You are on page 1of 7

EXERCICIOS DE REVISES 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes relativas mitose.

. (A) Na telofase cada cromossoma no est dividido em cromatdios. (B) A disposio dos cromossomas na placa equatorial caracterstica da metafase. (C) A reorganizao do invlucro nuclear acompanhada por um aumento da condensao da cromatina. (D) Durante a anafase, ocorre a ascenso polar de cromossomas com dois cromatdios. (E) No final da profase, possvel observar cromossomas individualizados. (F) Durante a profase, ocorre emparelhamento entre cromossomas homlogos. (G) Ao longo da anafase, cada cromatdio fica progressivamente mais prximo de um dos plos do fuso. (H) No final da anafase, existem conjuntos cromossmicos idnticos junto a ambos os plos do fuso. 2. Faa corresponder a cada um dos acontecimentos celulares descritos na coluna A, a designao da fase da meiose, expressa na coluna B, em que o acontecimento ocorre.

3. Vaucheria litorea e Vaucheria compacta so algas verde-amareladas, ambas com reproduo assexuada e sexuada, apresentando um ciclo de vida haplonte. Nestas algas filamentosas, um filamento constitudo por uma nica clula tubulosa, que atinge com frequncia vrios centmetros de comprimento. Esta clula apresenta a particularidade de possuir numerosos e minsculos ncleos visveis entre os cloroplastos. Em determinadas condies, o filamento dilata-se na parte terminal e origina um nico esporo, separado da restante clula por uma membrana. O esporo multinucleado e multiflagelado, deslocando-se livremente na gua. Ao fim de algum tempo, fixa-se e origina um novo filamento, como se apresenta na figura. 3.1. Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. O ciclo de vida da alga Vaucheria litorea haplonte porque (A) existe uma entidade unicelular resultante de cariogamia. (B) ocorre alternncia de fases nucleares e de geraes. (C) apresenta gmetas, como entidades haploides. (D) ocorre meiose, na clula resultante da fecundao.

Figura 1

3.2. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. Vaucheria apresenta reproduo __________ , com formao de grandes esporos multiflagelados em ____________ haplides. (A) sexuada () esporngios (B) assexuada () esporngios (C) sexuada () me de esporos (D) assexuada () me de esporos

3.3. Em determinadas condies ambientais, no seu ciclo de vida, a alga Vaucheria produz zigotos. Explique de que modo este processo de reproduo confere vantagem evolutiva a esta alga. 4. As Fefitas so algas castanhas macroscpicas, que apresentam dimenses muito variadas, podendo atingir cerca de cem metros de comprimento. A maior das algas castanhas, Macrocystis, tambm denominada sequia dos mares, pode ultrapassar cem metros de comprimento. No ciclo de vida de outra Fefita, a Laminaria, representado na Figura, as fases haplide e diplide so perfeitamente distintas. A alga o esporfito e, na sua superfcie, desenvolvem-se esporngios, produtores de esporos. Estes originam gametfitos filamentosos e microscpicos, que produzem gmetas, oosferas e anterozides. Aps a sua unio, os zigotos desenvolvem-se em novas algas de Laminaria.

Figura 2

4.1. Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Na regio meristemtica do estipe de Macrocystis, encontra-se um grande nmero de clulas em em diviso (A) meitica, responsvel pela sobrevivncia em condies desfavorveis. (B) meitica, responsvel pelo crescimento e pela renovao celular. (C) mittica, responsvel pelo crescimento e pela renovao celular. (D) mittica, responsvel pela sobrevivncia em condies desfavorveis. 4.2. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem,sequencialmente, os espaos seguintes de modo a obter uma afirmao correta. As clulas do esporfito, no ciclo de vida de Laminaria, so geneticamente idnticas ao ________ e as clulas dos gametfitos _________ pares de cromossomas homlogos. (A) esporo () apresentam. (B) zigoto () apresentam. (C) esporo () no apresentam. (D) zigoto () no apresentam. 4.3. Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Na fase haploide do ciclo de vida da Laminria (A) os gametfitos resultam da germinao de esporos diferentes. (B) os gametfitos so entidades unicelulares que participam na fecundao. (C) o esporfito uma entidade pluricelular que forma esporngios. (D) o esporfito origina esporos morfologicamente diferentes.

4.4. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. No ciclo de vida de Laminaria, esquematizado na Figura 2, o processo que origina a variabilidade gentica da descendncia, atravs do crossing--over, ocorre na formao de _______ , originando estes entidades__________ e pluricelulares. (A) gmetas () diplides (B) esporos () haplides (C) esporos () diplides (D) gmetas () haploides 5. O plncton, base da alimentao de ecossistemas aquticos, composto por um nmero elevado de organismos de dimenses e formas diversas, pertencentes aos mais variados grupos taxonmicos. No zooplncton, predominam protozorios, rotferos e crustceos. Nas cadeias alimentares, os rotferos servem de alimento s crias de inmeras espcies de peixes. O ciclo de vida dos rotferos, representado na Figura 3, inclui reproduo assexuada e reproduo sexuada. As fmeas produzem geralmente dois tipos de vulos, ambos de casca fina: vulos de vero e vulos de inverno. Os primeiros desenvolvem-se rapidamente, sem fecundao prvia, produzindo somente fmeas. Perante alteraes ambientais, como, por exemplo, a escassez de alimento, produz--se uma gerao cujas fmeas pem vulos de inverno que, se no forem previamente fecundados, se desenvolvem em machos de reduzidas dimenses e frteis. Os ovos formados, denominados ovos de dormncia, apresentam uma casca resistente e espessa, podendo permanecer em repouso por longos perodos de tempo e sobreviver dessecao e ao congelamento. Ao eclodirem, esses ovos originam fmeas.

