You are on page 1of 5

O TRABALHO INFANTIL E O CRIME ORGANIZADO

Resumo Atravs deste relatrio, buscamos relacionar o aumento de crianas trabalhando para o trfico de drogas, devido ao crescimento do trabalho infantil principalmente nas favelas das grandes cidades, como so Paulo e rio de janeiro. Atravs deste panorama visualizamos o papel das leis como repressora, e os direitos humanos para estas crianas. Palavras-chave: trabalho infantil, direitos humanos, trafico de droga. Abstract

Through this report, we seek to relate the growth of child labor with the increase of children working for drug trafficking, especially in the slums of large cities, like Sao Paulo and Rio de Janeiro. Through this scene we view the role of repressive laws such as in respect for human rights for these children.

1 INTRODUO
O vertiginoso crescimento do trabalho infantil no Brasil propicia a explorao das crianas pelos empregadores, que utilizam a sua mo de obra barata, nos mais insalubres trabalhos, a despeito da legislao vigente, e sua proibio. Dentro desse enfoque, podemos destacar o trabalho infantil no submundo do crime organizado, mais propriamente no trafico de drogas, imperantes nos subrbios e favelas das nossas cidades um quadro alarmante, que destri a infncia em todos os sentidos, inclusive encurtando a existncia dos infantes, j que a sua carreira se encerra muito cedo, e de forma trgica. diante disso, urge buscarmos solues, dentro de polticas pblicas, tendo como fundo os direitos humanos, com as suas legislaes.

2 O (SUB)MUNDO DO TRABALHO INFANTIL


Desde muito que se utiliza desse estratagema: o uso de crianas por adultos em atos delituosos, por diversos motivos, dentre outros, a lei mais flexvel com menores do que com adultos infratores, destacando tambm fatores relacionados s vantagens do custo reduzido das crianas, tanto para o pagamento de fianas, quando presas, como para o pagamento de propinas polcia. Alm disso, menores de 18 anos no podem ser julgados como adultos pela lei brasileira, o que facilita o retorno do menor para a rede social do trfico Com esses dados, podemos ver que o crime organizado no teme a lei, mas se prevalece dela para realizar os seus intentos.

O crescimento do trabalho infantil encontra esteio no fator socioeconmico, que deflagra um quadro alarmante de misria, onde as crianas

complementam, quando no so os provedores da renda familiar, associandose ao fator cultural, onde desde o surgimento do capitalismo industrial, se empregava crianas, cada vez mais jovens nas fbricas, fazendo o trabalho de adultos e recebendo bem menos que eles. Atualmente, com a proibio por lei desse tipo de trabalho, Cada vez mais as crianas buscam a informalidade, resvalando muita vez na ilegalidade e na criminalidade, atravs do trfico de drogas e da pirataria, por exemplo, onde os falsificadores, principalmente de CDs, DVDs e softwares, se prevalecem dessa situao.

As crianas ingressam e permanecem nas atividades de narcotrfico de forma a adquirir prestgio, poder e vivenciar fortes emoes, bem como para ganhar dinheiro para o consumo de bens que no poderiam comprar de outra forma. Suas principais amizades so mantidas no mbito das atividades do narcotrfico e sua ligao com o grupo um fator importante para a permanncia neste tipo de atividade. Outro importante fator de permanncia que, aps um certo tempo, as crianas se tornam conhecidas dos grupos rivais e da polcia, momento em que no mais possvel deixar a rede social do narcotrfico. Os maiores receios das crianas so a priso, a morte e a traio pelos amigos, o que pode deix-las em uma situao difcil no grupo. O

principal desejo da maioria das crianas comprar uma casa fora da comunidade. Ao deixarem a rea, suas famlias ficariam expostas a menos riscos. De acordo com as crianas, a forma mais provvel de deixar o narcotrfico seria por meio do acmulo de uma grande quantidade de dinheiro, o que permitiria que se mudassem para um outro estado e comeassem algum tipo de negcio. A maioria delas, no entanto, no consegue juntar muito dinheiro por no ter o hbito de economizar, sendo as extorses praticadas pela polcia apontadas como o principal obstculo acumulao de capital financeiro.

