You are on page 1of 47

ESTATSTICA

Prof. Esp. Luiz Andr Bezerra da Silva

INTRODUO ESTATSTICA

Histria da Estatstica
Ao longo da histria, o desenvolvimento da Estatstica entendido a partir de dois fenmenos: 1Necessidade de Informaes censitrias para os Governantes: Desde a antiguidade os governos tem se interessado por informaes sobre suas populaes e riquezas.

Histria da Estatstica
Na antiguidade, vrios povos j registravam o nmero de habitantes, de nascimentos, de bitos, faziam estimativas das riquezas sociais. A exemplo, no ano 2.238 a.C. o imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrcolas e comerciais.

Histria da Estatstica
Em 600 a. C. no Egito, todos os indivduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua provncia, sua profisso e seus rendimentos se no o fizessem, seria declarada pena de morte.

Histria da Estatstica
2Desenvolvimento da Teoria das Probabilidades: A probabilidade estuda os eventos ou acontecimentos imprevisveis. Exemplo: deseja-se determinar qual a precipitao de chuva que cair em uma determinada localidade. Este evento probabilstico ou aleatrio.

Antiguidade registro do nmero de habitantes; nascimentos; bitos; estimativa das riquezas individuais; cobrana de impostos... Idade mdia informaes com finalidades tributrias.
Sc. XVI anlise matemtica de fatos sociais: casamentos, batizados, bitos, origem das primeiras tabelas e os primeiros nmeros relativos.
7

Histrico

Histrico
Sc. XVIII Achenwall batizou a nova cincia (ou mtodo) com o nome de Estatstica, determinando seu objetivo e suas relaes com as cincias. As tabelas tornaram-se mais completas, surgem as representaes grficas e a Estatstica se torna o estudo de como chegar a concluses sobre o todo (populao), partindo da observao de partes desse todo (amostras).

Mas o que a Estatstica?


uma cincia que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de mtodos para coleta, resumo, organizao, apresentao e anlise de Dados. (Farias, Soares & Csar, 2003)
Estatstica um conjunto de mtodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenmenos coletivos. (Dug de Bernonville)
9

Mas o que a Estatstica? A palavra Estatstica tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado, que significa originalmente uma coleo de informao de interesse para o Estado sobre a sua populao e sua economia.

10

10

O Estatstico:
H diferentes concepes para a palavra estatstico. O estatstico pode ser alguma pessoa que desenvolva funes oficiais utilizando-se de dados oficiais. Por outro lado o estatstico pode ser um analista especializado em metodologia estatstica, utilizando-se dela para desenvolver o trabalho de coleta, anlise e tabulao de dados numricos. Finalmente, o termo pode referir-se a um especialista que utiliza a matemtica superior para desenvolver novos e poderosos mtodos de anlise de dados quantitativos, como base para tomar decises. Os estatsticos so sempre necessrios, qualquer que seja o nvel em que desempenham suas atividades. 11
11

Conceitos Estatsticos
ESTATSTICA DESCRITIVA: Preocupa-se com a coleta, organizao, classificao, apresentao, interpretao e anlise de dados experimentais. ESTATSTICA INDUTIVA: Preocupa-se com as hipteses e concluses sobre a populao. Na estatstica indutiva a interpretao dos dados se fundamenta na Teoria da Probabilidade.

12

Conceitos Estatsticos
POPULAO: Conjunto de todos os elementos relativos a um determinado fenmeno que possuem pelo menos uma caracterstica em comum, a populao o conjunto Universo, podendo ser finita ou infinita. Finita - apresenta um nmero limitado de observaes, que passvel de contagem. Infinita - apresenta um nmero ilimitado de observaes que impossvel de contar.
13

13

Conceitos Estatsticos
POPULAO:
Exemplo1: Queremos obter informaes sobre a audincia de certo programa de TV, na grande So Paulo. Populao: Conjunto de todos os domiclios da regio da grande So Paulo que possuem TV. Exemplo2: Estudar a procedncia dos candidatos reitor da UEMA. Populao: Conjunto de todos os candidatos da UEMA.
14

14

Conceitos Estatsticos
POPULAO: Exemplo3: Deseja-se saber das indstrias instaladas no Estado do Maranho, quais adotam algum tipo de controle ambiental. Populao: Conjunto de todas indstrias instaladas no Estado do Maranho.

