You are on page 1of 6

A UU AL A L

48 Quem tem boca vai a Roma


m indivduo que parece desorientado e no consegue encontrar o prdio que procura, aproxima-se de outro com um papel na mo: - Por favor, poderia me informar onde fica o prdio desta repartio pblica? - fcil. Siga por esta larga avenida e entre na rua mais linda que voc encontrar. Na porta de uma fbrica de sonhos, voc vai achar um sujeito muito inteligente fazendo um discurso sobre as maravilhas das reparties pblicas. Quando esse sujeito se desintegrar, feche os olhos. Ao abri-los, voc estar diante do prdio que procura.

48

MDULO 14

Cenatexto

Com essa informao, que imprecisa, ser muito difcil para o rapaz achar o endereo procurado. Para comear, a informao no pode ser seguida, porque no clara. Tambm no possvel saber se ela verdadeira. Ela no fornece um mapa do verdadeiro caminho a ser seguido. Ela est cheia de opinies sobre as coisas que ele est descrevendo. Em suma, ela no serve para nada. Vejamos se na segunda tentativa nosso personagem, que parece impaciente, consegue a informao que deseja: - Por favor, voc poderia me informar onde fica o prdio desta repartio pblica? - fcil. Siga por esta avenida e entre na terceira rua esquerda. Aps o prdio dos correios, ande mais uns cinqenta metros, olhando sempre direita, at encontrar um prdio de mrmore branco. A est a repartio que procura.

A U L A

48

, agora o personagem deve achar o lugar que procura. s ele seguir o mapa feito com palavras. Ele apenas precisa saber o que uma avenida, terceira rua, esquerda, direita, cinqenta metros etc. para poder seguir as instrues. Nesse caso, certamente no haver perigo de se perder. Essa segunda informao contm o que ns esperamos receber das pessoas quando procuramos um endereo, uma rua ou um prdio. Embora os seres humanos se desentendam em tantas coisas, ns sempre acreditamos nos comunicados que as pessoas nos passam: pedimos informaes a pessoas estranhas, seguimos avisos e tabuletas sem questionar muito suas indicaes, lemos obras informativas sobre vrios assuntos e temos sempre a impresso de que os autores desses comunicados procuraram fazer o melhor que puderam para ser claros e confiveis. por isso que dizemos: quem tem boca vai a Roma. A linguagem das informaes o que podemos chamar linguagem mapa, e as pessoas confiam umas nas outras ao pedirem uma informao, porque so obrigadas a isso pelas situaes da vida diria.

PAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSA
Vamos fazer uma pausa para pensar um pouco sobre esse problema de pedir e dar informaes. Na verdade, pedir e dar informaes so duas atividades lingsticas muito comuns no dia-a-dia. Pense bem: provvel que voc no passe um dia sequer sem pedir ou dar alguma informao a algum. Na Cenatexto desta aula, voc viu que h vrias maneiras de dar informaes, mas algumas delas so pouco aconselhveis. Por isso mesmo, as informaes devem preencher algumas condies para funcionarem direito. Veja algumas dessas condies: 1. As informaes devem ser dadas sobre o que foi perguntado. 2. As informaes devem ser completas. 3. As informaes devem ser claras; informaes confusas no servem. 4. As informaes devem ser verdadeiras; mentir no ajuda. 5. As informaes devem ser breves; s se deve dizer os suficiente. Tem mais. A pessoa que d uma informao tambm precisa receber uma pergunta bem formulada. Portanto, pedir uma informao exige que se faa uma pergunta clara, direta e breve. Suponha que voc esteja num certo local e chega algum que quer uma informao. Ele fala o seguinte: - amigo, veja s, eu preciso visitar minha me ainda hoje. Ela t velhinha e no passa bem. Taqui a carta, ! Seria bom eu chegar l logo. S filho nico, ela mora sozinha... bl, bl, bl, bl, bl... Olha, moo, ser que voc pode me d uma ajuda a? Mas olha, eu no quero pegar um txi. Posso ir a p mesmo... bl, bl, bl, bl.. Me explica a. Como que eu chego at a rodoviria pra pegar um nibus? At parecia que ele ia pedir uma esmola! Por que ele no disse simplesmente a ltima frase e pronto? Pois , quando voc tem que pedir ou dar uma informao, diga apenas o necessrio e o suficiente para solicitar ou fornecer a informao adequada. Assim voc no aborrece ningum. Veja bem: essa no uma regra de boas maneiras. uma regra til para se entender bem. um problema de uso da lngua.

