You are on page 1of 4

1

Relatorio Prtica 7: Medio De Potncia Em Uma Carga Trifsica utilizando Instrumentos Tradicionais
Luciene.M.M, CEFET-MG. CEFET-MG

I. INTRODUO O monitoramento completo de cargas no lineares atrves por meio de instrumentos tradicionais de medio de grandezas eltricas no trazem informaes de valores eficazes verdadeiros de tenses e correntes, distores harmnicas totais de tenso e corrente, fator de potncia verdadeiro, etc. Estas grandezas so as novas componentes do sistema eltrico na presena de cargas no lineares. A presena de harmnicos nos sistemas de potncia resulta em um aumento das perdas relacionadas com o transporte e distribuio de energia eltrica, criando problemas de interferncias com sistemas de comunicao e na degradao do funcionamento da maior parte dos equipamentos ligados rede, sobretudo daqueles (cada vez em maior nmero) que so mais sensveis por inclurem sistemas de controle microeletrnicos mais sensveis a forma de onda da tenso. Normas internacionais relativas ao consumo de energia eltrica, tais como IEEE 519, IEC 61000 e EN 50160, limitam o nvel de distoro harmnica nas tenses com os quais os sistemas eltricos podem operar, e impem que os novos equipamentos no introduzam na rede harmnicos de corrente de amplitude superior a determinados valores. dessa forma evidenciada a importncia em resolver os problemas dos harmnicos, tanto para os novos equipamentos a serem produzidos quanto para os equipamentos j instalados. Nesta prtica estudaremos a aplicao do mtodo dos dois wattmetros na medio de potncia trifsica, que consite numa ligao a quatro fios (3 fases e 1 neutro) para fases equilibradas ou no. II. OBJETIVOS Este trabalho tem por objetivo a familiarizaocom os mtodos de medio potncia e respectivos esquemas de ligao, alm de Avaliar, sob o aspecto metrolgico, a implementao do mtodo dos dois wattimetros com o auxlio de TCs para medio da potncia em um motor eltrico, observando o impacto dos TCs na incerteza da medio. III. METODOLOGIA i. MATERIAL NECESSRIO a)

ii.

DADOS PREPARATORIOS

Faa uma breve reviso dos mtodos de medio de potncia (ativa) em circuitosb eltricos trifsicos. Aponte as principais fontes de erro de medio de cada mtodo e estratgias de correo/minimizao do erro.

A potncia ativa a soma da potncia ativa dos harmnicos de mesma freqncia:

Mtodo dos trs wattmetros _ Aplicvel a circuitos trifsicos a 4 fios (3 fases + Neutro); _ Aplicvel a circuitos equilibrados ou no; _ Potncia indicada pelos instrumentos:

_ Para forma de ondas senoidais:

Carga Eltrica trifsica Indutiva (parmetros a serem especificados) Wattmetros monofsicos Transformadores de Corrente Analisador de Qualidade de Energia

Figura 1 - Esquema de Ligao de Diagrama fasorial Mtodo 3 Wattmetros

2 Mtodo dos dois wattmetros _ Aplicvel a circuitos trifsicos a 3 fios (3 fases) equilibrados ou no; _ Pode ser aplicado a circuitos a 4 fios somente se ele for equilibrado; _ Potncia indicada pelos instrumentos: auxlio de TCs. Descreva as situaes em que um dos wattmetros pode dar deflexo negativa:

Observando que: Pt=P1+P2 = Vl * Il* cos(30-)+ Vl * Il* cos(30+) Se > 60 =>cos(30+) < 0 => deflexo negativa. Neste caso necessrio inverter a bobina de corrente do segundo wattmetro e trocar o sinal da potncia P2 na expresso acima. d) Estime a incerteza na medio. Considere, alm dos efeitos sistemticos associados ao uso do wattmetro, os erros de relao e de fase dos TCs: - Neste mtodo pode ocorrer um erro devido ao ngulo : + Considerando como caso particular um circuito trifsico equilibrado tem-se que: + O ngulo entre V13 e I1 igual a: 30- +O ngulo entre V23 e I2 igual a: 30 + Efeito Sistemtico provoca indicaes maiores que o valor verdadeiro, isso porque na primeria condio ilustrada na figura 3-a, a potencia medida a da carga mais a potencia na bobina de corrente. Na figura 3-b ocorre o efeito sistemtico porque a potencia medida adicionada da potencia na bobina de tenso.

Figura 2 - Esquema de Ligao de Diagrama fasorial Mtodo 3 Wattmetros b) Disserte a respeito das situaes em que necessrio utilizar transformadores de corrente como dispositivo de condicionamento do sinal de corrente e do impacto que este equipamento tem na medio de corrente e de potncia. Descreva as precaues a serem tomadas para no danificar estes equipamentos: Quando se deseja medir correntes elevadas necessrio utilizar transformadores de corrente para abaixar as correntes para o circuito de medio. Alm dos erros de relao, os TPs e TCs introduzem erros de fase. Um cuidado que se deve ter para que o secundrio do Tc nunca fique em aberto, pois a corrente tende sobir muito ocorrendo o risco at de exploso dependendo do nvel de tenso. c) Deduza um modelo de medio para a potncia em uma carga trifsica usando o mtodo dos dois wattmetros com o

Figura 3- a - Efeito sistemtico devido Bc

Figura 3- b - Efeito sistemtico devido Bp

e)

Defina THD (Taxa de Distoro Harmnica):

THD corresponde Total Harmonic Distortion (taxa de distoro harmnica global). A taxa de distoro harmnica uma notao muito utilizada para definir a importncia do contedo harmnico de um sinal alternado".

