You are on page 1of 14

Bom Humor Sorrir o melhor remdio.

Benefcios do Humor O humor resolve conflitos, alivia a raiva, previne aes inconseqentes e acalma a ansiedade, de modo que voc pode pensar construtivamente em situaes de grande presso. Humor uma atitude positiva. Ele faz com que voc queria prestar bons servios. Alguns dizem que uma relao bem humorada a um evento reverte a realidade. Ela aparenta eliminar problemas embora eles continue existindo. Alm disso, estresse no um acontecimento em si, mas a percepo de um acontecimento, diz o Dr. Goodman. Pessoas que usam o humor para enfrentar os problemas do dia- a dia no demonstram o tipo de sensibilidade psicolgica ao estresse dos que no tm humor, ele diz So os tipos muito srios que acabam caindo mortos. Aprenda a pensar engraado quando necessrio pensar com lgica. C.W.Metcalf C. W. Metcalf, presidente de uma companhia do Ft. Collins, Colorado, que treina as pessoas no uso do humor, diz que o princpio do humor, como ele chama, um conjunto de habilidades que qualquer um pode aprender a desenvolver. O princpio do humor: Gera entusiasmo que impulsiona o nvel de energia psicolgica. Acentua a vivacidade e a eficincia mental. Melhora os relacionamentos interpessoais. Esclarece significados e promove entendimentos. Quebra o gelo desenvolve a cooperao e o sentimento de camaradagem e trabalho de equipe, enquanto desfaz conflitos. Melhora a concentrao. Mentes sob estresse trabalham lentamente e concentram-se com dificuldade.

Mulheres empregadas em uma companhia da Geografia, EUA, usaram um humor criativo para desfazer conflitos e aliviar as tenses. Durante as reunies, um colega invariavelmente dava uma olhada sorrateira por debaixo da mesa para as pernas das senhoras. Ele podia derrubar o lpis ou um pedao de papel ou refazer o lao do sapato para dar a si mesmo uma oportunidade de lanar um olhar desejoso. Um dia, quando ele usava os mesmo truques novamente, ficou pasmo e embaraado ao ler as letras OI, RALPH, em sete rtulas consecutivas. A alternativas para o OI, RALPH, que poderia ser escolhida algumas pessoas, a confrontao e a raiva. O dono de um restaurante evitou uma controvrsia potencial com humor. Parece que ele no conseguia acabar com os roubos de

seus talheres de prata. Finalmente, ele escreveu a seguinte mensagem no cardpio: Se voc levar um de nossos cardpios acessrios automaticamente destrancar nosso gorila enjaulado de 1.788 kg, que ir atac-lo quando voc sair. Os clientes sorriram e abandonaram qualquer idia de deixar cair os talheres em seus bolsos ou bolsas. Um optometrista melhorou o relacionamento como os clientes e os deixou com um esprito cooperativo com um pster no qual se lia : Se voc no v o que est procurando ... voc no lugar certo. Como aprender a Ter Senso de Humor A estratgia do humor pode ser aprendida mesmo por aqueles que esto certos de serem naturalmente melanclicos e que no acreditam poderem aprender usar o bom humor no trabalho. Goodman nos assegura que o bom humor uma reao que se aprende. Suas cinco tcnicas para aprender a usar o bom humor no trabalho so: praticar, praticar, praticar e ... praticar. Ns somos felizes porque rimos,, no rimos porque somos felizes, diz Annette Goodheart, PhD, psicoterapeuta em Santa Brbara, Califrnia. Ela diz. Eu comeo a dar risada, o que muda minha atitude imediatamente. fcil simular risadas. Willian Fry, professor associado de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, diz: Todos ns nascemos com potencial para desenvolver o senso de humor. parte da nossa constituio gentica. Se a maior parte de seu esprito brincalho foi esmagado enquanto voc atingia a idade adulta, ele pode ser revivido. Voc pode manter- se de bom humor e torna-se preparado para o bom humor da vida ou para a depresso anotando brincadeira, anedotas, citaes e at adesivos espirituosos em um caderno que voc carregar sempre para o trabalho. Consulte o caderno quando precisar achar algo para suavizar situaes de irritao ou frustrao. Um homem de Minneapolis escolheu reagir com humor, em vez de raiva depois que um tornado derrubou uma rvore que deixou seu ex Chevrolet achatado como uma panqueca. Ele ficou em p ao lado a panqueca, acenando para os transeuntes segurando um cartaz em que se lia: CARRO COMPACTO. Quando o destino o presenteia com uma inevitvel calamidade, o bom humor pode ajudar voc a enfrentala. Algumas vezes, o humor, que reverte a realidade, como diz o Dr. Goodman, nosso nico recurso construtivo. Todo mundo tem senso de humor: Simplesmente, pergunte s pessoas. Stephen Leacock, o famoso humorista canadense, escreveu: Um homem pode confessar abertamente que no ouvido para msica o que no gosta de fico ou at que

