You are on page 1of 20

4

Neste captulo
1. A noo intuitiva

Captulo

Introduo s funes

de funo
2. A definio

de funo
3. Funo e grfico 4. Funo e

proporcionalidade

Comece pelo que j sabe


Uma operadora de telefonia celular fez uma promoo que oferece trs opes de plano de pagamento aos seus clientes. 1. Cite uma caracterstica dos planos mensais A e B que no aparece no plano de recarga C. 2. Qual seria o plano mais econmico para uma utilizao de 20 minutos por ms? 3. Determine o custo de 30 minutos de ligaes por ms em cada plano oferecido pela operadora. Compare os valores encontrados. 4. Qual seria o plano mais econmico para utilizar 60 minutos de ligaes por ms? 5. Pensando nas respostas anteriores, podemos afirmar que o custo de cada plano depende do tempo utilizado? Justifique sua resposta. 6. Que fatores devem ser considerados para a escolha do plano com o melhor custo-benefcio? Comente com os colegas.

64

1. A noo intuitiva de funo


A noo de funo est presente em muitas situaes do cotidiano. Trata-se de um conceito matemtico que possibilita analisar como duas grandezas envolvidas em determinado fato ou fenmeno se relacionam. As situaes a seguir apresentam algumas noes relacionadas ideia de funo. Situao 1. A Companhia Esprito Santense de Saneamento (Cesan) cobra as seguintes tarifas para o fornecimento de gua residencial padro.
Tarifas de gua por faixas de consumo
Faixa de consumo em m3 At 15 De 16 a 30 Acima de 30
Dados obtidos em: <http://www.cesan.com.br>. Acesso em: 22 nov. 2008.
|| Tarifa em RS por m3

Histria da Matemtica

` A palavra funo parece


ter sido introduzida por Leibniz em 1694, inicialmente para expressar qualquer quantidade associada a uma curva. Por volta de 1718, Johann Bernoulli considerou uma funo como uma expresso qualquer formada de uma varivel e algumas constantes; depois Euler considerou uma funo como uma equao ou frmula qualquer envolvendo variveis e constantes. O conceito de Euler se manteve inalterado at que Joseph Fourier (1768-1830) foi levado a considerar, em suas pesquisas, as chamadas sries trigonomtricas. Essas sries envolvem uma forma de relao mais geral entre as variveis que as que j haviam sido estudadas interiormente. Na tentativa de dar uma definio de funo ampla o suficiente a ponto de englobar essa forma de relao, Lejeune Dirichlet (1805-1859) chegou seguinte formulao: Uma varivel um smbolo que representa qualquer dos elementos de um conjunto de nmeros; se duas variveis x e y esto relacionadas de maneira que, sempre que se atribui um valor a x, corresponde automaticamente, por alguma lei ou regra, um valor a y, ento se diz que y uma funo (unvoca) de x. A varivel x, qual se atribuem valores vontade, chamada varivel independente e a varivel y, cujos valores dependem dos valores de x, chamada varivel dependente. Os valores possveis que x pode assumir constituem o campo de definio da funo e os valores assumidos por y constituem o campo de valores da funo.
EvEs, Howard. Introduo histria da Matemtica. Campinas, SP. Ed. Unicamp, 2002.

Histria das funes

1,76 3,49 3,89

De acordo com a tabela, a tarifa a ser paga depende da faixa de consumo de gua, ou seja, a tarifa est em funo da faixa de consumo. Situao 2. O comprimento C de um crculo depende de seu raio r. Diz-se que C uma funo de r. r A frmula matemtica que permite calcular o valor de C dado por C 5 2 ? ? r. Essa a lei de correspondncia que faz cada valor positivo de r corresponder a um nico valor de C. Situao 3. A temperatura T registrada em C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) durante um dia de primavera uma funo do tempo t dado em horas.
Temperatura em Braslia no dia 24 de novembro de 2008
Temperatura (C)

23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 0 00 h 00 12 h 00 00 h 00
Horrio

Dados obtidos em: <http://meteoweb.inmet.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2008.

Embora no haja uma frmula matemtica simples que relacione as duas grandezas, essa situao descreve uma lei segundo a qual para cada perodo de tempo t h uma nica temperatura T registrada. Nessa funo, a temperatura depende do tempo e, por isso, chamada de varivel dependente. J o tempo, como no depende de nada, chamado de varivel independente. Tabelas, frmulas e grficos so as formas mais comuns utilizadas para representar uma funo, como foi mostrado em cada uma das situaes aqui apresentadas.

65

Introduo s funes

2. A definio de funo
Dada duas variveis x e y, em que x a varivel independente e y a varivel dependente de x, se para cada valor de x possvel associar um nico valor de y, ento y est em funo de x.
Definio

Uma funo uma lei que faz cada elemento x de um conjunto A corresponder a um nico elemento y de um conjunto B.
A B

A funo transforma x A em y B.

So vlidas as notaes a seguir.

Para refletir

B : A B ou : A L-se: funo de A em B, ou aplicao de A em B, ou transformao de A em B. x y L-se: a funo transforma (ou leva) x em y.

` possvel estabelecer uma


relao que leva cada um dos elementos do conjunto Z a um nico elemento de N? Cite outros conjuntos em que essa relao com o conjunto N pode ser estabelecida.

Uma funo pode ser entendida de duas maneiras: como uma relao que leva, ou como uma relao que transforma ou produz. Relao que leva No captulo 3 definiu-se conjunto enumervel, citando-se como exemplo o conjunto dos nmeros pares Np, com a apresentao do diagrama abaixo.
Np
0 2 4 6

N
0 1 2 3

Entrada

x 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, ...

De acordo com a definio, possvel estabelecer a seguinte relao que, nesse momento, denominada relao . Todos os elementos de Np esto associados a algum elemento de N. Cada elemento de Np est associado a um nico elemento de N. Essa relao uma funo que leva cada elemento dos nmeros pares a um nico elemento do conjunto dos nmeros naturais. Relao que transforma ou produz Suponha que exista uma mquina que aceita na entrada nmeros naturais e como sada produzido o triplo desses nmeros. O nmero que sai depende do nmero que entra. Assim, a mquina representa uma funo que, a partir de x, produz y. Tambm pode ser dito que representa uma funo que transforma cada nmero x em um nmero y tal que y 5 3x .

Sada y ou f(x)

0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, ...

66

Exerccio resolvido
1. Na tabela a seguir, o preo do combustvel est em funo do volume do abastecimento.
Volume (em litros)
5 10 15 20 25 30
|| Preo (em RS)

12,50 25,00 37,50 50,00 62,50 75,00

Resoluo a) O preo referente a 1 litro de combustvel 12,50 _____ 5 2,5 . Portanto, a frmula que relaciona o 5 preo do combustvel com o volume P 5 2,5 V. b) Basta substituir V por 7 na frmula P 5 2,5 V. Portanto P 5 2,5 7 P 5 17,5. O valor pago por 7 litros de combustvel || RS 17,50. c) Para determinar o volume de combustvel cor|| respondente ao preo de RS 60,00 preciso substituir P 5 60 na frmula P 5 2,5 V. 60 Portanto, 60 5 2,5 V V 5 ___ V 5 24. 2,5
|| O preo de RS 60,00 corresponde a 24 litros de combustvel.

a) Escrever a frmula que associa o preo do combustvel (P) e o volume (V). b) Determinar o valor pago por 7 litros de combustvel. c) Determinar o volume de combustvel que cor|| responde ao preo de RS 60,00.

