You are on page 1of 8

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul - PUCRS Departamento de Engenharia Mecnica e Mecatrnica Engenharia Assistida por Computador

Professor Isaac L. Silva

P2 - CAE

Matheus Fernandes da Rosa Matheus Adair da Silva

Turma 380 - 2011/2

Este Trabalho tem como objetivo analisar um Cilindro P13 de GLP. A anlise deste trabalho consiste em: Presso de Trabalho (15 ATM) Presso de Teste Hidrosttico (50% + P. Trabalho) Descobrir qual a Presso Aproximada de Exploso do Cilindro Verificar nos resultados se so conflitantes com o observado nas fotos.

Analisamos o modelo seguindo as caractersticas tcnicas disponibilizadas no site de um fabricante. Comparamos os dados utilizados na anlise do Pro Mechanica com dados retirados do site. Descrio do botijo disponvel comercialmente O botijo de 13kg (P-13) amplamente utilizado nos lares brasileiros, e neste mercado, o da Liquigs o mais consumido no pas. Ele ganhou o nome gs de cozinha porque, de acordo com legislao, s deve ser utilizado em residncias. O P-13 apresenta um item de segurana: o plugue fusvel. Seu miolo formado por uma liga de bismuto, estanho e outros sete metais. Se esse material for aquecido por algum agente externo e atingir 70 C, se funde e fica no estado pastoso, escorrendo para dentro do botijo. Isso facilita a sada do gs e evita possibilidade de exploso.

Os consumidores costumam reclamar que o fundo da panela fica preto e injustamente culpam o GLP. Isso acontece quando a mistura do gs com o oxignio no est adequada. O melhor sinal para perceber isso a cor da chama, que deve ser azul. Quando h um desequilbrio, fica amarela e solta uma fumaa preta que origina a chama. Os consumidores devem tomar duas aes nesse caso. A primeira limpar constantemente os bocais do fogo, e a segunda trocar a mangueira e o regulador - a recomendao que a substituio seja feita a cada 5 anos.

Dados do fabricante:

O cilindro foi modelado conforme enunciado. Utilizamos a funo REVOLVE proE e geramos o cilindro seguindo as dimenses sugeridas.

Desenho pronto:

Para realizar a simulao, efetuamos um corte no cilindro para dar condio de engaste. Levando em considerao a simetria do modelo, a presso exercida sobre a fatia analisada ser a mesma em qualquer parte do cilindro. A espessura utilizada de 2,5mm para a presso de 15 ATM.

Segundo a norma ABNT NBR 8460:2003, a tenso na parede do botijo no deve ultrapassar 60 % da mnima resistncia a trao do material empregado ou 250MPa. Utilizamos o ao 1020 para esta anlise. Segue abaixo, os dados tcnicos do material: 6 1 Coeficiente de expanso trmica: 11,7 10 (C) Mdulo de elasticidade (Mdulo de Young) transversal:80 GPa Coeficiente de Poisson: 0,3 Limite de escoamento: 210 MPa Limite de resistncia a trao: 380 Mpa

Simulao com presso de trabalho de 15 ATM:

Conforme observamos na simulao, a tenso mxima no material foi de 149MPa. Essa tenso est abaixo da tenso mxima suportada pelo material.

Simulao com presso de teste hidrosttico (50% + presso de trabalho)

Conforme observamos na simulao, a tenso mxima no material foi de 223,5MPa. Essa tenso tambm est abaixo da tenso mxima suportada pelo material. Simulao com presso aproximada de exploso do cilindro (80% da presso de trabalho)

Conforme observamos na simulao, a tenso mxima no material foi de 267,6MPa. Essa tenso ultrapassa a tenso mxima suportada pelo material.

Comparando os resultados com o botijo apresentado nas fotos, a simulao foi satisfatria, pois observamos as regies onde ocorrem as tenses mximas pelo modelo e so semelhante as regies afetadas nos botijes reais.

Referncias: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o http://www.liquigas.com.br NORMA ABNT NBR 8460

You might also like