Figura 3

5.1. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. No ciclo de vida esquematizado na Figura 3, a letra X representa o processo em que cada vulo apresenta_______ nmero de cromossomas da fmea, e a letra ________ representa o processo que assegura a variabilidade gentica atravs do crossing--over. (A) o mesmo (...) Y (C) metade do (...) Y (B) o mesmo (...) Z (D) metade do (...) Z 5.2. Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. As fmeas que resultam de ovos de dormncia so (A) haplontes e originam fmeas por partenognese. (B) diplontes e originam fmeas por gemulao. (C) haplontes e originam fmeas por gemulao. (D) diplontes e originam fmeas por partenognese.

6. Na espcie Cnemidophorus uniparens, no existem machos. As fmeas podem, contudo, adoptar, durante a parada nupcial, comportamentos de macho ou de fmea. Durante este processo, os machos simulam uma cpula, embora no libertem esperma, dado que no o produzem. As fmeas libertam os seus vulos, dos quais resultam ovos que originaro descendncia, sem ocorrncia de fecundao. 6.1. Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes seguintes. (A) O Cnemidophorus uniparens reproduz-se sexuadamente. (B) A reproduo expressa no texto sexuada. (C) A probabilidade de nascerem machos na descendncia de Cnemidophorus uniparens de 50%. (D) Na formao vulos da especie Cnemidophorus uniparens intervm a mitose. (E) O Cnemidophorus uniparens reproduz-se por partenognese.

6.2. Comente as afirmaes seguintes: (A) Os descendentes nunca apresentam genes do lagarto que se comportou como macho. (B) Se Cnemidophorus uniparens no recorresse a esta estratgia reprodutora, h muito estaria extinta. 7. Leia os textos e responda s perguntas. Reproduo do piolho-da-roseira Os ovos de Aphis rosae, o piolho-da-roseira, permanecem junto planta durante o Inverno e eclodem na Primavera, dando origem a fmeas que podem ter asas ou no. Em seguida, estas fmeas reproduzem-se sem a interveno de qualquer macho, desenvolvendo-se o embrio de novas fmeas a partir de vulos no fertilizados. So especialmente curiosas estas geraes nas quais as fmeas desenvolvem por viviparidade, exclusivamente fmeas no interior do seu corpo, que, por sua vez, podem j estar a criar outro embrio, como uma srie de Matrioskas (as bonecas russas) dentro umas das outras. Reproduo do gamo (Dama dama) Esta espcie um mamfero que pertence famlia dos Cervdeos, apresentando assim um forte dimorfismo sexual em que os machos apresentam hastes espalmadas que esto ausentes nas fmeas. A pelagem de Vero mosqueada enquanto que a de Inverno homognea e de tons mais escuros. Durante a maior parte do ano os gamos alimentam-se dos recursos naturais existentes na tapada, enquanto no Vero so fornecidos suplementos alimentares. As crias (uma por fmea) nascem em meados de Junho, aps uma gestao de 7 meses. Em meados de Outubro, os machos emitem um som chamado de brama, cujos objectivos so o de assinalar os seus territrios e o de atrair fmeas. Nesta altura podero ocorrer combates em que os vencidos perdem as fmeas.

Figura 4 Variao da quantidade de DNA em clulas do gamo.

Figura 5 Imagens de clulas em diviso meitica.

7.1. Explique de que modo a reproduo do piolho-da-roseira e do gamo est dependente das condies ambientais. 7.2. Classifique em verdadeiras (V) e falsas (F) as seguintes afirmaes, relativas reproduo do piolho-daroseira e do gamo. (A) Durante a reproduo do piolho-da-roseira por viviparidade, o crossing-over contribui para a variabilidade gentica. (B) Ocorrem fenmenos de recombinao gentica durante a reproduo do gamo. (C) As fmeas do piolho-da-roseira podem originar assexuadamente fmeas e machos (D) A espcie Dama dama produz gmetas masculinos e gmetas femininos. (E) O ciclo de vida do gamo tem a durao de 7 meses. (F) No piolho-da-roseira os vulos so fecundados e, posteriormente, os indivduos desenvolvem-se por viviparidade. (G) A mitose intervm nos ciclos de vida do gamo e do piolho-da-roseira. (H) O piolho-da-roseira reproduz-se exclusivamente por reproduo assexuada. 7.3. Faa corresponder a cada uma das letras (de A a E), que indicam as principais caractersticas de processos de reproduo, um dos nmeros (de I a V), que assinalam o nome desses processos. Caractersticas (A) A hidra forma-se a partir de gomos que desenvolvem e se separam do progenitor. (B) O Penicillium produz esporos que germinam e originam novos descendentes. (C) A bactria Escherichia coli divide-se e origina duas bactrias-filhas com dimenses idnticas. (D) O bolbo da cebola origina novos indivduos. (E) Cada fragmento da planria regenera e origina um novo indivduo. Processos I - Bipartio II Gemulao III - Fragmentao IV Esporulao V - Multiplicao vegetativa