Exerccios propostos
2. Um avio se desloca em linha reta de acordo com os instantes mostrados na tabela.
t (h) d (km)
1 800 2 1 600 3 2 400 4 3 200 5 4 000
x

5. Um retngulo tem largura x, comprimento y e rea de 24 cm2, como mostrado abaixo.


y

A 5 24 cm2
y

a) Escreva uma frmula que relacione d e t. b) Determine a distncia que o avio ter percorrido aps 8 h de viagem, se mantiver o movimento descrito pela frmula obtida no item a. 3. Um tcnico que presta servios de manuteno de computadores em residncias cobra uma taxa fixa de || || RS 35,00 pela visita e RS 10,00 por hora trabalhada. a) Qual o valor de um servio iniciado s 15 h 45 min e concludo s 17 h 45 min? b) Quantas horas esse tcnico trabalhou, sabendo|| -se que ele recebeu RS 75,00 pelo servio? c) Escreva a lei de correspondncia que relaciona o valor pago pelo servio prestado e as horas de trabalho desse tcnico. d) Qual a varivel dependente da lei obtida no item c? E a varivel independente? 4. Dados os conjuntos A e B, verifique se cada situao a seguir representa uma funo de A em B. a) Dois elementos de A esto associados a um mesmo elemento de B. b) Todos os elementos de A esto associados a elementos distintos de B, exceto um, que est associado a dois elementos de B. c) Um elemento de A no est associado a nenhum elemento de B. d) Um elemento de A est associado a mais de um elemento de B.

Determine o que se pede em cada item. a) A lei de correspondncia que expressa o valor do comprimento y em funo da largura x. b) O comprimento y, se a largura desse retngulo for 4,8 cm. c) As dimenses desse retngulo, se o comprimento for 6 vezes a largura. 6. Em 2008, o salrio-famlia, um benefcio concedido pela Previdncia Social aos trabalhadores com || || renda mensal inferior a RS 472,43, era de RS 24,23, para famlias com filho de at 14 anos incompletos, ou com filho invlido. Represente por uma frmula matemtica a lei de correspondncia que associa a varivel salrio-famlia varivel nmero de filhos por trabalhador. 7. A figura ao lado representa um quadrado de rea igual a 100 cm2. a) Expresse a rea da regio laranja da figura em funo de x. b) Determine a rea da regio verde da figura, considerando a medida de x igual a 7 cm.
x

10

10

67

Introduo s funes

Domnio, contradomnio e imagem de uma funo


Dada uma funo de A em B, o conjunto A denominado domnio da funo , e o conjunto B, contradomnio dessa funo. O domnio denotado por D() ou simplesmente D e o contradomnio, por CD() ou CD. Para cada x D, o valor correspondente y CD assumido pela funo a imagem (x) da funo (l-se de x). Assim, y 5 (x). O conjunto formado por todas as imagens de D denominado conjunto imagem de . A notao utilizada para o conjunto imagem Im() ou Im.
A B

y 5 (x) x

D()

: A B : x (x)

Im() CD(f)

Embora x e y possam representar quaisquer variveis, a partir daqui o uso dessas letras ficar restrito aos casos de funes cujas variveis possam assumir valores numricos reais, ou seja, funes cujo domnio dado pelo conjunto dos nmeros reais. Essas so as funes reais de variveis reais. Considere a funo (x) 5 3x 1 5. Essa funo admite domnio D 5 R, pois, para qualquer x R, o nmero 3x 1 5 um nmero real. Para que uma funo seja bem definida, so necessrios trs ingredientes: o domnio, o contradomnio e a regra, ou seja, a lei de correspondncia que permite associar, de maneira bem determinada, cada elemento do domnio a um nico elemento do contradomnio.

Funes definidas por frmulas matemticas


Calculadora

Potenciao
` As calculadoras cientficas
apresentam algumas funes que permitem o clculo de potenciao. As representaes, em geral, aparecem como mostrado abaixo.
x2
ou x^2 : eleva um nmero ao quadrado.

A maior parte das funes estudadas neste captulo determinada por frmulas matemticas denominadas lei de correspondncia da funo. Veja a seguir algumas dessas funes. Exemplo 1. Considere um crculo de raio r. A rea do crculo uma funo do raio e pode ser expressa pela lei de correspondncia A(r) 5 r2. Nesse caso, a varivel independente o raio r, e a varivel dependente a rea A do crculo. Para um crculo de raio r 5 3 cm, substituindo o valor de r na lei de correspondncia, obtm-se o valor de A(r) correspondente. A(r) 5 r2 A(3) 5 32 A(3) 5 9 Logo, a rea de um crculo de raio igual a 3 cm 9 cm2. Exemplo 2. Considere a funo : R R dada pela lei de correspondncia (x) 5 x 1 3. A partir da frmula matemtica que descreve a funo, pode-se obter alguns valores de (x) para determinados valores de x. A imagem de x 5 0 (0) 5 0 1 3 5 3, isto , (0) 5 3. Ou, ainda, o valor de no ponto 0 3. A imagem de x 5 1 (1) 5 1 1 3 5 4, isto , (1) 5 4. A imagem de x 5 2 (2) 5 2 1 3 5 5, isto , (2) 5 5. Observao No se deve confundir com (x): a funo e (x) o valor que a funo assume em cada x pertencente ao domnio.

eleva um nmero x3 ou x^3 : ao cubo.

xy ou x^y : a um expoente y.
de um nmero x.

eleva um nmero x

x1 ou 1/x : fornece o inverso

Observao Em algumas calculadoras necessrio teclar para o resultado surgir no visor; em outras, no. Verifique como funciona a sua calculadora.

68

Estudo do domnio de uma funo real


Uma vez que no est dado o domnio, no est caracterizada funo alguma. Existe, porm, uma conveno geral que ser utilizada daqui em diante: sempre que no for explicitado o domnio D de uma funo, fica subentendido que ele est dado pelo conjunto R, devendo ser excludos apenas os valores para os quais as operaes indicadas pela lei de correspondncia no fazem sentido. Exemplos

Para refletir

` A tabela abaixo apresenta o


nome de cinco pessoas e o respectivo tipo sanguneo.
Nome
Marcos Paula Anglica Henrique Patrcia

Tipo sanguneo
A B AB O A

1 A funo (x) 5 __ tem domnio D 5 R* ou D 5 R 2 {0}, pois, para todo x 1 x diferente de zero, o nmero __ um nmero real. x A funo (x) 5 dXX tem domnio D 5 R1, pois, para todo x real no nex gativo, o nmero dXX tambm um nmero real. So excludos os valores x negativos do domnio dessa funo, pois no possvel calcular a raiz quadrada de nmeros negativos no conjunto dos nmeros reais.

Taxa de variao de uma funo


Suponha que o custo total de uma empresa para produzir de x unidades de determinado produto seja C(x). Assim, C a funo custo de produo desse produto. Se a quantidade de unidades produzidas crescer de x1 para x2, o custo adicional ser dado por DC 5 C(x2) 2 C(x1). A taxa de crescimento, ou DC C(x 2) 2 C(x 1) taxa de variao da funo C dada por ___ 5 ____________. x2 2 x1 Dx De modo geral, dada uma funo , a taxa de crescimento ou taxa de vaD ( x 2 ) 2 ( x 1 ) riao da funo dada por ___ 5 ____________ x2 2 x1 Dx
Exerccios resolvidos
8. Determinar em cada caso a imagem da funo : R R cuja lei de correspondencia (x) 5 x2 1 1. a) (0) b) (1) c) (dXX) 2 d) (24) e) (21)

a) De acordo com a tabela dada, possvel associar o nome de uma pessoa a dois tipos sanguneos? b) E um tipo sanguneo pode ser associado a dois nomes? c) Qual das variveis pode ser expressa em funo da outra? D o conjunto D(). d) Qual o conjunto CD()? e) A lei de correspondncia dessa funo pode ser expressa por uma frmula matemtica? Por qu?

