You are on page 1of 8

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais

2011/201 2

CNCIAS NATURAIS
PLANIFICAO A MDIO PRAZO Ano: 9 ANO
DURAO TOTAL: 30 aulas ESPAO TEMPORAL: 1 perodo Competncias Gerais a Desenvolver A PROFESSORA: Vera Vicente Experincias de Aprendizagem (Estratgias metodolgicas - recursos e actividades a implementar) N. de aulas
(45 m)

Tema

Contedos (essenciais)

Indicadores de Aprendizagem (Objectivos)

1 - Sade Individual e Comunitria

1.

Apresentao programa.

do

2. Normas de funcionamento da disciplina.

Utilizao de um mapa de explorao do programa de Cincias Naturais.

Unidade 1: Sade Individual e Comunitria


1. Desenvolvimento Conceito de Sade 2. Indicadores do estado de sade de uma populao 3. Medidas de aco para a promoo da sade do

2- Sexualidade e Transmisso da Vida

Compreender que a OMS definiu sade como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no meramente a ausncia de doena. Reconhecer a utilizao de certos indicadores para determinar o estado se sade de uma populao. Constatar que a preveno primria fundamental como medida para a promoo da sade comunitria.

Compreender o conceito de sade. Conhecer os indicadores e as determinantes de sade.

Reconhecer a necessidade de desenvolver hbitos de vida saudveis e de segurana, numa perspectiva biolgica, psicolgica e social.

Explorao de apresentaes em PowerPoint Explorao de textos. Elaborao de textos. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros.

Interpretao de grficos sobre indicadores de sade

Unidade 2: Sexualidade e Transmisso da Vida


1. Sexualidade 2. Puberdade, um tempo de mudana 3. Bases morfolgicas e fisiolgicas reproduo da

Sexualidade e Transmisso da Vida


Compreenso da morfologia e fisiologia do Sistema Reprodutor Humano. Discusso de assuntos relacionados com a educao sexual (contracepo, DST) nas suas dimenses biolgica, tica, afectiva e social. Compreenso da transmisso de algumas caractersticas genticas Compreender o conceito de puberdade. Conhecer a morfofisiologia geral do sistema reprodutor humano. Conhecer as glndulas anexas ao sistema reprodutor masculino. Saber o que so gnadas. Compreender que a produo de espermatozides controlada pela testosterona.

Visionamento e explorao de filmes didcticos e relativos aos contedos. Explorao de quadros. Explorao de esquemas.

Debate, reflexo e discusso alusivas. Observao de modelos anatmicos.

Actividades experimentais relacionadas com clulas Explorao de textos. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Realizao de exerccios em quadro interativo.
31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


4. Regulao nascimentos Contracepo dos

2011/201 2
Explorao e anlise de diapositivos e/ou transparncias. Explorao de esquemas. Elaborao de textos. Observao de modelos anatmicos. Actividades experimentais relacionadas com o sistema reprodutor Explorao de textos.

5.

IST

Infeces

Sexualmente Transmissveis

ao longo das geraes. Relacionamento do material gentico da clula com hereditariedade. Compreenso do organismo como um conjunto de sistemas que interagem. Reconhecimento da importncia do avano tecnolgico e mdico para a melhoria da qualidade de vida. Discusso das actividades que interferem no equilbrio do organismo.

Saber que a testosterona responsvel pelas transformaes da adolescncia e pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios. Compreender a importncia das secrees produzidas pelas glndulas anexas Reconhecer os gmetas masculinos e femininos, respectivamente.

Reconhecimento da contribuio da Qumica e Biologia para a qualidade de vida, quer na explicao das propriedades dos materiais que nos rodeiam, quer na produo de novos materiais. Compreenso da influncia da sociedade (atravs da publicidade) nas nossas escolas. Avaliao e gesto de riscos e tomada de deciso face a assuntos que preocupam as sociedades, tendo em conta factores ambientais, econmicos e sociais.

Conhecer o ciclo sexual feminino (ciclo ovrico e uterino). Saber que o ciclo ovrico se inicia na puberdade. Inferir que ambos os ciclos sexuais so regulados por hormonas (estrognios e progesterona) Indicar o papel das hormonas na regulao hormonal masculina e feminina. Compreender o conceito de fecundao. Reconhecer as transformaes que o feto sofre durante o perodo de gestao. Conhecer o conceito de parto. Conhecer os mtodos contraceptivos naturais e no naturais. Ter conhecimento de algumas infeces sexualmente transmissveis e o seu modo de propagao. Avaliar os mtodos de preveno das ISTs.

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


6. Noes Bsicas de Hereditariedade

2011/201 2

Hereditariedade
Compreenso da noo de herana biolgica. Identificao de situaes de transmisso de caractersticas em seres vivos. Conhecimento do DNA. Compreenso do mecanismo de determinao do sexo na espcie humana. Localizao do material gentico na clula. Reconhecimento da constituio do desenvolvimento do conhecimento cientfico na rea da gentica. Referenciar algumas consequncias da manipulao do material gentico. Compreenso de que existem restries de natureza tica na investigao cientfica.