3 ALGUMAS ESTATSTICAS
No ano de 2002, a OIT (organizao internacional do trabalho) encomendou uma pesquisa pelo IETS (instituto de estudos do trabalho e sociedade), sobre a faixa etria de crianas que trabalham no trafico de drogas no estado do Rio de Janeiro. De acordo com esse estudo, As crianas que trabalham no trafico de drogas do rio de janeiro, 2,5% entram na atividade a partir dos 8 anos de idade, 5% aos 9, sendo que 67, 5% dos jovens entrevistados entram para o trfico at os 13 anos. A maior parte das crianas (90%) que trabalha no narcotrfico consome maconha. Em segundo lugar no consumo aparece o haxixe (25%). Como podemos perceber, eles consomem drogas leves, j que o consumo de crack, por exemplo, que uma droga altamente destrutiva, prejudicaria o trfico, pela morte prematura do traficante. Aquele que trafica no deve consumir o seu produto.

4 A ARTE IMITA A VIDA


No filme do cineasta Fernando Meirelles cidade de deus - vemos a

realidade nua e crua das crianas que trabalham no trafico. O filme narra uma trajetria de 20 anos, desde os anos 60, com o aumento dos assaltos, e os

anos 80, com o surgimento de bocas de fumo que comearam a proliferar em uma comunidade chamada cidade de Deus. Na tica do cineasta, crianas e jovens delinqentes so bandidos por natureza, basta ver a construo da personalidade cruel e desumana do protagonista Z pequeno. Vemos a ausncia do Estado poltico, que s aparece para reprimir e corromper. o universo Underground da sociedade ou a ausncia dela, j que o que impera uma realidade de dissoluo social. A resistncia cultural bastante precria, com a ausncia quase completa de lazer e cultura. um exemplo de barbrie criada pelo estado capitalista em crise estrutural.

5 A PONTA DO ICEBERG
J comeamos a vislumbrar novos horizontes em vrias favelas de nosso pas, com a poltica de segurana do estado do rio de janeiro, chamado pacificao, com a instalao das unidades de polcia pacificadora, as UPPs, e a sua aderncia em outros estados. um indicador de que o problema tem soluo, se as autoridades atuarem como devem. O esfacelamento do crime organizado nas comunidades j o primeiro passo para erradicar o trabalho infantil no trfico. Resta-nos saber se isso permanente, ou apenas uma medida pontual, de cunho eleitoreira, ou que haja outros interesses por trs dessas polticas de pacificao. 6 CONCLUSO Dentro desse quadro dantesco, resta buscarmos a reconstruo dessa realidade triste do emprego infantil nas fileiras do trafico de entorpecentes, Encontrar solues pertinentes, cobrar das autoridades, principalmente do estado, atuaes no apenas pontuais, mas efetivas, no combate esse tipo de prtica no Brasil. Diante disso, vislumbramos algumas medidas que consideramos

importantes ou emergenciais, como forma de minorar esse quadro, reduzindo os nmeros nas estatsticas macabras do famigerado trfico de drogas, promovido pelo crime organizado, o poder paralelo. Dentre eles podemos considerar como viscerais:

Gerao de emprego e renda para as famlias das crianas dos setores populares, com ateno especial para as famlias sob risco social; Investimento em educao e criao de instrumentos para proteo social relacionados com a educao (como programas de bolsa-escola), com a segurana social, bem como outras polticas similares; Realizao de ao integrada em espaos populares, proviso de produtos educacionais, culturais, de lazer e urbanizao; Criao de medidas na rea jurdica. Em particular as drogas devem ser discriminadas, com nfase na preveno frente ao mundo das drogas no lugar da represso; Criao de uma polcia comunitria e ampliao dos instrumentos de proteo s testemunhas.

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BATISTA, Vera Malaguti. O Alemo muito mais complexo. Rio de Janeiro: mimeo, 2011. http://www.sindicatomercosul.com.br/noticia02.asp?noticia=3498 em 01/12/2011 MEIRELLES, Fernando. Filme Cidade de Deus; 2001 SCHWARTZMAN, Simon. Trabalho Infantil no Brasil Braslia : OIT, 2001.) , acessado

http://www.anf.org.br/2011/10/pacificacao-das-comunidades-pobres-do-rio-dejaneiro-ironia; Acessado em 01/12/2011

http://www.direitosdacrianca.org.br. Acessado em 01/12/2011

You might also like