3 Para um sinal y, a taxa de distoro harmnica THD definida pela frmula:

IV. EXPERIMENTOS
Na primeira parte do experimento realizamos a montagem utilizando o mtodo dos dois wattmetros analgicos para medio de potncia num motor trifsico, utilizando um varivolt para suavizar a partida e TCs para reduo dos valores medidos nos nveis dos instrumentos de medio. Na figura 4 apresentado o esquema de ligao:

Notar que seu valor pode ultrapassar 1. Esta grandeza permite avaliar com a ajuda de um nmero nico da deformao de uma tenso ou de uma corrente circulando em um ponto da rede. A taxa de distoro harmnica geralmente expressa em porcentagem. THD em corrente ou em tenso : Quando se refere harmnicas de corrente, a expresso deve:

Rede 220V 360Hz

Varivolt

Motor

Esta frmula equivalente a frmula seguinte, mais direta e mais fcil de utilizar quando conhecemos o valor eficaz total:

Figura 4 - Esquema de ligao metodo 2 wattimetros

Dados do Motor Potmcia Nominal 2 CV Tenso Nominal 220 V trifsico Corrente Nominal 6,8 A Frequencia 60 Hz Quando se refere harmnicas em tenso, a expresso deve: Dados do TC 5 VA Classe de exatido 0.2 RTC 2:1 Dados do Wattimetro: O THD em tenso caracteriza a deformao da onda de tenso: THDu Um valor de THDu inferior 5% considerado como normal. Algum disfuncionamento no temido. Um valor de THDu compreendido entre 5 e 8% revela uma poluio harmnica significativa. Quaisquer disfuncionamentos so possveis. Um valor de THDu superior a 8% revela uma poluio harmnica considervel. Disfuncionamentos so provveis. Uma anlise aprofundada e a colocao de dispositivos de atenuao so necessrios. O THD em corrente caracteriza a deformao de onde de corrente. A procura do poluidor se efetua medindo o THD em corrente na entrada e em cada uma das sadas de diferentes circuitos, afim de se orientar em direo ao perturbador. Um valor de THDi inferior a 10% considerado como normal. Algum disfuncionamento no temido.Um valor de THDi compreendido entre 10 e 50% revela uma poluio harmnica significativa. Existe risco de aquecimento, este que implica o sobredimensionamento dos cabos e das fontes. Um valor de THDi superior a 50% revela uma poluio harmnica considervel. 3 kV CA senoidal Classe 1%
Tabela 1 - Valores medidos instrumentos analgicos

W1 W2

-390 720

Pt= (720 +/-0.4)+(-390-/+0.2) = (329+/-0.1) W Na segunda parte foi feita a medio de potncia na carga utilizando o analisador de energia da Fluke, conforme apresentado nas figuras de 5 a 8:

4 As potncias registradas na figura 5a e figura 5b devem ser dividas pelo nmero de espiras utilizadas para medio dos alicate ampermetros do aparelho (TCs), de forma que o nmero de espiras utilizado foram de 7. Por exemplo, a potenci aparente real da figura 5b de 9.48/7= 1,35 kVA. Com relao aos harmnicos, figura 6a e 6b, observa-se, alm do fundamental, a presena de 3, 5 e 7 harmnicos. Nos harmnico de corrente o mais expressivo o 5.
Figura 5a- Medio de Potencia nas 3 fases Figura 5b- Medio de Potencia nas 3 fases > vel.

Nas figuras 7a e 7b esto os resultados das medies de desequilbrio. Podemos considerar que as tenses no apresentam grandes desequilbrios, apenas na ordem de 0,7% de diferena entre das linhas BC para CA. Nas figuras 8a e 8b verificamos que a tenso sofre um pouco de distroo em funo da presena dos harmnicos. No grfico de corrente visvel que esta se distroce mais consideravelmente do que a tenso.

V. CONCLUSES
Nesta prtica foram abortdados os mtodos de medio de 2 wattmetros utilizando wattmetros analgicos e digitais, alm das medies pelo analisador de energia da Fluke. Verificou-se que o analisador de energia apresenta uma srie de possibilidades para medies de diferentes grandezas seu manuseio bastante simples, o que beneficia sua aplicao tanto para fins didticos quanto industriais. Atravs das medies observou-se que h influncia de harmnicos devido s caractersicas da rede de energia e tambm do prprio motor, por ser uma carga indutiva com pequeno desbalanceamento das fases.
Figura 7a - Desequilbrio entre fases Figura 7b Fasores de Desequilbrio entre fases

Figura 6a- Harmnicos totais

Figura 6b- Tabela de Harmnicos de V e I

VI. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


- Schnell, Lslo, Technology of Electrical Measurements. Ed. Prentice Hall, New York,1994; - Medeiros Filho, S., Medio de Energia Eltrica (ver referncia completa no plano de ensino do curso). - Notas de Aula e transparncias dos professores, Unidade IV. - Manuais dos instrumentos e acessrios utilizados.
Figura 8a Tenses trifsicas Figura 8b Correntes trifsicas

You might also like