15

15

Conceitos Estatsticos
DADOS BRUTOS: So dados no organizados numericamente, ou seja, aqueles que no se encontram preparados para anlise. Ex: Idades dos Alunos={21,18,30,25,40,17} ROL: o arranjo dos dados brutos em ordem crescente ou decrescente. Ex: rol={10, 30, 45, 100, 234, 340}

16

PESQUISA ESTATSTICA: qualquer informao retirada de uma populao ou amostra, podendo ser atravs de Censo ou Amostragem. CENSO: Um levantamento efetuado sobre toda uma populao. Fazer levantamentos, estudos, pesquisas, sobre toda uma populao (censo) , em geral, muito difcil. Isto se deve vrios fatores. O principal o custo. Um censo custa muito caro e demanda um tempo considervel para ser realizado. Assim, normalmente, se trabalha com partes da populao denominadas de amostras.
17

Conceitos Estatsticos

Conceitos Estatsticos
AMOSTRA: um subconjunto da populao e dever ser considerada finita, a amostra deve ser selecionada seguindo certas regras e deve ser representativa, de modo que ela represente todas as caractersticas da populao como se fosse uma fotografia desta. Uma amostra pode ser caracterizada como: Uma poro ou parte de uma populao de interesse. Utilizar amostras para se ter conhecimento sobre populaes realizado intensamente na Agricultura, Poltica, Negcios, Marketing, Governo, etc.
18

Conceitos Estatsticos
AMOSTRA: Exemplo1: Queremos obter informaes sobre a audincia de certo programa de TV, na grande So Paulo. Amostra: Conjunto dos domiclios que sero visitados. Exemplo2: Estudar a procedncia dos candidatos referida universidade. Amostra: Conjunto dos candidatos que sero entrevistados Exemplo 3: Deseja-se saber das indstrias instaladas no Estado do Maranho, quais adotam algum tipo de controle ambiental. Amostra: Conjunto das indstrias que foram visitadas que adotam algum tipo de controle ambiental. 19

O processo de escolha de uma amostra da populao denominado de amostragem. AMOSTRAGEM: o processo de retirada de informaes dos "n" elementos amostrais, no qual deve seguir um mtodo criterioso e adequado. RISCOS DE AMOSTRAGEM: O processo de amostragem
envolve riscos, pois toma-se decises sobre toda a populao com base em apenas uma parte dela. TEORIA DA PROBABILIDADE: Utilizada para fornecer uma idia do risco envolvido, ou seja, do erro que se comete ao utilizar uma amostra ao invs de toda a populao.
20

Conceitos Estatsticos

FONTE DE DADOS: Aps planejar quais os dados e a coletar e que amostra utilizar, o pesquisador (estatstico) deve decidir como e onde far a coleta. Se o prprio pesquisador (ou seus auxiliares) recolhe e apura os dados, dizemos que eles foram colhidos de fontes primrias, as informaes so obtidas diretamente pelo pesquisador. Exemplo: Um jornalista entrevista quarenta estudantes de uma escola perguntando sua preferncia por candidato prxima eleio.
21

Conceitos Estatsticos

Quando o pesquisador se utiliza de relatrios, revistas, arquivos, livros ou coleta de dados utilizadas por instituies especializadas, dizemos que se trata de fonte secundria. A fonte de dados de grande importncia para uma pesquisa. Exemplo: Um administrador pretende descrever o aumento da populao de uma cidade M, no perodo de 1900 a 1920 Sabendo que sua populao o conjunto de todos os habitantes da cidade M, no referido perodo, recorre a arquivos competentes, nos quais pesquisa resultado de censo demogrfico.
22

Conceitos Estatsticos

Fenmenos Estatsticos
O fenmeno em estatstica relaciona-se com qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja passvel da aplicao da tcnica estatstica. A estatstica dedica-se ao estudo dos fenmenos de massa, que so resultantes de um grande nmero de causas, total ou parcialmente desconhecidas, que sero chamadas de fenmenos estatsticos. Classificao: 1) Fenmenos Coletivos ou de Massa: So aqueles que no podem ser definidos por uma simples observao. Exemplos: A natalidade, a mortalidade, a nupcialidade, o preo mdio dos veculos usados, vendidos diariamente em uma grande cidade. 23

Fenmenos Estatsticos
Classificao: 2) Fenmenos Individuais ou Particulares: So aqueles que iro compor os fenmenos coletivos. Cada nascimento, cada indivduo que morre, cada casamento que ocorre, cada veculo usado que se vende diariamente em uma grande cidade.

