You are on page 1of 3

1) Qual o valor da informao?

Boas decises dependem, em grande parte, da qualidade das informaes. Estas, por sua vez, podem atender a duas finalidades estratgicas: o conhecimento do ambiente interno e externo de uma organizao e atuao nestes ambientes. Conferindo as organizaes vantagens competitivas.
2) Quais so as trs categorias de informao possveis? Explique-as:

Institucional: usada pela alta direo da empresa, envolve mais o ambiente externo e possui uma viso mais missionria, genrica e estratgica de longo prazo. Intermediria: gerncia mdia e possui a viso mais ttica de mdio prazo. Operacional: usada por supervisores, envolvendo mais o ambiente interno e possui a viso mais operacional e detalhada de curto prazo.
3) Quais so as duas classificaes para as informaes? Explique-as: Rotineiras: requerem Sistemas de informao para auxlio na tomada de deciso. No Rotineiras: requerem um Sistema de Apoio s Decises para auxlio na tomada de Deciso. 4) O que comunicao administrativa? Comunicao um processo por meio do qual as organizaes e seus membros trocam informaes, formam entendimentos, coordenam atividades, exercem influncia e se socializam, alm de gerarem e manterem sistemas de crenas, smbolos e valores. 5) Quais so as duas posies sobre o papel das comunicaes ? Comunicao um sub-processo que desempenha um papel importante em outros processos. Comunicao o processo que constitui a organizao e suas atividades. Comunicao o meio pelo qual esses fenmenos e as organizaes so criadas e mantidas. 6) Como classificada a comunicao? Formal e informal. 7) Explique a Administrao Participativa A Administrao Participativa tem como tarefa a garantia da participao coletiva em todos os aspectos da tomada de deciso. 8) Quais so os nveis de Tomada de Deciso Estratgica: determinam misso, objetivos, propsito e direo da organizao. Nvel organizacional ALTO.

Ttica: envolvem o desenvolvimento de tticas para realizar as metas definidas pela alta gerncia. Nvel organizacional INTERMEDIARIO. Operacional: determinam a maneira como as operaes devem ser conduzidas. Nvel organizacional SUPERVISO.

9) As decises dos gestores pblicos podem ser classificadas como? De cunho social: relacionadas com funes regulatrias, distributivas e emotivosimblicas, destinadas a estabelecer limites ou incentivos para regular o comportamento das pessoas na sociedade. De cunho organizacional: implementadas via rgos pblicos, no se regulam pelas leis do mercado, mas por leis orgnicas. 10) Quais so os fatores de produo das decises no setor privado? Terra (recursos naturais). Trabalho (capacidade humana). Capital (mquinas e equipamentos). Capacidade tecnolgica e empresarial: a tecnologia pode ser entendida como um conjunto de conhecimentos de natureza diversa, aplicados produo de bens e servios. 11) Caracterize a Liderana: Constitui-se num dos trs pilares da direo (as outras so a comunicao e a motivao). uma influncia interpessoal exercida numa situao e dirigida consecuo de um ou mais objetivos, num determinado contexto social. uma forma de minimizar a incerteza do grupo. 12) O que um sistema de informao? Um sistema de informao compreende uma srie de elementos inter-relacionados que coletam (entradas), manipulam e armazenam (processamento), disseminam (sada) dados e informaes e fornecem mecanismo de retroalimentao. 13) Quais so as tcnicas utilizadas na Tomada de Deciso? Anlise ou prospeco de cenrios: tcnica moderna de gesto, usada pelas organizaes para vislumbrar seus futuro e, atravs da imaginao, desdobrar este futuro em trs cenrios: utpico, realista e de crise. 14) Brainstorm ou Brainstorming: a tempestade de idias usada para auxiliar um grupo a imaginar e/ou criar tantas idias possveis em torno de um assunto ou problemas de forma criativa. Tem a vantagem de no pressupor a vantagem de especialistas e a desvantagem da possibilidade de inibio dos participantes. 15) Tcnica Delphi: tcnica de previso qualitativa que usa o brainstorming com grupos de especialistas para chegar a um consenso e obter intuies sobre o futuro.

16) Anlise por Multicritrio: tcnica de previso qualitativa na qual um jri de experts avalia vrias alternativas, atribuindo valores numricos por critrios escolhidos por consenso. 17) Diagrama de Espinha de Peixe: a tcnica que permite visualizar melhor o universo em que o problema est inserido. Isso feito por meio da construo de um diagrama no qual as causas vo sendo cada vez mais discriminada at se chegar a sua origem. 18) Tcnica Nominal de Grupo: objetiva potencializar a tomada de deciso criativa dos grupos quando no h consenso ou quando os membros possuem especializao incompleta do problema. Critrios individuais so alimento-chave para se chegar a acordos em equipe, via gerao, registro, esclarecimento e votao de ideias.

You might also like