uma etapa obrigatria na operao Trata-se de uma operao importante para o prolongamento dos ciclos colmatao progressiva do meio granular pelo crescimento do biofilme retidos). A durao destes ciclos depende da granulometria do material, deste tipo de processo. de filtrao, devido (microrganismos e SS da carga aplicada, das

44 caractersticas do esgoto e da natureza da biomassa fixa. A maioria dos BFs com meio granular dimensionada para operar durante perodos de tempo de 24 a 48 horas entre duas lavagens consecutivas. No caso do BF operar a jusante do reator UASB, o perodo entre duas lavagens pode superar 7 dias. A lavagem do BFs deve ser convenientemente dosada para preservar a integridade do leito filtrante e uma frao mnima de biomassa necessria imediata partida aps lavagem. O volume de gua de lavagem utilizado no BF estimado em 3 a 8% do volume de esgoto tratado. O volume de gua necessria lavagem do BF pode tambm ser estimado em 3 vezes o volume do leito filtrante. Para lavar o leito filtrante do BF necessrio interromper completamente o seu funcionamento. A remoo do biofilme em excesso requer a exposio do leito filtrante a elevada turbulncia, o que obtido atravs da aplicao de elevadas cargas hidrulicas de ar e gua. Aps o corte da alimentao com esgoto, fortes descargas hidrulicas sequenciais de ar e gua de lavagem so realizadas para eliminar a biomassa fixa em excesso. Geralmente, as vrias descargas hidrulicas so realizadas no sentido contrrio ao fluxo de esgoto durante a operao normal do BF (retro-lavagem). As vrias etapas que compem uma operao de lavagem podem obedecer a temporizaes diferentes, mas cumprem sempre as seguintes funes em seqncia: desaglomerao do material, mediante fortes descargas de ar; desestruturao do biofilme em excesso, atravs de fortes descargas de ar e gua (concomitantes ou no); descargas de gua, para remover o lodo em excesso do meio granular; evacuao do lodo de lavagem.

A lavagem de um biofiltro requer o seu isolamento dos demais, caso a ETE seja composta por vrios. A nica conexo entre as unidades ser aquela situada na regio acima do meio granular, que garante um sistema de vasos comunicantes entre os reservatrios de gua tratada de cada BF (lquido sobrenadante na parte alta de cada BF). Tal conexo visa garantir suprimento de gua tratada, introduzida em fluxo descendente no meio granular do BF por ocasio da lavagem. A operao de lavagem do biofiltro deve ser realizada nos perodos em que a ETE opera abaixo da sua capacidade mxima de tratamento. Em outras palavras, o biofiltro deve ser lavado nos perodos em que a vazo afluente ETE baixa, como, por exemplo, entre os horrios de 9:00 e 11:00 horas da manh. Havendo opo de automatizao da lavagem dos Biofiltros, esta operao deve ser programada para o perodo entre 2:00 e 6:00 horas da manh, quando a vazo afluente ETE atinge seus valores mais baixos. As seguintes etapas devem ser seguidas ordenadamente por ocasio da lavagem do BF:

45
Tabela 4.13 - Etapas componentes de uma operao de lavagem do BF
Etapa 1 2 3 4 5 6 7 Tempo (min) 2 2 0,5 2 0,5 15 1 Objetivo interrupo do funcionamento descarga intensa da fase lquida, sob taxas > 20 m3/m2.h interrupo da descarga da fase lquida aerao intensa, sob taxa superior a 50 m3/m2.h interrupo da aerao intensa repetir etapas 2, 3, 4 e 5, ordenadamente, mais 3 vezes. reiniciar a operao do BF Aes necessrias cortar alimentao de esgoto e de ar (fechar as vlvulas) abrir o registro de fundo do BF durante 2 minutos. fechar o registro de fundo do BF. abrir o registro na rede de aerao do BF. fechar o registro na rede de aerao do BF. obedecer a sequncia das aes descritas para cada etapa em questo. reiniciar alimentao do BF com esgoto e ar (abrir as vlvulas).

Tempo = 23 minutos Fonte: SANEVIX Enga Ltda (2000) - Manual de operao de ETEs do tipo UASB + BFs

A tabela 4.14 resume os principais problemas e as possveis solues a serem adotadas por ocasio da operao de BFs com leito granular composto por pedras.

46
Tabela 4.14 - principais problemas e as possveis solues a serem adotadas por ocasio da operao de BFs com leito granular composto por pedras
Problemas Possveis causas Possveis solues

Perda de biofilme /
deficincia da lavagem Elevadas concentraes de slidos suspensos no efluente

Lavagens prolongadas do BF, lavar com mais


frequncia, aumentar cargas hidrulicas de ar e gua durante lavagem

Perda de biofilme /
toxicidade

Localizar e eliminar as fontes de emisso de


compostos txicos

Elevadas concentraes de
slidos suspensos no afluente

Avaliar possibilidade de remoo de slidos a


montante do reator

Sobrecarga orgnica ou
hidrulica Aumento excessivo da Lavagem deficiente perda de carga hidrulica

Localizar e eliminar as fontes de contribuio de


matria orgnica em excesso ou reduzir cargas, mediante diminuio da vazo afluente

Lavagens prolongadas do BF, lavar com mais


frequncia, aumentar cargas hidrulicas de ar e gua durante lavagem

Distribuio de ar
deficiente

Avaliar funcionamento do sistema de


distribuio de ar (possvel entupimento)

Aerao em excesso Sobrecarga orgnica,


Baixa eficincia na remoo de matria orgnica (DBO, DQO e SS) elevadas concentraes de matria orgnica no afluente

Reduzir taxa de aerao Localizar e eliminar as fontes de contribuio de


matria orgnica em excesso ou reduzir cargas, mediante diminuio da vazo afluente

Sobrecarga hidrulica,
picos de vazes afluentes

Limitar vazes afluentes ao reator ou equalizar


vazes em indstrias

Presena de compostos
txicos no esgoto

Localizar e eliminar as fontes de emisso de


compostos txicos

Baixas temperaturas do

Avaliar a possibilidade de cobrir o reator

esgoto Fonte: SANEVIX Enga Ltda (2000) - Manual de operao de ETEs do tipo UASB + BFs

47

4.6.6 Exemplos de dimensionamento


Dimensionar biofiltros aerados submersos (BFs e FBAS) para o ps-tratamento dos efluentes provenientes de reatores UASB, sendo observados os mesmos elementos de projeto do filtro biolgico percolador (item 4.4.4) e do Biodisco (item 4.5.7). a) Dados Populao: P = 50.000 hab Vazo afluente mdia: Qmd = 7.944 m3/d Vazo afluente mxima diria: Qmx-d= 9.144 m3/d Vazo afluente mxima horria: Qmx-h = 12.744 m3/d Carga orgnica afluente ao reator UASB, em termos de DQO: COa-UASB = 5.000 kgDQO/d Carga orgnica afluente ao reator UASB, em termos de DBO: COa-UASB = 2.500 kgDBO/d Carga de SST afluente ao reator UASB: COa-UASB = 3.000 kgSST/d Concentrao mdia de DQO afluente ao reator UASB: Sa-UASB = 629 mgDQO/L Concentrao mdia de DBO afluente ao reator UASB: Sa-UASB = 315 mgDBO/L Concentrao mdia de SST afluente ao reator UASB: SSTa-UASB = 378 mg/L Eficincia de remoo de DQO esperada para o reator UASB: 65% Eficincia de remoo de DBO esperada para o reator UASB: 70% Carga orgnica efluente do reator UASB, em termos de DQO: COe-UASB = 1.750 kgDQO/d Carga orgnica efluente do reator UASB, em termos de DBO: COe-UASB = 750 kgDBO/d Carga de SST efluente do reator UASB: COe-UASB = 900 kgSST/d Coeficiente de produo de lodo no BFs e no FBAS: Y = 0,75 kgSST/kgDBOremov Concentrao esperada para o lodo de descarte do decantador secundrio: C = 1% Densidade do lodo: = 1.020 kgSST/m3 b) Alternativas a serem consideradas A. Uso de reator UASB seguido de BFs (leito de pedras) B. Uso de Reator UASB seguido de FBAS (leito de pedras). C. Uso de Reator UASB seguido de FBPAs com recheio de peas de plstico. c) Alternativa A: Pr-dimensionamento dos BFs (leito de pedras) Sero utilizados biofiltros aerados submersos, com fluxo ascendente, e enchimento de pedras com porosidade de aproximadamente 40% e a seguinte disposio: 1 camada = 30 cm de brita 3 2 camada = 30 cm de brita 2 3 camada = 40 cm de brita 1 4 camada = 100 cm de brita 0 O efluente final apresentar as seguintes caractersticas: DBO < 30 mg/L, DQO < 90 mg/L e SS < 30 mg/L Volume de BFs De acordo com a tabela 4.12, aplicando-se uma Cv = 4,0 KgDBO/m.d, tem-se: V = COe-UASB / Cv = (750 kgDBO/d) / (4,0 kgDBO/m3.d) V = 187,5 m rea dos BFs Considerando uma altura de leito filtrante de 2,0 metros:

48
A = V / h =(187,5 m ) / (2 m) A = 94,0 m Portanto, o biofiltro ter seo circular com 10,90 m de dimetro e ser dividido em 4 partes iguais. Velocidade ascensional ou taxa de aplicao hidrulica v = Qmd /A= (331,0 m/h) /(94,0 m) v = 3,5 m/h Demanda de ar (sem nitrificao) De acordo com a Tabela 4.11, aplicando-se uma taxa de aerao de 30 Nmar/KgDBOaplicada, tem-se: Q ar = Taxa de aerao x COe-UASB = (30 Nmar/KgDBOaplicada) x 750 kgDBO/d Q ar = 22.500 Nmar/dia A vazo de ar por unidade ser de 5.625 m/dia, com presso de 5,0 m.c.a. Produo de lodo para desaguamento Produo de lodo nos BFs: Plodo = Y x DBOaplicada = 0,75 kgSS/kgDBOaplicada x 750 kgDBO/d = 563 kgSS/d Considerando-se 75% de slidos volteis, tem-se: Plodo-voltil = 563 kgSS/d x 0,75 = 422 kgSSV/d Produo de lodo nos reatores UASB - produo devida ao tratamento de esgoto: Plodo = Y x DBOaplicada = 0,28 kgSS/kgDBOaplicada x 2.500 kgDBO/d = 700 kgSS/d - produo total, incluindo o lodo secundrio retornado aos reatores UASB, considerando-se 20% de reduo do lodo voltil: Plodo = 700 kgSS/d + (563 0,20 x 422) = 1.179 kgSS/d d) Alternativa B: Pr-dimensionamento dos FBAS (leito de pedras). Sero utilizados filtros biolgicos aerbios submersos, com fluxo ascendente, com enchimento de pedras (escolhida brita 4), com rea superficial especfica de 70 m2/m3 e 57% de vazios. Adotar carga orgnica superficial (Cs) Para DBO efluente < 30 mg/L, ser utilizada uma Cs de 14 gDBO/m2.d (0,014 kgDBO/m2.d) Clculo da carga orgnica volumtrica (Cv) Cv = rea superficial especfica do meio de enchimento x Cs = 70 m2/m3 x 0,014 kgDBO/m2.d Cv = 1,0 kgDBO/m3.d. Clculo do volume do FBAS (V) V = COe-UASB / Cv = (750 kgDBO/d) / (1,0 kgDBO/m3.d) V = 750 m3 rea do FBAS Considerando uma altura de leito de pedras de 3,0 metros: A = V / h = (750 m3) / (3 m) A = 250 m
3

49
Sero utilizadas 2 unidades de 132 m cada, com 11,5 m x 11,5 m (VT = 792 m de enchimento), ou 2 unidades circulares de 13,0 m de dimetro cada. - altura da cmara de entrada = 0,8 m - altura de gua sobre o material de enchimento = 0,5 m - altura til total = 4,3 m. Demanda de ar (sem nitrificao) Adotando-se uma taxa de aerao de 40 Nmar/KgDBOaplicada, tem-se: Q ar = Taxa de aerao x COe-UASB = (40 Nmar/KgDBOaplicada) x 750 kgDBO/d Q ar = 30.000 Nmar/dia - vazo de ar por unidade = 625 Nm3ar/hora ou 10,4 Nm3ar/minuto (ser considerado 12 Nm3ar/minuto para cada unidade, com presso de 5 m.c.a.) - sistema de distribuio de ar: por bolhas grossas, atravs de tubos perfurados ou difusores de bolhas grossas - sistema de fornecimento de ar: sero utilizados 03 sopradores (01 por filtro e 01 reserva), tipo Roots, com motor de 25 CV cada (consumo de 16,0 cv por unidade) Produo de lodo Produo de lodo nos FBAS: Plodo = Y x DBOaplicada = 0,75 kgSS/kgDBOaplicada x 750 kgDBO/d = 563 kgSS/d Considerando-se 75% de slidos volteis, tem-se: Plodo-voltil = 563 kgSS/d x 0,75 = 422 kgSSV/d Decantadores Secundrios Pr-dimensionamento do decantador secundrio De acordo com a Tabela 4.3, os decantadores devem ser projetados com uma taxa de escoamento superficial entre 20 e 30 m3/m2.d. Valor adotado qA= 24m3/m2.d A = Qmed /qA = 7.944 m3/d /(24m3/m2.d) = 331 m2 - Adotar 2 decantadores circulares, mecanizados, com raspadores de lodo de trao perifrica, que tero: Dimetro = 15 m; profundidade til junto parede = 3,5 m; rea superficial, por unidade = 177 m2 De acordo com a Tabela 4.3, a taxa de aplicao superficial mxima dever estar situada entre 40 e 48 m3/m2.d e o valor calculado resultou: qA = Qmx-h /A = (12.744 m3/d) / (2 x 177 m2) = 36 m3/m2.d O lodo dos decantadores secundrios ir para o poo de lodo e da bombeado para a entrada dos reatores UASB. Para lodo removido com 1% de slidos, tem-se: Vlodo = Plodo / ( x C) = (563 kgSS/d) /(1020 kg/m3 x 0,01) = 55,2 m3/d - Adotar 2 conjuntos moto-bombas submersas (1 para rodzio e reserva), com capacidade de 5 L/s, sendo que o tempo de operao ser da ordem de 10 minutos por hora. Lodo para desaguamento - produo de lodo nos reatores UASB Plodo = Y x DBOaplicada = 0,28 kgSS/kgDBOaplicada x 2.500 kgDBO/d = 700 kgSS/d
2 3

