You are on page 1of 45

1

ANDR SOBREIRO FONSECA

JORNALISMO EMPREENDEDOR: O SALADA DE CINEMA

Universidade de So Paulo Escola de Comunicaes e Artes Departamento de Jornalismo e Editorao

So Paulo, 2011

ANDR SOBREIRO FONSECA

JORNALISMO EMPREENDEDOR: O SALADA DE CINEMA


Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Departamento de Jornalismo e Editorao, como requisito para a obteno do ttulo de bacharel em Comunicao Social, habilitao em Jornalismo, sob a orientao do Prof. Dr. Jos Luiz Proena

Universidade de So Paulo Escola de Comunicaes e Artes Departamento de Jornalismo e Editorao

So Paulo, 2011

Agradecimentos Para a concluso desse projeto e do site Salada de Cinema preciso agradecer uma srie de pessoas. Em primeiro lugar minha famlia, por acreditar em meu sonho de ser comunicador e investir ao mximo nesse projeto. Me e irm, sem o suporte de vocs, dificilmente eu teria ido at onde j fui.

Tambm agradeo a cada dia ao fato da ECA existir, no apenas pela escola incrvel que ela , mas tambm por ter sido nela que me constru. Agradeo a Erica Chaves, Carol Baliviera, Anna Carolina Raposo Mello, Marina Leo, Paulo Gama, Felipe Priante e Daniel Kon, meus eternos companheiros de jormat 2004. Agradeo a J.Jnior e a Ecatltica, por serem os primeiros lugares a me deixarem experimentar o que ser comunicador. Minha formao fundamentada em muitos dos ensinamentos dessas duas entidades.

Agradeo tambm aos amigos Cssia Alves, Andrea Hiranaka e Luiz Yassuda. Foi ao lado de vocs que redescobri o poder da internet e como us-la como uma ferramenta. No posso deixar de lado Fernando Imprio, meu scio de Salada de Cinema e to responsvel e dedicado quanto eu no sucesso desse site. Sem essa parceria to produtiva, eu jamais conseguiria desenvolver o Salada de Cinema e nem esse projeto.

Por fim, gostaria de agradecer especialmente aos professores Mayra Rodrigues Gomes, Rosana de Lima Soares, Jos Coelho Sobrinho, Jos Proena e Nancy Nuyen Ramadan. Cinco professores fundamentais em minha trajetria pela ECA. Talvez vocs no tenham clareza da importncia de vocs para a minha formao, mas foram indispensveis. Mayra e Rosana, me abriram o pensamento e o modo de pensar. Suas aulas, l no meu comeo de curso ajudaram a me colocar na realidade que fazer parte da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo.

Proena, Coelho e Nancy, por sua vez, me ajudaram, cada uma seu modo, a resgatar a paixo pelo ser comunicador. Ao fazer cada um dos jornais laboratrios, eu me via jornalista, eu me via comunicador e mais me identificava com isso tudo. Sou o comunicador que sou hoje graas a cada um de vocs. Sinceros agradecimentos.

Resumo

O trabalho buscou analisar o site Salada de Cinema, criado pelo autor desse projeto, e analisar como o curso de jornalismo contribuiu para o desenvolvimento do site.

Alm da apresentao dos processos envolvidos na criao do site, o trabalho ainda mostra alguns elementos do jornalismo online utilizados no desenvolvimento e, por fim, como as disciplinas obrigatrias do curso foram importantes no desenvolvimento do projeto Palavras-chaves jornalismo online, cinema, empreendedorismo, interatividade

Abstract

The study aimed to analyze the site Cinema Salad, created by the author of this project, and analyze how the journalism course contributed to the development of the site.

Besides the presentation of the processes involved in creating the site, the workstill shows some of the elements used in developing online journalism and, finally,as the compulsory subjects of the course were important in the development of the project.

Keywords - online journalism, movie, entrepreneurship, interactivity

ndice

1. Introduo .........................................................................................................8 2. Estudo de Caso: Salada de Cinema............................................................... 12 2.1. Origem do Projeto.................................................................................12 2.2. A definio do Nome.............................................................................13 2.3. A Identidade Visual ............. ............. ............. ............. ............. ........15 2.4. Projeto Editorial........ ............. ............. ............. ............. ............. ......18 2.5. A Formao da Redao ..... ............. ............. ............. ............. .....20 2.6. Lanamento do site: como se deu o lanamento... ............. ............... 24 2.7. Divulgao: uso de ferramentas da internet na divulgao do projeto.. ............. ............. ............. ............. ............. ............. ............. ............. .. 25 3. O Jornalismo Online... ............. ............. ............. ............. ............. ..............32 3.1. Jornalismo Online: definio .. ............. ............. ............. ............. .....32 3.2. Jornalismo Online: Caractersticas.. ............. ............. ............. ..........33 3.2.1. A interatividade.. ............. ............. ............. ............. ............. .......33 3.2.2. Hipermidialidade e Multimidialidade....... ............. ............. ............34 3.3. O que so blogs.. ............. ............. ............. ............. ............. ...........35 3.3.1 Breve Histrico dos Blogs..... ............. ............. ............. ............. ...36 3.3.2. Blogs em Nmeros.... ............. ............. ............. ............. ..............37 4. Anlise das disciplinas.. ............. ............. ............. ............. ............. ........... 38 5. Grupos Temticos.. ............. ............. ............. ............. ............. ............. ....39 5.1. Embasamento Terico... ............. ............. ............. ............. ..............40 5.2. Conhecimentos Jornalsticos. ............. ............. ............. ............. ......42 5.3. Disciplinas Laboratrio.. ............. ............. ............. ............. ...............44 6. Consideraes Finais.. ............. ............. ............. ............. ............. ............45

1. Introduo

O trabalho que ser apresentado a seguir tem como objetivo analisar o currculo da formao em comunicao social habilitao em jornalismo sob um olhar diferenciado: a experincia prtica e completa da execuo do jornalismo.

Para o desenvolvimento de tal anlise, ser levado em conta o site Salada de Cinemai, projeto de website pessoal desenvolvido desde o ano de 2010 com o intuito de criar para o pblico leitor um canal de informaes sobre o universo do cinema. Para seu desenvolvimento, foi preciso ir alm dos elementos tradicionais que compem um jornalista e agregar ferramentas de um comunicador empreendedor.

No cumprimento dessa jornada, aspectos bsicos de administrao, programao, relaes pblicas, design, publicidade, entre outros foram necessrios e sero apresentados a seguir. A proposta no levar um estudo definitivo sobre o currculo e sim apresentar alternativas para estimular mais projetos independentes que contribuam para a pluralidade de vozes da comunicao, aspecto mais do que permitido e que deve ser estimulado com a difuso da internet e suas ferramentas cada vez mais simples.

Em um primeiro momento ser apresentado o projeto do Salada de Cinema, desde os blogs que se uniram para dar origem ao site, a definio do nome e as primeiras dificuldades tanto em aspectos tcnicos quanto na produo do design do projeto. Tambm ser analisada a construo da linha editorial, a definio dos membros que compunham a equipe.

Por fim, o lanamento do site, as ferramentas de divulgao e o perodo da parceria com o Portal Vrgula, para a semi-profissionalizao do projeto, e por fim o projeto #SaladanoOscar, uma expanso do site para o mundo offline.

Na seqncia, um estudo dos elementos do jornalismo online que contriburam para que o projeto fosse adiante e pro fim uma breve anlise da grade curricular referente ao meu ano de entrada na Universidade de So Paulo e sua importncia para o site ou sugestes de como melhor-lo, sempre com o olhar na criao de novos jornalistas empreendedores.

