You are on page 1of 80

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes


Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas


Autores Isadora Garcia Marianna Olinger Tatiana Arajo

Colaboradores Mrcio Segundo Marcos Nascimento Simone Gomes

Apoio tcnico e financeiro Fundao Bernard van Leer Save the Children Sucia

Projeto grfico www.metaracomunicacao.com.br

Os autores gostariam de agradecer o apoio e a participao no desenvolvimento da pesquisa, testagem e publicao deste manual: Denise Stuckenbruck, Marcia Oliveira, Anglica Goulart e toda a equipe da Fundao Xuxa Meneghel, equipe do Solar Meninos de Luz, equipe da Associao de Moradores de Cancela Preta, Gabriela Aguiar, Hugo Correa, Christine Ricardo e Lucas Sorrentino.

ndICe

04 05 07 08 09 09 09 10 14 17 18 20 20 22 24 26 29 32 32 38 41 41 43 45 48 48 51 55 57 58 59 68 72 72

Introduo QuAL O OBjeTIvO DeSTe MANuAL? COMO eSTe MANuAL eST ORGANIzADO? PArte I PerguntAs e resPostAs sobre CAstIgos fsICos e humIlhAntes O que so castigos fsicos e humilhantes? Quais os efeitos dos castigos fsicos e humilhantes? Por que os adultos usam castigos fsicos e humilhantes contra as crianas? Por que eliminar os castigos fsicos e humilhantes? PArte II Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl? ATIvIDADeS De AQueCIMeNTO exemplo: Aquecendo o grupo e estabelecendo regras de convivncia bloCo 1: fAmlIA e soCIAlIzAo dAs CrIAnAs Tcnica 1: Pessoas e Coisas Tcnica 2: vdeo era uma vez outra famlia Tcnica 3: Pais perfeitos, mes perfeitas? Tcnica 4: A rvore dos Gneros Tcnica 5: Grfico da Famlia bloCo 2: desenvolvImento InfAntIl Tcnica 1: As necessidades das crianas de 0 a 6 anos Tcnica 2: As necessidades das crianas de 7 a 11 anos bloCo 3: ComunICAo nA fAmlIA Tcnica 1: Que mensagens transmitimos as crianas? Tcnica 2: Sociodramas sobre mensagens enviadas s crianas Tcnica 3: Resgatando a vivncia dos participantes em suas famlias de origem bloCo 4: eduCAo sem vIolnCIA Tcnica 1: varal da violncia Tcnica 2: Mantendo o controle Tcnica 3: Criar... para qu? Tcnica 4: Qual o nosso estilo? Identificando estilos e prticas familiares para a educao das crianas Tcnica 5: Os conflitos familiares como oportunidades para crescer Tcnica 6: possvel uma educao sem violncia? NOTAS SOBRe A TeSTAGeM SuGeSTeS De SITeS e MATeRIAIS De APOIO BIBLIOGRAFIA

00

Introduo
este manual resultado do projeto Crianas Sujeitos de Direitos desenvolvido pelo Promundo, com o apoio da Save the Children Sucia e a Fundao Bernard van Leer, que teve como objetivo realizar um estudo avaliativo de um programa de interveno, buscando determinar o impacto relativo do programa, nos nveis comunitrio e interpessoal. A questo central da interveno foi promover relaes mais harmoniosas e no violentas entre pais/cuidadores e crianas com objetivo de entender se isso transformaria normas acerca da educao infantil e reduziria atitudes e comportamentos de violncia intrafamiliar contra crianas. Alm disso, pretendia-se identificar que estratgias teriam sucesso na promoo desses relacionamentos mais harmoniosos e no violentos para a erradicao do castigo fsico contra a criana e promoo do desenvolvimento infantil no mbito familiar. A escolha do tema dos castigos fsicos e humilhantes foi feita porque acreditamos que esta uma prtica que est disseminada em nossa sociedade e est diretamente relacionada com as relaes de poder entre pais e filhos e a viso que se tem da infncia. Alm disso, a prtica dos castigos fsicos e humilhantes contra crianas configura uma violao aos seus direitos fundamentais, como a proteo contra todas as formas de violncia e o respeito a sua integridade fsica e dignidade humana. O ponto de partida deste material o entendimento de que as crianas tm o direito a um ambiente seguro e protetor, ou seja, crescer em famlias onde estejam livres da violncia e tenham os cuidados que precisam para se desenvolver. estes direitos esto contemplados no estatuto da Criana e do Adolescente e na Conveno dos Direitos da Criana. este manual uma ferramenta que pode ser utilizada por profissionais de diversas reas que pretendem envolver as famlias em um processo reflexivo e de sensibilizao sobre os castigos fsicos e humilhantes contra crianas.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

QuAl o objetIvo deste mAnuAl?


este manual foi elaborado especialmente para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com famlias sobre educao de crianas. Aqui sero encontradas diversas idias, sugestes, atividades e argumentos que podem auxiliar no trabalho com pais, mes e cuidadores1 de crianas de 0 a 12 anos, para que possam refletir e, at mesmo, provocar mudanas nos seus conceitos, comportamentos e atitudes em relao educao das crianas. Nosso principal objetivo foi o de construir um material com linguagem clara e direta, para que possa ser utilizado por diversos profissionais em diferentes contextos, como por exemplo, grupos comunitrios, em escolas, igrejas, entre outros.

objetivos especficos deste manual _em relao aos profissionais:


a) Fornecer informaes sobre os castigos fsicos e humilhantes e alternativas positivas de educao para educadores e profissionais que trabalham com crianas e famlias; b) Sensibilizar educadores e profissionais para que levem o tema dos castigos fsicos e humilhantes para as suas escolas, organizaes e grupos de trabalho; c) Disponibilizar exemplos detalhados de atividades que podem ser utilizadas com grupos de pais, mes e outros adultos responsveis pela educao de crianas. _em relao aos pais, mes e cuidadores: a) Provocar uma reflexo sobre os seus comportamentos e atitudes em relao educao das crianas; b) Sensibilizar para o problema dos castigos fsicos e humilhantes; c) Questionar o uso da violncia como forma de disciplina; d) Apresentar prticas educativas que promovam a autonomia e o pleno desenvolvimento de crianas sem o uso de violncia.

O termo cuidadores ser utilizado neste manual como referencia para toda pessoa que exerce a funo de cuidado de uma ou mais crianas, como o tomar conta ou mesmo, assumir a sua educao, cuidados com a sade e higiene e oferecer suporte afetivo, emocional ou material. Sua relao com a criana implica em responsabilidades, ainda que no tenha com ela laos consangneo ou vnculo legal.

00 Introduo

PressuPostos bsICos deste mAnuAl


1. Pais/Mes/Cuidadores geralmente querem o melhor para suas crianas. Sabemos que os pais muitas vezes ficam ansiosos e que, algumas vezes, no tm conhecimento ou prtica de como disciplinar suas crianas ou estabelecer limites sem o uso da violncia. Acreditamos que estes pais geralmente conhecem melhor do que qualquer outra pessoa quais so as necessidades das suas crianas e que desejam o melhor para elas. 2. Pais/Mes/Cuidadores devem ser vistos como nossos aliados na reduo da violncia contra a criana. Alguns esforos no sentido de prevenir o abuso contra crianas tratam os pais como potenciais criminosos ou como potencialmente maus. Nosso enfoque outro. Partimos das atitudes positivas dos pais e assumimos que eles devem ser informados e engajados nas discusses sobre como agir para reduzir a violncia contra crianas. Ns assumimos que os pais e as famlias tm recursos, habilidades e contatos com outras pessoas que podem ser envolvidas para prevenir ou reduzir a violncia. Neste manual, encorajamos os pais a construrem, em grupo, estes recursos. 3. Famlias so diferentes e devem ser abordadas tendo como base suas necessidades, sem julgamentos. No existe um modelo ideal de famlia. Mais do que qualquer outra coisa, as crianas necessitam dos cuidados de um adulto que ponha seus interesses acima dos deles prprios. este

cuidado pode ser dado pela me ou pelo pai, mas ele tambm pode vir de outros parentes como tias, tios, avs, assim como dos amigos da famlia ou dos padrastos. Pais podem cuidar das crianas to bem quanto as mes. Nas atividades propostas, promovemos o respeito pela diversidade das famlias e no assumimos que exista um modelo melhor do que outro. 4. Crianas e seus pais ou cuidadores tm necessidades diversas em diferentes momentos em seu ciclo de vida. eventos como o nascimento de outro filho, a mudana de escola, desemprego, separao ou novo casamento, podem trazer necessidades especficas e, algumas vezes, momentos de estresse para a famlia. estas necessidades, mesmo que ocorram somente em determinados perodos da vida da criana e da famlia, devem sempre ser considerados. 5. violncia um comportamento aprendido. No natural, nem inevitvel. Mesmo a violncia sendo considerada normal em alguns casos, ela no deve acontecer. Aprendemos a ser violentos com a violncia que acontece a nossa volta. Refletir sobre o que a violncia e questionar a sua utilizao um dos caminhos para preveni-la. 6. Buscar ajuda e falar sobre violncia necessrio. Muitas famlias se sentem envergonhadas em falar sobre a violncia que acontece em suas vidas. Outras vezes, tm medo de falar sobre o tema. Sabemos que falar sobre o estresse e a violncia e procurar ajuda dos amigos e da famlia so fato-

res protetores para reduzir a violncia. Muitas das atividades deste manual encorajam as famlias a buscar por ajuda e falar sobre tenses e violncia. 7. um grupo formado por outros pais que tenham experincias similares um lugar ideal para falar sobre violncia. Falar sobre estresse, violncia e os desafios de ser um pai/uma me em um grupo de pais e cuidadores uma das melhores formas de fortalecer e potencializar as pessoas. No trabalho direto que fazemos com as famlias, freqentemente escutamos que elas se sentem isoladas e que existem poucos espaos onde os pais, as mes e os cuidadores podem falar sobre seus problemas e necessidades.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

8. Aconselhamento profissional e apoio psicolgico so, algumas vezes, fundamentais para as famlias. Quando iniciamos um trabalho com grupos de pais, mes e cuidadores, importante que tenhamos conhecimento dos servios disponveis na comunidade ou locais prximos e ficarmos atentos para as demandas que surgirem ao longo dos encontros. um encaminhamento adequado pode contribuir para quebrar o isolamento em que as famlias muitas vezes se encontram.

Como este mAnuAl est orgAnIzAdo?


este manual est organizado em duas partes. Na primeira, voc encontrar noes sobre os castigos fsicos e humilhantes. Respondendo algumas das perguntas mais freqentes sobre o tema, esclarecemos algumas questes como definies, causas e conseqncias, informaes sobre leis e reforma legal, entre outros aspectos que podero ajudar na compreenso do tema. Na segunda parte, esto apresentadas oficinas que tem como objetivo realizar um trabalho de reflexo e sensibilizao em grupo com famlias. Nesta parte, alm das atividades, sero apresentadas algumas dicas e reflexes para quem quiser desenvolver um trabalho como este, ou seja, para o futuro facilitador e/ou educador. Ao final, o manual traz sugestes de recursos adicionais para o facilitador e/ou educador que tiver interesse em conhecer outras experincias e obter mais informaes sobre o tema.

PerguntAs e resPostAs sobre CAstIgos fsICos e humIlhAntes


Para facilitar a compreenso de conceitos e informaes que envolvem o tema dos castigos fsicos e humilhantes criamos esta seo de perguntas e respostas. Aqui, podero ser encontradas algumas questes importantes para o facilitador e/ou educador que deseja ampliar seu conhecimento ou capacidade de argumentao a favor do fim dos castigos fsicos e humilhantes. o que so castigos fsicos e humilhantes? Castigos fsicos e humilhantes so formas de violncia aplicada por uma pessoa adulta com a inteno de disciplinar a criana, para corrigir ou modificar uma conduta indesejvel. o uso da fora causando dor fsica ou emocional criana. uma forma de violncia contra a criana e uma violao de seu direito dignidade e integridade fsica. O castigo humilhante pode ser exercido de vrias formas como abusar verbalmente, ridicularizar, isolar ou ignorar a criana. Castigo fsico um ato realizado por um adulto com a inteno de causar dor ou desconforto fsico em uma criana. Pode deixar ou no marcas visveis no corpo. O motivo que costuma levar os pais ou responsvel a aplicar um castigo fsico o de corrigir um comportamento da criana e impedir que ela o repita. existem muitas formas de castigos fsicos: palmadas, tapas, belisces, chineladas, paulada, varada, amarrar a criana, deixar de joelhos, socar, esmurrar ou bater, sao alguns exemplos de castigos fsicos. A fora pode ser aplicada de muitas formas no corpo da criana. Pode ser com a mo tapa na cabea, na ndega, puxo de orelha, belisco -, com o uso de um objeto rgua, cinto, chinelo, fio ou mesmo sem bater na criana. o caso dos castigos em que o adulto coloca a criana em posies desconfortveis e situaes humilhantes, como por exemplo, obrigar a criana a manter-se de joelhos sobre gros, reter excrees, ingerir alimentos ou substncias estragadas ou de sabor aversivo, entre outros.

01

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Quais os efeitos dos castigos fsicos e humilhantes? Os efeitos dos castigos fsicos e humilhantes no podem ser generalizados para todas as crianas, pois dependem da experincia de vida de cada um e da configurao familiar em que a criana encontra-se inserida. Pesquisas e a experincia prtica mostram que entre os possveis efeitos dos castigos fsicos e humilhantes esto: Nas crianas
comprometem a sua auto-estima, gerando um sentimento de pouca valia e expectativas negativas ao seu prprio respeito. ensina-lhes a serem vtimas. Ao contrrio de uma crena bastante disseminada de que os castigos fazem as crianas mais fortes porque as prepara para a vida, sabemos que no apenas no as tornam mais fortes, mas as tornam mais vulnerveis a converterem-se repetidamente em vitimas em diferentes situaes e relaes. interferem em seu processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sua inteligncia, seus sentidos e emoes. sentem solido, tristeza e abandono. incorporam uma viso negativa das pessoas e da sociedade como um lugar ameaador ao seu modo de ver a vida. criam uma barreira que impede ou dificulta a comunicao com seus pais, mes ou cuidadores e prejudica os vnculos emocionais estabelecidos entre eles.

fazem sentir raiva e vontade de fugir de casa. produzem mais violncia. Ensinam que a vio-lncia um modo adequado de se resolver os problemas e conflitos. podem apresentar dificuldade de integrao social. no aprendem a cooperar com as figuras de autoridade, aprendem somente a obedecer s normas ou a transgredi-las.

no acreditam que a violncia seja a melhor forma de educar e disciplinar uma criana. Quando escutamos as famlias, observamos que, freqentemente, elas sentem falta de alternativas na hora de estabelecer limites para suas crianas. vejamos algumas motivaes pelas quais pais, mes ou cuidadores recorrem ao castigo fsico e humilhante:
consideram os castigos oportunos para a educao das crianas. acreditam que devem impor limites e disciplinar as crianas atravs de censura, gritos, xingamentos, palmadas, tapas, contenes ou outras formas de agresses fsicas ou verbais. carecem de recursos suficientes para enfren-tar uma situao de conflito. desconhecem modelos de disciplina positiva, baseados na no-violncia, no respeito e na educao como uma experincia de troca, aprendizado e busca de solues conjuntamente com as crianas. para descarregarem sua raiva. no tm controle sobre suas emoes e impulsos. tambm foram educados desta forma por seus pais ou cuidadores e acreditam que esta a melhor forma de disciplinar as crianas.

Nos adultos pais, mes ou cuidadores


podem produzir ansiedade e culpa, inclusive quando se considera correta a aplicao deste tipo de castigo. produzem mais violncia. O uso dos castigos fsicos e humilhantes aumenta a probabilidade de que os pais, mes ou cuidadores manifestem comportamentos violentos no futuro em outros contextos, com maior freqncia e intensidade. impedem ou dificultam a comunicao com as crianas e comprometem as relaes familiares.

Por que os adultos usam castigos fsicos e humilhantes contra as crianas? Os castigos fsicos e humilhantes contra crianas so amplamente disseminados em nossa sociedade, especialmente porque so defendidos como uma prtica legtima de educao e disciplina nas famlias e em outras instituies. No entanto, muitos pais

01 PerguntAs e resPostAs sobre CAstIgos fsICos e humIlhAntes

depoimentos de crianas sobre o que pensam e sentem sobre os castigos que sofrem: Realmente gostaria de querer bem meus pais, mas no posso. eles me batem muito. Menino, Camares. No justo porque nascemos para ser amados e felizes e no para que nos agridam. Menina, Costa Rica. Os adultos batem nas crianas, mas por que as crianas no batem nos adultos? Porque eles so maiores (grandes) e ns somos pequenos. Menina, Irlanda do Norte. No gosto muito do meu pai no porque ele adora me bater. eu era a preferida para apanhar dele. Criana brasileira, contexto rural. eu acho que os pais devem ter pacincia com os filhos e no bater logo, e conversar com eles melhor do que espancar, esta pode ser uma maneira de ensinar o melhor para no ensinar o caminho da maldade. Criana mexicana, contexto rural.
Fonte: Harper, Kate; Horno, Pepa; Martin, Florence e Nilsson, Mali. erradicando o castigo fsico e humilhante contra a criana: manual de ao. Save the Children Sucia. 2006.123p. Promundo. Prticas familiares e participao infantil a partir da viso de crianas e adultos: um estudo exploratrio na Amrica Latina e no Caribe. Rio de janeiro: 7Letras, 2008.

Por que eliminar os castigos fsicos e humilhantes? Por serem amplamente aceitos, e, portanto tambm corriqueiros, os castigos fsicos e humilhantes acabam sendo deixados em segundo plano na luta pela garantia dos direitos das crianas. Todavia, estas razes so justamente as que fazem deste tema prioritrio nessa luta. Trabalhar pelo fim dos castigos fsicos uma forma de eliminar todas as formas de violncia contra crianas. Afirmar que existe um limite entre violncia leve e grave uma forma equivocada de abordagem, pois ignora as crianas como sujeitos de direitos. Todas as formas de violncia esto inter-relacionadas e devem ser combatidas igualmente, comeando pelos nossos lares. Resumidamente, importante criar condies para o enfrentamento dos castigos fsicos e humilhantes por que:
uma violao dos direitos humanos da criana integridade fsica e dignidade humana e igual proteo perante a lei. em muitos casos, podem ameaar o exerccio de outros direitos fundamentais, como o da educao, desenvolvimento, sade e sobrevivncia. podem causar srios danos fsicos e psicolgicos a criana. ensinam criana que violncia uma forma aceitvel de resolver conflitos ou persuadir que as pessoas faam o que ela quer. so um meio ineficaz de disciplinar. porque dificultam a proteo da criana de outras formas ou nveis de violncia.

O Brasil, desde 1990 signatrio da Conveno sobre os Direitos da Criana. Neste mesmo ano entrou em vigor o estatuto da Criana e do Adolescente (eCA). Alm disso, desde 1988, a Constituio Federal afirma o dever da famlia, da sociedade e do estado de garantir com absoluta prioridade o respeito pelos direitos de meninos, meninas e adolescentes e proteg-los contra toda forma de violncia, crueldade ou opresso (artigo 127 da Constituio). Apesar do reconhecimento constitucional, a legislao no garante plenamente o direito das crianas proteo contra todas as formas de violncia.

10

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

A Conveno dos Direitos da Criana introduz uma nova viso sobre a infncia. Contradiz uma viso paternalista e assistencial de relaes de dependncia das crianas em relao aos adultos que esto responsveis por elas. A Conveno assume que as crianas, por si mesmas, podem ir assumindo responsabilidades segundo suas possibilidades e capacidades. Reconhece a criana como sujeito de direito e ator social. Art.19 da CDC: Os estados Partes adotaro todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas apropriadas para proteger a criana contra toda forma de prejuzo ou abuso fsico ou mental, descuido ou tratamento negligente, maus tratos ou explorao, incluindo o abuso sexual, quando estiver sob a guarda dos pais, do representante legal ou qualquer outra pessoa responsvel por ela.

11

01 PerguntAs e resPostAs sobre CAstIgos fsICos e humIlhAntes

movimento internacional pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes em 2001, durante a Comisso sobre os Direitos Humanos em Genebra, foi lanada a Iniciativa Global para Acabar com Toda Forma de Castigo Fsico Contra Meninos e Meninas. A Iniciativa Global uma aliana entre organizaes de defesa multilateral dos direitos humanos, ONGs e indivduos-chave que atua na implementao da Conveno sobre os Direitos das Crianas. Acredita que acabar com os castigos fsicos e humilhantes fundamental para melhorar a situao das crianas e tornar realidade seu direito ao respeito sua dignidade humana e integridade fsica e a sua igual proteo perante a lei. ela tem como objetivos:
Disseminar uma campanha informativa e educativa para promover formas no-violentas de educar as crianas; Formar uma slida aliana com as agncias de Direitos Humanos, indivduos chave e organismos no governamentais que se mostram contra os castigos; Dar visibilidade aos castigos fsicos contra crianas, atravs da construo de um mapa global sobre sua prevalncia e legalidade, assegurando que os pontos de vista das crianas sejam escutados e fazendo uma lista sobre os progressos para a erradicao dos castigos fsicos;

Pressionar os Estados de forma sistemtica com o objetivo de garantir que se probam todas as formas de castigos fsicos e humilhantes e se desenvolvam programas de educao pblica; Prover detalhada (ou qualificada) assistncia tcnica com o objetivo de apoiar os estados em suas reformas.