50
- produo total, incluindo o lodo secundrio retornado aos reatores UASB, considerando-se 20% de reduo do lodo voltil: Plodo = 700 kgSS/d + (563 0,20 x 422) = 1.179 kgSS/d

e) Alternativa C: Pr-dimensionamento dos FBAS com recheio de peas de plstico


Sero utilizados filtros biolgicos aerbios submersos, com fluxo ascendente, com enchimento de peas de plstico dispostas aleatoriamente, com rea superficial especfica de cerca 130 m2/m3 e 95% de vazios. Adotar carga orgnica superficial (Cs) Para DBO efluente < 30 mg/L, ser utilizada uma Cs de 14 gDBO/m2.d (0,014 kgDBO/m2.d) Clculo da carga orgnica volumtrica (Cv) Cv = rea superficial especfica do meio de enchimento x Cs = 130 m2/m3 x 0,014 kgDBO/m2.d Cv = 1,8 kgDBO/m3.d. Clculo do volume do FBAS (V) V = COe-UASB / Cv = (750 kgDBO/d) / (1,8 kgDBO/m3.d) V = 417 m3 rea do FBAS Considerando uma altura de leito de pedras de 3,0 metros: A = V / h = (417 m3) / (3 m) A = 139 m Sero utilizadas 2 unidades de 72 m2 cada, com 8,5 m x 8,5 m (VT = 434 m3 de enchimento), ou 2 unidades circulares de 9,5 m de dimetro cada. - altura da cmara de entrada = 0,8 m - altura de gua sobre o material de enchimento = 0,5 m - altura til total = 4,3 m. Demanda de ar (sem nitrificao) Necessidade de ar para aerao e sistema de fornecimento de ar: idntico Alternativa B Decantadores Secundrios Idnticos alternativa B Produo de lodo Idntico alternativa B Lodo para desaguamento Idntico alternativa B

51 4.7 REATORES DE LEITO FLUIDIZADO OU EXPANDIDO

4.7.1 Introduo
Tendo em vista a similaridade de concepo e operao dos reatores de leito fluidizado (tambm denominados de leito fluidificado) ou expandido (fluidificao parcial), e incluindo o prprio histrico de seus desenvolvimentos, sero apresentados os itens a seguir sem distino entre aerbio e anaerbio. Uma breve descrio adicional ser apresentada no setor relativo a reatores anaerbios, para os reatores tipo EGSB (leito de lodo granular expandido) e IC (recirculao interna), devido as algumas de suas especificidades tipicamente anaerbias. Os reatores biolgicos de leito fluidizado ou de leito expandido representam uma inovao na tecnologia de tratamento de esgotos. A imobilizao dos microrganismos em pequenos suportes inertes, formando os biofilmes, permite: reter uma grande concentrao de biomassa no seu interior, devido maior rea superficial; melhorar o contato da biomassa com o substrato; operar com tempos de deteno hidrulica reduzidos; melhorar a eficincia na remoo da carga orgnica; diminuir a produo do lodo; reduzir a rea necessria para as reaes biolgicas.

A fluidizao supera problemas de operao, como colmatao do leito e queda de presso, que podem ocorrer em outros tipos de reatores. A sua aplicao ao tratamento de esgotos passou a ter um grande desenvolvimento a partir da dcada de 70, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. Um dos eventos reportados como marcante para o desenvolvimento desse reator atribudo conferncia na cidade de Manchester em 1980, organizada em conjunto pela universidade local e o Water Research Center (Stevenage), os quais eram os centros de pesquisa que vinham conduzindo experimentos h alguns anos at ento. Nesta ocasio, o reator de leito fluidizado foi considerado como o desenvolvimento mais significativo no tratamento de esgotos, nos ltimos cinquenta anos passados. Os reatores qumicos de leito fluidizado j vinham sendo empregados desde a dcada de 30 e tiveram um desenvolvimento maior a partir do entendimento da cintica do processo, ao passo que os reatores biolgicos tiveram semelhante desenvolvimento somente a partir da dcada de 40. A dcada de 50 foi marcada pelo melhor entendimento da hidrodinmica nesses reatores. Os avanos, entretanto, estavam mais relacionados com o setor ligado indstria de purificao de gua, atravs do seu uso em clarificadores ou sedimentadores e em unidades de abrandamento da gua. Para o tratamento de gua, com fins de sade pblica, era importante a remoo de amnia e nitrato. Para tanto, o processo se desenvolveu, na Inglaterra, atravs do emprego de reatores biolgicos de leito fluidizado. Um dos primeiros usos desses reatores nos Estados Unidos foi na dcada de 70 (JERIS et al., 1981). Trs unidades piloto para vazes de 132 a 264 m3/dia foram operadas com sucesso para o tratamento de esgotos domsticos no condado de Nassau, Nova York. As unidades foram instaladas para a remoo da DBO carboncea, para nitrificao e desnitrificao, e operadas com um valor de h total de menos de uma hora. No incio dos anos 80, em funo dos resultados em outra unidade

52 piloto, foi projetada uma estao em escala real, com reator de leito fluidizado aerbio, com capacidade para 265 000 m3/dia, no mesmo local. SWITZENBAUM (1982) creditou a Cooper e Wheeldon, como uns dos primeiros responsveis pelo renovado interesse pelo uso desses reatores, com o objetivo de tratamento de esgotos. O seu uso na poca tinha sido voltado para a desnitrificao, para a oxidao aerbia de matria orgnica, para a nitrificao e para a fermentao anaerbia. O prprio Switzenbaum, juntamente com Jewell e outros, foram alguns dos pioneiros no desenvolvimento de reatores anaerbios de leito fluidizado e expandido para o tratamento de esgotos domsticos. No Brasil, CAMPOS e AKUTSU (1984) iniciaram estudos em escala piloto com um reator de leito fluidizado anaerbio no tratamento de despejos lquidos de indstrias de conservas, mostrando a viabilidade tcnica do seu emprego para efluentes de indstrias agro-alimentares. De acordo com IZA (1991), o desenvolvimento desses reatores em escala real e a nvel industrial, envolve muitos equipamentos e acessrios patenteados. De qualquer maneira, reconhece-se que hoje j existem muitas aplicaes, a maioria operada em condies aerbias (CAMPOS e PEREIRA, 1999). Encontram-se em operao, atualmente na Frana, cerca de quinze estaes de tratamento (com populao equivalente de 15.000 a 200.000 habitantes), como, por exemplo, a estao localizada em Sahurs, prxima a cidade de Rouen, que combina dois reatores de biomassa fixa em suporte mvel, um anaerbio (para desnitrificao) e outro aerbio (remoo do carbono e nitrificao). Esta ETE necessita de apenas 70 m2 de rea para tratar uma vazo afluente de 180 m3 /dia, produzindo um efluente dentro dos padres de lanamento estipulados pela Legislao da Europa (MARIET, 1997). Cerca de 40 unidades operam no Japo, onde o processo utilizado para tratamento de despejos industriais, preferencialmente. TANAKA et al. (2001) apresentam estudos com leitos fluidizados, em escala piloto, para remoo em contnuo de algas do Lago Kasumigaura . Na Amrica do Norte, h cerca de uma dezena destas estaes de tratamento (HOLST et al., 1997), tendo sidos os leitos fluidizados trifsicos os escolhidos para ampliao de uma srie de ETEs na baa do rio Hudson, em Nova York (SEMONO et al., 1997 e ADAMSKI et al., 1999). No Brasil, sua aplicao encontra-se ainda em nvel de pesquisas (DISTLER et al., 1995; BERGAMASCO et al., 1997; WOLFF et al., 1998; SILVA et al., 1999; HEIN DE CAMPOS, 2001). Porm, sabe-se que na cidade de Betim, situada a 25 km ao sul de Belo Horizonte, a FIAT, um dos maiores fabricantes de automveis do pas, possui um sistema de tratamento onde destaca-se a maior instalao de leitos fluidizados aerbios do mundo, com duas sries de 4 reatores (sendo 1 de reserva), cada um com 8 m de altura, seo transversal de 35 m2 e volume de 1400 m3. O meio suporte utilizado a areia. Uma das sries (linha 1) trata uma carga de 3.900 kg DQO/dia. A outra srie (linha 2) trata uma carga de 2.600 kg DQO/dia. As duas sries produzem efluentes com menos de 90 mg DQO solvel/L, estando dentro dos padres de lanamento. Outro exemplo instalado o reator de leito fluidizado de pequena escala, com 12 metros de altura, do Campus da USP em So Carlos (SP), para o tratamento de esgotos domsticos (CAMPOS e PEREIRA, 1999). Algumas aplicaes em escala real de reatores anaerbios so voltadas para o tratamento de efluentes industriais de cervejarias, lcool, vinagre e fermento (IZA, 1991). Na Sucia, BOSANDER e WESTLUND (1999) relatam a utilizao de 4 reatores de leito fluidizado para desnitrificao, com volume unitrio de 230 m3 e rea de 38,5 m2, operando em paralelo. Tratando uma carga de 2.600 kg N-NO3 /dia (vazo de 6000 m3/dia), obtm-se uma taxa de reduo de 1,7 kg N-NO3/m3. dia.

53

4.7.2 Descrio da Tecnologia


Em se tratando de processo biolgico, seja aerbio ou anaerbio, pode-se afirmar que todos os aspectos correspondentes devem ser considerados para atender essencialmente a dois requisitos no reator: reteno de uma biomassa ativa e a adequada agitao e mistura, para promover o contato entre os substratos e os microrganismos. Os reatores tipo leito fluidizado e similares podem satisfazer muito bem a esses dois requisitos essenciais. Reatores similares so o de leito expandido e o de leito de lodo granular (anaerbio) expandido, conhecido pela sua sigla em ingls EGSB (expanded granular sludge bed). Os dois reatores, fluidizado e expandido (aerbio ou anaerbio), bem como o EGSB (somente anaerbio), tm configuraes e funcionamento bem semelhantes, ficando a primeira diferena nos termos fluidizao e expanso, que correspondem ao grau de expanso ou grau de fluidizao do leito de lodo, que por sua vez traduzem as condies hidrodinmicas no interior do reator. A segunda diferena se refere ao tipo de agregao ou imobilizao da biomassa. Nos reatores de leito fluidizado e de leito expandido, a biomassa se desenvolve aderida a um meio suporte inerte, em geral partculas de pequenas dimenses e porosos, com grande superfcie especfica e, portanto, resultando em maior adeso e agregao de microrganismos (suporte de areia, plstico, carvo etc), ao passo que, no reator EGSB, a biomassa se encontra na forma de agregao sem meio suporte, na forma de grnulos, que se mantm em suspenso no leito de lodo. Em geral, esses grnulos so provenientes de um reator anaerbio tipo UASB. De qualquer forma, pode-se dizer que esses reatores encontram caractersticas similares na rea da Engenharia Qumica e da Fermentao, uma vez que o emprego da tecnologia da fluidizao e da imobilizao de microrganismos, principalmente sobre superfcies, j era comum em diferentes processos industriais. O reator tpico consiste de um tanque, em geral de formato cilndrico e com geometria que favorece uma relao altura-dimetro elevada, para provocar a aplicao de altas velocidades ascensionais do lquido, de at 10 m/h ou superior. Portanto, se trata de um reator de fluxo ascendente, com altura elevada, s vezes superior a 10 m, em que se aplica a recirculao do efluente, quando necessria, para a obteno, junto com a vazo afluente, da velocidade ascensional desejada. Um reator fluidizado ou similar, em seu estado estacionrio inicial um leito bifsico (slido e lquido), que, medida que inicia a sua operao, seja com a introduo de oxignio (reator aerbio) ou pela formao de biogs (reator anaerbio), forma um sistema trifsico (slido, lquido e gs), no qual: a fase slida composta de material inerte ou granular, permitindo a reteno de slidos suspensos e fixao da biomassa; a fase lquida onde o material slido imerso e renovada continuamente pelo suprimento do efluente; a fase gasosa criada pela entrada de ar no reator (aerbio), ou pela gerao interna de biogs (reator anaerbio).

A fluidizao consiste em colocar partculas slidas em expanso, por intermdio de uma corrente ascendente lquida ou gasosa, que permite melhor transferncia de oxignio (reator aerbio) e separao das fases nos reatores. O leito fluidizado trifsico utiliza simultaneamente a injeo de gs e lquido, o que contribui para uma melhor transferncia de massa lquida/slida e induz alta tenso de cisalhamento que controla a espessura do biofilme, conforme LAZAROVA e MANEM (1993) e SAGBERG et al. (1992).

54 O comportamento das partculas do leito uma funo da velocidade do lquido (sistema bifsico) e do lquido e do gs (sistema trifsico). O regime de escoamento de um leito fluidizado bifsico admitido como um escoamento pisto, e em leito trifsico, o regime bastante prximo da mistura completa. As condies hidrodinmicas no reator podem ser traduzidas pela relao linear existente entre a perda de carga e a velocidade ascensional do lquido aplicada. medida que a velocidade aumenta, o leito de lodo vai se expandindo gradualmente. A fluidizao do leito se alcana, a partir de um valor da velocidade ascensional, quando a perda de carga no reator se torna constante. Neste estado de fluidizao, o peso de uma partcula no leito se iguala fora de arraste, devido velocidade ascensional e, em consequncia, o seu movimento independente das demais. Este fenmeno caracteriza o reator de leito fluidizado. Se a expanso do leito no for suficiente para se atingir a fluidizao, o reator denominado de leito expandido. O grau de expanso pode ser medido em relao altura do leito, quando estacionrio. Uma expanso acima de 20 a 30% pode ser suficiente para se considerar o leito fluidizado. Pode-se explicar o efeito da velocidade ascencional do lquido no reator cilndrico em leito fluidizado bifsico pelos seguintes fenmenos (COSTA, 1989) : leito compacto: com velocidade ascencional nula do lquido (Ul = 0) e disposio aleatria das partculas na base do reator; leito fixo ou pr-fluidizado: a velocidade ascencional do lquido inferior ao mnimo de fluidizao (Ul < Umf) e a disposio das partculas caracterizada por uma interface horizontal entre o leito de partculas e o lquido. A altura do leito independente da velocidade ascencional; leito fluidizado: as velocidades ascencionais esto compreendidas entre o mnimo e o mximo de fluidizao (Umf < Ul < Umx) e as partculas slidas so afastadas umas das outras, estimuladas por movimentos desordenados. A altura do leito funo do crescimento da velocidade ascencional; transporte hidrulico: as velocidades ascencionais so superiores ao mximo de fluidizao (Ul > Umx) e as partculas slidas so levadas para fora do reator. A altura do leito considerada como nula.

