You are on page 1of 4

MISSA SOLENE de Aco de Graas pelos 300 Anos do Nascimento da Infanta Maria Brbara

Baslica do Palcio Nacional de Mafra 4 de Dezembro de 2011, 18h00

ENTRADA Aurelio Bonelli (c.1569-1620) Toccata Cleopatra a 8 Srgio Silva, rgo do Evangelho Isabel Albergaria, rgo da Epstola

ORDINRIO DA MISSA Carlos Seixas (1704-1742) Missa em Sol Maior


Kyrie Gloria Credo Sanctus Agnus Dei

Myriam Madzalik, soprano Ana Barata, mezzo-soprano Vtor Paiva, tenor Tiago Abreu, baixo Polyphonia Schola Cantorum Concentus Musicus de Lisboa Joo Vaz, rgo Srgio Fonto, direco

OFERTRIO Carlos Seixas Sonata para rgo em Sol maior Isabel Albergaria, rgo de Santa Brbara

COMUNHO Carlos Seixas Fuga para rgo em L menor Sonata para rgo em L menor Srgio Silva, rgo de So Pedro de Alcntara

SADA Annimo (Portugal, sc. XIX) Sonata para dois rgos Srgio Silva, rgo do Evangelho Isabel Albergaria, rgo da Epstola

Ana Barata Mezzo-soprano, nasceu no Estado de Nova-York, nos Estados Unidos da Amrica, obtendo mais tarde a nacionalidade Portuguesa. Iniciou os estudos musicais em piano, na classe da Prof. Dilma Blanco Abreu, na Academia do Amadores de Msica, em Lisboa, chegando a obter o Prmio Carpe Diem com o Maestro Jos Atalaya , em 1989, Alcobaa. Frequentou os 8 anos do Curso Complementar de Canto Gregoriano, na classe da Prof. Helena Pires de Matos, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Iniciou os estudos de Canto com a Prof. Albertina Xavier e trabalhou com Helena Afonso, Susana Teixeira, Ana Paula Russo, Lus Madureira, Liliane Bizineche, Peter Harrisson, Sven Kristersson, Addis Kouyoumdjian, Mara Zampieri, Walter Moore, Guido Dngelo. Participou no XXVIIII Congresso Internacional de Educao Musical Willems, em Salamanca, Espanha em 1996, e no XXIX, em dine, em Itlia em 1998. Tem-se apresentado em vrios concertos com os pianistas Francisco Sassetti, Nuno Tanackovic, Nicholas McNair e os organistas Na Raquel Rodrigues, Srgio Silva, Antnio Esteireiro e Leonor-Leito Cadete. Como Solista participou nas peras D. Giovanni, La Finta Giardiniera e outras de W.A. Mozart; Nas oratrias Paixo Segundo S. Mateus, Oratria do Natal, de J.S. Bach, Stabat Mater de Pergolesi e Messias de G. F. Hendel, e outras obras musicais. Licenciada, antes de Bolonha, pela Escola Superior de Musica em Msica, variante Canto, na classe da Prof. Elsa Saque. Assistente do Pe. Dr. Armindo Borges da Capella Olisiponensis (Coro da Baslica dos Mrtires) de 2003 a 2010. Professora de Expresso Musical, nas AEC, desde 2006. Gravou CD Ftima Revisitada em Msica, Roma Editora. Frequenta atualmente,o 1 ano do Mestrado do Ensino da Msica no Ensino Bsico, na Escola Superior de Educao.

Concentus Musicus de Lisboa Essencialmente vocacionada para a msica de cmara, a orquestra Concentus Musicus de Lisboa foi formada sob a gide do Centro Cultural Franciscano. Constituda por msicos profissionais de diversas provenincias, estreou-se em Junho de 2006, na Baslica dos Mrtires, em Lisboa, interpretando, sob a direco do maestro Srgio Fonto, obras de Wolfgang Amadeus Mozart. Desde ento, tem vindo a alargar o seu repertrio, tendo j apresentado obras de Heinrich Schtz, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Francisco Antnio de Almeida, Carlos Seixas e Joseph Haydn.