Fichas de Avaliao Auto-avaliao

Saber o que so caracteres hereditrios e caracteres hereditrios especficos. Saber que os cromossomas se encontram no interior das clulas e so a sede da informao gentica, pois possuem o material gentico. Explicar que o caritipo o conjunto de cromossomas de uma clula. Conhecer o termo DNA. Saber o que so cromossomas sexuais. Explicar como se herda o sexo. Explicar de que forma se transmitem os genes. Conhecer o conceito de gene, gentipo e fentipo. Distinguir gene recessivo de dominante. Conhecer os smbolos mais utilizados nas rvores genealgicas humanas. Compreender a manipulao celular e manipulao do material gentico.

Actividades experimentais relacionadas com gentica Realizao pelos alunos de uma pequena rvore genealgica.

Explorao de rvores genealgicas referentes a diversas doenas. Explorao de quadros. Explorao de esquemas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Realizao de exerccios em quadro interativo. Pesquisa de documentao em suporte informtico, jornais e revistas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros.

10

Conhecer alguns animais e plantas transgnicos. 2 1

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais

2011/201 2

DURAO TOTAL: 28 aulas

ESPAO TEMPORAL: 2 perodo Competncias Gerais a Desenvolver Indicadores de Aprendizagem (Objectivos)

O PROFESSOR: Pedro Dias/Tnia Neves Experincias de Aprendizagem (Estratgias metodolgicas - recursos e actividades a implementar) N. de aulas
(45 m)

Tema

Contedos (essenciais)

3- Organismo Humano em Equilbrio

Unidade 3: Organismo Humano em Equilbrio


1. a) Sistema Coordenao Neuro-Hormonal Nervosa b) Coordenao Hormonal

Sistema Neuro-Hormonal
* Identificao da diversidade de reaces a estmulos do meio. * Distino entre acto voluntrio e acto reflexo. * Comparao no aspecto funcional centros nervosos e nervos. * Conhecimento de exemplos de coordenao hormonal.

* Conhecer a constituio do sistema nervoso. * Conhecer a constituio do sistema hormonal. * Compreender o funcionamento do sistema neuro-hormonal. * Compreender que os sistemas neuro-hormonal, digestivo, crdiorespiratrio e excretor so interdependentes.

Actividades experimentais relacionadas com o sistema neuro-hormonal Explorao de esquemas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Observao de modelos anatmicos.

Sistema Digestivo
Conhecimentos dos aspectos bsicos da morfologia do sistema digestivo. Compreenso da fisiologia do sistema digestivo. Compreenso do modo de actuao das enzimas. Compreenso da importncia da digesto. Conhecer e localizar os rgos do sistema digestivo (tubo e glndulas anexas). Reconhecer a digesto como um processo de simplificao molecular. Compreender o processo de encaminhamento e transformao do alimento ao longo do tubo digestivo. Pesquisa de documentao em suporte informtico, jornais e revistas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Pesquisas pertinentes, debate, reflexo e discusso alusivas. Observao de modelos anatmicos Observao de preparaes definitivas. Actividades experimentais relacionadas com o sistema digestivo

2.

Sistema

Digestivo

digesto de alimentos e absoro de nutrientes a) Digesto uma simplificao molecular

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


b) Absoro intestinal de nutrientes

2011/201 2
Explorao de transparncias.

Explicao do destino das substncias resultantes da digesto. Compreenso da importncia da utilizao dos nutrientes a nvel celular. Conhecimento das principais causas causadoras de perturbaes digestivas no organismo humano. Compreenso do conceito de metabolismo. SISTEMA CRDIO-RESPIRATRIO Conhecimento dos diferentes constituintes do sangue e respectivas funes. Relacionamento das caractersticas dos elementos celulares sanguneos com a sua funo. Apreenso da relao entre os constituintes do meio interno. Conhecimento da morfologia e fisiologia do sistema crdiorespiratrio. Relacionamento entre a estrutura e funo dos diferentes vasos sanguneos. Compreenso do funcionamento do corao. Compreenso do funcionamento do ciclo cardaco. Descrio da circulao pulmonar e da circulao sistmica. Conhecimento do mecanismo de formao da linfa.

Saber o destino dos nutrientes resultantes da digesto de alimentos. Saber que no decorrer dos processos metablicos celulares se formam substncias, sendo umas necessrias clula e outras inteis e txicas.

3.Sistema cardiorrespiratrio excretor em interaco a) b) Meio Interno sangue e linfa Sistema Circulatrio e

Saber que o sangue constitudo por duas partes: figurada (clulas) e lquida (plasma). Conhecer a constituio e funo do plasma. Saber a funo dos constituintes figurados do sangue. Conhecer o conceito de hemoglobina. Conhecer a constituio e funes da linfa. Explicar o modo de aco do sistema imunitrio. Conhecer a morfofisiologia dos diversos vasos sanguneos. Conhecer a constituio e funcionamento do corao. Compreender o ciclo cardaco. Compreender o funcionamento da dupla circulao.