A evoluo da altura do leito funo da velocidade ascencional do lquido, assim que h o declnio da queda de presso ou perda de carga, medida entre a base e a altura do leito, devido presena de partculas slidas (PONCELET et al., 1985 ). No caso de leito fluidizado trifsico, pode-se fazer uma analogia com o escoamento das bolhas de gs num sistema bifsico gs/lquido (no caso lquido + slido = lquido viscoso) (COSTA, 1989). A expanso do reator biolgico de leito fluidizado, contendo o suporte coberto pelo biofilme, depende de caractersticas fsicas da fase lquida, velocidade superficial e espessura do biofilme. A expanso do leito observada, via de regra, quando se empregam partculas de densidades baixas, independentemente das vazes do gs e do lquido (TAVARES, 1992). A formao do biofilme e seu crescimento um aspecto complexo na operao de reatores de leito fluidizado. O controle da espessura do biofilme reconhecido como um dos mais importantes parmetros que influenciam a eficincia e o desempenho do processo. Est demostrado que os reatores trifsicos asseguram o aumento das reaes biolgicas e um controle mais efetivo do biofilme, que os reatores bifsicos (COSTA, 1989). De qualquer maneira, importante ressaltar que, com a expanso do leito de biopartculas, seja parcial ou que resulte em fluidizao, pode-se obter melhoria significativa do requisito de melhor contato entre substratos e microrganismos, devido agitao e mistura no reator. Com essa

55 configurao de reator, problemas como entupimentos, zonas mortas, fluxos preferenciais e curtocircuitos hidrulicos, comuns em reatores de leito fixo ou estacionrio, podem ser superados. Se os dispositivos de reteno de lodo forem adequados, uma das vantagens caractersticas desses reatores o menor tempo de deteno hidrulica necessrio, uma vez que o contato mais favorecido pela hidrodinmica prpria. Consequentemente, o volume do reator pode ser reduzido. O melhor contato, aliado com as melhores propriedades de transferncia de massa, tpico nesses reatores, so essenciais para efluentes diludos, com menores concentraes de substrato disponveis, favorecendo, portanto, a indicao desses reatores para o ps-tratamento, para a remoo de DQO remanescente em etapas anteriores. O melhor contato ainda considerado essencial para um eficiente desempenho, em caso de operao de reatores biolgicos em temperaturas mais baixas. Como em geral se obtm um elevada concentrao de biomassa ativa nesses reatores, altas cargas orgnicas podem ser aplicadas. A caracterstica de reator com maior altura, para um mesmo volume, significa menor rea da base, o que pode ser interessante para a sua aplicabilidade em muitos casos, quando a disponibilidade de terreno for um fator limitante para a construo. Outra aplicabilidade potencial para esses reatores, de uma maneira combinada entre si ou com outros tipos de configuraes, aerbias e anaerbias, seria para a remoo, com reatores em srie, da matria orgnica e de nitrognio. A aplicao se estende para o tratamento ou ps-tratamento de efluentes de vrias naturezas, com concentraes entre menos de 100 at 2000 mg/L de DQO ou mais. As cargas orgnicas que podem aplicadas em reatores de escala real tm sido relatadas entre 30 a 60 kg DQO/ m3 .dia. Alm da baixa produo de lodo, para cargas orgnicas aplicadas superiores quelas dos processos convencionais, os leitos fluidizados podem tambm dispensar a etapa de clarificao secundria, quando bem operados, como relata ROVATTI et al. (1995). Algumas desvantagens associadas a esses tipos de reatores se referem ao maior custo de energia, devido necessidade, em geral, de bombeamento do afluente e do efluente recirculado, para manter um grande fluxo ascensional do lquido, alm da maior dificuldade no seu controle operacional, que requer maiores cuidados e pessoal mais qualificado, como relatam BOSANDER e WESTLUND (1999).

4.7.3

Consideraes para Projeto

4.7.3.1 Consideraes gerais Os reatores de leito fluidizado so fonte de estudo em relao sua operao em grande escala, pois podem apresentar problemas de alimentao e distribuio das fases lquida e gasosa na base do reator. Para melhor compreender esse processo biolgico, necessrio o conhecimento de alguns aspectos sobre a adeso microbiana, a formao do biofilme e seu desenvolvimento em suportes slidos. de grande interesse o conhecimento dos fatores que afetam a concentrao da biomassa nesses reatores, uma vez que o aumento desta concentrao permite reduzir o tamanho das instalaes. O estudo de reatores fluidizados e expandidos at o presente ainda se tem restringido mais a unidades em escala de laboratrio ou piloto, havendo algumas aplicaes prticas, com uso desses reatores, em escala real, principalmente para tratamento de efluentes industriais. Apesar das reconhecidas vantagens relacionadas com o processo em si, atribui-se a falta de maior aplicao, na prtica, s dificuldades inerentes aos aspectos de controle operacional. Entretanto, apesar desses fatores, e devido s suas potencialidades, algumas consideraes podem ser estabelecidas visando o projeto desse tipo de reator.

56 Em termos de projeto, as consideraes que podem ser seguidas ou recomendadas, para o caso de leitos fluidizados ou expandidos, so: seleo do material suporte e suas dimenses; (seleo do grau de expanso do leito e clculo da velocidade ascensional; clculo das dimenses do reator (altura e dimetro) e dos equipamentos necessrios; avaliao do efeito causado pelo crescimento bacteriano nas partculas de suporte (biofilme); efeito da produo de biogs (para reator anaerbio) ou da injeo de oxignio (para reator aerbio).

Para se ter uma certa segurana para projeto, idealmente seria aconselhvel a obteno de dados cinticos e hidrulicos de estudos anteriores em escala reduzida, sejam prprios ou de literatura, com o efluente a ser tratado. Estudos prvios permitem uma melhor avaliao das caractersticas do efluente e dos parmetros cinticos em situao prxima do real, bem como do tempo de deteno hidrulica necessrio, que resultaria em uma operao confivel do reator. 4.7.3.2 Seleo do material de suporte Na seleo do material de suporte para a aderncia dos microrganismos em reatores de leito fluidizado ou expandido, vrios so os aspectos a serem considerados para o dimensionamento do reator e equipamentos, que influenciaro, tanto no processo biolgico, como na operao do sistema. Alm das diversas caractersticas fsicas e qumicas a serem consideradas para o material, o custo um fator importante. Dependendo da aplicao, o material pode ser especfico, influenciando significativamente na economia do sistema. Alguns materiais que podem ser utilizados so: areia, carvo ativado granular, poliuretano, bentonita, terra diatomcea, sepiolita, PVC, poliamida (CAMPOS e PEREIRA, 1999; IZA, 1991). As seguintes caractersticas fsicas devem ser consideradas para o material de suporte: tamanho, forma, densidade, resistncia e rugosidade. Segundo OGER (1984) o material suporte deve preferencialmente: caracterizar-se por um estado de superfcie essencialmente poroso, permitindo uma melhor aderncia da biomassa; apresentar superfcie especfica a maior possvel; permitir a adsoro das substncias a serem degradadas, dos subprodutos resultantes da degradao e das enzimas extracelulares produzidas pelos microrganismos; apresentar uma boa resistncia mecnica; possuir o tamanho ideal para as condies de funcionamento do reator.

Em 1985, a empresa francesa Lyonnaise des Eaux, citada em COSTA (1989), apresentou as caractersticas exigidas para um material suporte: o tamanho efetivo deve ser da ordem de 100 a 400 m, para permitir maior superfcie de adeso por volume de reator; a densidade deve ser ligeiramente superior da gua, de modo que as biopartculas permaneam no interior do reator; os materiais muito lisos devem ser evitados;

57 as partculas devem ser resistentes ao atrito; o tamanho das partculas deve ser o mais uniforme possvel (coeficiente de uniformidade < 1,5), para evitar problemas de segregao com a expanso do leito; o material no deve ser solvel ou biodegradvel no lquido a ser tratado; o valor do teste de perda em cido deve ser inferior a 2%.

O tamanho influencia na disponibilidade de rea superficial para a aderncia do microrganismos, e tambm nas caractersticas de expanso ou fluidizao e, em ltima instncia, na transferncia de massa. Quanto maior o dimetro, menor a superfcie especfica e, dependendo do tipo de material, maior a velocidade ascensional, para obter-se a expanso ou fluidizao desejada, consequentemente, maior o consumo de energia. Da porque em geral se recomenda o uso de partculas de menores dimenses, entre 0,1 e 0,7 mm (IZA, 1991). Com partculas menores, o controle mais difcil. A faixa do tamanho das partculas tambm no deve ser muito ampla, pelo mesmo motivo, embora comercialmente seja mais disponvel e mais barato. Partculas de areia de tamanho mdio de 0,2 mm foram utilizadas em experimentos anteriores em escala piloto (CAMPOS e PEREIRA, 1999). Partculas de materiais polimricos sintticos, com tamanhos entre 2 e 3 mm (PVC, poliestireno, resinas) e materiais naturais de 0,37 mm (quitina), tambm foram utilizadas com sucesso (TAVARES, 1992). Nos modelos matemticos para esses reatores, em geral se consideram as partculas esfricas, ou corrigidas com um fator de esfericidade, definido como a relao entre a rea superficial de uma esfera de igual volume e a rea superficial da partcula real. Um valor tpico para esse fator 0,75 (IZA, 1991). Com o desenvolvimento de biofilme na superfcie, assume-se, embora apenas aproximado, que a pelcula se distribuir uniformemente ao redor da partcula, com igual espessura e de forma esfrica. A densidade da partcula influencia na hidrodinmica do leito e tambm no consumo de energia. Em geral, o material das partculas poroso, sendo preenchido pelo lquido e pelos microrganismos, reduzindo a densidade original. Quanto mais prximo o valor da densidade da partcula colonizada com o da densidade do lquido (em geral prximo de 1000 kg/m3), o controle operacional ou hidrodinmico fica mais difcil, uma vez que, experimentalmente, pode ser comprovado que as velocidades ascensionais necessrias para diferentes graus de expanso do leito, so bem prximas. As partculas polimricas de dimenses entre 1 e 7 mm tm a grande vantagem de serem mais leves, com densidade prxima do despejo, exigindo menores taxas de recirculao do efluente para fluidizao do leito, e, consequentemente, menor consumo energtico. Os estudos em escala piloto desenvolvidos por diversos pesquisadores tm atestado sua eficcia (TAVARES et al., 1994; WOLFF et al., 1998; HAIBO et al., 1999; HEIN DE CAMPOS, 2001). Devido s caractersticas hidrodinmicas desse tipo de reator, as partculas estaro sujeitas a um movimento contnuo e vigoroso no meio do leito, havendo choques entre si e com as paredes do reator. Desse modo, a sua resistncia abraso e aos esforos cortantes deve ser avaliada, para que no ocorram quebras e formao de diminutas partculas, com diferentes caractersticas de expanso ou fluidizao, podendo provocar a sua perda junto com o efluente, tornando, portanto, mais difcil o controle operacional do processo. A rugosidade da superfcie da partcula importante na fase inicial da colonizao, para que a aderncia e fixao dos microrganismos seja viabilizada e mantida, tendo em vista os choques entre as partculas ou as foras de cisalhamento provocadas pelo lquido. As superfcies mais rugosas so indicadas por causa da melhor aderncia dos microrganismos em micro-poros, que, de certa forma, minimizam os efeitos dos choques e esforos do meio lquido. importante o conhecimento e a

58 determinao dos fatores que afetam a concentrao de polissacardeos no biofilme, como uma medida da adeso bacteriana. Algumas propriedades qumicas devem ser satisfeitas no tocante ao uso de materiais no txicos e que sejam inertes, uma vez que eles devem ser resistentes ao eventual ataque qumico dos produtos que se formam no interior do reator. Apesar da adsoro ser uma causa mais fsica, essas caractersticas podem ser modificadas com o desenvolvimento dos biofilmes. De qualquer maneira, tem sido observado que a natureza do material tem influncia durante o perodo da partida do reator. A velocidade de colonizao, usando diferentes materiais, aumenta em ordem crescente, a partir do uso de material de vidro, zelitas, carvo ativado e sepiolita, com propriedades adsortivas mais favorveis. Quando se trabalha com materiais polimricos sintticos, deve-se efetuar um tratamento superficial dos mesmos, para permitir melhor aderncia inicial do biofilme. Esse tratamento pode ser feito com imerso do material em uma soluo cida. 4.7.3.3 Expanso do leito e clculo da velocidade mnima de fluidizao A viabilidade dos reatores de leito fluidizados trifsicos depende de seu comportamento hidrodinmico, que pode ser caracterizado pelos seguintes parmetros: altura do leito; reteno das fases slida, lquida e gasosa; velocidade mnima de fluidizao; queda de presso; velocidade superficial do gs e do lquido.

A altura do leito pode ser determinada pela observao visual do leito ou pelo gradiente de presso. O mtodo da observao visual consiste em medir diretamente a altura do leito, no caso de coluna transparente, utilizando uma escala colocada junto ao reator. Este mtodo mais indicado quando se usa partculas grandes e/ou pesadas, uma vez que a interface do leito em fluidizao com o lquido bastante ntida na parte superior do reator. Quando a altura do leito no pode ser obtida visualmente, utiliza-se o mtodo de gradiente de presso, o qual mais indicado para partculas leves e/ou pequenas, uma vez que a interface slido/lquido no bem definida. Esse mtodo baseia-se no fato da densidade do slido ser maior do que a do lquido. A presso varia mais rapidamente na seo trifsica (slido-lquido-gs) do que na seo bifsica (lquido-gs), que fica acima do leito fluidizado. Para alguns autores citados por BERGAMASCO (1996), esse mtodo no adequado, j que o gradiente de presso medido produz um valor da altura baseado num leito homogneo irreal. A reteno das fases slida, lquida e gasosa afetada pela velocidade do gs e do lquido e tambm pelas propriedades do slido, tais como dimetro e densidade. A determinao individual da reteno de cada fase importante, pois revela as quantidades de cada uma em suas respectivas fraes volumtricas. A reteno gasosa pode ser considerada, sem levar a grandes erros, como reteno gasosa global, quando se trabalha com vazes de lquido e de gs suficientes para que o leito trifsico ocupe praticamente a totalidade do reator, diminuindo ou anulando a zona bifsica das retenes gasosa e lquida no topo do reator (BERGAMASCO, 1996). A reteno gasosa pode ser medida pelo mtodo da queda de nvel, no qual, com o reator operando nas condies de vazo de gs e de lquido desejadas, fecha-se simultaneamente as alimentaes do gs e do lquido e mede-se a queda de nvel de lquido na coluna. A diferena das alturas, multiplicada pela rea da seo transversal da coluna, o volume total de gs retido.