10. Determinar o valor de k na funo : R R cuja lei de correspondncia (x) 5 x2 1 kx 1 4 e (3) 5 19. Resoluo Como (x) 5 x2 1 kx 1 4 e (3) 5 19, para determinar o valor de k necessrio substituir o valor de (3) na lei de correspondncia. Assim, 19 5 (3)2 1 k ? 3 1 4 19 5 9 1 3k 1 4 6 19 2 9 2 4 5 3k 6 5 3k k 5 __ k 5 2 3 Logo, o valor de k 2. 11. Determinar o valor de m na funo : R R, cuja lei de correspondncia (x) 5 (m 1 1)x 2 3 e (4) 5 6. Resoluo Para determinar o valor de m, basta substituir o valor da imagem na lei de correspondncia da funo. Assim, 6 5 (m 1 1) ? 6 2 3 6 1 3 5 6m 1 6 3 1 6 1 3 2 6 5 6m 3 5 6m m 5 __ m 5 __ 6 2 1 Portanto, o valor de m __. 2

( 2 f) 2dXX )

Resoluo a) (0) 5 (0)2 1 1 5 1 b) (1) 5 (1)2 1 1 5 2 c) ( dXX ) 5 ( dXX ) 1 1 5 2 1 1 5 3 2 2


2

d) (24) 5 (24)2 1 1 5 16 1 1 5 17 e) (21) 5 (21)2 1 1 5 1 1 1 5 2 f) ( 2dXX ) 5 ( 2dXX ) 1 1 5 2 1 1 5 3 2 2


2

9. Determinar o valor do domnio da funo : R R, cuja lei de correspondncia dada por (x) 5 x3 1 4 e a imagem 12. Resoluo Para determinar o valor procurado, basta substituir o valor da imagem na lei. Assim, 12 5 x3 1 4 12 2 4 5 x3 8 5 x3 x3 5 8 x 5 2. Portanto, o valor do domnio 2.

69

Introduo s funes

Exerccios propostos
12. A tabela a seguir apresenta a nota de cinco alunos em uma prova de geografia.
Nome Nota
Gustavo 6 Paulo 9 Csar 7 Rodrigo 5,5 Jos 6

Considerando uma funo que associa o nome de cada aluno respectiva nota, faa o que pede cada item. a) Explicite em seu caderno o domnio e o contradomnio da funo . b) Qual a lei de correspondncia dessa funo? c) Calcule o valor de x dado abaixo.
(Gustavo) 1 (Paulo) 1 (Csar) 1 (Rodrigo) 1 (Jos) x 5 _________________________________________ 5

14. Escreva em seu caderno a lei de correspondncia da funo pedida em cada item. a) Lei da funo que relaciona um nmero real x com seu dobro. b) Lei da funo que relaciona um nmero real x com sua metade. c) Lei da funo que relaciona um nmero real x com seu quadrado. d) Lei da funo que relaciona um nmero real x com seu dobro adicionado de sua metade. e) Uma funo que associa cada nmero real a seu inverso. 15. So dadas as funes g: A R, com A 5 {21, 0, 1, 2} e g(x) 5 x3 1 2x2. Determine o contradomnio e a imagem de g. 16. Dada a funo g: D R, em que g(x) 5 4x 2 5 e D 5 {23, 21, 0, 4}, escreva em seu caderno o conjunto imagem de g. x 17. Dada a funo : R R, definida por (x) 5 ______ x2 2 5 determine os valores abaixo. 1 1 e) (22) 1 __ a) (0) c) __ 2 2

O que significa o valor de x? d) H alguns elementos do domnio que tm a mesma imagem. Escreva em seu caderno quais so esses elementos. 13. Verifique quais diagramas abaixo representam funes, identificando o domnio, o contradomnio e a imagem. a)
1 0 1 2 1 4 7 6

()

()

b) (22)

d) (1) 2 (21)

18. Na funo real definida pela lei (x) 5 x2 1 kx 1 5, tem-se (4) 5 9. Determine o valor de k. 19. Quais elementos do domnio da funo dada por (x) 5 8x2 2 4 tem como imagem 22? 20. Dada a funo : N R definida por (x) 5 dXXXXXXX , 8 2 2x identifique o conjunto que representa o domnio dessa funo. a) A 5 R 2 {4} c) C 5 {0, 1, 2, 3, 4} b) B 5 {x R x 4} d) D 5 {x R x 4} 21. Seja a funo g: N R, definida por: x 4 g(x) 5 _____ 1 _______ . Qual o domnio de g? 1 2 x 2x 2 6 22. Seja a funo : R R, definida por: x29 2x 2 1 (x) 5 ______ 1 dXXXXXX. Identifique em seu caderno 32x quais das afirmaes abaixo esto corretas. a) O nmero 3 pertence ao domnio de . b) O nmero 1,5 pertence ao domnio de . c) O nmero 1 no pertence ao domnio de . d) D() 5 {x R | x 1,5 e x 3}. 23. Dada a funo (x) 5 x2 2 2x 1 1, determine em seu caderno (k11). 24. Sendo (x 1 1) 5 x3 2 2x2 2 8, calcule (4). 25. Considere a funo g(x) 5 x2 1 (m 2 1)x 2 4. Sabendo que g(2) 5 10, determine em seu caderno o valor de m.

b)

0 1 2

4 2 0 3

c)

0 2 1

3 1 4

d)

1 2 0 3

8 1 1 6 2 9

e)

4 3 2 1

0 5 2 1

70

3. Funo e grfico
Plano cartesiano
O sistema cartesiano formado por duas retas reais perpendiculares entre si e que se cruzam no ponto zero. Esse ponto denominado origem do sistema cartesiano e frequentemente denotado por O. Cada reta representa um eixo e so nomeados por Ox e Oy. Sobrepondo um sistema cartesiano e um plano, obtm-se um plano cartesiano, cuja primeira vantagem associar a cada ponto do plano um par de nmeros reais. Assim, um ponto A do plano corresponde a um par ordenado (m, n) com m e n reais. O eixo horizontal Ox chamado de eixo das abscissas e o eixo vertical Oy, de eixo das ordenadas. Esses eixos dividem o plano em quatro regies chamadas quadrantes.
Eixo das ordenadas y

Para recordar

Par ordenado
` No par ordenado (x, y), x a
primeira coordenada e y a segunda coordenada, sendo x e y nmeros reais. ` O ponto A representado por A(m, n); m denominado abscissa e n a ordenada do ponto A. ` A ordem em que os elementos de um par ordenado aparecem deve ser considerada. Por exemplo, o par ordenado (2, 3) diferente do par (3, 2).

2o quadrante
n

1o quadrante A (m,n)
Eixo das x abscissas

3o quadrante

4o quadrante

Para localizar os pontos no plano cartesiano utiliza-se a interseco de retas paralelas aos eixos Ox e Oy. Analise os pontos no plano cartesiano abaixo. A origem O corresponde ao par ordey 5 nado (0, 0). A 4 O par ordenado (2, 4) corresponde ao B 3 ponto A. Observe que a primeira co2 ordenada obtida no eixo Ox e a se1 gunda coordenada, no eixo Oy . E O F O ponto C corresponde ao par orde1 __ 1 2 3 4 5 x 25 24 23 22 21 21 2 nado (24, 23); 24 chamado de abs22 cissa e 23 de ordenada do ponto C. 23 C Os pontos E e F esto sobre o eixo das 24 D abscissas e, portanto, tm ordenadas 25 1 __, 0 . iguais a zero: E(22, 0) e F 2 Os pontos D(0, 25) e B(0, 3) tm abscissas iguais a zero, pois esto localizados sobre o eixo das ordenadas. O plano cartesiano o contato imediato entre a geometria e a lgebra. Nele h uma correspondncia entre pontos do plano e pares ordenados de nmeros reais, de modo que todo ponto no plano tem seu correspondente par ordenado, assim como um par ordenado tem um ponto correspondente no plano. Dessa forma, problemas geomtricos podem ser interpretados algebricamente e problemas algbricos podem ser interpretados geometricamente.