Isabel Albergaria Nasceu em 1979 na Ribeira Grande, onde iniciou os seus estudos musicais. Estudou rgo com Ana Paula Andrade, Rui Paiva e Joo Vaz, em cuja classe terminou o curso de rgo na Escola Superior de Msica de Lisboa. Parelamente concluiu na Universidade Nova de Lisboa a licenciatura em Cincias Musicais e o mestrado em Musicologia Histrica, sob a orientao de Lusa Cymbron, frequentando actualmente na mesma instituio o curso de Doutoramento em Musicologia Histrica. Assistiu a masterclasses orientadas por professores como Luigi Ferdinando Tagliavini, Daniel Roth, Kristian Olesen, Joris Verdin e Andreas Liebig. Apresentou-se no I Festival de rgo de Tubos de S. Miguel, na integral da obra de rgo de Olivier Messiaen na S de Lisboa, na temporada MsicAtlntico, nos cocertos inaugurais dos seis rgos da Baslica de Mafra e no I Festival de rgo da Madeira. professora de rgo e de Acstica Musical no Conservatrio Regional de Ponta Delgada e organista titular do rgo histrico da Igreja de So Jos da mesma cidade.

Joo Vaz Natural de Lisboa, diplomou-se em rgo pela Escola Superior de Msica da mesma cidade, sob a orientao de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatrio Superior de Msica de Arago, onde estudou com Jos Luis Gonzlez Uriol, como bolseiro da Fundao Calouste Gulbenkian. tambm doutorado em Msica e Musicologia pela Universidade de vora, leccionando actualmente rgo na Escola Superior de Msica de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Catlica no Porto. Tem mantido uma intensa actividade a nvel internacional, quer como concertista, quer como docente, em cursos de aperfeioamento organstico, tendo efectuado mais de uma dezena de gravaes discogrficas a solo. O seu interesse pela divulgao da msica sacra portuguesa levou-o criao, em 2006, do grupo Capella Patriarchal, que dirige. titular do rgo da Igreja de So Vicente de Fora, em Lisboa, director artstico do Festival Internacional de rgo de Lisboa (juntamente com Antnio Duarte) e do Festival de rgo da Madeira. Foi consultor permanente para o restauro dos seis rgos da Baslica do Palcio Nacional de Mafra e (juntamente com Gustav Leonhardt) consultor para o restauro do rgo do Mosteiro do Lorvo.

Myriam Madzalik Nasceu em Paris, Frana, sendo filha de pai portugus e me alem. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Msica de Sta. Ceclia escolhendo, como instrumento, o violino sob a orientao de Alberto Nunes. Os estudos de canto deram incio com Arlette Pereira e Elvira Archer. Frequentou o Curso Livre de Canto na Escola Superior de Msica sob a orientao dos Profs. Joana Silva e Nuno Vieira de Almeida. Estudou Canto na JMP-Juventude Musical Portuguesa com as Profs M de Lurdes Repas Gonalves e Ana Paula Russo. Posteriormente, trabalhou com a Prof Leonor Pereira e actualmente continua com a Prof Snia Alcobaa. Tem participado em vrias Masterclasses, entre quais se destacam Paul Esswood, Tom Krause e Jill Feldman. Foi membro do Coro Gulbenkian entre 1990 e 2003, tendo colaborado igualmente em vrios coros, tais como a Camerata Vocal de Lisboa, Syntagma Musicum, D. Lus I, Cantus Firmus, Voces Caelestis, entre outros. Dos trabalhos mais recentes, destaca-se o de ter sido a solista soprano na pera de Jorge Salgueiro O Achamento do Brasil, e ter integrado a componente musical, enquanto solista na galeria de arte da Agncia Who, aquando da exposio da Absolut Vodka, em Junho de 2009. Em Outubro de 2010, fez parte do elenco da mini-srie de fico histrica Repblica. Tambm foi convidada para integrar como cantora a solo na iniciativa da PT Portugal Telecom em colaborao com Vasco Arajo para cantar em Msica para a Alma em Setembro 2011. Do seu repertrio constam msica antiga e clssica, Lieder, rias de pera, bem como inmeras obras sacras e musicais da Broadway, entre outros. Entretanto, tem sido continuamente convidada a participar em eventos, concertos, peras e cerimnias oficiais como solista e para participar em programas da Televiso nacional, assim como em anncios de publicidade, peas de teatro ou filmes.