59 A velocidade mnima de fluidizao (Umf) definida como sendo a velocidade do fludo na qual as partculas comeam a fluidizar, determinando o limite inferior da velocidade de operao do leito fluidizado. Ela depende da densidade e tamanho das partculas e das propriedades do lquido, tais como densidade e viscosidade. Como estas ltimas variam em funo da temperatura, a velocidade mnima de fluidizao tambm depende desta. A queda de presso determina a quantidade de energia envolvida na promoo do contato gslquido, por meio do qual ocorre a transferncia de massa requerida no processo (RIEDEL, 1995). A velocidade superficial do lquido (Ul) e a do gs (UG) so parmetros importantes, tanto na caracterizao como na concepo do leito fluidizado trifsico. Estas velocidades caracterizam o regime de fluxo como: fluxo de bolha dispersa, ou regime borbulhante uniforme; fluxo de bolha descontnuo, ou regime turbulento; regime de fluxo de coalescncia de bolhas (fluxo slugs), ou de bolhas de grande tamanho,devido coalescncia ou a uma m distribuio do gs a vazes elevadas.

Alm das velocidades das fases gasosa e lquida, o tamanho das partculas tambm tem efeito no tamanho das bolhas, definindo o regime de fluxo. A velocidade do gs (UG) influencia no desenvolvimento do biofilme aderido s partculas. Resultados experimentais de COSTA (1991) e TAVARES (1992) mostram que, aplicando-se maior UG no reator, obtm-se biofilmes mais finos e ativos. 4.7.3.4 Dimensionamento do reator As bases tericas da cintica de modelagem dos biofilmes esto bem documentadas na literatura. Em geral as equaes descrevem o transporte e a difuso do substrato e sua utilizao pelo biofilme, igualmente tem-se equaes para o crescimento e perdas da biomassa em regime permanente. O transporte de massa do substrato ao biofilme, em regime permanente pode ser determinado atravs da Equao 4.6.

J=

(S a S e ) Qa a V

(4.6)

na qual: J: transporte de massa do substrato ao biofilme, em regime permanente (kg/m2.d) Sa: concentrao afluente do substrato (kg/m3) Se: concentrao efluente do substrato (kg/m3) Qa: vazo afluente, sem recirculao (m3/d) a: superfcie especfica do material suporte (m2/m3) V= volume do reator (m3) O volume ocupado pelas partculas, por sua vez, pode ser determinado por:
V = A' a (4.7)

na qual : A = superfcie do material suporte (m2 )

60

HEATH et al. (1990) apresentaram um modo simplificado para clculo do volume de reatores de biofilmes, determinando J, atravs de curvas padro, e relacionando com o consumo de substrato. Para os leitos trifsicos, de regime de fluxo turbulento (mistura completa), utiliza-se diretamente as curvas, em funo de parmetros cinticos determinados previamente. Para os leitos fluidizados bifsicos, faz-se um clculo iterativo para diferentes mdulos do reator, considerando-se o regime de fluxo pisto, variando-se a concentrao do efluente (S) para cada trecho considerado. A idade do lodo (c) o inverso do coeficiente especfico de desprendimento do biofilme (bs), este definido por RITTMANN (1982) atravs da Equao 4.8:
Qa X e Mx

bs =

(4.8)

na qual: bs: coeficiente especfico de desprendimento do biofilme (d-1 ) Qa: vazo afluente, sem recirculao (m3/d) Xe: concentrao da biomassa no efluente (kg/m3 ) Mx : massa total de biofilme no interior do reator (kg) A concentrao Xe pode ser determinada em termos de slidos totais em suspenso (SST) ou de protenas no efluente (PN susp). A produo especfica de lodo (Y) definida pela quantidade de biomassa produzida (Xe) e perdida na fase lquida, expressa em termos de SST ou PN susp, em relao quantidade de substrato consumido (DBO5 ou DQO), determinada pela Equao 4.9.

Y=

Xe S cons

(4.9)

na qual: Y: produo especfica de lodo (kg/kg) Na prtica, porm, utilizam-se critrios empricos para o dimensionamento dos reatores, tais como: a carga orgnica volumtrica (kgDBO/m.d), a carga superficial (kgDBO/m.d), o tempo de deteno hidrulica (TDH) e a carga hidrulica (m/m.h). No entanto, os valores utilizados so baseados em situaes particulares e no devem ser estendidos a todos os casos. 4.7.3.5 Sistema de distribuio do afluente O sistema de distribuio do afluente um ponto chave em reatores desse tipo, influenciando diretamente no desempenho e comportamento do leito de lodo. Muitos reatores industriais possuem patentes no tocante aos detalhes desses sistemas. Para reatores de pequenos dimetros, em geral se empregam tubos que conduzem o afluente do topo para baixo, de modo que o fluxo do lquido seja ascendente. Para o caso de reatores de maior porte, o uso comum de um sistema de distribuio com tubulaes dispostas no fundo formando uma rede, com peas distribuidoras nas extremidades direcionadas para o fundo, com o objetivo de provocar jatos com alta turbulncia. Esta turbulncia evita zonas mortas e induz a necessria agitao no leito para a mistura e contato entre os substratos

61 e os microrganismos. Dever ser considerada a perda de carga no sistema de distribuio, tendo em vista a economia da operao, em termos de consumo de energia. 4.7.3.6 Sistema de bombeamento O bombeamento, alm da influncia direta na hidrodinmica do reator, importante em funo dos custos operacionais. Isso implica em tentar reduzir, ao mnimo possvel, a recirculao do efluente. Por outro lado, dois fatores devem ser considerados: o fator de diluio do afluente e o fator de recirculao necessrio, para manter as condies hidrodinmicas previstas em projeto. O compromisso com ambos os fatores pode ser traduzido pela relao entre a altura e o dimetro do reator. Essa relao importante porque influencia na taxa de recirculao necessria para manter a velocidade superficial e o grau de expanso e homogeneizao desejados. Um panorama da interrelao entre esses fatores pode ser visualizado na Tabela 4.15.
Tabela 4.15 - Interrelao entre alguns fatores de projeto e operao com a geometria do reator Relao H/D (altura/dimetro) Alta Baixa Diluio Alta Baixa Bombeamento Menor Maior Distribuio Fcil Difcil Custo Maior Menor rea da base Pequena Grande

Fonte: IZA (1991) A conexo entre o afluente e a recirculao tambm um outro aspecto a ser considerado. Em geral, a vazo de recirculao, dependendo da geometria adotada, pode ser vrias vezes maior que a do afluente. Neste caso, recomenda-se a conexo do afluente antes da bomba da recirculao, o que pode economizar energia em funo da menor presso, maior facilidade operacional para manter a expanso do leito de lodo, alm de flexibilidade, no caso de sobrecargas hidrulicas. Outra alternativa pode ser tambm o bombeamento em linhas separadas, para dentro do reator, de afluente e de recirculao. A linha de recirculao pode ter origem em dois pontos do reator, uma no topo em derivao da linha do efluente descarregado, ou na parte inferior da zona de sedimentao, o que resultaria em menor velocidade nessa regio. Uma recomendao para evitar a excessiva abraso nos equipamentos de bombeamento, devido ao possvel carreamento de partculas slidas do leito para a recirculao, seria o uso de um dispositivo na prpria linha para a sua reteno. Os valores das taxas de recirculao citados tm sido muito variveis, entre 0,5 a 100 (CAMPOS e PEREIRA, 1999). A taxa de recirculao tambm pode ser determinada em funo de necessidades do processo biolgico aerbio, de modo a garantir que o oxignio no seja fator limitante ao processo. Assim, SHIEH e KEENAN (1986), consideraram que 1,0 kg de O2 era necessrio para a remoo de 1 kg de DBO5 e que 4,3 kg de O2 eram necessrios para a produo de 1,0 kg de NO3- - N. 4.7.3.7 Separador gs-lquido-slido Nos reatores de leito fluidizado ou expandido anaerbios, pelas caractersticas prprias de sistemas de altas taxas de aplicao de cargas orgnicas e pela geometria, que usualmente propicia altas taxas hidrulicas, resulta em consequncia, em alta produo de biogs. Considerando o requisito de se manter a biomassa retida, h, portanto, a necessidade de um eficiente sistema de separao dos gases

62 e de reteno dos slidos. No caso de reatores aerbios, a injeo de ar ou oxignio tambm contribui para a formao de bolhas que ascendem ao topo do reator, que se assemelha muitas vezes superfcie de um recipiente com gua fervente borbulhante. Portanto, o dispositivo de separao entre as fases, seja o reator aerbio ou anaerbio, deve ser adequado para as condies de alta taxa. Adicionalmente, no caso de efluentes contendo compostos surfactantes, pode-se provocar a formao de grande quantidade de espumas e escuma. Neste caso, poder haver alguns problemas de entupimento das tubulaes de retirada de gases ou da recirculao do efluente, ocasionalmente conduzindo tambm deteriorao da qualidade do efluente. Consequentemente, algum dispositivo, como jato de gua para quebra de espuma ou o uso de agentes anti-espumante, pode ser recomendado.

4.7.4 Aspectos Construtivos de Reatores de Leito Fluidizado ou Expandido


Em funo das caractersticas geomtricas do reator, de considervel altura e base menor, esta ltima deve naturalmente se apresentar suficientemente slida, devido maior carga estrutural por unidade de rea. Por uma questo de flexibilidade operacional e de implantao, deve-se, sempre que possvel, prever a modulao. Ainda em termos de implantao, para o caso de reatores prfabricados, deve-se prever o transporte que usualmente ser o rodovirio. Consequentemente, poder haver limitao em termos de altura do reator e peso, alm das outras dimenses. Os reatores tambm podero ser pr-fabricados em partes e montados no local. Os materiais mais comumente indicados para a construo desse reator tm sido o concreto, a chapa metlica e a fibra de vidro (CAMPOS e PEREIRA,1999). Para os dois primeiros, devido possvel formao de alguns compostos corrosivos, recomenda-se o revestimento interno especial para a proteo das paredes. O uso de reatores pr-fabricados implica necessariamente no uso de guindaste ou equipamentos similares para o iamento e acoplamento das partes, uma vez que a altura ser considervel. H ainda a possibilidade de uso combinado de materiais, tendo-se como exemplo o uso de fibra de vidro para a construo de separadores gs-lquido-slido em reatores de concreto. Na Tabela 4.16 apresentado um sumrio comparativo de uso dos 3 materiais mais comuns para esse tipo de reator, de acordo com CAMPOS e PEREIRA (1999).
Tabela 4.16 - Aspectos construtivos comparativos com uso de 3 materiais para reator fluidizado ou expandido
Aspectos construtivos Revestimento especial Limitao de dimenses Peso Fundao Fabricao em srie Disponibilidade de reator com dimenses para a vazo de projeto Custo de construo somente do reator Iamento ou fabricao Chapa metlica Necessrio Sim Mdio Requer ateno Sim Nem sempre Material Fibra de vidro No necessrio Muito Menor Requer ateno Sim Nem sempre Concreto Necessrio No Maior Requer muita ateno Sim Sempre

Mdio

Maior

Menor

Necessrio

Necessrio

No necessrio

63
Construo no local da obra Mudana de local do reator aps a instalao Modulao do reator Operao de reator em escala real Possvel Possvel Possvel Possvel Possvel Impossvel

Sim Conhecida

Sim Desconhecida

Sim Conhecida

Fonte: CAMPOS e PEREIRA (1999)

4.7.5 Aspectos Operacionais de Reator de Leito Fluidizado ou Expandido


A operao de um reator biolgico sempre se constitui de duas fases, a da partida e da operao em regime permanente. Durante a partida, o leito de partculas se comportar como um sistema em regime no-permanente, sendo que apenas no incio da partida as partculas de suporte tero as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas mantidas. medida que se desenvolve o biofilme nas partculas, aquelas caractersticas vo se alterando e o leito de biopartculas vai passando de um sistema bifsico para trifsico, em funo da produo de gs em sistema anaerbio ou da injeo de ar em sistema aerbio. Assim, as condies operacionais vo se alterando. Para a partida em si, CAMPOS e PEREIRA (1999) recomendam: a utilizao ou no de inculo; adaptao prvia do meio suporte ao inculo ou ao efluente; aumento gradual ou imediato da vazo afluente, que depender da quantidade e qualidade do inculo; aumento gradual ou imediato da vazo de recirculao.

A partida em escala real do reator anaerbio da EESC-USP (tratando esgotos domsticos) ocorreu em 140 dias (CAMPOS e PEREIRA, 1999). Em escala piloto, a partida do reator aerbio, utilizado por HEIN DE CAMPOS (2001), ocorreu com utilizao de inculo proveniente de tanque de aerao, sendo o reator mantido durante 5 a 12 horas com baixa aerao (1/3 da vazo de ar), de modo a conduzir as bactrias fixao no meio suporte. Em seguida, o reator foi alimentado gradativamente com o efluente, por um perodo de 12 a 24 horas, at chegar vazo afluente desejada, aps o que, em apenas 24 horas de seu funcionamento, o reator j se encontrava em regime permanente quanto degradao do substrato. O controle da velocidade ascensional importante para que as foras de cisalhamento resultantes no provoquem o arraste e perda de biomassa com o efluente do reator. O controle da velocidade pode ser efetuado, na prtica, atravs do uso de inversores ou variadores de frequncia da rotao das bombas do afluente e da recirculao do efluente, que, em ltima anlise, controlam as vazes. Outros controles operacionais recomendados por CAMPOS e PEREIRA (1999) so: percentual de expanso do leito; perda de carga na zona de reao; taxa de recirculao; produo de biogs e percentagem de metano (no caso de reator anaerbio); quantidade de lodo de excesso; consumo de energia atravs de dados de voltagem, amperagem e hormetros. Recomenda-se, ainda, o monitoramento laboratorial para o desempenho do reator.