Um pouco de histria

Plano cartesiano
` O sistema de
coordenadas chamado de sistema cartesiano em referncia ao matemtico e filsofo francs Ren Descartes (1596-1650). Considerado o pai da filosofia moderna, Descartes desenvolveu em sua obra La Gomtrie relaes entre a lgebra e a geometria, dando origem geometria analtica.

( )

71

Introduo s funes

Representaes grficas de funo


Considere a funo : {22, 21, 0, 1, 2} [0, 4]. A tabela a seguir mostra algumas representaes grficas possveis para a funo .
: {2, 1, 0, 1, 2} [0,4] x x2
Tabelas Diagramas e/ou esquemas Plano cartesiano
y

x
22 21 0 1 2

y
4 1 0 1 4 21
0 1 2

4 3 2 1

22

3 2 1 0

0 1 24 23 22 21 21

4 x

Grfico de funo
Definio

O grfico de uma funo o conjunto de pares ordenados (x, y) que tenham x pertencente ao domnio da funo e y 5 (x).

comum a representao grfica no plano cartesiano ser considerada o grfico da funo. O grfico da funo um conjunto de pontos, ou seja, um conjunto de pares ordenados que, em muitos casos, podem ter mais de uma representao grfica. y 3 Analise o exemplo a seguir. 2 Seja : R R tal que (x) 5 2x. 1 O grfico da funo o conjunto de pontos G 22 21 0 1 2 3 4 x tal que G 5 {(x, 2x) | x R}. 21 A representao grfica no plano cartesiano tam22 bm o grfico da funo .
Exerccio resolvido
26. Considerando os grficos das funes e g, listar as semelhanas e as diferenas entre os dois grficos. : N R 1 (x) 5 x 2 __ 2
4 3 2 1 23 22 21 0 1 21 22 23 2 3 4 x
y

g: R R 1 g(x) 5 x 2 __ 2
4 3 2 1 23 22 21 0 1 21 22 23 2 3 4 x
y

Resoluo Semelhanas: os dois grficos so formados por conjunto de pontos; representam funes com a mesma lei de correspondncia; so conjuntos infinitos de pontos. Diferenas: a representao grfica, o domnio e a imagem.

72

Reconhecimento do grfico de uma funo


Nem sempre um conjunto de pares ordenados representa o grfico de uma funo. Para saber se de fato representa o grfico, preciso verificar se para cada elemento do domnio, que no plano cartesiano representado pelos valores do eixo Ox, existe apenas um nico correspondente no contradomnio, representado pelos valores do eixo Oy. Geometricamente significa que qualquer reta perpendicular ao eixo Ox deve interceptar o grfico em um nico ponto.
grfico de funo de x em y
y

No grfico de funo de x em y
y

No grfico de funo de x em y
y

x x1 x x1 x

x1

Qualquer reta perpendicular ao eixo Ox intercepta o grfico em um nico ponto; portanto, o grfico representa uma funo de x em y.

Existem retas perpendiculares a Ox que interceptam o grfico em mais de um ponto; portanto, o grfico no representa uma funo de x em y.

Existem retas perpendiculares a Ox que interceptam o grfico em mais de um ponto; portanto, o grfico no representa uma funo de x em y.

Anlise de grfico
Os grficos no so um mero recurso visual; eles permitem ao leitor analisar e propor relaes entre as variveis de maneira dinmica. Exemplo
Quantidade de veculos

Para refletir

Produo de veculos bicombustveis (lcool e gasolina) no 1o semestre de 2008

200 000

190 000

180 000 Folha de S.Paulo, 9 out. 2008. 170 000

` A personagem da charge
um operador da bolsa de valores internado em um hospital. Ele v a situao financeira daquele momento, retratada nos grficos mostrados nos monitores da mquina ligada ao seu corpo. a) Que situao financeira os grficos da bolsa representam? b) E o grfico do monitor no leito do hospital, o que representa? c) Por que voc acha que o monitor no leito do hospital apresentou esse grfico?

160 000

150 000

janeiro

fevereiro

maro

abril

maio

junho

Ms

Fonte: Anfavea Associao Nacional de Fabricantes de Veculos Automotores.

Considerando-se esse grfico, so vlidas as informaes a seguir. O ponto mximo da produo no 1o semestre de 2008 foi no ms de junho. O ponto mnimo da produo no 1o semestre de 2008 foi no ms de janeiro. De janeiro a abril houve um crescimento na produo, assim como tambm houve crescimento de maio a junho. Houve um decrescimento na produo de abril a maio. A taxa de crescimento da produo de janeiro a fevereiro foi menor quando comparada com o perodo de fevereiro a abril. A varivel quantidade de veculos bicombustveis est em funo da varivel tempo (em ms).

73

Introduo s funes

Exerccios resolvidos
27. Determinar o valor de m para que o ponto P(m 2 3, 2) pertena ao eixo das ordenadas. Resoluo O ponto P deve estar sobre o eixo Oy, ou seja, a abscissa desse ponto deve ser igual a zero. Assim: m 2 3 5 0 m 5 3.
y

29. Determinar o domnio e a imagem da funo representada pelo grfico.


3 2 1 23 22 21 0 1 21 22 23 2 3 4 x
y

(m 2 3, 2) 5 (0,2)

28. Verificar se o par ordenado (2, 1) pertence ao grfico da funo definida com domnio e imagem no conjunto dos nmeros reais, tal que (x) 5 22x 1 3. Resoluo O par ordenado (2, 1) tem abscissa 2 e ordenada 1, ou seja, x 5 2 e y 5 1. Para que ele pertena ao grfico da funo definida pela lei de correspondncia (x) 5 22x 1 3 preciso verificar se (2) 5 1. Como (2) 5 22 (2) 1 3 5 21, o par ordenado (2, 1) no pertence ao grfico da funo.

Resoluo O domnio e a imagem da funo so obtidos projetando o grfico respectivamente nos eixos Ox e Oy.
3 2 1 23 22 21 0 1 21 22 23 2 3 4 x
y

Portanto, D() 5 {x R 22 x 1} e Im() 5 {x R 23 x 3}.

Exerccios propostos
30. Construa em papel quadriculado um plano cartesiano e represente os pontos: M(5, 4), N(3, 24), P(6, 0), Q(24, 3), R(23, 26), S(7, 23), T(0, 22), U(2, 1), V(0, 7). 31. O grfico a seguir indica a variao da inflao no Brasil, medida com o ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) em funo do tempo.
Histrico da inflao (IPCA % a.a.) no Brasil
IPCA %

32. O ponto P(k 2 9, 2k 2 8) pertence ao eixo das abscissas. a) Qual o valor de k? b) Quais so as coordenadas do ponto P? 33. O grfico abaixo representa uma funo.
y

4 3

14 12 10 8 6 4 2 0
5,97 8,94

12,53 9,3 7,67 7,6 5,69 4,46 3,14

2 1 22 21 21 22 0 1 2 3 4
x

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Ano

23

Dados obtidos em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 jun. 2008.

a) O grfico representa uma funo? Justifique sua resposta. b) Indique em que ano houve o maior e menor IPCA registrado, considerando o perodo representado no grfico. c) Represente em seu caderno alguns pares ordenados que pertencem ao grfico dessa funo.

a) Determine o domnio e a imagem dessa funo. b) Verifique se os pontos determinados pelos pares ordenados (1, 1), (21, 2) e (0, 0) pertencem ao grfico da funo. c) Determine qual o valor mnimo que essa funo assume.