Envolvimento das prprias crianas no processo de elaborao de estratgias de eliminao dos castigos fsicos e humilhantes. Desenvolvimento de estudos e pesquisas quantitativos e qualitativos para melhor compreender as dimenses do problema da violncia contra a criana, incluindo entrevistas confidenciais com as famlias e as vtimas de castigo fsico. Reforma das instituies pblicas e privadas de abrigo e cuidado aonde o uso de castigo fsico for detectado.
Para saber mais, acessar www.endcorporalpunishment.org

A partir do estudo do Secretrio-Geral da ONu sobre a violncia contra a criana, que determinou o ano de 2009 como data limite para a proibio de todo tipo de castigo fsico contra crianas, acelerou-se o processo universal de Reforma Legal. Crianas e adolescentes so cada vez mais considerados como sujeitos de direitos cuja proteo pela lei deve ser igual, ou mesmo superior, dos adultos. No entanto, a resistncia proibio do castigo fsico em casa ainda importante, e embora este tipo de punio tenha sido proibido em vrios contextos, apenas um nmero reduzido de pases decidiu elimin-lo do mbito familiar. Portanto, a Iniciativa Global recomenda as seguintes medidas a todos os estados que desejam participar do movimento global de proibio do castigo fsico e humilhante:
Proibio explcita de todos os tipos de violncia contra a criana. Criao de programas de conscientizao para despertar o interesse do grande pblico para o problema dos castigos fsicos e humilhantes e sua necessria eliminao.

movimento pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes no brasil Acompanhando o movimento internacional, a sociedade brasileira tem realizado muitos esforos pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes. uma iniciativa a Rede No Bata, eduque, movimento social que tem como objetivo erradicar os castigos fsicos e humilhantes e estimular uma relao familiar respeitosa que garanta o direito das crianas integridade fsica e psicolgica e a seu pleno desenvolvimento como ser humano e como cidado.

12

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Com a misso de contribuir para o fim da prtica dos castigos fsicos e humillhantes, seja no meio familiar, escolar ou comunitrio, a Rede tem os seguintes objetivos:
Estabelecer bases para uma campanha de longo prazo por meio de parcerias estabelecidas com instituies do setor governamental, organizaes da sociedade civil e setor privado; Influenciar a opinio pblica por meio de campanhas permanentes e programas direcionados para pais e cuidadores, com foco na educao infantil baseada no dilogo, na compreenso e no afeto; Influenciar a elaborao de polticas pblicas e de normas legais que protejam integralmente os direitos de crianas e adolescentes; Promover a participao de crianas e adolescentes nas aes da Rede; Chamar a ateno de rgos governamentais para a necessidade de criar, ou melhorar as bases formais e informais de apoio s famlias de modo que possam exercer com qualidade a educao e criao de seus filhos.
Para saber mais sobre a Rede No Bata, eduque acessar www.naobataeduque.org.br

13

Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?


As atividades so organizadas em formato de oficinas de modo a facilitar o seu entendimento e a sua realizao. Cada uma compreende os seguintes itens: objetivo Descrio da informao especfica, das reflexes e habilidades que sero adquiridas na atividade. Sugerimos que o(a) facilitador(a) compartilhe a proposta com os participantes no incio de cada atividade. materiais necessrios Os materiais sugeridos para a realizao da atividade. Nos casos em que os materiais no puderem ser facilmente acessados, o(a) facilitador(a) poder improvisar. Por exemplo, flipchart e marcadores podem ser substitudos por cartolinas, papel pardo, jornais ou giz e quadro-negro. tempo recomendado O intervalo de tempo recomendado para a realizao de cada atividade. Na sua maioria, o tempo das atividades do manual varia entre uma e duas horas de durao. Mas dependendo do nmero de participantes e de outros fatores, este tempo pode variar. um dos principais desafios para os facilitadores que iro realizar as oficinas perceber o ritmo de cada um e do grupo, para no tornar a atividade cansativa. dicas de Planejamento Informao de apoio ou dicas para ajudar o(a) facilitador(a) a se preparar para a atividade.

02

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Procedimento As etapas para a realizao da atividade. De modo geral, as atividades so redigidas para serem facilmente adaptveis a grupos com diferentes nveis de domnio de leitura e de escrita, mas o(a) facilitador(a) deve estar atento para avaliar se as etapas so factveis e apropriadas para os participantes. Por exemplo, quando o procedimento exige a leitura de um texto, o facilitador pode optar por ler o texto em voz alta. Perguntas para discusso Servem para estimular o dilogo no grupo. So apenas sugestes de perguntas que devero ser complementadas pelo facilitador a partir das reflexes que surgiram entre os participantes. encerramento Fornece os principais pontos ou mensagens da atividade. folhas de Apoio Contm ferramentas que complementam as atividades.

sobre o papel do facilitador Acreditamos que o papel do facilitador de promover um ambiente seguro, que explore as idias e permita as trocas entre os participantes durante as atividades, respeitando tambm os limites de cada um. O resultado do trabalho deve ser ajudar o grupo a organizar suas idias e a refletir um pouco mais sobre um determinado tema, a partir de suas prprias vivncias e das experincias dos outros participantes do grupo. importante que os participantes se sintam a vontade. Para isso, contribui muito que o facilitador seja entusiasta, simptico, bem humorado e sintase confortvel com os temas das discusses. A postura do facilitador fundamental para atrair a ateno e a confiana dos participantes. Pais, mes e cuidadores tm diferentes crenas sobre a educao das crianas, muitas vezes baseadas na forma como eles prprios foram educados ou em noes tradicionais de disciplina e muitas vezes mostram resistncia em falar abertamente sobre o assunto ou mesmo questionar as suas atitudes. Cabe ao facilitador, portanto, acolher essas experincias e valoriz-las, compreendendo que o tema dos castigos fsicos e humilhantes uma questo delicada e complexa para as famlias.

Sabemos que a prtica dos castigos fsicos e humilhantes disseminada em nossa sociedade e que muitas vezes os pais no os reconhecem como uma violncia ou mesmo uma violao de direitos das crianas. Por isso, fundamental que o facilitador tenha clareza sobre a abordagem que estamos propondo neste manual, de nunca culpabilizar as famlias e sim, criar um ambiente acolhedor, favorvel sensibilizao e reflexo, para que os participantes possam expor seus conflitos, angstias, dvidas e crenas... O facilitador deve sempre acreditar na capacidade de mudana, no potencial transformador da troca que acontece em grupo, quando uma pessoa entra em contato com a experincia e os conhecimentos de seus pares. Quando os grupos so mistos, ou seja, formados por homens e mulheres, preciso considerar que os homens, na maioria das vezes, no esto acostumados a participar destes espaos e encontros, tradicionalmente dirigidos para o pblico feminino. Neste caso, importante que o facilitador esteja sensvel para perceber as interaes no grupo e promover um ambiente eqitativo, em que os homens e as mulheres sintam-se a vontade para falar e se expressar.

15

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

facilitadores homens ou mulheres? Quem deve facilitar os grupos formados somente por mulheres? e os grupos formados por homens? e quando os grupos so mistos? Nossa experincia sugere que a qualidade do facilitador a habilidade em conduzir o grupo, empatia, flexibilidade, escuta sensvel e atenta e uma postura eqitativa em relao a homens e mulheres mais importante do que o seu sexo. interessante que o facilitador saiba usar as diferenas como dispositivo para reflexo e promover um ambiente de troca no grupo. De qualquer forma, sugerimos que, sempre que possvel, os grupos sejam facilitados por uma dupla de facilitadores e, sendo um homem e uma mulher, pode enriquecer o processo em grupo. Outro aspecto que normalmente levantado sobre o perfil do facilitador se ele deve ou no ter filhos para trabalhar com pais, mes e cuidadores. Percebemos que pode ser mais fcil para o facilitador criar empatia com o grupo quando ele compartilha das experincias trazidas pelo grupo em relao aos cuidados dos filhos. Contudo, este no um critrio determinante nem excludente, uma vez que o facilitador tenha interesse, desejo e sinta-se confortvel para tratar destas questes em grupo.

sobre o espao fsico para a realizao das atividades Deve-se usar um espao adequado para o trabalho com os adultos, propiciando que as atividades sejam realizadas sem restrio da sua movimentao.
interessante que haja, sempre que possvel, a presena de dois facilitadores. interessante verificar a capacidade do espao para acolher as crianas, como por exemplo, uma sala ao lado ou outro ambiente separado do grupo de adultos. Muitas vezes os pais, mes e cuidadores levam as crianas para o encontro e nestes casos, importante que elas possam permanecer em um ambiente propcio, com algum responsvel durante o tempo de durao do encontro. recomendado que as crianas no participem dos grupos, porque alm dos contedos tratados no serem apropriados para crianas, os adultos no ficam a vontade e no conseguem se concentrar na discusso.

grupo de discusso no grupo teraputico No sugerimos o uso destas tcnicas como terapia grupal.
Os grupos e a utilizao das tcnicas devem ser vistos como parte de um processo de reflexo e educao participativa. A proposta deste tipo de interveno a de propiciar reflexes e mudanas de atitudes. O trabalho deve ir se aprofundando, atentando sempre para ir alm de um possvel discurso politicamente correto. Os pontos de discusso, sugeridos nas tcni-cas apresentadas, no precisam ser usados necessariamente no final, mas podem ser utilizadas durante a execuo das mesmas, conforme o facilitador acredite que seja mais apropriado.

nmero de participantes As atividades deste manual foram desenvolvidas e testadas com grupos de 15 a 20 participantes. Nossa experincia demonstra que bastante proveitoso o uso desse material com grupos formados por 15 a 20 participantes. No entanto, o facilitador tambm pode usar as tcnicas descritas para grupos maiores ou menores.

Algumas questes ticas Deve-se proporcionar um ambiente livre, respeitoso, onde no haja julgamentos ou crticas a priori das atitudes, falas ou posturas dos participantes.
Situaes de conflito podem acontecer. Cabe aos facilitadores intervir tentando estabelecer um consenso e respeito diferena de opinies. Muitas atividades includas neste manual tratam de temas pessoais profundos e complexos como a promoo da convivncia, a sexualidade e a sade mental. Ns recomendamos que estas atividades sejam facilitadas por pessoas que se sintam confortveis em trabalhar com estes temas, que

16

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tenham experincia de trabalho com pais, mes e/ou cuidadores e que tenham suporte de suas organizaes e/ou de outros adultos para executar tais atividades. Reconhecemos que aplicar estas atividades no sempre uma tarefa fcil e nem sempre previsvel. Os temas so complexos e sensveis violncia, sexualidade, relaes de poder, educao. Pode haver grupos onde os participantes se abram e se expressem profundamente durante o processo, assim como outros que no queiram falar. Algumas das oficinas propostas envolvem atividades que demandam que os participantes saibam ler ou escrever. entendendo que nem todos tm essa capacidade, aconselhamos o facilitador a identificar a existncia de pessoas com esse perfil e em caso positivo adaptar a dinmica de forma a no causar constrangimento a nenhum dos participantes. bom lembrar que nem sempre o contato fsico fcil para todos. Atividades que exijam toque fsico podem e devem ser colocadas com alternativas de participao ou no, respeitando os limites de cada um.

sionais e servios competentes. Ao tentar resolver sozinho, o facilitador pode contribuir para a manuteno da situao de violncia identificada. Quando a suspeita for em relao a qualquer tipo de violao de direitos e/ou violncia contra criana ou adolescente, voc deve procurar o Conselho Tutelar de sua cidade, uma Delegacia especializada em Crimes contra Crianas e Adolescentes (caso exista) ou ligar para o disque 100 (basta ligar 100 de qualquer parte do Brasil). Nos dois primeiros casos as denncias podem ser feitas por escrito, por telefone ou pessoalmente. No h necessidade de se identificar. Mas, para que a denncia seja checada, preciso informar a ameaa, alm do nome e do endereo das vtimas. em geral dois conselheiros tutelares so destacados para acompanhar o caso. A apurao envolve visitas, que podem ou no serem marcadas e, geralmente, conta com a ajuda de um psiclogo, mdico, assistente social. em casos extremos um policial militar tambm pode acompanhar os conselheiros. Quando a suspeita for de violncia contra mulher, voc pode ligar para o 180 (Central de Atendimento Mulher) para fazer uma denncia ou pedir orientaes. Tambm importante que voc tenha acesso ao guia de servios que atendem mulheres em situao de violncia na sua cidade.

AtIvIdAdes de AQueCImento
uma das tarefas mais importantes para um trabalho que prope a troca de opinies entre os participantes a integrao do grupo. em primeiro lugar importante que os participantes sejam apresentados para que se sintam mais a vontade para expor suas idias e opinies. A utilizao de dinmicas e jogos de apresentao auxilia na descontrao do grupo e aumenta sua confiana. Atividades de aquecimento e pequenos intervalos tambm auxiliam na integrao dos participantes e ajudam a retomar a concentrao. Os adultos, muitas vezes, no tm experincia de trabalhos em grupo e mostram-se resistentes ou intimidados, num primeiro momento, a exporem suas idias e opinies. Assim como a tcnica utilizada para promover determinada reflexo, o aquecimento do grupo tambm tem um propsito. estas atividades favorecem que os participantes esqueam momentaneamente o que est sua volta, as preocupaes e tenses com as quais chegaram no encontro, auxiliando na mudana de ritmo, relaxando, aquecendo e sensibilizando o grupo. Para isso, o facilitador deve ter a ateno focada em como os participantes esto se sentindo naquele momento, para poder dar continuidade as discusses.

Quando h suspeita de abuso ou outras formas de violncia em caso de suspeita de abuso ou outras formas de violncia, sugere-se que o facilitador pesquise os servios disponveis na comunidade para que possa fazer o encaminhamento adequado para cada caso. uma questo delicada e deve ser encaminhada aos profis-

17

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

exemPlo: Aquecendo o grupo e estabelecendo regras de convivncia2 objetivo: Tornar o clima do grupo mais informal, conhecer as expectativas de cada participante, estabelecer algumas regras de convivncia. materiais necessrios: Folhas grandes de papel; fita adesiva; canetas de ponta grossa. tempo recomendado: 1h e 30 minutos Procedimento
1. Pea que os participantes fiquem de p e faam um crculo. 2. explique que vai ser feito um jogo onde cada pessoa vai simular que joga para a outra uma palavra sobre uma atitude ou um sentimento que os adultos tm em relao s crianas. 3. uma pessoa comea jogando a palavra para outra dizendo para quem e que palavra . Imediatamente a pessoa que recebe deve fingir que pegou a palavra, gesticular como se a estivesse transformando em outra palavra e envi-la para outra pessoa, sempre dizendo o nome de quem vai receber e a palavra que est recebendo. 4. O jogo prossegue at que todos tenham enviado e recebido sua palavra. 5. Solicite que todos se sentem, digam seu nome e o que esperam desta capacitao. 6. escreva no quadro quais as expectativas que o grupo tem, discuta-as apontando quais sero atendidas e apresente a proposta da capacitao, seus objetivos, durao, horrios etc. 7. em seguida, pea aos participantes que faam grupos de at cinco pessoas e que elejam um relator. 8. Distribua duas folhas e solicite que em uma delas se escreva: GOSTAMOS. Na outra folha, pea que escrevam: NO GOSTAMOS 9. explique que cada grupo dever discutir primeira-mente quais as coisas que mais gosta quando trabalha em grupo. O relator deve ir escrevendo, na folha do GOSTAMOS, em forma de palavraschave, o que as pessoas falarem. 10. Conforme os grupos forem terminando, pea que faam a mesma coisa em relao s coisas que no gostam no trabalho em grupo. 11. Quando todos terminarem, fixe uma folha de papel grande na parede com a palavra GOSTAMOS e pea que cada relator leia as concluses de seu grupo. Anote as palavras-chave sem repeti-las.

12. Quando todos os grupos tiverem suas concluses anotadas, leia todas as palavras em voz alta e sugira que, em conjunto, se faa uma frase sobre porque bom se trabalhar em grupo. Anote a frase em outra folha. 13. em seguida, na folha do NO GOSTAMOS, utilize a mesma dinmica em relao aos pontos levantados, mas, em vez da frase final, faa, em conjunto com os participantes, uma lista com as regras necessrias para que a convivncia entre o grupo seja agradvel e respeitosa. 14. Deixe na parede a frase sobre por que bom se trabalhar em grupo e o contrato de convivncia.

Perguntas para discusso O que um grupo?


Na opinio de vocs melhor se trabalhar sozinho ou em grupo? Por qu? importante se estabelecer um contrato de convivncia ao se iniciar um grupo de trabalho? Por qu? Quais os outros grupos que fazem parte da nossa vida? Que contratos de convivncia ns temos com eles? este contrato foi discutido ou se supe que exista?

Retirado de Promundo e CIeSPI. Cuidar sem violncia todo mundo pode: guia prtico para famlias e comunidades. Rio de janeiro, 2003. p.32-33

18

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

encerramento: Lembre aos participantes que um grupo formado por um conjunto de pessoas com caractersticas prprias, interagindo e se integrando e em constante transformao. enfatize que, para um grupo funcionar bem, preciso que as pessoas respeitem as opinies umas das outras e que, mesmo discordando, devem ouvir at o final antes de argumentarem contra. importante evitar atitudes agressivas ou irnicas. preciso ter sempre em mente que trabalhar em grupo uma oportunidade de aprendizagem, uma possibilidade de trocar experincias e aprimorar a relao com pessoas diferentes, uma chance de lidar com os conflitos e aprender a resolv-los. Estabelecer um contrato logo de incio importante para se garantir alguns princpios fundamentais para uma convivncia que seja ao mesmo tempo respeitosa, democrtica e prazerosa.

19

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

bloCo 1: fAmlIA e soCIAlIzAo dAs CrIAnAs


A socializao um processo que se inicia desde o nascimento, a partir de mensagens, valores, presses e limites que recebemos atravs de nossa educao. Muitas vezes, o que apreendemos atravs do nosso processo de socializao tomado como natural e deixamos de refletir e questionar sua lgica. O primeiro papel social que aprendemos o de filho ou filha. A famlia o contexto onde desenvolvemos nosso primeiro aprendizado dos papis sociais e de gnero. O modo como os pais, mes e cuidadores auxiliam a criana em sua socializao influenciar a imagem que ela construir de si mesma, sua autoconfiana, auto-estima e, de maneira geral, sua personalidade. junto famlia que a criana aprende a respeitar e assimilar as regras sociais. a partir dela e com ela que a criana se constitui como sujeito e tambm passa a exercer sua influncia no meio em que vive. Desse modo, a famlia tem papel essencial junto ao desenvolvimento da socializao da criana, ajudando-a na relao com o mundo e conduzindo-a em direo autonomia e independncia. H famlias cuja submisso e aceitao dos valores e controle dos pais so naturalizadas e legitimadas, ou seja, consideradas naturais e necessrias. Nestas famlias percebemos uma maior adeso aos modelos dominantes e estereotipados de gnero e de relaes desiguais e opressoras. A violncia, muitas vezes, banalizada e minimizada, quando no passa a ser negada, absorvida como algo natural dinmica familiar e que no poderia ser evitado. esse contexto contribui para a produo de crianas submissas, futuros cidados sem voz que tambm transferem essa forma de relao para outras esferas da sua vida. Deste modo, por entendermos que a famlia um espao privilegiado para o processo de socializao da criana na primeira seo do manual, nosso propsito trazer uma reflexo sobre os papis e responsabilidades dos pais, mes e cuidadores, com o intuito de criar oportunidades para repensar prticas, atitudes e idias tradicionalmente estabelecidas, que favorecem o estabelecimento de ambientes violentos e desfavorveis ao desenvolvimento das crianas.

tCnICA 1: Pessoas e Coisas objetivo: Facilitar o reconhecimento da existncia de relaes de poder e seu impacto sobre os indivduos e seus relacionamentos. materiais necessrios: nenhum tempo recomendado: 1 hora dicas de Planejamento: Alguns participantes podem se sentir pouco a vontade em relao ao papel que devem desempenhar nesta atividade. importante que o facilitador esteja atento a como os participantes reagem ao assumirem o papel de pessoas ou coisas, e esteja preparado para fazer as acomodaes ou mudanas necessrias. Por exemplo, em vez de preparar os participantes para o desenvolvimento dos seus papis, o facilitador pode propor que discutam em duplas como as pessoas deveriam tratar as coisas e quais sentimentos isso poderia gerar nas pessoas e nas coisas. O facilitador dever estar preparado para fazer referncias a servios de aconselhamento ou outros servios de apoio, para os participantes que eventualmente se sentirem afetados por essa atividade.