no tem interesse por religio. Mais ainda estou por ouvir um homem anunciar que no tem senso de humor. Lembre-se do que o presidente John F. Kennedy disse: Trs coisas so reais: Deus, a insensatez humana e o riso. As duas primeiras esto alm de nosso compreenso. Ento devemos fazer o que pudermos com a terceira. Por que usar o humor? O senso de humor uma das qualidades dos ganhadores, afirma Charles Grafield, PhD, psiclogo e auto do livro Peak performers: The New Heroes of American Business. O Humor resolve conflito, alivia a raiva, previne aes inconseqente e acalma a ansiedade Aprenda a pensar engraado quando e necessrio pensar com lgica. C.W.Metcalf O riso a menor distncia entre duas pessoas . Victor Borge, pianista cmico dinamarqus Ento, se voc quer aprender a rir... ria. Humor uma reao que se aprende. Treine, treine, treine. Dr. Joel Goodman

O princpio do humor um conjunto de habilidades que qualquer um pode aprender a desenvolver. As cinco tcnicas para aprender a usar o bom humor so: Praticar, praticar, praticar, praticar e praticar. Ns somos felizes porque rimos, no rimos porque somos felizes. Todos ns nascemos com potencial para desenvolver o senso de humor. parte de nossa gentica. Se a maior parte de seu esprito brincalho foi esmagado enquanto voc atingia a idade adulta, ele pode ser revivido. Lembre-se o que disse o presidente John F. Kennedy: Trs coisas so reais: Deus, a insensatez humana e o riso. As duas primeiras esto alm de nossa compreenso. Ento devemos fazer o que pudermos com a terceira. O divertimento reanima da sobre carga de trabalho e de estresse. O divertimento estimula o esprito, restaura o entusiasmo e relaxa as tenses. O entusiasmo importante porque o trabalho feito com entusiasmo um trabalho bem feito.

Comumente, se acredita que a felicidade depende do lazer. Aristteles escreveu: porque ns nos ocupamos a fim de que possamos ter prazer, assim como fazemos a guerra com o objetivo de que possamos viver em paz. Leis para ser Feliz: - Contemplar o belo - Contemplar o belo alimenta a alma. Ser negativo envelhece as emoes - Dormir bem. O sono repara o corpo e as emoes. - Gerenciar as emoes e os pensamentos - Trabalhar perdas e frustraes - Ser empreendedor - Praticar inteligncia espiritual Rindo toa Alm de levantar o astral de qualquer um, uma gostosa gargalhada traz muitos benefcios sade. Veja alguns deles: Produz hormnios endorfina e serotonina, que tm efeito calmante e so responsveis pelo bom humor. Relaxa e elimina a ansiedade. Diminui os nveis de adrenalina e cortisol responsveis pelo estado de tenso. Aumenta a irrigao sangnea e relaxa os msculos lisos das artrias, reduzindo a presso. Movimenta msculos abdominais facilitando a digesto. Estimula o trabalho do fgado e do bao melhorando a eliminao da blis. Aumenta a capacidade do sistema imunolgico e melhora o funcionamento dos rgos.

Bebeu gua? Pesquisas recentes afirmam que o mau humor, a irritabilidade e a fadiga podem ser provocados por desidratao, mesmo se voc no sentir sede. que, para desempenhar bem suas funes, o crebro precisa de gua, j que todas as reaes qumicas do organismo acontecem em meio aquoso. A falta de lquidos dificulta a circulao sangnea, provocando desnimo e cansao. Para tanto a pessoa deve beber dois litros de gua por dia e nunca esperar a garganta ficar seca para beber gua, o que afirma Helosa Friguglieti, nutricionista da USP.