1. Origem do projeto: descritivo que mostra o que j existia antes do projeto. Descrio do que era o Alm da Ficha Tcnica e o Cinebuteco, blogs que se uniram no desenvolvimento do projeto do site. 2. Definio do nome: como nasceu o nome 3. Tcnico: as necessidades tcnicas e como foram solucionadas. Domnio, Hospedagem, Instalao de ferramenta de postagem. 4. Design: como foram criados o logo, e a identidade visual por meio de templates adaptados. 5. Projeto editorial: como foi definido o projeto em um primeiro momento, suas alteraes e itens atualmente existentes. 6. A formao da equipe: como aconteceu a seleo dos nomes que compem o projeto. 7. Lanamento do site: como se deu o lanamento. 8. Divulgao: o uso das ferramentas da internet na divulgao do projeto. 9. Crescimento: como o pblico se estabeleceu e o site passou a ser parte do portal de notcias Vrgula. Jornalismo online: quais as ferramentas do jornalismo online que foram teis e quais foram questionadas no desenvolvimento do processo.

10

Anlise do currculo: uma observao dos principais pontos do curso que foram teis na formao do veculo e quais podem ser melhores desenvolvidas, e quais so ausentes na formao e podem vir a fazer parte para ajudar no desenvolvimento de projetos semelhantes pelos alunos da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo.

11

Estudo de Caso: Salada de Cinema

12

2. Estudo de Caso: Salada de Cinema 2.1. Origem do projeto

Antes de apresentar o Salada de Cinema e sua origem preciso destaca que ele no foi criado de uma idia original. Nascido da parceria do autor desse projeto e do jornalista Fernando Tanganeli Imprio, formado pela Fundao Municipal do Municpio de Assis, o Salada de Cinema uma derivao de dois blogs: o Alm da Ficha Tcnica e o Cinebuteco. Tanto o Alm da Ficha Tcnica quanto o Cinebuteco eram dois blogs com foco na indstria do cinema, mas, diferente do Salada de Cinema, eram projetos independentes e extremamente autorais. Bastante semelhantes, os dois blogs no possuam um periodicidade de atualizao de contedos, nem domnio prprio ambos eram hospedados em ferramentas gratuitas - e eram desenvolvidos de maneira bastante amadora. E essa era uma necessidade dos dois autores: estabelecer um projeto com periodicidade e mais caractersticas que o aproximassem de um site sem perder os bons elementos de um blog, como a pessoalidade, o contato mais prximo entre autores e leitores, entre outras. Foi a partir da troca de contatos entre os dois autores que esses interesses comuns foram observados e o projeto do site de cinema foi criado.

13

2.2.

A Definio do nome

Um dos primeiros itens do projeto at ento chamado site de cinema apenas era definir o nome que ele teria. Desde o incio foi acertado que teria o termo cinema ou filme no nome. A partir disso, a primeira idia foi a de utilizar o nome Sala de Cinema, por ser o mais bvio e, por isso mesmo, mais facilmente memorizado pelos usurios. Tal nome, porm, no estava disponvel para registro no Registro de Domnios para a Internet no Brasil, o registro.br1. Desse momento, ainda com foco no mesmo nome, o projeto passou a ser chamado de Sala do Cinema. Essa segunda opo de nome estava disponvel, porm, no agradava pela sua sonoridade como o nome original e poderia gerar uma srie de confuses e conseqente perda de pblico. A partir disso, foi pensada uma variao com o nome Sala de Cinema e assim nasceu o nome da Salada de Cinema. Em sua conceituao, o nome possui alguns elementos interessantes aos autores. O primeiro deles o conceito de Salada. Diferente de outros projetos, o Salada de Cinema no tem preferncia por filmes mais comerciais, filmes alternativos, grandes ou baixas bilheterias. A proposta do site levar as notcias da indstria do cinema, tanto dos filmes que se encontram em cartaz, quanto dos que ainda esto pro vir, atualizando o leitor de novos filmes, elencos, fotos e vdeos que surgem diariamente. Os aspectos tcnicos de um novo site: diferente de abrir um blog no Wordpress ou em qualquer outra ferramenta gratuita de postagem, criar um site requer alguns pagamentos e aspectos tcnicos que precisam ser resolvidos. Os dois primeiros so o registro.br e a hospedagem. O Registro.br, o Registro de Domnios para Internet no Brasil, o executor de algumas das atribuies do Comit Gestor da Internet no Brasil, entre as quais as
1 www.registro.br

14

atividades de registro de nomes de domnio, a administrao e a publicao do DNS para o domnio <.br>. Realiza ainda os servios de distribuio e manuteno de endereos internet. Em setembro de 2008, havia mais de 1.400.000 domnios registrados no pas. Para o LACNIC - Registro de Endereos Internet para a Amrica Latina e Caribe, o Registro.br oferece os servios de engenharia e hospedagem.2 Tal registro, alm do valor anual a ser pago, ainda exige conhecimentos de aspectos tcnicos como DNS (Domain Name System), O Sistema de Nomes de Domnio um banco de dados distribudo. Isso permite um controle local dos segmentos do banco de dados global, embora os dados em cada segmento estejam disponveis em toda a rede atravs de um esquema cliente-servidor 3 Tambm deve ser considerado nesse momento do registro, a definio de uma hospedagem do site. Diferente do registro do domnio, a hospedagem pode ser feita em uma srie de empresas, de acordo com caractersticas que o proprietrio do projeto definir. No caso do Salada de Cinema, a escolha da empresa levou em considerao algumas avaliaes. Como era um projeto novo, a escolha foi por uma hospedagem sem a necessidade de suportar uma grande quantidade de acessos o que encarece o produto final. Alm disso, foram levados em considerao o nmero ilimitado de contas de e-mail para a criao de contas comerciais suporte tcnico no online e ainda possibilidade de uso de Wordpress. Esses dois ltimos itens foram escolhidos especialmente pelas facilidades que proporcionam. O primeiro deles permite a soluo rpida de problemas tcnicos e o

2 http://www.nic.br/imprensa/perfil/index.htm

3 ftp://ftp.registro.br/pub/doc/introducao-dns-dnssec.pdf

15

segundo possibilita que a atualizao seja feita de forma rpida, sem conhecimentos de HTML. 2.3. A identidade visual

Outra dificuldade encontrada no projeto desde o incio diz respeito identidade visual do site. Como os dois scios do projeto so jornalistas, no havia a formao e o conhecimento necessrio para a criao dessa identidade visual. Para solucionar esse problema, foi contratado um designer, Arthur Siqueira, responsvel pela criao do logo do site. Porm, falta para os jornalistas (levando-se aqui a formao bsica do jornalista. No esto considerados jornalistas que possuem entendimento do assunto) o conhecimento necessrio para a definio dos elementos necessrios para a criao artstica. Apenas para registro, nesse caso, o pedido foi de um logo leve, com o nome Salada de Cinema, que remeta refeio salada, mas sem tomate ou alface na ilustrao. O primeiro resultado foi a imagem a seguir:

Dessa imagem, foi solicitada uma alterao essencial: a reduo do nmero de fitas na parte de cima do logo, para torn-lo mais leve e tambm para que pudesse ser reduzido para ferramentas como facebook e twitter e ainda assim ter leitura.

16

O designer responsvel pela criao da logomarca, Arthur Siqueira, explica melhor o processo de criao. A logomarca do Salada de Cinema foi desenvolvida para ser a sntese daquilo que fazemos. Nada mais justo do que comp-la com elementos que ressaltassem a variedade de pelculas que temos nossa disposio no dia-a-dia. Pegando o gancho no nome Salada e associando a ele a grande variedade de gneros produzidos, temos um prato cheio para quem gosta desse entretenimento. A partir da, a logomarca comeou a se materializar. Siqueira tambm explica os conceitos contidos no logo. Elementos: As pelculas verdes representam a salada e sua variedade de formas. Cores: O verde a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa energia, esperana,

perseverana, segurana e satisfao. Tambm representa fertilidade e nossa incessante vontade de criar coisas novas. Tipologia: Sua tipologia forte, mas sem exageros. Foi determinada para ser imediatamente lida. Aps a criao do logo era preciso definir a aparncia com a escolha de um template, um documento sem contedo, com apenas a apresentao visual (apenas cabealhos por exemplo) e instrues sobre onde e qual tipo de contedo deve entrar a cada parcela da apresentao 4. Um dos aspectos levados em
4 http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_template

17

considerao nessa escolha foi o fato de o Salada de Cinema no ter a estrutura de postagem corrida, em pgina nica, com posts em ordem decrescente de data, como a maioria dos blogs. A idia era a de que o site tivesse uma homepage com as notcias mais recente e acesso aos textos completos. Desse modo, aps algumas pesquisas, a opo foi pelo template Pix Design.