64

4.7.6 Reatores anaerbios de leito fluidificado ou expandido


4.7.6.1 Consideraes preliminares Conforme descrito anteriormente, os reatores aerbios ou anaerbios de leito fluidificado ou expandido, com meio suporte inerte para a aderncia e fixao dos microrganismos, se assemelham em concepo e funcionamento, uma vez que a operao em geral ocorre em sistema trifsico em ambos os casos (gs-lquido-slido). A diferena fundamental se relaciona com o gs, sendo ar ou oxignio adicionado no reator aerbio, ao passo que o biogs (metano e gs carbnico) gerado no reator anaerbio. Outra diferena menor se refere ao separador de fases na parte superior dos reatores, havendo coleta e retirada especfica para o biogs, no caso dos reatores anaerbios. Entretanto, pode-se considerar que os reatores anaerbios de leito fluidificado ou expandido apresentam duas variantes com algumas especificidades prprias, os conhecidos como EGSB e IC. 4.7.6.2 Reator EGSB O reator anaerbio de leito granular expandido (EGSB), para muitos considerado como um melhoramento do reator UASB, uma vez que a sua concepo a mesma, com diferena apenas na aplicao das cargas hidrulicas ou velocidades ascensionais, da ordem de at 10 m/h. Sendo assim, as caractersticas hidrodinmicas se aproximam exatamente s dos reatores de leito expandido, com a diferena no uso de material suporte inerte neste e de lodo granular no EGSB. A geometia do reator EGSB semelhante ao do reator de leito expandido, com relao entre altura e dimetro elevada. Da mesma forma, existe usualmente a recirculao do efluente. Devido s suas caracteristicas operacionais, essencial o uso j na sua inoculao de lodo granular de boa qualidade, que, via de regra, obtido de reatores tipo UASB. Para manter o requisito de alta reteno de biomassa ativa, obrigatria a instalao, como nos reatores de leito expandido, de um eficiente sistema de separao dos slidos. Em caso contrrio, haveria o risco de perda de biomassa com o efluente, podendo reduzir drasticamente a sua quantidade e, consequentemente, a sua eficincia. As potencialidades desse reator tambm so promissoras, pois apresenta as mesmas vantagens do reator de leito expandido, alm das vantagens intrnsecas dos reatores UASB. Para muitos, o controle do processo maior nos reatores EGSB, comparado com os reatores de leito expandido, por causa da forma de agregao da biomassa, considerada mais fcil de controlar, retirar intencionalmente e manter a sua concentrao no reator quando na forma de grnulos, do que na forma de pelcula aderida em material suporte inerte. A aplicabilidade do reator EGSB em escala real tem sido no tratamento de efluentes industriais de cervejarias e de processamento de alimentos, que, em muitos casos, se caracterizam pela gerao de esgotos mais diludos e, s vezes, em baixas temperaturas. So para essas condies que se aplicam muito bem aqueles reatores, pelas suas caractersticas hidrodinmicas, que resultam em alto grau de mistura e contato necessrio entre os substratos e os microrganismos. Da porque tambm se indica para o caso de ps-tratamento, para a remoo de DQO remanescente. As experincias para pstratamento de efluentes domsticos se encontram ainda em fase de experimentao em escala piloto. 4.7.6.3 Reator de recirculao interna (IC) A semelhana hidrodinmica desse reator IC (internal circulation) com o reator de leito expandido a mesma apresentada pelo reator EGSB. O reator IC considerado uma verso tecnolgica mais desenvolvida do reator EGSB. A geometria e velocidades ascensionais so similares, com alto nvel de agitao e grau de mistura hidrulica. O lodo utilizado tambm granular, porm com um diferencial que tinha sido observado em reatores tipo UASB e EGSB e tambm nos prprios reatores

65 anaerbios de leito expandido: o uso intencional do biogs produzido para auxiliar e melhorar o grau de agitao interna. A influncia do gs na hidrodinmica daqueles reatores tem sido reportada como possivelmente mais importante que a prpria agitao provocada hidraulicamente, em funo da velocidade ascensional do lquido. J h similar aerbio (patenteado), com uso de material suporte inerte para a aderncia da biomassa, usado em tratamento de efluente de cervejaria. O reator IC se caracteriza pelo uso do biogs formado e que se acumula na parte superior em tanque apropriado e pressurizado, que fora a circulao interna do lquido e de lodo, aps atingir determinado nvel de presso. A retirada do gs em excesso controlada, ocorrendo aps acumulao limite. Em geral o reator IC possui duas zonas distintas, uma inferior formada pelo leito de lodo granular que se mantm em constante agitao e expanso, em funo da vazo afluente e do lquido recirculado internamente, este atravs de tubulao central conectado ao tanque de gs. Considera-se que nesta zona a agitao se aproxima do regime de mistura completa. A segunda a zona superior, separada da primeira por dispositivos que foram a passagem ascensional do lquido, porm retm a maior parte do lodo na zona inferior de grande turbulncia. Essas caractersticas o indicam para o uso em tratamento de efluentes diludos, que requerem alto grau de contato, portanto, tambm para o ps-tratamento. Apesar das reconhecidas vantagens hidrodinmicas e eficincia de tratamento, esses reatores requerem uma operao mais cuidadosa e pessoal mais treinado e experiente.

66 4.8 FILTROS ANAERBIOS

4.8.1 Introduo
Os filtros anaerbios so utilizados para tratamento de esgotos pelo menos desde a dcada de 1950, mas constituem ainda uma tecnologia em franco desenvolvimento. A busca de alternativas para o material de enchimento, que responsvel pela maior parcela dos custos e pelo volume, e o aperfeioamento de detalhes construtivos, incluindo o sentido do fluxo e a facilidade de remoo do lodo de excesso, so os aspectos que merecem maior ateno no desenvolvimento tecnolgico dos filtros anaerbios. Porem, o fato de ser uma tecnologia ainda em desenvolvimento no impede a aplicao dos filtros anaerbios em escala real, com grande sucesso e timos resultados. No Brasil, o filtro anaerbio tornou-se mais popular a partir de 1982, quando a NBR 7229, "Construo e Instalao de Fossas Spticas e Disposio dos Efluentes Finais", da ABNT, incorporou diretrizes bsicas para o projeto e construo dos filtros anaerbios, incentivando o seu uso associado aos tanques spticos, como unidade de ps-tratamento dos efluentes. O filtro da NBR-7229/82 causou vrios problemas operacionais, principalmente quando o projeto no previa a remoo do lodo acumulado na pequena cmara inferior de entrada. Contudo, teve o mrito de difundir a alternativa e provocar sua evoluo tecnolgica. A nova norma da ABNT sobre ps-tratamento de efluentes de tanques spticos (NBR 13969, setembro de 1997), tambm trata apenas de filtros ascendentes e ainda bastante limitada no emprego de filtros anaerbios para tratamento de esgotos. Mesmo assim, oferece uma contribuio para o aperfeioamento, a difuso e o incentivo ao uso de filtros anaerbios. Evidentemente, o filtro anaerbio no se presta apenas para ps-tratamento dos efluentes de pequenos tanques spticos. Mais recentemente, os filtros anaerbios vm sendo aplicados no Brasil para ps-tratamento (polimento) de efluentes de grandes decanto-digestores e de reatores anaerbios de manta de lodo, com vazes de at mais de 40 L/s. No mbito do PROSAB, trs instituies distintas estudam filtros anaerbios. Na UNICAMP, vm sendo realizadas pesquisas, em escala piloto, utilizando gomos de bambu (Bambusa tuldoides) de aproximadamente 4,0 cm de dimetro e altura, inteiros e partidos em bandas, como enchimento de filtros anaerbios de fluxo ascendente, com bons resultados. O bambu mantm as suas caractersticas iniciais, sem alteraes aparentes, indicando que sua vida til pode ser bem longa. Revelou-se um meio bastante interessante devido ao seu baixo custo, durabilidade, grande volume de vazios, grande rea superficial especfica e baixo peso, alm do seu bom desempenho. Na UFMG, foi utilizado, como meio suporte de um filtro anaerbio de fluxo ascendente piloto, um rejeito industrial obtido em siderrgicas no processo de reduo do minrio de ferro: escria de altoforno, tipo cida, com granulometria selecionada entre 50 e 76 mm. Os resultados obtidos indicaram que os filtros anaerbios foram capazes de complementar satisfatoriamente a reduo de material orgnico particulado e dissolvido presente no esgoto afluente ao filtro (efluente de um reator UASB), produzindo um efluente final com concentraes mdias de DQO, DBO E SST usualmente abaixo de 120 mgDQO/L, 60 mgDBO/L e 30 mgSST/L. Alm da boa eficincia obtida no processo de tratamento, deve-se ressaltar que a escria um material de baixo custo e abundante em regies com indstrias siderrgicas. No houve entupimento, nem sinais de deteriorao da escria (CHERNICHARO e MACHADO, 1998).

67 Na UFRN tem sido estudado o desempenho de filtros anaerbios de fluxo descendente afogados, com volumes idnticos, mas com diferentes materiais de enchimento (brita comercial, brita no 4, seixo rolado classificado, tijolos cermicos vazados e anis de eletroduto corrugado de plstico) e sob vrias condies operacionais, com as seguintes concluses: os vrios tipos de pedras utilizados apresentaram eficincias muito prximas, resultando em efluentes com cerca de 20 mg/L de SS e 120 mg/L de DQO total; o filtro com enchimento de condute cortado apresentou um excelente desempenho, com mdias no efluente de at 15 mg/L de SS e de DQO filtrada de at 78 mg/L; e o tijolo cermico de oito furos, usual na construo civil, mostrou-se uma opo vivel para enchimento de filtros anaerbios, embora a eficincia do filtro com este material de enchimento seja menor do que com os outros materiais experimentados (ANDRADE NETO et al., 2000).

4.8.2 Descrio da Tecnologia


O filtro anaerbio um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfcie de cada pea do material de enchimento ocorre a fixao e o desenvolvimento de microrganismos, que tambm agrupam-se, na forma de flocos ou grnulos, nos interstcios deste material. Os compostos orgnicos solveis contidos no esgoto afluente entram em contato com a biomassa, difundindo-se atravs das superfcies do biofilme ou do lodo granular, sendo ento convertidos em produtos intermedirios e finais, especificamente metano e gs carbnico. So, portanto, reatores com fluxo atravs do lodo ativo e com biomassa aderida, ou retida, no leito fixo. Os filtros anaerbios podem ter vrias formas, configuraes e dimenses, desde que se obtenha um fluxo bem distribudo atravs do leito. Os mais usuais tm fluxo ascendente ou descendente. Nos filtros de fluxo ascendente, o leito necessariamente submerso (afogado). Os de fluxo descendente podem trabalhar afogados ou no. Geralmente so cobertos, mas podem ser implantados sem cobertura, quando no houver preocupao com a eventual emanao de maus odores. As Figuras 4.24 e 4.25 apresentam cortes esquemticos de filtros anaerbios ascendente e descendente afogado, onde podem ser observados os principais dispositivos que garantem o funcionamento da unidade de tratamento.

Fig. 4.24 Cortes esquemticos de um filtro anaerbio ascendente

Fig. 4.25 Cortes esquemticos de um filtro anaerbio descendente afogado

A NBR 13969, da ABNT, define que o filtro anaerbio (filtro anaerbio de leito fixo com fluxo ascendente) consiste de um reator biolgico onde o esgoto depurado por meio de microrganismos no aerbios, dispersos tanto no espao vazio do reator quanto nas superfcies do meio filtrante, e apresenta desenhos de quatro modelos. Contm especificaes e detalhes construtivos para todos.

68 Dois deles so, na verdade, reatores mistos, com duas cmaras: a inferior sem enchimento, por onde os esgotos entram como se fosse em um reator de manta de lodo; e a segunda, sobre um fundo falso, contendo o material de enchimento (brita).

4.8.3 Aplicabilidade
Os filtros anaerbios apresentam vantagens dos reatores anaerbios com fluxo atravs do lodo ativo, destacando-se, comparativamente, nas seguintes vantagens especficas: resistem bem s variaes do afluente e propiciam boa estabilidade ao efluente, com baixa perda dos slidos biolgicos; no necessitam de inculo para a partida; propiciam enorme liberdade de projeto; e tm construo e operao muito simples. Tanto podem ser aplicados para tratamento de esgotos concentrados como diludos. Contudo, so mais indicados para esgotos predominantemente solveis, porque o risco de entupimento do meio filtrante aumenta com a concentrao de slidos suspensos do afluente. Portanto, embora possam ser utilizados como unidade principal do tratamento dos esgotos, so mais adequados para ps-tratamento (polimento). Prestam-se para ps-tratamento de outras unidades anaerbias, conferindo elevada segurana operacional e maior estabilidade ao efluente, mas tambm podem ser aplicados com vantagens para ps-tratamento de outros processos. O efluente de um filtro anaerbio geralmente bastante clarificado e tem relativamente baixa concentrao de matria orgnica, inclusive dissolvida, porm rico em sais minerais. muito bom para a disposio no solo, no somente por infiltrao, mas, tambm, para irrigao com fins de produo vegetal, desde que sejam resguardadas as preocupaes com os microrganismos patognicos, usualmente presentes em grandes quantidades nos efluentes de filtros que tratam esgotos domsticos. Nesses casos, a desinfeco pode se tornar necessria, para a qual podem ser aplicados os processos usuais (ver Captulo 7). As principais limitaes dos filtros anaerbios decorrem do risco de obstruo do leito (entupimento ou colmatao dos interstcios) e do volume relativamente grande, devido ao espao ocupado pelo material inerte de enchimento. Dois novos modelos de sistemas com filtros anaerbios vm sendo aplicados no Brasil para ps tratamento de efluentes de reatores anaerbios de porte mdio e grande, em escala real: Um sistema que associa decanto-digestor e filtros anaerbios de fluxo ascendente e descendente afogados, em um arranjo compacto, vem sendo aplicado e desenvolvido tecnologicamente no Rio Grande do Norte, com algumas unidades de porte mdio em operao naquele Estado e projetos tambm no Rio de Janeiro e em Alagoas. O sistema constitudo de um tanque sptico prismtico retangular, com duas cmaras em srie e um pequeno filtro de pedras acoplado em comunicao direta, e dois filtros anaerbios afogados que ladeiam o tanque sptico (detalhes em ANDRADE NETO 1997 e ANDRADE NETO et al., 1999). No Paran, a SANEPAR vem projetando, construindo e operando grandes filtros anaerbios para ps tratamento de reatores de manto de lodo. So reatores cilndricos com o fundo inclinado, construdos em concreto armado, semi-enterrados, que podem ser cobertos ou no. O primeiro foi construdo em 1996 e j existem mais de 10 em operao, cerca de 7 em obras e mais 20 projetados. Atendem a populaes que variam de 1.500 a 50.000 habitantes, com dimetros entre 8 e 30 m e profundidade entre 2,2 e 4,0 m, sendo a altura do leito de brita n 4 entre 1,2 e 3,0 m. Tm propiciado bons resultados, com tempo de deteno hidrulica de projeto entre 7 e 13 horas. Segundo informaes do Engenheiro Dcio Jurgensen, da SANEPAR, os sistemas compostos de RALF (reator de manta de lodo), seguido desses filtros anaerbios, propiciam efluentes com

69 menos de 20 mg/L de Slidos Suspensos e DQO menor que 100 mg/L. Tambm em Minas Gerais, a COPASA/MG implantou, recentemente, a estao de tratamento de esgotos da cidade de Ipatinga, com capacidade para atender uma populao de 200 mil habitantes, composta de reatores UASB e ps-tratamento em filtros anaerbios. No momento, foram implantados apenas dois filtros anaerbios (de um total previsto de 10 unidades), sendo que os resultados obtidos nessa unidade possibilitaro aferir os parmetros de dimensionamento para as demais unidades a serem implantadas. As figuras 4.26 e 4.27 ilustram os filtros anaerbios da ETE Colombo (SANEPAR) e ETE Rio Doce, na cidade de Ipatinga (COPASA/MG).