Polyphonia Schola Cantorum O coro Polyphonia Schola Cantorum, pessoa colectiva de utilidade pblica, foi criado em 1941. Foi inteno dos fundadores dar vida a um organismo coral de carcter permanente que pudesse dedicar-se, especialmente, descoberta e divulgao dos tesouros da msica portuguesa, ento perdidos em arquivos e bibliotecas. Desde o incio da sua actividade tem actuado tambm no estrangeiro, apresentando-se com xito, designadamente, em Espanha, Frana, Inglaterra e Itlia. Em 1995, Polyphonia deslocou-se s cidades do Vaticano e de Roma, por iniciativa e organizao da Embaixada de Portugal no Vaticano e do Instituto Portugus de Santo Antnio de Roma, tendo efectuado, em 13 de Junho, na igreja de Santo Antnio dos Portugueses, um concerto, para o corpo diplomtico e altas individualidades civis, militares e religiosas, integrado nas comemoraes oficiais do oitavo centenrio do nascimento de Santo Antnio. Atendendo elevada contribuio de Polyphonia em prol da msica, e em especial da msica polifnica portuguesa, foi-lhe atribuda, em Outubro de 1985, a Medalha de Mrito Cultural pelo ento ministro da Cultura. Desde 2004, o coro Polyphonia Schola Cantorum dirigido pelo maestro Srgio Fonto.

Srgio Fonto Srgio Fonto iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade, sob a orientao de seu pai. Posteriormente, frequentou a Escola de Msica Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) e a Escola de Msica do Conservatrio Nacional (Lisboa), onde concluiu o Curso de Canto, depois de estudos de Piano, Harpa e Percusso. Paralelamente, concluiu a Licenciatura em Comunicao Social na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Curso de Gesto das Artes no Centro de Formao do Centro Cultural de Belm. Actualmente, prepara a sua tese de Mestrado em Direco Coral (Instituto Piaget). Como membro ou director de diversas formaes vocais e instrumentais, realizou concertos em Portugal, Espanha, Frana, Blgica, Holanda, Reino Unido, ustria, Itlia, Malta, Brasil, Argentina, Uruguai, Mxico, EUA, Canad, ndia, Japo e China. Participou, tambm, em espectculos de pera e teatro e efectuou gravaes para cinema, rdio, televiso e em disco. Actualmente, alm do coro Polyphonia Schola Cantorum, dirige os coros Voces Caelestes, Coro do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal, Coral Allegro, Coral Encontro, Coro dos Jernimos e Coral Vrtice (grupo vocal masculino fundado em 1974 por cantores do Coro Gulbenkian). Integra o corpo docente dos Cursos de Direco Coral e Tcnica Vocal promovidos pela Fundao INATEL. Paralelamente ao seu trabalho como intrprete, tem desenvolvido actividade nas reas do jornalismo, da comunicao institucional, da edio de msica impressa e da gesto de projectos e instituies culturais.