Porm, para tornar alinhado com a identidade visual do logo desenvolvido, foi preciso realizar algumas alteraes, como a substituio da imagem do topo, mudana das cores de amarelo para verde e a criao de sees e editorias, temas descritos a seguir. O resultado alcanado foi o seguinte:

18

2.4.

O Projeto Editorial

Em paralelo com a definio de identidade visual, foi preciso pensar na linha editorial a ser trabalhada. Pensar no tema cinema algo genrico demais e permite milhares de variaes. Pela prpria natureza do nome, o projeto comportaria algo mais completo do que uma simples reunio de crticas de filmes. Para isso, foram pensadas em trs vertentes de contedos. A primeira delas de notcias quentes, reuniria o que est por vir nos cinemas, com informaes como escalaes de elenco, divulgao de psteres, imagens, vdeos, entre outros. O segundo a publicao das crticas das estreias da semana. Por fim o Salada de Cinema tambm busca dar ateno com menor freqncia aos chamados filmes clssicos, aumentando o repertrio de informao do pblico leitor. E para abranger todos esses aspectos, foram pensadas em uma srie de sees para os contedos, de modo a permitir ao leitor um filtro de acordo com o interesse dele. Em um primeiro momento a definio foi a seguinte: Paralelo: traar ligaes entre diversos filmes de acordo com um elemento em comum; Crtica: anlise dos filmes que estrearem na semana;

19

Novidades: seo voltada para as novidades divulgadas dos filmes a estrear; Clssicos: seo com foco nos filmes considerados clssicos. So crticas, mas com olhar em filmes antigos; Personas: destinada aos principais nomes da indstria do cinema. Pela definio, as postagens acontecem na data do aniversrio da pessoa, como uma forma de homenagem; Premiaes: postagens com anlises e resultados das principais premiaes do cinema brasileiro e mundial; Festivais: ateno especial para os festivais de cinema brasileiros e estrangeiros. Estreias: postagens com as estreias da semana. Entretanto, com o desenvolvimento do site, algumas das sees se mostraram muito pouco utilizadas e foram ou suprimidas do projeto editorial ou ento englobadas em outras sees. Alm disso, algumas ausncias foram sentidas e novas sees foram criadas. Com essas alteraes, as sees do Salada de Cinema ficaram configuradas da seguinte maneira: Clssico: perfis clssicos de filmes. Sempre publicado aos domingos, por ser um texto mais elaborado; Crtica: apenas as estreias da semana. Publicadas entre sexta-feira e domingo da semana de estreia; Entrevista: seo antes no existente. Tem como principal objetivo divulgar o cinema nacional, por meio de pingue-pongue com diretores e atores de filmes nacionais. Sem periodicidade exata mas com mnimo de uma entrevista mensal; Especial: destinada s principais estreias do ano. Por uma semana ou mais, caso de estreias maiores um post dirio detalha mais do filme e do universo que o compe. Possui calendrio anual, definido no encerramento do ano anterior;

20

Festival: cobertura dos principais festivais do Brasil e do Mundo. Sem periodicidade; Notcias: publicao diria de ao menos uma notcia relevante da indstria do cinema; Paralelo: traar ligaes entre diversos filmes de acordo com um elemento em comum; Perfil: antiga seo Persona, traa os perfis de figuras do cinema mundial; Premiao: cobertura dos principais prmios do cinema. Sem periodicidade. No caso do Globo de Ouro e do Oscar, o site prev uma cobertura especial, com olhar sobre todos os indicados e, se possvel, cobertura ao vivo. Em comparao com as categorias anteriormente pensadas, a principal mudana ficou por conta da queda da categoria Estreia, substituda por um post semanal, apresentando os filmes, sempre nas quintas-feiras, noite. Tambm com periodicidade semanal, foi institudo o post de melhores resultados nas bilheterias do Brasil e dos Estados Unidos, sempre divulgado nas teras-feiras, pela manh. 2.5. A formao da redao

Entretanto, para um projeto com esse porte se formar, era preciso formar uma equipe de profissionais envolvidos para a constante atualizao. Alm do autor e do seu scio, Fernando Imprio, o site conta atualmente com um time fixo de outras sete pessoas para manter o contedo e o visual em dia. Em primeiro lugar, preciso deixar explcito que, em um primeiro momento, a seleo de profissionais da equipe foi feita de acordo com conhecimentos e afinidades dos editores do projeto. Apenas em um segundo momento, como ser apresentado na seqncia, foi institudo um processo de seleo. O primeiro nome a integrar o Salada de Cinema foi o designer Arthur Siqueira, responsvel pelo logo do site e pelas artes utilizadas nos posts da categoria Especial. Os prximos membros a compor a equipe foram responsveis pelo

21

contedo. A primeira delas foi a estudante de jornalismo Paula Lopes responsvel, tambm, alm da redao, pelo controle de crticas produzidas para o site e pela postagem das mesmas. Acredito que o Salada de Cinema tenha importncia muito grande na minha formao como jornalista pois ele me permite grande liberdade de expresso, tanto na maneira de escrever meus textos, quanto na sugesto de pautas e discusso com os editores. Alm disso, o site um local no qual eu posso falar a respeito de um assunto que eu gosto muito e do qual preciso saber ainda mais se quiser investir nesse ramo do jornalismo para o meu futuro. Na seqncia, a tambm jornalista Cssia Alves, estudante da Universidade de So Paulo e antiga colaboradora do Alm da Ficha Tcnica. O nome seguinte a compor a equipe foi o jornalista Reinaldo Glioche. Ao contrrio dos membros at ento presentes na equipe, Glioche foi convidado graas sua atuao com um blog de cinema e qualidade do material ali postado. "Recebi com extrema satisfao o convite para integrar a equipe do Salada de cinema. Um projeto embrionrio, mas de grande valor e que me colocaria na rota de pessoas, as quais no conhecia pessoalmente, mas que demonstravam grande energia e paixo pelo cinema. O convite foi uma grande demonstrao de reconhecimento ao meu trabalho e a minha qualidade, uma vez que no pertencia ao circulo social dos idealizadores do projeto (o Andr Sobreiro e o Fernando Imprio). Ter entrado para esse time, com essa "desvantagem" foi um estmulo especial. Acredito que o Salada um site que busca o seu lugar ao sol. H muita produo sobre cinema na internet, mas a diluio muito grande tambm. difcil distinguirse nesse cenrio. O Salada aposta em coberturas abrangentes, em uma linguagem coloquial, sem prescindir da inteligncia e na pluralidade do leitor. Na homepage pode ter Chaplin e Crepsculo. Essa caracterstica no encontrada, em termos qualitativos correspondentes, em sites de cinema por a. Esse fato s reafirma o meu orgulho de fazer parte desse time vencedor., diz Glioche Finalizando a primeira formao vieram o jornalista Flvio Trovo, com a funo de produzir textos mais elaborados sobre as grandes estreias. Essa participao, porm, acabou no acontecendo e Flvio se desligou da redao. O ltimo nome a