Fig. 4.26 Filtro anaerbio ps reator RALF


(ETE Colombo/PR - vazo 30 L/s)

Fig. 4.27 - Filtro anaerbio ps reator UASB


(ETE Rio Doce - Ipatinga/MG vazo de cada filtro: 40 L/s)

4.8.4 Critrios e parmetros de projeto


4.8.4.1 Consideraes preliminares Os dados sobre filtros anaerbios aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios so ainda muito escassos, alm de dispersos. Os critrios e parmetros aqui apresentados so fruto dos resultados das pesquisas desenvolvidas no mbito do PROSAB. A eficincia dos filtros na remoo da carga orgnica e slidos est associada atividade biolgica, fortemente influenciada pela temperatura, e, principalmente, por duas variveis de projeto: tempo de reteno celular (c), ou tempo de reteno de slidos biolgicos no interior do filtro, e tempo de deteno hidrulica (h). Ocorre que o c depende do tipo de meio filtrante (e sua capacidade de reteno) e do h. Sendo este ltimo de mais fcil determinao e, para leitos semelhantes, determinante do c, mostra-se como o mais importante, e disponvel, parmetro de projeto. (ANDRADE NETO, 1997) 4.8.4.2 Tempo de deteno hidrulica O tempo de deteno hidrulica refere-se ao tempo mdio de permanncia do lquido no interior do filtro, sendo expresso a partir da seguinte expresso:

h =

V Q

(4.10)

70 na qual: h: tempo de deteno hidrulica (h) V: volume do filtro anaerbio (m3) Q: vazo mdia afluente ao filtro anaerbio (m3/d) Fruto das pesquisas realizadas no mbito do PROSAB, com filtros anaerbios utilizados para o pstratamento de efluentes de tanques spticos e reatores UASB, tem-se observado que os FA so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO, quando os mesmos so operados com tempos de deteno hidrulica da ordem de 4 a 10 h. O acrscimo da taxa de remoo no diretamente proporcional ao aumento do TDH. Evidentemente, devem ser levadas em considerao a configurao do reator e as concentraes no esgoto afluente. A determinao do tempo de deteno ainda exige certa sensibilidade e experincia do projetista, enquanto no se tem dados de pesquisa suficientes. O clculo do volume obtido multiplicando-se a vazo mdia diria pelo tempo de deteno hidrulica arbitrado, de acordo com a equao 4.10. 4.8.4.3 Meio suporte As finalidades meio suporte so: permitir o acmulo de grande quantidade de biomassa, com o conseqente aumento do tempo de reteno celular; melhorar o contato entre os constituintes do despejo afluente e os slidos biolgicos contidos no reator; atuar como uma barreira fsica, evitando que os slidos sejam carreados para fora do sistema de tratamento; e ajudar a promover a uniformizao do escoamento no reator.

Pode-se dispor de uma grande variedade de materiais para enchimento de filtros anaerbios. Evidentemente, deve-se preferir materiais que tenham as seguintes caractersticas principais (CAMPOS et al., 1999): que sejam estruturalmente resistentes e suficientemente leves; que sejam biolgica e quimicamente inertes; que facilitem a distribuio do fluxo e dificultem a obstruo; que tenham preo baixo; que sejam de fcil aquisio

Atualmente, h entendimento entre vrios autores de que, em filtros anaerbios com leito submerso (afogado), a estabilizao da matria orgnica deve-se, principalmente, aos slidos acumulados nos interstcios do material de enchimento. A capacidade do leito em acumular lodo ativo e distribuir o fluxo dentro do reator parece ser o fator de maior importncia. Portanto, h que se atentar para o ndice de vazios e a uniformidade do material de enchimento (ANDRADE NETO et al., 2000).

71 No Brasil, o material mais utilizado para enchimento dos filtros anaerbios a pedra britada n 4, que um material muito pesado e relativamente caro, devido sua classificao granulomtrica. Ademais, a brita no 4 tem um ndice de vazios muito baixo, em torno de 50%, com implicaes sobre o volume e a capacidade de acumular lodo ativo. Outros materiais j foram estudados e experimentados no enchimento de filtros anaerbios no Brasil: gomos de bambu (COUTO & FIGUEIREDO, 1993; NOUR et al, 2000); escria de alto forno de siderrgicas (CHERNICHARO, 1997); vrios tipos e granulometria de pedras, tijolos cermicos vazados comuns e anis de eletroduto corrugado de plstico (ANDRADE NETO et al., 2000). 4.8.4.4 Altura da camada de meio suporte A definio da altura do meio suporte e da relao entre a altura e a rea horizontal do filtro constituem-se em uma das maiores preocupaes dos projetistas. A relao entre a altura e a rea do leito no constitui fator muito importante no desempenho do reator, conforme demonstram os resultados encontrados por vrios pesquisadores, indicando pouca influncia da altura da camada de meio filtrante na eficincia do filtro (CAMPOS et al., 1999). Porm, aspectos operacionais tem grande influncia na relao entre altura e rea do filtro. Em princpio, quanto maior a altura do leito filtrante maior a dificuldade de remoo do lodo em excesso, quando for realizado o esgotamento do filtro para desobstruo dos interstcios (limpeza). Por outro lado, dependendo do sentido de fluxo, dos dispositivos de entrada e sada e da maneira prevista para remoo do lodo em excesso (suco, descarga de fundo, etc), uma grande rea tambm pode dificultar essa remoo. Aspectos construtivos tambm orientam a determinao das dimenses dos filtros. Se o filtro for coberto, o custo da cobertura pode favorecer a opo por um filtro de maior altura e, se for enterrado e o solo apresentar dificuldades para escavao, mais indicado que o filtro seja projetado com alturas menores. A NBR 13969 (ABNT, 1997) limita a altura mxima do leito filtrante a 1,20 m, sendo que, nos dois modelos que tm fundo falso, a altura do leito filtrante limitada em 0,60 m. No entanto, com base na experincia brasileira e nas pesquisas desenvolvidas mais recentemente no mbito do PROSAB, pode-se recomendar, para a maioria das condies de aplicao de filtros anaerbios para o pstratamento de efluentes de reatores anaerbios, que a altura do meio suporte deve ficar compreendida entre 0,8 e 3,0 m. O limite superior de altura do meio suporte mais adequado para reatores com menor risco de obstruo do leito, o que depende, principalmente, do sentido do fluxo, do tipo de material de enchimento e das concentraes do afluente. Um valor mais usual deve situar-se em torno de 1,5 m. Calculado o volume em funo da vazo mdia e do TDH, as dimenses do reator dependem da altura arbitrada e do modelo a ser projetado. 4.8.4.5 Taxa de aplicao superficial A taxa de aplicao hidrulica superficial refere-se quantidade de esgotos aplicados diariamente ao filtro anaerbio, por unidade de rea do meio suporte do filtro, calculada atravs da Equao 4.10
qS = Q A

(4.10)

na qual: qS: taxa de aplicao hidrulica superficial (m3/m2.d)

72 Q: vazo mdia afluente ao FA (m /d) A: rea da superfcie livre do meio suporte (m2) Fruto das pesquisas realizadas no mbito do PROSAB, com filtros anaerbios utilizados para o pstratamento de efluentes de reatores UASB, tem-se observado que os FA so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO e slidos suspensos, quando os mesmos so operados com taxas de aplicao hidrulica superficial da ordem 6 a 15 m3 /m2.d. 4.8.4.6 Carga orgnica volumtrica A carga orgnica volumtrica refere-se quantidade de matria orgnica aplicada diariamente ao filtro anaerbio, por unidade de volume do filtro ou de volume do meio suporte, calculada atravs da Equao 4.11.
Cv = Q Sa V
3

(4.11)

na qual: Cv: carga orgnica volumtrica (kgDBO/m3.d) Q: vazo mdia afluente ao FA (m3/d) Sa: concentrao de DBO do esgoto afluente ao FA (kgDBO/m3) V: volume total do filtro ou volume ocupado pelo meio suporte (m3) Da mesma forma que para a taxa de aplicao superficial, as pesquisas realizadas no mbito do PROSAB tm indicado que os FA so capazes de produzir efluentes que atendem aos padres de lanamento estabelecidos pelos rgos ambientais, em termos de concentrao de DBO, quando os mesmos so operados com cargas orgnicas volumtricas da ordem de 0,15 a 0,50 kgDBO/m3.d, para o volume total do filtro, e de 0,25 a 0,75 kgDBO/m3.d, para o volume da camada de meio suporte. 4.8.4.7 Sistema de distribuio e coleta do efluente Um aspecto muito importante do projeto de filtros anaerbios diz respeito ao detalhamento dos dispositivos de entrada e sada dos esgotos, j que a eficincia do sistema de tratamento depende substancialmente da boa distribuio do fluxo no leito filtrante, e esta est condicionada correta previso desses dispositivos de entrada e sada. No caso de filtros anaerbios ascendentes, tem-se utilizado, na prtica, um tubo de distribuio de vazo para cada 2,0 a 4,0 m2 de rea de fundo do filtro. Nas Figuras 4.28 e 4.29 so mostrados o dispositivo de distribuio de esgotos, atravs de tubos perfurados, e a canaleta de coleta do efluente. Nessas figuras pode-se observar, ainda, os detalhes do fundo falso e da laje perfurada que sustentar o meio suporte.

73

Fig. 4.28 Dispositivo de distribuio de esgotos no fundo do um filtro anaerbio


(ETE Rio Doce - Ipatinga/MG vazo de cada filtro: 40 L/s)

Fig. 4.29 Dispositivo de distribuio de esgotos no fundo do um filtro anaerbio


(ETE piloto da UFRN- vazo: 30 L/s)

4.8.4.8 Dispositivos para amostragem e remoo de lodo O projeto dos filtros anaerbios deve propiciar facilidades para a amostragem e remoo peridica do lodo, prevendo dispositivos e acessos adequados e suficientes. Para o caso de filtros ascendentes, com fundo falso, tem sido comum a previso de pelo menos dois amostradores de lodo, um junto ao fundo e outro imediatamente abaixo da laje do fundo falso, a fim de permitir o monitoramento da concentrao e da altura do leito de lodo. Adicionalmente, pode-se prever outros amostradores de lodo ao longo da altura do meio suporte (a cada 0,5 ou 1,0 m). Esses amostradores auxiliam, sobremaneira, o planejamento dos descartes de lodo excedente, antes que este possa influenciar negativamente o eventual entupimento e colmatao do meio suporte. 4.8.4.9 Recirculao do efluente Para tratamento de efluentes de tanque sptico aplicado a esgotos sanitrios, a recirculao do efluente de filtros anaerbios, ascendentes ou descendentes, geralmente no se faz necessria, tendo em vista que as concentraes de matria orgnica afluentes ao filtro anaerbio geralmente no so muito elevadas (ANDRADE NETO, 1997). 4.8.4.10 Resumo dos critrios e parmetros de projeto Um resumo dos principais critrios e parmetros que norteiam o projeto de filtros biolgicos percoladores, aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios, conforme abordado nos itens anteriores, apresentado na Tabela 4.17.

74
Tabela 4.17 Taxas de aplicao recomendadas para o projeto de filtros anaerbios aplicados ao ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios Faixa de valores, em funo da vazo Para Qmxima diria Para Qmxima horria Para Qmdia Meio suporte Pedra pedra Pedra Profundidade do meio suporte (m) 0,8 a 3,0 0,8 a 3,0 0,8 a 3,0 Tempo de deteno hidrulica* (h) 5 a 10 4a8 3a6 Taxa de aplicao superficial (m3/m2.d) 6 a 10 8 a 12 10 a 15 Carga orgnica (kgDBO/m3.d) 0,15 a 0,50 0,15 a 0,50 0,15 a 0,50 Carga orgnica no meio suporte (kgDBO/m3.d) 0,25 a 0,75 0,25 a 0,75 0,25 a 0,75 * A adoo dos limites inferiores de h para o dimensionamento de FA requer cuidados especiais com relao ao tipo de recheio, presena de SST no afluente e altura da camada de recheio. Alm disso, a rotina operacional demandar uma maior freqncia de descarte de lodo, a fim de evitar problemas de colmatao do recheio. Critrio/parmetro de projeto

4.8.5 Aspectos Construtivos e Operacionais


A construo de filtros anaerbios muito simples. Consiste basicamente na execuo de um tanque, com dispositivos de entrada e de sada e para expurgo do lodo, e na seleo, limpeza e colocao do material suporte em seu interior. Os detalhes construtivos dos dispositivos de entrada e sada dos esgotos so determinados principalmente pelo sentido de fluxo no reator. Nos reatores de fluxo ascendente, os esgotos so distribudos na base, atravs de tubos perfurados ou abaixo de um fundo falso vazado (ou perfurado) que suporta o leito, e so coletados no topo, atravs de canaletas ou tubos perfurados afogados. Nos de fluxo descendente, os dispositivos so semelhantes, com caminho inverso. obvio que nem todos os modelos podem ser aplicados nos dois sentidos de fluxo. (CAMPOS et al, 1999) A obstruo do leito um dos principais problemas dos filtros anaerbios. Este problema mais freqente nos filtros anaerbios de fluxo ascendente, contendo pedras e britas. Os filtros preenchidos com peas de plstico ou outros materiais com grande ndice de vazios no tm apresentado problemas de entupimento (CHERNICHARO, 1997). Os riscos de entupimento do meio filtrante aumentam com a concentrao de slidos suspensos do afluente. Um outro fator que influi no risco de obstruo a dificuldade de remoo do lodo de excesso. Embora a operao dos filtros anaerbios seja muito simples, no pode ser negligenciada. necessrio que se proceda, periodicamente, a remoo do excesso de lodo do meio filtrante. A operao de remoo do lodo em excesso (limpeza do leito) consiste em drenar os lquidos (por descarga de fundo ou suco) com vazo maior que no fluxo normal, provocando velocidades de escoamento nos interstcios bem mais elevados, de forma a carrear parte do lodo em excesso ali acumulado. Esta operao pode ser auxiliada por asperso de efluente tratado ou gua limpa sobre o leito (CAMPOS et al., 1999). A freqncia de remoo do lodo em excesso, depende, principalmente, das concentraes do afluente, do tipo de material suporte (granulometria e forma) e da altura do leito. Deve estar prevista no projeto, mas as condies reais de operao podem indicar a modificao da freqncia de limpeza. Normalmente a limpeza se faz necessria em perodos de trs a seis meses.