24

O que Varivel e o que Dado


Varivel uma condio ou caracterstica dos elementos da populao. Ex.: So exemplos de variveis: nome, sexo, idade, escolaridade das pessoas. Dados so os valores coletados da varivel em estudo. Ex.: So exemplos de dados: Joo Antnio da Silva, sexo masculino, 19 anos, faz o curso de matemtica da UEMA.
25

25

Tipos de Variveis
Variveis

Categorizadas (QUALITATIVOS)

Numricas (QUANTITATIVOS)

Discretos

Contnuos

26

26

Tipos de Variveis

Variveis Qualitativas: ocorrer quando o resultado da observao apresentado na forma de qualidade ou atributo. Exemplos: Sexo, idade, cor, raa, estado civil.

27

27

Tipos de Variveis

Variveis Quantitativas: ocorrer quando os possveis resultados de uma varivel so nmeros de uma escala. Subdividem-se em: Variveis Contnuas: Diz-se da varivel que pode assumir, teoricamente, qualquer valor em certo intervalo da reta real. Ex.: A altura dos alunos, pois um aluno poder possuir altura igual a 1,80m, 1,81m, 1,811m, 1,812, O peso dos alunos.

28

28

Tipos de Variveis Variveis Discretas: aquela que assume valores em pontos inteiros da reta real (no decimais). Ex.: n de computadores no laboratrio, o n de alunos inscritos na disciplina.

29

29

O Planejamento de uma pesquisa


a) Formulao dos objetivos: O primeiro passo de uma pesquisa a elaborao de forma bastante clara, dos seus objetivos, j que as demais etapas da pesquisa tomam-os como base. Objetivo Geral: Conhecer o perfil socioeconmico e cultural dos alunos de graduao da UEMA. Para podermos dar seqncia a esta pesquisa, precisamos especificar melhor o que queremos conhecer da populao dos alunos de graduao da UEMA, ou seja, os objetivos especficos. Alguns desses objetivos especficos poderiam ser: 1. Identificar a faixa de idade dos alunos de graduao da UEMA. 30 30

O Planejamento de uma pesquisa


2. Verificar a renda da famlia do aluno da UEMA.
3. Analisar o motivo que levou-o a escolher esta universidade. 4. Identificar a classe social a que este aluno pertence. 5. Quantificar o nmero de livros que o aluno l anualmente. b) Tipos de pesquisa: depois dos objetivos estarem explicitamente traados, devemos decidir sobre as linhas bsicas da conduo da pesquisa.

31

31

O Planejamento de uma pesquisa


Exemplos: Objetivo Geral: Conhecer o perfil socioeconmico e cultural dos alunos de graduao da UEMA. Tipo de pesquisa: Um levantamento de dados a partir da aplicao de um questionrio em uma amostra de alunos. Dados observados: resultados de diversos atributos (carter qualitativo) e medidas relativas ao perfil dos alunos respondentes, conforme o contedo do questionrio.

32

32

O Planejamento de uma pesquisa

Esquematicamente:
Populao: Todos os alunos

Plano de amostragem

Amostra: Parte dos alunos da UEMA

Aplicao de um questionrio

Dados observados
33

33

O Planejamento de uma pesquisa

O exemplo do esquema ilustra uma pesquisa de levantamento. Neste tipo de pesquisa observa-se diversas caractersticas dos elementos de uma certa populao, utilizando-se questionrios ou entrevistas. A pesquisa tipo levantamento bastante comum nas Cincias da Educao e costuma gerar grandes conjunto de dados.

34

34

Fases do Mtodo Estatstico (Estatstica Descritiva)

Quando se pretende empreender um estudo estatstico completo, existem diversas fases do trabalho que devem ser desenvolvidas para se chegar aos resultados finais do estudo. Essas etapas so chamadas fases do trabalho estatstico. As fases principais so: Definio do problema Planejamento Coleta ou levantamento de dados Apurao de dados Apresentao de dados Anlise e interpretao de dados
35

35

Fases do Mtodo Estatstico

1 Fase: Definio do Problema: Formulao correta do problema; Examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo (reviso da literatura); Saber exatamente o que se pretende pesquisar definindo o problema corretamente (variveis, populao, hipteses, etc.).