22

fazer parte foi Victor Gouva. Na poca um estudante de Turismo, Victor foi selecionado graas ao seu interesse pelo tema de cinema. O mais legal do Salada de Cinema a liberdade que temos. Eu, no sendo jornalista, recebo a mesma confiana no meu trabalho que qualquer outro saladino, e isto inspira mais, motiva, d mais vontade de fazer bem o que a gente faz. E os leitores com certeza percebem o resultado: um texto leve, escrito com muita paixo. Escrever para o Salada um prazer enorme, porque posso falar do que gosto, da forma que gosto. Por fim, os dois ltimos membros a fazer parte da equipe vieram aps o Salada de Cinema entrar no ar. A primeira delas, Maira Giosa, j possua um blog de cinema e se interessou em participar. No caso do Fabio Allves, apesar de ser blogueiro, escrever sobre cinema no era a sua especialidade. Nos dois casos foi aplicado um teste. Em um primeiro momento, solicitado uma lista de cinco pautas para a seo Paralelo. Dessa forma conseguimos identificar j um pouco do repertrio cinematogrfico e o estilo de filme que mais agrada ao candidato. Um dos objetivos da redao manter interessados nas mais diversas reas do cinema. Aps esse envio, so selecionadas trs dessas pautas e devolvidas para o candidato, que deve produzir os textos. No estipulamos prazos e nem tamanho de texto, como forma de identificar a agilidade e a ateno da pessoa para a seo que ela est escrevendo. Devolvidos os textos, caso a pessoa seja aprovada, esse contedo utilizado no site, nos finais de semana. A ideia de vocs me pedirem textos temticos para entrar no site foi muito interessante, como uma maneira de comear a pensar justamente em temas diferentes relacionados ao cinema (no s crticas ou notcias em si) e desenvolver um contedo exclusivo pro site. O papel de cada colaborador importante, porque as divises so bem-feitas. Claro que eu me vejo como uma pea diferenciada, assim como cada um deve pensar o mesmo sobre si - queremos ser diferentes e individualizados quanto s nossas produes.

23

Se o Salada no fosse importante para mim, no estaria colaborando at hoje. Cada novo especial extremamente divertido de participar, de criar novas pautas em torno de um mesmo tema - que pode ser mais explorado do que a mdia convencional costuma fazer - e os paralelos que eu desenvolvo so feitos com extremo prazer. Alm disso, no posso negar que estou envolvida com pessoas por quem j tenho uma afeio especial - posso dizer que foi um clique imediato por cada um. engraado como o Salada parece uma grande famlia que se adora, se respeita e amiga. S isso para mim j no tem preo explica Maira Giosa. Entretanto, apesar de uma equipe grande e bastante diversificada em termos de interesses cinematogrficos o que gera pautas com a mesma diversidade nem sempre todos os filmes lanados e temas que poderiam entrar no Salada de Cinema acabam sendo postados. Como o site no remunera seus colaboradores, no cobramos volume de contedos, apenas sugerimos as pautas. Caso a pessoa assuma, cobramos apenas os prazos de postagens. E para suprir essas falhas, est em desenvolvimento uma rede de colaboradores interessados em escrever esporadicamente sem o compromisso de fazer parte da redao. Dessa forma, identificamos talentos e ainda asseguramos mais contedo e de melhor qualidade para o nosso leitor. 2.6. Lanamento do site: como se deu o lanamento.

O lanamento do Salada de Cinema, se deu de uma maneira inusitada. Desde o momento que foi definido que o site teria uma seo de entrevistas, foi buscado uma personalidade do cinema nacional para abrir o site. A ideia no perodo do lanamento foi uma participao do cineasta Fernando Meirelles. Em alta no cinema internacional, aps o lanamento de Ensaio Sobre a Cegueira, a proposta era incluir uma entrevista do diretor falando sobre sua carreira e suas perspectivas.

24

Apesar de o site ainda no estar no ar, a negociao com a assessoria de imprensa do diretor estava avanando. O nico porm era a data: Meirelles estava em uma srie de viagens internacionais e no conseguia responder entrevista. No dia 18 de junho, porm, um fato mudaria essa historia: nessa data, falecia o escritor portugus Jos Saramago. E Fernando Meirelles tinha sido o nico diretor at ento a filmas alguma obra do autor. O site, porm, ainda precisava de ajustes. Mesmo assim, foi decidido bancar essas falhas e, com uma fala do autor sobre a morte, o Salada de Cinema entrou. Veja a ntegra da fala a seguir, replicada tambm em outros portais: A ltima vez que me encontrei com Saramago foi em Penafiel, em Portugal, em novembro passado, onde ele foi homenageado, mas na verdade tenho convivido muito com ele ultimamente pois a O2 Filmes est co-produzindo um documentrios chamado Jos e Pilar, dirigido pelo portugus Miguel Mendes, sobre os ltimos anos do Saramago e sua mulher. O filme comovente de cortar os pulsos, vemos ali um homem brilhante que sabe que seu tempo est acabando e tem muita pena de morrer. O dia no qual ele pensava constantemente e que tentou adiar, chegou. Saramago era um homem lgico, dizia que a morte simplesmente a diferena entre o estar aqui e j no mais estar. Combatia as religies com fria, dizia que elas nos embaam nossa viso, mesmo assim no consigo deixar de pensar que adoraria que neste momento ele estivesse tendo que dar o brao a torcer ao ser surpreendido por algum outro tipo de vida depois desta que teve por aqui. A lucidez naquele grau um privilgio de poucos, no consigo escapar do clich mas definitivamente o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje. Fernando 2.7. Divulgao: o uso das ferramentas da internet na divulgao do projeto.

25

Aps o lanamento, porm, era preciso pensar em divulgao do Salada de Cinema. Por ser um projeto independente no existe verba disponvel para anncios, banners ou mesmo uma assessoria de imprensa. A estratgia de divulgao, assim, seguiu por dois caminhos, a saber: O primeiro deles foi o estabelecimento de ferramentas de redes sociais do prprio Salada de Cinema. Para isso a ideia foi utilizar redes com foco em divulgao de contedos. O primeiro deles foi o twitter, rede de microblogs que permite a postagem de contedos de at 140 caracteres. Para isso foi criado o perfil @saladadecinema, integrado automaticamente ao RSS (Really Simple Syndication), na definio do Info Wester, RSS um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsveis por sites e blogs divulgarem notcias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notcia (ou a notcia na ntegra) armazenado em um arquivo de extenso .xml, .rss ou .rdf ( possvel que existam outras extenses). Esse arquivo conhecido como feed, feed RSS.

Tambm dentro da estratgia de mdias sociais, foi criado uma pgina no Facebook para o Salada. A opo por uma pgina ao invs de um perfil segue a recomendao atualmente existente no mercado de redes sociais, pelas vantagens, a saber, destacadas do blog Resultados Digitais: Barreiras legais O Facebook deixa claro em seus termos de servio que cada um pode ter um nico perfil e que este deve ter carter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa est ferindo os termos de servio e, portanto, pode ser removido a qualquer momento. Com certeza no seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso. Limite de conexes

26

Os perfis possuem um limite mximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 no um nmero baixo, mas tambm no nada impossvel alcan-lo. As pginas de empresas (fan pages) no possuem nenhuma restrio no nmero de fs. Uso de mensagens Utilizando um perfil pessoal, voc pode enviar uma mensagem para 20 amigos no mximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos. J com uma fan page, no existe esse limite. Voc pode enviar uma mensagem para todos os fs de uma s vez. Customizao Apenas a fan page permite que voc edite abas com o contedo que quiser. possvel colocar fotos, vdeos, fruns de discusso, informaes sobre produtos especficos, eventos e avaliaes de usurios. Alm disso tudo, ainda possvel criar um aplicativo prprio caso voc precise de alguma funcionalidade no oferecida. Anlise de dados Uma pgina de fs oferece a opo de relatrio, que apresenta dados demogrficos (idade e sexo dos fs) e a repercusso da pgina (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vdeos foram vistos). Todas essas informaes so inacessveis para quem tem apenas um perfil.5