7.4. Selecione a opo que completa corretamente a afirmao seguinte: As letras A, B e C do grfico representam, respectivamente... (A)...reduo cromtica, fecundao e replicao do DNA. (B)...replicao de DNA, reduo cromtica e fecundao. (C)...fecundao, replicao do DNA e reduo cromtica. (D)...reduo cromtica, replicao do DNA e fecundao. 7.5. Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter afirmaes corretas. Entre Novembro e Junho, ocorreram inmeras divises ____ .que permitem a obteno de clulas geneticamente ____. Formam-se tecidos por ____ .Esta resulta da diferente ____ (A) meiticas [...] diferentes [...] multiplicao celular [...] expresso gentica (B)mitticas [...] diferentes [...] multiplicao celular [...] potencialidade gentica (C) meiticas [...] idnticas [...] diferenciao celular [...] potencialidade gentica (D) mitticas [...] idnticas [...] diferenciao celular [...] expresso gentica 7.6. Justifique a seguinte afirmao: A espcie Aphis rosae possui maior potencial evolutivo no Inverno do que no Vero. 7.7. Faa corresponder a cada uma letras (de A a F) da figura 5, que representam clulas em diviso meitica, o nmero (de I a VII) da chave, que denomina as respectivas fases. Chave 1 - Profase I 5 - Metafase II 2 - Metafase I 6 - Anafase II 3 - Anafase I 7 - Telofase II 4 - Telofase I

7.8. Classifique em verdadeiras (V) e falsas (F) as seguintes afirmaes, relativas diviso meitica representada na figura 5. (A) Durante a fase C podem ocorrer fenmenos de crossing-over. (B) Na fase A formam-se ttradas cromatdicas. (C) Na fase D ocorre a separao dos cromossomas homlogos. (D) Na fase B esto representados ncleos diplides. (E) Na fase F cada ncleo tem metade dos cromossomas da clula original. (F) H diviso dos centrmeros na fase E. (G) Em D estabelecem-se os pontos de quiasma. (H) Em E ocorre ascenso polar dos cromossomas. 7.9. O caritipo da espcie Dama dama 2n = 38. 7.9.1. Indique o nmero de cromatdios de uma clula em: (A) profase I. (B) telofase I. (C) metafase II. (D) telofase II. 7.9.2. Indique o nmero de cromossomas de uma clula em: (A) metafase I. (B) telofase II. (C) metafase II. (D) diviso mittica. 7.10. Foram descobertos alguns exemplares da espcie Dama dama com os caritipos 2n = 40 e 2n = 39. Explique o aparecimento dos caritipos 2n = 40 e 2n = 39 em indivduos da mesma espcie. Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: mutao e segregao dos cromossomas. 8. A figura 6 representa uma forma de reproduo natural adoptada por algumas espcies vegetais. 8.1. Assinale a opo que melhor classifica este tipo de reproduo. (A) Bipartio. (B) Multiplicao vegetativa por rizomas. (C) Multiplicao vegetativa por estolhos. (D) Gemulao.
Figura 6

8.2. Esta forma de reproduo pode ser usada pelo Homem, de forma artificial, na agricultura. Contudo, h algumas espcies em que tal no possvel. 8.2.1. Refira vantagens da utilizao desta tcnica, considerando as caractersticas dos descendentes. 8.2.2. Indique caractersticas das espcies a multiplicar que tornem impossvel o recurso a esta tcnica. 9. Observe a figura 7 que ilustra a representatividade das fases nucleares em diferentes ciclos de vida.

Figura 7

9.1. Selecione a opo que completa corretamente a afirmao seguinte: Os ciclos A, B e C so, respectivamente,... (A) diplonte, haplonte e haplodiplonte. (C) haplonte, haplodiplonte e diplonte. (B) haplodiplonte, diplonte e haplonte. (D) haplodiplonte, haplonte e diplonte.

9.2. Classifique a meiose, quanto ao momento da sua ocorrncia, em cada um dos ciclos representados. 9.3. Num dos ciclos de vida representados, formam-se estruturas multicelulares haplides e diplides. 9.3.1. Identifique esse ciclo de vida. 9.3.2. Refira como se designam essas estruturas multicelulares. 9.4. Um dos ciclos representados verifica-se na espcie humana. 9.4.1. Identifique-o. 9.4.2. Selecione a opo que completa corretamente a afirmao seguinte: No organismo humano, feminino e masculino, as nicas clulas capazes de sofrer meiose so: (A) as clulas do fgado. (B) os gmetas. (C) os esporos. (D) as clulas da pele.

FIM

You might also like