You are on page 1of 3

D.F.L.E.

- Explicaes
Nome: Avaliao: Ano:

Salazar e o Estado Novo


Em 1928, o presidente scar Carmona convidou o Prof. Oliveira Salazar para fazer parte do Governo como ministro das Finanas. Salazar s aceitou porque lhe garantiram que ele ficaria a fiscalizar as despesas de todos os Ministrios. Salazar foi nomeado chefe de Governo, cargo que manteve durante 36 anos (at 1968). Fez uma nova Constituio a Constituio de 1933. Instaurou-se um novo regime o Estado Novo que durou 40 anos (1933-1974). Constituio de 1933 rgos de soberania

Presidente da Repblica

Assembleia Nacional

Governo

Tribunais

A Assembleia Nacional j no podia nomear nem demitir o Presidente da Repblica. O Governo passou a ser o rgo de soberania com mais poder e a fazer a maioria das leis. O equilbrio financeiro foi possvel porque Salazar: - aumentou as receitas do Estado atravs de impostos; - diminuiu as despesas com a educao, sade e assistncia Em poucos anos, Salazar conseguiu que o Estado acumulasse algumas reservas de dinheiro e no precisasse de recorrer a emprstimos estrangeiros. O que tambm ajudou foi Portugal no ter participado na 2 Guerra Mundial e assim, exportaram grandes quantidades de volfrmio e produtos agrcolas para os pases envolvidos na guerra. Os lucros das exportaes aumentaram as reservas de ouro do Banco de Portugal. As obras pblicas parte das reservas de ouro foram aplicadas nas obras pblicas: - novas estradas e pontes - novos edifcios pblicos (tribunais, bibliotecas) - escolas primrias, liceus e universidades - barragens e hospitais Isto permitiu o crescimento do turismo e da indstria txtil, conservas e siderurgia. No entanto, mantinha-se o desemprego e muitos portugueses emigraram para Frana e Alemanha.

As restries liberdade
Salazar, como chefe de governo, controlava todos os Ministrios. Dele dependiam todas as decises administrativas e polticas. Por isso se diz que governou em ditadura. Um partido nico o partido do Governo No era autorizada a formao de partidos polticos. Quem quisesse intervir nas actividades polticas tinha de pertencer Unio Nacional. A censura prvia No havia liberdade de expresso. Foi criada uma comisso de censura prvia que tinha como funo examinar todos os jornais, revistas, filmes e cortar tudo aquilo que pudesse prejudicar o regime. No havia liberdade de reunio e de associao. Foi proibido o direito greve e no era permitido aos trabalhadores juntarem-se a associaes e federaes. A polcia poltica A polcia poltica tinha informadores secretos e perseguia todos aqueles que fossem contra as ideias do Governo ou opositores ao Estado Novo. Chamava-se Polcia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE). As cadeias mais violentas para os presos polticos eram: Caxias, Peniche e Tarrafal (Cabo Verde). A Legio Portuguesa Para defender o regime dos comunistas, Salazar criou em 1936, a Legio Portuguesa, que era uma organizao composta pelos fanticos do salazarismo. A propaganda ao Estado Novo No ensino utilizavam-se livros obrigatrios nos quais se elogiava o governo de Salazar e se defendiam os ideais salazaristas. Fundou-se a Mocidade Portuguesa, qual teriam de pertencer todos os jovens dos 7 aos 14 anos para que se desenvolve-se o esprito de obedincia ao Estado Novo e o culto do dever militar. Atravs da imprensa (jornais, rdio, televiso) e de inmeros cartazes, mentalizava-se a populao para as vantagens que o Estado Novo lhes dava, escondendo dos portugueses tudo o que era m imagem do regime.

As oposio ao regime
Apesar de toda essa propaganda a realidade era outra. Havia muitos analfabetos, casas degradadas e mal iluminadas e ms condies de trabalho. Mantinha-se o trabalho infantil Os trabalhadores comearam a organizar protestos pblicos. As pessoas ou grupos que so contra o regime poltico que est no poder chamam-se oposio poltica. A oposio ao Estado Novo fez-se em segredo pois mais pequena suspeita eram perseguidos pela PIDE.

Em 1945 formou-se o MUD (Movimento de Unidade Democrtica) onde pertenciam comunistas, republicanos, socialistas, monrquicos e catlicos. O objectivo era lutar contra o regime salazarista. O primeiro grande abalo na estabilidade do regime salazarista deu-se quando o almirante Humberto Delgado (candidato de oposio) concorre Presidncia da Repblica contra Amrico Toms (candidato do regime). Humberto Delgado teve grande apoio popular e venceu em alguns crculos eleitorais, mas s lhe foi reconhecido dos votos e assim venceu Amrico Toms. Devido a esta situao, Salazar ordenou que o Presidente da Repblica passasse a ser eleito por colgio eleitoral dominado pelo governo e no em eleies gerais. O regime de Salazar tambm enfrentou revoltas de estudantes. Um conjunto de jovens deputados liderados por S Carneiro comeou a manifestar na prpria Assembleia ideias contrrias ao Estado Novo mas como eram uma minoria nunca viram os seus projectos aprovados. Da oposio tambm faziam parte pensadores, cantores, escritores, artistas.

You might also like