5 http://resultadosdigitais.com.br/blog/porque-voce-deve-ter-uma-pagina-fan-page-ao-inves-deum-perfil-no-facebook/

27

O segundo passo de divulgao foi o estabelecimento de parcerias com distribuidoras para a realizao de sorteios. Sempre que possvel o Salada de Cinema realiza sorteios de ingressos e alguns brindes relacionados aos filmes que esto entrando em cartaz. A estratgia nesse caso foi estimular a divulgao de um tweet com o username do Salada de Cinema. Desse modo, mais pblicos entram em contato com o perfil do Salada e, por conseqncia, com o site do Salada de Cinema. Nesse ponto, alis, vale um parntese: apesar de as promoes, em todos os casos deixado claro que a crtica do filme ser feita de maneira independente da promoo. Assim, sempre respeitada a liberdade editorial do site. Um exemplo disso pode ser visto no caso da produo brasileira Amor?. Por um acordo com a assessoria de imprensa, foi realizado um sorteio de par de ingressos para a prestreia do filme, conforme post a seguir:

Qual o limite do Amor? Quando posse, cimes e outros elementos vo alm e viram violncia? Pois dentro dessa ideia e de muitas outras, afinal Amor est longe de ser algo simples que o diretor Joo Jardim lana seu novo filme, Amor? Um misto de documentrio e fico, Jardim coletou histrias reais de amor e violncia e as contou usando atores. No elenco nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Leticia Colin, Fabiula Nascimento, Angelo Antnio e Julia Lemmertz encenam oito das 50 histrias ouvidas pelo diretor. Amor? chega aos cinemas na sexta, dia 15 de abril, mas o leitor do Salada de Cinema pode assistir antes o filme, na pr-estreia da prxima tera, dia 5 de abril. Sim, em parceria com o filme estamos com uma promoo para um par de ingressos + um cartaz do filme autografado pelo diretor. Bacana? Ento vamos s regrinhas para participar:

28

Regras da Promoo - Seguir o @saladadecinema e o @AMORofilme - Morar na cidade de So Paulo ou ter disponibilidade para a sesso, s 21h30, no Espao Unibanco Augusta - Twittar a seguinte frase: Eu quero ir na pr-estria de Amor? com o @saladadecinema e o @AMORofilme http://kingo.to/xqw . E tem que ter o link! Ele garante sua participao na promoo! - O resultado ser divulgado aqui na segunda-feira, s 13h, e o interessado ser avisado via twitter e aqui. Ah, e para quem se interessar, alguns dos links do filme, para j chegar conhecendo todos os bastidores. =) Site Twitter: http://twitter.com/AMORofilme Facebook: http://www.facebook.com/AMORofilme Canal no Youtube: http://www.youtube.com/Amorofilme6 Oficial: http://www.amorofilme.com.br/

Aps essa promoo, a postagem da crtica do filme no foi totalmente positiva, com as crticas que a redao do Salada de Cinema julgou necessrias: Qual o limite entre o amor, cime, posse, falta de confiana? Amor?, o novo filme de Joo Jardim, traz relatos que no so bem amorosos. Tristes histrias de violncia, dependncia, posse, medo. Nenhuma destas palavras tem relao com um puro e verdadeiro sentimento entre duas pessoas e o filme mostra exatamente como todas as histrias no so de amor.
6 http://saladadecinema.com.br/2011/04/02/alguem-sabe-o-limite-do-amor/

29

A interrogao no ttulo j nos deixa preparados para estes relatos feitos por grandes atores brasileiros, como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Mariana Lima, Angelo Antonio e Julia Lemmertz. Porm, apenas a ltima se destaca dos nomes famosos, e com ela Silvia Loureno e Fabiula Nascimento, que vivem a mesma menina, contando sobre seu relacionamento destrutivo com outra garota. Os atores absorvem as histrias e nos repassam suas impresses sobre elas, a partir apenas dos udios das entrevistas e sem fazer pesquisas sobre os personagens. O que, de acordo com o diretor, foi a forma encontrada para obter relatos da forma mais despojada possvel. Porm, apenas as trs atrizes destacadas conseguiram captar o que h de mais humano, dramtico e verdadeiro nestas histrias. Ao ver as interpretaes das trs atrizes, samos do filme com a sensao de que apreendemos algo. O que, infelizmente, no acontece com os demais. Alm disso, a trilha sonora no envolvente e algumas imagens conceituais tomam muito tempo entre os relatos. Isso pde colaborar para que em algumas histrias fosse difcil imergir e captar sua essncia. No mais, mritos ao diretor pela intensidade das histrias, que nos fazem acordar para uma realidade que muitas vezes nos parece distante, mas que a qualquer momento pode tomar forma na nossa frente. a forma de sempre nos manter alerta para este assunto 7 Aps apresentar a histria da criao do Salada de Cinema, o trabalho elencar alguns dos aspectos do jornalismo online que podem ser facilmente observados no site. Tal observao, tem como objetivo apenas elencar esses aspectos. O essencial do trabalho mostrar como as disciplinas obrigatrias do curso de Jornalismo da Universidade de So Paulo auxiliam ou no no desenvolvimento empreendedor dos seus alunos.

7 http://saladadecinema.com.br/2011/04/15/amor/

30

O Jornalismo Online

31

3. O Jornalismo Online O desenvolvimento do projeto do Salada de Cinema seguiu, desde o incio, uma estrutura que mescla site e blog e segue as tendncias do jornalismo praticado na chamada web 2.0. Esse conjunto de valores e conceitos permitiu a criao, desenvolvimento e implantao de um site jornalstico completo.

Por essa razo, ser detalhado, a seguir, alguns desses conceitos e elementos que permitiram ao Salada de Cinema se estabelecer como uma fonte de informao segura sobre seu tema condio essa fundamental para o sucesso de qualquer veculo jornalstico.

3.1.

Jornalismo online: definio

Em uma primeira definio, vamos prpria internet para buscar a definio de Jornalismo Online. Jornalismo Online ou ciberjornalismo o jornalismo praticado no novo meio comunicacional da Internet. Em teoria, dever recorrer a tcnicas diferentes do jornalismo tradicional escrito. As caractersticas tpicas da Internet
interatividade, hipermedialidade, multimedialidade -

devem ser utilizadas como recurso do jornalismo online. H at discusses sobre a aplicao da tradicional tcnica jornalstica da pirmide invertida na construo de notcias online, propondo o recurso a uma estrutura de blocos que permite que o leitor "construa" a sua (leitura da) notcia. No entanto, no ainda muito frequente a utilizao do hipertexto, "Uma das mais poderosas ferramentas de publicao na Internet" (Steve Outing) em notcias online.

32

O webjornalismo, jornalismo

online, ciberjornalismo, jornalismo

electrnico ou jornalismo digital o jornalismo dos meios digitais, como CDROM e internet. Tendo sido, inicialmente, apenas uma verso dos jornais impressos

veiculada na internet, o webjornalismo acabou por seguir princpios diferentes.

3.2.