74

4. Funo e proporcionalidade
At aqui foram apresentadas algumas das diferentes situaes que podem ser interpretadas utilizando as noes de funo. A proporcionalidade entre grandezas pode ser direta ou indireta.

Proporcionalidade direta
A seguir so apresentadas duas situaes.
Relao entre lado e permetro Relao entre lado e rea

P 5 4L

P 5 4nL

A 5 L2

A 5 (nL)2

nL

nL

Se o lado L aumenta, o permetro P tambm aumenta. Alm disso, a razo entre o permetro e o lado constante, P 4L 4nL isto , __ 5 ___ 5 ____ 5 4. L nL L

Se o lado L aumenta, a rea A tambm aumenta. Porm, a razo entre as grandezas no L2 n2L2 constante: __ ____ L nL

Na situao que relaciona o lado e o permetro do quadrado, uma grandeza depende da outra, e a razo entre elas constante, isto , as grandezas esto em uma relao de proporcionalidade direta. J na situao que relaciona o lado e a rea do quadrado, as grandezas esto em uma relao de dependncia, porm no de proporcionalidade.
Definio

Duas grandezas, x e y, so diretamente proporcionais quando satisfazem duas condies. O valor de x aumenta e o correspondente valor de y tambm aumenta. y y A relao __ 5 constante, ou seja, __ 5 k, com k . 0. x x

Clculo mental

` Uma torneira despeja em um


reservatrio 15 litros de gua por minuto. Inicialmente o reservatrio est vazio. A tabela relaciona o volume de gua despejado e o tempo decorrido.
Tempo (min)
0 1 2 3 4 5 6 7 8

O esquema a seguir ilustra uma proporcionalidade direta entre x e y. y1 y2 y3 y4 __ 5 __ 5 __ 5 __ 5 ... 5 k x1 x2 x3 x4 y 5 kx


x e y so diretamente proporcionais

x4 x3 x2 x1

y4 y3 y2 y1

Volume (litros)
0 15 30 45 60 75 90 105 120

Toda situao que apresenta uma relao de proporcionalidade direta pode ser interpretada por meio de uma funo . Para isso necessrio redefinir os objetos conforme a seguir. O conjunto dos possveis valores de uma grandeza ser o domnio D. O conjunto dos possveis valores da outra grandeza ser a imagem Im. A relao de proporcionalidade ser a lei de correspondncia da funo , ou seja, ( x ) 5 kx. Por exemplo, a relao de proporcionalidade direta entre o lado L e o permetro P de um quadrado representa uma funo P, uma vez que P: R R; P( L ) 5 4L.

Verifique mentalmente se as grandezas tempo e volume esto em uma relao direta de proporcionalidade.

75

Introduo s funes

Proporcionalidade inversa
A seguir so apresentadas duas outras situaes que apresentam a relao entre duas grandezas.
Relao entre os lados de um retngulo
A tabela indica alguns valores possveis para os lados x e y de retngulos cuja rea seja igual a 1 m2.
y x

Relao entre massa e tempo


A massa de determinado elemento radioativo que se desintegra diminui com o passar do tempo. A tabela abaixo mostra a desintegrao desse elemento com massa inicial de 100 g aps 48 anos.

x (m) y (m)

1 __ 8 8

1 __ 4 4

2 __ 3 3 __ 2

1 1

dXX 5

3 1 __ 3

Massa (g) Tempo (anos)

100 0

50 8

25 16

12,5 24

6,25 32

3,12 40

1,56 48

1 ___ dXX 5

Analisando o retngulo, dois fatos podem ser verificados. Se a medida x aumenta, a medida y diminui. O produto x y igual a uma constante k, por exemplo, 1 1 2 3 1 1 __ ? 8 5 __ ? 4 5 __ ? __ 5 1 ? 1 5 dXX ? ___ 5 3 ? __ 5 1 5 4 8 3 2 3 dXX 5

Nessa situao, a grandeza massa m diminui enquanto a grandeza tempo t aumenta. Porm, o produto entre as grandezas no igual a uma constante k, por exemplo, 100 ? 0 50 ? 8 25 ? 16 12,5 ? 24 6,25 ? 32 3,12 ? 40 1,56 ? 48 isto , no possvel expressar os valores da tabela por uma k relao m 5 __ t

Na situao que relaciona os lados de um retngulo, uma grandeza depende da outra. Alm disso, o produto dessas grandezas constante, isto , as grandezas x e y esto em uma relao de proporcionalidade inversa. Essa re1 lao de proporcionalidade inversa pode ser expressa por y 5 __. J na situax o que relaciona a massa e o tempo, as grandezas esto em uma relao de dependncia, porm no de proporcionalidade.
Definio

Duas grandezas, x e y, so inversamente proporcionais quando satisfazem duas condies. Os valores de x aumentam quando os de y diminuem, e vice-versa. O produto x ? y constante, ou seja, x ? y 5 k, com k . 0.

Saiba mais

O esquema a seguir representa uma proporcionalidade inversa entre x e y.


y1 y2 y3 y4

Constante de proporcionalidade
` A constante k de uma
proporcionalidade direta ou de uma proporcionalidade indireta denominada constante de proporcionalidade.

x4 x3 x2 x1

x1 ? y1 5 x2 ? y2 5 x3 ? y3 5 x4 ? y4 5 k k xy 5 k y 5 __ x
x e y so inversamente proporcionais

Uma relao de proporcionalidade inversa pode ser interpretada como uma funo , desde que sejam redefinidos os objetos conforme a seguir. O conjunto dos possveis valores de uma grandeza ser o domnio D. O conjunto dos possveis valores da outra grandeza ser a imagem Im. A relao de proporcionalidade ser a lei de correspondncia da funo , k ou seja, (x) 5 __. x Por exemplo, a relao de proporcionalidade inversa entre os lados de retngulos cuja rea mede 1 m2 representa uma funo , uma vez que 1 : R1 R1; ( x ) 5 k ? __. x

76

Exerccios resolvidos
34. Determinada mquina produz 100 peas em 40 minutos. Quantas peas essa mquina produzir se trabalhar por duas horas no mesmo ritmo de produo? Resoluo Existe uma proporcionalidade direta entre as grandezas quantidade de peas e tempo. De fato, se o tempo de trabalho da mquina aumenta, a quantidade de peas produzidas tambm aumenta. Considere as duas grandezas: t: tempo de funcionamento da mquina; n: quantidade de peas produzidas. 100 n De __ 5 ____ 5 2,5, possvel escrever a relao 40 t n 5 2,5t. Como 2 horas 5 120 minutos, basta substituir t 5 120 na relao n 5 2,5t. Assim, n 5 2,5t n 5 2,5 ? 120 5 300. Portanto, a mquina produzir 300 peas em 2 horas de funcionamento. 35. Dois pintores gastam 15 horas para pintar uma parede. Quanto tempo 5 pintores levariam para fazer o mesmo servio? Resoluo Se aumenta o nmero de pintores, o tempo do servio diminui, portanto as grandezas tempo e nmero de pintores so inversamente proporcionais. Adota-se: t: tempo para pintar a parede; n: nmero de pintores. Se n e t so inversamente proporcionais, ento: 30 n ? t 5 2 ? 15 5 30. Assim, t 5 ___ n Para encontrar o tempo que 5 pintores gastariam para fazer o mesmo servio, basta substituir n 5 5 30 30 em t 5 ___ t 5 ___ 5 6. n 5 Os 5 pintores levariam 6 horas para pintar a parede. 36. Determinar os valores de x e y para que as sequncias (2, 4, x) e (6, y, 18) sejam diretamente proporcionais. Resoluo Para isso preciso determinar a constante de pro6 porcionalidade, k 5 __ 5 3, portanto k 5 3. Ento: 2 y y 18 __ 5 ___ 5 3. Resolvendo as equaes: __ 5 3 x 4 4 18 y 5 12 e ___ 5 3 x 5 6. Logo, x 5 6 e y 5 12. x

