You are on page 1of 7

Pessoal, segue um tutorial que encontrei na net Creditos: qpwoeipt, DreamboxPT Boas, C fica ento a explicao completa do procedimento.

Antes de mais, antes de tentar fazer este procedimento que passarei a explicar, devem tentar o mais possvel recuperar o funcionamento da dream com o dreamup. Verificar bem se todas as ligaes esto bem feitas, e se no existe nenhum problema com o pc que impea a comunicao pela porta srie. Dito isto e caso seja mesmo impossvel recuperar com o dreamup, aviso que este procedimento pode danificar mais a dream se feito com pouco cuidado, pelo que se no se sentirem vontade com os procedimentos ou no tiverem nenhuma experincia com electrnica, recomendo que peam a reparao numa loja especializada, como por exemplo o servio tcnico. Material necessrio: 5 Resistncias de 100 Ohms 1 Ficha DB25 macho 5 fios Ferramentas: Chave de fendas, Ferro de soldar, Alicates, etc.. 1 Para comear temos de apontar dois dados importantes de identificao da dream, o MAC address e o modelo de sintonizador (tuner). Na parte inferior da caixa da dream existe uma etiqueta que indica o MAC address. Ser algo do tipo 00 09 34 XX XX XX em que os X so digitos 0 a 9 e letras A a F que identificam a dream. Apontamos este cdigo. Nota: Se a dream for um clone, ento a etiqueta poder no existir, no ter indicado o MAC address, ou se existir os trs primeiros conjuntos de caracteres do MAC no sero 00 09 34. Neste caso das duas uma ou utilizaremos o MAC original do clone tal como indicado, mas no poderemos usar imagens que impedem o uso de clones como a Gemini por exemplo. A alternativa forjar o MAC address original (fraude) alterando trs primeiros conjuntos de caracteres para 00 09 34. Se necessrio inventaremos tambm os trs restantes, caso no exista MAC indicado. 2 De seguida, abrimos a caixa da dream. Do lado direito encontra-se o tuner (caixinha metlica com muitos pernos e as fichas de ligao antena/cabo na traseira da dream). Verificamos a etiqueta. Em princpio encontramos um dos seguintes modelos de tuner indicados na etiqueta:

Caso a referncia no corresponda a nenhum destes tuners, no podemos avanar, pois temos de saber o ID de tuner para o tuner funcionar e sintonizar canais. Neste caso postem e refiram o caso, indicando de que referncia se trata para verificar se algum pode ajudar. Caso tenham encontrado o vosso tuner na tabela s anotarem o correspondente ID de tuner para utilizarmos depois. 3 Agora vamos construir a interface JTAG. Para isso vamos estabelecer as seguintes ligaes com a ficha DB25, os fios e as resistncias: LPT <-----------------------> Dreambox 2 --> R100 ohms ---------------> 11 ( Halt) 3 --> R100 ohms ---------------> 9 ( Tms ) 4 --> R100 ohms ---------------> 7 ( Tck ) 5 --> R100 ohms ---------------> 3 ( Tdi ) 11 --> R100 ohms -------------> 1 ( Tdo ) 25 -----------------------------------> 16 ( Ground) OS pinos 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25 da porta LPT devem ser shuntados entre si, como na seguinte imagem.

Depois colocar as resistncias:

(ateno nesta imagem a resistncia mais esquerda est no pino 13 em vez de estar no pino 11 como deve de ser, isto pode ter sido erro de quem fez a montagem dado que no fui eu o autor desta montagem) Pr os fios na ponta de cada resistncia e no gnd e ficamos com aspecto parecido:

O comprimento dos fios incluindo resistncias no deve exceder 10cms. Por fim soldar os fios dream nos terminais indicados:

Assim temos o JTAG pronto s ligar porta paralela do PC e passar parte do software. 4 Agora descarreguem o pacote software anexo (requer windows) e descompactem para uma pasta. L dentro vem: * O programa para comunicar por JTAG - jtag_windows.exe * O bootloader virgem para a Dream 500 v1.01 - blimg * O editor hexadecimal xvi - XVI32.exe

5 Antes de podermos restaurar o bootloader da dream com o ficheiro blimg temos de edit-lo abrindo o mesmo no xvi, para escrever o MAC address da dream e identificar o tipo de tuner que a dream tem. Depois de aberto o ficheiro no xvi, arrastamos a barra de rolamento vertical para o fim de modo a encontrar a zona a editar que tem o seguinte aspecto ( a vermelho o que vamos editar):

Se repararem temos a seguinte sequncia hexadecimal: CA 00 01 06 AA AA AA BB BB BB AA AA AA CC 04 E vamos fazer as seguintes substituies com os dados que apontamos no 1 e 2 passo: AA AA AA = trs ltimos conjuntos de caracteres/ bytes do MAC BB BB BB = trs primeiros conjuntos de caracteres/ bytes do MAC CC = ID Tuner Por exemplo suponhamos o caso de uma dream com MAC: 00 09 34 2F 44 1A e ID tuner: 06 deveremos ficar com o seguinte escrito no ficheiro blimg:

Por fim gravamos as modificaes e fechamos o editor. 6 Agora com a ligao JTAG embelecida com o PC basta utilizar o programa jtag_windows.exe e acertar os tempos de ligao da dream em relao ao programa, o que pode ser um pouco complicado. questo de vrias tentativas e um pouco de pacincia para acertar o timing. Neste aspecto existem boas indicaes no ficheiro Instrues.txt. Quando estabelecida a comunicao envia-se o bootloader e j esta. 7 Por fim fechamos o programa jtag_windows.exe, desligamos a dream, a ligao ao pc da porta paralela do JTAG. Depois ligamos a porta srie dream e agora o dreamup j deve funcionar para flashar a dream de novo. Ateno: Se usaram no passo 5 um MAC original de um clone, no flashem a dream com uma imagem Gemini >= 4.31 ou arriscam-se a ter de repetir este processo de restauro do bootloader da dream de novo. Se tudo correu bem tm a dream/clone operacional de novo.

Espero que tenha sido bom este tutorial. Ainda poderei pormenorizar a explicao no passo 6 que de momento no foi possvel mostrar o programa do JTAG em funcionamento. Alm

possvel resolver o problema dos 10cm de comprimento e de criar uma ligao amovvel para o JTAG na dream que de momento no me foi possvel incluir neste post. Alguma dvida postem.

You might also like