20

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Procedimento
1. Divida o grupo em dois com uma linha imaginria. Cada lado deve ter um nmero igual de participantes. 2. Informe que o nome da atividade : Coisas e Pessoas. escolha, aleatoriamente, um grupo para serem as coisas e o outro, as pessoas. 3. Leia as regras para cada grupo: 3.1. COISAS: As coisas no podem pensar, no sentem, no podem tomar decises, tm que fazer aquilo que as pessoas lhes ordenam sem questionar. Se uma coisa quer se mover ou fazer qualquer coisa, tem que pedir permisso pessoa. 3.2. PeSSOAS: As pessoas pensam, podem tomar decises, tm sexualidade, sentem e, alm disso, podem pegar as coisas e fazerem o que quiserem com elas. 4. Pea para o grupo das pessoas pegarem as coisas e fazer com elas o que quiserem durante 5 minutos. 5. Ao final do tempo estipulado, solicite aos grupos que regressem aos seus lugares.

Qual a relao que esse exerccio tem com nossa vida? J fomos tratados como coisas? Como nos sentimos? Uma criana costuma ser tratada como coisa? em que momentos? Que impactos vocs acham que esse tratamento pode ter na vida de crianas e adultos que sofrem esse tipo de atitude? O que poderamos fazer para mudar essa situao?

explore como poderamos mudar esta atitude de abuso de poder nas nossas relaes (incluindo com outros adultos na famlia, no somente com a criana).

encerramento explore os sentimentos experimentados pelas pessoas que foram coisas e os momentos em que elas se sentiram assim em suas vidas: como isso se deu, o que aconteceu, como gostariam que tivesse acontecido. Procure relacionar com os sentimentos que as crianas experimentam quando so tratadas como coisas e como muitas vezes elas nem podem se colocar e se defender como pode acontecer numa situao entre dois adultos. explore os sentimentos trazidos pelos participantes de quando foram tratados como coisas quando eram crianas primeiramente, antes de relacionar com os sentimentos possveis que so vivenciados pelos filhos dos participantes quando eles so tratados como coisas.

Perguntas para discusso


Para os que fizeram papel de coisa: Como sua pessoa tratou voc? O que sentiram? Por qu? Para os que fizeram papel de pessoa: Como foi possuir uma coisa? O que sentiram? Por qu?

21

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

tCnICA 2: vdeo era uma vez outra famlia3 objetivos: Discutir as crenas, opinies e atitudes que os adultos apresentam diante do castigo fsico e humilhante usado como medida disciplinar e educativa. materiais necessrios: televiso, aparelho dvd, o vdeo era uma vez uma Famlia, flipchart, marcadores. tempo recomendado: 1 hora dicas de planejamento: voc pode usar o vdeo de diversas formas, dependendo da sua inspirao e dos recursos que possui. O vdeo atrai a audincia, facilita a introduo do assunto, aproxima o tema do cotidiano das pessoas, motiva, estimula e informa, ao mesmo tempo em que entretm. Para melhor se preparar, sugerimos que o facilitador assista ao vdeo antes e veja se adequado situao e ao seu pblico. Anote os trechos mais importantes. Faa uma lista dos principais temas para discutir com o grupo. Prepare-se para a sesso: complemente as informaes indicadas pelo vdeo, pesquise mais sobre o assunto, traga o tema para o cotidiano do seu pblico. Dependendo do tempo destinado a atividade, prepare um pequeno roteiro para a discusso aps exibir o vdeo, ou uma dinmica de trabalho em grupo. Procure fazer com que o maior nmero de pessoas se envolva na discusso. uma boa estratgia dividir o grupo em duplas ou trios, para um primeiro dilogo, antes de abrir ao grupo maior. Por fim, confira se o equipamento necessrio para a exibio (televiso, vdeo, tomadas, extenso, benjamim etc.) est disponvel e funcionando bem.

nota sobre o vdeo o que : um desenho animado sem palavras. Recomendado para facilitadores que buscam uma ferramenta ldica e inovadora para promover discusses com pais, mes e cuidadores sobre a educao de crianas, atravs da promoo da sua participao, dos seus direitos e de seu desenvolvimento. sinopse: O vdeo apresenta a histria de uma famlia e os desafios cotidianos que pais e cuidadores enfrentam na criao e educao de crianas. O vdeo prope uma reflexo crtica sobre o castigo fsico e humilhante e nos convida a olhar a criana como um sujeito de direitos. Para isso, a histria de era uma vez uma famlia aborda vrios aspectos que envolvem a educao ce crianas de diferentes idades: como estabelecer limites, como lidar com o estresse do dia-a-dia e como atender s necessidades das crianas de acordo com seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e fsico promovendo a sua participao nesse processo. durao: 22 minutos nmero de participantes: Para estimular a discusso sobre o vdeo, deve-se trabalhar em um grupo de 7 a 20 pessoas. Sugerimos que os grupos com mais de 20 pessoas possam ser divididos em grupos menores no momento da discusso e, caso haja interesse, abre-se posteriormente um debate mais amplo.

22

este vdeo uma realizao do Promundo e com o apoio da Save the Children Sucia e em colaborao com a Aliana H, Fundao Xuxa Meneghel e Bernard van Leer Foundation. Produzido pela jah Comunicao. Para conhecer o vdeo, visite o canal do Promundo no You Tube: www.youtube.com/user/Promundo

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Procedimento
1. Comente com os participantes apenas que assistiro ao vdeo era uma vez uma famlia, com durao de 22 minutos, no qual narrada a histria de uma famlia. 2. evite expor seus julgamentos. Nunca d sua interpretao no incio. muito importante que cada participante expresse sua opinio. 3. Somente aps uma primeira rodada de opinies, informe o tema central e os objetivos, abrindo margem para novas discusses.

destacamos algumas a seguir


1. Como era a famlia? comum ver famlias com a composio do vdeo na sua comunidade? (Reconstituda, pais separados, filhos de mais de um casamento?) comum ver mes que cuidam sozinhas dos filhos? e pais? 2. vocs acham que menino e menina tm que ser educados de maneiras diferentes ou da mesma forma? 3. vocs acham que homens e mulheres educam da mesma forma? 4. e como ter filhos de idades diferentes? A educao a mesma? As preocupaes so as mesmas? Os conflitos so os mesmos ou so diferentes? 5. e a participao da av na educao das crianas, como vocs percebem? possvel algum que no est dentro da situao ajudar a educar? 6. Como cuidar de filhos pequenos? Na cena em que leva a criana para a escola, a me parece estar totalmente desconectada da filha, quase automtico. Algum se reconhece nessa cena? 7. Ser que s vezes as pessoas tratam os filhos como coisas em vez de pessoas? vocs acham que filho tem querer? Como lidamos com os quereres de nossos filhos? Quando vocs eram crianas, vocs tinham quereres? e como eram tratados?

8. e na cena em que o chefe grita com o pai no trabalho? Como ter algum gritando conosco? Como nos sentimos quando no somos ouvidos? Como gostaramos de ser tratados? 9. vocs acham normal uma criana nessa fase brincar com o que v pela frente, com o que colorido? Isso parte da curiosidade da idade, natural? Ou merece ser repreendido com umas palmadas? vocs acham que devemos incentivar a curiosidade da criana ou reprimir, brigar? 10. vocs acham que as crianas imitam os adultos? Que exemplos damos a nossos filhos? 11. vocs acham que os pais usam violncia no sentido de proteger os filhos? 12. Quantas vezes brigamos com nossos filhos sem perguntar o que est acontecendo, como esto se sentindo? e como quando algum briga conosco sem perguntar o que est acontecendo antes? Como pode ser diferente? 13. Como nos sentimos quando queremos proteger nossos filhos do perigo? voc j bateu com a inteno de proteger seu filho (a)? voc acha que bater, gritar, aproxima ou afasta seu filho de voc? Ser que possvel estabelecer outro tipo de relao, de dilogo? Algum no grupo tem uma relao diferente? Como faz? 14. em que tipos de assuntos uma criana pode participar? O que faz vocs considerarem que a criana apta a participar de uma negociao e no de outra?
23

Depois de assistirem ao vdeo, pergunte ao grupo que temas apareceram ou se destacaram. escreva-os no flip-chart. Se for necessrio, passe o vdeo mais uma vez para a melhor compreenso do contedo. Se voc no tiver tempo suficiente ou considerar que mais rico aprofundar algum tema especfico, pode selecionar cenas especficas ou um conjunto delas. Discuta com o grupo quais foram as impresses, ficando atento s correlaes que cada participante faz com sua prpria vida e experincias. Perguntas para discusso O dvd era uma vez uma famlia vem acompanhado de um Guia de Discusso que contm diversas sugestes de perguntas para animar a discusso.

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

15. Como a criana poderia iniciar a sua participao na tomada de decises junto com os pais? Isso bom para ela e para a famlia? 16. Ouvir o que a criana tem a dizer sobre um determinado assunto importante?

encerramento Convidar os participantes a comearem a observar como eles se relacionam com seus filhos a partir do que foi vivenciado e que ficou marcante com a dinmica Pessoas e Coisas e o vdeo. tCnICA 3: Pais perfeitos, mes perfeitas?4 objetivos: Refletir sobre o que ser pai ou me. Refletir sobre o papel socializador da famlia, sua importncia na hora de promover o desenvolvimento socioafetivo da criana. Refletir tambm sobre a diviso dos papis sexuais nas famlias. materiais necessrios: Cartes com os nomes das pessoas ou os papis a representar (filho, filha, pai, etc.). Folhas brancas, lpis ou canetas, canetas de diferentes cores, durex. tempo recomendado: 1 hora a 1 hora e 30 minutos. dicas de planejamento: esta atividade exige que o(a) facilitador(a) tenha domnio sobre os seguintes contedos: famlia como
24

agente socializador; prticas parentais, conceito de gnero e diviso de papis sexuais nas famlias. Caso o facilitador no conhea a comunidade onde ir trabalhar, averiguar previamente, se for possvel, as caractersticas predominantes das famlias (mes que ficam em casa, mes solteiras, mes que trabalham foram, avs e avs criando os netos, pais solteiros, etc.). Procedimento
1. Diga que faro uma representao de uma famlia. Para isso necessitaro: de voluntrios e voluntrias, podendo ser a partir de 3 pessoas; levar em considerao a comunidade em que se est trabalhando (averigue discretamente, caso no esteja familiarizado (a), como esto integradas as famlias nesse lugar - famlias extensas, nucleares, mes solteiras, etc). Motive-os a participar; dizer que levem em considerao as famlias da comunidade porque preciso que a representao seja o mais fiel possvel realidade dos participantes. 2. Pea s pessoas que participarem, que o acompanhem (saia do espao onde se desenvolve a atividade) e indique que haver uma dramatizao sobre uma famlia. entregue folhas brancas, canetas e durex. Caso queiram assumir um nome fictcio, que o anotem e coloquem sua frente. A idia que cada um tenha um nome e caso queiram, ao invs de um nome
4

fictcio, anotem em uma folha de papel o que iro representar: irmo, irm, av, tio, pai, me... dependendo do que decidirem em grupo.

Pea aos participantes deixarem claros os papis que representaro cada um deles na educao e formao das crianas. 3. Pea ao resto dos participantes que prestem ateno e observem seus companheiros e companheiras na dramatizao, anotando dvidas e comentrios sobre tudo, ficando atentos ao papel que cada um dos integrantes da famlia representa. 4. uma vez finalizada a dramatizao, inicie a discusso em todo o grupo. Pode-se iniciar com as seguintes perguntas: O que acharam da dramatizao? Como se sentiram? Algo no ficou claro?
5. Durante a discusso, leve os participantes a refletirem sobre o papel que cada integrante da famlia representou. Pergunte: O que ser pai? O que ser me? O que ser filho ou filha? Quais so as responsabilidades de cada um (a)? O crescimento do seu filho provoca mudana/ adaptao no seu jeito de ser pai e/ou me? Vocs acreditam que s vezes as crianas se parecem com seus pais e mes?

Manual Lucha contra el castigo fsico en la familia: manual para la formacin y las recomendaciones de los grupos que participaron en su validacin, Costa Rica, 2003. Atividade adaptada por Mara Luz Gutirrez para o uso desse Manual.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

esta ltima pergunta permite discutir as contradies que s vezes acontecem quando pais e mes esperam que seus filhos/filhas faam o que eles (pais) querem, alm de permitir refletir como, em muitas ocasies, os filhos (as) se parecem com seu pai ou com sua me e como exatamente isso que eles (pais) no gostam.
6. Discutir sobre a criana e a educao dos filhos (as). Quais so as idias que os pais possuem sobre seu papel de educador dentro da famlia?

A inteno iniciar o debate sobre certas atitudes e comportamentos que pais e mes tm e que afetam seus filhos. O tipo de situao particular e a profundidade da anlise dependero, em certa medida, da capacidade de estmulo do facilitador e das caractersticas do grupo de mes e pais. encerramento A sesso pode ser finalizada com uma sntese onde o facilitador assinale os temas mais importantes surgidos e suas implicaes, tanto para o exerccio da paternidade ou maternidade, como seus efeitos no desenvolvimento da infncia e adolescncia.

25

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

tCnICA 4: A rvore dos gneros objetivo: Proporcionar uma reflexo sobre o conceito de gnero e discutir no s a forma como o masculino e o feminino so construdos por meio da socializao primria e secundria, mas tambm o papel das instituies na garantia da eqidade e na diminuio da desigualdade entre os gneros. materiais necessrios: Tiras de papel; canetas hidrogrficas; fita adesiva; cartaz com desenho de uma rvore com raiz aparente, tronco e galhos, com aproximadamente 1,50m de altura, texto Gnero: o que isso? para todos (opcional). tempo recomendado: 1 hora dicas de Planejamento: Caso haja participantes com dificuldades de leitura e escrita, adapte a atividade para que ela seja realizada oralmente. importante que os participantes no se sintam constrangidos ou deixem de participar por no saberem ler ou escrever. Procedimento
1. Cole o cartaz com a rvore na parede. 2. Divida os participantes em quatro grupos e pea que faam uma lista com todas as informaes que so passadas para as crianas sobre ser menino e ser menina. Por exemplo: menino no chora e menina tem que sentar de perna fechada.

3. Distribua tiras de papel e pea que escrevam cada informao em uma tira. Quando terminarem, cada grupo deve fixar suas tiras na raiz da rvore. As relacionadas aos meninos do lado esquerdo e as referentes s meninas do lado direito. 4. Pea que reflitam sobre quem costuma dar essas informaes para as crianas (famlia, escola, sociedade, religio e mdia) e depois que escrevam essas observaes em novas tiras de papel e colem no tronco da rvore. 5. Proponha uma reflexo sobre os adultos, homens e mulheres, criada sob essas orientaes: quais seriam suas caractersticas psicolgicas, suas tendncias profissionais, seu comportamento em relao sexualidade e afetividade? Os resultados dessa reflexo devero ser escritos em tiras que sero coladas na rvore como frutos. 6. Quando terminarem, leia de cima para baixo as respostas que foram dadas para meninos e meninas e pergunte aos participantes a que concluses podem chegar observando esta rvore.

Quais as caractersticas das mulheres que so naturais? Quais as aprendidas? Quais as caractersticas dos homens que so naturais? Quais as aprendidas? Em nosso pas, as mulheres e os homens tm os mesmos direitos? esses direitos so respeitados?

encerramento
Em nossa cultura, muitas vezes, existem expectativas em relao forma como homens e mulheres devem ser e se comportar. Por exemplo: garotas so mais fracas, mais dependentes, mais sensveis, menos agressivas e os garotos so mais fortes, mais independentes, mais prticos, mais agressivos. Quando falamos em sexo, nos referimos s caractersticas fsicas e biolgicas de cada um, s diferenas entre um corpo de homem e de mulher, de menino e de menina. O sexo diz respeito ao atributo anatmico. Quando falamos em gnero, nos referimos s diferenas que foram construdas ao longo da histria da humanidade por meio dos costumes, idias, atitudes, crenas e regras criadas pela sociedade. O conceito de gnero diz respeito ao conjunto das representaes sociais e culturais elaboradas a partir da diferena biolgica dos sexos. No conceito de gnero, as noes de masculino e feminino so construes sociais.

Perguntas para discusso


O que ser homem? O que ser mulher? Quais so as mensagens que a famlia passa para uma menina sobre o fato dela ser mulher? Quais so as mensagens que a famlia passa para um menino sobre o fato dele ser homem?

26

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Atitudes culturais mais amplas com respeito a funes e relaes de gnero influenciam o castigo aplicado contra a criana. Muitas culturas usam o castigo fsico e humilhante acreditando que essa uma maneira apropriada de educar meninos ensinando-os a serem homens. Meninas podem receber mais castigos humilhantes, enquanto meninos so mais punidos fisicamente. Pesquisas sugerem, ainda, que os pais em lares onde as famlias so comandadas por homens so mais propensas a usar castigo fsico como forma de disciplinar seus filhos. esse tipo de famlia tende a ser caracterizado por funes de gnero rgidas e hierarquizadas. O estilo da paternidade nessas famlias tende a ser agressivo, autoritrio e ter por base o castigo fsico em detrimento das tcnicas de castigo verbal, tudo diretamente relacionado a atitudes patriarcais.
Fonte: Harper, K., Horno, P., et. Al. erradicando o Castigo Fsico e Humilhante contra a Criana: manual de ao. Save the Children Sucia e Aliana Internacional Save the Children, 2005

27

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO (o texto pode ser lido pelo facilitador para fomentar a reflexo com o grupo): gnero, o que isso? Para facilitar a compreenso e a transformao das desigualdades que as sociedades constroem sobre o que ser homem e o que ser mulher, utilizamos o conceito de gnero. Isto se refere ao que a sociedade nos ensina sobre o que ser homem e o que ser mulher e os papis de ambos, a partir de uma interpretao de suas diferenas biolgicas. importante ressaltar, que gnero diferente de sexo. enquanto o primeiro diz respeito ao que aprendemos, e como nos comportamos e agimos, tornando-se homens e mulheres, sexo diz respeito ao que biolgico e nasce com a gente (pnis, vagina, seios). em nossa sociedade, em geral, os homens so educados para serem dominantes e mais resistentes. enquanto as mulheres so socializadas para serem carinhosas e cuidar do lar e dos filhos, os homens so socializados para se virarem na rua e a usar a violncia como uma das formas de resolver conflitos. Alm disso, os homens costumam comear sua atividade sexual antes das mulheres e so estimulados a ter mais parceiras sexuais ao longo da sua vida. O sexo costuma ser uma forma de se afirmar como homem, uma conquista para ser contada aos amigos. Acreditamos que esta diferena na forma como homens e mulheres so socializados, apesar dos custos para ambos, confere privilgios e poder aos homens e traz conseqncias para a sua sade e suas relaes. importante estimular uma reflexo sobre as normas de gnero entre homens e mulheres, para que sejam capazes de questionar modelos e comportamentos injustos.
FONTe: Fonseca, vanessa. Nascimento, Marcos e Pizzi, Bruno. Pelo fim da explorao sexual: o que os homens podem fazer? Manual para a sensibilizao de adolescentes de 10 a 14 anos. Rio de janeiro: Promundo, 2008. 88p.

28

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tCnICA 5: grfico da famlia objetivo: Refletir sobre as relaes que existem dentro da famlia, as diferenas socialmente atribudas aos gneros e sua importncia para o desenvolvimento das crianas. materiais necessrios: Folhas de papel comum, lpis de cor ou canetas hidrogrficas, grfico (folha de apoio) e texto Famlia, Comunidade e Desenvolvimento Infantil para todos (opcional). tempo recomendado: 1 hora dicas de Planejamento: Caso haja participantes com dificuldades de leitura e escrita, adapte a atividade para que ela seja realizada oralmente. importante que os participantes no se sintam constrangidos ou deixem de participar por no saberem ler ou escrever. Procedimento
1. Distribua as folhas de papel e pea que a numerem de 1 a 10 na direo vertical. Solicite que, individualmente, pensem na ltima semana que tiveram. 2. Informe que ler uma srie de 10 atitudes que as pessoas tm ou podem ter com as crianas. Pea que cada participante atribua um nmero de acordo com a quantidade de vezes que fez, no ltimo ms, alguma dessas coisas enquanto estava com seus filhos de zero a 12 anos. A gradao vai do nmero zero (quando no fez nenhuma vez) ao nmero 10 (quando fez vrias vezes). Brincou com as crianas? Ficou preocupada se as crianas esto comendo alimentos saudveis?