Exerccios propostos
37. Durante um dia chuvoso foram registrados o aumento do nvel da gua de um rio e o tempo de chuva em horas.
Aumento do nvel de gua (cm)
26 39 52 65 91 117

Tempo de chuva (h)


2 3 4 5 7 9

40. A distncia entre duas cidades de 720 km. O tempo de viagem de um automvel que vai de uma cidade a outra depende da velocidade mdia mantida durante o percurso.
Velocidade mdia (km/h)
80 60 50 30

Tempo (h)
9 12 14,4 24

a) Verifique se as grandezas aumento no nvel de gua e tempo de chuva esto em uma relao de proporcionalidade direta. b) Represente por uma frmula matemtica a relao entre os dados da tabela. c) Determine o aumento no nvel do rio aps 13 horas de chuvas. 38. Trs pessoas constroem um muro em cinco dias. Quantas pessoas so necessrias para construir o mesmo muro em sete dias e meio? 39. Uma fonte fornece 39 litros de gua em 5 minutos. Em uma hora e meia, quantos litros de gua ela fornecer?

a) Verifique se velocidade mdia e tempo esto em uma relao de proporcionalidade. b) Represente por uma frmula matemtica a relao entre os dados da tabela. c) Determine que velocidade mdia o automvel deve manter para terminar o percurso em 10 h. 41. Sabe-se que x e y so grandezas diretamente proporcionais e que y 5 15 quando x 5 3. a) Escreva uma frmula matemtica que relacione y com x. b) Determine o valor de y quando x 5 7. c) possvel afirmar que x e y esto em uma relao de proporcionalidade?
77

Introduo s funes

Exerccios complementares
A definio de funo
42. Descubra a lei de correspondncia que relaciona y com x em cada tabela abaixo. a)
x y
1 5 7 3 3 10 2 7 8 2 4 17 3 9 9 1 5 26 4 11 10 0 6 37 5 13 11 21 7 50 6 15 12 22 8 65

|| 47. Um estacionamento cobra RS 5,00 pela primeira || 1,00 para cada hora adicional. hora e RS a) Escreva a lei da funo que associa o valor cobrado pelo estacionamento ao tempo que cada veculo permanece estacionado. b) Quanto um cliente pagar ao deixar um veculo cinco horas nesse estacionamento?

b)

x y

c)

x y

48. Verifique se cada conjunto de pontos abaixo representa uma funo, justificando em seu caderno a sua resposta. a) A 5 {(21, 1); (22, 3); (22, 5); (1, 7); (2, 9)} b) B 5 {(0, 1); (1, 1); (2, 2); (3, 4)} 49. A sequncia dos nmeros pares positivos pode ser expressa pela funo p(n) 5 2n, n N, em que n a posio do nmero na sequncia. Assim o 3 nmero par positivo dado por p(3) 5 6. Escreva uma funo que represente a sequncia dos nmeros naturais em cada item. a) mpares. b) Mltiplos de 5. c) Quadrados perfeitos. d) Mltiplos de 10 entre 100 e 500. 50. Escreva uma frmula que represente a rea deste trapzio em funo de x.
x12

43. Em uma montanha russa de um parque de diverses, um carrinho desce em linha reta na vertical segundo a lei h(t) 5 5 ? t2, em que h a altura em metros e t o tempo em segundos. Sabendo que a altura da montanha russa de 80 metros, determine qual o tempo de durao da queda desse carrinho. 44. A tabela mostra a distncia d em metros percorrida por um automvel, que parte de uma cidade A em direo a uma cidade B, em cada instante de tempo t, em segundos.
t(s) d(m) 0 0 1 18 2 36 3 54 4 72 5 90

a) Escreva uma frmula que relacione d e t. b) Determine o tempo em horas de viagem do automvel de A at B, sabendo que a distncia entre A e B 120 km. 45. Uma imobiliria cobra pelos seus servios uma comisso de 6% sobre o preo de venda do imvel || mais uma taxa fixa de RS 200,00 de custos administrativos. a) Qual o valor que essa imobiliria cobrar de um cliente pela venda de um apartamento de || RS 80 000,00? b) Escreva uma lei de correspondncia que associa o valor cobrado pela imobiliria (y) com o valor de venda do imvel (x).
|| 46. Uma locadora de automvel cobra RS 50,00 para cada dia de uso de seus veculos. O automvel en|| tregue ao cliente com RS 30,00 de combustvel no tanque, por conta da locadora. a) Escreva a lei da funo que associa o custo total da locao (y) de um veculo ao nmero de dias (x) de locao do automvel. b) Qual o custo de uma locao de cinco dias? c) Por quantos dias um cliente alugou um carro, se || o custo foi de RS 470,00?

x14

2 51. A funo : R R dada por (x) 5 __, x 0. Deterx mine os valores a seguir. a) O valor de ( dXX ). 2 b) O valor de x para que (x) 5 8. 1 c) O valor de __ . x

()

Domnio, contradomnio e imagem de uma funo


52. A funo real A(c) 5 6c, cujo domnio D(A) 5 {c N 0 c 6}, expressa uma famlia de retngulos de rea A e comprimento c. Construa uma tabela relacionando o comprimento c com a rea A que contenha todos os retngulos dessa famlia.

78

Funo e grfico
53. Observe o grfico da funo e responda s questes.
y

56. Observe a tabela de preos de uma loja de vendas no atacado.


Quantidade de peas
At 50 Acima de 50
|| Preo por unidade (RS)

4 3 2 1 24 23 22 21 21 22 23 0 1 2 3 4 5 6
x

2,00 1,80 1,40 0,80

Acima de 100 Acima de 1 000

a) As grandezas quantidade de peas e preo por unidade esto em uma relao de proporcionalidade? b) Escreva em seu caderno a lei de correspondncia que relaciona as grandezas quantidade de peas e preo, em reais, por unidade. Desafios de lgica 57. Em uma competio de ciclismo, Israel d uma volta completa na pista em 32 segundos e Eduardo, em 30 segundos. Quantas voltas Israel estar completando quando Eduardo completar a volta de nmero 80? 58. Um estacionamento para carros cobra 1 real pela primeira hora e 75 centavos a cada hora ou frao de hora seguinte. Ivone estacionou seu carro s 13 horas e 10 minutos e saiu s 17 horas e 30 minutos. Quanto ela pagou pelo estacionamento de seu carro? 59. Segundo a receita da vov Ana, para fazer 12 bolinhos so necessrios, exatamente, 400 gramas de farinha, 100 gramas de acar, 50 gramas de manteiga e meio litro de leite. Seguindo essas propores da receita, com 500 gramas de acar, 300 gramas de manteiga, 4 litros de leite e 5 quilogramas de farinha possvel fazer, no mximo, quantos bolinhos? 60. Todos os habitantes do planeta XY possuem 3 pernas e cada carro possui 5 rodas. Em um conjunto de 97 pernas e rodas, analise as seguintes afirmaes. a) possvel que existam dezenove carros nesse conjunto. b) existem no mximo dezesseis carros nesse conjunto. c) esse conjunto pode ser composto de quatorze carros e nove habitantes. d) esse conjunto possui no mximo dezessete carros. e) nesse conjunto existem menos habitantes do que carros.

a) Qual o domnio de g? b) Qual a imagem de g?