75

4.8.6 Exemplo de dimensionamento


Dimensionar um filtro anaerbio para o ps-tratamento dos efluentes gerados em um reator UASB, sendo conhecidos os seguintes elementos de projeto: a) Dados Populao: P = 10.000 hab Vazo afluente mdia: Qmd = 1.478 m3/d Vazo afluente mxima diria: Qmx-d= 1.670 m3/d Vazo afluente mxima horria: Qmx-h = 2.246 m3/d Carga orgnica afluente ao reator UASB: COA-UASB = 500 kgDBO/d DBO mdia afluente ao reator UASB: Sa = 338 mg/l Eficincia de remoo de DBO esperada para o reator UASB: 70% Carga orgnica afluente ao FA: COA-FA = 150 kgDBO/d DBO mdia afluente ao FA: Sa = 102 mg/L b) Soluo: Adotar tempo de deteno hidrulica (h) De acordo com a Tabela 4.17, os FA devem ser projetados com h entre 3,0 e 10,0 horas. Valor adotado: h = 8 horas (para Qmd) Clculo do volume do filtro, de acordo com a equao 4.11 (V) V = (Q x h) = [(1.478 m3/d) / (24 h/d)] x 8 h = 492,7 m3 Adotar profundidade para o meio suporte e para o filtro: De acordo com a Tabela 4.17, os FA devem ser projetados com alturas de meio suporte entre 0,80 e 3,00 m. Valor adotado para o meio suporte: h1 = 1,30 m Deve-se definir, ainda, a altura do fundo falso (h2) e da lmina livre at a canaleta de coleta do efluente (h3). Valores adotados: h2 = 0,60 m e h3 = 0,30 m A profundidade total resultante para o filtro ser: H = h1 + h2 + h3 = 1,30 + 0,60 + 0,30 = 2,20 Clculo da rea do FA (A) A = V / H = (492,7 m3) / (2,20 m) = 224,0 m2 Clculo do volume da camada de meio suporte (Vsuporte) Vsuporte = A x h1 = 224,0 m2 x 1,30 m = 291,2 m3 Verificao da taxa de aplicao hidrulica superficial (qS), de acordo com a equao 4.10 Para Q mdia: qS1 = Qmd / A = (1.478 m3/d) / (224,0 m2) = 6,6 m3/m2.d Para Q mxima diria: qS2 = Qmx-d / A = (1.670 m3/d) / (224,0 m2) = 7,5 m3/m2.d Para Q mxima horria: qS3 = Qmx-h / A = (2.246 m3/d) / (224,0 m2) = 10,0 m3/m2.d Verifica-se, de acordo com a Tabela 4....., que os valores das taxas de aplicao hidrulica superficial ficaram compreendidos dentro das faixas recomendadas, para as trs condies de vazes aplicadas. Verificao da carga orgnica volumtrica mdia aplicada ao FA e camada de meio suporte (Cv), de acordo com a equao 4.11 Cv1 = (Q x Sa) / V = [(1.478 m3/d) x (0,102 kgDBO/m3)] / (492,7 m3) = 0,31 kgDBO/m3.d Cv2 = (Q x Sa) / Vsuporte = [(1.478 m3/d) x (0,102 kgDBO/m3)] / (291,2 m3) = 0,52* kgDBO/m3.d (*) Na prtica, observa-se que uma grande parte da carga orgnica afluente removida na parte inferior (fundo falso) do filtro anaerbio, fazendo com que a cargas orgnicas volumtricas aplicadas ao meio suporte sejam bem inferiores. Determinao das dimenses do filtro Adotar 2 filtros de seo Quadrada, cada um com rea de 112,0 m2 (10,60 m x 10,60 m)

76 4.9 BIBLIOGRAFIA

ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, NBR 7229 - Construo e Instalao de Fossas Spticas e Disposio dos Efluentes Finais. 37p., 1982. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, NBR 13969 - Tanques Spticos - Unidades de Tratamento Complementar e Disposio Final dos Efluentes Lquidos - Projeto, Construo e Operao. 60p., 1997 ADAMSKI, R., CARRIO, L. and ANDERSON, J. Comparative performance of suspended and attached growth nitrogen removal process on New York City wastewater. In: IAWQ/IWA Conference on Biofilm Systems, New York, 1999. AISSE M. M., NOLASCO M.A., ANDREOLI F.D.N., LOBATO M.B., SAVELLI C.S., JURGENSEN D. e ALEM SOBRINHO P. Ps-tratamento de efluentes provenientes de reatores anaerbios tipo UASB. In: Proc. VI Latin-American Workshop and Seminar on Anaerobic Digestion. pp 321-327, 2000. AISSE,M.M.; LOBATO,M.B.; BONA,A.; GARBOSA,L.P.; JRGENSEN,D.; ALM SOBRINHO, P. Avaliao do Sistema Reator UASB e Filtro Biolgico para o Tratamento de Esgoto Sanitrio.Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental,21,Joo Pessoa,2001. Anais. Rio de Janeiro,ABES, .8p.II051, 2001a. AISSE, M.M.; LOBATO,M.B.;BONA,A.;GARBOSA,L.P.;ALM SOBRINHO, P.A. Avaliao do sistema Reator UASB e Filtro Biolgico Aerado Submerso para o Tratamento de Esgoto Sanitrio. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 21, Joo Pessoa, 2001. Anais. Rio de Janeiro, ABES. 8p. II-052, 2001b. ANDRADE NETO, C. O. Sistemas Simples para Tratamento de Esgotos Sanitrios Experincia Brasileira. Rio de Janeiro, ABES, 301p. (ISBN 85-7022-123-1), 1997. ANDRADE NETO, C. O.; MELO, H. N. S.; PEREIRA, M. G.; LUCAS FILHO, M. Filtros Anaerbios com Enchimento de Diferentes Materiais. p.75-86. In: Ps-Tratamento de Efluentes de Reatores Anaerbios: coletnea de trabalhos tcnicos. CHERNICHARO, C. A. L. (Coordenador). Belo Horizonte, Projeto PROSAB. 220p. (ISBN 85-901640-1-2), 2000. ARVIN, E. E HARREMES, P. Concepts and models for biofilm reactor performance - Water Sci. & Technol., vol. 22, no 1/2, pp. 171 192, 1990. ATKINSON, B. Immobilised biomass - a basis for process development in wastewater treatment - In Biological fluidised bed treatment of water and wastewater, Eds. Cooper e Atkinson , Ellis Horwood Limited Pub., Gr-Bretanha - Captulo 1, pp. 22 34, 1981. BAILEY, J.E.; OLLIS, D.F. Biochemical Enginnering Fundamentals. 2nd edition. McGraw-Hill, New York, 1986. BOF, V.S., SANTANA, T.D., WANKE, R., SILVA, G.M., SALIM, F.P.C., NARDOTO, J.I.O., NETTO, E.S., PEGORETTI, J.M. ETEs compactas associando reatores anaerbios e aerbios ampliam a cobertura do saneamento no estado do Esprito Santo Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental ABES, Joo Pessoa (PB), 2001. BERGAMASCO, R. O uso de partculas polimricas para adeso microbiana em tratamento biolgico de resduos. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1996. 147p. BERGAMASCO, R., TAVARES, C.R. E COSSICH, E.S. Tratamento de efluentes txicos em reator de leito fluidizado trifsico. 19 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Foz do Iguau, PR. ABES, editorao eletrnica ,1997. BONHOMME, M., ROGALLA, F., BOISSEAU, G. E SIBONY, J. Enhancing nitrogen removal in activated sludge with fixed biomass - Water Sci. & Technol., vol. 22, no 1/2, pp. 127 135, 1990.

77
BOSANDER, J. and WESTLUND, A.D. Denitrification in a full-scale fluidized bed. In: IAWQ/IWA Conference on Biofilm Systems, New York, 1999. CAMPOS, J. R. (Coordenador) et al. Tratamento de Esgotos Sanitrios por Processo Anaerbio e Disposio Controlada no Solo. Rio de Janeiro: ABES - PROSAB. 464 p., 1999. CAMPOS, J. R. E DIAS, H. G. Potencialidade do Filtro Anaerbio. Revista DAE, Vol. 49, N 154, jan-mar. 1989. p. 29-33, 1989. CAMPOS, J.R. e AKUTSU, J. Emprego de reator biolgico de leito fluidificado no tratamento de despejos lquidos de indstrias de conservas. Revista DAE, 44 (139)329-334. CAMPOS, J.R. e PEREIRA, J.A.R. Reator anaerbio de leito expandido/fluidificado. In: Tratamento de esgotos sanirios por processo anaerbio e disposio controlada no solo. J.R. Campos (coord.). Projeto PROSAB. Rio de Janeiro, ABES, 1999. p.199-219, 1984. CANLER, J.P E PERRET, J.M. Biofiltres ars: valuation du procd sur 12 units industrielles - Anais 2nd International Conf. Specializae on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 27 37, 1993. CARRAND, G.; CAPON, B., RASCONI, A. E BRENNER, R. Elimination of carbonaceous and nitrogenous pollutants by a twin-stage fixed growth process - Water Sci. & Technol., vol. 22, no 1/2, pp. 261 272, 1989. CHERNICHARO C.A.L. and MACHADO R.M.G. Feasibility of the UASB/AF system for domestic sewage treatment in developing countries. Water Science and Technology, 38, 8 9, pp. 325 332, 1998. CHERNICHARO C.A.L. e NASCIMENTO M.C.P. A new configuration of trickling filter applied to the posttreatment of effluents from UASB reactors. In: Proc. VI Latin-American Workshop and Seminar on Anaerobic Digestion, pp. 328-335, 2000. CHERNICHARO, C.A. - Resultados preliminares obtidos na estao piloto para o tratamento dos efluentes lquidos de indstrias de curtimento de couros e peles no estado de Minas Gerais. (Comunicao pessoal), 1996. CHERNICHARO, C.A.L. Reatores anaerbios. Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental - UFMG . Belo Horizonte. 246p., 1997. CHISTI, M.Y.; FUJIMOTO, K. and MOO-YOUNG, M. Biotechnology Process-Scale up and Mixing, Editado por Ho, C.S. e Oldshue, J.Y.; AIChE, New York, 1987. CONDREN, A.J. Technology assesment of the biological aerated filter - Relatrio Tcnico no EPA/600/290/015 - U.S.EPA, 103 p., 1990. COOPER, P.F. e ATKINSON, B. (eds.). Biological fluidized bed treatment of water and wastewater. WRC.Chichester, Inglaterra, Ellis Horwood, 1981. 411 p. COSTA, R.H.R. Etude du Contrle du Biolfilm Developp Dans un Lit Fluidis Triphasique en Epuration Carbone Arobie. Thse de Doctorat, Institut National des Sciences Apliques (INSA). Toulouse, 1989. 256p. COSTA, R.H.R. Estudo do controle do biofilme desenvolvido em um leito fluidizado trifsico em fase carboncea aerbia - I. Anlise do efeito de parmetros operacionais sobre as caractersticas fsicas do biofilme. Anais do 16 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Goinia, Go., ABES, Tomo I, 2(1-4):51-69, 1991. COUTO, Luiz C. C. e FIGUEIREDO, Roberto F. Filtro Anaerbio com Bambu para Tratamento de Esgotos Domsticos. Revista Ingenieria Sanitaria, AIDIS. Vol. XLVII, N 1, jan-mar. 1993. p.77-81, 1993.

78
DISTLER, G. A., RUSSO, C. e SANTANNA Jr., G.L. Tratamento de esgoto em reator aerbio de leito fluidizado trifsico. Anais do 18 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, Salvador, Ba, ABES, editorao eletrnica, 1995. FAZOLO, A. Nitrificao e desnitrificao simultnea em um nico reator aerbio/anaerbio alimentado com efluente de reator anaerbio horizontal de leito fixo, Projeto de pesquisa de Doutorado (EESC/USP), 2000. GILLES, P. Industrial scale applications of fixed biomass on the mediterranean seaboard. Design, operating results - Water Sci. & Technol., vol. 22, no 1/2, pp. 281 292, 1990. GOMES, C.S.; AISSE,M.M. Research at SANEPAR and State of Paran, Brasil, with anaerobic treatment of domestic sewage in full scale and pilot plants. Trabalho apresentado no anaerobic Treatment of Sewage Seminar/Workshop. Amhherst - MA,EUA, 1985. GONALVES R.F. & ROGALLA, F. Biofiltros aerados para remoo de nitrognio de guas residurias sob diversas temperaturas - Anais eletrnicos do XXIV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitria e Ambiental - 30 de outubro a 4 de novembro de 1994, Buenos Aires, Argentina, 1994. GONALVES, R. F., F. SAMMUT, AND F. ROGALLA. High rate biofilters - simultaneous phosphorus precipitation and nitrogen removal - Chemical water and Wastewater Treatment II - Hahn, H.H. et Klute, R. (Eds) - Springer-Verlag Berlin Heildelberg, pp. 357 372, 1992. GONALVES, R.F. Elimination biologique du phosphore des eaux rsiduaires urbaines par des biofiltres immergs - Tese de Doutorado, INSA - Toulouse, Frana - 169 p., 1993. GONALVES, R.F., PASSAMANI, F.R.F., SALIM, F.P., SILVA, A.L.B., MARTINELI, G. E BAUER, D.G. Associao de um reator UASB e biofiltros aerados submersos para tratamento de esgoto sanitrio. In Ps-tratamento de efluentes de reatores anaerbios coletnea de trabalhos Vol. 1, Coord C.A.L. CHERNICHARO. Projeto PROSAB. Belo Horizonte (MG), 220 p., 2000. GONALVES, R.F; CHARLIER, A.C., SAMMUT, F. Primary fermentation of soluble and particulate organic matte for wastewater treatment - Wat. Sci. & Technology, vol. 30, no 6 , pp. 53 62, 1994. GONEN, I.E. E HARREMES, P. (1985) - Nitrification in rotating disc systems - I: Criteria for transition from oxygen to ammonia rate limitation, Water Research, no 19, pp. 1119 - 127 GONEN, I.E. E HARREMES, P. (1990) - Nitrification in rotating disc systems - II: Criteria for simultaneous mineralization and nitrification, Water Research, no 24, pp. 499 - 505 GROS, H. E KARL, V. (1993) - Multilayer filtration and fixed bed systems for advanced wastewater treatment - Anais do Congresso Europeu sobre Filtrao de gua, Fed. Europia de Enga. Qumica, 15 17 maro, Oostende - Blgica, pp. 3.51 - 3.55 HAIBO, Y., KIM, B.J. and RITTMANN, B.E. Gas-phase toluene removal by a three-phase, circulating-bed biofilm reactor. In: IAWQ/IWA Conference on Biofilm Systems, New York, 1999. HARREMES, P. (1982) - Criteria for nitrification in fixed film reactors - Water Sci. & Technol., vol. 14, pp. 167 187 HATZIFOTIADOU, O. Contribuition a l'etude de l'hydrodynamique et du transfert de matire gaz-liquide dans un racteur a lit fluidis thriphasique. Thse de Doctorat, L'Institut National des Sciences Apliques (INSA). Toulouse, 1989, 174p. HEATH, M.S., WIRTEL, S.A. and RITTMANN, B.E. Simplified design of biofilm processes using normalized loading curves. Research Journal Water Pollution Control Federation, 62 (2),185-192, 1990. HEIN DE CAMPOS, R. Utilizao de reator de leito fluidizado trifsico aerbio em sistema de tratamento combinado de guas residurias. Dissertao de Mestrado, UFSC, Florianpolis, SC, 2001. 113p.