36

36

Fases do Mtodo Estatstico 1 Fase: Exemplo: Um fabricante de sabonete, que deseja lanar um produto novo no mercado, poderia estar interessado em um estudo sobre as caractersticas dos consumidores atuais. No havendo estudos semelhantes, ele dever formular o problema com base em sua prpria experincia. Uma lista de fatores relevantes dever resultar dessa investigao preliminar: Nmero de unidades consumidoras por famlias em cada ano. Nmero mdio de pessoas que compe cada famlia, nmero de membros adultos da famlia, as marcas preferidas e assim por diante. Saber aquilo que se pretende pesquisar o mesmo que definir 37 37 corretamente o problema.

Fases do Mtodo Estatstico


2 Fase: Planejamento: Como levantar informaes? Que dados devero ser obtidos? Qual o levantamento a ser utilizado? Por Censo (completo)? Por amostragem (parcial)? E o cronograma de atividades? Os custos envolvidos? Mais especificamente, na fase do planejamento, a preocupao maior reside na escolha das perguntas, bem como sua correta formulao, qualquer que seja a modalidade de coleta de dados.
38

38

Fases do Mtodo Estatstico


3 Fase: Coleta ou levantamento de dados: Consiste na obteno dos dados referentes ao trabalho que desejamos fazer.

39

39

Coleta de Dados Pode ser de dois Tipos: Dados Primrios: Os dados so obtidos diretamente na fonte originria (coleta direta). Dados Secundrios: Os dados so publicados ou comunicados por outra organizao. (Coleta indireta)

40

40

Coleta de Dados
Ex: As tabelas do Censo Demogrfico so fontes primrias. Quando determinado jornal publica estatstica extradas de vrias fontes, os dados so secundrios para quem quiser utilizar-se deles em alguma pesquisa que esteja desenvolvendo. Embora muitas vezes possa ser conveniente recorrer a fontes secundria, mais seguro trabalhar com fontes primrias, e a principal razo que uma fonte primria oferece em geral, informao mais detalhada do que uma fonte secundria.
41

41

Coleta de Dados Levantamento: o mtodo mais comum de se coletar dados. O instrumento pode ser questionrio estruturado ou um roteiro de itens em que o entrevistado disserta vontade sobre cada item da pesquisa.

Unidade 01 Introduo Estatstica

42

42

Formas de Levantamentos
As trs principais formas de Levantamento so: Entrevista Pessoal: mais flexvel e muito caro. Telefone: mais barato, penetra em segmentos difceis, mas de fcil recusa. Questionrios: mais lento , mdia de retorno das respostas muito baixas, mas sem a interferncia do pesquisador.

43

43

Fases do Mtodo Estatstico

4 Fase: Apurao dos dados: Consiste em resumir os dados, atravs de uma contagem e agrupamento. um trabalho de coordenao que chegam ao analista de forma desorganizada, tornando impossvel a tarefa de aprender todo seu significado pela simples leitura.
H vrias formas de se fazer apurao, dependendo das necessidades e dos recursos disponveis do interessado: manual, mecnico, eletromecnico e eletrnico. 44
44

Fases do Mtodo Estatstico


Apurao manual: Quando no se recorre a qualquer mquina para ser realizada. Apurao mecnica: Quando a apurao for feita com o auxlio de mquinas mecnicas, como as de somar e de calcular, comuns em qualquer escritrio. Apurao eletromecnica: Realizada com mquinas com engrenagens internas movidas a energia eltrica.

Apurao eletrnica: Realizada por mquinas que efetuam as operaes atravs de impulsos eltricos, dispensando qualquer tipo de engrenagem, o que lhes confere uma velocidade infinitamente maior que a das anteriores. 45 45

Fases do Mtodo Estatstico

5 Fase: Apresentao dos Dados: H duas formas de apresentao. A apresentao tabular dos dados em linhas e Colunas. E a apresentao grfica dos dados numricos, ou apresentao geomtrica.

46

46

Fases do Mtodo Estatstico 6 Fase: Anlise e Interpretao dos Dados: a fase mais importante e tambm a mais delicada. Tira concluses que auxiliam o pesquisador a resolver seu problema.

47

47

You might also like