Dieta do Bom Humor

Alface: Ameniza a irritao. A lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante. Banana: Diminui a ansiedade. Age como calmante garantindo um sono tranqilo. rica em carboidratos, potssio e magnsio e possui vitamina B6, que ajuda a dar pique no organismo. Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensao de prazer e bem-estar. Estimulam a produo de serotonina, responsvel pela sensao de bem-estar. Espinafre e Brcolis: Previne a depresso. Contm potssio e cido flico, importantes para o bom funcionamento das clulas e principalmente para o desenvolvimento fetal. Estabilizam a presso e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnsio, ao fosfato e s vitaminas A e C e ao Complexo B. Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansao e a ansiedade. Contm zinco e selncio que agem no crebro. Jabuticaba: Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia. Rica em ferro, vitamina C, vitamina do complexo B e carboidratos. Ajuda a combater a anemia e aumenta as defesas do organismo. Laranja: Promove melhor funcionamento do sistema nervoso. um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substncias hidratantes e rica em vitamina C, clcio e vitaminas do Complexo B. Ovos: Garantem o bom humor. So ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), cido flico e acetilcolina. Sua falta leva apatia, ansiedade e perda de memria. Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonides e carboidratos. Castanha-do-par: Auxilia na diminuio do estresse melhorando a depresso. Rica em selnio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia j fornece a quantidade diria de selnio (350mg) recomendada. Pimenta: Leva sensao de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depresso.

Contm capsaicina (responsvel pelo sabor ardido) que estimula as terminaes nervosas da lngua, aumentando a produo de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas so a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari. Chocolate: Este o que tem maior impacto sobre o humor. Possui acar, agindo como calmante no crebro agitado. Contm tirosina, substncia que estimula a produo de serotonina. Uma unidade de bombom suficiente.
Fonte: Jornal da Orla Em dia com a sade; Miriam Ribeiro

Terapia do riso
- Soltar as amarras, rir, sorrir e fortalecer-se, anulando os hormnios da doena colocando em alta os hormnios da sade e do bem estar. - Estabelecer fluxo livre para o desenvolvimento dos linfcitos-T, as clulas de qualidade imunolgica. - Entender a vida como um excelente programa de aprimoramento. - Encarar as circunstncias como fatores de auxlio e no de risco. - Dar a si mesmo o direito de ser feliz de ser saudvel, empreendedor, realizador, grande, em sintonia com a harmonia. - Em qualquer circunstncia, sorri. Sorrir, mesmo que a vida diga no. - Entender que o homem no faz parte dos problemas: ele a soluo.

Chorar pra qu ?
No h notcias, em nenhum crculo empresarial, em nenhum lugar do mundo, nem mesmo nas sociedades mais primitivas, de que a fisionomia lacrimosa tenha conseguido, por eficincia de seus canais lacrimais, o aumento de salrio, a elevao de cargo, a ascenso de carreira pelo bu-bu de suas queixas e reclamaes. O choro, na melhor das hipteses, pode apenas despertar o sentimento de d ao seu favor. Analise, sociologicamente, a histria das civilizaes. Os povos primitivos quando pleiteavam junto aos seus deuses mais chuva, melhores colheitas, vitria nas guerras e outras conquistas, cantavam e danavam invocando foras positivas da natureza ao seu favor. Nem na pr-histria o choro, que tambm uma caracterstica da linguagem universal entre os povos, significou sucesso, ou a possibilidade dele. O riso convite aberto, em qualquer cultura ou civilizao, sade, vitria, ao sucesso, realizao. Vena o mundo, vencendo primeiro a voc mesmo.