Leu uma histria para uma criana pequena? Ouviu ou cantou uma msica junto com o seu filho ou filha? Na hora de tomar uma deciso perguntou o que o seu filho ou filha achava? Conversou com seu filho ou filha sobre os horrios adequados para assistir televiso? Perguntou sobre a lio da escola ou a fez junto com seu filho ou filha? Pensou em ir ou foi a uma reunio da creche ou escola de seus filhos? Beijou e abraou suas crianas? Escutou com ateno o que seu filho ou filha queria lhe dizer? 3. Distribua a folha de apoio e, no quadro, junto com os participantes, explique como construir seu grfico de famlia a partir do valor que foi atribudo a cada uma das perguntas que foram feitas. Por exemplo, se na pergunta 1, o participante colocou o nmero 5 (como gradao), ele dever pintar o grfico no sentido vertical, at o nmero 5. e assim far para cada pergunta. Desta forma, ao final, o participante ter uma ilustrao sobre suas atitudes em relao aos seus filhos. 4. Quando todos tiverem feito seus grficos, pea que se renam em grupos e compartilhem os resultados de seus grficos. Solicite, depois, que comparem as respostas dadas pelos homens e pelas mulheres, refletindo sobre as concluses que podem ser tiradas deste exerccio.

Perguntas para discusso


O que ser me? O que ser pai? O que um pai e uma me precisam saber e fazer para garantir um bom desenvolvimento para suas crianas? Quais so as responsabilidades de um pai? Quais so as responsabilidades de uma me? diferente criar/educar um menino ou uma menina? Por qu?

encerramento
Segundo documentos do UNICEF, competncias familiares so os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos das famlias que contribuem para a sobrevivncia, o desenvolvimento, a proteo e a participao das crianas5. Cabe famlia garantir que as crianas recebam uma alimentao saudvel; cuidar e proteger as crianas; interagir com a criana por meio da fala, da msica e da leitura para estimular a linguagem, a comunicao de idias e prepar-la para o aprendizado da leitura. Apesar da diversidade dos modelos familiares que encontramos na sociedade de hoje, ainda existem muitas desigualdades em relao ao papel desempenhado por homens e mulheres dentro de uma famlia. Tanto um homem quanto uma mulher so igualmente responsveis e competentes para cuidar dos filhos e das filhas.
29

Girade, H. Competncias Fundamentais para Famlias e Comunidades em Desenvolvimento Infantil, apresentao no encontro Compartilhando Olhares e experincias em Pesquisa e Ao para Famlias e Comunidades, Rio de janeiro, 3 de junho de 2003.

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO famlia, Comunidade e desenvolvimento Infantil Os especialistas costumam dizer que o desenvolvimento da uma criana acontece em trs planos: o biolgico/fsico, o psicolgico/afetivo e o social. Isso significa que alm do alimento e dos cuidados com a sade, igualmente importante que ela se sinta amada, protegida e vivendo em um ambiente acolhedor. Tambm, para seu desenvolvimento, so igualmente importantes o lugar e as pessoas com quem a criana se relaciona. O primeiro contato, e o mais forte, que a criana tem com sua famlia. Independente da forma como ela est organizada, atravs da famlia so transmitidos valores, usos e costumes de uma determinada sociedade para as crianas. no dia a dia que os filhos e as filhas vo recebendo os primeiros ensinamentos e vo internalizando os valores da sociedade, ou seja, como uma pessoa deve ou no deve se comportar. enfim, a famlia transmite, de uma gerao para outra, quais so os valores culturais de uma determinada sociedade. Apesar de sabermos que a famlia a instituio mais forte e presente na vida de uma criana, existem outras pessoas e instituies que tambm influenciam o seu desenvolvimento: os amigos, a escola, os meios de comunicao etc. Por meio desses contatos, a criana adquire novos conhecimentos e incorpora novas regras. enfim, ela comea a fazer parte de uma comunidade, exercitando formas de expressar emoo e afeto.
Fonte: Adaptado de Medina, Soledad S. estilos de Crianza y cuidado infantil en Santiago de Chile. Algunas reflexiones para comprender la violencia educativa en la familia. Informe estudio. Santiago, Chile, 2006.

30

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

FOLHA De APOIO

Grfico de Famlia

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Nmero da pergunta

31

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

bloCo 2: desenvolvImento InfAntIl


O desenvolvimento de uma pessoa o resultado das interaes entre suas prprias caractersticas biolgicas e psicolgicas e o contexto em que est inserido, como a famlia, escola, amigos, comunidade, bem como com os meios de comunicao, sistema econmico e social e crenas predominantes na cultura em que vive. Portanto, o desenvolvimento de uma criana se constitui pela relao que se estabelece entre suas caractersticas pessoais e a ateno que recebe da famlia, da escola, da sociedade ou cultura em que est imersa. A criana est em constante desenvolvimento e seguir assim ao longo de toda a vida. Seus primeiros anos certamente so muito importantes, e influenciaro a formao da sua personalidade. Cada criana se desenvolve ao seu modo e no seu tempo, por exemplo, uns choram muito quando bebs outras no, uns dormem mais outros acordam durante a noite, sorriem mais ou menos. No entanto, muitos fatores tero impacto no modo como a criana ir se desenvolver, desde a preparao da famlia antes da sua chegada at o modo como pais, cuidadores e educadores iro interagir com ela, influenciando o modo como ela ir lidar com as experincias ao longo da vida. Muitas perguntas costumam surgir quando pais, mes e cuidadores esto envolvidos nos cuidados e na educao das crianas: O que esperar de uma criana pequena? e quando meu filho chegar adolescncia, como ser? Ser que o comportamento do meu filho ou filha est adequado para a sua idade? Como posso ajudar meus filhos ou filhas a se desenvolverem bem? Para o trabalho com as famlias muito importante que elas tenham acesso e conhecimento a como as crianas pensam e sentem. O objetivo deste bloco do manual fornecer subsdios para as famlias conhecerem um pouco mais sobre o desenvolvimento das crianas, suas diferenas, habilidades e competncias e como podem contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

tCnICA 1: As necessidades das crianas de 0 a 6 anos objetivo: Refletir sobre quais so as caractersticas e as necessidades das crianas em diferentes faixas etrias (zero a 6 anos), a partir da experincia dos participantes e da viso de especialistas da rea. materiais necessrios: seis cartolinas, revistas velhas, tubos de cola, lpis de cor, barbante, sucata e cpias do texto As 10 coisas que as crianas precisam para todos. tempo recomendado: 2 horas Procedimento
1. Inicie a tcnica perguntando aos participantes sobre o que eles querem para as crianas de 0 a 6 anos, escrevendo no quadro em forma de palavras-chave. 2. Comente que a infncia uma idade muito importante para a formao de uma pessoa e que se os pais, mes e professores conhecerem as caractersticas e necessidades das crianas em suas diferentes fases, fica mais fcil entender alguns comportamentos infantis, reforar as atitudes positivas e dar limites quando necessrio. 3. Informe que a proposta fazer uma atividade em grupo para aprofundar a discusso sobre as caractersticas e necessidades das crianas dessa faixa etria. 4. Solicite que formem 4 grupos mistos e distribua uma folha de cartolina para cada grupo.

32

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

5. Pea que o grupo 1 faa uma colagem sobre quais so as caractersticas e as necessidades de uma menina que tenha entre 0 a 3 anos. O grupo 2 deve fazer a mesma coisa em relao a um menino que tenha uma idade entre 0 e 3 anos. 6. Os outros dois grupos devero fazer uma colagem pensando nas caractersticas e nas necessidades de um menino que tenha uma idade entre 4 a 6 anos (grupo 3) e de uma menina que tenha entre 4 e 6 anos (grupo 4). 7. Solicite que coloquem na colagem tudo o que vier cabea, sem censura. eles podero se basear na experincia que tm ou tiveram com seus filhos; irmos e irms; alunos etc. 8. Quando terminarem solicite que cada grupo apresente sua colagem e v escrevendo no quadro as caractersticas e necessidades que os grupos levantaram por meio de palavraschave. Divida de acordo com as faixas etrias e os sexos contemplados pelos grupos. 9. Distribua o texto As 10 coisas que eu preciso para crescer, que trata das necessidades de uma criana de zero a seis anos. Leia com eles e discuta cada ponto para ver se concordam ou no. 10. A partir das apresentaes, do texto e da discusso, faa uma sistematizao dos resultados e coloque-as em outras duas cartolinas, dividindo-as a partir do tipo de caractersticas e necessidades apontadas (exemplo: fsicas, afetivas, sociais etc)

Perguntas para discusso


Das necessidades apontadas, quais as mais fceis para uma famlia suprir? e as mais difceis? Se voc conhecesse algum que no est suprindo alguma dessas necessidades como que voc falaria com ela sobre isso? Qual a importncia da creche e da educao infantil (pr-escola) na vida dessas crianas? Vocs costumam freqentar as reunies da creche e/ou da escolinha que seus filhos esto? Na opinio de vocs, quais das necessidades que foram discutidas so contempladas na creche? e na educao infantil? Na opinio de vocs, quais no so garantidas na creche? e na educao infantil? Quem deve assegurar que as necessidades das crianas estejam sendo atendidas? Se uma creche ou uma escola de educao infantil no est suprindo essas necessidades das crianas, o que caberia famlia e comunidade fazer?

Escutar as crianas e encoraj-las a participar das decises que so relevantes para elas importante para o desenvolvimento da autonomia. aconselhvel que a famlia ensine com firmeza o que certo e o que errado para uma criana, mas que no faa uso de violncia nem fsica nem psicolgica para isso.

encerramento
As atividades do dia a dia realizadas junto com as crianas de 0 a 6 anos so importantes para o aprendizado e a qualidade das relaes familiares.

33

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO (estes textos podem ser lidos ou distribudos para os participantes. So sugestes de temas que muitas famlias apontam como importantes e que, na maioria das vezes, no tm informaes ou com quem dividir suas dvidas e angstias.) As 10 coisas que eu preciso para crescer 1. Interao: Gaste uma parte do seu tempo me olhando e respondendo s minhas perguntas e olhares. Suas aes e respostas so muito importantes e especiais para mim. 2. Carinho: Me embale, me pegue, me d milhes de abraos. Isso vai me manter calmo e confortvel. vai me dar, tambm, coragem para aprender novos movimentos. 3. Relacionamentos estveis: eu preciso de algum especial que venha quando eu chame, que eu veja quando olho a minha volta. Desse jeito, eu saberei que posso ir adiante. 4. Segurana e Ambiente Saudvel: Cubra as tomadas, bloqueie as escadas, mantenha tudo o que perigoso longe de mim! Se o ambiente estiver seguro, eu terei lugares muito especiais para explorar e me sentir livre. 5. Auto estima: eu posso aprender a fazer um monte de coisas se voc me incentivar, me aplaudir e me disser v, v,v! 6. Cuidados: Quando voc estiver longe, preciso estar com outras pessoas em quem voc confie para cuidar de mim e me ensinar coisas novas e excitantes. 7. Comunicao: eu ainda no sei falar como um adulto, mas no se engane, eu entendo muitas coisas. Nossas conversas so muito importantes para mim! 8. Brincar: Brincar divertido, brincar gostoso. essa a forma como eu aprendo um monte de coisas. 9. Msica: 1,2,3 cante para mim e faa sons ridculos. Cantar, danar e escutar msicas so coisas muito divertidas que podemos fazer juntos. 10. Leitura: Leia para mim, me mostre livros com um monte de figuras lindas. escreva as minhas histrias e eu adorarei l-las para sempre.
Fonte: Adaptado de Brazelton, T.,Greespan, S. The Irreducible Needs of Children. Cambridge: Perseus Publishing, 2000.

34

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

TeXTO De APOIO depresso ps-parto A chegada de um novo beb provoca grandes transformaes na vida da me. Algumas vezes, as mes sentem saudades do tempo em que no tinham um beb, podendo comer, dormir e sair quando quisessem. Novas mes podem se sentir completamente sobrecarregadas com os cuidados dedicados ao beb. Alm das mudanas de estilo de vida que a chegada do beb acarreta, as mes passam por grandes transformaes fsicas. Seus hormnios flutuam para acelerar a recuperao do corpo aps o parto e para criar leite para o recm-nascido. Mesmo amando seus bebs, as mes podem desenvolver depresso depois do nascimento de seus filhos em razo da combinao de mudanas fsicas e de estilo de vida pela qual esto passando. Tal depresso no incomum. ela no significa que a mulher uma pssima me ou uma m pessoa. Trata-se simplesmente de uma reao s grandes transformaes pelas quais ela est passando. Se voc anda chorando demais, sentindo-se pra baixo, sem energia ou sem ligao emocional com o seu beb, deve falar com o seu mdico ou uma enfermeira imediatamente. voc precisa de apoio, pessoas com quem conversar e tempo para si mesma. Ler sobre depresso ps-parto e entrar em contato com outras mes tambm pode ajudar. em alguns casos, esse tipo de depresso pode tornar-se bastante grave. Se voc sente indiferena por seu beb ou pensa em machuc-lo, diga ao seu mdico o mais rpido possvel. A depresso ps-parto pode ser tratada.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

35

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO Choro de beb Os pais podem ficar muito cansados ao cuidar de seus bebs. Algumas vezes, eles podem ter vontade de sacudir ou bater o beb quando ele no pra de chorar. Sacudir ou bater no seu beb no acaba com o choro, mas pode:

TeXTO De APOIO uma casa segura para crianas Crianas pequenas precisam explorar. dessa forma que aprendem. A explorao dos espaos absolutamente essencial ao desenvolvimento do crebro infantil. Os pais precisam manter seus filhos em segurana. A melhor maneira de resolver esse problema certificando-se de que sua casa segura. Por exemplo, voc pode engatinhar pela casa e observe-a do ponto de vista do seu filho. Onde esto os perigos objetos pontiagudos, venenos, objetos quebrveis? Coloque-os todos em lugares altos ou armrios trancados. Cubra as tomadas. Tranque facas e ferramentas. Esconda medicamentos. Vire as alas das panelas para o lado de dentro do fogo. Certifique-se de que objetos pesados no podem ser puxados ou empurrados. Certifique-se de que sua casa segura para ser explorada.
Fonte: DuRRANT, joan e., Positive discipline: what it is and how to do it, Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

Fazer com que ele tenha medo de voc. Machuca-lo, ferindo-o ou quebrando ossos. Prejudicar seu crebro. Mat-lo.
Os corpinhos e os crebros de bebs so extremamente frgeis. Nunca sacuda ou machuque um beb. Se o seu filho no pra de chorar, ele precisa saber que voc est presente. ele precisa ser confortado e apoiado. No possvel mimar um beb. Mas voc nem sempre ser capaz de acalmar seu beb. Se voc acha que est muito cansado e estressado, pea ajuda sua famlia, amigos, mdico ou outros recursos na sua comunidade.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

36

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

TeXTO De APOIO o negativismo infantil completamente normal que crianas pequenas se recusem a fazer aquilo que voc pede. elas no agem assim para irrit-lo ou desafi-lo. elas agem desta forma porque descobrem que so indivduos e querem experimentar sua habilidade de tomar decises. Algumas vezes voc explicar coisas a seus filhos, mas ainda assim eles no faro o que voc pede. Isso ocorre porque eles querem tomar suas prprias decises. Nesse momento, pode ser til oferecer escolhas s crianas para que elas exeram sua capacidade de tomada de decises. voc prefere usar seu casaco verde ou seu casaco amarelo?, voc quer andar ou ser levado nos braos?. uma vez que a criana escolhe uma destas opes, seu objetivo de curto-prazo cumprido*. Assegure-se de que as escolhas que voc oferece so escolhas que voc pode aceitar. Se voc precisa ir a algum lugar, no pergunte se a criana prefere sair ou ficar em casa. Se ela escolher permanecer em casa, mas voc precisar sair, a criana sentir que a opo que ela escolhe no tem importncia e que voc no est sendo sincero quando a oferece. Alm disso, uma ameaa no uma escolha. Ou voc coloca seu casaco ou eu baterei em voc, Ou voc sai de casa sozinho ou eu nunca mais o levarei comigo. Isso no uma escolha, e sim uma ameaa. Ameaas amedrontam seus filhos. eles tambm criam uma armadilha para os pais. Se o seu filho no quiser colocar o casaco, voc sentir que deve cumprir com sua ameaa, o que far com que a situao fique pior.
*A autora fala de objetivos de curto prazo para designar aquilo que os pais desejam que as crianas faam de forma imediata. Objetivos de curto prazo podem ser atingidos respeitando os objetivos de longo prazo, que dizem respeito s metas que os pais desejam atingir atravs da educao dos filhos uma vez que estes estiverem grandes. eventuais conflitos entre objetivos de curto e de longo prazo podem aparecer, e importante desenvolver estratgias para lidar com eles sem desrespeitar a criana. Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

TeXTO De APOIO os medos das crianas muito difcil convencer crianas pequenas de que as coisas que elas temem no so reais. elas ainda no entendem a diferena entre realidade e imaginao. Algumas vezes, o melhor a fazer checar embaixo da cama de seu filho ou dentro do armrio para mostrar que no h nada ali. Depois oferea conforto e companhia para que ele relaxe e adormea sabendo que est seguro. Lembre-se de que a maioria de ns no gosta de ficar sozinho no escuro. O medo uma reao natural do ser humano quando est sentindo-se vulnervel. Por vezes, a imaginao dos adultos tambm capaz de voar alto quando eles esto sozinhos no escuro. Se tivermos conscincia de nossos prprios medos, poderemos entender os medos de nossos filhos com muito mais facilidade. em algumas culturas, as crianas dormem com seus pais. Nessas culturas, mais fcil ajudar os pequenos para que tenham um sentimento de segurana e proteo durante a noite. em outras culturas, a prtica de pais e filhos dormirem juntos no comum. Nessas culturas, os pais devem fazer um esforo extra para assegurar-se de que seus filhos sentem-se seguros e protegidos.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

37

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

tCnICA 2: As necessidades das crianas de 7 a 11 anos objetivo: Refletir sobre quais so as caractersticas e as necessidades das crianas em diferentes faixas etrias, a partir da experincia dos participantes e da viso de especialistas da rea. materiais necessrios: seis roteiros com a descrio da situao que os grupos tero que dramatizar; bons, presilhas, brinquedos diversos; texto Necessidades Bsicas e Comuns para todos. tempo recomendado: 2 horas Procedimento
1. Inicie perguntando ao grupo sobre o que foi discutido no encontro passado e anote no quadro, em forma de palavras-chave, os pontos lembrados. 2. Solicite que formem 6 grupos e explique que cada grupo vai receber um roteiro com a descrio de uma situao a ser dramatizada por eles. As situaes so: Um menino de 8 anos na escola. Uma menina de 8 anos na escola. Um menino de 9 anos em sua casa. Uma menina de 9 anos em sua casa. Um menino de 11 anos na rua com seus amigos. Uma menina de 11 anos na rua com suas amigas.

3. Cada grupo dever fazer uma dramatizao de 5 minutos a partir dessas informaes. O tempo que tero para criar a histria e ensaiar de 30 minutos. 4. Conforme cada grupo for apresentando sua histria, pergunte quais so as caractersticas daquelas crianas, suas necessidades e o papel da famlia ou da instituio na situao apresentada. 5. A partir das apresentaes, do texto Necessidades Bsicas e Comuns (folha de apoio) e da discusso, faa uma sistematizao dos resultados e coloque-as em outras duas cartolinas. 6. Cole as duas cartolinas com as informaes levantadas no exerccio anterior (crianas de 0 a 6 anos) ao lado das elaboradas neste exerccio e, junto com os participantes, compare e discuta quais so as diferenas entre as crianas de 0 a 6 e de 7 a 11.

Quem deve assegurar que as necessidades das crianas sejam atendidas? (estado, escola, pais, comunidade etc.) Na sua comunidade h espaos prprios para a criana brincar, correr, se divertir, jogar, com segurana? Qual o papel da famlia? Como os pais e mes devem interagir com a escola? em especial, qual o papel da comunidade no desenvolvimento das crianas? Qual o papel do Municpio e do Estado na garantia de que os direitos das crianas e adolescentes sejam respeitados?

encerramento
Embora as crianas sejam diferentes entre si, algumas caractersticas so comuns maioria delas. Assim, importante que os adultos tenham uma boa noo do que se pode esperar de uma criana ou adolescente, pois as necessidades infantis variam de idade para idade6. O desenvolvimento um processo que passa por diferentes etapas. As crianas, medida que crescem, vo desenvolvendo capacidades, sentimentos e tambm necessidades diferentes. e isso varia de uma criana para outra. Para se desenvolver, as crianas precisam da ajuda de adultos que, conscientes de suas necessidades, a protejam e respeitem, a levem a srio, a amem e a ajudem a orientar-se.

Perguntas para discusso


Quais as diferenas que vocs percebem entre uma criana de menos de 6 anos e uma outra que tenha entre 7 e 9 anos? Que necessidades elas tm nessa idade? O que os pais esperam delas? o mesmo que eles esperam das crianas de 9 a 12 anos? Se no, quais so as diferenas? O que poderia ser melhorado em termos da educao das crianas? Como seria possvel fazer isso?

Goicoechea, P. educa, no Pegues Guia para madres y padres. Madri: Save the Children, 2001.