1. 2.

Que voc entende pela expresso Quem tem boca vai a Roma? Considerando o tipo de informao que estamos acostumados a ouvir no diaa-dia, como voc classificaria a resposta de uma pessoa que lhe desse a primeira informao que aparece na Cenatexto? Qual a diferena fundamental entre as duas informaes da Cenatexto? Mesmo sem estar presente na Cenatexto, voc seria capaz de desenhar aqui o mapa feito com palavras da segunda informao? Por que que ns confiamos nos comunicados que as pessoas dirigem a ns? Repare neste trecho: .. siga por esta larga avenida...

Entendimento A U L A

48

3. 4. 5.

Aprofundando

Observe que a palavra destacada modifica a outra palavra que lhe segue. Como voc sabe, a primeira um adjetivo (larga), que modifica o substantivo (avenida). Podemos transformar esse adjetivo numa orao, modificando um pouco a frase original. Veja: ... siga por esta avenida que larga ... Agora, ao invs do adjetivo larga, temos uma orao adjetiva, que larga, modificando o substantivo avenida. assim que se formam as oraes adjetivas. 1. Seguindo a explicao acima, transforme os adjetivos destacados nos trechos seguintes em oraes adjetivas: a) (...) ela no fornece um mapa do verdadeiro caminho. ........................................................................................................................................... b) (...) pedimos informaes a pessoas estranhas. ........................................................................................................................................... c) (...) porque so obrigadas a isso pelas situaes da vida diria. ........................................................................................................................................... 2. Ns podemos tambm fazer o contrrio: transformar oraes adjetivas em simples adjetivos. Veja: Um indivduo que parece desorientado aproxima-se de outro. Um indivduo desorientado aproxima-se de outro. Agora sua vez. Siga o modelo acima. a) Com essa informao, que imprecisa, ser muito difcil (...). ........................................................................................................................................... b) Vejamos se na segunda tentativa nosso personagem, que parece impaciente, consegue a informao (...). ........................................................................................................................................... c) , agora o personagem deve achar o lugar que procura. ........................................................................................................................................... As oraes adjetivas so, assim, oraes subordinadas a um substantivo, modificado por elas, e geralmente so introduzidas pelos pronomes relativos.

Arte e vida A U L A

48

Na Cenatexto de hoje, falamos sobre a linguagem das informaes, e destacamos algumas de suas caractersticas, como a verdade, a clareza e a confiabilidade. Esse tipo de linguagem tem uma funo utilitria; ns no a utilizamos porque sentimos prazer em us-la: ns a utilizamos porque precisamos dela para alguma finalidade da vida diria. Voc deve se lembrar que j estudou aqui o que linguagem denotativa e conotativa, lembra-se? Pois bem, se a linguagem das informaes fosse conotativa, ela poderia nos conduzir a erros, a dvidas, a confuses. No caso das informaes, importante que todos entendam a mesma coisa quando ouvem palavras como avenida, terceira rua, esquerda, direita etc., porque seno ia ser uma confuso dos diabos. Isso significa que esse tipo de linguagem, para ser til, tem que ser denotativa, isto , tem que ser precisa, lgica, clara, objetiva. Bem, como que fica a literatura nesse contexto? Voc j aprendeu que a linguagem literria tende a ser muito mais conotativa do que denotativa para sugerir, surpreender, revelar novas formas de se ver o mundo. Neste curso, ns j apresentamos e comentamos vrios tipos de textos literrios. Quando comparamos, por exemplo, um poema de Vincius de Morais, um romance como Mad Maria, de Mrcio Souza, e uma pea de teatro como Gota Dgua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, encontramos dificuldades para descobrir elementos comuns entre essas obras, tantas so as diferenas entre elas. Sabemos, entretanto, que todas elas so obras literrias. Por que, ento, elas so to diferentes? A resposta a essa pergunta nos remete ao conceito de gneros literrios. Leia o seguinte trecho de um poema de Mrio de Andrade: (...) Tu me adivinhas, meu amor, Porm no queres ser escrava! Flores! Apaixonadamente meus braos desgalham-se, Flores!
Fonte: Mrio de Andrade. Poesias completas. Crculo do Livro. pg. 223.

