You are on page 1of 3

A partir da dcada de 1870, como consequncia da Guerra do Paraguai (tambm chamada de Guerra da Trplice Aliana) (1864-1870), foi tomando

corpo a ideia de alguns setores da elite de alterar o regime poltico vigente. Fatores que influenciaram esse movimento: O imperador dom Pedro II no possua filhos, apenas filhas. O trono seria ocupado, aps a sua morte, por sua filha mais velha, a princesa Isabel, casada com um francs Gasto de Orlans, Conde d'Eu, o que gerava o receio em parte da populao de que o pas fosse governado por um estrangeiro.O fato de os negros terem ajudado o exrcito na Guerra do Paraguai e, quando retornaram ao pas, permaneceram como escravos, ou seja, no ganharam a alforria de seus donos. A questo abolicionista impunha-se desde a abolio do trfico negreiro em 1850, encontrando viva resistncia entre as elites agrrias tradicionais do pas. Diante das medidas adotadas pelo Imprio para a gradual extino do regime escravista, devido a repercusso da experincia mal sucedida nos Estados Unidos de libertao geral dos escravos ter levado aquele pas guerra civil, essas elites reivindicavam do Estado indenizaes proporcionais ao preo total que haviam pago pelos escravos a serem libertados por lei. Estas indenizaes seriam pagas com emprstimo externo. Com a decretao da Lei urea (1888), e ao deixar de indenizar esses grandes proprietrios rurais, o imprio perdeu o seu ltimo pilar de sustentao. Chamados de "republicanos de ltima hora", os ex-proprietrios de escravos aderiram causa republicana. Na viso dos progressistas, o Imprio do Brasil mostrou-se bastante lento na soluo da chamada "Questo Servil", o que, sem dvida, minou sua legitimidade ao longo dos anos. Mesmo a adeso dos ex-proprietrios de escravos, que no foram indenizados, causa republicana, evidencia o quanto o regime imperial estava atrelado escravatura. Assim, logo aps a princesa Isabel assinar a Lei urea, Joo Maurcio Wanderley, Baro de Cotegipe, o nico senador do imprio que votou contra o projeto de abolio da escravatura, profetizou: "A senhora acabou de redimir uma raa e perder um trono!

Os militares do Exrcito Brasileiro estavam descontentes com a proibio, imposta pela monarquia, pela qual os seus oficiais no podiam manifestar-se na imprensa sem uma prvia autorizao do Ministro da Guerra. Os militares no possuam uma autonomia de tomada de deciso sobre a defesa do territrio, estando sujeitos s ordens do imperador e do Gabinete de Ministros, formado por civis, que se sobrepunham s ordens dos generais. Assim, no imprio, a maioria dos ministros da guerra eram civis. Alm disso, frequentemente os militares do Exrcito Brasileiro sentiam-se desprestigiados e desrespeitados. Por um lado, os dirigentes do imprio eram civis, cuja seleo era extremamente elitista e cuja formao era bacharelesca, mas que resultava em postos altamente remunerados e valorizados; por outro lado, os militares tinham uma seleo mais

democrtica e uma formao mais tcnica, mas que no resultavam nem em valorizao profissional nem em reconhecimento poltico, social ou econmico. As promoes na carreira militar eram difceis de serem obtidas e eram baseadas em critrios personalistas em vez de promoes por mrito e antiguidade. A Guerra do Paraguai, alm de difundir os ideais republicanos, evidenciou aos militares essa desvalorizao da carreira profissional, que se manteve e mesmo acentuou-se aps o fim da guerra. O resultado foi a percepo, da parte dos militares, de que se sacrificavam por um regime que pouco os consideravam e que dava maior ateno Marinha do Brasil.

Com a proclamao da Repblica, "segundo todas as probabilidades", acabaria tambm o Brasil, pensava, no fim do sculo XIX, o escritor portugus Ea de Queirs. "Daqui a pouco" acrescentava, numa das suas cartas de Fradique Mendes, publicadas depois de sua morte sob o ttulo de Cartas Inditas de Fradique - "o que foi o Imprio estar fracionado em Repblicas independentes de maior ou menor importncia. Impelem a esse resultado a diviso histrica das provncias, as rivalidades que entre elas existem, a diversidade do clima, do carter e dos interesses, e a fora das ambies locais. Por outro lado, h absoluta impossibilidade de que So Paulo, a Bahia, o Par queiram ficar sob a autoridade do general fulano ou do bacharel sicrano, presidente, com uma corte presidencial no Rio de Janeiro. Os Deodoros da Fonseca vo-se reproduzir por todas as provncias. Cada Estado, abandonado a si desenvolver uma histria prpria, sob uma bandeira prpria, segundo o seu clima, a especialidade da sua zona agrcola, os seus interesses, os seus homens, a sua educao e a sua imigrao. Uns prosperaro, outros deperecero. Haver talvez Chiles ricos e haver certamente Nicarguas grotescas. A Amrica do Sul ficar toda coberta com os cacos de um grande Imprio". Ea de Queirs errou redondamente. "Profecia que de modo algum se realizou. E no se realizou por lhe ter faltado quase de todo consistncia sociolgica; ou ter se baseado apenas numa estreira parassociologia, quando muito, poltica; e esta quase inteiramente lgica. Lgica e de gabinete: nem sequer intuitiva no seu arrojo proftico O 'corao ntimo' dos brasileiros da poca que se seguiu proclamao da Repblica, se examinado de perto haveria de mostrarlhe que existia entre a gente do Brasil, do Norte ao Sul do pas, uma unidade nacional j to forte, quanto s crenas, aos costumes, aos sentimentos, aos jogos, aos brinquedos dessa mesma gente, quase toda ela de formao patriarcal, catlica e ibrica nas predominncias dos seus caractersticos, que no seria com a simples e superficial mudana de regime poltico, que aquele conjunto de valores e de constantes de repente se desmancharia".

You might also like