38

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

FOLHA De APOIO Necessidades Bsicas e Comuns7


necessidades fsico-biolgicas Alimentao suficiente, variada, adequada idade. Roupa na medida certa para no deixar passar frio ou calor. Higiene do corpo e da casa. Sono suficiente conforme a idade. Atividade fsica de acordo com suas capacidades: brincadeiras, jogos, passeios, exerccios etc. Integridade fsica garantida por meio da proteo efetiva contra riscos reais em casa e na comunidade. Sade assegurada por meio de exames peridicos e vacinaes necessidades cognitivas estimulao dos sentidos (viso, audio, tato, olfato, etc). estimulao da linguagem oral/escrita (conversando, escrevendo, cantando). explorao fsica e social (descobrindo o mundo em conjunto com adultos, crianas e/ou adolescentes). Compreenso da realidade fsica e social (por meio de perguntas que pedem respostas corretas, atravs de explicaes simples e claras, sem mentiras). necessidades emocionais e sociais Segurana emocional por meio de um amor incondicional, que pode rejeitar alguns comportamentos das crianas, mas nunca elas mesmas enquanto pessoas. Relaes sociais atravs de companheirismo e amizade com outras crianas, assim como atividades de grupo e programas em conjunto com a famlia. Participao e autonomia, podendo contribuir, seja em decises que afetam a vida infanto-juvenil, seja em aes que beneficiem a si, a famlia ou a sociedade.

Adaptado de Azevedo, M, Guerra, v. Palmada j era. So Paulo: M.A.Azevedo: v.N. de A Guerra, 2002. Children, 2001.

39

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO exploses de raiva em pr-adolescentes um dos maiores desafios da infncia aprender a lidar com as emoes e a express-las adequadamente. essa uma tarefa difcil porque algumas emoes podem impedir que pensemos com clareza. emoes podem fazer com que tenhamos reaes impulsivas, dizendo coisas que normalmente no diramos ou fazendo coisas que normalmente no faramos. Para que uma criana entenda suas emoes e possa us-las e express-las da maneira adequada preciso superar grandes desafios. Certas emoes podem fazer com que as crianas sintam-se sobrecarregadas. Se elas costumam dar ataques de fria quando pequenas, tambm podem ter exploses de raiva quando maiores. Ou podem ficar silenciosas, incapazes, com medo de expressar seus sentimentos. Nessas ocasies, elas precisam sentir que so amadas e que esto seguras. No possvel ter uma conversa calma com seu filho quando ele est muito irritado. A melhor coisa a fazer sentar-se por perto, deixando que seu filho saiba atravs de sua maneira de agir que voc estar presente caso ele precise. uma vez que a tempestade houver acabado, voc pode falar sobre o problema e, permanecendo calmo, mostrar ao seu filho como expressar sentimentos da maneira correta. voc tambm pode indicar formas de resolver a questo que causou a exploso de raiva. Lembre-se: estes ataques de fria passam. e cada um deles lhe oferece a oportunidade de ser um exemplo para seu filho.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

40

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

bloCo 3: ComunICAo nA fAmlIA


A comunicao faz parte das relaes entre as pessoas, seja atravs de um gesto, de uma palavra, do modo de vestir, de falar, de escrever ou mesmo atravs de um silncio. Por isso, podemos classificar a comunicao em dois tipos: verbal e no-verbal. Nas famlias a comunicao adquire um papel importante para o funcionamento e desenvolvimento adequado dos seus membros. ela pode se estabelecer em trs diferentes nveis: a comunicao aberta, a superficial e a fechada. Nas famlias onde os membros podem manifestar seus sentimentos e questionamentos sem se sentirem ameaados, provavelmente existe uma comunicao aberta, profunda, responsvel e afetiva. Nas famlias com fronteiras rgidas, a dificuldade de comunicao entre pais e filhos costuma ser mais freqente, pois os filhos acabam por no confiar em seus pais que se mostram incapazes de perceber suas necessidades, suas dvidas ou as mudanas pelas quais esto passando. esses pais buscam, constantemente, provas da responsabilidade dos seus filhos, mas no conseguem dialogar abertamente e orient-los sobre as questes trazidas por eles. A comunicao fechada caracteriza-se por excesso de autoridade, ordens e ameaas por parte dos pais. Assim, no h espao para os filhos manifestarem seus sentimentos e dvidas. Sabemos que no existe uma regra bsica para melhorar a comunicao em uma famlia. As famlias so diferentes, cada uma tem uma histria, um jeito de funcionar e uma forma de se comunicar. Mas acreditamos que uma boa comunicao aproxima pais e filhos. Portanto, o que buscamos com as atividades propostas nesta seo do manual que pais, mes e cuidadores possam refletir sobre a comunicao nas suas famlias e como se comunicam com suas crianas. Aqui, a vontade, o interesse, e a disponibilidade, so valorizados como aspectos que promovem um espao favorvel para uma boa comunicao.

tCnICA 1: Que mensagens transmitimos s crianas? objetivo: Reconhecer os sentimentos que os filhos sentem em duas situaes: 1) quando suas opinies e sentimentos no so levados em considerao; 2) quando seus sentimentos e opinies so levados em considerao. materiais necessrios: no necessrio, mas o facilitador poder disponibilizar figurinos diversos para as dramatizaes. tempo recomendado: 1 hora Procedimento Os facilitadores escolhem dois dos sociodramas abaixo ou os trs se houver tempo. O protagonista principal no pode saber como os outros atores iro trat-lo, portanto a combinao da pea feita separadamente com cada ator. Proposta 1 de sociodrama escolhem-se 3 voluntrios e o facilitador explica a cena que eles dramatizaro. Por exemplo, so 3 irmos. Dois encontram-se em casa. um est lendo o jornal e o outro est fazendo as contas de casa ou arrumando-a. O 3. irmo chega da rua com uma novidade do trabalho. ele (a) foi finalmente promovido (a) e est exultante de alegria tendo aguardado ansiosamente o momento em que chegaria em casa para contar aos

41

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

outros irmos. O irmo que est lendo o jornal o primeiro a ser abordado, mas este nem presta ateno no que a pessoa est contando, toda entusiasmada. Somente quando o facilitador sinaliza que esta pessoa pode ir procurar o outro irmo para contar a novidade. Importante: para explorarmos com mais intensidade o que cada um sentiu durante o sociodrama, a pessoa que far o papel do (a) irmo (a) que chega da rua no ir saber de antemo a forma como os outros dois iro lhe tratar. Proposta 2 de sociodrama Procuram-se 2 voluntrios que representaro um casal. A mulher ou o marido (ou de acordo com a configurao caracterstica do grupo) faz alguma coisa errada ao usar um utenslio domstico caro e o quebra. O outro parceiro chega em casa e quando v o aparelho quebrado fica desesperado. Briga sem querer ouvir a opinio do outro por um bom tempo. Somente depois de um tempo ele(a) se acalma e ouve a explicao do(a) parceiro(a) sobre o que aconteceu. Importante: novamente nenhum dos voluntrios ao sociodrama sabe como o outro ir se comportar. O facilitador orienta cada um individualmente.

Proposta 3 de sociodrama Procuram-se 4 voluntrios que representaro 3 irmos e um pai (ou me). Quando a me (ou pai) chega em casa, v os 3 filhos brigando e coloca a culpa em um deles somente, sem querer ouvir suas explicaes. Importante: novamente nenhum dos voluntrios ao sociodrama sabe como o outro ir se comportar. O facilitador orienta cada um individualmente. Perguntas para discusso
O que foi encenado? Como vocs acham que XX se sentiu? (explorar os diferentes personagens em cada sociodrama que passaram por momentos de incompreenso ou negligncia/ no escuta) Por que vocs acham que X reagiu dessa forma e X de outra? Este tipo de situao acontece com vocs? em que momentos? Como vocs se sentem nesses momentos? Como vocs gostariam de terem sido tratados? Vocs recordam se alguma dessas situaes dramatizadas j aconteceu com seus filhos? em quais momentos? Como vocs acham que eles se sentiram? Para eles se sentirem bem, como as coisas poderiam ter acontecido diferente? Isso tem relao com a forma como nos relacionamos com nossas crianas? Quais relaes?

42

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tCnICA 2: sociodramas sobre mensagens enviadas s crianas objetivos: reconhecer a ateno positiva como importante elemento para um bom relacionamento entre pais e filhos; promover uma escuta ativa (reconhecendo as opinies e sentimentos dos filhos); compreender a importncia da comunicao para atingir os objetivos acima (tanto a comunicao verbal quanto a no verbal). materiais necessrios: flip chart, papel para flip chart, canetas pilot de diferentes cores. tempo recomendado: 1 hora. Procedimento encenao de 2 situaes (ver folha de apoio) que demonstram diferentes momentos da relao entre pais e filhos (sendo uma situao referente a momentos de no escuta e no ateno positiva e a outra sim). Trabalho em grupos menores. Perguntas para discusso (no grupo maior)
O que o grupo estava representando? Quais mensagens foram passadas para as crianas pelo pai ou pela me? Como vocs acham que as crianas se sentiram diante dessas mensagens?

dentes: mensagens enviadas pelos pais e sentimentos das crianas diante dessas mensagens) Perguntas para discusso (a partir do conjunto das encenaes)
Com que tipo de mensagens as crianas se sentem melhor? Por qu? Quais mensagens negativas devemos evitar ao nos relacionarmos com nossos filhos? Como podemos enviar mensagens positivas a nossos filhos? Por que melhora a relao com os filhos quando enviamos mais mensagens positivas do que negativas?

so enviadas e os sentimentos gerados nas crianas (tanto positivos quando negativos). A partir da discusso no grupo, o facilitador convida os pais a pensarem em duas mensagens positivas que podem enviar a seus filhos e tentarem colocar em prtica.

encerramento Convidar os pais a pensarem e identificarem um momento na relao com seus filhos em que os trataram como os personagens principais dos sociodramas vivenciados neste dia de oficina. Se quiserem, eles podem dividir esses momentos com o grupo. Neste caso, o facilitador convida todos a pensarem como poderiam ter feito diferente com seus filhos nesses momentos identificados. O facilitador vai anotando no flip-chart as idias que vo sendo levantadas pelos participantes e ao final os convida a tentarem colocar estas idias em prtica. O facilitador faz essas anotaes no flip-chart ou na cartolina sempre procurando chamar a ateno dos pais para as mensagens que
43

(ir anotando o que os pais relatam em uma folha dividida em duas colunas correspon-

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

FOLHA De APOIO Casos para encenao (no falada)


situao n1 A me ou o pai esto lavando a loua e seu filho(a) de 3 anos que estava brincando cai e comea a chorar. A me ou o pai interrompe o que est fazendo e pega a criana nos braos, a abraa e olha onde est doendo. situao n2 A me ou o pai est ocupado fazendo algum pequeno trabalho em casa. Seu filho(a) chega interrompendo a tarefa e querendo a ateno do pai (ou da me) para lhe mostrar uma coisa. O pai ou a me no lhe do ateno e continuam fazendo suas tarefas em casa. A criana continua insistindo e chamando a ateno deles. At que o pai ou a me se irrita e briga com ele. A criana sai chorando. situao n3 O pai ou a me est olhando um desenho que seu filho(a) fez. No rosto da criana a alegria fica claramente expressa. O pai ou a me abraa seu filho(a) e lhe d um beijo e um abrao bem carinhoso. situao n4 A criana chega chorando em casa mostrando um brinquedo seu que se quebrou. ela vai em direo da me (ou do pai) que est sentado descansando e mostra para ele o brinquedo quebrado pedindo que ele (a) conserte o brinquedo. Seu pai (ou sua me) diz que no pode consert-lo agora e se levanta para fazer alguma coisa em casa. A criana vai atrs, chorando e o pai (ou a me) faz gestos de desespero e se retira do lugar onde est deixando a criana sozinha. A criana continua chorando. situao n5 A criana mostra um caderno para um de seus pais. O pai ou a me mostra, de maneira carinhosa, que algumas de suas tarefas esto erradas e explica como faz-las corretamente. A criana faz com a cabea que entendeu e realiza a tarefa. ela mostra, novamente, a tarefa certa e seu pai (ou me) lhe d os parabns.

44

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tCnICA 3: resgatando a vivncia dos participantes em suas famlias de origem objetivo: Resgatar a vivncia dos pais em suas famlias de origem e reconhecer os sentimentos que seus filhos sentem quando suas opinies e sentimentos no so levados em considerao. materiais necessrios: Folhas A4, lpis, flip-chart, cartolina ou papel pardo, marcadores, cartes e quadro. tempo recomendado: 2 horas Procedimento Pea aos participantes que apresentem suas famlias de origem, pensando nas pessoas que lhe foram mais significativas. A apresentao pode ser realizada atravs de relato oral, escrito ou desenhos, destacando quem os criou, ou educou e com quem moravam. Pea para destacarem, com o objetivo de resgatar atitudes e comportamentos que os pais tinham em relao a eles:
Os quais eles MENOS gostavam Os quais MAIS gostavam

possvel que haja resistncias de alguns participantes para desenhar. Assegure que no um concurso de desenho e que caso no o queiram, no precisam mostrar aos outros depois.
Em grupos menores, os participantes so convidados a discutirem o que foi desenhado e/ou escrito. uma pessoa do grupo pode ser a relatora. Em seguida, proponha uma discusso mais ampla entre todos os participantes, onde os relatores dos grupos colocam as questes que foram discutidas em cada sub-grupo.

Perguntas para discusso


1. Como as lembranas desagradveis nos fizeram sentir? e as agradveis? 2. Que recordaes vocs esto deixando em seus filhos? eles tero mais recordaes agradveis ou mais recordaes dolorosas de vocs? 3. vocs gostariam de mudar alguma dessas recordaes que esto deixando em seus filhos? Por quais? O que propem para mudar as recordaes que esto deixando em seus filhos? O que podem fazer para aumentar as recordaes agradveis e diminuir as dolorosas? O facilitador vai anotando numa folha de flip-chart ou cartolina o que o grupo relatar e depois, junto com o grupo, procura fazer uma classificao dos pontos anotados, tanto para as lembranas agradveis, quanto para as desagradveis, dando nfase aos momentos de escuta e no escuta e de ateno positiva ou no que os pais sofreram quando crianas.

A partir dos relatos dos pais, procurar identificar:


o papel tradicional desempenhado pela me e pelo pai; o no respeito e no promoo dos direitos da criana (especialmente a no promoo da participao infantil dentro da famlia); o uso da violncia fsica e psicolgica para educar.

Pea para dividirem ao meio uma folha de cartolina grande. De um lado da cartolina desenham ou escrevem os comportamentos dos quais MAIS gostavam e, do outro lado, os que MeNOS gostavam.

estabelecem-se as vantagens e desvantagens dessas formas de educao na infncia. Para isso utiliza-se outra cartolina ou folha de flip-chart e em duas colunas se escrevem as vantagens e desvantagens; Discutir sobre como foi falar/ pensar no passado, o que acham que se repete e o que no se repete na educao de seus filhos, se possvel rever determinados estilos ou no; Caso no aparea na discusso, o facilitador deve estar atento para a temtica do castigo fsico e humilhante.

45

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

encerramento O facilitador convida o grupo a refletir sobre formas de deixar lembranas mais positivas do que negativas em seus filhos e maneiras de efetivamente colocar isso em prtica. No prximo encontro, os pais que quiserem, podem relatar como foi esta experincia.
Algumas recomendaes que podem ser dadas aos pais, mes e cuidadores

escutar a verso da criana sobre um fato, antes de desaprovar o acontecimento. utilizar sanes como: quitar privilgios, deixar um dia de sair para brincar, pedir que fique no quarto por um perodo. estabelecer normas claras e as sanes frente a seu descumprimento. Impor uma sano acompanhada de um dilogo curto onde a criana e seus pais tenham alternativas de mudana para uma oportunidade parecida. Por exemplo, se no estudou porque esqueceu o caderno, pensar em estratgias para que no volte a esquecer. Permitir a criana tomada de decises em assuntos simples como: escolher sua roupa, escolher o horrio para realizar suas tarefas (e assegurar-se que cumpram). Pedir e considerar a opinio das crianas em assuntos familiares que as afetam, de acordo com sua idade e maturidade alcanada. expor ferramentas concretas sobre o manejo do stress e da raiva tais como:
Utilize medidas preventivas, ou seja, pense em problemas que podem se apresentar e o que se pode fazer para preveni-los. Antes de chegar em casa estar preparado para enfrentar dificuldades com as crianas. Se voc est preparado, os problemas no te surpreendem. Quando um comportamento da criana te surpreender, ou angustiar, conte at 30,50 ou 100 e depois diga que ficou chateado. Nunca use o castigo corporal para descarregar a raiva. Fixem-se todos os dias em algo bom de seu filho e/ou filha. Pense nas coisas boas que tem na vida.

Fixar-se mais nos aspectos positivos do que nos negativos de seus filhos e filhas. Pensar que as crianas no agem de m f para agredir a seus pais; Falar com as crianas sobre seus sentimentos, preocupaes, suas raivas. Quanto mais dilogo e aproximao emocional, mas fcil ser a vida familiar; Programar com a criana as atividades, desde atividades dentro de casa e que se refiram ao lazer da criana, at atividades rotineiras como ir ao supermercado. A criana pode lhe ajudar a fazer as compras, por exemplo. expressar sua desaprovao por um comportamento equivocado sem gritar. Dizer tranqilamente No gosto do que est fazendo, voc pode chatear-se ou chatear os outros. Indicar as crianas o que espera delas. No corre na igreja, ou se senta ou fique de p.

Caso seu horrio de trabalho permita, reserve 10 minutos para fazer alguma atividade que lhe seja prazerosa ou um exerccio de relaxamento que lhe permita descansar.

46

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

FOLHA De APOIO

Para a conduo desta oficina...


So comparados os estilos parentais vividos na infncia e os utilizados atualmente: Cada grupo expe os estilos parentais a que foram expostos na infncia. Os sentimentos suscitados e suas vantagens e desvantagens; O facilitador pode caracterizar os estilos predominantes e identific-los como autoritrio, democrtico, permissivo e mesclado. Analisar cada estilo com o grupo, seu tipo de autoridade, seu tipo de castigo. O castigo corporal, o grito, a ameaa e o insulto devem ser olhados de maneira especfica. Tudo isso a luz das vantagens e desvantagens; expem-se os estilos parentais usados atualmente, os sentimentos que suscitam e suas vantagens e desvantagens; Faz-se um exerccio com o grupo de caracterizao dos estilos usados pelos participantes com base no ponto anterior. enfatize o papel do castigo corporal (e tambm o grito, a ameaa e o insulto) e suas vantagens e desvantagens. Compare os estilos usados pelos pais e/ ou mes dos participantes e os usados atualmente por eles com suas crianas. Levar em conta as vantagens e desvantagens dos estilos e com base nisto, trabalhar o tema da influncia do aprendizado na infncia e a importncia de se refletir sobre isso de modo a mudar o que no for adequado; importante analisar as circunstncias em que os pais usam certos castigos e escutar as dificuldades em usar o estilo democrtico e participante. fundamental no julgar pais e/ou mes pelo estilo parental que utilizam. igualmente importante analisar as circunstncias em que os pais no usam de violncia fsica, nem psicolgica.

47

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

bloCo 4: eduCAo sem vIolnCIA


O que fazer quando os conflitos familiares se convertem numa constante e explodem por qualquer motivo? Como assumir e expressar raiva, medo, frustrao ou tristeza, sem ter a impresso de colocar em risco o amor e a confiana? Como formar e educar as crianas sem recorrer ao castigo fsico? educar no nada fcil. Depois de um dia inteiro de problemas, mes e pais chegam em casa e precisam cuidar dos filhos. e as crianas querem ateno, nem sempre obedecem logo, pedem tudo. muita presso. Nessa hora a palmada ou um tapinha de leve parecem uma boa idia. Sem que a criana entenda direito, os mesmos pais que do comida e beijinho de boa noite, de vez em quando aparecem com o chinelo na mo. Com freqncia, para no apanhar, as crianas passam a preferir a distncia e o silncio. Mentem para evitar brigas, escondem seus erros. Aos poucos, quase nada se resolve sem gritos ou ameaas. e o resultado disso que as crianas, ao invs de respeitar os pais, ficam com medo deles. Muitos pais apelam para a violncia porque comum acreditar que a melhor forma de manter a autoridade e de proteger os filhos. Antigamente se achava que castigos fsicos e humilhantes faziam parte da educao. Hoje, se sabe que no bem assim. existem formas carinhosas de educar que do resultado. Reunimos aqui algumas atividades que ajudam a refletir sobre estratgias especficas de educao positiva e encorajam os pais, as mes e cuidadores a repensarem ou mesmo, mudarem suas atitudes em relao a educao das crianas. Acreditamos que educar sem violncia possvel e d certo!

tCnICA 1: varal da violncia objetivo: Objetivo: Identificar as formas de violncia que praticamos ou que so cometidas contra ns. materiais necessrios: Barbante, pedaos de papel, prendedores de roupa e canetas de ponta grossa; texto Tipos de violncia Intrafamiliar para todos. tempo recomendado: 1 hora e 30 minutos Procedimento
1. explique que a proposta falar sobre a violncia dentro de casa, aquela praticada contra ns, e converse sobre os sentimentos gerados a partir dessa violncia. 2. Informe que sero colocados quatro varais na sala e que todos os participantes devero escrever algumas palavras nas folhas de papel e prend-las no varal. 3. Distribua quatro folhas de papel para cada participante. 4. Coloque em cada varal uma folha de papel com os seguintes ttulos: a) violncia praticada contra mim dentro de casa. b) violncia que eu pratico dentro de casa. c) Como eu me sinto quando pratico alguma violncia contra algum da minha famlia. d) Como eu me sinto quando algum da minha famlia pratica alguma violncia contra mim.