Vena suas limitaes. Deixe fluir o seu potencial criador. D condies de aflorarem suas melhores idias. Buscando qualidade, no dia-a-dia de sua vida, prevenindo-se contra os sinais de alerta, estabelea prioridades para manter o nvel de equilbrio. Com um pouco de esforo e disciplina, siga as sugestes abaixo: Estabelea prioridades, delegando funes e programando melhor seu tempo. Dedique-se pelo menos alguns minutos de seu dia a alguma atividade de lazer. Cuide-se antes que algum tenha que cuidar de voc. Pratique exerccios fsicos, trs vezes por semana, por pelo menos meia hora. Coma verduras, frutas e legumes. O excesso de enlatados pode lev-lo a ser enlatado a sete palmos abaixo da terra, antes da hora. No leve trabalho para casa. Reconhea seus limites. Tenha sempre projetos. Mantenha uma atitude positiva diante de tudo. Esteja motivado para a vida. Motivao igual a motivo + ao, o tnico revigorante para qualquer escalada, rumo ao sucesso. Seja na sua vida pessoal ou profissional. Agilize sua cota de determinao e siga em frete com firmeza na conquista de suas metas. Marque hora, marque prazo, agende-se e esteja disposto a superar os impedimentos.

O mau humor faz mal.


Imagine o poder do sorriso: abre portas, fecha negcios, livra o sufoco, faz bem a sade e anticorrosivo. Imagine-se carrancudo, triste, preocupado, aborrecido e azedo. Agora questione: Que valores esta foto mental d a voc ?

Tristeza ferrugem nas engrenagens da alma. Corri toda perspectiva de sucesso e realizao criativa. assim como um cncer silencioso, a minar toda a resistncia, toda a possibilidade de ser feliz. Preocupao ocupao intil. Acontece antes da ocorrncia real e s desgasta, cansando, desnecessariamente. Desvia seu potencial de fora e persistncia. Aborrecimento no paga contas, no resolve pendncia algum. S complica o que est difcil. Mau humor, alm de fazer um mal danado, fecha todas as portas para a ajuda que possa vir e espanta qualquer esforo alheio a seu favor. O sorriso melhora o seu marketing pessoal, demonstra que voc agradvel, interessante e que est aberto. Lembre-se que a mente humana como um para quedas, s funciona quando est aberta.

Se estiver deprimido:
Erga os braos. Abra o esterno. Abaixe os ombros. Sorria com a clavcula. Respire fundo. Suspire, solte o ar. Descontraia os glteos. Alivie os quadris. Solte a rea gensica. Desamarre as articulaes dos braos e das pernas. Solte o corpo de forma igual sobre os dois ps. Despressione as plpebras. Solte a mandbula. Relaxe a lngua. Deixe os lbios entreabertos. Abra sua fisionomia. Sorria. Perceba o livre fluxo da corrente sangunea atravs de suas veias, vasos e artrias. Sinta a delcia da vida.

Algumas dicas:
Siga com segurana e leveza. D a voc a sua real importncia. Saia do sufoco.

Encare os projetos pela tica da viabilidade. Analise os prs e os contras e confie. Confie em si mesmo e no amparo do Infinito. Quando voc faz o possvel. O impossvel perde campo e a realizao acontece.

Efeitos do riso no corpo fsico


Uma boa gargalhada permitir que sejam dinamizados: Msculos da face. Cordas vocais. Nervos, msculos e glndulas da cabea e do rosto. Trax. Timo. Pulmes. Corao. Diafragma. Abdmen. Fgado. Vescula. Bao. Pncreas. Rins. Uma boa gargalhada ativa todos os sistemas e aparelhos do corpo fsico. Pense nisso e permita-se uma boa sacudida sonora. Gargalhar para, aliviar, relaxar e se beneficiar. Uma simples gargalhada interfere, de forma direta, na vaso dilatao, na eliminao das couraas que provocam verdadeiras blindagens do carter. Apenas uma gargalhada elimina a tenso que debilita o sistema imunolgico. Uma s gargalhada ativa o hipotlamo que governa a reao do corpo ao estresse.