Jornalismo online: caractersticas

preciso tambm levar em considerao alguns elementos que diferenciam o jornalismo online dos demais jornalismos: interatividade, hipermidialidade e multimidialidade. Na construo do Salada de Cinema foram levados em considerao esses trs aspectos e como eles contribuem para um jornalismo mais completo 3.2.1. A interatividade Os leitores no so mais receptores passivos de mensagens. Eles criam, compartilham e comentam. E eles esperam fazer isso tambm no site de notcias. O reconhecimento desta mudana fundamental na maneira pela qual as mensagens da grande imprensa so recebidas pelo pblico altera radicalmente a lio que muitos de ns recebemos no primeiro contato com a comunicao personalizada: ns enviamos a informao, eles recebem. Essa mudana tambm se expressa na frase: a notcia uma conversa, no uma palestra. importante reconhecer a mudana no pblico. As pessoas querem participar, portanto ajude-as a afazer isso. Muitas empresas de notcias tradicionais incluem links de e-mail em seus artigos para facilitar o contato dos leitores com o reprter e o envio de perguntas ou comentrios sobre as matrias. Alguns foram ainda mais longe e permitem que os leitores comentem diretamente a matria online, para que todos os demais usurios possam ver tambm. Com relao ascenso da interatividade no jornalismo online, Briggs destaca o papel primordial exercido pelo leitor. O novo pensamento jornalstico tem de

33

comear pela periferia, onde a mudana acontece mais rapidamente entre os usurios da nova gerao do que entre a gerao mais madura. Os leitores potenciais de amanh esto usando a web de uma forma que dificilmente poderamos imaginar e, se quisermos continuar tendo alguma influncia sobre eles, precisamos aprender como interagir com eles. Apesar disso, as empresas jornalsticas tem sido muito lentas quando se trata de cobrir aquilo que est fora do que foi at hoje seu centro de interesse. Essa primeira caracterstica do jornalismo online pode ser observada no Salada de Cinema, por exemplo, pela possibilidade de comentrios, permitindo que os leitores possam informar de mais contedos relacionados para tornar uma matria mais completa. Essa mesma ferramenta integrada ao twitter, por meio de um aplicativo, de modo que os links do Salada de Cinema divulgados pela ferramenta de microblogging acabam sendo armazenados nos comentrios da matria, agregando mais ainda a participao dos leitores. 3.2.2. Hipermidialidade e multimidialidade Para comear a olhar a importncia da hipermidialidade e da multimidialidade na construo de um projeto de jornalismo online, vale olhar a opinio de Polyanna Ferrari em Jornalismo Digital. Os elementos que compem o contedo online vo muito alm dos tradicionalmente utilizados na cobertura impressa textos, fotos e grficos. Podem-se adicionar seqncias de vdeo, udio e ilustraes animadas. At mesmo o texto deixou de ser definitivo um e-mail com comentrios sobre determinada matria pode trazer novas informaes ou um novo ponto de vista, tornando-se, assim, parte da cobertura jornalstica. Os desafios do jornalismo digital esto sem dvida relacionados necessidade de preparar as redaes, como um todo, e aos jornalistas em particular, para conhecer e lidar com essas transformaes. Alm da necessidade de trabalhar com vrios

34

tipos de mdia, preciso desenvolver uma viso multidisciplinar, com noes comerciais e de marketing.8 Esse conceito de hipermidialidade fundamental para a construo de um site de cinema. Um dos principais atrativos noticiosos nesse tipo de produo a divulgao de vdeos com cenas de filmes, comerciais e trailers. 3.3. O que so blogs

Fazer uma conceituao do que blog no uma tarefa to simples. Muitos termos distintos so encontrados, como, por exemplo, os levantados por Fbio Cipriani, em Blog Corporativo. A Wikipdia dia que: um weblog ou blog um registro publicado na internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histrico ou dirio). Uma nova pesquisa na Wikipdia que possui como principal caracterstica a possibilidade de constante alterao de suas informaes pelo pblico mostra uma nova definio de blogs. Um blog (contrao do termo "Web log"), tambm chamado de blogue em Portugal, um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes so, em geral, organizados de forma cronolgica inversa, tendo como foco a temtica proposta do blog, podendo ser escritos por um nmero varivel de pessoas, de acordo com a poltica do blog. Outra importante definio a do Technorati, site que rene e organiza os blogs do mundo todo, e produz anualmente o State of Blogosphere, que aponta dados e tendncias desse universo. A Blog (uma contrao da expresso "Web log") um Web site, normalmente mantido por um indivduo, com entradas regulares de comentrio, descries de eventos, ou outros materiais, tais como grficos ou de vdeo. As entradas so geralmente exibidos em ordem cronolgica inversa.
8 Polyanna Ferrari, Jornalismo Digital, pgina 39

35

Cipriani tambm destaca uma importante definio, a do Blogger, fornecedor de espao online para blogs gratuito ligado ao Google. um blog um dirio virtual, um palanque aberto, um espao colaborativo, um ambiente para discutir poltica, uma vitrine de notcias super-recentes, uma coleo de links, seus pensamentos pessoais, ou aquilo que voc desejar. Em uma definio livre, Mark Briggs, em Jornalismo 2.0 Como Sobreviver e Prosperar, aponta a relevncia dos blogs nos tempos atuais. Os blogs mudaram para sempre a maneira pela qual a informao disseminada em nossa sociedade. Eles so rpidos, interativos. Livres. Perigosos. Eles j so poderosos e a cada dia que passa esto ficando ainda mais fortes e influentes. Uma definio bastante simples e por isso mesmo bastante completa e abrangente do prprio Cipriani, que afirma que o blog simplesmente uma pgina de internet muito fcil de implementar e colocar no ar. Alia-se a isso o fato de que possui uma interface agradvel e simples de usar, o que abre as portas para qualquer pessoa que no saiba os segredos da programao web. 3.3.1 Breve Histrico dos Blogs O fenmeno dos blogs bastante recente. A definio do termo weblog que derivou posteriormente para blogs foi feita em 17 de dezembro de 1997, doze anos atrs aproximadamente, por Jorn Barger, programador norte-americano. O termo blog, por sua vez, foi cunhado por Peter Merholz, em seu blog Peterme.me, ao criar a frase we blog (ns blogamos), no ano de 1999.

Os primeiros blogs criados e tal possibilidade se mantm at hoje com bastante aceitao eram dirios pessoais online, para a postagem de informaes da vida do autor. Essas postagens, porm, demandavam ainda um conhecimento tcnico, pois a postagem demandava modificaes no cdigo da pgina. A grande inovao, porm, que forneceu condies para o crescimento do acesso dos blogs at os nveis atuais foi o surgimento do permalink, no ano 2000. Criao

36

do Blogger, conhecido tambm como ligao permanente ou apontador permanente, o permalink cria uma URL nica para cada post em um blog. Essa inovao, aparentemente simplria, permite a visualizao dos comentrios feitos ao post. Isso tambm ajuda os leitores a enviar o endereo de um post especfico para seus amigos (Briggs, 2007). Outra grande vantagem a possibilidade de insero da informao exata de um blog em outro, por meio de hiperlinks. 3.3.2. Blogs em nmeros Analisar a blogosfera em nmeros, revela dados bastantes relevantes. De acordo com o State Of Blogosphere, em 2008 a internet atingiu 188,9 milhes de visitantes nicos nos Estados Unidos. Apesar com o propsito de comparao, enquanto o site de relacionamentos Facebook considerado o maior do mundo atingiu 41 milhes, os blogs chegaram a 77,7 milhes de visitantes nicos. Alm disso, tambm de acordo com o State of Blogosphere, existem, desde 2002, 133 milhes de blogs indexados no Technorati, maior mapeamento da Blogosfera. Em 2006, esse nmero chegava a 37 milhes, um crescimento de mais de 300%. Outro aspecto a ser apontado a quantidade de atualizaes. A Technorati estima que, do total de blogs existentes, um pouco mais de 10% so atualizados toda semana Desse total, a cada 24 horas, so postados novos 900 mil posts. 4. Anlise das disciplinas Aps a apresentao do desenvolvimento do Salada de Cinema e ainda dos elementos do jornalismo online que permearam esse desenvolvimento, esse trabalho tem como principal misso apontar de possveis caminhos para o estmulo ao jornalismo empreendedor. Para tal anlise, em um primeiro momento as disciplinas cursadas pelo autor sero agrupadas e analisada a relevncia das mesmas no desenvolvimento do Salada de Cinema como um site independente de cinema. Para essa anlise, importante deixar claro que sero levados em conta no apenas os elementos apreendidos nas aulas, mas tambm como as mesmas ajudaram na formao como comunicador.