48

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

5. Pea a cada participante para pensar um pouco e escrever, em poucas palavras uma resposta para cada um dos varais no mnimo. 6. Aguarde 10 minutos para realizarem essa tarefa e informe que eles vo colocar cada uma das respostas no varal correspondente. 7. Pea que, um a um, coloquem cada uma de suas respostas no varal correspondente, lendo-as para o grupo. eles podero explicar o que acharem necessrio e os outros participantes podero fazer perguntas para entender melhor as respostas.

Leia a seguinte afirmativa: Alguns pesquisadores dizem que a violncia como um ciclo, ou seja, quem vtima de violncia, muito provavelmente cometer atos de violncia depois. Se isso est correto, como podemos interromper esse ciclo da violncia? Como foi para vocs falar sobre violncia?

Perguntas para discusso


Qual o tipo de violncia mais comum cometida dentro de uma famlia? Como se sente a pessoa que sofreu esse tipo de violncia? Como sabemos se, de fato, cometemos violncia contra algum de nossa famlia? Como nos sentimos quando praticamos algum ato violento dentro de casa? Em uma famlia, existe alguma violncia que seja pior do que outra? Geralmente, quando somos violentos ou quando sofremos violncia em famlia ns falamos sobre isso? Denunciamos? Falamos sobre como nos sentimos? Se a resposta for no, pea para explicar o por qu?

49

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

FOLHA De APOIO

tipos de violncia familiar


violncia fsica: qualquer ao, nica ou repetida, no acidental, perpetrada pessoa mais velha que a criana, que pode lhe provocar dano fsico. O dano provocado pode variar de uma leso leve conseqncia extrema da morte. uma das formas dessa violncia so os castigos fsicos, que compreendem os atos que atingem o corpo da criana, provocando dor. Bater com a mo ou com um objeto (vara, cinto, chicote, sapato, fios etc.); dar pontaps, provocar queimaduras, sacudir a criana ou empurr-la, belisc-la ou pux-la pelos cabelos, obrig-la a permanecer em posies incmodas ou indecorosas ou a fazer exerccios fsicos excessivos. O castigo fsico repetido, no severo, tambm uma violncia: tapinhas na mo, palmadas, belisces, tapas e bofetes, sacudidelas e empurres, chutes e pontaps, surras, com ou sem uso de objetos. essa violncia pode causar conseqncias fsicas ou psicolgicas, deixando ou no marcas aparentes. violncia psicolgica: toda a ao que causa ou pode causar dano auto-estima, identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Dela fazem parte as ameaas, humilhaes, agresses verbais, cobranas de comportamento, discriminao, destruio de pertences ou objetos de estima e apego para a criana, castigo humilhante. este envolve o uso da violncia psicolgica tais como ameaas, insultos, xingamentos, constrangimento, chantagens e humilhao pblica, assim como ridicularizar, isolar ou ignorar a criana, etc. A violncia psicolgica mais difcil de ser identificada, apesar de acontecer com relativa freqncia. negligncia: a omisso de responsabilidade de um ou mais membros da famlia em relao s crianas, quando deixam de prover as necessidades bsicas para seu desenvolvimento fsico, emocional, social ou cognitivo. ela pode caracterizar-se como abandono, falta de cuidados, de ateno e de proteo e, ainda, como o no provimento de estmulos e de condies para a freqncia a um estabelecimento educacional. Pode causar atraso ou prejuzo ao desenvolvimento infantil ou mesmo acarretar problemas de sade. importante fazer a diferena entre a negligncia e a situao de privao de recursos da famlia, sejam materiais ou emocionais, para prover as condies adequadas para o desenvolvimento infantil. violncia sexual: abrange o abuso sexual (intra e extrafamiliar) e a explorao sexual comercial em suas vrias modalidades (explorao sexual propriamente dita, trfico para fins sexuais, turismo sexual e pornografia). Abuso sexual: O abuso sexual a utilizao do corpo da criana para estimul-la sexualmente ou para obter satisfao sexual, por parte de um adulto ou mesmo de um adolescente em estgio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado. Pode ocorrer com ou sem o uso da violncia fsica, com ou sem penetrao. O abuso cometido atravs da fora, engano, suborno, violncia psicolgica ou moral. Desnudar, tocar, acariciar as partes ntimas, levar a criana a assistir ou participar de prticas sexuais de qualquer natureza so consideradas formas de abuso sexual. explorao sexual comercial: a comercializao da prtica sexual com crianas com fins comerciais. So considerados exploradores o cliente, que paga pelos servios sexuais, e os intermedirios, ou seja, aqueles que induzem, facilitam ou obrigam crianas a se submeter a tais prticas. A explorao sexual comercial de crianas na primeira infncia pode acontecer no mbito domstico, perpretrado pelas pessoas mais prximas da criana.
Fonte: Aguiar, G., Goulart, A., Izzo, v. et. al. enfrentamento s violncias na Primeira Infncia. Plano Nacional para a Primeira Infncia. (no prelo)

50

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tCnICA 2: mantendo o controle objetivo: Identificar situaes onde se sente raiva das crianas e refletir sobre o que fazer para no perder o controle. materiais necessrios: Folhas de papel grande, canetas de ponta grossa, fita adesiva; folha de apoio para cada participante. tempo recomendado: 1 hora Procedimento
1. Inicie lendo para os participantes o seguinte texto:

2. Informe que o que se vai discutir nesse exerccio so as formas positivas de se lidar com a raiva. 3. entregue uma folha de apoio para cada participante e v lendo devagar cada uma das perguntas dando um tempo de 2-3 minutos para que cada pessoa responda a questo perguntada.

a) Formas negativas de como reagimos quando estamos com raiva b) Formas positivas de como reagimos quando estamos com raiva 6. Dar aos grupos 15 minutos para fazer essas listas e depois pea que cada grupo apresente suas respostas aos demais.

Muitas pessoas confundem raiva com violncia, achando que a mesma coisa. A raiva uma emoo e, como toda emoo, algo natural na vida do ser humano. j a violncia uma forma de expressar a raiva, ou seja, o comportamento que se tem para colocar a raiva para fora. existem muitas outras formas de expressar a raiva formas melhores e mais positivas que a violncia. expressar nossa raiva quando a sentimos algo positivo. Muito melhor do que deix-la crescer porque assim corre-se o risco de acabarmos usando a violncia.

ImPortAnte: apropriado que o facilitador certifique-se, com antecedncia, que os participantes saibam ler e escrever. Caso, algum participante apresente dificuldade de leitura e escrita, recomenda-se que o facilitador no distribua a folha de apoio, fazendo apenas a leitura das questes e convidando para que as respostas sejam discutidas em grupo.
4. Pea que formem grupos de 4 ou 5 participantes e que, durante 20 minutos, compartilhem e comentem as respostas que foram dadas. 5. entregue duas folhas de papel grande para cada grupo e pea que, a partir das respostas das pessoas do grupo, reflitam sobre as formas possveis de se lidar com a raiva, elaborando duas listas:

Perguntas para discusso


Em geral, como os adultos reagem quando esto com raiva porque as crianas fizeram algo errado? Em que situaes os adultos usam algum tipo de violncia contra as crianas? Quais seriam as situaes, envolvendo crianas, que fazem com que os adultos percam o controle? Quais palavras so usadas pelos adultos quando esto com raiva das crianas? Na opinio de vocs, essas palavras agridem as crianas? O que os pais/mes e cuidadores podem fazer para lidar com a raiva nos momentos em que percebem que vo perder o controle e usar a violncia?

51

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

FOLHA De APOIO

o que eu fao quando estou com raiva das crianas?


1.Pense em uma situao recente que o deixou com muita raiva de um dos seus filhos ou filhas. escreva o que aconteceu. (uma ou duas frases).
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

2. Agora, pensando nessa situao, tente lembrar o que voc estava pensando e sentindo. escreva uma ou duas coisas que voc sentiu quando estava com raiva:
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

3. Como foi que voc demonstrou essa raiva? Qual foi o seu comportamento? (escreva em uma frase ou algumas palavras como voc reagiu, suas aes ou seu comportamento quando estava com raiva.)
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

52

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

TeXTO De APOIO Quando falamos em violncia contra a criana, geralmente, nos vm cabea atos como dar uma surra, espancar, dar um tapa etc. entretanto, existem outras formas de violncia que praticamos na hora da raiva e nem percebemos como gritar, ameaar, humilhar, dizer que no gosta mais dela, etc. Os problemas com as crianas existem e os conflitos podem gerar muita raiva. Por isso, precisamos aprender a lidar com essas situaes sem maltratar as crianas. Na hora da raiva, o melhor a fazer respirar profundamente, contar at 10, acalmar-se e a sim, tomar uma atitude. Estabelecer limites, regras e normas claras conjuntamente com a criana (quando possvel), explicar para elas quando esto erradas e o porqu, escutar o que elas tm a dizer, e se colocar no lugar delas, ainda so as melhores formas de se educar uma criana.
Fonte: Adaptado da publicao Protegendo nossas crianas e adolescentes. Rio de janeiro: Prefeitura do Rio de janeiro/Secretaria Municipal de Sade, s/d.

TeXTO De APOIO Como lidar com birras e escndalos Os pais podem ficar irritados quando seus filhos do ataques e fazem manha, porque sentem vergonha ou porque acreditam que devem ser capazes de controlar o comportamento das crianas. Lembre-se de que o seu relacionamento com o seu filho ou filha muito mais importante do que aquilo que os outros podem estar pensando. Se a criana fizer uma birra em pblico, concentre-se nos seus objetivos de longo prazo* e em dar carinho e orientaes claras. Tente no ficar muito preocupado com o que outras pessoas pensam. Alm disso, lembre-se de que tentar controlar um escndalo como tentar controlar uma tempestade. No possvel. Crianas do ataques deste tipo porque no entendem a razo de estarmos negando-lhes algo, e porque elas no sabem muito bem como lidar com a frustrao. A birra a forma encontrada pela criana para dizer que ela est muito, muito frustrado. Se voc gritar ou bater nela neste momento, ela apenas ficar ainda mais frustrada. ela tambm sentir medo e acreditar haver sido incompreendida. A melhor coisa a fazer esperar. Fique perto para que a criana sinta-se segura enquanto tomada pela tempestade. Algumas vezes, segurar a criana com carinho pode ajudar-la a se acalmar. Quando o escndalo houver acabado, sente-se com a criana e converse sobre o que aconteceu. Aproveite a oportunidade para ensin-la o que so sentimentos, quo fortes eles podem se tornar e quais so os seus nomes. voc tambm pode explicar o porqu de ter dito no e que voc entende sua frustrao. Diga-lhe o que voc faz para acalmar-se quando est frustrado. e certifique-se de haver dito que voc o ama, no importa se ele est feliz, triste ou bravo. Depois, passe para outra.
* Segundo a autora, o primeiro passo para a aplicao da disciplina positiva a definio de objetivos de longo prazo para a educao dos filhos. Objetivos de longo prazo so as metas que os pais desejam atingir quando seus filhos estiverem grandes e normalmente envolvem o cultivo de um bom carter, tico, pacfico e amoroso. Objetivos de longo prazo podem entrar em conflito com objetivos de curto prazo, que correspondem quilo que os pais desejam que seus filhos faam imediatamente. No entanto, o autor explica que pensar nas metas mais distantes a forma mais inteligente de conduzir a educao das crianas no dia-a-dia.

Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

53

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO Como controlar a raiva dos pais H muitos momentos na vida de um beb em que voc poder sentir frustrao ou medo. Muitas vezes, esses sentimentos podem gerar raiva. Sentimo-nos irritados quando acreditamos que nossas crianas esto comportando-se intencionalmente mal. Se pensarmos que nossos filhos so capazes de controlar seu comportamento para deixar-nos bravos, ficaremos bravos. No entanto, bebs no entendem nossos sentimentos. eles no sabem a razo de nossa irritao. eles esto tentando entender tudo isso e tm medo de nossa raiva. No a reao que eles procuram. Durante os primeiros anos da infncia, pacincia extremamente importante. eles aprendem conosco como agir quando sentirem-se irritados. necessrio muito autocontrole da parte dos pais para dominar a raiva e responder com disciplina positiva. Respirar fundo pode ajudar, bem como caminhar um pouco ou sair do cmodo at sentir-se mais calmo. O aprendizado infantil gradual. Levar tempo at que as crianas entendam tudo que ensinamos. Dicas para controlar sua raiva: 1. Conte at 10 antes de dizer ou fazer qualquer coisa. Se voc ainda estiver com raiva, afaste-se e conceda-se um pouco de tempo, at que fique mais calmo. 2. Relaxe seus ombros, respire fundo e repita uma frase como acalme-se ou devagar. 3. Coloque suas mos atrs das costas e diga a si mesmo que deve esperar. No fale nada antes de acalmar-se. 4. Ande um pouco e pense na situao. Pergunte-se por que seu filho age desta maneira. Coloque-se no lugar da criana. Planeje uma reao que respeite o ponto de vista de seu filho e que tambm mostre para ele as razes de sua irritao. 5. v a algum lugar calmo e revise os passos da disciplina positiva. volte para junto da criana apenas quando houver planejado uma resposta que respeite os objetivos de longo prazo para sua educao, que lhe d carinho e referncias claras, e que reconhea a forma de pensar e sentir de seu filho. 6. Lembre-se de que esta situao uma oportunidade de ensinar ao seu filho como acabar com conflitos atravs da comunicao e da resoluo de problemas. A raiva sinal de que voc e seu filho no entendem o ponto de vista um do outro. ela mostra que a comunicao precisa ser restaurada. No deixe que a raiva faa com que voc diga coisas ms, rebaixe seu filho, ou machuque-o. No guarde rancores ou tente ficar quites com a criana. Lembre-se de que o aprendizado mais importante acontece nas situaes mais difceis. Agarre cada oportunidade de agir como a pessoa que voc deseja que seu filho se torne.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

54

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

tCnICA 3: Criar... para qu?

objetivo: Busca-se que pais, mes e cuidadores:


Tomem conscincia do que desejam alcanar com a educao das crianas; Compreendam os aspectos fundamentais para os quais devem orientar a criao e educao das crianas; Reconheam o papel negativo do castigo corporal dentro das expectativas que tm sobre as crianas; Reflitam sobre as mudanas ou reforos que podem fazer maneira como educam as crianas.

Depois de escrever individualmente, os participantes organizam-se em grupos para falar sobre as expectativas, sua forma de agir em relao a elas e apresentam para o grande grupo. Na apresentao, cada grupo vai falar das principais expectativas identificadas e prticas adotadas pelos pais. Neste momento, o facilitador pode tornar visvel a discusso para o grupo colocando estas idias num flip-chart expectativas e prticas. O facilitador pode provocar a discusso com questes como:
O que voc pensa sobre os tipos de expectativas que surgiram no grupo? Quais parecem melhores? Por qu? O que esto fazendo para ajudar seus filhos e filhas a conseguirem o que vocs esperam? Por qu? Bater ajudaria as crianas a fazerem o que vocs esperam delas? Por qu? E o grito, a ameaa e o insulto? Para qu se deve criar e educar as crianas? Qual a melhor maneira de criar e educar as crianas? 2. momento

tem algo que manteriam, que gostariam de ver outros pais fazendo (pais seguindo algum exemplo positivo)? O qu?

A partir do 2. momento existe a possibilidade de fazer um balano sobre prticas que poderiam ser mudadas e prticas que poderiam servir como exemplo. Com base nessa reflexo, cada participante faz o compromisso com desenho ou texto de acordo com o que acredita precisar mudar ou manter. esta atividade tambm pode ser conduzida da seguinte forma:
1 momento: observAndo exPerInCIAs a) Atividade individual (tempo aproximado 10 minutos)

materiais necessrios: Folhas de papel, Lpis, Papel de papelgrafo, Plumagem, Canetas, Fita adesiva, Quadro/ mural
tempo recomendado: 1 hora e 40 minutos Procedimento

ImPortAnte: apropriado que o facilitador certifique-se, com antecedncia, se os participantes apresentam dificuldade de leitura e escrita. Neste caso, recomenda-se que o facilitador apenas oriente os participantes a refletirem e discutirem sobre as questes expostas no exerccio.
1. momento

Pedir que cada participante pense no que espera dos seus filhos (as) quando eles forem adultos (as), a partir da pergunta: O que voc deseja para seus filhos (as) quando forem adultos (as)? Cada participante pode escrever sua resposta em uma folha de papel. Caso algum no saiba escrever, deve apenas pensar a respeito da resposta. Os participantes devem dar respostas concretas, pois afirmaes como ser algum na vida no so suficientemente claras. eles podem pensar o tipo de profisso que o filho exerceria, como seus filhos tratariam as outras pessoas, que valores teriam, quais seriam suas principais qualidades, etc.
55

Individualmente, num pedao de papel os participantes escrevem a sua expectativa em relao as suas crianas e de que forma esto ajudando para isso.

Depois da discusso em grupo, convidar os participantes a pensarem sobre alternativas possveis para a criao/educao que esto dando para as crianas.
tem algo que mudariam? O qu?

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

uma vez feita a primeira pergunta, pode-se fazer a prxima: Como pai ou me, o que voc faz para ajudar seu filho (a) a conseguir o que voc espera dele (a)? Deve-se explicar que a criao e a educao exercem um papel importante (todavia no exclusivo) na formao das crianas e o que os pais fazem tambm influi no modo de ser atual e futuro de seus filhos. ento devem pensar no exemplo que do, na forma como se relacionam com eles (as) e no tipo de castigo que do (falar das diversas modalidades, incluindo o castigo fsico), nas orientaes que do, em se fixarem nas coisas boas que seus filhos fazem, etc. Ao dar este diversos exemplos, os participantes podem ter um horizonte mais amplo.
b) Grupo para compartilhar as reflexes individuais (tempo aproximado 25 minutos) Cada participante comentar suas respostas. Primeiro todos expem a primeira pergunta e depois a segunda; Cada grupo deve fazer uma folha dividida em duas colunas (ou cartolina). Na esquerda escreve-se o que se espera de seus filhos (as) e, na da direita, o que esto fazendo para ajud-los a conseguirem isso. c) Debate (tempo aproximado 45 minutos) Depois de terminado o trabalho, cada grupo vai para frente expor sua opinio; Discusso dos trabalhos em grupo.

foi colocado at ento com a colaborao dos participantes sobre as tendncias observadas nas exposies dos grupos. As expectativas dos pais e das mes so analisadas atravs de perguntas como:
O que voc pensa sobre os tipos de expectativas que surgiram no grupo? Quais parecem melhores? Por qu?

Bater ajudaria seus filhos a fazerem o que vocs esperam deles? Por qu? E o grito, a ameaa e o insulto? Pode-se ainda discutir sobre as questes: Para qu se deve criar e educar os filhos? Qual a melhor maneira de criar e educar os filhos?

Ao longo da discusso o facilitador pode comentar, sem impor, a importncia de se esperar adultos autnomos (criativos, participativos, que decidem com responsabilidade e que pensam no bem dos demais), capazes de dar e receber afeto, de conviver com os outros em um ambiente de respeito e de estabelecer vnculos afetivos sadios. Pode-se tambm ressaltar que importante ter expectativas, mas que a criana quem deve resolver o que ela quer fazer com a sua vida. O papel dos pais orient-las, apoilas, aconselh-las, buscar-lhes oportunidades, mas no decidir por elas. As respostas da primeira e da segunda pergunta feita aos pais so contrastadas e se interroga:
O que esto fazendo para ajudarem seus filhos a conseguirem o que vocs esperam Por qu?

2 momento: ConstruIndo PossIbIlIdAdes (tempo aproximado 10 minutos) Com base no que foi discutido, os participantes e o facilitador pleiteiam alternativas e o facilitador as escreve.
Quais expectativas poderiam mudar? Por quais poderiam mudar? Quais aes dos pais, mes e cuidadores poderiam mudar? Por quais?