Funo e proporcionalidade
54. Durante um experimento, um pesquisador concluiu que determinada colnia de bactrias cresce segundo a funo n(t) 5 2t 1 4, em que n representa o nmero de bactrias e t o tempo em horas. a) Qual o nmero inicial de bactrias nessa colnia? (Considere t 5 0.) b) Qual o nmero de bactrias aps 2 horas? E aps 6 horas? c) As grandezas nmero de bactrias e tempo esto em uma relao de proporcionalidade? Justifique sua resposta. 55. O saldo da balana comercial de um pas a diferena entre o valor das exportaes e o valor das importaes. Observe o grfico a seguir e responda s questes em seu caderno.
Saldo da balana comercial brasileira (1993-2007)
| USS (milhes)

50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 10,0 20,0


12,9 10,4 2,6 1,3 0,7 24,8 13,1

46,5 44,8 33,7 40,0

93 94 95 96 97 98 99 00 01 02 03 04 05 06 07 3,2 Perodo 6,5 5,6


8,4

Disponvel em: <http//:www.portalbrasil.net>. Acesso em: 12 jun. 2008.

a) A relao entre o saldo da balana e o ano de proporcionalidade? Justifique. b) O grfico representa uma funo? Explique.

79

Introduo s funes

Integre o aprendizado
61. O nmero de diagonais d de um polgono convexo dado em funo do nmero n de lados por: n2 3n d(n) _______ 2 a) Quantas diagonais tem um polgono convexo de 90 lados? b) Qual o nmero de lados de um polgono convexo que tem 170 diagonais? c) Qual o polgono cujo nmero de diagonais o dobro do nmero de lados? 62. Dois lquidos foram aquecidos a partir de 0 C. O aumento de temperatura em funo do tempo foi representado no grfico abaixo.
Curva de aquecimento
Temperatura (C)

64. Pesquisa e tomada de deciso. Observe o boleto bancrio que dever ser pago em 10 de setembro de 2012 a uma empresa de venda de material de construo.
BANCO ZZZ Pagvel em qualquer agncia bancria at a data de vencimento.
Cedente Vencimento

10/09/2012
() Valor do documento

Pisos e Tintas Material de Construo Ltda.


Instrues

|| RS 236,00
() Descontos

No caso de pagamento em atraso, cobrar || || multa de RS 15,50 mais RS 0,50 por dia de atraso.

|| RS 0,00
() Multa

() Valor cobrado

120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Lquido 1

Lquido 2

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

4,0

Tempo (min)

a) Qual lquido aquece mais rapidamente? b) Aps dois minutos do incio de aquecimento, quais eram as temperaturas dos lquidos? c) Qual era a temperatura do lquido 1, quando o lquido 2 estava a 60 C? 63. Incio quer encher uma piscina com capacidade para 54 000 litros. Para realizar essa tarefa, ele utilizar uma torneira com uma vazo (quantidade de gua que sai da torneira) de 900 litros por hora. Copie e complete a tabela. Em seguida, responda s questes.
Horas Vazo da torneira (litros)
1 5 10 15 20 25 30
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Considere V(x) o valor total a ser pago pelo boleto aps o dia de vencimento, em que x o nmero de dias de atraso no pagamento. a) Quanto ser pago pelo boleto, se este for quitado at a data de vencimento? b) Qual a expresso que define V(x), aps o vencimento? c) Qual a varivel independente nessa funo? d) Quanto ser pago no 5o dia aps o vencimento? e) O boleto bancrio uma forma de pagamento muito utilizada no dia a dia. Cada grupo de 4 ou 5 alunos deve trazer um boleto bancrio para a sala de aula e formular questes que possam ser respondidas a partir dos dados obtidos nesse boleto. Depois, deve resolver a atividade de outro grupo. 65. Do alto de uma torre, um objeto parte do repouso em queda livre segundo a lei h(t) 5 ? t2, em que h a altura em metros e t o tempo em segundos. Sabendo que a altura da torre de 45 metros, determine qual o tempo de durao da queda livre desse objeto. 66. A rea de um quadrado depende da medida de seu lado. a) Copie a tabela abaixo em seu caderno e complete-a.
Lado (cm)
1 2 3
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

rea (cm2)
1 4
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
L

16
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
L

4,5
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

36
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

a) Quantas horas so necessrias para encher metade da piscina? b) Em quantos dias a piscina estar cheia, se mantida essa vazo?
80

8,2

b) Escreva uma frmula que expresse a rea do quadrado em funo da medida do lado.

|| 67. Um paciente paga RS 150,00 por dia de internao || em um quarto de hospital e RS 4 150,00 por uma cirurgia. a) Qual o valor total pago por um paciente submetido a essa cirurgia e que ficou internado por 4 dias nesse hospital? b) Expresse o total pago (y) por uma cirurgia em funo do nmero de dias de internao (x) de um paciente.

Expresso e linguagem matemtica

68. Uma garota arremessa uma peteca verticalmente para cima. A altura da peteca pode ser expressa em funo do tempo pela lei: h(t) 5 60t 2 5t2, em que o tempo medido em segundos e a altura em metros. Quanto tempo a peteca leva para voltar at a mo da garota? 69. Investigao e validao. Em 1305 o rei Eduardo, da Inglaterra, padronizou a numerao dos sapatos e, desde ento, essa escala utilizada em muitos lugares no mundo todo. As indstrias de calados, juntamente com pesquisadores matemticos, desenvolveram uma funo que relaciona o comprimento do p de uma pessoa com o nmero do calado que ela utiliza. 28 N 5 5P 1 ___ 4 Sendo N o nmero do calado e P o comprimento, em centmetros, do p, desenvolva e discuta as questes com dois colegas.

(OBM) O grfico [...] [abaixo] mostra o percentual de acertos numa prova de 60 testes de seis candidatos finalistas de um concurso. Qual foi o nmero mdio de questes erradas por esses candidatos nessa prova?
Porcentagem de acertos

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0


A B C D E F Candidatos

1. Escreva

Anote sua resoluo em uma folha de papel parte. Procure explicitar cada etapa da resoluo com detalhes. Se possvel, justifique cada passagem.
Instrumento para medir o comprimento do p.

2. Converse

a) Com o auxlio de uma rgua cada um deve medir seu p direito e registrar o resultado, em centmetros. b) Observe como seus colegas realizam a medio: eles procedem da mesma maneira que voc ou de um modo diferente? c) Calcule o nmero do calado que cada um usaria, considerando a frmula dada. Depois compare com o valor real, ou seja, o nmero do sapato que cada um est usando. d) Analisando os valores obtidos, voc diria que o nmero do sapato est relacionado com o comprimento do p? E se um dos valores aumenta, o que acontece com o outro valor?