Os hormnios da doena
O estado emocional do indivduo interfere na sua vulnerabilidade s doenas, como tambm dificulta sua recuperao, devido mtua interao que existe entre o sistema nervoso central e o sistema imunolgico. Pesquisas afirmam que o assim como o crebro o sistema imunolgico capaz de aprender. O sistema imunolgico pode ser considerado o crebro do corpo. Circulando na rede sangnea, as clulas imunolgicas deixam em paz as clulas que reconhecem e atacam as que no reconhecem. Este ataque nos defende de vrus,

bactrias e at mesmo do cncer, ou cria doenas auto-imunolgicas, como a alergia ou o lupus. Um exemplo disso a cura quntica. Est nas mos do ser humano viver de forma mais saudvel e feliz, buscando a reeducao de seus sentimentos, de suas emoes, de se modo de ser. At bem pouco tempo atrs, era aconselhvel explodir, agredir, destampar-se para evitar enfermidades. Est comprovado, no entanto, que uma forma zen de ser muito mais benfica para a longevidade e a sade do que as personalidades explosivas. Estas so mais propensas s enfermidades e baixa resistncia imunolgica.

So considerados hormnios das doenas:


Maldade Egosmo Depresso dio Angstia Intolerncia Raiva Tristeza Pessimismo Ganncia Orgulho Cime Rancor Ansiedade Insatisfao

Cultivar emoes negativas armazenar combustvel para alimentar a fogueira de enfermidades. A psiconeuroimunologia (PNI) uma cincia mdica que reconhece as ligaes: Psico mente Neuro sistema neurolgico Imunologia sistema imunolgico

Hormnios da sade
O ser humano capaz de desenvolver em si os chamados hormnios da sade, sentimentos e emoes positivas que desencadeiam o bem estar.

So emoes positivas autnticas: o amor e a alegria. A pessoa amorosa naturalmente uma doadora universal. Catalisa sua volta vibraes positivas, pois os sentimentos positivos atraem energias benficas. Endorfina, melatonina e serotonina so produtos derivados do equilbrio entre substncias qumicas e trabalho dos neurnios que produzem impulsos eltricos que organizam quaisquer dos trs bilhes de tarefas das funes da mente. Como neurotransmissor responsvel pela transmisso de impulsos nervosos, a serotonina age como mensageira de bons e maus sentimentos. Encontrada nos neurnios (as clulas do sistema nervoso), no sangue e na parede dos intestinos, a serotonina pode ser equiparada ao solista principal de uma orquestra, que quando desafina complica toda a harmonia do conjunto. Havendo harmonia interior, o crebro experimenta sensaes de bem-estar. Mas, mudanas alteram a qumica cerebral, que passvel de um equilbrio instvel. Grande nmero de pesquisadores consideram o baixo nvel de serotonina como responsvel por sentimentos negativos como a mgoa, a tristeza, o rancor, entre outros. Por outro lado, a ansiedade eleva esse nvel alm do normal, prejudicando tambm o equilbrio to necessrio s funes cerebrais. Todavia, as pesquisas da medicina psicossomtica e da psicologia transpessoal tm comprovado que o cultivo das emoes positivas fortalece o sistema imunolgico e confere s pessoas maior resistncia s enfermidades. Os meandros mais profundos do sistema mente-corpo atuam intensamente no processo da recuperao espontnea, na maioria dos desequilbrios da sade. Trabalhar a conscincia profunda, num processo de reeducao mental, gerenciando as emoes em descontrole, cultivando pensamentos saudveis, teis e produtivos, gera hbitos que se concretizam em circunstncias felizes. Pensamentos de medo, dvida e insegurana cristalizam-se em hbitos de fraqueza e indeciso que se expressam em circunstncias de fracasso e dependncia. Pensamentos de dio, crtica negativa e condenao geram hbitos de violncia que se transformam em mania de perseguio. O culto do amor e da benevolncia traduzem compreenso e amparo, que por sua vez estabelecem condies de segurana e duradoura prosperidade. Doena e sade tm sua base no pensamento: pensamentos doentios se expressam atravs de um corpo doentio; pensamentos saudveis se expressam atravs de um corpo saudvel, forte e jovial.

Desta forma nada mais lgico do que desenvolver, em si mesmo, os hormnios da sade, numa atitude de ecologia mental correta, saneando influncias negativas no modo prprio de ser, vivenciando a vida de forma plena.

Para seu bem estar, relaxamento primordial.