Srgio Silva Natural de Lisboa, Srgio Silva comeou por estudar rgo no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo como professores Joo Vaz e Antnio Esteireiro. Terminada a licenciatura em Informtica e Gesto de Empresas no ISCTE, ingressa na licenciatura em Msica, ramo de interpretao (rgo) na Universidade de vora, sob a orientao de Joo Vaz. Actualmente, frequenta o mestrado em msica, ramo de interpretao (rgo), tendo como objecto de estudo Os tentos de meio registo e as batalhas de Pedro de Arajo: questes de autoria e edio crtica e como orientadores Joo Vaz e Joo Pedro dAlvarenga. Ainda no mbito da formao, teve oportunidade de contactar com vrias personalidades de renome internacional, tais como, Jos Luis Gonzalez Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Wilhelm Jansen, Hans-Ola Ericsson, Kristian Olesen. Tem-se apresentado a solo em vrios pontos do pas e em Espanha, com destaque para as intervenes nas Jornadas de rgano de Zaragoza. Integrando agrupamentos, j teve oportunidade de colaborar com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfnica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de So Carlos, a Capella Patriarchal, o Voces Caelestes, o Introitus, o Studio Contrapuncti, o Coro de Santa Maria de Blem, o Sete Lgrimas, com o qual efectuou uma gravao discogrfica recentemente. Presentemente, professor de rgo na Escola Diocesana de Msica Sacra de Lisboa e na escola Musicentro, e o organista titular da Baslica da Estrela, da Igreja de So Nicolau e da Igreja do Sagrado Corao de Jesus (Telhal).

Tiago Abreu Nascido em Lisboa, em 1992, passou, contudo, toda a sua vida em Elvas. Estuda Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa desde 2010. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Msica de Elvas Manuel Rodrigues Coelho e, em 2009, concluiu os Cursos Supletivos de violoncelo, canto, Formao Musical e A.T.C. (Anlise e Tcnicas de Composio). No mbito da ltima disciplina, comps uma suite (Atravs dos Campos) em quatro andamentos que foi estreada em Junho de 2009 pela orquestra da mesma instituio. Ainda na composio, foi tambm recentemente apresentada a pea Gloria, para coro misto, pelo Coro Cantabile e Coro do Ginsio Clube Portugus, sob a direco do maestro Fernando Cardoso. Tem colaborado, na vertente de violoncelo e canto, com diversas Instituies tais como: Cmara Municipal de Elvas, Coro Publia Hortnsia de Castro, MTA (Movimento Teresiano Apostlico), Escola Superior Agrria e Universidade Snior de Elvas, Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre outras. Ainda tem como actividade paralela um projecto intitulado Fadistas da Raia que tem como objectivo a fuso do fado com o flamenco e outros estilos de msica popular espanhola.

Vtor Paiva Concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatrio Nacional de Msica de Lisboa, no qual frequentou as classes dos professores Joana Silva e Hugo Casais. Licenciado no Curso de Complemento de Formao do Ensino Bsico pela ESEL. Frequentou Cursos de Aperfeioamento com os professores Elisabeth Grmmer e Hugo Diez, Lola Rodriguez de Aragn, Max Van Egmond, Kurt Equilux, Isabel Penagos, Iliana Cotrubas e Helmut Lips. Estudou com as cantoras Elisette Bayan e Liliana Bizineche. Fez parte do Coro da Fundao Calouste Gulbenkian e do Coro do Teatro Nacional de So Carlos. Dirige o Coro da Fundao Musical dos Amigos das Crianas desde 1988 e o Coro dos Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Msica desde 2003 donde escolhe as crianas que tm participado em diversas peras no Teatro Nacional de So Carlos, ora cantando em coro ora como solistas. Tem participado como solista em Concertos de Oratria, Lied, pera, Opereta, Zarzuela e Musical entre os quais se podem nomear: LEnfant Prodigue de C. Debussy, Hino a Santa Ceclia (Britten), Sete sonetos de Miguel ngelo (Britten), Bastien und Bastienne(Mozart), Oratria de Natal de C.Saint-Saens, Carmina Burana (Orff), Requiem de Verdi, Requiem de Mozart, Requiem e Stabat Mater de Dvorak, Messias de Haendel, Missa em Si menor (J. S. Bach), Missa em D menor (Mozart), Missa Creoula (Ariel Ramirez), Requiem de Bomtempo, Petite Messe Solennelle (Rossini),Missa em D maior de Beethoven e Sobre o Vulco (Luis Bragana Gil). Faz parte dos agrupamentos 4 por 4, Scherzo Ensemble, Vozes da Broadway, Matsuri e Castafiori Trio com os quais te apresentado espectculos por todo o pas.

You might also like