37

Outro ponto a se deixar claro o teor dessas anlises. Todas elas sero feitas com base nas aulas obrigatrias do prprio autor, sempre omitindo o nome do professor, uma vez que a anlise avalia no os professores individualmente, mas sim a importncia da disciplina no conjunto. Tambm importante frisar que as disciplinas criticadas so analisadas sob o olhar de como poderiam melhorar para a melhor formao desse tipo de jornalista, o empreendedor. Por fim, as sugestes para novos caminhos para o curso de Comunicao Social com Habilitao em Jornalismo no devem ser encaradas como crticas ao currculo vigente (mesmo por que, o currculo avaliado j sofreu alteraes), mas sim como ideias vindas da experincia no desenvolvimento do projeto. Aps essa olhada, chegamos finalmente s disciplinas obrigatrias oferecidas pelo curso de jornalismo. Importante destacar, antes de qualquer coisa, dois aspectos. O primeiro deles so as disciplinas levadas em considerao. sabido que essa grade curricular j sofreu alteraes. Entretanto, foi mantido o olhar para ela, uma vez que a proposta do trabalho se fazer com base na experincia do autor, ou seja, como as disciplinas que ele cursou auxiliaram ou no no projeto Salada de Cinema. Alm disso, deve-se levar em conta o fato de que tal anlise extremamente subjetiva. Tanto a diviso das disciplinas quanto as anlises foram feitas arbitrariamente pelo autor, no refletindo nenhuma estrutura proposta pela Universidade de So Paulo. 5. Grupos temticos Para o melhor entendimento da anlise a ser desenvolvida nesse projeto, as disciplinas do curso sero divididas em grupos temticos, a saber Embasamento terico: disciplinas no diretamente ligadas ao universo do jornalismo, mas sim comunicao e humanidades como um todo. Conhecimentos jornalsticos: disciplinas ligadas ao universo do jornalismo, independente da rea. Nesse tpico valem as disciplinas tericas e as com maior aplicao prtica.

38

Disciplinas laboratrio: reunio de todas as disciplinas laboratrios desenvolvidas ao longo do curso, independente da rea do jornalismo. A tabela a seguir traz a diviso das disciplinas de acordo com os critrios acima e seu respectivo cdigo. Embasamento terico CJE0497 CJE0508 CJE0510 CJE0518 CJE0585 CJE0506 CJE0517 CJE0559 CJE0586 CJE0615 CJE0469 CJE0442 Lgica e Prticas Discursivas Jornalstica Teoria da Comunicao Fundamentos Teoricos da Historia Pensamento Filosfico Cincias da Linguagem - Fundamentos das Prticas Miditicas I Fundamentos de Economia Histria das Doutrinas Polticas Sociologia da Era Virtual Cincias da Linguagem - Fundamentos das Prticas Miditicas II tica Historia do Jornalismo I (geral) Historia do Jornalismo II (Brasil)

Conhecimentos Jornalsticos CJE0502 CJE0522 CJE0600 CJE0432 CJE0589 CJE0563 CJE0599 CJE0597 Legislao e Deontologia do Jornalismo Tcnicas Grficas em Jornalismo Jornalismo no Rdio e na TV Gerenciamento de Empresas Jornalsticas Elementos de Fotojornalismo Conceitos e Gneros do Jornalismo Jornalismo Online - Paradigmas e Contedos Especializao em Jornalismo: Livro- Reportagem

Disciplinas laboratrio CJE0587 CJE0590 CJE0526 CJE0590 CJE0603 Laboratrio de Iniciao ao Jornalismo Laboratrio de Jornalismo Impresso I Telejornalismo Laboratrio de Jornalismo Impresso I Radiojornalismo

39

CJE0602 CJE0532 CJE0533 CJE0604 CJE0601 CJE0524

Laboratrio de Jornalismo Impresso II Projetos em Rdio Projetos em Televiso Documentrios em Vdeo Laboratrio de Jornalismo Impresso Revista Laboratrio de Jornalismo Impresso III

5.1.

Embasamento terico

As disciplinas de embasamento terico sero as primeiras a serem analisadas por comporem o grupo mais homogneo. Na grade curricular analisada (a dos ingressantes no ano de 2004), constam onze disciplinas nesse grupo, conforme a tabela: CJE0497 CJE0508 CJE0510 CJE0518 CJE0585 CJE0506 CJE0517 CJE0559 CJE0586 CJE0615 CJE0469 CJE0442 Lgica e Prticas Discursivas Jornalstica Teoria da Comunicao Fundamentos Teoricos da Historia Pensamento Filosfico Cincias da Linguagem - Fundamentos das Prticas Miditicas I Fundamentos de Economia Histria das Doutrinas Polticas Sociologia da Era Virtual Cincias da Linguagem - Fundamentos das Prticas Miditicas II tica Historia do Jornalismo I (geral) Historia do Jornalismo II (Brasil)

Esse grupo de disciplinas no diretamente ligado ao fazer jornalstico necessariamente. Ao contrrio disso, podem ser consideradas como disciplinas de base para profissionais de comunicao social como um todo. Dentro dele preciso destacar, em uma primeira olhada as disciplinas Cincias da Linguagem Fundamentos das Prticas Miditicas I e II e ainda Lgica e Prticas Discursivas Jornalsticas. O trio de matrias forneceu j de incio uma grande

40

dificuldade, mas, por isso mesmo, um desafio no modo de pensar e enxergar as necessidades de um jornalista. Tambm merecem especial ateno as disciplinas Teoria da Comunicao, Pensamento Filosfico, Sociologia da Era Virtual e tica. Juntas, elas formaram uma importante base de conhecimento que forneceu um olhar maior sobre a importncia da comunicao como um todo. O nico, porm foi a perda repentina do professor Carlos Marcos Avighi ao longo do semestre, o que criou uma quebra no fio lgico da disciplina, infelizmente. O terceiro grupo a ser olhado o das disciplinas ligadas histria. Fundamentos Tericos da Histria e Histria do Jornalismo I e II constituem um fundamental conhecimento na formao do jornalista. As aulas, apresentando por meio de seminrios grandes momentos da histria do jornalismo, tanto o brasileiro quanto o internacional, constituem um importante substrato para a formao. O nico porm nesse grupo fica por conta da disciplina Fundamentos da Economia. Com aulas confusas, a aula no cumpriu seu propsito de trazer conhecimentos na rea para os estudantes de jornalismo. Uma possvel sada para a disciplina seria ela ser algo misto entre as informaes sobre o jornalismo econmico e tambm se desenvolver de maneira integrada com a disciplina Gerenciamento de Empresas Jornalsticas, de modo a ser o olhar econmico sobre o tema. 5.2. Conhecimentos Jornalsticos Legislao e Deontologia do Jornalismo Tcnicas Grficas em Jornalismo Jornalismo no Rdio e na TV Gerenciamento de Empresas Jornalsticas Elementos de Fotojornalismo Conceitos e Gneros do Jornalismo Jornalismo Online - Paradigmas e Contedos Especializao em Jornalismo: Livro- Reportagem

CJE0502 CJE0522 CJE0600 CJE0432 CJE0589 CJE0563 CJE0599 CJE0597

Esse , com certeza, o grupo de menor unidade dentre os trs delimitados. Algumas das disciplinas contriburam de forma fundamental para a formao como jornalista

41

empreendedor. Outras, forneceram elementos importantes mas no indispensveis. E por fim, o terceiro grupo, o das disciplinas que ficaram aqum do esperado.

Entram no primeiro grupo as disciplinas Elementos do Fotojornalismo, Jornalismo no Rdio e na TV, Conceitos e Gneros do Jornalismo e Especializao em Jornalismo: Livro-Reportagem. Elementos em Fotojornalismo contribuiu com uma interessante bagagem terica e, principalmente, na educao de um olhar sobre a fotografia enquanto elemento de comunicao de uma informao.