Caso os pais nada sugiram, pode-se propor:


Buscar momentos de brincadeira e conversa com os filhos (as); Interessar-se pelas atividades deles, tanto as escolares quanto as outras; Abra-los, acarici-los; Fixar-se nos aspectos positivos e nos esforos feitos pelos filhos (e elogi-los); Quando a criana fizer algo que os pais desaprovem, primeiro perguntar o que aconteceu e tentar encontrar juntamente com a criana uma sano ou punio adequada; Permitir que os filhos cometam erros, no esperar que sejam perfeitos. Saber que es-

O facilitador pode fazer uma sntese do que


56

Analisa-se em particular o papel do castigo corporal, do gripo, da ameaa e do insulto para ajudar a alcanar as expectativas.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

to em crescimento e que, somente paulatinamente, eles vo desenvolvendo habilidades. Saber que pouco a pouco podem ir mudando seus comportamentos. Exigir das crianas coisas que elas podem fazer de acordo com o que a sua idade possibilita e permite. evitar fazer por eles o que eles mesmos podem realizar, assim como evitar exigir algo que ainda no possam fazer. Aceitar os sentimentos das crianas e dar a estes sentimentos a importncia devida. Procurar entender suas tristezas, sem frases que menosprezem seus sentimentos como j passou, no chore mais, isso no importante. Igualmente, aceitar seus medos e v-los como importantes; Reconhecer os erros que os adultos cometem ao educarem seus filhos: oferecer desculpas ou pedir perdo quando cometem erros.

tCnICA 4: Qual o nosso estilo? identificando os estilos e prticas familiares para a educao das crianas objetivo: Busca-se que pais, mes e cuidadores:
Identifiquem os estilos parentais em que foram educados com seus pontos positivos e limitaes; Identifiquem os estilos parentais que utilizam com suas crianas; Reflitam sobre os pontos positivos e as dificuldades do estilo parental que utilizam; Visualizem alternativas ou possibilidades de relacionamento e educao de suas crianas. materiais necessrios: Folhas A4, Lpis, Papel de papelgrafo, Marcadores, Cartes, Quadro tempo recomendado: 2 horas Procedimento 1. Distribua uma folha para cada participante. Pea para colocarem em um lado da folha uma lembrana, com desenho, escrita ou palavras soltas. No outro lado da folha, pea que coloquem a primeira idia que tm sobre a educao que eles do para suas crianas. 2. Separe os participantes em pequenos grupos. Indique que devem apresentar nos grupos o que cada um fez. Podem falar das experincias passadas e experincia atual, tentando identificar se teve um estilo

preponderante, um estilo que trouxe mais sofrimento ou bem-estar tanto para eles quanto est sendo para as crianas atualmente. 3. O grupo pode escolher um modelo ou um conjunto de modelos e apresentar o que consideram mais amigvel e menos amigvel para as crianas. e trazer essa discusso para o grupo todo. 4. Terminar com uma discusso sobre como foi pensar e falar sobre o passado, o que acreditam que se repete e o que no se repete, se possvel rever seu estilo ou no. 5. Caso no aparea na discusso, o facilitador deve estar atento para a temtica do castigo fsico, tentando levantar com os pais quais so os momentos/ fatores/ contexto em que uma violncia pertinente. Levar em considerao se essa a melhor estratgia, se existem alternativas. 6. importante analisar as circunstncias em que os pais usam certos castigos e escutar as dificuldades em usar o estilo democrtico e dialgico. fundamental no julgar pais e/ou mes pelo estilo parental que utilizam. 7. igualmente importante analisar as circunstncias em que os pais no usam de violncia fsica, nem psicolgica.

3 momento: ComPromIssos (tempo aproximado 5 minutos) Cada pai ou me escrever ou desenhar um compromisso: uma ao que deva ser mudada na forma como esto criando e educando seus filhos para que eles sejam pessoas melhores, criativas, participativas, responsveis, etc.
Qual deve mudar? Por qual mudaro?

57

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

Construindo possibilidades (tempo aproximado 10 minutos) Com base nas vantagens e desvantagens de cada estilo de criao, tentar pensar em outras formas de educao para os estilos autoritrio e/ ou permissivo e, sobretudo, em outras formas de educao que no seja pelo castigo fsico, o grito, a ameaa e o insulto. Pode-se usar como referncia as mesmas experincias positivas dos participantes. Nesta atividade o texto de apoio Algumas recomendaes que podem ser dadas aos pais, mes e cuidadores tambm pode ser utilizado. Compromissos (tempo aproximado 5 minutos) Cada participante identificar dois elementos de seu estilo parental que deve modificar e como o far. dada uma folha a cada participante para que escreva esses dois aspectos e a forma como faria. Os participantes podem apenas falar tambm. encerramento Se o tempo permitir, proponha uma avaliao da atividade. Solicite aos participantes que digam o aspecto da tarefa que mais gostaram e o que menos gostaram. importante ser breve.

tCnICA 5: os conflitos familiares como oportunidades para crescer objetivo: Compreender a importncia da resoluo de conflitos para o crescimento das suas relaes entre adultos e crianas e identificar ferramentas para facilitar a resoluo de conflitos. tempo: 2 horas materiais: Folhas A4, Lpis, Papel de papelgrafo, Marcadores e Quadro ou mural Procedimento
1) Trabalho individual (tempo aproximado 10 minutos)

Trabalho grupal para compartilhar experincias e representar alguns dos casos9. em cada grupo os participantes expe suas experincias aos demais. entre todos escolhem alguns para representar, se quiserem. ensaiam a representao.
3) Debate no grupo maior (tempo aproximado 45 minutos)

Cada grupo faz uma representao do caso escolhido. Depois de cada apresentao, debater coletivamente:
A causa do conflito As atitudes de filhos e pais para enfrentlo (evitar, aumentar, resolver atravs do dilogo e perdo).

Trabalho individual em que cada participante identifica a situao de conflito com um filho (a) e descreve a maneira como enfrentou o conflito. explica-se o objetivo da atividade: olhar experincias sobre a forma como se resolvem os conflitos familiares. So dadas as instrues: pensar em brigas, problemas ou conflitos com meninos e meninas. escolher um e escreve-lo ou desenhalo levando em conta: o que causou, como reagiu o participante e como se solucionou o conflito. Cada participante recebe uma folha para o trabalho individual.
2) Trabalho grupal (tempo aproximado 45 minutos)

uma vez representados e analisados todos os casos se estabelece:


As atitudes que dificultam a resoluo de conflitos As atitudes que facilitam a resoluo de conflitos

Construindo possibilidades O facilitador expe aos participantes as caractersticas que deve ter um dilogo na resoluo dos conflitos entre pais e filhos. essa exposio leva em considerao os casos representados.

58

9 O facilitador precisa estar atento ao grupo quanto sua disponibilidade (do grupo) para efetuar dramatizaes e colocar outras opes, por exemplo, discutir sem dramatizaes, realizar mmicas ao invs de dramatizaes ou qualquer outro tipo de atividade que o prprio grupo eleja para este momento do encontro.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

encerramento debater: por que o dilogo uma alternativa para evitar o castigo corporal, o grito e a ameaa? Compromisso para o prximo encontro Cada participante escrever ou desenhar duas formas concretas em que pode aumentar o dilogo com seus filhos(as) ou com alguns deles que tem perguntas mais freqentes.

tCnICA 6: possvel uma educao sem violncia? objetivos: Pretende-se que pais, mes e cuidadores compreendam a importncia de limites e normas para o desenvolvimento das crianas; que estabeleam modos democrticos, afetuosos e criativos de acordo com as normas da casa; que estabeleam alternativas de manejo frente ao descumprimento das normas sem usar castigo fsico ou humilhante com as crianas e construam formas de reconhecimento positivo perante o comportamento adequado das crianas. Procedimento
1) Anlise de casos em sub-grupos para discutir estratgias de educao. Com antecedncia os casos devem ser adaptados a linguagem do contexto dos participantes; Caso necessrio podem ser criados casos semelhantes; O facilitador distribui 5 casos aos participantes e explica que so pais a procura de ajuda sobre como educarem seus filhos; Cada grupo receber duas perguntas para responder sobre o caso recebido;

Cada sub-grupo l o seu caso perante os outros grupos e suas respostas (o facilitador possui um guia de anlise para cada caso que pode lhe auxiliar na conduo da discusso no grupo maior; os outros participantes podem participar dando suas opinies sobre os casos) O facilitador deve ir escrevendo em uma folha de flip-chart ou cartolina as respostas trazidas pelos grupos durante cada discusso de caso. Depois dos pontos anotados, o facilitador, em uma nova folha do flip-chart ou cartolina, discutir com os participantes as mensagens enviadas pelos pais e os sentimentos das crianas diante dessas mensagens e pede para os participantes refletirem sobre os possveis sentimentos experimentados pelas crianas dos casos analisados. O facilitador pergunta:

nota: A seguir encontram-se os cinco casos e cada um tem duas perguntas para serem resolvidas pelos participantes. Cada pergunta tem correspondente um guia de anlise para o facilitador, que no deve ser entregue aos participantes. O guia de anlise ajudar o facilitador a manejar o trabalho de grupo e o debate.

59

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

Caso n. 1 Maria tem duas filhas e um filho: joana de 4, Olga de 3 e Roberto de 3. ela trabalha todo dia e chega em casa todo dia cerca de 7 da noite, muito cansada. Com os dois menores no tem maiores problemas, todavia joana inquieta e gosta de movimentar-se, correr e brincar o tempo todo. Desde sua chegada a casa, Maria repete para joana que fique quieta para que ela possa fazer suas coisas. A menina a obedece por um tempo, mas logo volta com seus jogos e brincadeiras ao redor da sua me. Se Maria no est muito cansada, ela permite, mas quando est exausta ela se desespera porque a menina no a obedece e faz presso no brao da joana, que grita e sua me explica que ela no a obedece e a manda para cama sem comer. Maria consulta vocs que devem dar sua opinio acerca de:
Que mudanas Maria deve fazer para facilitar que joana diminua sua inquietude ao redor dela? Ao invs de gritar, puxar o brao e deix-la sem comer, o que Maria poderia fazer quando joana no a obedece?

GuIA De ANLISe PARA AjuDAR O FACILITADOR Que mudanas maria deve fazer para facilitar que joana diminua sua inquietude ao redor dela? Algumas coisas que Maria poderia fazer:

1. evitar que alguns dias a menina possa mover-se ao redor dela e outros no possa. importante que a criana perceba uma coerncia, caso contrrio, ela pode no entender a ordem da me. 2. estimular a menina para que brinque em outro lugar, distante de onde Maria est. uma forma de ensinar que h lugar onde pode brincar e outros que no. 3. Ao chegar em casa, ficar um pouco com suas filhas e filho, conversar com eles e brincar um pouco (lhes proporcionar o afeto e a companhia que necessitam). 4. Depois de passar um tempo com seus filhos, coloc-los para dormir para poder fazer seus afazeres (estabelecer normas e hbitos que facilitem a convivncia). 5. Colocar a menina para fazer algo adequado para a sua idade, enquanto realiza seus afazeres. 6. Propor algum jogo que a distraia por algum tempo antes da hora de dormir e explicar que assim as duas podem ficar juntas, sem incomodar-se (assim aprende-se a conviver sabendo que no se deve incomodar aos demais). 7. Felicit-la quando ela se distrai com outra coisa ou brinca em outro local. 8. Conversar com o jardim de infncia para saber se a inquietude de Maria normal para a sua idade. 9. Assegurar que a menina est dormindo tempo requerido para a sua idade (10 horas).
Ao invs de gritar, puxar o brao e deix-la sem comer, que poderia maria fazer quando joana no a obedece?

1. explicar menina que a me est cansada e que nesse dia necessita que ela lhe ajude brincando em outro lugar (falar ajuda a menina entender que nem sempre pode brincar perto da sua me). 2. Lev-la com suavidade a um local da casa onde ela deva permanecer calada por quatro minutos. Acompanh-la para assegurar-se o que ela far e que tenha autocontrole. explicar que existem momentos e locais onde ela deve ficar calada por um momento. 3. Colocar-se na altura fsica da menina quando lhe der uma instruo ou ordem. 4. Tom-la suavemente em seus braos e tranqiliza-la.

60

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Caso n 2 Pedro tem 9 anos e vive com seus pais. Seu pai trabalha e sua me fica em casa. ele vai escola, tendo que fazer as tarefas escolares assim que chega da escola, aps descansar um pouco. Pedro no gosta de fazer suas tarefas, pois prefere ver televiso ou sair para brincar com seus amigos. Sua me, ocupada com os afazeres de casa, manda que ele faa as tarefas, mas no se d conta se ele obedece. A noite, ambos os pais perguntam se ele fez as tarefas e acreditam quando ele afirma que sim. Quando a escola entrega o boletim, se surpreendem com a professora que afirma que o menino vai mal e possvel que repita o ano. Ao chegar em casa, o pai briga com o menino dizendo que ele vagabundo, preguioso e que no serve para nada. Com um cinto, bate em Pedro no bumbum para que ele aprenda. Alm de deix-lo sem sair e sem ver televiso os 4 meses antes das frias. Os pais de Pedro os consultam para saber sua opinio acerca de:
Que mudanas devem fazer os pais para que Pedro realize suas tarefas? Ao invs de gritar, humilhar e bater em seu filho, que poderia fazer o pai?

GuIA De ANLISe PARA AjuDAR O FACILITADOR Que mudanas devem fazer os pais para que Pedro realize suas tarefas?

1. Seus pais devem assegurar-se que o menino se senta para fazer as tarefas. 2. Se o menino no sabe organizar seus estudos, devem ensin-lo comportamentos como os seguintes: estudar em uma mesa, no ter uma televiso ligada perto, ter tudo o que precisa pronto, comear pelas tarefas mais longas (pois est mais descansado) e, uma vez terminadas as tarefas, coloc-las de volta na sua mochila. 3. Permitir que descanse por cinco minutos entre uma tarefa e outra. A me deve assegurar-se de que sejam somente cinco minutos. 4. Revisar as suas tarefas. 5. Felicit-lo quando ele as tiver feito corretamente. 6. estabelecer como norma que primeiro faa suas tarefas e logo aps ser permitido brincar com os amigos ou ver televiso.
Ao invs de gritar, humilhar e bater em seu filho, que poderia fazer o pai?

1. Falar calmamente com Pedro para saber as razes do seu baixo rendimento escolar. A atitude no deve ser de atemorizar, mas de permitir que Pedro reflita, aceitar que pode no gostar de estudar, mas que importante para sua vida. explicar que existem coisas que no so agradveis, mas que necessitamos fazer, perguntar se est entendendo tudo na sala de aula e caso apresente dificuldades em alguma matria, falar com a professora. 2. estabelecer junto a ele sanes que permitam uma mudana de atitude e seu comportamento em relao ao estudo, entre elas: no ver televiso duas vezes por semana, aos sbados adiantar as tarefas pendentes do ms anterior ou no sair com seus amigos por uma semana.

61

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

Caso n. 3 julio tem 10 anos e um menino obediente e educado, com pais muito severos. estes no o deixam sair para brincar com seus amigos para que no aprenda maus costumes, em casa no pode ver televiso alm da meia hora diria e ele deve ajudar com os afazeres domsticos ou as tarefas escolares. Caso desobedea, seu pai e ou me falam seriamente com ele e o castigam proibindo-o de ver televiso por vrias semanas. em geral, no escutam as opinies de julio sobre o que gostaria de fazer, pois pensam que como eles so os adultos, sabem o que convm a seu filho para ser uma pessoa de bem. um dia, Pablo, seu melhor amigo da escola, convidou o menino para sair aps o estudo, e julio acreditou ser agradvel a hiptese e como sabia que sua me no permitiria, pois era muito severa, ligou para ela dizendo que ficaria at mais tarde no colgio fazendo um trabalho. Sua me permitiu, mas quando ele chegou a sua casa seus pais estavam bravos, pois haviam ido escola e no o encontraram, se angustiando muito. Seus pais o acusaram de mentir para eles e seu pai o golpeou na boca com a mo, alm da sua me ter o proibido de sair do quarto durante trs dias. Seus pais esto preocupados do menino mentir, pois j disseram a ele que no o fizesse. Os pais de julio consultam a vocs e pedem a sua opinio acerca de:
Que mudanas devem fazer o pai e a me para facilitar a sinceridade de julio com eles? Ao invs de bater em seu filho, que poderia fazer o pai? Ao invs de proibir o filho de sair do quarto, que poderia fazer sua me?

GuIA De ANLISe PARA AjuDAR O FACILITADOR Que mudanas devem fazer o pai e a me para facilitar a sinceridade de julio com eles? Possivelmente foi a severidade dos pais de julio que levou o menino a mentir, por isso poderia ser recomendado:

1. Diminuir as normas como, por exemplo, que todo dia esteja dedicado a fazer suas tarefas e ofcios. 2. Permitir que o menino tenha mais lazer e caso no o deixem sair para a rua, que possa convidar amigos para sua casa. 3. Falar mais com julio para conhecer seus gostos, seus interesses e amigos. 4. Divertir-se com julio para facilitar o entrosamento da famlia e maior confiana do menino com seu pai e me. 5. evitar sanes severas, pois geram medo de ser castigado no menino, que no entende a razo das normas. 6. Felicit-lo quando ele estiver correto e dizer a verdade quando ele cometer uma falha.
Ao invs de bater em seu filho, que poderia fazer o pai? Ao invs de proibir o filho de sair do quarto, que poderia fazer sua me?

1. Falar com seu filho para indagar o que o levou a mentir. escutar suas razes. 2. estabelecer com ele uma conseqncia curta e lgica em um ambiente de afeto. Poderiam propor: escrever uma carta aos pais pedindo perdo pela mentira e explicaes do porque no bom mentir, no ver televiso por um dia e no lugar disso, ajudar em alguma tarefa em casa, a prxima vez que um amigo o convidar para sua casa no poder ir (isso o ajudar a lembrar que melhor pedir permisso).

62

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Caso n 4 Teresa tem 5 anos e inteligente e curiosa. Seus pais trabalham durante todo o dia para sustentar a casa, que alm de Teresa tm mais 3 filhos. eles tm muito pouco tempo para ficar com seus filhos. um dia, sua me percebe que falta uma nota em sua carteira, porm como era pouco dinheiro, no presta muita ateno ao fato. Na semana seguinte, o mesmo acontece, e ela fica preocupada e encontra debaixo da cama da filha. Chama sua filha e sem dizer nada, bate nela e a chama de ladra e que ela no a ensinou a roubar e que se seguir com esse comportamento vai mand-la para uma instituio de crianas com problemas. O pai e a me de Teresa procuram vocs e vocs devem dar sua opinio sobre:
Que mudanas devem providenciar os pais da menina para que ela no volte a pegar dinheiro escondida? Ao invs de bater e ameaar sua filha, o que a me poderia fazer?

GuIA De ANLISe PARA AjuDAR O FACILITADOR


Que mudanas devem providenciar os pais da menina para que ela no volte a pegar dinheiro escondida? importante que o pai e a me:

1. Possam dedicar algum tempo a seus filhos quando esto em casa, principalmente nos fins de semana em que no trabalham. Conversar com Teresa sobre assuntos distintos e responder as demandas dos seus filhos. Brincar com a menina e seus irmos em alguns momentos livres que tenham (isso tudo faz com que os filhos se sintam mais prximos dos pais e traz seguridade emocional). 2. Dar algumas moedas de pouco valor para a menina que possa ir gastando em algo que goste. ensin-la a comprar e pagar com seu dinheiro (isto a ensina o valor do dinheiro e permite sentir que tem algum dinheiro prprio cujo destino pode decidir). estabelecer que o dinheiro dos outros no deve ser pego (assim ensinada a norma e o valor de respeitar as coisas alheias). 3. Falar com a menina sobre a necessidade que eles tm de trabalhar para conseguir o sustento da casa (isso ajuda a entender o valor do dinheiro).
Ao invs de bater e ameaar sua filha, o que a me poderia fazer?

1. Perguntar a menina se ela pegou o dinheiro e caso ela afirme que sim, perguntar o porqu e para que ela fez isso. Falar calmamente, pois no se trata de fazer com que a menina fale com atitudes ameaadoras. preciso reconhecer que uma menina dessa idade no conhece o valor do dinheiro e as notas tm o mesmo valor. explicar que o dinheiro pertence a sua me e que as coisas dos outros no podem ser pegas sem a permisso destes, pois eles podem precisar. Perguntar a ela o que pode fazer da prxima vez que quiser dinheiro e caso no ocorra nada, propor que pea a sua me ou algum outro adulto. 2. junto com a menina, chegar a um acordo sobre a sano por ter pego dinheiro escondida. Por exemplo, pode fazer alguma tarefa do lar apropriada a sua idade e por isso, sua me lhe paga e ela d esse dinheiro de volta a me para repor o dinheiro roubado. So conseqncias lgicas, como a falta, que acabam sendo reparadoras.

63

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

Caso n 5 Daniel tem 4 anos e uma criana amvel, simptica e atraente. Todavia, tem um comportamento caprichoso e chora e grita quando seus pais no lhe do o que pede. Seus pais para evitar que chore muito porque pode incomodar aos vizinhos, tratam de dar sempre que possvel, porque sua situao econmica no muito boa. ento, quando o menino no entende, eles lhe batem e do um banho de gua fria para que ele se acalme, para aplacar sua ira e seu choro e possa ser controlado. Os pais de Daniel se consultam com vocs, qual sua opinio acerca de:
Que mudanas devem propiciar os pais de Daniel para que ele no se comporte desse jeito? Ao invs de bater e jogar gua fria, o que poderiam fazer?