Compare sua resoluo com a de um colega que tenha resolvido a questo de modo diferente do seu. As operaes utilizadas foram as mesmas? A ordem em que foram aplicadas so as mesmas? Os conceitos utilizados foram os mesmos? Caso contrrio, explicite os conceitos que seu colega utilizou. Avalie com um colega as diferenas e semelhanas no modo pelo qual cada um de vocs pensou e registre a concluso a que chegou.
3. Exponha

Afixe em um mural, lado a lado, a sua resoluo e a de seu colega, juntamente com o registro da concluso.

81

Matemtica e soCIEDADE

A nova classe mdia do Brasil


Como vivem esses 100 milhes de brasileiros e o que eles representam para o futuro do pas [Muitas famlias brasileiras passaram a integrar a classe mdia] [...], segundo uma pesquisa divulgada na semana passada pela Fundao Getlio Vargas (FGV), do Rio. De acordo com esse estudo, nos ltimos seis anos cerca de 20 milhes de brasileiros deslocaram-se da base para o miolo da pirmide social. At h pouco tempo classificados como pobres ou muito pobres, eles melhoraram de vida e [...] comeam a usufruir vrios confortos tpicos de classe mdia. Sua ascenso social revela uma excelente novidade: pela primeira vez na Histria, a classe mdia passa a ser maioria no Brasil. So hoje 52% da populao (eram 44% em 2002) ou 100 milhes de brasileiros, segundo a FGV. [...] Em sua pesquisa, a FGV definiu como classe mdia as || || famlias com renda mensal entre RS 1 065 e RS 4 591. Esse universo de 100 milhes de brasileiros formado sobretudo pelos ex-pobres que acabam de pr o p na classe mdia. Alguns estudiosos chamam esse segmento de classe mdia baixa, outros falam em classe C. Para muitos, difcil classific-los. O certo que melhoraram de vida. Anos atrs, no tinham conta em banco, consumiam apenas o essencial e seu principal objetivo na vida era chegar ao fim do ms com as contas pagas. Hoje, esto comprando o primeiro carro zero, construindo um cmodo a mais na casa, se vestem melhor. [...] Entre os brasileiros que ascenderam nova classe mdia, mais da metade estudou menos de trs anos. Isso significa que eles no terminaram a 4a srie do ensino fundamental. [...] Embora tenham conquistado uma renda maior, essa faixa corre o risco de perder espao no mercado pela crescente exigncia por qualificao profissional. [...] Segundo o Ministrio do Trabalho, os trabalhadores que mais perdem espao no mercado so os que no completaram a 4a srie. Entre 2005 e 2006, o saldo entre admitidos e desligados com essa escolaridade foi negativo: menos 120 mil vagas. Com o avano da tecnologia, a tendncia que se alargue a distncia entre a demanda por mo de obra qualificada e a oferta de trabalhadores sem estudo.

A supremacia da classe C
Segundo a FGV, a pobreza despencou desde 2002. Com isso o miolo da pirmide engordou e agora maioria absoluta Em 2002 Elite (classes A e B) 13%
renda familiar acima de

Hoje

|| RS 4 591

15,5%

44%

Classe mdia (classe C)


de

|| || RS 1 065 at RS 4 591

52%

12,5%

Remediados (classe D)
de

|| || RS 768 at RS 1 064

14% 18,5%

30,5%

Pobres (classe E)
renda abaixo de

|| RS 768

David Friedlander, Ivan Martins e Peter Moon, com Martha Mendona e Ricardo Mendona. Revista poca, n. 542, 11 out. 2008.

Sobre o texto
1. Cite alguns confortos que caracterizam a insero de uma pessoa na classe mdia. 2. Segundo o texto, grande parte das pessoas que ingressaram na classe mdia continuar tendo uma melhoria nas condies de vida? Justifique sua resposta. 3. Voc considera adequado o critrio utilizado na pesquisa? Justifique. Que outros critrios poderiam ter sido utilizados? Os resultados da pesquisa seriam diferentes com outros critrios?
82

Roteiro de estudos
Funo
Funo : Dados dois conjuntos A eB, no vazios, a

funo uma regra de correspondncia ou lei de correspondncia que associa cada elemento xA a um nico elemento yB. Domnio e contradomnio: Dada uma funo de A em B, o conjunto A denominado domnio da funo e o conjunto B, contradomnio dessa funo. O domnio denotado por D() ou D e o contradomnio, por CD() ou CD. Imagem de uma funo: A imagem (x) da funo o valor correspondente y Dassumido pela funo para cada x D. Retome os contedos com os exerccios propostos do 12 ao 25 e com os exerccios complementares 43, 46, 48, 49, 51 e 52. Resolva os exerccios 3 e 15 de Vestibular e Enem.

Desafio 1 H uma relao utilizada por profissionais da sade que se chama relao cintura-quadril. considerada uma das melhores maneiras de avaliar o risco de ataque cardaco associado obesidade. O ndice considerado normal quando:
homem mulher
cintura (cm) 5 0,90 quadril (cm) cintura (cm) 5 0,80 quadril (cm)

Quanto mais baixo o ndice, melhor. Defina duas funes uma para homem e outra para mulher que relacionem as medidas da cintura e do quadril com o ndice. Desafio 2 A funo dada pela tabela a seguir.
x (x)
1 4 2 3 3 1 4 2

Calcule o valor de ((...(( (3)))...)) .


640 vezes

Funo e grfico
Plano cartesiano: um sistema formado por um pla-

Desafio 3 Um retngulo cujos lados medem a e b, com a, b R, tem permetro 40. b

no contendo duas retas reais perpendiculares entre si, que se cruzam no ponto O, denominado origem do sistema de coordenadas. Representaes das funes: as funes podem ser representadas graficamente por meio de tabelas, diagramas ou esquemas, ou no plano cartesiano. Grfico de uma funo: o conjunto de pares ordenados (x, y), que tenham x pertencente ao domnio da funo e y 5 (x). Retome os contedos com os exerccios propostos do 30 ao 33 e com o exerccio complementar 53. Resolva os exerccios 5, 7, 8, 13, 19 e 20 de Vestibular e Enem.

a) Determine a lei de correspondncia que d o valor de a em funo de b. b) Determine o domnio, o contradomnio e a imagem dessa funo. c) Represente o grfico dessa funo. d) Determine os valores de a e b para que o retngulo seja um quadrado. Desafio 4 (OBM) Entre 1986 e 1989, poca em que vocs ainda no tinham nascido, a moeda do pas era o || cruzado (CzS). Com a imensa inflao que tivemos, a moeda foi mudada algumas vezes: tivemos o cruzado novo, o cruzeiro, o cruzeiro real e, finalmente, o real. A converso entre o cruzado e o real :
1 real 5 2 750 000 000 cruzados

Funo e proporcionalidade
Proporcionalidade direta: duas grandezas, x e y, so

diretamente proporcionais quando satisfazem duas condies: a) O valor de x aumenta e o correspondente valor de y tambm aumenta ou vice-versa. x b) A relao __ 5 k, com k constante e positivo. y Proporcionalidade inversa: duas grandezas, x e y, so inversamente proporcionais quando satisfazem duas condies: a) Os valores de x aumentam quando os de y diminuem, e viceversa. b) O produto x ?y 5 k, com k constante e positivo. Retome os contedos com os exerccios propostos do 37 ao 41 e com os exerccios complementares do 54 ao 56. Resolva o exerccio 2 de Vestibular e Enem.

Imagine que a moeda no tivesse mudado e que Joo, que ganha hoje 640 reais por ms, tivesse de receber seu salrio em notas novas de 1 cruzado. Se uma pilha de 100 notas novas tem 1,5 cm de altura, o salrio em cruzados de Joo faria uma pilha de altura: a) 26,4 km b) 264 km c) 26 400 km d) 264 000 km e) 2 640 000 km

83

You might also like