Lembre-se como fazem os animais da floresta, ao comear o novo dia: espreguiam, movimentam a cabea, as pernas, soltam seus sons, sacodem o corpo com gosto. Sinta a delcia da vida a vibrar em cada clula do seu corpo. O relaxamento a dieta emocional que libera as tenses.

Algumas dicas:
Leia ou invente uma boa histria para contar. Evite assuntos deprimentes. Colecione piadinhas inteligentes. Procure elevar o astral onde quer que voc se encontre. Habitue-se a usar o elogio sincero. Contribua para a auto-estima das pessoas. Faa do perdo uma atitude habitual para com voc mesmo e para com o outro. Nunca elimine a esperana. Talvez ela seja a nica sada. Trate o outro como voc gostaria de ser tratado. Enriquea seu quadro de amizades. D o melhor de si em tudo e em todos. Encontre sempre, para voc ou para o outro, espao para uma segunda chance. Quando errar, retrate-se. No tome decises no auge da raiva. Seja a estao terminal da fofoca. Seja sensvel: pare para contemplar o belo. O hbito de sorrir antidepressivo, anti-oxidante, extremamente relaxante, ajuda a contornar problemas e situaes difceis. Traz contentamento de viver e nada custa. O sorriso tnico revigorador que fortalece as fibras da alma e robustece o sistema imunolgico. Humor em grego significa lquido, fludo. As pessoas bem-humoradas eram consideradas de bons fludos, e, portanto saudveis.

O riso extravasa a energia positiva. A troca desta energia entre as pessoas harmoniza o ambiente, combate a poluio mental e espiritual. O riso como expresso de um sentimento bom, um agente teraputico.

A Terapia do Abrao Teoria


O toque fsico no apenas agradvel. Ele necessrio. A pesquisa cientfica respalda a teoria de que a estimulao pelo toque absolutamente necessria para o nosso bem estar, tanto fsico quanto emocional. O toque teraputico, reconhecido como uma ferramenta essencial para a cura constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vrios grandes centros mdicos. O toque usado para ajudar a aliviar a dor, a depresso e a ansiedade; para estimular a vontade de viver dos pacientes; para ajudar bebs prematuros que ficaram privados do toque materno nas incubadoras a crescer e a desabrochar. Vrios experimentos demonstraram que o toque pode: fazer-nos sentir melhor com ns mesmos e com o ambiente nossa volta; Ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre o QI das crianas; provocar mudanas fisiolgicas mensurveis naquele que toca e naquele que tocado. Estamos apenas comeando entender o poder do toque. Embora ele possa se dar de muitas maneiras, nossa tese a que o abrao uma forma muito especial de toque, que contribui fundamentalmente para a cura e a sade. Fundamento Lgico: O ABRAO Faz a gente se sentir bem Acaba com a solido Faz a gente superar o medo Abre passagem para os sentimentos Constri a auto-estima (Uau! Ela quer me abraar!) Estimula o altrusmo (No posso acreditar, mas realmente estou querendo dar um abrao naquele velho filho da me! ) Retarda o envelhecimento. Pessoas que gostam de abrao permanecem mais jovens por mais tempo

Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraos e quando nossos braos esto ocupados, enlaados em volta de outros. O ABRAO TAMBM Alivia a tenso Combate insnia Mantm em forma os msculos dos braos e dos ombros D oportunidade para exerccios de alongamento, se voc baixo. Propicia exerccios de flexo, se voc alto. Oferece uma alternativa saudvel promiscuidade Oferecem uma alternativa sada e segura para o lcool e para as drogas ( melhor abraos do que drogas!) Afirma a nossa natureza fsica democrtico; todo o mundo tem direito a um abrao. O ABRAO TAMBM ecologicamente benfico, no tumultua o meio ambiente. Do ponto de vista energtico, eficiente, economiza calor. porttil No requer equipamento especial No exige ambientao especial; qualquer lugar, de uma soleira de porta a uma sala de reunies de executivos, de um salo de igreja a um campo de futebol. timo lugar para um abrao! Torna os dias felizes mais felizes Torna viveis os dias impossveis Comunica sentimentos de posse Preenche espao vazio em nossas vidas continua trazendo benefcio, mesmo depois de defeito.

You might also like