GuIA De ANLISe PARA AjuDAR O FACILITADOR


Que mudanas devem propiciar os pais de daniel para que ele no se comporte desse jeito?

1. Antes de tudo no se deve dar tudo o que o menino pede, inclusive quando se tm dinheiro para comprar. Se o menino se acostumar a ter tudo o que quer, ter sempre esse comportamento mimado. 2. Felicitar o menino quando a ele for negado algo e ele aceitar sem o comportamento mimado. Ao invs de bater e jogar gua fria, o que poderiam fazer? 1. Caso estejam em um local privado, deixar o menino chorar, e impedi-lo assim que ameaar um escndalo. estar perto sem falar nada, cuidar para que ele no faa escndalo. No fazer tudo o que menino quer. 2. Caso estejam em um local pblico, retirar-se a um local mais isolado e esperar que passe com o comportamento mimado. No falar com ele e cuidar para que ele no faa escndalo. 3. Assim que a fria do menino passar, conversar com ele: explicar que nem sempre se pode fazer tudo o que quer. 4. Chegar a um acordo sobre uma pequena sano que ajude no futuro a entender como seus comportamentos mimados incomodam e podem magoar aos demais, ficar sozinho algum tempo em seu quarto e fazer algum favor para seu pai e me (isso permite a reflexo e a reparao dos danos).
Na discusso no grupo maior, o facilitador deve ir escrevendo as respostas relativas a: Adequao da forma como se estabeleceram as normas com os meninos e meninas. Alternativas para estabelec-las: os casos tm diferentes perspectivas sobre o estabelecimento de normas, pois algumas so muito severas, outras no muito claras, outras permissivas. No guia de anlise encontram-se pistas para trabalhar esse ponto. Depois de todos os grupos darem as respostas, pode-se mostrar uma folha onde estejam explicados os princpios desejveis para o estabelecimento das normas. Isso complementar a discusso, ainda sendo necessrio dar exemplos concretos.

64

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Construindo possibilidades
Ao finalizar o debate, o facilitador convida os participantes a pensarem em situaes difceis que tiveram com suas crianas e nas quais usaram o castigo fsico e/ ou a violncia psicolgica. Sugere-se que escolham uma delas (os participantes no precisam falar quais so essas situaes). Depois, o facilitador os convida a refletirem sobre como eles poderiam ter feito diferente de modo a promoverem os sentimentos positivos listados no flip-chart a partir da discusso no grupo. O facilitador pode ajudar auxiliando os participantes a lembrarem os momentos em que enviaram mensagens positivas para as crianas tendo com isso conseguido uma interao harmoniosa e menos conflituosa com elas. O facilitador pode ajudar os participantes a identificarem como passaram essas mensagens positivas (seja verbalmente ou por meio da linguagem corporal). Por fim, o facilitador convida os participantes a escolherem uma prtica educativa que eles utilizam, mas que gostariam de fazer diferente, e incentiv-los a tentarem colocar em prtica uma estratgia positiva no seu lugar (lembrando o que foi discutido no grupo sobre a importncia da comunicao e como ela composta de dois elementos o referencial e o relacional, as consequncias positivas das mensagens positivas, etc).

TeXTO De APOIO tapas e palmadas Alguns pais, mes ou cuidadores acreditam que dar tapas na mo, palmadas no bumbum ou bater na criana com uma vara pode ensinar importantes lies. Na verdade, o castigo fsico ensina criana que: batendo que comunicamos coisas importantes. Bater uma resposta aceitvel para a raiva. As pessoas das quais elas dependem para sua proteo iro machuc-las. Eles devem ter medo dos adultos, ao invs de confiar neles para que ajudem e ensinem. Suas casas no so seguras para explorao. necessrio que pensemos sobre o que queremos ensinar a nossas crianas no longo prazo. Se quisermos ensin-las a serem pacficas, precisamos mostrar a elas como ser pacficas. Se quisermos ensin-las como permanecer em segurana, devemos explicar e mostrar a elas como faz-lo. Pense no efeito que ser punido fisicamente tem sobre adultos. Quando algum nos bate, sentimonos humilhados. No temos motivao para agradar a pessoa que nos bateu, sentimos ressentimento e medo. Podemos inclusive ter desejo de vingana. Bater em uma criana prejudica seu relacionamento com ela, e no lhe d a informao necessria para que tome decises. Alm disso, bater no aumenta o respeito dela por voc.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

65

02 Como utIlIzAr As AtIvIdAdes deste mAnuAl?

TeXTO De APOIO desaprovao e crticas Algumas vezes, os adultos tentam corrigir as crianas dizendo-lhes que so ms, desastradas, imaturas ou incompetentes. Quando as crianas ouvem tais crticas, sentem-se rejeitadas e fracassadas. Se elas se virem como ms, tero mais propenso a adotar comportamentos maus. Se elas se virem como incompetentes, tero menos propenso a dominar novas habilidades. Crianas so aprendizes. elas dependem de ns para construir seu saber e habilidade. elas precisam de nosso apoio. Crianas com boa auto-estima tm mais sucesso porque se dispem a tentar. So mais felizes porque tm mais certeza de sua capacidade de lidar com o fracasso. e tm relacionamentos melhores com seus pais porque sabem que suas famlias acreditam nelas. Ns somos todos movidos pelo encorajamento. Trocar as crticas pelo encorajamento pode ter efeitos positivos sobre as crianas.
Fonte: DuRRANT, joan e. Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007.

TeXTO De APOIO Conhecendo um pouco mais sobre disciplina positiva A disciplina positiva supe que a criana deseja se comportar bem, mas que precisa de ajuda para entender como fazer isso. ela funciona com base no princpio de que as crianas aprendem mais por meio da cooperao e da recompensa do que por meio de conflitos e castigos. ela tambm gera a idia de que quando a criana se sente bem, ela tende a se comportar bem e quando se sente mal, tende a se comportar mal. essa abordagem significa que:

o comportamento aceitvel exemplificado pelos pais, quando a criana se porta bem ela premiada com ateno e elogios; sempre o comportamento que criticado como sendo ruim, no a criana; o mau comportamento recebe a menor ateno possvel e no recompensado; os pais tm expectativas realistas a respeito do que seus filhos so capazes em idades diferentes e no exigem mais do que eles podem atingir; limites e regras so claramente estabelecidos e consistentemente impostos de forma noviolenta, de modo que a criana entenda o que se espera dela. Os pedidos so colocados positivamente, ou seja, se diz mais faa isso do que no faa isso; so definidos limites claros para assuntos importantes, mas com abertura para negociar pontos menos importantes; os pais passam a conhecer melhor seu prprio limite de tolerncia e a desenvolver estratgias para lidar com ele, evitando bater nos filhos; as crianas so ouvidas, suas opinies recebem a considerao adequada e elas so tratadas de forma justa e respeitosa; a disciplina tem uma relao clara e proporcional com o comportamento que requer mudana; podem ser usadas sanes que no so fsicas nem humilhantes.
Fonte: Harper, Kate; Horno, Pepa; Martin, Florence e Nilsson, Mali. erradicando o castigo fsico e humilhante contra a criana: manual de ao. Save the Children Sucia. 2006.123p.

66

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

67

03

notAs sobre A testAgem10


As atividades includas neste manual foram adaptadas de outros materiais e documentos destinados ao trabalho com famlias, pais, mes e cuidadores de crianas de 0 a 12 anos sobre o tema dos castigos fsicos e humilhantes e preveno de outras formas de violncia contra crianas. As atividades foram utilizadas em grupos com pais, mes e cuidadores em trs comunidades do Rio de janeiro como parte do projeto Criana Sujeito de Direitos. Para os fins desta publicao, identificaremos as comunidades pelas letras A, B e C. A comunidade A est situada na zona Oeste, tem uma populao de, aproximadamente, 9.600 habitantes e um dos mais baixos ndices de Desenvolvimento Humano (IDH) do municpio. Bastante afastada do centro da cidade, nesta comunidade a densidade demogrfica mais baixa e o acesso a equipamentos e servios pblicos menor que nas outras duas comunidades. A comunidade b est situada na zona Sul do Rio de janeiro. Tem uma populao de aproximadamente 8 mil habitantes, de acordo com os indicadores oficiais (ou 20 mil, segundo a associao de moradores). Melhor localizada em relao ao centro econmico financeiro e no corao da principal zona turstica da cidade, tem maior acesso a equipamentos e servios, alm de contar com uma expressiva presena de ONGs e projetos sociais voltados para o pblico infanto-juvenil. Durante a realizao da pesquisa, foi freqente a ocorrncia de troca de tiros entre a polcia e o trfico de drogas, alm de ser comum a presena de traficantes armados abertamente na comunidade. A comunidade C tambm est situada na zona Oeste e a maioria dos seus moradores possui uma renda familiar entre 2 e 5 salrios mnimos. Ao longo do processo foram realizadas reunies de superviso com os facilitadores com o objetivo de acompanhar e avaliar como cada grupo estava se desenvolvendo em torno do tema e avaliar a adequao das atividades propostas.

10

Para mais informaes, ver: Promundo. Relatrio de Avaliao do Projeto Criana Sujeito de Direitos: promovendo normas e comportamentos como estratgia de preveno ao uso de violncia contra crianas. 2009.

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Na comunidade A foram realizados 10 encontros com 05 grupos de pais e responsveis por crianas entre 0 e 12 anos de idade, totalizando 108 participantes. Segundo os facilitadores, os pais aproveitaram muito o espao dos grupos para falar de suas vidas e experincias, alm dos conflitos com os filhos. As dinmicas que abordaram os temas de desenvolvimento infantil e gnero foram as que mais tiveram repercusso entre os participantes, pois muitos se surpreenderam com o fato de no ter muito conhecimento sobre como as crianas se desenvolvem e isso ser uma das causas dos conflitos e violncias geradas dentro de casa. estas atividades tambm oportunizaram a reflexo sobre como educam seus filhos e filhas e passaram a perceber que na medida em que eles, como pais, promovem mudanas nas suas atitudes, o mesmo acontece com as crianas. Na avaliao dos facilitadores, grande a carncia de informao por parte dos pais sobre questes relacionadas a prticas educativas e ao desenvolvimento infantil.

69

03 notAs sobre A testAgem

Na comunidade b, foram realizados 10 encontros com 07 grupos com pais e responsveis por crianas entre 0 e 12 anos, totalizando 159 participantes. Os facilitadores perceberam uma dificuldade maior do grupo em contribuir imediatamente para as discusses. O tema dos castigos fsicos, o bater, era bastante banalizado entre os participantes dos grupos, gerando risadas, negao e tenso quando algum mostrava opinio contrria aos castigos. Muitos adultos no reconhecem as violncias sofridas e exercidas sobre seus filhos como violncia; foi preciso resgatar com os participantes o sentido da palavra e provocar a discusso e reflexo. Tambm ficou evidente para os facilitadores a carncia de informao sobre desenvolvimento infantil entre os integrantes dos grupos da comunidade b. As atividades relacionadas ao tema causaram grande repercusso entre os pais/responsveis. Apareceram ainda muitas dvidas sobre como educar meninos e meninas, desconhecimento sobre o corpo e sexualidade, o que influencia na forma como criam seus filhos e se comunicam com eles. existe uma preocupao quanto violncia do trfico vitimizar os meninos e a violncia sexual, as meninas. Na comunidade C foram realizados 5 encontros com 09 grupos com pais e respon-

sveis de crianas entre 0 e 12 anos, totalizando 159 participantes. Diferentemente das outras comunidades, nesta as pessoas demonstraram muito interesse em participar dos encontros pelo tema que seria abordado. este fato foi avaliado pelos facilitadores como positivo para o envolvimento dos participantes nas atividades e para promoverem as mudanas desejadas. Os participantes faltaram menos aos encontros e traziam muitas demandas. Todos tinham muitas histrias de violncia e vivncias de discriminao racial e excluso. Houve muita receptividade para o tema dos encontros. Tambm se percebeu uma carncia grande de informao sobre todos os temas da interveno e qualquer atividade proposta parecia de difcil compreenso. Nesta comunidade ficou evidente o modo como a religio influencia as relaes homem/mulher e as prticas familiares. destacamos ainda os seguintes pontos: metodologia utilizada: a maioria dos/as participantes achou que a forma participativa como foram conduzidos os encontros fizeram com que aprendessem mais. Os debates que ocorreram aps as tcnicas, foram considerados importantes para se entender melhor os contedos e agradou a forma democrtica com que ocorreram. temas: tal como os facilitadores espera-

vam, o tema do abuso sexual contra crianas foi o mais difcil de coordenar. Os participantes trouxeram diversas situaes vivenciadas por eles prprios ou suas famlias e mostraram dificuldades de aceitar que tais situaes devem ter acompanhamento das autoridades competentes. Apareceram muitas manifestaes agressivas, sugerindo inclusive que tais violaes devem ser remediadas com violncia como fazer justia com as prprias mos , manifestaes que levaram a discusses bastante tensas, sendo necessria uma interveno mais direta dos facilitadores. A raiva e a o desejo de revanchismo podem ser explicados pelas situaes de violncia vivenciadas por essas pessoas em suas localidades, bem como pela insatisfao com as respostas e a morosidade dos rgos competentes na soluo de problemas deste porte. mudana de atitudes: quando perguntamos aos participantes dos grupos se tinham falado com algum sobre os temas que foram discutidos na capacitao, as respostas mostraram que tnhamos alcanado um de nossos objetivos: o de multiplicar as informaes na comunidade. Os/As participantes tambm perceberam que algumas atitudes e comportamentos que tinham com as crianas mudaram depois dos encontros.

70

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

No fechamento dos grupos, houve a solicitao de que os encontros tivessem continuao e/ou desdobramentos na comunidade. uma nota final: reconhecemos que nenhum manual, nenhuma capacitao ou grupo de apoio consegue por si s combater a violncia. Reduzir a violncia contra crianas requer um trabalho em diferentes nveis comunitrios e sociais para questionar a violncia existente e assegurar o apoio s famlias e crianas na garantia de seus direitos , educao, sade, empregabilidade e cidadania. Informar e fortalecer pais, mes e cuidadores vital para a preveno da violncia. este seja, talvez, o primeiro passo a ser dado.

71

04 sugestes de sItes e mAterIAIs de APoIo

sugestes de sItes e mAterIAIs de APoIo


existe uma grande quantidade de informaes disponveis na internet orientadas para o apoio a pais, mes e cuidadores que desejam e decidem evitar o uso dos castigos fsicos e humilhantes na educao de crianas. Os endereos eletrnicos listados abaixo so de organizaes ou indivduos que oferecem valiosas informaes e apoio em relao ao estabelecimento de disciplina sem recorrer aos castigos fsicos e humilhantes. Alm disso, h contedos sobre disciplina positiva para professores e educadores, sobre como lidar com alunos em sala de aula ou outros aspectos referidos ao trabalho com estudantes em escolas.

ConAndA Conselho nacional dos direitos da Criana e do Adolescente www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/conselho/ conanda/ education World www.educationworld.com empathic Parenting www.empathicparenting.org ePoCh new zealand www.epochnz.org.nz family and Parents Institute http://www.familyandparenting.org/ gentle Christian mothers http://www.gentlechristianmothers.com/ global Initiative to end All Corporal Punishment of Children www.endcorporalpunishment.org Kirklees Parenting support forum www.kirklees.gov.uk/community/healthcare/childrenandfamilies/ parentsupport/madressahs.shtml laboratrio de estudos da Criana/ usP www.usp.br/ip/laboratorios/lacri national Association for Prevention of Child Abuse and neglect www.napcan.org.au

Alliance for transforming the lives of Children www.atlc.org Attachment Parenting International www.attachmentparenting.org Center for effective discipline www.stophitting.com Children are unbeatable! Alliance www.childrenareunbeatable.org.uk/ Christians for non-violent Parenting www.nospank.net/cnpindex.htm Classroom management online http://classroommanagementonline.com/index.html y www.panix. com/~pro-ed

72

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

national society for the Prevention of Cruelty to Children www.nspcc.org.uk natural Parenting uK www.natural-parenting.com new south Wales Centre for Parenting and research www.parenting.nsw.gov.au new south Wales Commission for Children and Young People www.kids.nsw.gov.au Parenting of Adolescents http://parentingteens.about.com Parenting without Punishing www.nopunish.net Positivediscipline.com www.positivediscipline.com Positive Parenting on-line www.positiveparenting.com Project nospank www.nospank.net raising Kids www.raisingkids.co.uk rede nacional Primeira Infncia www.primeirainfancia.org.br

rede no bata, eduque! www.naobataeduque.org.br secretaria especial de direitos humanos www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/ site infantil do fundo das naes unidas para a Infncia [unICef] www.unicefkids.org.br the natural Child Project www.naturalchild.org the no spanking Page www.neverhitachild.org www.fatheranddaughter.org

73

05 bIblIogrAfIA

bIblIogrAfIA
AGuIAR, Gabriela, Nasimento, Marcos e Barker, Gary. Kit Primeira Infncia. Promundo, Rio de janeiro, 2007. DeSLANDeS, Suely F.; Assis, Simone G.; Gomes, Romeu et. al. Livro das famlias: conversando sobre a vida e sobre os filhos. Rio de janeiro: Ministrio da Sade, Sociedade Brasileira de Pedriatria, 2005. 80p. DuRRANT, joan e., Positive discipline: what it is and how to do it? Save the Children Sweden e Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children, 2007. FONSeCA, vanessa, Nascimento, Marcos, Pizzi, Bruno. Pelo fim da explorao sexual: o que os homens podem fazer? Manual para a sensibilizao de adolescentes de 10 a 14 anos. Promundo: Rio de janeiro, 2008. GIRADe, H. Competncias Fundamentais para Famlias e Comunidades em Desenvolvimento Infantil, apresentao no encontro Compartilhando Olhares e experincias em Pesquisa e Ao para Famlias e Comunidades. Rio de janeiro, 3 de junho de 2003. Global Initiative to end All Corporal Punishment of Children. www. endcorporalpunishment.org

HARPeR, Kate; Horno, Pepa; Martin, Florence e Nilsson, Mali. erradicando o castigo fsico e humilhante contra a criana: manual de ao. Save the Children Sucia. 2006.123p. HARPeR, Kate, Hyder, Tina, johnston, elaine. Podemos solucionarlo: confianza em la crianza de los hijos. Material de capacitacion para padres. Save the Children Reino unido. Bogot, Colmbia, 2003 HART, Stuart etal. O caminho para uma disciplina infantil construtiva: eliminando castigos corporais. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: uNeSCO, 2008. HORNO, Pepa. Amor, poder y violncia: una comparacin transcultural de los patrones de castigo fsico y psicolgico. Save the Children espaa: Madrid, 2005. Manual Lucha contra el castigo fsico en la familia: manual para la formacin y las recomendaciones de los grupos que participaron en su validacin. Costa Rica, 2003. MeDINA, Soledad S. estilos de Crianza y cuidado infantil en Santiago de Chile. Algunas reflexiones para comprender la violencia educativa en la familia. Informe estudio. Santiago, Chile, 2006. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Direitos Humanos e violncia Intrafamiliar: Informaes e orientaes para Agentes Comunitrios de Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. 40 p. ilus.

74

Pelo fim dos castigos fsicos e humilhantes

Manual para sensibilizao de pais, mes e cuidadores de crianas

Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. violncia intrafamiliar: orientaes para prtica em servio. Secretaria de Polticas de Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. NARvAz, Martha, Koller, Silvia. Por uma pedagogia no-violenta: a questo do castigo fsico como forma de disciplinamento. Revista Teoria e Prtica da educao. v.7, n.1, p.27-34, jan/abr. 2004. Promundo e CIeSPI. Cuidar sem violncia todo mundo pode: guia prtico para famlias e comunidades. Rio de janeiro, 2003. Promundo. Prticas familiares e participao infantil a partir da viso de crianas e adultos: um estudo exploratrio na Amrica Latina e no Caribe. Rio de janeiro: 7Letras, 2008. Rede No Bata, eduque. www.naobataeduque.org.br Save the Children e Fundacin PANIAMOR. Lucha contra el castigo fsico en la famlia: Manual para la formacin. 2004. 203p.

75

O PrOmundO uma OnG brasileira, fundada em 1997, que busca PrOmOver a iGualdade de GnerO e O fim da viOlncia cOntra mulheres, crianas e jOvens. O Promundo tem sua sede no rio de janeiro e realiza trabalhos local, nacional e internacionalmente tais como:
(1) pesquisas relacionadas igualdade de gnero e sade; (2) implementao e avaliao de programas que buscam promover mudanas positivas nas normas de gnero e nos comportamentos de indivduos, famlias e comunidades; e (3) advocacy pela integrao dessas iniciativas e da perspectiva da igualdade de gnero em polticas pblicas.

rua mxico, 31/1502 centro rio de janeiro/rj ceP: 20031-904 brasil telefone/fax: +55 (21) 2215-5216 www.promundo.org.br e-mail: promundo@promundo.org.br

You might also like