79
HOLST, T.C., TRUC, A. and PUJOL, R. Anaerobic Fluidized Beds: Ten Years of Industrial Experience. Wat. Sci.Tech., 36(6-7):415-422, 1997. IZA, J. Fluidezed bed reactors for anaerobic wastewater treatment. Water Science and Technology 24 (8): 109-132, 1991. JEPSEN, S.E., LAURSEN, K., JANSEN, J.L.C. E HARREMES, P. (1992) - Denitrification in submerged filters of nitrified wastewater and chemical precipitated water - Chemical water and Wastewater Treatment II - Hahn, H.H. et Klute, R. (Eds) - Springer-Verlag Berlin Heildelberg, pp. 371 - 387 JERIS, J.S, OWENS, R.W. e FLOOD, F. Secondary treatment of municipal wastewater with fluidized-bed technology. In: Biological Fluidised Bed Treatment of Water and Wastewater. P.F. Cooper e B. Atkinson (eds.). WRC.Chichester, Inglaterra, Ellis Horwood,1981. p.112-120. KATO, M.T., ANDRADE NETO, C.O., CHERNICHARO, C.A.L., FORESTI, E. E CYBIS, LF. Configuraes de reatores anaerbios. In: Tratamento de esgotos sanirios por processo anaerbio e disposio controlada no solo. J.R. Campos (coord.). Projeto PROSAB. Rio de Janeiro, ABES, 1999. p.53-99. KATO, M.T. Anaerobic treatment of low strength soluble wastewaters. Tese de doutorado. Universidade Agrcola de Wageningen, Wageningen, Holanda. 1994. KLEIBER, B., ROUDON, G., BIGOT, B. AND SIBONY, J. (1993) - Assessment of biofiltration at industrial scale - Anais 2nd International Conf. Specializae on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 271 - 283 KUNII, D. e LEVENSPIEL, O. Fluidization engineering. Nova York, John Wiley, 1969. LACAMP, B.; HANSEN, F., PENILLARD, P. E ROGALLA, F. (1992) - Wastewater nutrient removal with advanced biofilm reactors - Water Sci. & Technol., vol. 27, no 5/6, pp. 263 - 276 LAZAROVA, V. E MANEM, J. (1993) - Advance in biofilm aerobic reactors ensuring effective biofilm activity control - Anais 2nd International Conf. Specialized on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 411 420 LAZAROVA, V. & MANEM, J. Biofilm characterization and activity analysis in water and wastewater treatment. Wat. Res., 29(10):2227-45, 1995. LERTPOCASOMBUT, K. , CAPDEVILLE, B. and ROQUES, H. Application of aerobic biofilm growth in a three-phase fluidized-bed reactor for biological wastewater treatment. IN: 2nd Asian Conference on Water Pollution Control in Asia, Bangkok, Thailand, 1988. LESSEL, T.H. (1993) - Upgrading and nitrification by submerged bio-film reactors - experiences from a large scale plant - Anais 2nd International Conf. Specializae on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 231 238 MARIET, C. Une station dpuration de nouvelle gnration. TSM, 4, 2-4, 1997. MATOS, T.A., SILVA, H.T.M., GONALVES, R.F. (2001) - Uso simultneo de um biofiltro aerado submerso para tratamento secundrio de esgoto sanitrio e para biodesodorizao de ar atmosfrico contendo gs sulfdrico (H2S) Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental ABES, Joo Pessoa (PB) METCALF & EDDY (1991). Wastewater engineering treatment, disposal and reuse. 3rd edition, McGrawHill, Inc. New York, 1334 p. MILLER, D.G. Fluidised beds in water treament a short historical introduction. In: In: Biological Fluidised Bed Treatment of Water and Wastewater. P.F. Cooper e B. Atkinson (eds.). WRC.Chichester, Inglaterra, Ellis Horwood,1981. p.35-47. MOTTA,S.L (1995). Tratamento de Esgoto Sanitrio em Bio-Reator Aerbio de Leito Fixo Submerso. Dissertao de mestrado apresentada COPPE/UFRJ.102p. Anexos.

80
NOUR, E. A. A.; CORAUCCI FILHO, B.; FIGUEIREDO,R. F. de; STEFANUTTI, R.; CAMARGO, S. A. R. de, (2000). Tratamento de Esgoto Sanitrio por Filtro Anaerbio Utilizando o Bambu como Meio Suporte. p.210-231. In: Tratamento de Esgotos Sanitrios por Processo Anaerbio e Disposio Controlada no Solo: coletnea de trabalhos tcnicos. CAMPOS, J. R. (Coordenador). So Carlos, Projeto PROSAB. 348p. (ISBN 85.86552-07-0). OGER, P. Un nouveau type de support pour la fixation de bactries. Rapport de la Socit ERPAC, Wasquehal. 1984. OKEY, W. E ALBERTSON, O.E. (1987) - The role of diffusion in regulating rate and masking temperature effects in fixed film rnitrification - Trabalho tcnico apresentado na 60a Conferncia Anual da Water Poll. Control Feder. (EUA) OODEGARD, H., RUSTEN, B. E WESTRUM, T. (1993) - A new moving bed biofilm reactor - applications and results - Anais 2nd International Conf. Specialized on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 221 - 229 PARKER, D.S., LUTZ, M.P. E PRATT, A.M. (1990) - New trickling filter applications in the U.S.A. - Water Sci. & Technol., vol. 22, no 1/2, pp. 215 - 226. PARTOS, J., RICHARD, Y. E AMAR, D. (1985) - Elimination de la pollution carbone sur cultures fixes arobies - Le procde Biofor - T.S.M. LEau, no 4, pp. 193 - 198 PC- Revista Prevncion de la Contamincion. Los lechos fluidos incrementan el re-uso de agua en la Fiasa de Brasil. Marzo, 1719, 1999. POLANCO, F.F. e DIEZ, V. Reactores anaerobios de lecho fluidizado. Diseo y operacin. In: Actas del IV Seminario sobre Depuracin Anaerobia de Aguas Residuales. Universidad de Valladolid, Valladolid, Espanha, 1988. p. 170-188. PONCELET, D. , BINOT, R., BOL, T., NAVEAU, H. and J-NYNS, E. Biotechnologie des lits fluidiss en racteur cylindrique et tronc-conique. Trib. Cebedeau, 494(38):3-12, 1985. PUJOL, R., CANLER, J.P. E IWEMA, A. (1992) - Biological aerated filters: an attractive and alternative biological process - Water Sci. & Technol., vol. 26, no 3/4, pp. 693 - 702. RAVARINI, P., COUTELLE, J. E DAMEZ, F. (1988) - Le traitement deau potable Dennemont Dnitrification et nitrification biologiques grande chelle - TSM LEau, vol. 83, pp. 235 - 239 RICHARD, Y E CYR, R. (1990) - Les possibilits de traitement par cultures fixes arobies - T.S.M. LEau, Vol. 85, no 7 - 8, pp. 389 -393 RIEDEL, Y.M.Z. Transferncia de oxignio e parmetros hidrodinmicos de um reator de leito fluidizado trifsico. Dissertao de Mestrado, UEM, Maring, Pr, 1995. 187p. RITTMANN, B.E. The effect of shear stress on biofilm loss rate. Biotechnology and Bioengineering, (24): 501-506. 1982. ROGALLA, F., ROUDON, G., SIBONY, J. E BLONDEAU, F. (1992) - Minimising nuisances by covering compact sewage plants - Water Sci. & Technol., vol. 25, no 4/5, pp. 363 - 374. ROVATTI, M. , NICOLELLA, C., CONVERTI, A., GHIGLIAZZA, R. and DIFELICE, R. Phosphorus removal in fluidized bed biological reactor (FBBR). Wat. Res., 29(12):2627-34, 1995. SAEZ, P.B.; CHANG, H.T. E RITTMANN, B.E. (1988) - Modeling steady-state substrate inhibited biofilms - Inte. Conference on Physicochemical and Biological Detoxification of Hazardous Wastes

SAGBERG, P., DAUTHUILLE, P. and HAMON, M. Biofilm reactors: a compact solution for the upgrading of waste water treatment plants. Wat. Sci. Tech., 26(3-4):733-42, 1992.

81
SANEVIX ENGA LTDA (1999) Manual de operao de ETEs do tipo UASB + BFs - Vitria (ES). 88 p. SANEVIX ENGENHARIA LTDA (1999) Manual de operao de ETEs do tipo UASB + BFs - Vitria (ES). 88 p. SEMON, J., SADICK, T., PALUMBO, D., SANTORO, M. and KEENAN, P. Biological upflow fluidized bed denitrification reactor demonstration project Stamford, CT, USA. Water Science & Technology, 36 (1):, 139-146, 1997. SHIEH, W. & KEENAN, J. Fluidized bed biofilm reactor for wastewater treatment. IN: Advances in Biochemical Engineering/ Biotechnology, 33:, 131-69, 1986. SIBONY, J. (1983) - Applications industrielles des cultures fixes en puration deaux rsiduaires - Anais da 5me Journe Scientifique: Lau, la recherche et lenvironnement, 25 - 27 outubro, Lille - Frana, pp. 387 - 397 SILVA, E.L, VARESCHE, M.B.A., VAZOLLER, R.F. and CAMPOS, J.R. Adhesion and biofilm formation by immobilized Pseudomonas putida in a three-phase fluidized bed reactor for phenol degradation. In: IAWQ/IWA Conference on Biofilm Systems, New York, 1999. SONG, Ki-Ho , YOUNG, J.C., (1986). Media designs for fixed bed filters. J. Water Pollution Control Federation, 58(2): 115-121 SOUZA (1982) apud Carvalho (1994) (Carlos ou Ccero ou Pedro)

SPEECE, R.E. Anaerobic biotechnology for industrial wastgewaters. Nashville, EUA, Archae Press,1996. 394 p. STENSEL, H.D., BRENNER, R.C., LEE, K.M., MELLER, H. e RAKNESS, K. (1988) - Biological aerated filter evaluation - Journal of Environm. Engineer., vol. 114, no 3, pp. 655 - 671 STROHMEIER, A. e SCHROETER, I. (1993) - Experiences with biological filtration in advanced waste water treatment - Anais do Congresso Europeu sobre Filtrao de gua, Fed. Europia de Enga. Qumica, 15 - 17 maro, Oostende - Blgica, pp. 3.39 - 3.50 SWITZENBAUM, M.S. A comparison of the anaerobic filter and the anaerobic expanded/fluidized bed processes. Water Science and Technology 15 (8/9): 345-358. 1983. TANAKA, T., TSUZUKI, K., NISHIJIMA, N. and TAKAGI, T. Algae-removal performance of a fluidizedbed biofilm reactor system for lake water treatment. Water Science and Technology 43 (1): 277-283. 2001. TSCHUI, M., BOLLER, M., GUJER, W., EUGSTER, J., MDER, C. e STENGEL, C. (1993) - Tertiary nitrification in aerated pilot biofilters - Anais 2nd International Conf. Specializae on Biofilm Reactors, Paris, France - pp. 109 - 116 TAVARES, C. R. G. Tratamento Aerbio de Efluentes em Bio-reatores de Leito Fluidizado Trifsico. Tese de Doutorado, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 1992. 203 p. TAVARES, C.R.G. , RUSSO, C. and SANTANNA Jr., G.L. Aerobic treatment of wastewaters in a threephase fluidized bed bioreactor: a comparison of two types of polymeric supports. Env. Tech., 15:687-93, 1994. TAVARES, C.R.G. , SANTANNA Jr., G.L. and CAPDEVILLE, B. The effect of air superficial velocity on biofilm accumulation in a three-phase fluidized-bed reactor. Wat. Res., 29(10):2293-8, 1995.

UPTON, J. e GREEN, B. (1995) - A successful strategy for small treatment plants - Water Quality. International, no 4, pp. 12 - 14

82
UPTON, J. e STEPHENSON, T. (1993) - BAF - Upflow or downflow - The choice exists - Symposium on Wastewater treatment by biological aerated filters - Latest developments - Crainfield Institut of Technology, Crainfield - G.B. VIEIRA E ALM SOBRINHO(1983) (Carlos ou Ccero ou Pedro) VON SPERLING (1995) Princpios do tratamento biolgico de guas residurias. Coleo Introduo qualidade das guas e ao tratamento de guas residurias. Ed. DESA UFMG, Belo Horizonte (MG), 243 p. WEF (1992) Design Manual of Wastewater Treatment Plants: Vol I, Cap. 12 - Manual of Practice no 8 829 p. WEF (1996) Operation of Municipal Wastewater Treatment Plants Manual of Practice MOP 10 vol. 2, 3rd ed, c WOLFF, D.B., COSTA, R.H.R. and BASSANI, L. Textile effluent treatability in an aerobic three phase fluidized bed reactor. In: IAWQ Specialty Conference on Microbial Ecology of Biofilms, Lake Bluff, USA, 1998. YOUNG, J.C. and McCARTY, P.L. (1969). The Anaerobic filter for waste treatment. J. Water Pollution Crontol Federation, 41, R160-R173. ZAIAT, M. (1996) Desenvolvimento de Reator Anaerbio Horizontal de Leito Fixo para tratamento de guas residurias. So Carlos. SP. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo.

You might also like