Especializao em Jornalismo: Livro-reportagem merece uma ateno maior nesse segmento. Em primeiro lugar pelo fato de apresentar um novo estilo de jornalismo, at ento inexplorado ao longo do curso. Em tempos de constante interseco entre jornalismo e a cultura dos blogs - e o Salada de Cinema um fruto dessa cultura conhecer o estilo utilizado por Gay Talese, que embasou a disciplina com o livro O Reino e o Poder, permitiu desenvolver textos mais criteriosos e, ao mesmo tempo, pessoais.

J Jornalismo no Rdio e na TV e Conceitos e Gneros do Jornalismo se mostraram bastante importantes na formao de um conhecimento prtico sobre o jornalismo. Como elemento da comunicao social, o jornalismo deve ser difundido e, por isso, acredita-se erroneamente conhecer os gneros e as particularidades dessa profisso. As disciplinas vieram com o propsito de trazer a conceituao da rea, permitindo ser um jornalista com maior propriedade do que exercer essa profisso.

No segundo grupo de disciplinas esto aquelas que cumprem a sua funo, mas poderiam ir alm. Nesse grupo se enquadram Legislao e Deontologia do Jornalismo e Gerenciamento de Empresas Jornalsticas. Essas disciplinas acabaram

42

cumprindo a sua funo, porm, certamente poderiam render mais do que o oferecido,pelos temas que abrangem. Nos dois casos, coincidiu de serem ministrados por professores novos na disciplina uma recm contratada e uma substituindo a professora responsvel o que pode ter causado essa situao. Por fim, dois casos em que a disciplina foi bastante aqum do esperado: Tcnicas Grficas em Jornalismo e Jornalismo Online Paradigmas e Contedos. A primeira, uma sucesso de aulas sobre a histria e os tipos de papel e impresso se revelou atrasada nos conhecimentos e passou informaes sem uso.

O segundo caso mais grave ainda, uma vez que a disciplina sobre jornalismo Online deveria ser a mais relevante na construo de um projeto como o Salada de Cinema. Entretanto, as aulas se mostraram antiquadas e muito pouco ligadas ao universo da comunicao. Desse modo, a percepo do que seria o jornalismo online foi totalmente desenvolvido externamente, sem a contribuio da disciplina. 5.3. Disciplinas Laboratrio

O terceiro grupo analisado pelo projeto abrange as disciplinas prticas ou laboratrio. De um modo geral, o olhar para elas bastante positivo. Apesar de algumas ressalvas no desenvolvimento do curso, elas permitiram aos alunos testarem as ferramentas e seus conhecimentos na rea, em um ambiente controlado. Para comear, as voltadas para impressos. Laboratrio de Iniciao ao Jornalismo, apesar de sua boa proposta de colocar j de cara os alunos em contato com o jornalismo visto com ressalva pelo pblico de destino. Fazer um jornal laboratrio j no comeo do curso para um pblico externo algo de responsabilidade um pouco grande. Nesse primeiro momento, o jornal poderia ser desenvolvido apenas para o pblico interno do departamento ou da ECA, por exemplo.

43

No caso de Laboratrio de Jornalismo Impresso I, a disciplina sofreu uma mudana e, apesar do nome, foi toda desenvolvida em ambiente online. Nesse caso, a produo da Agncia Universitria de Notcias, a AUN, e as pr-pautas, foram de extrema valia na educao para o olhar de identificar pautas e ainda em entrevistas mais elaboradas, exigindo um estudo mnimo sobre os temas. J a disciplina Laboratrio de Jornalismo Impresso II, ou a produo do Jornal do Campus, possibilitou a verdadeira experincia em jornalismo e suas necessidades. A forma como o jornal produzido, nos permite vivenciar a realidade da Universidade de So Paulo para, com isso, gerar o melhor jornal possvel. Mas dentre as experincias, a mais impactante na formao foi Laboratrio de Jornalismo Impresso III. A disciplina, de criao do jornal tablide Claro!, permite aos estudantes a completa liberdade no processo criativo, desde a definio de tema, pautas, diagramao e imagens. Essa mesma liberdade encontrada em projetos como Salada de Cinema. Por ser totalmente independente, a liberdade a mesma e, por isso, a responsabilidade apenas aumenta.

Disciplinas laboratrio CJE0526 CJE0603 CJE0602 CJE0532 CJE0533 CJE0604 CJE0601 CJE0524 Telejornalismo Radiojornalismo Laboratrio de Jornalismo Impresso II Projetos em Rdio Projetos em Televiso Documentrios em Vdeo Laboratrio de Jornalismo Impresso Revista Laboratrio de Jornalismo Impresso III

44

6. Consideraes Finais A internet definitivamente quebrou paradigmas. Ser jornalista independente de veculos se tornou uma ao at corriqueira,com o advento dos blogs. Poucos porm, produzem o jornalismo online empreendedor embasado em conceitos e ferramentas desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos anos pela combinao entre tecnologia, mercado e academia. No desenvolvimento do Salada de Cinema, esses valores foram sempre levados em considerao. Do ponto de vista do estudante, esse projeto no tem a pretenso de ser um guia completo, mas sim fornecer parmetros para a boa criao de um projeto de jornalismo online. Sob a tica dos empreendedores, a perspectiva otimista. Apesar de o currculo ter como foco jornalismo impresso e isso pode ser observado na predominncia de projetos dessa natureza sim perfeitamente possvel que os jornalistas da Escola de Comunicaes e Artes tenham aptido para o desenvolvimento de projetos prprios e empreendedores. Para isso, apesar de no tratar desse aspecto no projeto, a busca por disciplinas optativas ligadas ao universo do empreendedorismo, relaes-pblicas, gesto de empresas e outros aspectos necessrios fundamental. Por fim, o olhar da academia. O currculo analisado, como j dito, no o atual cursado pelos alunos da Universidade. Ainda assim, ele conserva estrutura semelhante e permite que a avaliao seja mediana. Apesar de formar jornalistas com grande bagagem intelectual e poder crtico, ainda falta no currculo o olhar merdadolgico. Pelo termo, entenda-se no saber quais os veculos e suas linhas editoriais, mas sim acompanhar o que est sendo feito na comunicao, especialmente a comunicao online que permite a confluncia entre os ramos da comunicao e acompanhar essa tendncia. Mais do que formar jornalistas preparados para as boas entrevistas, preciso preparar jornalistas preparados para o olhar multimdia que a internet exige.

45

Bibliografia FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. So Paulo: Contexto, 2009.

CIPRIANI, Fbio. Blog Corporativo. Aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa. So Paulo: Novatec Editora, 2008.

BRIGGS, Mark. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um guia de cultura digital na era da informao. Knight Center for Journalism in Americas, 2007.

Websites visitados Registro.br. Registro de Domnios para a Internet no Brasil <www.registro.br> ltimo acesso em 26/10/11 Wikipedia. Jornalismo Online. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_online>. ltimo acesso em 26/10/11 Amor. Salada de Cinema. <http://saladadecinema.com.br/2011/04/15/amor/>. ltimo acesso em 26/10/11 Algum sabe o limite do Amor?. Salada de Cinema. <http://saladadecinema.com.br/2011/04/02/alguem-sabe-o-limite-do-amor/>. ltimo acesso em 26/10/11. Facebook. Statement of rights and responsabilities. <http://www.facebook.com/terms.php?ref=pf>. ltimo acesso em 26/10/11 Wikipedia. XML. <http://pt.wikipedia.org/wiki/XML>. ltimo acesso em 26/10/11 Wikipedia. Web template.< http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_template>. ltimo acesso em 26/10/11 NIC.br. Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto BR. <http://www.nic.br/imprensa/perfil/index.htm>. ltimo acesso em 26/10/11
i HTTP://www.saladadecinema.com.br

You might also like