You are on page 1of 4

O desenvolvimento dos diversos sistemas estruturais e construtivos fez surgir, entre outros, os sistemas formados por elementos mistos

ao-concreto, cuja combinao de perfis de ao e concreto visa aproveitar as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos. Nas construes mistas, o concreto foi primeiramente usado, no incio do sculo, como material de revestimento, protegendo os perfis de ao contra o fogo e a corroso e embora o concreto pudesse ter alguma participao em termos estruturais, sua contribuio na resistncia era desprezada. Hoje, vigas, colunas e lajes mistas so intensamente usadas em edifcios multiandares no exterior e esto evoluindo no Brasil . A construo em sistema misto competitiva para estruturas de vos mdios a elevados, caracterizando-se pela rapidez de execuo e pela significativa reduo do peso total da estrutura. Nos edifcios usuais, os elementos estruturais que compem o sistema estrutural global podem ser divididos didaticamente em lajes, vigas e pilares ou a unio destes elementos que devem ter resistncia mecnica, estabilidade, rigidez, resistncia fissurao e a deslocamentos excessivos para poderem contribuir de modo efetivo na resistncia global do edifcio. Se forem necessrios, para melhorar a resistncia s aes do vento, podem ser dispostos painis verticais constitudos por pilares paredes ou elementos de contraventamento vertical como as diagonais. LAJES MISTAS O sistema de lajes mistas consiste na utilizao de uma frma permanente nervurada de ao, como suporte para o concreto antes da cura e da atuao das cargas de utilizao. Aps a cura do concreto, os dois materiais, a frma construo metlica de ao e o concreto, solidarizam-se estruturalmente, formando o sistema misto. A frma de ao substitui ento a armadura positiva da laje (fig. 1). FIGURA 1: Exemplo do sistema de lajes mistas.

So diversas as funes das frmas de ao empregadas nas lajes mistas. Alm de suportarem os carregamentos durante a construo e funcionarem como plataforma de trabalho, contraventam a estrutura, desempenhando o papel de diafragma horizontal, distribuem as deformaes por retrao, evitam a fissurao excessiva do concreto, apresentam vantagens como a possibilidade de dispensa do escoramento da laje e a facilidade oferecida passagem de dutos e instalaes. O comportamento misto alcanado aps a cura do concreto da laje, quando a frma de ao transmite as tenses cisalhantes horizontais na interface com o concreto atravs de ligaes mecnicas fornecidas por salincias e reentrncias (mossas) existentes na frma.

Dimensionamento A altura total da laje mista (h) deve ser maior ou igual a 90mm e a espessura de concreto sobre a frma (hc) dever ser de no mnimo 50 mm (fig. 2); em funo da escassez de fabricantes de frmas incorporadas ao concreto, h pequena variedade de perfis, de tal forma que podemos estimar para as lajes, alturas mdias de 120mm a 150mm; armaduras de distribuio e de combate retrao devem ser colocadas a uma distncia mnima de 20mm do topo da laje, com rea mnima equivalente a 0,1% da rea de concreto acima da frma. Devem ser considerados os se-Devem ser considerados os se-Devem ser considerados os seDevem ser considerados os se-Devem ser considerados os se-Devem ser considerados os seguintes estados limites: \ -Antes da cura do concreto submetida ao peso prprio da frma, do concreto fresco e sobrecarga mnimade 1,00kN/m2 ou 2,2 kN/m2 perpendicular s nervuras: flexo e cisalhamento vertical da frma de ao segundo as recomendaes de resistncia da NBR 14762; flecha da frma limitada a 20mm ou vo/180. -Aps a cura do concreto submetida s aes de clculo atuantes no pavimento: rea da frma de ao como armadura positiva resistente ao momento fletor. Se necessrio, aplicar armadura adicional; cisalhamento longitudinal na interface dos materiais, dependente da aderncia entre eles; cisalhamento vertical e puno para cargas concentradas; flecha da frma limitada ao vo/350; deslizamento relativo de extremidade e fissurao excessiva no concreto segundo as recomendaes da NBR 6118. FIGURA 2: Dimenses da laje mista.

Montagem e Fixao Aps a concluso da montagem das vigas de ao da estrutura, podese prosseguir com a instalao dos painis das frmas de ao e de seus acessrios atendendo as seguintes recomendaes: nivelamento correto da mesa superior da viga de ao, de modo a obter um perfeito contato entre a frma e a viga; remoo de ferrugem, rebarbas, respingos de solda e de oleosidades em geral; remoo da pintura e umidade nas proximidades da regio de soldagem. Aps as conferncias necessrias, os painis so posicionados sobre o vigamento. usual a necessidade de recortes e ajustes nos cantos e no contorno de pilares, a fim de adaptar a laje geometria da edificao. Uma vez realizados todos os ajustes e o alinhamento, os painis devem ser fixados estrutura por meio de pontos de solda bujo ou solda tampo.

Aps o trmino da montagem da frma de ao, devem ser fixados os conectores de cisalhamento. Estes conectores devero ser soldados viga, atravs da frma de ao, mediante um equipamento de solda por eletrofuso (fig. 3). O conector mais utilizado no sistema de lajes e vigas mistas o tipo pino com cabea (stud bolt).

FIGURA 3: Instalao de stud bolts. Concludas a montagem, fixao da frma e instalao dos conectores de cisalhamento, pode-se dar incio instalao das armaduras adicionais

das lajes e ao lanamento do concreto

You might also like