& &

Observe que no trecho acima no h preocupao em se contar uma histria, dar uma informao ou mostrar algum dilogo. O que predomina no texto a revelao de um sentimento. A pessoa que faz essa declarao de amor um eu lrico que manifesta sua emoo ao falar sobre o objeto de seu amor. Tu me adivinhas, meu amor indica que a amada sabe das intenes do eu lrico, mas no deseja ser escrava, ou seja, no quer se prender a um sentimento. Flores! Sero elas o desabrochar do amor? De um belo sentimento? Tudo o que o eu lrico faz com muita paixo, at o desgalhar dos braos.

O poema de Mrio de Andrade um representante do gnero lrico: predomina a primeira pessoa (eu lrico), h uma atmosfera de emoes, de sentimentos transformando o mundo exterior, particularmente a natureza, conforme sua viso de mundo. Leia, agora, o poema todo, e procure ver essas caractersticas, e outras mais: Poemas da Negra V L longe no sul, L nos ps da Argentina, Marulham temveis os mares gelados, No posso fazer mesmo um gesto! Tu me adivinhas, meu amor, Porm no queres ser escrava! Flores! Apaixonadamente meus braos desgalham-se, Flores! Flores amarelas do pau-darco secular! Eu me desgalho sobre teu corpo manso, As flores esto caindo sobre teu corpo manso, Te cobrirei de flores amarelas! Apaixonadamente Eu me defenderei!

A U L A

48

Agora que voc apreciou o poema de Mrio de Andrade, vamos a algumas informaes sobre o autor e sua obra: Mrio Raul de Morais Andrade, conhecido como Mrio de Andrade, escritor e musiclogo brasileiro, um dos grandes autores do Modernismo brasileiro, nasceu em So Paulo em 1893 e ali morreu em 1945. Entre suas obras mais importantes esto as seguintes: Paulicia desvairada, poesias (1922); Losango cqui, poesia (1926); Primeiro andar, contos (1926); Cl do jabuti, poesia (1927); Amar, verbo intransitivo, romance (1927); Macunama, romance (1928).

& & & &

&

Reflexo A U L A

48

Nesta aula, aproveitamos a necessidade de usarmos a linguagem informativa, ou referencial no nosso dia-a-dia, para fazer um confronto com a linguagem esttica, ou literria. Uma til, a outra prazerosa, tem finalidade esttica. No trecho abaixo, o escritor Rubem Alves discute a questo do til e do prazeroso. Veja: Brinquedo no serve para nada. (...) O brinquedo uma atividade intil. E, no entanto, o corpo quer voltar a ele. Por qu? Por que o brinquedo, sem produzir qualquer utilidade, produz alegria. Felicidade brincar. E sabem por qu? Porque no brinquedo nos encontramos com aquilo que amamos. No brinquedo o corpo faz amor com objetos de seu desejo. Pode ser qualquer coisa: ler um poema, escutar uma msica, cozinhar, jogar xadrez, cultivar uma flor, conversar fiado, tocar flauta, empinar papagaio, nadar, ficar de barriga para o ar olhando as nuvens que navegam, acariciar o corpo da pessoa amada coisas que no levam a nada. Amar brincar. No leva a nada. Porque no para levar a nada. Quem brinca j chegou. Coisas que levam a outras, teis, indicam que ainda estamos a caminho: ainda no abraamos o objeto amado. Mas no brinquedo temos uma amostra do Paraso.
Fonte: Rubem Alves. Tudo o que pesado flutua no ar. Ed. Ouro Preto. 1994. pg. 78

Voc viu como o autor contrape o til ao prazeroso? Agora, pense sobre a vida que levamos. Que tipo de prazer gozamos na vida? Ser que nossa vida s o trabalho, ou h mais coisas? O autor finaliza o pargrafo acima com a seguinte frase: A nica finalidade do saber adulto permitir que a criana que mora em ns continue a brincar. Ser que ns soltamos realmente a criana que h em ns? Discuta com sua famlia, com seus colegas, suas colegas.

&

You might also like