Pesquisa de documentao em suporte informtico, jornais e revistas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Realizao de exerccios em quadro interativo. Explorao de quadros. Explorao de esquemas. Elaborao de relatrios em laboratrio. Visualizao e explorao de transparncias. Actividades experimentais relacionadas com o sistema cardio-respiratrio Observao de modelos anatmicos.

c)

Estrutura do

e sistema

funo

respiratrio

Conhecimento da constituio do sistema respiratrio. Compreenso dos mecanismos responsveis pela ventilao

Conhecer a constituio e funo do sistema respiratrio. Explicar o mecanismo de

Observao de modelos anatmicos. Visita de estudo

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


pulmonar. Explicao do fenmeno de hematose pulmonar. ventilao pulmonar: inspirao e expirao. Distinguir hematose pulmonar de hematose celular. Conhecer doenas do sistema crdio-respiratrio.

2011/201 2

Fichas de Avaliao Auto-avaliao

2 1

DURAO TOTAL: 20 aulas

ESPAO TEMPORAL: 3 perodo Competncias Gerais a Desenvolver Indicadores de Aprendizagem (Objectivos)

O PROFESSOR: Pedro Dias/Tnia Neves Experincias de Aprendizagem (Estratgias metodolgicas - recursos e actividades a implementar) N. de aulas
(45 m)

Tema

Contedos (essenciais)

a. Sistema

Excretor

SISTEMA EXCRETOR Conhecimento dos aspectos bsicos da morfologia do sistema excretor. Compreenso da fisiologia do sistema excretor. Conhecimento da unidade funcional do rim. Compreenso do mecanismo de formao de urina. Relacionamento do bom funcionamento do sistema excretor com hbitos de vida saudvel. Compreenso de como a Cincia e da Tecnologia tm contribudo para a melhoria da qualidade de vida. Relacionar doenas com a disfuno do sistema secretor.

antomo-fisiologia

Saber que o sistema urinrio inclui as vias urinrias e os rins. Conhecer os constituintes das vias urinrias e compreender a respectiva funo. Conhecer a localizao, estrutura e funcionamento do rim. Saber que no rim se encontram duas regies distintas (cortical e medular). Saber que o nefrnio a unidade estrutural e funcional do rim. Conhecer a constituio de um nefrnio. Explicar o processo de formao da urina. Conhecer algumas doenas do sistema excretor (clculos renais, incontinncia urinria, infeces urinrias, etc.). Saber que para manter saudvel o sistema excretor

10 Explorao de quadros. Actividades experimentais relacionadas com o sistema excretor Explorao de esquemas. Realizao de exerccios do manual adoptado e outros. Anlise de documentos com informao pertinente. Realizao de exerccios do manual escolar ou outros. Explorao de transparncias. Observao de modelos anatmicos.

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


importante no abusar da ingesto de medicamentos, no fumar, no ingerir bebidas alcolicas em excesso, entre outros. Conhecer o termo biotecnologia.

2011/201 2

4. Opes que interferem no equilbrio do organismo a. Tabaco, lcool, higiene, droga, actividade fsica, alimentao

Opes que interferem no equilbrio do organismo


Conhecimento de algumas doenas que afectam o organismo, bem como algumas tcnicas de diagnstico e/ou tratamento. Conhecimento do contributo de alguns cientistas para o conhecimento do corpo humano. Compreenso de que a cincia, como actividade humana, influenciada por factores sociais. Conhecimento de hbitos de vida saudvel. Compreenso da importncia de uma alimentao equilibrada.

Unidade 4: Cincia Tecnologia Qualidade de Vida e

Conhecimento de comportamentos que interferem no equilbrio do organismo. Referenciar algumas consequncias resultantes de uma alimentao desequilibrada. Conhecimento de alguns efeitos sobre a integridade fsica e /ou psquica resultantes do consumo de substncias nocivas ao organismo. Assumir uma atitude crtica face aos comportamentos que comprometem o equilbrio do organismo.

Actividades experimentais relacionadas com opes que interferem no equilbrio do organismo Pesquisa de documentao em suporte informtico, jornais e revistas. Explorao de quadros. Explorao de esquemas. Resoluo de exerccios do manual e/ou outros.

Cincia e Tecnologia na resoluo de problemas de sade


Compreenso de alguns assuntos que preocupam as sociedades.

Explorao de quadros. Explorao de esquemas. Pesquisas pertinentes, debate, reflexo e discusso alusivas. Resoluo de exerccios do manual e/ou outros.

31

Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais


Compreenso de que o avano da Cincia e da Tecnologia tem implicaes na qualidade de vida das populaes. Reconhecimento e avaliao de riscos e benefcios envolvidos no progresso cientfico e tecnolgico.

2011/201 2

Fichas de Avaliao Auto-avaliao

Compreenso de que a tomada de decises envolve o debate de factores ambientais, econmicos e sociais.

2 1

31

You might also like